PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica decodificada

Theatro Municipal de São Paulo: um concerto em prol do autismo

Por Alvaro Siviero
Atualização:

No próximo dia 20 de agosto, às 20:30h, o Theatro Municipal de São Paulo abre suas portas em concerto memorável: uma ajuda à causa autista. O evento, promovido pela Autismo&Realidade, contará com a participação da Orquestra Acadêmica de Madrid, sob regência do maestro Iñigo Pirfano. Para minha alegria, estarei como solista convidado, dividindo o palco com dois grandes músicos: o violinista Pablo de León e a mezzosoprano Ainhoa Zubillaga.

PUBLICIDADE

Muitos desconhecem a enorme incidência do autismo, além da extensa desinformação. Em recente levantamento realizado pela ONU, esta síndrome atinge mais de 70 milhões de pessoas e, só no Brasil, chega a um número superior a 2 milhões. Em outras palavras, se somarmos o número de incidência de AIDS infantil, câncer infantil e diabetes infantil, esse número ainda é menor que o número de crianças portadoras de autismo. Com o intuito de esclarecer, informar e capacitar diversos profissionais atuantes na área, a A&R (www.autismoerealidade.org) realiza um trabalho inexistente até o presente momento, pioneiro, de capacitação de médicos, psicólogos e até mesmo familiares dos envolvidos, transformando a pesquisa desenvolvida nesta área em muro protetor dos maus tratos e até possível descaso sofrido pelos portadores desta síndrome.

As apresentações acontecerão no Theatro Municipal de São Paulo (dia 20), IICS-Instituto Internacional de Ciências Sociais (dia 21 - concerto fechado) e, em Curitiba, no Teatro Guaira (dia 22). No programa, a abertura Los Esclavos Felices, o célebre Concerto para piano e orquestra em lá menor, Op.54 de Schumann, o Concerto duplo para violino e piano em ré menor de Mendelssohn, finalizando com El Amor Brujo, de Manuel de Falla. Uma noite com sabor caliente, tanto por sua vertente artística quanto pelos desmembramentos na área de cidadania, saúde e responsabilidade social. Uma noite imperdível. Os ingressos estão à disposição na Ingresso Rápido.

Como aperitivo, fica aqui uma das danças da suite El Amor Brujo - a Dança Ritual do Fogo - que teve sua estréia ocorrida em Madrid! A história narra as aventuras de Candela, uma jovem cigana, cuja relação com Carmelo é atormentada pelo fantasma de seu antigo amor. E é durante a Dança Ritual do Fogo em que os espíritos do mal tentam ser afastados. Nos vemos lá!

 

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.