Estado.com.br
Sábado, 20 de Setembro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Vendeu o carro? Veja o que fazer com a documentação

Categoria: Coluna Josué Rios

JOSUÉ RIOS – COLUNISTA DO JORNAL DA TARDE

Na coluna de sábado passado (30 de agosto) informei que quem vende um carro não deve apenas assinar, datar, reconhecer firma da assinatura no documento de transferência e entregá-lo ao comprador.

O vendedor do veículo tem adotar mais uma providência, quase sempre esquecida, a saber: deve entregar ao Detran ou ao Ciretran uma cópia autenticada do documento de transferência, que vai ser passado ao comprador, e deve guardar o comprovante de entrega do documento fornecido pelo setor de protocolo do órgão de trânsito.

A providência simples evita ou reduz muito sérias dores de cabeça. Por exemplo: imagine que o “cuca fresca” do comprador não faça a transferência no prazo legal de 30 dias e, nesse espaço de tempo, cometa barbaridades no trânsito.

Claro que o vendedor do veículo receberá todas as multas e acumulará pontos na carteira, o que levará à perda da habilitação – problema que se agravará quanto maior seja a demora do comprador em efetivar a transferência do veículo.

O artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro sobre o ponto: caso o vendedor não informe a venda do carro mediante a entrega do documento no Detran ou Ciretran, ele passa a responder solidariamente com o comprador (verdadeiro infrator) pelas punições. Mas, se cumprir a providência referida, somente o comprador quanto à transferência do veículo é que deve arcar sozinho com a branca.

Os tribunais aliviam a responsabilidade do vendedor que não entrega o documento autenticado no órgão de trânsito. Como? De acordo com a jurisprudência unânime, uma vez que o vendedor entregou o carro ao comprador, mesmo que este nunca faça a transferência, o vendedor não responde solidariamente (conjuntamente) com o comprador pelas punições de trânsito, como diz a letra fria do artigo 134 do CTB. Mas é bom não arriscar.

Repetidamente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem decidido que, a partir da venda do veículo (entrega efetiva) ao comprador, cessa toda e qualquer responsabilidade do vendedor pelos atos praticados pelo comprador, ainda que não seja feita a transferência do veículo no Detran.

Isso porque, juridicamente falando, a propriedade dos bens móveis (caso do carro) é transferida ao comprador pela simples entrega do bem e não depende de registro ou burocracias nos órgãos públicos.

Conclusão: apesar de a prova da simples entrega do carro ao comprador ser o bastante, juridicamente, para livrar o vendedor de toda e qualquer “bronca”, se este adotar a cautela de entregar a cópia autenticada do documento de transferência ao Detran, não precisará gastar paciência e dinheiro com processos judiciais para se isentar de responder pelas punições de trânsito.

De todo modo, é bom saber que, perante os tribunais, a venda e a simples entrega do carro ao comprador livra o vendedor da responsabilidade porque, muitas vezes, a venda do veículo é feita a revendedoras, que não pedem ao dono do carro que preencha devidamente o documento de transferência, gerando sérios problemas, como mostrei na coluna do último sábado.

Bom lembrar que revendedoras que repassam o carro de mão em mão sem que nunca a transferência seja feita no órgão de trânsito são condenadas pela Justiça a assumir as infrações cometidas pelos novos compradores do carro, bem como devem indenizar por danos econômicos e morais o consumidor, ou seja, o antigo proprietário do veículo que um dia confiou a venda do bem a lojas do ramo.

E anote: uma vez comprovada a tradição (entrega) do veículo ao comprador, somente este deve indenizar os danos causados a terceiros em caso de acidente, conforme entendimento pacífico da Justiça, hoje consolidado na Súmula 132 do STJ.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

312 Comentários Comente também
  • 11/09/2008 - 12:53
    Enviado por: erwin pinheiro

    eu perdi o comprovante de venda do veículo e não me lembro de quem seja e nem tenho contato com o comprador. cosultei o Detran-RJ e constatei que o veículo continua em meu nome, ou seja, sob minha responsabilidade. como devo proceder para isentar-me de tal resposabilidade? devo entrar com um processo judicial? existe alguma forma administrativa para tal iseção?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/10/2010 - 10:38
      Enviado por: Ricardo

      Estou com o mesmo problema. Vendi um carro em 2003. Na época entreguei o documento em branco, pois a pessoa tinha um agencia. Eu confiei na pessoa pois era muito conhecido de um amigo que sempre comprou carro com ele. Eu fiquei até meio receoso porque ele ficou de pagar as 4 parcelas restantes do financiamento, mas ele quitou corretamente. Não tinha o que desconfiar. Porém um ano depois começaram a chegar multas em meu nome, tentei falar com ele e sempre ouvi a promessa de resolver. Depois disso por varias vezes chegaram multas, s[ó que nunca mais consegui localizar a pessoa. Ano passado recebi comunicado da Sec. de Fazenda que meu nome iria para a divida ativa, proque até os IPVA´s estavam atrasados desde 2003, quando eu pageui o ultimo enquanto o carro era meu. Eu pageui os IPVA´s de 2004/05/06 para nao haver problemas. Já de uns 2 anos pra cá, nem multas mais eu recebo do carro. Ou ele ficou em um estado que não dava mais para andar na rua, ou foi parar em algum ferro velho, pois o carro ainda continua no meu nome e com o mesmo documento de 2003.´Eu sempre torci para que o carro fosse parado uma blitz, e eu tivesse que ir busca-lo em algum deposito. Mas é estranho, que nós que andamos com documentação OK, sempre somos parados, e esse carro, ha 7 anos, nunca foi parado em lugar nenhum. Enfim, só aprendi uma coisa, nunca se pode confiar em ninguem, mesmo que seja indicado por amigos.
      Eu gostaria de saber como poderia resolver essa situação. Se há alguma forma de enrtar com uma busca do carro, ou anular seu registro no DETRAN. Ficarei grato com alguma informação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/09/2008 - 17:11
    Enviado por: Maria

    Eu tb vendi um carro em 97 e perdi o comprovante de venda e não tenho nenhuma informação de quem o comprou. Ocorre que recebi uma correspondência informando que, caso não pague um IPVA atrazado meu nome irá para a dívida ativa. o que posso fazer para resolver isso? qual media administrativa e judicial cabível? Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/12/2010 - 08:11
      Enviado por: katia

      Quem compra,falta com a honestidade e quer andar de carro na custa do vendedor, pois se tivese boa intensão e fosse responsável já teria transferido o carro para o nome dele.Estou com esse problema,pois vendí o carro e não transferiram e agora para quem vendí diz que passou pra outro e o outro diz que voltou para quem vendeu pra ele e o primeiro comprador agora diz que não lembra pra quem vendeu, meu nome está na divida ativa e está me prejudicando,os documentos ficaram com o comprador e só uma cópia do documento do carro,como devo agir na justiça?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/09/2008 - 17:23
    Enviado por: Maria Claudia de Oliveira Encinas

    Vendi uma moto no ano de 2000, mas não sabia que tinha a necessidade de registrar isso no Detran, somente registrei em cartório e guardei o comprovante de venda/transferência. agora fui notificada de débitos de IPVA/DPVAT, cujos débitos passam de R$ 860,00. como devo proceder para isentar dessa responsabilidade, visto que, não tenho o bem a pelo menos 8 anos.
    Tenho 90 dias para meu nome não ir para o Serasa.
    Grata,

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/04/2011 - 17:10
      Enviado por: mario junior

      PASEI MEU CARRO QUE E FINANCIADO PELO BANCO, E O CARA QUE REPASSEI PEGOU MUTAS E FOI PARAR NA MINHA CNH, E FOMOS NO CARTORIO E FIZEMOS O DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA E TB COLOQUEI QUE SE ELE ATRASASE 1 PRESTAÇÃO EU TOMARIA O CARRO MORAL DA COISA ELE ENCHEU MINHA CARTEIRA DE PONTOS E SUJOU MEU MOME E O PVA ESTA ATRASADO 2 ANOS TB ENTREGUEI O CARO TODO BOM SERA QUE DEVO TOMAR O CARRO OU IR PRIMEIRO NA DELEGACIA PRIMEIRO REGISTRAR O BO.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/09/2008 - 10:57
    Enviado por: rafael

    Olá, fui socio de um a pequena revendade motos, no inicio de 2007 uma cliente deixou sua moto para ser vendida. Pedi para a mesma assinar e recibo, quando vendi a moto datei e inclui o nome do novo dono no recibo.

    Agora, anos após a venda, fui o PROCON e “intimou” a porque o estão chegando multas referentes a moto para a antiga proprietaria. Qual minha responsabilidade se o comprador não transferiu o veiculo? Como devo proceder?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2008 - 10:09
    Enviado por: Edivaldo Bomfim

    Deixei de fazer a transferência do veiculo em trinta dias. Como deve fazer a defesa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2008 - 02:29
    Enviado por: Frederico Guimarães

    Tive um uno 2004/05 adquirido através de leasing. Em 2006 fiz uma longa viagem a trabalho, e meu genro passou o ve[iculo para 3º que por sua vez já passou para outra pessoa que não está honrando com as parcelas e ja tem 4 em atrazo.fora as multas que chegam em meu endereço. Não existe nenhum documento assinado por mim para ninguém, o veículo encontra-se alugado a Camara Muinicipal numa cidade do interior onde o mesmo exerce cargo de vereador, e presidente da casa legislativa. O que eu poderia fazer legalmente para rever o carro? Por onde devo começar?
    se poder me ajudar,

    Grato. Frederico Salvador/Ba

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/05/2011 - 09:49
      Enviado por: marcelo costa

      Se vc tem um documento do carro que comprove que ele e seu vá lar e tome o carro isso e um meio mais agressivo ou vá uma delegacia mais próximo e faça um bo explique para o delegado se mesmo assim não resolver procure a justiça e solicite através de uma liminar a busca e apreensão do carro

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/11/2008 - 19:08
    Enviado por: Ronaldo Martins

    gostaria de saber como proceder juridicamente referente á acumulos de multas e outros problemas de transito causados pelo atual proprietario do automovel vendido por minha filha.O carro foi vendido á concessionaria em troca de outro carro okm.E os documentos assinados por minha filha foi direcionado ,datado e reconhecido firma em nome da concessionaria, que por sua vez vendeu o carro á uma pessoa desconhecida por nois.Já notificamos o Detran, a concessionaria, e até mesmo em delegacia sobre este problema. Pedimos o bloqueio de licenciamento e até agora o carro não foi tranferido e as multas chegão á todo momento. A concessionaria alega não saber o paradeiro da pessoa que comprou o auto e não quer muita conversa. Acho um absurdo não poder confiar nem mesmo em concessionaria.Por favor o que podemos fazer para minha filha não se prejudicar com estes problemas não causados por ela.Agradeço muito se puderem nos ajudar. grato Ronaldo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2010 - 21:42
      Enviado por: Cassio

      Se vc notificou o detran está terminado o problema. As multas vão continuar a chegar pelo correio por conta do endereço, mas não há problemas pois a pontuacão e os valores das multas não serão atribuidos ao proprietario anterior. Avonteceu comigo chegaram inúmeras multas mas não aconteceu absolutamente nada com a minha documentacão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/11/2008 - 12:32
    Enviado por: edmilson lacerda

    Vendi uma moto em 1997 ,recibo foi assinado, e datado ,tirei copia do mesmo, por falta de conhecimento não coloquei impendimento, e hoje não tenho mais a copia do recibo.
    Depois de tanto tempo ao retornar ao antigo endereço percebi existir 3 multas em meu nome.
    tive na ciretran aqui em MG e, eles me falaram que só colocariam o impedimento com a apresentação da copia do recibo autenticada.

    Como devo proceder, já faz onze anos;
    sendo que não tenho nem ideia mais para quem eu vendi a moto.
    Fico no aguardo,
    Edmilsom lacerda lima

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/11/2008 - 14:20
    Enviado por: edmilson lacerda

    A 11 anos vedi uma moto, datei o recibo e assinei , não tenho doc de recibo. Tive a surpresa ao consultar o Detran que existia 3 multas ativas feitas em janeiro de 2008 Como fazer para colocar um bloquei neste veiculo,
    sendo que não foi feito a transferencia ainda?

    att;
    edmilson

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/12/2008 - 20:03
    Enviado por: Marcio

    Vendi um carro em 2004, preenchi o recibo para apresentar no DETRAN, porém o comprador não assinou o recibo de quitação. Existe alguma alternativa para obriga-lo a fazer a transferência ou aprender o veículo?

    Desde já agradeço.

    Marcio

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2008 - 17:53
    Enviado por: Patricia

    Boa tarde.
    Vendi um carro em 2001 e não troquei a tutularidade. Todos os IPVAS estão vencidos e multas no meu nome. Não sei com quem está o carro. Como faço pra resolver este enorme problema, se é que existe solução para a grande confusão que eu me meti.
    Desde já agradeço,
    Patricia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/12/2008 - 10:51
    Enviado por: José Parreiras da Cunha

    Meu caso é parecido com os demais acima. Vendí o carro, preenchi o recibo e o perdi, não seu o nome e o endereço do comprador. Pretendo ingressar na justiça com uma ação declaratória sem o polo passivo. Terei êxito? Por favor, me ajude

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2008 - 17:38
    Enviado por: Eduardo Henrique Tessaroto

    Vendi um veículo em 1999, porém até hoje o comprador não passou em seu nome. No entanto perdi a cópia autenticada do recibo de compra e venda. O comprador mudou de local e não sei mais onde ele está. Gostaria de saber se existe um procedimento para eu me isentar de possíveis problemas de cobrança, visto que já bloquiei o carro no ano de 2000.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/12/2008 - 18:57
    Enviado por: Marli

    O meu caso é exatamente o dos citados acima.
    Será que sempre continuaremos vivendo essa palhaçada nesse Brasilzinho de picaretas e sacanas?
    Não há realmente uma maneira de ao menos impedirmos os picaretas de circularem com os carros? Já que, se não transferiram então o bem ainda é nosso.
    Estou pensando fazer um B.O. e dizer que o meu carro foi roubado, quem sabe qdo o cara for parado numa blitz ele não seja detido?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/08/2010 - 08:04
      Enviado por: wagner

      Marli , o problema é que se fizer isso e ele realmente for pego num bloqueio policial ele sera enquadrado como o ladrao que roubou ou furtou seu carro ou a pessoa que receptou , entao ele vai explicar tudo á policia e se ele conseguir provar que nao roubou, que ele realmente comprou o carro, vc vai responder por falsa comunicaçao de crime art 340 do codigo penal brasileiro . Melhor achar outra solucao !

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/12/2008 - 15:06
    Enviado por: Lilian

    Vendi um automovel em 96, e sem ter conhecimento burocratico, não peguei nenhum comprovante de venda. Hoje tenho uma lista de complicações relacionadas a este caso, principalmente relacionadas a multas e ipva. Como devo proceder para solucionar este problemão?!
    Agradeço a colaboração.
    Lilian.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/12/2008 - 13:14
    Enviado por: Edy Lima

    Meu caso é o mesmo da maioria, vendi o carro em 2002, e não tenho mais copia do recibo, so agora recebi a cobrança do IPVA desde 2002, neste periodo não recebi o IPVA para pagamento, coisa que estranhei, porque se recebesse já teria resolvido o problema. Como proceder agora?
    Grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 08:45
    Enviado por: Elton Teles

    Meu caso é o mesmo da maioria, vendi um carro em 2006 e não tenho mais copia do recibo e recebi agora o IPVA desse ano para pagar. Como posso proceder?

    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2009 - 08:00
    Enviado por: Eder Uliana

    Ola Tambem Vendi uma moto em 1997 ,recibo não foi assinado, e datado ,tirei copia do mesmo, por falta de conhecimento não coloquei impendimento, e hoje não tenho mais o recibo.
    Depois de tanto tempo chegou em meu novo domicilio, uma conta de IPVAS atrasados, com uma ameaça da Secretaria de Fazenda de SP , dizendo que se não pagar 7 anos atrasados de IPVA meu nome ira ao SPC,SERASA etc etc

    Como devo proceder, já faz onze anos;
    sendo que não tenho nem ideia mais para quem eu vendi a moto.
    Fico no aguardo,

    Eder – Tambaú-SP

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2009 - 10:19
    Enviado por: Eduardo Barbosa

    Vendi um carro em 97 e perdi o comprovante de venda e não tenho nenhuma informação de quem o comprou. Ocorre que recebi uma correspondência informando que devo R$ 4.800 de IPVA e Lincenciamento que desde 98 não foram pagos pelo comprador, e meu nome irá para a dívida ativa. O que posso fazer para resolver isso? qual media administrativa e judicial cabível, lembrando que não tenho nehum documento deste carro, mesmo porque na época não era obrigatório ficar com cópia do recibo e ou avisar o Detran ref a venda? Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2009 - 23:48
    Enviado por: samir karam

    vendi meu carro há 10 anos um santana 86.numa agencia que nem me lembro mais.nao tenho mais o recibo.estaomme cobrando 5 anos de ipva.como faço? obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2009 - 14:36
    Enviado por: darly alves de abreu

    vendi uma moto,e o comprador perdeu o registro,
    quais as providencias que devo tomar.
    obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2009 - 10:05
    Enviado por: margarete

    dei meu carro de entrada na compra de outro carro. assinei e reconheci firma do recibo e entreguei a loja, isso em 2002 agora recebi várias multas e ipva desde 2002 o novo proprietario nunca regularizou. o que devo fazer pois a loja já fechou. Mas sei onde o novo proprietário mora. o que devo fazer .

    obrigado.
    Meg

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2009 - 10:09
    Enviado por: margarete

    o que devo fazer dei meu carro de entrada numa loja e retirei outro. assinei o recibo e entreguei na loja. A loja por sua vez vendeu o carro a outra pessoa isso foi em 2002 desde ai o novo proprietario numa transferiu e nem pagou nada. tem muitas multas e ipva para pagar o que faço. tenho os recibos de que confere o carro como entrada para compra de outro, tenho o recibo de bloqueio o que posso fazer.

    obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2009 - 08:54
    Enviado por: Ana MosKwyn

    Meu marido comprou um carro e financiou o preço total. Agora ele descobriu que o carro esta com busca e aprienção de outro finaciamento de outro banco. Ja pagamos 1 ano e meio.
    O que podemos fazer nesse caso?
    Agradeço desde já sua atenção!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2009 - 19:53
    Enviado por: Fernando Paschoalino

    Vendi uma moto em 1997 ,recibo foi assinado, e datado ,tirei copia do mesmo, por falta de conhecimento não coloquei impendimento, e hoje não tenho mais a copia do recibo.
    Depois de tanto tempo ao retornar ao antigo endereço percebi existir 3 multas e Ipva em meu nome.
    tive na ciretran aqui em SP e, eles me falaram que só colocariam o impedimento com a apresentação da copia do recibo autenticada.

    Como devo proceder, já faz doze anos;
    sendo que não tenho nem ideia mais para quem eu vendi a moto.
    Fico no aguardo,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2009 - 23:33
    Enviado por: jorge

    Bom, vejo que tem alguns casos igual ao meu.
    Confiei em uma pessoa, pessoa esta muito proxima, e acabei me complicado.
    Vendi um veiculo a ela e dei o documento em branco, so assinado. Gostaria de saber o que devo fazer, pois ja chegou um multa e mesmo assim a pessoa continua a me enrolar.
    Näo gostaria de tomar outros caminhos, quero saber se posso aciona-lo judiciamente, e como.
    Aguardo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2009 - 13:40
    Enviado por: Airton Rocha

    Meu caso é identico aos demais colegas.

    Vendi um carro em 1.998. Datei e assinei o recibo de venda. Como a pessoa era conhecida, acreditei que fizesse a transferência conforme combinado. Depois 10 anos dessa venda, recebi O IPVA referente a 2001 e 2002 para pagar. Esse carro continua em meu nome .Problema maior, é que essa pessoa a quem vendi passou esse carro para outra pessoa, que passou para outra…. e… não sabemos com quem está.
    Existe uma solução para esse caso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2009 - 23:57
    Enviado por: fabio

    estou com problema;comprei um carro em setembro e combinei com a pessoa amigo meu por sinal que iria fazer a transferençia em janeiro de 20009;pois é,a pessoa esta me enrolando para entregar o recibo do carro para mim,já faz quase um mês e nada…………….por favor o que eu devo fazer a respeito desse caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2009 - 15:48
    Enviado por: gilberto

    Boa tarde.
    Meu caso difere dos outros, pq. eu troquei um carro por um outro no mesmo valor, so que ja fazem mais de 60 dias e revenda não me entrega os doumentos , alegando que o carro que eu peguei na troca esta com problemas com a fianciadora.
    Quais medidas tenho que tomar?

    Grato
    Gilberto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2009 - 15:25
    Enviado por: Silva

    Vendi meu ex-cort Sw, porém o malandrinho está andando tranquilamente e cometendo infrações na região de floripa SC, estou no Estado de SP e nunca fui pra lá, já comuniquei a venda (ufa) antes de vir o IPVA do ano seguinte. Sorte que ele tomou multa antes do ano acabar! Hoje consulto e a dívida já está em 1240,00!
    Após comunicada a venda aparece a restrição COMUNICAÇÃO DE VENDA. Espero que apareça no Detran SC e os bloqueios policiais sejam satisfatórios nesse Estado! Foi só um desabafo, valeu até mais!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2009 - 20:06
    Enviado por: Celi Andrade

    Vendi uma motocicleta no início do ano de 97 e, portanto antes da vigência do Código Nacional de Trânsito e agora estou sendo responsabilizada por infrações de trânsito que não cometi. Não possuo qualquer documento da moto, eis que tudo foi entregue ao então comprador. Qual providência devo adotar para minha defesa e para que não venha a ser responsabilizada novamente?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2009 - 23:42
    Enviado por: EDMILSOM LIMA

    Vendi na feira de veiculos, uma motocicleta no início do ano de 96.
    “Não possuo nem um doc que prove tal negocio,” mudei de cidade ao retornar
    depois de mais de 10 anos , fui surpreendido com uma multa ocorrida no inicio de 2008, ao constatar que desde 98 que não foi pago ipva nem seguro. Tentei explicar o delegado de transito o ocorrrido. ele fez foi dar uma bronca e disse que não pode fazer nada!
    Qual providência devo adotar para minha defesa e para que não venha a ser responsabilizada novamente? Estou todo complicado, POR FAVOR ME AJUDE!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2009 - 18:03
    Enviado por: LUCINEIDE GOMES DE JESUS

    Boa tarde Senhores!

    Em 2005 entreguei meu carro para a agencia onde eu comprei ele. A agencia vendeu meu carro, faltava muitas parcelas para serem quitadas, as parcelas não estam sendo pagas e muitas muitas chegaram para mim pagar. Procurei a agencia onde fiz a compra e ela sumiu, encontrei o vendor que fez a venda, mas ele nem quer saber de conversa. o que eu faço? Sempre chega multa em meu nome causada pela pessoa que está com o carro e não faço ideia de onde mora essa pessoa. O banco sempre me liga cobrando a quitação das parcelas do carro. E eu não estou com o carro, mas cheio de dívidas para mim pagar por causa da Agencia.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/03/2009 - 17:16
    Enviado por: eloiza

    Boa tarde, vendi meu carro com o recibo em branco pois a pessoa ia ver no nome de quem ia colocar o carro, mais ate agora a pessoa nao transferiu, e eu nao tenho contato cm essa pessoa o que eu devo fazer, por favor me ajuda, desde ja muito obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/05/2011 - 14:10
      Enviado por: Mozer

      Se seu IPVA e Licenciamento estiver em dia você pode ir num posto de vistoria e tirar a 2ª via do recibo. Com isso o recibo que está nas mãos dessa pessoa será invalidado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2009 - 10:45
    Enviado por: Jacqueline

    Meu caso é parecido com os demais… vendi um caro há um ano e meio e o comprador ainda não fez a transferência.O caro já foi revendido e não tenho nenhum comprovante de venda (me informei do Detran que só com isso posso fazer alguma coisa). as multas e IPVA não param de chegar. Sei apenas o primeiro nome e o telefone do comprador, mas toda vez que falo ele diz que vai resolver e nada. O que posso fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/03/2009 - 07:06
    Enviado por: carlos

    ola,vendi um carro para uma concessionaria ha um ano e meio atras e comprei outro na respectiva loja,agora recebi uma multa de radar pelo que parece o veiculo ainda esta em meu nome,que providencias devo tomar com relação a isso ,tanto legais como com relação ao veiculo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2009 - 22:17
    Enviado por: José Carlos Messias

    Vendi uma moto em 2002 e éla posso por varios e agora que fiquei sabendo. Na epoca eu preenchi o recibo e datei, e agora to sabendo q trocarao o motor, e o documento ta atrasado e éla ta bloqueada no detran.
    Ja fui na delegacia e nada, falarao que nao podem fazer nada e eu nao tenho a copia do recibo….
    Que devo faze, por favor?????????????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2009 - 01:37
    Enviado por: karina

    Vendi um carro á uma semana e o comprador não quer passar logo par ao nome dele fica enrolando, tenho a cópia do recibo, mas não leveia o detran, o q devo fzer ? ele já pode ter levado alguma multa neste período, ainda compensa levar a copia do recibo ao detran? ha e o carro foi financiado para ele, o agente finaceiro não cobra q o carro esteja no nome dele o mais rápido possível ou não?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2009 - 11:36
    Enviado por: edimar valerio

    eu vendi um carro e passei para o comprador o recibo preenchido tudo certo, mas o veiculo é de SP e ele comprou para levar para MG, só que ele não me pagou ainda, e ja tranferiu o carro para o nome dele, mas para ele fazer isso não teria que eu assinar no detran de minas? por ser carro de outro estado? e quais as devidas açoes posso eu fazer para receber?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/04/2009 - 08:09
    Enviado por: gilda

    meu mrido comprou um carro so agora quase 3anos apareceu uma multa a dona da agencia so quer pagar a metade da multa e para meu mrido pegar essa metade ele vai gastar muito mais nos ajude o que devemos fazer obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2009 - 12:33
    Enviado por: Vitor Guerreiro

    vendi um opel corsa a uns anos atrás e fiz contrato de promessa compra e venda mas naõ
    sei onde está o papel ,vieram agora para minha casa papeis da via verde a dizer que passei sem pagar como devo porceder.??? Já que não sei o paradeiro da pessoa???

    Grato
    vitor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/04/2009 - 05:01
    Enviado por: maria rosa

    meu esposo comprou um carro e agora quer transferí-lo para seu nome, mas o antigo proprietário se mudou e perdemos contato com ele, o recibo está em branco, sem assinatura, como faço para transferí-lo se não encontro o antigo proprietário?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/04/2009 - 13:39
    Enviado por: marrcelo luiz pereira

    oi comprei um carro em 2005 e a loja fechou e o antigo proprietario alegou que nao recebeu da loja e nao quer me dar o recibo ja fiz um BO mesmo assim nao resolveu o que devo faze^r

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/04/2009 - 19:31
    Enviado por: Ana Lúcia

    Vendi um carro para o morador de um município X, moro em um município y e o carro é do município z. Posso levar a cópia autenticada do documento de venda do veículo na ciretran do município y, onde moro?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2009 - 15:13
    Enviado por: edmundo seixas

    entendi a explicação mas vc não disse como proceder no caso de perda da documentação.Perdi todos os documentos relativo a um veiculo que vendi em 2001.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2009 - 09:35
    Enviado por: edmundo

    Estou na mesma situação dos comentários acima. vendi um carro em 2001 e não tenho mais qualquer documento de comprovação. Como proceder?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2009 - 21:51
    Enviado por: Marilene

    Vendi um carro Premio CS 1986 placa de DUAS letras amarela em novembro de 1991, mandei toda a documentação e ate hoje o veiculo encontra-se em meu nome inclusive a SECRETARIA DA FAZENDA DE SP, enviou cobrança de IPVA de 2001 a 2006 no valor de R$ 1.030,00. Hoje penso em pagar a divida que não é minha pois prefiro meu nome limpoooo, porem continuarei com esta “bucha” no meu nome, como preceder com este absurdo. Sendo que no meu imposto de renda é declarada a venda do mesmo para determinada pessoa com cpf.(1991).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 14:25
    Enviado por: vanderley

    Vendi dois automoveis na década de 80,Um fiat 147/78 e um Ford delrey/83 porem somente agora que sofri um cancer que me deixou uma sequela e tenho que usar o carro adaptado manualmente e fui buscar um direito a isenção para deficiente fisico, nao pude haja visto que meu nome consta como devedor de ipva dos dois veiculos que foi vendido conforme citei acima e nao fiz a tranferencia ou os tramites legais ate por desconhecer lei, e verificando aos orgãos existemm multas alem de ipva atrazados nao quitados, acredito ate que pelo veiculo e ano de fabricação, pode ate ser que ja esteja fora de circulação, porem nao tem como eu me livrar desses impostos anualmente mesmo que eu quite os ipva pois a cada ano gera um novo imposto ate que eu dê baixa nos veiculos que para tal, preciso dos numeros do chassis e placas coisas que não tenho como conseguir nem conheço os compradores da época, gostaria de orientação como posso fazer judicialmente para baixar esses veiculos ou o que realmente devo fazer para parar as multas e os impostos perante a lei. Fico muito grato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2009 - 21:17
    Enviado por: Damião Marcelo de Souza Gomes

    vendi meu carro e nao sei onde ele se encontra e nem sei mais quem comprou. Estou recebendo multas e pontos em minha carteira. estou preocupado, se puderem me ajudar por favor me respondam.

    Muito obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/05/2009 - 10:54
    Enviado por: Euripedes

    Comprei um consorcio de uma moto na concessionaria e dei minha moto usada como parte do lance. Recebi a moto nova, até ai tudo bem. Só que eles me garantiram que ao vender a moto usada, imeditatamente seria feito a transferencia para o comprador. Já faz 04 meses que venho tentando junto a concessionaria para providenciar a transferencia da mesma e até o momento nada foi feito. Que medias legais eu posso tomar para resolver a situação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/05/2009 - 23:09
    Enviado por: vinicius toledo

    Olá amigos eu vendi uma motocicleta para um amigo. Este meu amigo repassou a moto e a pessoa que comprou fez o pgto. a vista porém não nos devolveu o recibo com os dados do comprador para que eu reconhecesse firma.

    Eu não sei onde está a moto e também não tenho nenhum doc. dela – porém, já tenho combinado com meu amigo que o mesmo irá assumir qualquer responsabilidade sobre o veiculo uma vez que foi o mesmo que me deixou de mãos atadas.

    Caso saibam de alguma solução ou até mesmo haja um modelo de declaração que eu transfira a responsabilidade para o mesmo estou no aguardo.

    Desde já agradeço!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2009 - 18:16
    Enviado por: juciane vareiro

    Vendi 06computadores e uma bancada completos a prazo, para serem usados em uma Lan House, 01 entrada de 1.500,00 e o restante em 03 vezes, fiz um contrato e registrei em cartório. Porém o comprador deu a entrada e não me pagou mais, já fazem 02 meses e 1/2, ele concordou em entregar os computadores, só que só quer me devolver 05, sendo que a clausula diz que o não pagto implicara na devolução dos mesmos e multa de 10% ao mês pelo uso dos equipamentos. O que faço?? Estou certa não estou?Pois ele quer deixar os 1.500,00 por uma bancada e um pc, até aí tudo bem, mas e os meses que ele ficou usando e faturando com as máquinas?Preciso de ajuda urgente, não tenho a quem recorrer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/05/2009 - 11:59
    Enviado por: carlos leandro

    Vendi uma moto no ano de 2008, somente registrei em cartório e comuniquei a venda ao detran e guardei o xerox do comprovante de venda/transferência. e ele nao tranferiu ate hoje, e nem pagou os documenos, e esta moto estava em nome de uma auto escola sera q estes debitos caira na divida ativa da auto escola.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/05/2009 - 09:08
    Enviado por: cleber

    olá, bem fiz uma loucura por falta de conhecimento, vendi o meu carro e entreguei o recibo em branco para o comprador agora ele se nega a transferir o veiculo para o nome dele, já fiz de tudo procurei um despachante já fui no detram e todos dizem que não tem oque fazer apenas a boa vontade do comprador, alguem pode me ajudar…com alguma saida para mim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/05/2009 - 19:07
    Enviado por: claudia

    troquei meu carro numa agencia,porem agora to tendo problemas com multas no meu cpf,gostaria de saber oq fazer para recorrer com o valor cobrado dessas multas e como retirar os pontos q foram para minha carteira de mot,trab com ela e por isso nao posso nem pensar em perde-la.se puder me ajudar meu tef é 2178938531 sou do rio obrigado!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/05/2009 - 00:52
    Enviado por: Fabio Pontes

    Olá Vendi uma Moto no ano de 2007 e até agora o comprador não transferiu os documentos e a divida do Financiamento. As parcelas estão sendo pagas todas em dias porém essa semana a policia prendeu a moto por causa que o documento estava com pendencia em IPVA, DPVAT e Licenciamento. Tenho a Copia do Recibo assinada por ambas as partes e reconhecido firma. Obs. A moto eu passei para uma revendedora de veiculos para estar quitandos as dividas totais. e eles venderam a moto para um cliente deles e foi com esse cliente que tava a moto. Agora a loja quer que eu assine im documento para o atual dono da moto poder tira-lá do guincho. O que fazer??? Obrigado…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2009 - 21:54
    Enviado por: Natália

    Olá.
    Por favor eu gostaria de ter alguma informação, pois estou perdida o meu caso é bem parecido com o da maioria, o carro foi vendido e não transferido.
    O Valor já está em quase R$20.000,00, já foi feito bloqueio há muito tempo.IPVA e multas vem a todo momento.
    Entrei com processo, mas não obtive sucesso.
    Agora tenho que arcar com as custas processuais de um débito que eu não gerei. Por favor aguardo um contato.
    Natália
    natahj@terra.com.br

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/05/2009 - 11:36
    Enviado por: rodrigo valero

    comprei uma moto, o cara me deu o recibo de quitação asinado mais naum datado posso tranferir quando eu quiser ou tem validade
    fui ver a moto ta financiada e com parcelas atrasadas oque eu faso

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/05/2009 - 13:57
    Enviado por: Alexssander

    Comprei um veiulo m novembro de 2008 com transferencia e IPVA cortesia, na Venice Veiculos – Grupo GPV, mais até hoje não me entregaram a transferência do veiculo, já paguei o IPVA, me propus a pagar a transferencia, mais até agora nada! sempre inventam desculpas, o pior que já vendi o carro e o comprador me pagou a metade, esta amaçando tomar o carro e não quer me pagar a diferença até que eu entregue o recibo! o que devo fazer? já encaminhei o relato de todo o acontecimento no e-mail de vcs.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/05/2009 - 21:31
    Enviado por: Tomoko Nishida Takano

    vendi meu carro,so que o comprador nao transferiu para oseu nome,e as multas estao chegando para mim o que fazer

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/06/2009 - 19:45
    Enviado por: Antonio

    Vendi um veiculo com recibo aberto a dois anos e meio mas não tenho comprovante dessa, apenas testemunhas que fiz a venda o comprador não fez a transferência, e ja estou recebendo multas na minha casa, não consigo localizar o comprador , quais as providências que devo tomar .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/06/2009 - 11:21
    Enviado por: roberto dias

    vendi um carro nos ano 90 na epoca assinava o recibo e dava o endereço do cartorio aonde o vendedor tinha firma , foi o que fiz agora em 2009 e que descobri que o veiculo não foi transferido., ja foi no detran e nada se resolve ,ja não sei o q fazer uma vez que naquela epoca as lei eram outras e as coisas caminhava do jeito que a malandragem gostavam ,não tenho documento, edereço enfim nada sobre o comprador

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/06/2009 - 11:49
    Enviado por: luciane

    vendi uma moto em 2003 e nunca mais o comprador pagou ipva e outros impostos, so q nao lembro pra quem vendi e a sefaz esta me cobrando esses ipvas o q devo fazer, precio realmente pagar? como faço pra encontar se nao tem nenhum dado da pessoa e nao me recordo de nada
    grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/06/2009 - 20:16
    Enviado por: thiago

    vendi uma caminhonete, como parte do pagamento peguei um fiat uno, porem o mesmo encotrava-se alienado.. intao fui ao ex proprietario e disse q queria o comprovante de quitação e o recibo. Ele disse q me levaria em alguns dias….depois de algum tempo ele aparece falando q quer comprar de volta o uno… como naum tinha me dado o recibo nem o papael da quitação do uno.. vendi pra ele fiado..resulmindo nao recebi o uno.. nao tenho contrato de gaveta, nem tenho o recibo do uno nem da da caminhonete. como q faço???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2009 - 21:30
    Enviado por: andre

    Vendi uma camionete e não passei recibo, foi pré acordado que passaria apos inventário ,pois veiculo esta em nome de falecido, sou um dos herdeiros, só que comprador me deu uma entrada e ficou de pagar restante assim que vendesse carro que ele possuia , e já faz quase dois anos , posso pedir busca e aprensão sendo veiculo em nome de meu pai ? Tenho recibo em branco , e como proceder em relação. Agradeço pela atenção

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/06/2009 - 08:55
    Enviado por: katia

    Comprei um carro em Sao Paulo e a loja nao quer me entregar o documento de compra e venda para que eu possa fazer a transferencia. O que ele alegam é que a transferencia tem que ser pela loja mas eles querem cobrar o dobro do valor onde cotei em minha cidade. O que devo fazer? Disseram que nao vao entregar o documento e nao quero fazer com eles. O brigada katia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/06/2009 - 12:16
    Enviado por: Fátima soares da silva

    estou separada a 3 anos,meu ex marido ficou com a kombi que foi comprada no casamento,a kombi estar no meu nome,o documanto de compras e venda estar comigo e em aberto,ele alugou a kombi pra terceiros sem a minha permissao,e pra acabar com meu sossego estar cheio de multa,o que faço,pois ele nao me devolve,ja que comprou outra pra ele com o didim da minha kombi,e acha que ta certo,eu havia dado entrada no meu divorcio,ele havia aceitado,saiu em 3 meses,ele nao foi assinar,e nao procedeu de acordo com o combinado, quero tirar minha habilitaçao ,sera que agora pra eu resolver isso,terei que dar entrada no litigioso,me ajudem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/07/2009 - 10:47
    Enviado por: denise

    eu perdi o comprovante de venda do veículo e não me lembro de quem seja e nem tenho contato com o comprador. cosultei o Detran-AM e constatei que o veículo continua em meu nome, ou seja, sob minha responsabilidade. como devo proceder para isentar-me de tal resposabilidade? devo entrar com um processo judicial? existe alguma forma administrativa para tal iseção?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/07/2009 - 23:03
    Enviado por: wedson moura

    vendi minha moto com o recibo em branco e o comprador disse que ia transferir e ainda não transferiu o que devo fazer??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/07/2009 - 18:06
    Enviado por: jacqueline ramalho ferreira

    o motor do meu fiat afogou , entrou água .
    Perdi-o , pois quebrou.
    Troquei por um novo de fábrica, porque o9 carro era zero.
    Tenho de registrar o novo motor no DETRAN?
    Isso terá custo de nova vistoria ?

    Grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/07/2009 - 21:00
    Enviado por: Fabio Rocha

    Vendi o carro para um desconhecido, não tirei copia do recibo e ele não transferiu, gostaria da indicação de um advogado com experiencia neste caso no RJ, já recebi multas e tenho a preocupação de acontecer um acidente e eu acabar sendo responsabilizado. Eu precizaria pelo menos encontrar uma forma de informa o fato as autoridades. GRATO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/07/2009 - 23:29
    Enviado por: claudionir vieira

    eu vendi meu carro faz dois anos primeira vez veio uma multa . passei tudo certo no cartorio para revendendor apareceu documentos do carro para mim que eu faço para passr para nome dele como confiar numa pessoa dessa posso pedir idenisaçao moral

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/07/2009 - 14:18
    Enviado por: Carlos Alberto Villas Boas

    Vendi um carro em 1.998. Datei e assinei o recibo de venda. Como a pessoa era conhecida, acreditei que fizesse a transferência conforme combinado. Depois 10 anos dessa venda, recebi o IPVA referente a todos esses anos para pagar. Esse carro continua em meu nome. Problema maior é que essa pessoa a quem vendi passou esse carro para outra pessoa, que passou para outra…. e… não sabemos com quem está.
    Existe uma solução para esse caso? Existe alguma forma de resolver isso administrativamente ou deverá ser judicialmente? Que tipo de ação cabe nesse caso?
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/07/2009 - 16:11
    Enviado por: Fabio

    Vendi um carro , só assinei e não datei para uma concessionaria, , eles prometeram datar e não o fizeram , estou recebendo carta avisando que o IPVA desde 2005 não foi pago. o que fazer, não sei onde anda esse carro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/07/2009 - 00:17
    Enviado por: WALTER

    OLA
    VENDI MEU CARRO PARA UMA REVENDA., FUI NO CARTORIO.. RECONHECI FIRMA.. DATEI.. TIREI UMA COPIA PRA MIM E TALL.. SO Q A LOJA VENDEU O CARRO AINDA NO MEU NOME…. E A PESSOA ANDA TOMANDO UM MOMTE DE MULTA… JA FUI NO DETRAN MANDEI BLOQUEA O VEICULO.. ENTREguei COPIA DA NOTA.. EU VENDENDO PRA LOJA , COM A DATA ANTIGA,,, RECEBI UMAS 6 MULTAS EM CASA EM MEU NOME… SERA QUE EU GANHO O PROCESSO? obrigado!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/07/2009 - 08:48
    Enviado por: Edilson Campos

    Eu comprei um carro na revendedora da ford aqui em Palmas, na epoca o vendedor vendeu o meu uno para eu dar de entrada.. o que acondeceu e que o novo proprietario nao transferiu o carro para o nome dele.. o vendedor me falow que o carro estava sendo financiado pelo banco finasa só poderia me pagar se o recibo fosse preenchido no cartorio.. fiz como manda o figurino.. mais nao foi tranferido o bvanco depositou o valor na minha conta mais o carro esta no meu nome..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/08/2009 - 16:59
    Enviado por: Pablo Bonavita

    Vendi meu carro faz uns 6 anos. Verificando hj o site do detran vi que tenho 27 pontos na carteira. Não tenho mais nenhum documento que prove a venda e também não sei pra quem vendi. Como devo proceder para me isentar desses pontos e/ou de possíveis infrações ou acidentes posteriores a essa data?

    RESPOSTA DO BLOG: Em nossa opinião não há nada afazer, já que você não tem dcoumentos do negócio nem sabe para quem vendeu. Não há o que fazer. Entretanto, não custa consultar algum advogado que trabalhe com o Detran.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/08/2009 - 23:15
    Enviado por: Vanderléia

    Boa noite
    Meu caso é mais um, vendi meu carro há 02 anos
    o comprador não fez a transferencia até hoje.
    Já fui na casa dele várias vezes, mas ele não se importa. Recebi 10 pontos na carteira. Estou perdendo noites de sono. O q mais posso fazer ?
    Estou torcendo para que ele pare em uma blitz, com certeza o carro sera apreendido, mas até lá os pontinhos só estão caindo pra mim.

    RESPOSTA DO BLOG: Entre na Justiça contra o comprador e com uma ação para se livrar dos pontos na carteira.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/08/2009 - 16:31
    Enviado por: ewaldo

    minha mãe de 50 anos tirou uma moto para meu sogro, depois quea moto foi quitada, meu sogro sem avisar vendeu a moto para um revendedor de motos que passou a moto para outro ambos sem fazer nenhum recibo so que o dono atual se nega a transferir a moto para o seu nome e não para de chegar multa no nome de minha mãe o que devemos fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie a moto no Detran e contrate um advogado para conseguir na Justiça a transferência e processar o atual dono do veículo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/08/2009 - 18:30
    Enviado por: Jose Santos

    Comprei um veículo em agosto de 2008, e na epoca não haviam estas multas (Auto de Infração lavrado em Rodovia sob jurisdição da Polícia Rodoviária Federal) , inclusive consultei a situação do veículo e nada ainda constava. Acabei de receber algumas multas que são referente ao ano de 2007. Como faço para regularizar, e transferir para o antigo próprietario.

    Aguardo orientações.

    Obrigada,

    Jose Santos

    RESPOSTA DO BLOG: Se você leu o texto onde colocou a mensagem, então sabe o que tem de fazer. Se não leu, leia. Se o proprietário não quiser fazer a transferência, bloqueie o carro no Detran e processe-o.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/08/2009 - 20:10
    Enviado por: William Morais

    Olá,

    Meu caso é semelhante aos demais. Vendi um carro. Assinei o doc. de compra e venda e pronto. Não tirei cópia nem nada. Agora estou preste a ter o nome inserido na dívida ativa. Pois o comprador sumiu e não passou para o seu nome.

    HELP!!!!!!

    RESPOSTA DO BLOG: Se é semelhante, então as respostas dadas nos outros casos vão te ajudar, além de ler o texto onde você colocou essa mensagem. Você precisa achar o dono e fazer com que ele faça a transferência. Ou então pagar a dívida, para depois entrar com ação na Justiça bloqueando o carro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/08/2009 - 10:32
    Enviado por: Mauricio de Carvalho Junior

    Bom dia !

    Poderia me infomar o que tenho que fazer para regularizar a transferência de um veiculo que eu vendi em 2004 e o comprador não passou pro nome dele ate hoje ? Enviei uma cópia autenticada do certificado de compra e venda do veiculo para o detran através de carta registrada que foi entregue pelo correio. O que fazer ?

    RESPOSTA DO BLOG: Primeiro leia o texto onde você colocou essa mensagem. Depois consulte um advogado para acionar o comprador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/08/2009 - 21:58
    Enviado por: jose carlos

    vendi o meu carros em 2002 e o comprador nao o transferiu e eu nao tenho mais o xerox do recibo que guardei ate o ano passado, o que devo fazer para bloquear o veiculo sem o comprovante de venda e sem o nome do comprador.

    RESPOSTA DO BLOG: Pagar as dívidas e não reclamar. Sem qualquer informação a respeito do proprietário e do carro, não há nada a fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/08/2009 - 17:56
    Enviado por: Daniely de Andrade

    Sou de Jundiaí e vendi uma moto em 2004 para um rapaz de Campinas, e ate hoje ele nao passou a moto pra o nome dele e nem pagou nada de IPVA e Licenciamento o que posso fazer….Se eu encontra-lo e pegar os documentos dele posso transferir essa divida de alguma forma para ele?

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie a moto no Detran e ache-o para que ele faça a transferência. Se ele se recusar, processe-o.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/08/2009 - 10:12
    Enviado por: Claudio Garcia

    Vendi um carro em 1999, fui ao cartório reconheci firma tirei xerox do documento é… entreguei ao comprador, o mesmo viajou com o carro pra sua cidade natal e sofreu um grave acidente, oque sei é que o mesmo faleceu e carro sumiu. O problema se dá pois em 99 não havia registro em livro no cartório, só passou a ser feito após essa data. Não tenho mais a cópia do documento é não tenho as placas e targetas pra dar baixa no veículo. Oque tenho são cobranças do cadim e de ipvas até 2004 quando o veículo ixentou. Oque posso fazer a respeito?

    RESPOSTA DO BLOG: Pagar as dívidas, já que você não possui nenhuma informação relevante a respeito do veículo. Na dúvida, contrate um advoago, mas pouco pdoe ser feito, em nossa opinião.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/08/2009 - 16:04
    Enviado por: Agel costa

    Comprei um carro,ano2001,paguei 19 parc.,repassei para um estacionamento com 2multas e o ipva vencido para eles assumirem as dividas sem me voltar nada.O problema é que ja faz 06 meses e as dividas continuam,as parcelas estao sendo pagas depois de tanto eu insistir e o meu nome ir para o spc serasa.Agora estou pegando no pe deles para transferirem e tirar do meu nome,os ameaçando de pegar o carro de volta,eles pagaram 07 parcelas.o que diz a lei tenho o direito de tomar o carro?

    RESPOSTA DO BLOG: Não tem direito neste momento.Processe a loja e a Justiça é que vai determinar se o carro temd e ser devolvido ou não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/08/2009 - 13:54
    Enviado por: Jorge

    Vendi uma moto no ano de 2003, mas não sabia que tinha a necessidade de comunicar a venda no Detran, guardei apenas uma copia do comprovante de transferência “recibo”. Está semana fui notificado de débitos de IPVA/DPVAT, no valor de R$ 940,00. Como devo proceder para transferir este custos para o verdadeiro dono de maneira rapida pois em noventa dias meu nome vai ser incluido no serasa.

    RESPOSTA DO BLOG: Você errou ao não se preocupar com a burocracia. Se o comprador não fez a transferência até agora, não vai fazer mais, muito menos em 90 dias. Você vai ter de pagar para evitar problemas. Depois, contrate um advogado e processe o atual dono.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/08/2009 - 16:48
    Enviado por: Névio Roberto Del Giudice

    Srs.
    Vendi um carro em 2001, através de uma empresa de Compra e Venda, que até não existe mais. Assinei o documento do veículo e deixei com o vendedor, que repassou o veículo para outra pessoa, com a qual não tive qualquer contato. O pagamento foi feito à época com cheques de terceiros que a empresa recebia de compradores.
    Recebi uma cobrança do governo do Est. de S>Paulo, sobre IPVAs sem quitação. Como posso resolver este problema? Qual a sua orientação? Obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Alguém não fez a transferência e deixou no seu nome. Contrate um advogado para bloquear o carro no Detran e processar o atual proprietário do veículo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/08/2009 - 11:45
    Enviado por: Luci Fernanda Domingos

    Vendi um carro a 9 anos, ano 78,assinei o recibo e reconheci firma,mas me parece que pessoa não passou para nome me chegarão licenciamento 2008/2009 para eu pagar que fço!obs:não tenho o xerox do recibo autenticado….

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie o carro no Detran e peça a ajuda a um advogado para localizar o dono do carro e forçá-lo a fazer a transferência. Em seguida, repasse via judicial as dívidas para ele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/08/2009 - 13:10
    Enviado por: joaquim jose

    Vendi uma moto em 2005 numa loja. Recebi agora em 2009 uma cobrança de multa e doc atrasado. Não tenho comprovante de nada, pois a moto é uma vespa 1960 que foi vendida por R$ 600,00. A loja fechou e nem imagino onde está o dono dela nem quem comprou. O que fazer? Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Sem documentos, não há o que fazer, a não ser pagar. Tente a ajuda de um advogado para tentar rastrear o veículo e saber quem é o dono.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/08/2009 - 13:25
    Enviado por: clovis.francisco coelho

    vendi um carro em 2002, nesta época no Cartório somente é anotado o reconhecimento de firma mas não informa para quem foi vendido, apareceu dívida no cadin, LICENCIAMENTO 2008 E 2009 E SEGURO PARA EU PAGAR, NÃO ESTOU COM O CARRO, NÃO SEI PARA QUEM VENDI, O QUE FAÇO

    RESPOSTA DO BLOG: Pague a dívida. Se você não sagbe para quem vendeu, não há o que fazer. Um advogado pode até tentar rastrear o veículo, mas assim mesmo será difícil você se livrar das dívidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/09/2009 - 21:17
    Enviado por: Izadora

    Meu caso é mais um dos tantos listados acima, minha mãe vendeu um carro em 1992 e não possui mais a documentação da venda, entretanto, ela vendeu para o cunhado dela, que não transferiu o veículo. Com o PPD recentemente descobriu IPVAs vencidos no nome dela. Como não temos prova da venda acreditamos que teremos que arcar com ela, se pagarmos a dívida atual o que pode ser feito para que o veículo saia do nome dela?

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie o veículo no DEtran e entre com um aação na Justiça pedindo a transferencia compulsória.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/09/2009 - 23:21
    Enviado por: washington graia dos santos

    vendi um carro a terceiro o mesmo não quer pagar mas as prestações, e nem fazer a transferencia pro seu nome, o que devo fazer, ele esta me impossibilitando de comprar outras coisas pois com esses atrasos,o banco inclui meu nome no Spc e Serasa.Quero bloquear e documento e mandar dar bsca e aprensão do veículo para que posso ter o mesmo de volta. Para efetuar a venda a uma concessionaria que fara o a quitação do veiculo e a transferencia imediata.

    RESPOSTA DO BLOG: Faça um boletiim de ocorrência e contrate um advogado para entrar na JUstiça contra o comprador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2009 - 17:27
    Enviado por: Antonio Aparecido Bueno da Silva

    Vendi um carro em 1996, na epoca assinei o recibo mas não foi colocado o nome do comprador pois o mesmo iria repassar o veículo. Acontece que foi passando o tempo, e agora tenho pontos na minha carteira, fui verificar e existem debitos em meu nome de multas e licenciamentos não pagos, porque a transferencia do veículo não foi feita. Pelo amor de Deus qual a providência tenho que tomar para bloquear este veículo e não ter mais ploblemas futuros?.
    Grato,

    RESPOSTA DO BLOG: Infelizmente problemas você já têm. Bloqueie o carro no dEtran, pessoalmente, e contrate um advogado para tentar se livrar das dívidas, mas terá de provar que o carro não é mais seu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2009 - 07:32
    Enviado por: Heleno

    vendi uma moto e datei o recibo em +- 1994 nao
    sabia que deveria tirar cherox do documento do
    comprador e reconhecer firma.E dia 28/08/2009
    recebi um documento chamado cadin dizendo que
    tenho divida de taxa de licenciamento… Fui na
    ciretran de Sorocaba peguei o numero de renavan e
    verifiquei que estava devendo R$ 579,00 de taxa de
    licenciamento nao devo e nem posso pagar isto
    provavelmente esta moto foi desativada ou tirada
    de circulação por favor me oriente o que fazer…

    RESPOSTA DO BLOG: Ou você paga ou a dívida aumentará e seu nome irá para a Serasa. Você errou quando vendeu o veículo e não tomou os cuidados e providências para garanntir a trabsferência dos documentos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/09/2009 - 21:59
    Enviado por: RODRIGO GONÇALVES

    BOA NOTE COMPREI UM VEICULO DE UMA AGENCIA E FIQUEI EVENDO PARTE DO DINHEIRO,SO QUE AGORA ESSA PARTE JA FOI PAGA MAIS O DONO DA AGENCIA ESTA ME “ENROLAND”PARA ENTREGAR O RECIBO A TRES MESES O QUE EVO FAZER??DESDE DE JA AGRADEÇO

    RESPOSTA DO BLOG: Procure um advogado e processe a agência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2009 - 11:28
    Enviado por: leonardo

    vendi um carro no ano de 1990 para uma pessoa que revendia veiculos, apos mais ou menos 20 anos venho descobrir que o veiculo ainda esta em meu nome pois não foram pagos IPVA e licenciamento, esta pessoa para quem vendi não sei onde se encontra e tambem não tenho nenhum comprovante da venda do veiculo como devo proceder para bloqueio deste veiculo.
    Obrigado e espero que possam me ajudar.

    RESPOSTA DO BLOG: O bloqueio tem de ser feito pessoalmente no Detran. Sobre se livrar dos débitos, é praticamente impossíve, já que você não tem documentos do negócio e nem sabe onde o proprietário está. Terá de pagar as dívidas. Tente a ajuda de um advogado com conhecimento específico nessa área.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2009 - 12:15
    Enviado por: Carlos Morais Santos

    Vendí um fusca em 1995, esse carro já passou por diversos outros compradores e só agora recebí multas do mesmo a pagar. Sei quem é o atual proprietário.
    Quero que ele passe o dito cujo para o nome dele, mas está dificil, pois ele foge de mim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/09/2009 - 13:24
    Enviado por: maria do socorro dos santos lopes

    vendi meu carro para uma pessoa e já faz 10 dias e tenho que passar o documento com urgência pois estou indo embora de são paulo, já fui no car tóri e ñ consegui pegar a 2ª via do recibo, me oriente por favor o que eu devo fazer ainda essa semana aguardo a resposta ainda hoje é muito importante, e tenha uma boa tarde. me ajuda.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não entendemos qual é a sua dúvida, o texto está bastante confuso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2009 - 15:15
    Enviado por: Tatiana

    Olá, preciso de uma ajuda.
    Tenho um amigo que vendeu seu veículo em 1996 só que o comprador não efetuou a transferência desde então. Meu amigo estava tranquilo, afinal já se passaram 13 anos da venda. Ocorre que, dias atrás, meu amigo recebeu uma correpondência do Detran informando que constam pendências reletivas ao veículo (DPVAT 2008 e 2009 e Licenciamento de 2009). Somente após receber tal cobrança é que meu amigo tomou ciência de que ainda consta seu nome como sendo o proprietário do veículo.
    Para piorar a situação, meu amigo não tem nenhum documento referente ao veículo, nem tem qualquer tipo de contato com o comprador.
    O que ele pode fazer para se livrar do ônus imputado a ele, tendo em vista que não tem o veículo desde 1996?
    Por favor, me ajudem.
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Sem documento algum, não há o que fazer. Ele deveria ter se precavido quando ocoreu o negócio. É possível tentar alguma coisa, com a ajuda de um advogado, no próprio Detran, mas as chances de sucesso são remotas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2009 - 23:38
    Enviado por: Silvio Araujo Silva

    Comprei um carro de uma Empresa é depois que quitei o mesmo a Empresa fechou e nâo comsigo localizar o dono para pegar o documento de compra e venda.
    O que posso fazer para regularizar o carro p/ o meu nome

    RESPOSTA DO BLOG: Sem pegar o documento, nada. O jeito é pedir a ajuda de um advogado, entrar com uma ação judicial para se isentar de problemas que possam ocorrer e continuar tentando localizar o dono.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2009 - 21:08
    Enviado por: LENIR

    MEU ESPOSO COMPREOU UM CARRO ADAPTADO DIA 5 DE JULHO DE 2009 E DEPOIS DE 60 DIAS RECEBEU A INFORMAÇAO QUE A FABRICA NAO IA ADAPTAR O CARRO COMO ESVA NO CONTRATO DE COMPRA E TAMBEM O CARRO NAO TINHA VISOR ELETRICO COMO ESTAVA NO CONTRATO ENTAO MEU ESPOSO AINDA NAO ESTA COM O CARRO HOJE É DIA 19 DE SETEMBRO O QUE FAZEMOS NESTA SITUAÇAO JA QUE ELE TEM LIMITAÇAO DE MOVIMENTAR-SE

    REPSOSTA DO BLOG: Nem é caso para o Procon, é mais grave, trata-se de quebra de contrato. O melhor a fazer é contratar um advogado e processar a empresa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/09/2009 - 10:41
    Enviado por: jordana poliane barros dos santos

    ola,tenho uma duvida,vendi meu carro em junho,assinei o papel da tranferencia e tambem o datei,so que o novo propietario ainda nao fez a transferencia.e pra piorar começaram a chegar multas em meu nome e todas de infraçao gravissima.o que posso fazer para resolver este problema?posso pedir o bloqueio do carro?porque pelo final da placa o documento e o licenciamento ja estao vencidos.

    RESPOSTA DO BLOG: Faça o bloqueio do veículo o mais rápido possível e entre na Justiça contra o comprador para forçar a transferência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/09/2009 - 10:55
    Enviado por: thaise fernanda de melo correa

    Bom um amigo meu comprou um carro no nome dele, mas na verdade era para mim, ou seja quem paga sou.Briguei com ele , se ele quiser tirar o carro de mim ele conseguiria? Mesmo sendo eu quem estar pagando todas as parcelas?

    RESPOSTA DO BLOG: Legalmente, o carro é dele, não seu. POrtanto, ele pode pegar a hora que você quiser. Resolva logo essa questão, de preferência tendo a ajuda de um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/09/2009 - 11:40
    Enviado por: wandersom

    eu comprei um carro numa loja na minha cidade e o documento do carro num foi assinado pelo antigo dono q vendeu pra loja alguns dias depois que comprei o carro o antigo dono morreu e ai pra mim transferir tenho que tranferir pra umas das erdeiras dele pra poder fazer a transferenciamais to desde de fevereiro e a loja não resolvel nada o q devo fazer

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e force a transferência por via judicial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/09/2009 - 13:39
    Enviado por: beth nunes

    comprei uma moto alienada, dei a entrada, e agora quero vende-la, mas o antigo proprietário não fez a transferencia do docs. para ele e se nega a me entregar os docs. para que eu possa fazer a transferencia da moto e do financiamento para o nome do atual comprador, a ficha do atual comprador ja foi aprovada pelo banco. Como a moto esta financiada tenho que pegar todo mes o boleto para pagtº como ex-proprietário, quando ele soube que vendi a moto esta se engando a me entregar a guia para pagtº que já esta atrasada a quase um mes..
    O que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e processe o antigo dono.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2009 - 14:19
    Enviado por: Humberto

    Vendi meu carro em 16/10/08, preenchi o documento de transferencia, reconheci minha assnatura em cartorio, entreguei copia no DETRAN dentro do prazo de 30 dias para comunicação de venda, e agora, 28/09/09, recebi uma carta do poder judiciário (JUIZADO ESPECIAL CIVEL/CRIME) porque o comprador se envolveu em um acidente de trânsito, e o condutor do outro veículo envolvido está requerendo um valor de R$2712,10 pelos prejuízos já que não houve acordo. Na comunicação, consto como réu principal, e o outro réu é o comprado do meu veículo, que no caso era motorista.
    Tenho comprovante da comunicacao de venda junto ao DETRAN, e possuo ainda uma cópia não autenticada do CRV preenchido e assinado.
    O que fazer para que o DETRAN e a JUSTICA reconhecam que não sou mais o proprietário do veículo, já que até hoje o verdadeiro proprietário não o transferiu?
    Levando estes documentos na audiência vão me liberar prontamente?
    Consultando o detran após recebimento da carta, verifiquei que existem multas posteriores à venda, mas ainda não consta nenhuma pontuação em minha CNH. Existe risco de que isto ainda ocorra?

    RESPOSTA DO BLOG: Você parece ter todos os documentos que comprovem que não é mais o proprietário do veículo e está sendo vítima de erro de procedimen to do comprador do carro. Para evitar surpresas, a melhor coisa é pedir a juda de um advogado ou contratar um e provar judicialmente que nada tem a ver com a questão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 19:10
    Enviado por: Luana maria de Souza Guedes

    repassei um carro para um parente, e infelismente o carro esta com parcelas em atraso e tambem com multas… Fiz um documento em cartorio, caso atrazasse mas de duas parcelas. O que fazer para pegar o bem de volta?

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e entre na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/10/2009 - 17:06
    Enviado por: rose

    vendi um carro com ipvas atrasados(2003/04/05/06) e multas o comprador se comprometreu assumir a dívida mediante o desconte que dei no preço do automóvel. Só que perdi o documento de venda que foi registrado no cartório , e ele está se aproveitando disso , pois nem me atende , não pagou as multas nem os ipvas que estão indo para dívida ativa no meu nome , nem transferiu o carro par o seu nome. Como posso fazer para reaver o carro , forçando-o a cumprir com o acordo inicial.

    REPSOSTA DO BLOG: Só entrando na Justiça, com a ajuda de um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/10/2009 - 15:59
    Enviado por: Adriana

    Meu marido vendeu um carro pois não conseguia pagar o financiamento, acontece que a pessoa que comprou não transferiu para o nome dele e não quer transferir o que podemos fazer para que ele transfira para o nome dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/10/2009 - 23:03
    Enviado por: luiz henrique

    vendi minha moto pra uma pessoa e nao tenho mas contato com o benedito so q a moto continua no meu nome so q quando eu vendi eu fechei o recibo e conheci em cartorio so q eu nao dei entrada no detra so q faz um bom tempo isso foi em 2004 o q eu devo fazer. Meu cunhado me vendeu a moto dele so q ele perdeu o recibo como q ele dever fazer pra tira uma segunda via e quanto q ele dever pagar por esse serviço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2009 - 17:28
    Enviado por: gilliard

    OLa bom preciso de informação de vocês , pois vendi meu carro com recibo autenticado e mandei a copia para o detran fazer o bloqueio , mas as multas vem em meu nome e ja estou com 13 pontos na cnh
    como posso fazer para resolver este problema .

    atenciosamente
    gilliard

    RESPOSTA DO BLOG: Vá à Justiça, é o único modo de resolver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/10/2009 - 12:59
    Enviado por: lucio florindo

    vendi meu carro e uma moto dei o recibo do carro sem assinar faz 2anos e o comprador nao quer vir pra transferir porque ficou me devendo da moto e nao quer pagar e ja vendeu o carro pra outo sera que consigo bloquear o carro so com documento antigo por favor me ajude.

    RESPOSTA DO BLOG: Vá à Justiça, é o único modo de resolver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/10/2009 - 12:08
    Enviado por: ELIAS DE LIMA

    vendi um carro a uns dez anos para uma colega de trabalho por estar precisando de reparos e ter uma multa vendi por um preço bem barato, o problema eh que agora chegou duas multas de bragança paulista e moro em guarulhos e o pior uma eh de 7 pontos e farol vermelho estou com medo de perder a minha carteira, pois o carro para minha surpresa depois de tanto tempo ainda esta no meu nome, a algum tempo tive este mesmo problema e acho que bloquei o documento so nao me lembro com certeza ce foi deste veiculo, como posso saber se esta bloqueado ou não, o que posso fazer, obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Busque essa informação pessoalmente no Detran.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2009 - 00:17
    Enviado por: Fernando

    Vendi meu carro, todo revisado, ano 2003. Todo conservado. Após duas semanas o comprador apareceu na minha casa dizendo que o carro esta com um problema na ventuinha(refrigeração) e ele quer que eu pague!!
    Enquanto o carro esteve comigo, nunca apareceu esse prolema, mas agora ele ja andou duas semanas com veiculo(sei la de forma), e o responsavel pelo conserto sou eu??
    Duvida!!??

    Agradeço anteciapademente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2009 - 17:10
    Enviado por: Alberto Melo

    Boa Tarde.
    Meu genro vendeu uma moto a aproximadamente quinze anos. Não sabe para quem vendeu pois não guardou os documentos referentes a transação. Recentemente recebeu cobranças referentes ao DPVAT e IPVA, sendo-lhe comunicado que seus nome estava Inscrito no CADIN.
    Como deve proceder para eximir-se do pagamento de debitos futuros?
    Antecipadamente agradeço pela resposta.

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo há que fazer, se você não tem documento algum do negócio nem informações sobre o comprador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/11/2009 - 15:01
    Enviado por: roberto carlos dos santos

    eu fiz um rolo de carro mas dei o recibo em branco o cara que pegou me disse que nao preenchece o recibo porque ele estava sem dinheiro no momento e depois ele me procurava pra eu preecher
    eu confiei no cara e ate hoje ele vendeu o carro pra outra pessoa eu localizei o outro comprador mas ele me disse que tinha perdido o recibo eu descobri que mentira mas ele mega eu sei que esta com ele o recibo o que eu faço me ajuda sair dessa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/11/2009 - 08:08
    Enviado por: Rodrigo de Oliveira

    Bom dia, eu comprei um carro de uma agência de veiculos, mas o carro tinha 3 multas o vendedor disse que elas seriam pagas em seguinte já que a tranferencia seria por conta deles mas ja se passaram quase dois meses e ainda nada nao veio o documento e eles só me enrrolam dizendo que o doc. esta vindo. o que fazer????

    RESPOSTA DO BLOG: Vá à Justiça, é o único modo de resolver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/11/2009 - 13:07
    Enviado por: clauber dias

    socoro comprei um carro com problema na numeraçao do cambio por diversas vezes tentei negociar com o dono do estacionamento
    agora o carro esta com o recibo bloqueado e foi preso o que eu faso

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2009 - 13:18
    Enviado por: JULIANA

    Olá!
    Pessoal por favor ajudem!!
    Meu pai a cerca de 10 anos vendeu um carro em uma garagem e assinou o recibo mas não preencheu.
    Agora apareceram multas sobre o carro e não conseguimos localizar o atual proprietário para tentar um acordo e o cara da garagem que ele vendeu não quer nem saber do assunto…
    O que pode ser feito para livrar meu pai das multas e tb, provar que o carro já a 10 anos não é mais dele?
    Desde já obrigada!

    RESPOSTA DO BLOG: Nada. Seu pai vacilou e não fez o que devia. Agora terá de pagar as dívidas. Tente a ajuda de um advogado para amenizar o prejuízo junto ao Detran.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2009 - 08:31
    Enviado por: Aristides P. de Oliveira

    comprei um carro numa concessiona HONDA. o meu carro usado entrou como parte de pagamento. Agora um ano depois estou recebendo notificação de que o IPVA 2009 do carro que entreguei não foi pago e meu nome iá para a divida ativa. Tenho A copia do comprovante de venda autenticado. Não informei o Detran na epoca porque a cocessionaria HONDA disse que tomaria todas as providencias . Confiei neles. oque faço agora?

    RESPOSTA DO BLOG: Procure um advogado e tente resolver a questão diretamente no Detran. É o caso também de processar a concessionária por danos morais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2009 - 21:20
    Enviado por: Flávia Fernandes Viera liveira

    Comprei um carro em agosto de 2007, e dei o meu usado, velho (1984), conservado e com documentação totalmente regularizada como parte do negócio. A loja o vistoriou e avaliou e eu tenho o recibo deste negócio. Entreguei o recibo assinado pois eles disseram que não dava para datar pois não sabiam que dia o venderiam.Agora depois de 2 anos e 2 meses aproximadamente querem me devolver o carro totalmente danificado ´por dentro, sem forro nas portas, sem maçaneta, e totalmente mexido alegando que foi vendido e não passou na vistoria. Eu peço uma orientação de como proceder, pois quando vistoriei este carro ao comprá-lo em 1996 foi tudo legal e agora tem 2 anos que ela está na responsabilidade desta loja. O que fazer? Onde ir?
    Por favor me ajudem!

    RESPOSTA DO BLOG: Já não é um problema de consumidor, mas de negócio entre duas partes. Acredito que você está com a razão, mas para isso precisará de um advogado e validar o negócio na Justiça, ou seja, se a loja insistir em devolver o carro, não aceite.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2009 - 09:55
    Enviado por: claudio caetano de almeida

    Vendi um pointer 95, a pessoa me possou R$ 5000,00. Assinou uma promissoria de R$ 2500,00. com vencimento em 30 dias. ate hj não pagou e não aceita negociar diz não ter dinheiro. Posso pegar meu carro de volta?

    RESPOSTA DO BLOG: Não podemos responder, pois essa não é uma questão de direito do consumidor, é um negócio particular entre duas pessoas. Procure a ajuda de um advogado especializado em direito cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2009 - 11:40
    Enviado por: marcio

    vendi uma moto em 2003, e assinei o recibo mais esqueci de datar. O cidadão que vendi a moto , não fez a tranferência até hoje para o nome dele, não sei onde ele mora. Estou recebendo multas e ele não pagou três anos de o ipva, daí então recebi um comunicado da secretária de estado da fazenda dizendo que eu tenho r$ 317,91 para pagar até 11/12/2009 pos caso contrario esse debito será inscrito na divida ativa da união. Oque faço para resolver esses dois problemas ( recibo que foi assinado mais não datado e do debito que está para ser incluido na divida ativa. )
    obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer, você errou no ato da venda. Ou você localiza o cidadão e o obriga a fazer a transferência e pagar os débitos, ou então você terá de quitar tudo para não ter mais problemas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2009 - 00:11
    Enviado por: Marco

    Só com a união de todos os prejudicados é que podemos resolver esses problemas. O maior problema pelo que percebi é localizar o veículo. Só nesse blog contei mais de 90 casos de veículos não transferidos. Na seu bairro ou cidade com certeza tem um veículo cirlulando livremente sem nenhuma preocupação com multa, licenciamento, ipva etc. ( Já pensou se esse vigarista comete algum crime e anotam a placa, quem é o primeiro responsável?) Não podemos brincar com isso. ************É necessário unirmos numa rede de informçôes no Brasil inteiro, através de um site, com o cadastro do veículo do prejudicado . Um veículo vendido em São Paulo, pode estar em Curitiba , por exemplo. Todos aqueles que passam pelo problema podem ajudar outras pessoas, anotando placas de veículos suspeitos e verificando
    no site se ele está no cadastro. É meio complicado mas é possível e cada vigarista localizado deverá ser motivo de comemoração********** Não vejo outra
    forma de resolver este problema e acho que deveríamos tentar, já que não há muito custo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/12/2009 - 18:59
    Enviado por: solange bomfim

    Minha sogra faleceu, antes disso vendeu o carro, este comprador não transferiu,e tudo indica que não vai fazer, ainda não fizemos inventário, e para variar as dividas estão chegando, entre elas muitas multas o que devo fazer para bloquer este veiculo.

    RESPOSTA DO BLOG: Vá pessoalmente ao Detran bloquear o veículo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2009 - 16:01
    Enviado por: Luiz Fernando Alves Gregório Filho.

    Comprei um carro em uma concessionária em Jan. de 2009. Na ocasião dei meu antigo veículo de entrada assinei o recibo e foi transferido coreetamente. Porém até agora não recebi o doc no novo carro e o pior o mesmo não foi licenciado este ano, conforme combinado com a loja. A desculpa é que o antigo dono perdeu o recibo de venda e por isso tem que ser feito um B.O e depois pedir baixa do gravame, em seguida solicitar 2º via do doc e pedir para o antigo dono assinar novamente o doc e reconhecer firma e depois disso será emitido o documento de compra e evenda e será licenciado o veículo este ano, que era para ser licenciado em abril. A última informaçõa que tive é de que eles já deram entrada em todos os procedimentos e que estão aguardando a baixa do gravame. O que devo fazer? Estou pensando em entrar com um processo no PROCON e desfazer o negócio, é possível? Pois este impace já dura 1 ano e sempre tem uma nova desculpa para não entregar o doc.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2009 - 22:12
    Enviado por: Dóris Soares

    Meu pai vendeu uma moto com o motor batido e o comprador disse que assim que ele a arrumasse transferiria, porém ele vendeu ela para outra pessoa e essa pessoa disse que tinha pago o IPVA de 2008, mas não tinha pago. Hoje, essa pessoa vendeu a moto para outra pessoa que não quer transferir a moto. O documento de 2008 não esta pago. Toda órgão que procuro para me ajudar a resolver a situação manda eu ir até ao Juizado de Pequenas causa. Porém, o Juizado pede o nome e endereço dos reus e eu não consigo de forma alguma esses dados. Pelo amor de Deus o que faço?

    RESPOSTA DO BLOG: Desde o começo o negócio está todo enrolado e agora vocês estão pagando pela negligência. A única alternativa é o Juizado. Sem o endereço dos réus, não há o que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2009 - 16:19
    Enviado por: pak

    Vendi um carro em 95 e este foi apreendido naquela epoca por falta de pagamento de multas e ipva, constatei que realmente o carro fora guinchado para patio… n’ao sei se o carro foi retirado (legalmente n’ao porque eu n’ao assinei nada)
    hoje n’ao tenho nenhum documento do comprador que comprove a transacao, e da apreencao……
    veio cobranca de ipva a partir de 2001 a 2009 sem multas de transito ……
    como posso proceder

    RESPOSTA DO BLOG: Sem qualquer documentação, pague a dívida sem reclamar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/12/2009 - 19:41
    Enviado por: Marcelo

    Pessoal.

    O melhor a fazer é providenciar o bloqueio ou comunicação de venda do veículo no prazo de 30 dias de acordo com o artigo 134 do CTB. Passado esse prazo sem a comunicação o vendedor assume o risco. O problema aqui em SP é que o Governo sempre cancelava os débitos não pagos de IPVA, mas como viu que era muito dinheiro resolver fazer o correto: lançamento de ofício para os débitos não pagos. Só que lançaram de 2001 a 2006 numa tacada só, então pegou de surpresa esse monte de gente que nem sabia que tinha esse problema. Com o lançamento sistemático todo final de ano, daqui a algum tempo o povo vai se habituar a fazer a comunicação. Realmente a maior parte dos débitos não pagos é de veículos que não foram transferidos e geralmente também estão cheios de multas. Muito conveniente para quem compra, não? Agora me digam: quem é que consegue andar nas ruas e estradas com veículos cheios de dívidas e sem o licenciamento???? Na minha opinião o Governo deveria fazer campanha maciça sobre a responsabilidade do vendedor de comunicar a venda no prazo de 30 dias. Isso facilitaria a vida de quase todo o mundo menos do safado que compra o veículo e não transfere.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2009 - 04:31
    Enviado por: SANDRO JOSE DE ARAUJO LESSA

    TINHA UM CARRO FINANCIADO E REPASSEI PRA OUTRA PESSOA SEM TRANSFERIR, ESSA PESSOA DEIXOU DE PAGAR AS PARCELAS ESTOU RECEBENDO UM MANDADO DE BUSCA E APEENSAO DO VEICULO, NAO SEI MAS DESSA PESSOA NEM DO VEICULO, O QUE FAZER JÁ QUE ESTOU SENDO PROCESSADO…..

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado para amenizar o prejuízo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2009 - 09:53
    Enviado por: Ana Lucia Teixeira

    Vendi o carro em02/07/2003, em 20/09/2003, fui a um posto do detran comunicar a venda, pois vi que o comprador ainda não havia feito a transferência. O Detran me informou que não poderia ser feito o processo, pois o nome do proprietario divergia do nome informado pela financeira, ou seja, o nome que se encontrava o documento de venda, não era o mesmo que a financeira havia informado. Em resumo até hoje o carro continua em meu nome e cheio de multas para minha supresa. O que devo fazer

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie o carro no Detran e contrate um advogado para processar a loja e o proprietário atual de seu carro antigo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/01/2010 - 03:25
    Enviado por: Marcel

    Estava financiando um carro 2007 na Mais Distribuidora (FIAT) e resolvi dá-lo como parte de pagamento para comprar outro zero (“trocar”). A Concessionária se comprometeu a quitar o valor restante do veículo e encerrar o contrato antigo, providenciei toda a documentação e deixei com o despachante deles, o qual paguei (e sei qual é). Isso foi dia 11 de novembro de 2009. Acontece que agora, passado mais de um mês, recebi o IPVA do carro antigo em meu nome. Desconfio que o carro não foi transferido, como devo proceder? Tenho cópia do recibo de operação de venda, com os valores do carro discriminados, incluindo diferença para quitação, etc, porém sem assinatura da concessionária. Procurei dados do veículo antigo no site do DETRAN e consta, em restrições financeiras, “intenção de GRAVAME”. Devo comunicar o DETRAN, usando formulários, sobre a venda? Isso pode ser feito mesmo após passados 30 dias? Devo fazer Boletim de Ocorrência para preservação de direitos? Peço orientação por favor. Obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie o carro no Detran e contrate um advogado para processar a loja e o proprietário atual de seu carro antigo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2010 - 14:08
    Enviado por: WESLEY TAYLOR

    Ola.Financiei um carro pra um amigo meu mas depois de um ano esse “amigoo” vendeu esse carro pra outra pesso mas nao fez contrato de compra e venda e nem preencheu o recibo o porem e que esse veiculo esta financiado e nao consigo resolver com eles. Gostaria de saber o que devo fazer pois o carro esta no meu nome e o financiamento tambem e nao possuo o recibo nem contrato de compra e venda.
    Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Uma sequência interminável de bobagens. O fato é que agora o problema é seu, já que não fiscalizou se o carro tinha sido ou não transferido. Terá de pagar a dívida ou será processado. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2010 - 23:12
    Enviado por: Eduardo

    Comprei um carro no meu nome e mesmo antes de acabar de paga-lo vendi a uma pessoa que se responsabilizou em terminar de pagar as parcelas que faltavam, já vai fazer um ano que a pessoa esta com o carro só que ainda esta no meu nome e ele deixou atrasar 3 parcelas, agora ele esta dizendo que nao vai mais conseguir pagar e quer me devolver o carro, só que nao tenho dinheiro para terminar de pagar. O que devo fazer nesse caso?? estou muito preocupado.

    RESPOSTA DO BLOG: Uma sequência interminável de bobagens. O fato é que agora o problema é seu, já que não fiscalizou se o carro tinha sido ou não transferido. Terá de pagar a dívida ou será processado. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2010 - 11:36
    Enviado por: diogo bueno

    eu vendi uma moto em 2002 , tenho copia do compra e venda autenticado porem chegou uma carta do cadim em casa referente aos debitos o que fazer eu comuniquei o fato da venda recente pois agora que fiquei sabendo sobre a comunicaçao perante ao detran

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2010 - 12:20
    Enviado por: wagner gonzaga e silva

    BOM DIA…VENDI UM VEICULO CITROEN À LOJA LAPENNA VEICULOS SITO EM SÃO MIGUEL PAULISTA NO ANO DE 2007 MAS ESTOU RECEBENDO A NOTIFICAÇÃO DE IPVA PARA PAGAR REFERENTE AO VEICULO VENDIDO.COMO POSSO PROCEDER SE O VENMDI EM UMA LOJA E ADQUIRI UM OUTRO VEICULO???GRATO E NO AGUARDO…

    RESPOSTA DO BLOG: Procure um advogado e vá ao Detran para saber porque o veículo não está no seu nome.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2010 - 17:03
    Enviado por: clara

    Por favor me ajude , por ignorancia eu vendi um carro, e nao tenho mais documentos nenhum do carro , simplesmente assinei , o homem pediu para eu nao datar e o homem prometeu passar o carro no nome dele . A única coisa que tenho do carro e o IPVA que chega e esta no meu nome . e um chevete 85 , ja fazem 7 isso , somente agora visitando minha antiga casa que recebi o IPVA . E tomei ciência que o carro ainda esta no meu nome . veja bem eu nao reheci firma , em cartorio nada somente vendi , assinei e entreguei os documentos do carro , por favor eu estou perdida ?meu caso nao tem soluçao ?

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer, em nossa opinião. Tente a ajuda de um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2010 - 22:22
    Enviado por: CLAUDIO RAMOS

    Olá,estou com sérios problemas, ou seja, vendí uma motocicleta em 2004 e assinei o recibo de compra e venda, só que não datei e os dados do comprador foram extraviados, também perdi contato com o mesmo. Bem, delá pra cá já foram contabilizados 27 pontos negativos na minha CNH, devido à algumas infrações cometidas. O problema é que estou com a minha CNH vencida e não posso renová-la, e agora como devo proceder? – Peço orientações, obrigado!

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer a não ser cumprir o que lei manda. A responsabilidade dos pontos e da irregularidade nos documentos neste momento é sua.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2010 - 08:34
    Enviado por: claraluz

    EU VENDI MEU CARRO POR IGNORANCIA , ENTREGUEI A DOCUMENTAÇÃO , ASSINEI UM PAPELZINHO VERDE , ELE PEDIU PARA EU ASSINAR E NAO DATAR , ELE PROMETEU QUE IRIA PASSAR O CARRO NO NOME DELE PARA EU FICAR TRANQUILA.
    DEPOIS 6 ANOS EU VOLTEI PARA MINHA ANTIGA CASA E A QUILINA ME DEU O IPVA DE 20010 DAI EU CONSTATEI QUE O CARRO AINDA ESTA NO MEU NOME . 1- EXISTE UM MEIO PARA QUE O MEU NOME SAIA DESSE CARRO? MESMO TENDO APENAS O IPVA ? 2- E AS PUNIÇOES QUE ESSE CARRO SOFREU DURANTE ESSES ANOS TEM COMO ELAS SEREM ANULADAS , MEU CASO TEM SOLUÇÃO ?O QUE EU DEVO FAZER ?

    RESPOSTA DO BLOG: Só com a ajuda de um advogado. Bloqueie o carro no Detran e vá atrá do dono do carro para cobrar as dívidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/01/2010 - 17:33
    Enviado por: vily modesto jr

    Entreguei meu carro a revenda, a revenda vendeu e usou o argumento q o comprador iria financiar. Assinei no dia 01.12.2010 o dut de transferência, e até hoje não recebi um centavo. O prazo de transferência já passou e quem comprou ainda não transferiu. Por minha sorte o carro tá quitado mas o gravame não ofi baixado pelo banco. Assim, como não recebi o dinheiro, falei com o gerente para não baixar o gravame. O carro em meu nome ainda, solicitei o bloqueio no detran. Qual a melhor forma de ter o bem de volta ? Posso faze BO na delegacia ? Ou procurar advogado? Se procurar o advogado quero já ir sabendo como ele irá proceder.

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado para processar tanto a loja quanto o comprador. É a única maneira de resolver e reaver o carro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 13:45
    Enviado por: tiago

    eu tinha umcelta financiado troquei esse celta em um vectra e paguei 600 reais para tranferir a divida , so que nao foi tranferida essa divida continuo pagando o celta , e o pior dissu tudo é que entreguei o recibo do celta e nao tenho comprovante do recibo, e o rapaz esta tomando multa e vindo no meu nome, oque devo fazer???

    RESPOSTAS DO BLOG: As respostas estão no texto da reportagem e nas respostas de outras perguntas neste post.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 15:22
    Enviado por: andrea

    Em 98 vendi um gol 85 a agência de automóveis. Não tirei cópia de nada, apenas assinei o documento, pois naquela época não precisava reconhecer firma. Há três anos atrás descobri pela minha CNH que tinha pontuação por multas, mas não tive mais carro, onde descobri, que esse gol ainda está no meu nome. Essa agência fechou, ninguém sabe o paradeiro deles e não faço idéia quem comprou o carro e onde ele está. A única coisa que tenho é o nº do renavan e a placa. O que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: As respostas estão no texto da reportagem e nas respostas de outras perguntas neste post.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 20:07
    Enviado por: Antonio Navarro

    Vendi uma moto em 1997 e agora apareceu ipva e dpvat, puxei os dados da moto e ela continua no meu nome, ja faz 13 anos e eu nao tenho mais a copia do doc de venda.
    Como devo proceder pois a receita federal esta me cobrando

    RESPOSTA DO BLOG: As respostas estão no texto da reportagem e nas respostas de outras perguntas neste post.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 22:31
    Enviado por: jose maria

    comprei uma moto e peguei somente o recibo com meu nome. A pessoa que me vendeu não era o dono, e sim outra pessoa. A moto esta a mais de 5 anos com documentos atrasados. Eu vendi a moto para outra pessoa, sendo que essa pessoa tinha ciencia disso. Esse ultimo comprador teve cinco multas.

    Agora como que resolve a situação, uma vez que os documentos esta no nome da primeira pessoa, e essa quer legalizar.

    RESPOSTA DO BLOG: Uma sequência de irregularidades. Nâo dá nem para saber por onde começar. Tente achar o dono original e tente convencê-lo a regularizar os documentos, dividindo com ele eventuais despesas> Procure a supervisão de um advogado para isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2010 - 09:39
    Enviado por: andreia

    estou com um enorme problema,gostaria de saber o que faço?.comprei um carro para minha mãe,que passou para terceiros,com multas,combinado dele pagar ,agora esse terceiro,passou para a quarta pessoa,e perdeu atransfêrencia,e o carro agora está em minas gerais.com dívida e no meu ome.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2010 - 12:13
    Enviado por: Suzy

    Oi boa tarde,

    Eu vendi um carro há anos e quem o comprou não tranferiu. Fazem anos e tenho sofrido penalidades por isso. O que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer a não ser contratar um advogado e ameaçá-la com um processo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2010 - 14:47
    Enviado por: edgar

    Vendi um carro pra uma revendedora em 2007 , eles revenderam o carro em janeiro de 2008 , o novo proprietario tomou uma multa com 2 dias de uso do carro e fui obrigado a bloquear o carro, só que agora o carro esta cheio de dividas e ainda esta em meu nome. Procurado, o novo proprietario se nega a quitar as dividas para q eu possa efetuar a transferencia do veiculo. O carro foi bloqueado em fevereiro de 2008 por mim.O que fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer a não ser contratar um advogado e ameaçá-la com um processo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2010 - 18:33
    Enviado por: André Damasceno

    Olá boa noite estou com um problema , comprei um fusca que era da esposa de quem me vendeu ela assinou mas não autenticou no cartório, fiz a minha parte como comprador de autenticar e agora ela não quer ir ao cartório fazer a autenticação. O prazo de 30 dias já passou .O que devo fazer? O detran reconhece pela assinatura somente? Que atitudes devo tomar?

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer a não ser contratar um advogado e ameaçá-la com um processo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2010 - 09:51
    Enviado por: fabio

    Olá bom dia.
    Estou com um problema, vendi um carro que estava financiado leasing, após eu acabar de pagar o carnê vendi o carro e mandei o documento p/ financeira reconhecer firma, só que este recibo chegou 20 dias atrazado da data de vencimento, isto gera uma multa de R$128,00 mais 5 pontos na carteira. A cliente que comprou o carro ainda tem a CNH provisória, e estes pontos não podem ser transferidos. Meu despachante orientou a fazer uma declaração onde o operedor da financeira na cidade reconheça firma e mostre que o erro foi da financeira, assim o despachante faria um documento em anexo e provaria que o erro foi da financeira tirando essa multa do comprador. eu preciso saber se vçs tem uma cópia deste documento onde o operador possa assinar e reconhecer firma, pois não concegui fazer este documento.
    Agradeço desde então.
    Fabio

    RESPOSTA DO BLOG: Não temos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2010 - 15:09
    Enviado por: Vanessa

    vendi o carro, registrei a venda em cartório , levei o recibo ao Detran, mas a pessoa não tranferiu para o nome dela. Já vai fazer um ano. O que posso fazer ainda?
    Recebo multas e não posso utilizar os créditos da nota fiscal paulista por causa do carro.

    RESPOSTA DO BLOG: Bloqueie o carro no DEtran e entre na Justiça contra o comprador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2010 - 15:43
    Enviado por: ramon

    comprei um carro e dei a minha moto de entrada e o restante em dinheiro no mes de setembro de 2008. hoje olhei no detran e vi que a moto ainda esta no meu nome e com duas mutas, acarretando a perda de pontos. que posso fazer para regularizar essa situação?
    grato pela ajuda! ass: ramon

    RESPOSTA DO BLOG: Que tal ler a reportagem onde você colocou a mensagem e as repsostas das outras perguntas?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2010 - 22:03
    Enviado por: Lucas drum

    vendi meu carro pra um caragista passando uma procuração pra ele, mas ele vendeu pra outro e não passou os documento e eu estou resebendo multas oque eu devo fazer

    RESPOSTA DO BLOG: Pagar. Devia ter feito o negócio de forma correta e com todos os documentos sendo entregues, inclusive a transferência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2010 - 15:58
    Enviado por: Patricia

    Comprei um carro e transferi para o meu nome não constava nenhuma multa, agora apareceu uma multa da Policia Federal de 2007, o que fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Cobrar o antrigo proprietário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2010 - 21:36
    Enviado por: francisco

    boa noite, me ajude.vendi um carro ha +-12 anos,perdi o comprovante de compra e venda e so descobri agora que ainda esta em meu nome e nao tenho acesso ao comprador e descobri que este veiculo foi vendido aos pedaços para o ferro velho o que faço?

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado para ajudá-lo junto ao Detran, mas achamos que não há nada a ser feito, a não ser bloquear o carro no Detran.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2010 - 14:35
    Enviado por: donizete

    boa tarde. Vendi 2 carros no ano de 2009 , sendo que já havia documento e ipva em atrazo, reconheci firma tirei copia autenticada do processo de tranferencia e fui ao ciretram de minha cidade e bloquiei os 2 carros, tenho tudo em documento comprovando, porem me veio a cobrança dos ipvas atrazados, significa que esses carros não foram ainda transferidos. Ao procurar saber o que fazer, o pessoal do cadim me disse que só me resta pagar os ipvas atrados, porem isso ficou em responsabilidade dos compradores quando efetuei a venda, por favor se puder me acrescentar algo em respeito a isso ficarei muito feliz. obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Só resta pagar, infelizmente, e tentar o ressarcimento na Justiça de quem não fez a transferência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2010 - 00:20
    Enviado por: jeferson adriano simoes

    Olá boa noite gostaria muito de saber como é que eu faço pra para de pagar o ipva da minha moto que eu vendi para o estado de goias e simplesmente parei de pagar a moto e ainda tenho uma multa de transito por não ter carteira de habilitação tem como eu recorrer tudo isso ou não e sera que o meu nome vai sair do spc e serasa mais pra frente por eu não pagar mais minha moto por favor me esclaressa essa duvida por que eu não consigo nem dormir por causa disso muito obrigado pela sua atençao um abraço.

    RESPOSTA DO BLOG: As respostas estão no texto da reportagem e nas respostas de outras perguntas neste post.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 21:44
    Enviado por: Valquiria

    eu perdi o comprovante de venda do veículo e não me lembro de quem seja e nem tenho contato com o comprador. cosultei o Detran e constatei que o veículo continua em meu nome, ou seja, sob minha responsabilidade. como devo proceder para isentar-me de tal resposabilidade? devo entrar com um processo judicial? existe alguma forma administrativa para tal iseção? ja faz 6 anos

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer. Você falhou ao não preservar os documentos e nem verificar se houve a transferência. Leia com atenção a reportagem e as respostas dos comentários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2010 - 22:37
    Enviado por: marilda

    Olá
    Comprei um carro em 30/12/2009, mas deu problema e teve que fazer o motor, ficou 20 dias na oficina, só aí fechei negocio e levei p/ vistoria.recebi o recibo do antigo dono datado de 28/12/ 2009 e reconhecido firma em 19/01/2010, dei entrada na transferencia em 03/02/2010 achando que o que valia era a data da firma reconhecida, já peguei o documento com o meu nome, só que hoje recebi uma notificação por não ter transferido no prazo de 30 dias e ainda 5 pontos na carteira. Tem como recorrer???Por favor me ajudem pois nunca cometi nada grave e agora vou levar esses pontos…

    RESPOSTA DO BLOG: Você cometeu um erro em nossa avaliação. Para recorrer, vá pessoalmente ao Detran e preencha a defesa no formulário que lhe será fornecido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2010 - 21:16
    Enviado por: Rossana

    Boa noite!
    Como devo proceder no seguinte caso:
    Minha cliente tem um carro que está para venda há 02 anos junto a uma revenda dfa cidade.
    Não contente, busca tirar seu veículo desta revenda e deixar em outra. Acontece que o proprietário da revenda não permite, pois diz que a minha cliente tem uma dívida com a revenda de mais de R$ 7.500,00, porém não mostra recibos.
    Gostaria de saber de uma medida judicial que permitisse a retirada do veículo desta revenda e caso exista dívida minha clinte aceita pagar, desde que comprovada.
    Fico no aguardo,
    Obrigada.

    RESPOSTA DO BLOG: O fato de haver dívida não é motivo para reter o automóvel. Faça um boletim de ocorrência acusa do a loja de apropriação indébita ou até mesmo roubo e entre acusando a loja dos dois crimes. E éça uma notificação judicial contra a loja para que a documentação da dívida seja exibida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 15:10
    Enviado por: Silvia R. M. Campos

    vendi meu carro em uma concesionaria Volkswagem, mas esta concesionaria vendeu meu carro p/terceiro e não foi feita a transferencia agora o novo proprietario não pagou o IPVA de 2008 e teve varias multas, ja consegui o bloqueio do carro mas o que devo fazer p/que a concesionaria pague estas multas e o IPVA, pois o recibo de venda estava no nome da Concesionaria.

    RESPOSTA DO BLOG: INfelizmente você terá de ir à Justiça para obrigar a empresa a pagar as dívidas. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2010 - 17:29
    Enviado por: MARCIO SERETTI

    vendi um carro bloquiei no detran e estorou os pontos de minha habilitação.
    Oque faço. consegui acha o carro que a concessionaria vendeu e tinha um financiamneto em meu nome, eles não quitaram o veiculo venderam com dividas e agora

    RESPOSTA DO BLOG: Não há muito o que fazer. Contrate um advogado e tente negociar no Detran.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2010 - 19:07
    Enviado por: francisco

    Vendi um carro , só assinei e não datei para um amigo , eles prometeram datar e não o fizeram , estou recebendo carta avisando que o IPVA desde 2005 não foi pago. o que fazer, não sei onde anda esse carro.
    e ele ainda esta no meu nome poso fazer um bo e alegar q o carro foi roubado

    RESPOSTA DO BLOG: Não, é fraude. Você errou ao não observar se a transferência foi feita. Agora terá de pagar as dívidas. Tente negociar com o Detran com a ajuda de um advogado e procure o proprietário atual para processá-lo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2010 - 23:13
    Enviado por: LEONARDO

    Prezados,

    Estou precisando de ajuda…
    Vendi uma moto em 2003 e até a presente data o comprador não fez a transferência de responsabilidade, e eu não tenho mais o comprovante de venda do veículo.
    Bom, não sei onde posso encontrar essa pessoa.
    Tem alguma forma que posso fazer para estancar esse sangramento, visto que continuo como responsável do veículo e estou assumindo dívidas que não é minha

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/03/2010 - 23:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não há o que fazer no seu caso. Você não tem nada, nem documento, nem contato do comprador.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/04/2010 - 17:15
      Enviado por: flavio fonseca

      Leonardo

      Casos como o seu, são mais comuns do que se possa imaginar. Solução existe, sim, jurídica. Contrate um advogado, para que entre com ação adequada.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/03/2010 - 14:24
    Enviado por: Fernando Henrique

    Ola, vendi uma moto financiada e agora a pessoa não esta pagando
    as parcelas,vou pegar a moto novamente e pagar os debito.enfim gostaria
    de sabe oque fasso no caso de resistencia na entrega da moto ou se a moto estiver em pessimo estado de conservação ou até mesmo ter sido roubada como
    vou cobrar isto.

    Sds

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2010 - 13:15
    Enviado por: Doris

    Também estou com uma pendência no CADIN devido a um veículo vendido em 2002. Chegou cobrança do IPVA desde aquele ano, e não tenho o recibo e nunca mais vi o comprador. Como faço para liberar? Se eu pagar, creio que continuarei a receber cobranças. Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/04/2010 - 20:56
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Para não se complicar, pague para evitar restrições futuras. Contrate um advogado e entre na Justiça para evitar novas cobranças indenvidas e processar os proprietários do carro, que não fizeram a transferência.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/04/2010 - 19:36
    Enviado por: Beatriz

    comigo aconteceu a mesma coisa fui ingenua acreditei no comprador do meu carro estou com multas para pgar, alem disso passei uma procuração para o comprador e o pior de tudo que perdi o contato não sei como proceder diante desta situação alguem pode me dar uma dica de como proceder?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/04/2010 - 20:47
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Alguns leitores com esse problema já receberam dicas sobre o mesmo problema. Leia os comentários das dúvidas anteriores.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/04/2010 - 09:41
    Enviado por: isaias

    bom dia!!!
    Eu estou com um pequeno ou grande problema!
    vendi o meu carro ja faz um tempo e descobri que o comprador não passou para o nome dele e o carro ja esta com oltra pessoa que não sei quem é e as multas estão chegando na minha casa.
    DETALHE não tenho CNH mas vou tirar minha carta agora e estou preocupado por que altomaticamente vou perder quando ela sair não é???
    Mas ja fui no dispachante e fiz a comunicação de venda ao detran feito isso o carro vai ser bloquiado?? e quando minha CNH sair vou ser prejudicado??
    OBRIGADO ABRAÇO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/04/2010 - 10:26
    Enviado por: Adilson

    Tenho um Palio e uma agência quer comprar para revender a um outro cliente seu, como proceder? Ele diz que me dará um documento da sua agência que comprova o comprometimento deles em revender este carro.
    Qual seria o documento que eles deveriam dar para poder me garantir e não ter dor de cabeça.
    Isto é um procedimento (como ele diz) que é adotado legalmente?

    Obrigado.
    Adilson

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/04/2010 - 00:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não há nenhuma irregularidade na proposta. Faça um contrato de compra e venda e registre-o em cartório. Quem tem intenção de lesar alguém o fará de qualquer maneira, com o sem contrato, mas pelo menos o documento é uma prova que pode ser usada na Justiça em busca de ressarcimento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/04/2010 - 20:05
    Enviado por: Irma Felpeto

    Vendi o meu carro há mais ou menos 12 anos, para uma agência.
    Em troca de outro carro, qual foi minha surpresa, fui ver no detran o número do renavam deste meu carro, ainda consta meu nome. Este carro foi vendido para outra pessoa, ela não fez a transf^rência.
    A âgencia não existe mais , não sei o endereço do novo dono, o que faço????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/04/2010 - 21:34
    Enviado por: vanessa

    ola comprei um palio em 05 de novembro de 2009 mas aparecerão duas multas uma do mes 08 e uma do mes 09 de 2009 aparecerão tbn outras 4 multas no dia 10 e 11 de novembro de 2009 quando eu já estava com o carro mas oque é muito estranho que as multas são no mesmo endereço das 1º multas e a descrição da multa é a seguinte: MULTA POR NAO IDENTIFIC.CONDUTOR INFRAT.IMPOSTA PESSOA JURID e outra coisa até agora a agencia não me entregou o documento do carro gostaria de saber quem tem que pagar essa multas e oque devo fazer para receber o documento por favor me ajudem

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/04/2010 - 21:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A multa é do proprietário do carro à epoca em que foram lavradas. Procure um advogado e questione as cobranças na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/04/2010 - 18:14
    Enviado por: Irma Felpeto

    posso ter o veicúlo de volta.

    posso bloquear no poupatempo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2010 - 20:58
    Enviado por: Rossana

    deixei um carro na revenda e agora estamos negociando a sua venda.
    o dinheiro será entregue à vista. assim sendo, é necessário um contrato de arras?
    o carro está sendo financiado, porém quitarei todo o financiamento para ser vendido, é possível?
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/05/2010 - 13:10
    Enviado por: Luciano Rossett

    meu caso e complicado vamos ver se vcs me entendem. meu sogro vendeu uma casa, no pagamento dessa casa foi dado um carro, um vectra, o valor de 21000. eu comprei esse carro, mas faltavam duas prestações do financiamento para pagar, como eu comprei e paguei a vista, para transferir o carro resolvemos esperar estes dois meses para assinar o recibo de transferencia e passar o carro para meu nome, ate ai tudo bem, como eu viajo muito, se passaram uns tres meses qdo fui levar o doc. para o proprietario assinar, surpresa, o cara morreu. fui falar com a esposa do falecido, e outra surpresa, o carro nunca foi dele, ele so emprestou o nome para o rapaz que tinha comprado o carro fazer o financiamento, por isso o carro estava no nome dele, agora quero saber como faço para transferir o carro pro meu nome, a viuva se dispos a me ajudar com o que puder, mas que nao vai inventariar os bens que possui, pois a casa esta em nome do falecido, e ela nao pretende vender ou se mudar, e ela tem um carro que esta no nome dela, e ainda tem um filho menor de idade, que tem 16 anos, e ai como faço?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/05/2010 - 16:53
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Diante da recusa da esposa em fazer o inventário, só memso entrando na Justiça para forçá-la a fazer a transferência, o que vai obrigá-la a fazer o inventário.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/05/2010 - 14:24
    Enviado por: Reinaldo

    Vendi uma moto reconheci firma em cartorio, mas a pessoa que comprou não fez a documentação do veiculo quando fiquei sabendo fui e bloqueei o documento mas eu agora verifiquei que meu CPF esta no cadin estadual.
    Gostaria de orientações do que devo fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/05/2010 - 22:43
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A melhor forma de resolver isso é pedir a ajuda de um advogado para tentar provar no Detran que a responsabilidade pelo problema não é sua. Depois processe quem comprou o veículo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/06/2010 - 02:03
    Enviado por: Daniel carlos

    tenho a carteira provisória, e transferir um veiculo apos o prazo de 30 dias do recibo,e é multa grave, 5 pontos, então vou perder a carteira, ou por ser uma multa administrativa não perde-se a carteira nesse caso, o que acontece com os pontos, devo recorrer, é necessário? detran….com esses 5 pontos na provissoria posso continuar diriginto ou não>?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/06/2010 - 18:26
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Impossível entender a mensagem, está muito confusa. O fato é que quem tem carteira provisória e toma multa perde a habilitação, em qualquer circusntância.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/06/2010 - 20:34
    Enviado por: Daniel carlos

    tenho 5 ponto na minha carta provisoria ok!? o q eu faço agora ? procuro o detran ? posso continuar diriginto ate vence minha carta? obs:( a multa q eu tomei foi por não fazer a transferencia do veiculo para o meu nome dentro do prazo de 30 dias )
    obrigado agradeço pela atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2010 - 20:45
    Enviado por: Daniel carlos

    mais uma obs:(quando falo de tranferencia do veiculo…quero dizer q a multa foi por Nao registrar veiculo no prazo de 30 dias )

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2010 - 10:33
    Enviado por: Dani

    por conta de uma divida comigo meu primo passou o carro para o meu nome porem não sabia a real condição do carro qnd fui fazer a revisao para levar para a vistoria vi que não valia a pena o conserto e quero vender o carro!posso vender sem ter passado pelo detran?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/07/2010 - 07:20
    Enviado por: nogueira

    Financiei um veículo em 60 parcelas,mas infelizmente a algum tempo entrei em dificuldade financeira e tive que vender o veículo com o trato de efetuar a transferencia bem como o financiamento do mesmo com um prazo de 30 dias.Segurei o recibo até que fosse realizada as transferencias.O comprador vendeu o carro a um desconhecido sem me prestar satisfação e o veículo se encontra rodando em meu nome a mais de um ano.Ja fez 3 multas,gerando pontos na minha CNH e não consigo localizar o veículo.O comprador desapareceu e nunca mais deu notícias.Já fui na delegacia,detran,etc…mas infelizmente até agora nada.Autorizei o bloqueio através do banco,mas até agora não foi feito.Em Abril foi licenciado novamente e rodará mais um ano no meu nome.Estou sem saída.Me informaram que tenho que conseguir um advogado,fazer uma petição ao juiz para autorizar a busca e apreensão do veículo.Mas para isso eu preciso saber aonde ele está e assim ligar para o oficial de justiça para realizar a apreensão do mesmo.Alguem pode dar alguma sugestão para tentar me ajudar ?? Muito obrigado!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/07/2010 - 18:00
    Enviado por: Dani

    Fui fazer a vistoria no Detran e o carro não passou! Fui resolver os documentos e descobri que quem passou o carro pro meu nome não fez contrato d compra e venda e uma carta de desistencia e no detran não consta o meu nome porem o carro era financiado pelo Itauleasing(esta quitado) e no Itau foi passado pro meu nome tem como retirar do meu nome no Itau? não quero ficar com o carro que me foi dado por uma divida! o carro não tem nem mais o numero do chassi!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/07/2010 - 21:09
    Enviado por: Leticia

    Vendi meu carro a um mes e meio e não consigo com que o comprador assine a documentação de transferencia , ele se recusa a assinar. como deve proceder perante a lei para que o referido comprador possa ser acionado para que possa assinar a referida documentação de transferencia do veículo , caso continue a se negar como posso proceder para me acautelar junto ao detran . obrigado aguardo resposta !
    obs : o comprador não esta com a documentação do veículo, somente com o automóvel .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/07/2010 - 13:02
    Enviado por: gleide bonfim oliveira

    vendi esse carro em 1992 e nunca mas o vi eu acho que ele virou sucata pois não tem multas ipva só uma divida de dpvat 2009 93,87 2010 93,87 si for isso eu pago mais preciso tira do
    meu nome urgente o que eu faço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/07/2010 - 17:39
    Enviado por: Fernanda Rodrigues

    Meu pai e um amigo fizeram uma troca (compra) de caminhões (um ficou com o caminhão do outro); meu pai fez a transferencia (passou o veículo para o nome dele), mas o amigo dele diz que não pode transferir no momento por pendencias no SPC. Tem como meu pai fazer um documento ou uma declaração dizendo que todos os danos que venham a acontecer são de responsabilidade do amigo que comprou o caminhão? Se tiver como ele deve proceder? Tem que reconhecer firma do documento ou pode ser de próprio punho?
    Aguardo,
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/07/2010 - 23:47
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Esse é um negócio particular, então é melhor fazer um contrato e registrá-lo em cartório. No contrato coloque todas as exigências das duas partes.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/07/2010 - 16:26
    Enviado por: Fernanda Rodrigues

    obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/08/2010 - 22:23
    Enviado por: Ana Paula Onaga

    Em 2002 vendi um carro e na ocasião preenchi, assinei e reconheci firma do doc. de transferencia, porém não enviei cópia ao Detran por desconhecer tal procedimento. Somente em dezembro de 2009 tomei conhecimento que o veiculo não havia sido transferido pois a secretaria da Fazenda do Estado de SP me cobrava dívida de IPVA. Imediatamente fiz o bloqueio do veiculo junto ao Detran e entrei com recurso com a Secretaria da Fazenda enviando os comprovantes da venda do veiculo. O recurso foi indeferido. O que devo fazer ?
    Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2010 - 18:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Infelizmente isso é mais comum do que se imagina. Reúna todos os documentos que comprovem a venda do carro e contrate um advogado para questionar a cobrança na Justiça. Tente uma liminar para se isentar do pagamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/08/2010 - 23:03
    Enviado por: Rodrigo Morais

    Em Abril/10 comprei em uma multimarcas, um veículo financiado com placa de outro estado. Paguei $8mil de entrada e mais $600 de documentação (transferência). Hoje, 04 meses depois da compra, esse documento ainda não foi transferido para o meu nome, além de estar atrasado. Dizem que existe uma dificuldade entre os Detrans de SP e PE. O que posso fazer para resolver a situação? Estou sendo lesado, pois não estou podendo usar algo que paguei corretamente. Há a possibilidade de devolução do veículo com ressarcimento (entrada, documento, parcelas pagas, danos morais – devido a apreensão do veículo)? Grato pela atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/08/2010 - 00:49
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Se há dificuldades o problema não é seu. Procure um advogado e processe a loja por danos morais e ressarcimento de gastos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 20/08/2010 - 16:20
    Enviado por: Pietro

    Se alguém puder me responder ficarei muito grato mesmo Pois estou bastante preocupado!!!!

    Vendi um carro para um amigo em 2002. Nós fomos juntos até um cartório e abrimos firma e reconhecemos nossas assinaturas no Recibo de Compra e Venda do veículo.

    uer dizer, ele levou o recibo todo preenchido com os meus dados, os dele e tudo autenticado.

    Agora , em agosto de 2010 descobri que o carro continua em meu nome. Foi feita uma transferência de domicílo para outra cidade Petrópolis mas continuou em meu nome, com meu cpf.
    Esta pessoa já passou o carro pra frente, disse que foi para uma agência, e este outro comprador continua rodando em meu nome, inclusive tendo recebido multas, a últma em abril de 2010.

    Desde 2003 o IPVA deste veículo não é pago.
    nunca recebi nenhum comunicado de nada já que consta este outro endereço, em outra cidade, sendo que nunca morei nesta cidade e não existe nenhum comprovante de residência com meu nome neste endereço.

    Tirando toda a minha responsabilidade e ignorância na hora da venda, uns 99% acho, será que existe alguma solução?

    Obrigado .

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/08/2010 - 19:05
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A única maneira de resolver é contratar um advogado e tentar na Justiça se livrar das dívidas, o que será muito difícil. Bloqueie o carro no Detran e processe todos os donos poesteriores do carro.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/08/2010 - 13:30
    Enviado por: solange

    comprei um carro e não fizeram a transferencia do veiculo para o meu nome o que tinham prometido tomei 5 pontos na carteira provisoria perdi minha permisão o que fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/08/2010 - 14:14
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Só resta entrar na Justiça e tentar recuperar a carteira, ale´m de processar quem não transferiu o documento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/08/2010 - 09:25
    Enviado por: marcilia

    Oi, bom dia??
    Meu marido vendeu o carro para uma revendedora de veiculos em troca de outro, na mesma revendedora. O carro que vendemos para revendedora foi vendido para uma terceira pessoa que não transferiu o veiculo para seu nome. Essa tranzação já faz 8mezes. Já fomos varias vezes na revendedora tentar resolver e nada. Agora estamos querendo colocar a revendedora na justiça, por entender q ela é a unica responsalvel pelo nosso antigo veiculo. podemos fazer isso? como? por favor me ajude!!!! agradeço

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/08/2010 - 22:21
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Vocês estão corretos, a loja é a responsável por ese problema. Contrate um advogado e vá à Justiça para forçá-la a transferir os documentos e para exigir indenização por danso morais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/09/2010 - 08:48
    Enviado por: adriano

    vendi o carro, ele não foi transferido, na época acredito que nem foi reconhecido firma, tem multas, IPVA atrasado chega a quase 1.500,00, não sei qual o procedimento de agora adiante, meu nome esta bloqueado junto ai SIAF, gostaria de regularizar essa situação.

    1) sou obrigado a pagar este valor uma vez que a responsabilidade e de quem comprou?
    2)o que devo fazer primeiro? qual o primeiro passo?
    3) não possuo documento do veiculo?

    obrigado por me ajudarem..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/09/2010 - 19:20
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sem o documento do veículo pode ficar um pouco mais complicaso. Bloqueie o carro no Detran e vá à Justiça, por meio de advogado, tentar se livrar dos débitos e processar os proprietários que não realizaram a transferência do veículo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/10/2010 - 12:03
    Enviado por: ilson

    olá, me ajude fiz uma baita besteira.
    vendi meu carro para um rapaz assinei o recibo datado, o rapaz já me pagou porem ele ainda não transferiu e estou recebendo varias multas, tentei recebe-la e só recebi promessa.
    o que fazer se não tenho nada em minhas a não ser um documento antigo do carro e o primeiro nome do rapaz.
    ps. a multa já ultrapassa o valor do veiculo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/10/2010 - 19:25
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado, bloqueie o carro no Detran e processe o comprador na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 10/01/2011 - 15:26
      Enviado por: Fransuelle Moreira

      Olá,
      Eu também estou com esse mesmo problema!
      Vendi uma moto 07/08 para um senhor, senhor mesmo, já de idade, que comprou para a filha mais velha… Ele ficou de transferir, eu assinei o recibo, reconheci no cartório e o entreguei para ele… Mais pela falta de conhecimento, não sabia que tinha que entregar uma cópia autenticada no DETRAN e para me ajudar, ele deixou de pagar as 2 últimas parcelas da moto, pois ela estava financiada. O filho dele já tomou 8 multas, por ser menor e a filha dele também, esse senhor entrega a moto nas mãos dos filhos sem habilitação e eu estou desesperada… Queria saber se ainda respondo pelos atos deles, já que já assinei o recibo de compra e venda e já o entreguei para o comprador. E também queria saber, se de algum modo, posso reaver a moto? Eu não tenho habilitação ainda, mais pretendo tirar, será que por causa dessa moto, eu fico impedida de tirar a CNH? Por favor, se alguém souber como proceder… me ajude!
      Obrigada desde já

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/10/2010 - 20:59
    Enviado por: GILBERTO

    Amigos, tenho um problema parecido com os demais, vendi uma moto para um garagista há 7 meses atrás, que era de confiança pois já havia vendido outra moto antes para ele sem problemas, ele me pediu para não preencher o recibo(como fizemos também na primeira venda)pois iria revender para outra pessoa, eu fiquei com o recibo guardado até que ele vendeu a moto e me pediu o recibo para preencher e levar junto com outras motos para o Tocantins, acontece que ele disse que perdeu o recibo nessa viagem e não encontra mais o comprador, oque devo fazer pois ele não quer passar seus dados pessoais, só sei o seu primeiro nome e o seu endereço, oque devo fazer para bloquear a moto, fui no ciretran e eles me disseram que eu tenho que entrar na justiça, ele é apenas um funcionário da agencia, eu posso bloquear essa moto entrando na justiça contra ele,só com o seu primeiro nome e endereço ou eu terei que entrar na justiça contra a agencia??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/10/2010 - 21:42
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advbogado e entre na Justiça para conseguir o documento e processar o cidadão que perdeu o documento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/10/2010 - 19:32
    Enviado por: Rodrigo Souza-São Paulo-SP

    Olá!

    Estou com um problema semelhante ao do Gilberto, com um carro que vendi há dois anos atrás, entreguei o recibo em branco para um garagista e ele revendeu a outra pessoa e o mesmo desapareceu com o recibo em branco, a garagem fechou e o vendedor desapareceu da cidade, o carro está andando com o licenciamento do ano passado vencido, só que a pergunta que eu queria fazer e que ninguem conseguiu me responder é a seguinte, meu carro é do ano de 1987, uma belina, o mesmo ainda encontra-se em meu nome, oque gostaria de saber é p seguinte, o carro já está isento de IPVA, pois já tem mais de 20 anos, oque gostaria de saber é se o meu nome pode ser incluso no CADIN, Serasa ou SPC, se eu não pagar o DPVAT e o licenciamento do carro??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2010 - 21:21
    Enviado por: Gilberto

    Marcelo, tenho mais algumas dúvidas, como lhe havia dito anteriormente o comprador sumiu com o recibo da moto em branco, para eu entrar na justiça para pedir a baixa(bloqueio)eu tenho necessariamente que processar o comprador ou não? e no caso que eu ganhe a causa, a moto ficará bloqueada em meu nome ou ela será transferida automaticamente para o comprador? se ficar ainda em meu nome as taxas de licenciamento,dpvat e ipva serão isentadas?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/10/2010 - 21:42
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não é necessário processar, essa é uma etapa posterior, mas tem de ser via Justiça para conseguir regularizar os documentros. Se ficar em seu nome terá de pagar as pendências.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 29/05/2011 - 14:28
      Enviado por: Mozer

      Se o IPVA e o Licenciamento da moto estiver em dia, você pode pedir uma segunda via de CRV isso vai invalidar o CRV que estiver nas mãos do comprador.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/10/2010 - 22:12
    Enviado por: Gilberto

    Marcelo, eu quero apenas dar baixa(bloquear)essa moto, pois sei que ela e o recibo(em branco) não vão mais aparecer mais, as pendência no caso seriam a quitação de possiveis débitos de IPVA e licenciamento até o dia de hoje? a partir do ano seguinte estarei isento?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/10/2010 - 22:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sua pergunta jpa foi respondida duas vezes. Se ainda há dúvidas, por favor, procure um despachante ou um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/11/2010 - 20:29
    Enviado por: Gilberto

    Marcelo, consultei um advogado e ele me orientou a fazer um boletim de ocorência na policia comunicando sobre a venda da moto e uma acusação de que o garagista comprou a moto e a revendeu para outro entregando o recibo em branco, e mandou eu levar uma copia atualizada dos débitos da moto, que está andando a 4 meses sem licenciamento, Marcelo será que desse modo consiguirei bloquear(dar baixa) nessa moto ou ainda terei que abrir um processo??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/11/2010 - 22:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O procedimento recomendado é correto, mas receio que ainda assim terá de acionar a Justiça, pois nada garante que você conseguirá recuperar a moto ou o dinheiro gastos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/11/2010 - 23:10
    Enviado por: maria luiza

    Meu irmão vendeu um carro ano 1980 que está em meu nome,entregou o documento para o comprarador e não fêz a transferencia, descobri que meu nome estava inscrito no cadim por dpvat,licencimento paguei tudo,contratei um advogado para bloquear o veiculo,eu não tenho nenhum documento nem paradeiro do comprador.até agora o advogado não conseguiu bloquer o veic. O que eu devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/11/2010 - 21:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você já fez, procurou a ajuda de um advogado para resolver a questão. Não podemos fazer nada mais do que jpa foi feito. Confie em seu advogado ou troque de profissional.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/11/2010 - 22:15
    Enviado por: João Moraes de Abreu

    Comprei um veiculo com ipva atrasado 8 anos, caso eu pague estes 8 anos sem a devida transferencia, por não localizar o ex dono, estes comprovantes juntos ao detran me dá o direito
    de tranferencia.
    Abreu

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2010 - 13:11
    Enviado por: Mauricio

    Marcelo, não estou conseguindo vender uma moto minha para uma pessoa, ela é de aluguel(placa vermelha), comprei outra moto nova e também coloquei placa vermelha, quando eu e o comprador fizemos a pesquisa no site do detran está escrito: RESTRIÇÃO ADMINISTRATIVA, Bloqueios diversos, será que o Detran bloqueou essa moto automaticamente quando comprei outra moto de “aluguel” placa vermelha?? pois fiquei sabendo que não pode haver duas motos de placa vermelha com o nome de uma mesma pessoa, essa moto está bloqueada?? ou será que o licenciamento ainda virá em meu nome??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2010 - 17:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A moto está bloqueada. Porcure um despachante ou mesmo um advogado para ficar qual é a irregullaridade e tentar regularizar a situação na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/11/2010 - 19:07
    Enviado por: Roberto camargo-SP

    Marcelo vendi um carro no começo do ano e comuniquei a venda ao DETRAN enviando o xerox do recibo autenticado, acontece que o comprador ainda não fez a transferencia e não pagou o licenciamento de 2010 como haviamos combinado, Marcelo, gostaria de saber o seguinte, uma vez que fiz tudo corretamente e comuniquei a venda e bloquei o carro junto ao DETRAN já estou isento de pagamento de licenciamento a partir de 2011 mesmo que o carro continue em meu nome?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2010 - 19:15
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sim, mas você precisa ficar em cima do comprador. Se o carro continuar em seu nome você poderá continuar recebendo multas. Procure um advogado e processe o cidadão, se for o caso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/11/2010 - 19:26
    Enviado por: Roberto camargo-SP

    Marcelo, você disse que eu estou isento de pagar o licenciamento a partir de 2011 e o licenciamento que ficou para o comprador pagar de 2010? eu tbem estou isento??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/11/2010 - 12:30
    Enviado por: Raunita

    O problema que a gente confia nas revendedoras. Eu também troquei meu carro por um outro 0km em 2007 com uma volta de R$8.000,00, assinei o recibo e entreguei na concessionária chevrolett. Em agosto deste ano recebi uma notificação por ter estacionado na contra-mão numa cidade vizinha. Só aí descobri que nunca fizeram a transferência. Procurei a Concessionária Disbrava e eles (o gerente) informaram que foi golpe do vendedor que já não trabalha mais com eles, mas que iam resolver a situação. Descobri tb que a pessoa que comprou financiou o carro no Banco Finasa e nunca pagou nenhuma prestação, o IPVA está atrasado desde 2008. Até a presente data não resolveram nada,nem a multa eles pagaram, estou pensando em procurar um advogado para o caso. A pergunta é, quem paga os honorários do advogado?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/11/2010 - 16:48
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Quem paga é quem contrata. Você até pode pedir ao juiz que transfira o pagamento à outra parte, caso vença a causa, mas aí com seu advogado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 19:30
    Enviado por: FRAN MOREIRA

    Olá,
    Eu também estou com esse mesmo problema!
    Vendi uma moto 07/08 para um senhor, senhor mesmo, já de idade, que comprou para a filha mais velha… Ele ficou de transferir, eu assinei o recibo, reconheci no cartório e o entreguei para ele… Mais pela falta de conhecimento, não sabia que tinha que entregar uma cópia autenticada no DETRAN e para me ajudar, ele deixou de pagar as 2 últimas parcelas da moto, pois ela estava financiada. O filho dele já tomou 8 multas, por ser menor e a filha dele também, esse senhor entrega a moto nas mãos dos filhos sem habilitação e eu estou desesperada… Queria saber se ainda respondo pelos atos deles, já que já assinei o recibo de compra e venda e já o entreguei para o comprador. E também queria saber, se de algum modo, posso reaver a moto? Eu não tenho habilitação ainda, mais pretendo tirar, será que por causa dessa moto, eu fico impedida de tirar a CNH? Por favor, se alguém souber como proceder… me ajude!
    Obrigada desde já

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 19:34
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Só um advogado pode ajudá-la, você está sendo vítima de um golpe. Contate um advogado, processe o comprador e tente reaver a moto na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 20:12
    Enviado por: Paulo Cesar

    Marcelo, queria compra uma moto que está há 10 anos sem licenciamento, pois estava numa fazenda, se eu comprar essa moto eu tenho que pagar todos os IPVA desde 2001?? e o Dpvat devo pagar todos ou somente os dois últimos??
    um abraço!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2011 - 20:44
    Enviado por: Paulo Cesar

    Marcelo, mas eu li num site de um advogado que o seguro DPVAT só deve ser pago os dois últimos, os anteriores a 2010 não precisariam ser pagos, isso está correto??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2011 - 22:17
    Enviado por: Rodrigo Pedroso-São Paulo-SP

    Marcelo a minha pergunta é a seguinte, gostaria de saber se os débitos de Dpvat e licenciamentos também são incluídos no Cadin ou é somente o Ipva???, a partir de que valor de débito que a pessoa tem o nome incluido no cadin?

    Se o nome de uma pessoa for incluido no Cadin ela também vai para o Spc e serasa?
    aguardo sua resposta!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2011 - 22:59
    Enviado por: Rodrigo Pedroso-São Paulo-SP

    Marcelo, te fiz essa pergunta pois tenho um amigo que vendeu sua moto e não deu baixa no detran, ele entregou o recibo em branco para o comprador, a moto dele está há cinco anos sem licenciar, então somente os débitos de Ipva que vão para o Cadin?? e ele gostaria de saber se é verdade que os débitos de Ipva caducam depois de 5 anos? e qual valor minimo que a divida é incluida no cadin, pois ele disse que o nome dele ainda não está no cadin, aguado sua resposta!

    um abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 22:09
    Enviado por: Natan

    Olá, vendi uma moto a + de 10 anos e surpresa minha um dia recebi um boleto da secretaria da fazenda me cobrando dei uma olhada e era ainda divida da moto pois quem me comprou não passou para o nome e o pior não sei onde se encontra essa moto e se quer se ainda existe pelo documento já tem + de 8 anos que não é paga nenhuma das taxas do detran um dia encontrei um documento dela que tinha a placa e o renavam entrei no site do detran e foi ai que vi o que realmente se tratava,gostaria de saber se vou ter de pagar essa pendências para bloquear e se eu comprar outra moto agora se vou poder registrar em meu nome,tudo porque quem me comprou não passou para o nome dele e vendeu a outra pessoa que não sei o paradeiro, uma moto que se não me engano vendi no ano de 99

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2011 - 14:41
    Enviado por: Vania Silva

    Vendi um veículo em 02.2007 para uma agência de carro, quando entreguei o documento de transferência a pessoa disse que ela mesma iria no cartório autenticar assinatura e fazer a transferência.
    Isso não aconteceu, o carro continua no meu nome, e não tenho o documento de transferência.
    Não a agencia no qual vendi o automóvel não existe mais .
    Não sei o que fazer por que o detran somente bloqueia o veículo com o documento de transferência e eu não tenho.
    Preciso de ajuda para tentar resolver

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/02/2011 - 23:02
    Enviado por: Roberta Piccolo

    Prezado, boa noite!! O caso que vou contar é parecido com os demais acima. O meu sogro em 1997 vendeu um trailer para um circo. Em meados de 2009 recebeu uma notificação do CADIN para pagar o licenciamento. Vale ressaltar que o trailer é muito antigo e só é devido o licenciamento. Com receio de sujar o nome ele realizou o pagamento de 2009 e 2010.Ressalta-se que o circo faliu e não se tem mais notícias do paradeiro de ninguém. O meu sogro não tem o DUT e nem certidão do cartório da compra, tem somente a declaração do imposto de renda do ano da venda, ou seja, só me resta o ajuizamento de uma ação judicial. Qual ação judicial devo ajuizar? Aguardo resposta. Grata pela atenção!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2011 - 17:23
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e siga as orientaçõies dele. É o melhor a fazer. Existem algumas possibilidades e ele poderá encaminhar melhor esta questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/03/2011 - 20:15
    Enviado por: CASSIO

    OLA, VENDI UMA MOTO EM 2010 E O ESPERTO COMPRADOR AINDA NÃO TRANSFERIO O BEM PARA SEU NOME, EU NÃO SABIA QUE TINHA EU QUE TIRAR UM COPIA E AUTENTICA-LA DO RECIBO PREENCHIDO E RECONHECIDO FIRMA, SÓ TENHO UM RECIBO FEITO EM CARTORIO DE QUE EU TINHA VENDIDO A MOTO PARA (…) E QUE ENTREGARIA O RECIBO QUANDO DA COMPENSAÇÃO DOS CHEQUES (30, E 60 DIAS), O QUE FAÇO AGORA, POIS O COMPRADOR AINDA NÃO FOI MULTADO E QUERO TOMAR UMA PROVIDENCIA AFIM DE ME PRECAVER. AINDA TEM COMO COMUNICAR O DETRAN DA VENDA DO VEICULO? TENDO EU APENAS UM DOCUMENTO FEITO EM CARTORIO E RECONHECIDO FIRMA DAS NOSSAS ASSINATURAS?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2011 - 19:43
    Enviado por: REGINALDO

    A 3 anos vedi uma moto bis), datei o recibo e assinei , não tenho doc de recibo. Tive a surpresa ao consultar o Detran que existia 2anos que o cidadão não pagou o emplacamento no total de $850, como fazer para colocar um bloquei neste veiculo,
    sendo que não foi feito a transferencia ainda?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2011 - 21:49
    Enviado por: amarildo

    vendi um fusca em l986, o dono nao tranferiu, vendeu o carro e nao foi transferido, o cara pra quem eu passei suicidou e a viuva nao morava com ele qdo ele vendeu o carro, nao consigo localizar o carro devido ao tempo q faz, consta q o carro ainda esta no meu nome. Q lei me isenta de pagar o ipva e tx de licenciamento. o carro consta q esta com placas amarelas ainda. obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2011 - 20:49
    Enviado por: TABAJARA

    VENDI UM CARRO 79 EM 2005, PRENCHI O RECIBO, RECONHECI FIRMA E MAIS NADA, AGORA DESCOBRI QUE O CARRO AINDA ESTÁ NO MEU NOME, SÓ TEM DIVIDA DE LICENCIAMENTO, PROCUREI O COMPRADOR, ELE ALEGA QUE PERDEU O RECIBO E VENDEU PARA UM TERCEIRO, QUE NÃO LIGOU MUITO PARA DOCUMENTAÇÃO. COMO POSSO FAZER PARA TIRAR ESTE CARRO DO MEU NOME?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/05/2011 - 08:33
    Enviado por: dorival dos santos

    passei divida do veiculo porem segurei o recibo a divida não esta sendo paga como pegar o veiculo de volta de volta qual o primeiro passo.DEsde já agradeço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2011 - 15:46
    Enviado por: claudia adão

    Vendi meu carro em 2003 para uma agencia inocentemente passei o recibo em branco não fiquei com nenhum documento do carro.em 2004 recebi algumas multas do ES e o dono da agencia e o comprador me procuraram o dono da agencia disse que havia falido,e que o carro havia sido vendido para um deficiente fisico, e que o mesmo necessitava da minha autorização para passar o carro para o nome dele, e fazer as modificaçãoes, outra vez acreditei e passei uma procuração.O tempo passou e alguns anos depois sem contato nenhum recebi uma carta do estado dizendo que esu estava em divida com o mesmo.Não consigo contato com a pessoa que esta com o carro no Espirito Santo, anulei a procuração mas não sei o que fazer para sanar este problema, pois o carro continua no meu nome, os IPVA tambem de alguns anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2011 - 18:04
    Enviado por: simone

    Recebi um comunicado que estou na lista do cadin estadual, o motivo é o não pagamento de multas e IPVA, de uma motocicleta que vendi em 2006 e até a presente data o proprietário não fez a transferencia. Solicitei ao cartório que reconheci firma do recibo de compra e venda, e entreguei no Detran, o mesmo ja solicitou o bloqueio, porem a divida ainda consta em meu nome. Ja procurei o atual proprietário para que ele faça a quitação da divida mas o mesmo se recusa.
    O que devo fazer para que esta divida seja transferida ao novo proprietário, pois os débitos são após a venda da moto, não tenho como quitar essa divida

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/06/2011 - 19:06
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado para tentar se livrar dos débitos na Justiça e processar o comprador da moto por danos morais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/07/2011 - 23:09
    Enviado por: eduardo

    A MESMA COISA, vendi meu carro, o cara não transferiu e sumiu agora ja somei 36 pontos, de multas, o cara foi pra uma cidade bem longe da minha, florida Paulista eu sou de indaiatuba, não tenho os doc do carro, o detran daqui disse que naum pode fazer nada. E AGORA????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/07/2011 - 20:12
    Enviado por: Josiane

    quem manda ser boba!!!
    Comprei um carro e meu ex-marido que dirigia, ele pegou 53 pontos de multas e e os pontos foram para minha carteira, perdi minha habilitação.

    Eu assinei o recibo dia 09.09.2009, depois ele disse que vendeu, mas não transferiu
    Não consigo acordo com ele, quando ligo ele diz que o problema é meu, não sei onde anda o veículo.

    Por meio de uma reportagem fiquei sabendo que ele andava envolvido com roubo de lojas e estou desesperada com medo que ele esteja usando o veículo no meu nome.

    Por favor, preciso saber o que fazer

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/07/2011 - 18:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e tente realizar a transferência do documento do carro por via judicial. Bloqueie o carro no Detran.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2011 - 14:20
    Enviado por: silvania carneiro feitosa

    Gostaria de saber como posso fazer para consige tira a 2VIA,
    do recibo da motor do meu pai.Porque ele faleceu.Pois minha mãe que vende a motor mas não tem o recibo,porque meu pai andava com os documentos da motor e o recibo,quando sofre o acidente e veio a falece,estão roubaram todos os documentos dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/08/2011 - 22:08
    Enviado por: Jimmy Klawston

    Vendi uma moto titan 2009, preenchi o DUTE e assinei, tirei xerox somente com minha assinatura e reconheci firma da minha assinatura. So que a pessoa que comprou a moto nao assinou e sumiu, mas nunca havi. O que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/08/2011 - 20:08
    Enviado por: alex

    vendi uma moto financiada pela bv financeira para um amigo continuar pagando so que este amigo sumiu e nao ta pagando e tomou um monte de multa ja nao sei mais o que fazer ja to quase pederdendo minha cnh o que devo fazer o recibo ta comigo prenchido e reconhecido firma se alguem tiver uma solução me ajude.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/08/2011 - 09:47
    Enviado por: adriana

    tenho um carro ainda em meu nome que era usado por meu ex-marido,ele não pagou varios IPVAS e multas, vendeu o carro e o novo dono não fez a transferencia e também tomou muitas multas.
    IPVA é de 2002 a 2007 e multas desde 2006 até 2009 varias, solicitei o bloqueio do carro mais ou menos em 2008 e parece que multa pelo menos parou, como devo proceder pois estou recebendo cartas do cadin pedindo a regularizaçao dos IPVAS e das multas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2011 - 14:10
    Enviado por: Roger

    Olá, tudo bem?
    Antes de mais nada obrigado por um eventual esclarecimento ou direcionamento.

    Estou com a seguinte situação:
    Vendi uma motocicleta através de uma agência recomendada por diversas pessoas, mas o vendedor entregou a moto para o comprador, pediu o “DUT” para preencher os dados e entregou o “dut” sem assinatura e sem minha autorização para o comprador, me enrolando durante um mês antes de abrir o jogo.
    Mesmo assumindo o erro, a loja não se moveu para passar os dados do comprador (só tinha telefone celular no cadastro, que dava caixa posta direto).
    Esse comprador me demandou 6 meses pra conseguir efetivamente um contato, entre ligar para a caixa postal, ligar para referências, etc.

    Nesse meio tempo a “agência” fechou as portas e o comprador só me ligou pra dizer que perdeu o “DUT” e pedindo uma segunda via. paguei os encargos do meu bolso para resolver o ocorrido, mas quando entrei em contato pra fazer a vistoria, a pessoa disse que a moto estava batida e tinha vendido para outra pessoa para restaurar, me passando um telefone que nunca me atendeu.

    Já estou há um ano “em jogo de gato e rato” com esse comprador e ele fala que vai levar para vistoria e passa mais de mês sem atender, muda de celular, etc.

    O que posso fazer para conseguir efetivamente transferir essa moto para ele?

    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/08/2011 - 18:11
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Caso complicado.O mais indicado é procurar um advogado e ir à JUstiça para conseguir o documento e oficialmente se livrar do problema, além, é claro, de processar o comprador e o dono da agência por danos morais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2011 - 14:32
    Enviado por: Angela Carolina

    Há 4 meses comprei um carro em que o antigo dono disse que estava tudo ok e que só tinha que fazer o licenciamento desse ano e a transferência pro meu nome.Ele só me entregou o recibo mês passado e já estava assinado e datado desde de 2007 eu moro em Taubaté e o dono do carro no recibo em Guaratinguetá em todos os cartórios que fui o carro esta bloqueado por declaração de compra e venda e agora só posso licenciar o carro se o verdadeiro dono pedir a 2º via do recibo pois o mesmo foi rasurado,não sei mais o que fazer, não sei quais são os meus verdadeiros direitos por favor me ajudem compensa ficar com o carro ou devo pegar o meu de volta?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/09/2011 - 17:35
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e processer o antigo dono. É a única coisa a fazer. E leia com atenção o texto da reportagem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/09/2011 - 13:12
    Enviado por: Wilson

    Caramba! Fiz besteira.

    Me ajudem.

    Deixei um carro na concessionaria para vender.
    O veiculo tem $4.300 de débitos (multas ipva´s e licenciamentos).
    Pedi pelo carro $6.300. O dono da agencia me pagou $2.000
    Ficaram os debitos…

    Minha duvida é: Se eu preencher o dut e comunicar a venda ao detran. O comprador passa a ser responsável pelos debitos ANTERIORES A VENDA do veiculo? E caso ele nao transfira no prazo de 30 dias quem paga a multa pelo preenchimento…

    Ele quer fazer o comunicado de venda, mas to com medo de que ele não pagueos debitos…
    QUAL MELHOR OPÇÃO? wjadf@hotmail.com msn

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/09/2011 - 22:45
    Enviado por: José Iremar

    Comprei um carro no ano de 1999, uma Belina ano 79′. Passei o carro para o meu sogro antes que o recibo vencesse, ele prometeu transferir o veículo, mas isso não aconteceu, e passou o veículo a outras pessoas. Mas essas pessoas disseram ter vendido o veículo para o ferro-velho e não deram baixa. Agora, em 2011, a pessoa que me vendeu o carro, recebeu uma multa de trânsito em seu nome, e aí foi que descobrimos que o veículo não foi transferido e mais, se encontra desaparecido, já que a multa, não tem identificação do infrator. Sabemos apenas que o veículo foi multado no município de Santa Luzia em Minas Gerais, moramos em Juiz de Fora, e o carro foi licenciado aqui, em Juiz de Fora. Ele anda ilegalmente com esse veículo há 12 anos. Fui julgado e condenado à executar a transferência do mesmo, sob pena de multa diaria após o vencimento do prazo de trinta dias. Gostaria de saber, se o Detran faz a transferência com o veículo ausente.

    Obrigado – José Iremar dos Santos

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/09/2011 - 00:46
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O Detran não faz esse tipo de coisa, ainda mais em relação a um veículo que não existe mais. A cobrança terá de de ser feita na Justiça, e talvez você seja responsabilizado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/10/2011 - 11:55
    Enviado por: Paula Souza

    Bom dia

    Quero saber como proceder, pois vendi uma moto em 2010, já entreguei a documentação no Detran, mas não encontro a pessoa para quem vendi.Sendo que o mesmo assumiu em pagar as dívidas, e fazer o licencimento e esse mês já está com 2 licenciamentos vencidos, o que devo fazer , para tirar essas pendências do meu nome ?

    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2011 - 20:36
    Enviado por: paulo henrique martins silva

    vendi meu carro pequei cheque sem fudo 30 dias 4 dias carro trasferido no nome terceira pessoa o que fazer comprador sumil min da uma luz mutum mg

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/11/2011 - 16:52
    Enviado por: vitor

    Tenho um problema vendi uma moto um tempo atras só que dei o recibo em branco .Pois todo este tempo estão lisenciano no meu nome ja tentei bloquear mas não consigo o que devo fazer estou preocupado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/11/2011 - 20:26
    Enviado por: sandra

    comprei um premio 1986, em agosto de 2011 mas não consigo fazer com q o antigo proprietario me entregue o compra e venda.
    como o carro é do parana e eu estou em mogi das cruzes preciso tranfirir mas não sei oq sem este documento.
    e para agravar a cituação meu marido pagou o ipva do carro no banco e o caixa disse que o documento chegaria em casa mas ele esqueceu que o domicilio do carro é parana.
    conclusão, estou com um carro que esta com documentação em dia mas o documento foi parar no parana e estou com um carro em nome de outra pessoa que mal conheço não sei o que fazer me ajudem por favor.
    desde ja agradeço pela atençao e aguardo por uma solução.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2011 - 15:50
    Enviado por: sali

    Comprei um carro numa agencia, paguei financiado em 36x e nao peguei o recibo neim transferi.
    O dono faleceu, a agencia sumiu…
    O veículo continua comigo. o que devo fazer para transferir sendo que nao tenho recibo somente comprovante de pagamentos carne de financiamento quitado?

    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2011 - 11:17
    Enviado por: NATALINO B NETTO'

    Vendi um carro a mais de 2 anos e o comprador não transferiu, prenchi o recibo mas não tenho a cópia autenticada,não tenho como comunicar a venda do veiculo ao detran, e não encontro o comprador, tenho alguma saída para resolver esta situação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/09/2012 - 00:19
    Enviado por: audir

    Vendi minha moto parcelado. Estou com o dut em branco no meu nome. Como devo proceder para q n sofra cpm as multas q ele possa fazee e nem transfira p nome dele o isentando de me pagar

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: