Estado.com.br
Sábado, 25 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Vendeu o carro e foi multado. E agora?

Categoria: Assunto do dia

JOSUÉ RIOS – COLUNISTA DO JORNAL DA TARDE

Cada passo que o consumidor dá é como uma carta movida em um jogo – sempre há risco. Por exemplo: quando o sr. Furtado, o Consumidor, entrega o carro usado na revendedora como parte do pagamento de outro veículo e a loja pede a ele que apenas assine, mas não ponha a data e nem reconheça firma no Certificado de Transferência do carro usado, o sr. Furado (e todos nós) acredita na seriedade da revendedora e confia a ela o documento sem o devido preenchimento.

E é sempre assim – vivemos confiando em todo e qualquer fornecedor que põe o nome num luminoso na nossa frente. E aí mora o perigo, como diz a gíria.

Sim, porque em casos como o do sr. Furtado, tem sido comum as lojas explicarem que precisam que o documento do carro usado não seja completamente preenchido, uma vez que o veículo terá de ser revendido para um terceiro, e a negociação pode não se concretizar no prazo de 30 dias – prazo que o comprador de um carro tem para transferi-lo quando o documento é devidamente assinado, datado e reconhecida a firma em cartório.

E não dá outra: a loja revende o carro usado do sr. Furtado a um terceiro e, não raro, este, por sua vez, repassa o automóvel a mais um comprador…

Mas como? Isso mesmo que você pensou: nem a primeira pessoa que comprou o carro, tampouco os demais compradores, se dignam a fazer a transferência do veículo no órgão de trânsito competente – Detran ou Ciretran – e o veículo continua de mão em mão, só que constando o sr. Furtado como verdadeiro proprietário.

E daí? Daí a caixa de correspondência do infeliz do sr. Furtado começa a receber uma enxurrada de multas de trânsito cometidas pelos “novos donos” do carro, que nunca cuidaram de transferi-lo.

Sem receber informações sobre as sucessivas vendas do carro, os órgãos de trânsito continuam autuando o veículo e mandando a “bronca” para o pobre do sr. Furtado, a esta altura à beira de um enfarte com a situação. E, nesses casos, claro, além das multas, o antigo dono do carro vai acumulando pontos na Carteira de Habilitação até a perda do direito de dirigir.

O que fazer? Primeiro: o vendedor do carro, como no caso do sr. Furtado, deve evitar entregar o Certificado de Registro de Veículo (CRV) sem o devido preenchimento à loja de carro ou qualquer outro comprador do automóvel.

Segundo: o vendedor do carro, mesmo assinando, datando e reconhecendo a firma do documento de transferência em cartório, deve adotar mais uma providência indispensável, mas muito pouco conhecida. Qual? Deve tirar cópia do CRV, autenticá-la e entregar o documento no Detran, ficando com o comprovante da entrega.

Tal providência é determinada pelo artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro e faz com que, mesmo que o veículo não seja transferido pelo novo comprador, o antigo do dono do carro fique isento das punições, resultantes das infrações cometidas pelo comprador (ou compradores) que não fizerem a transferência do veículo no prazo de 30 dias como manda a lei.

Portanto, a providência do citado artigo 134 deve ser observada por toda pessoa que for vender o seu veículo para uma loja ou outro comprador qualquer.

E há o que fazer para quem não seguir a recomendação e receber as punições, como ocorreu com o sr. Furtado? Sim. Apenas a vítima de tal situação terá de recorrer à Justiça para se livrar das punições provocadas pelo comprador do carro que não fez a transferência.

Mas nesse ponto a boa notícia é que a Justiça tem cancelado todas as punições, pois, legalmente, a propriedade de carro se transfere com a entrega física do bem, e não só com o registro no órgão de trânsito.Voltarei ao assunto.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

76 Comentários Comente também
  • 14/10/2008 - 13:39
    Enviado por: Rafael Rodrigues

    Ola gostaria de sabe uma coisa:
    Estou querendo compra um carro
    Mais o documento esta no nome de uma firma
    mais essa firma ja falio. Como que eu fazo pra deixa o documento em dias?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2008 - 20:54
    Enviado por: rosangela

    qual o prazo de guarda documentaçao do carro que vendi?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2008 - 20:56
    Enviado por: rosangela

    qual o prazo para guardar recibo de venda de um automovel usado?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/12/2008 - 20:44
    Enviado por: ROMULO OLIVEIRA

    vendir meu carro para uma loja no dia 30/10/2008 (dei como sinal na compra de outro veiculo) , assinei o documento de registro do veiculo e datei: 30/10/2008 no documento. Contudo passado quase 02 meses, a loja ainda não vendeu o veiculo. O que faço?, eu posso ainda madar para o detran-PA a copia (não autenticada) do documento assinado e datado sendo que eu colocarei os dados da loja compradora? ou espero eles venderem?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2009 - 09:32
    Enviado por: Joice

    Ola! meu pai vendeu o carro em uma garagem e a mesma vendeu, mas a pessoa q comprou nao passou pro nome dela e a garagem fechou, chegou uma multa e nao sei como preceder.
    nao tenho nenhum doc do carro em mãos.
    o que devo fazer?! Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/06/2009 - 13:55
    Enviado por: Marcio André

    Vendi um carro e o novo proprietario não transferiu. Ja venceu o IPVA e como preciso tirar certidões negativas para a empresa sempre tenho problemas em virtude das taxas do veículo não estarem em dia. Gostaria de saber o que posso fazer para resolver a situação imediatamente. Muito obrigado…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2009 - 16:42
    Enviado por: Ricardo f. de marco

    Olá, vendi uma moto á 5 anos, agora apareceu umas multas no meu nome e descobri que o bem ainda esta em meu nome, inclusive a dividas de ipva e licenciamento, não tenho nenhum documento que comprove a venda do veículo, ainda não recebi as notificações das multas, mas os pontos ja constam em minha CNH, pontos suficientes para perda da mesma, como proceder ?
    e ainda posso dirigir ?

    RESPOSTA DO BLOG: Se você não tem como provar que a moto não é mais sua, sem possuir quqalquer documento, não há o que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/09/2009 - 14:29
    Enviado por: rodrigo adalberto gonçaalves

    vei para mim uma multa assim dia 10/0909 (descrição da infração)não registrar veiculo no prazo de 30 dias sendo q a moto já esta no meu nome deste de 14/01/08 o q eu faço.

    RESPOSTA DO BLOG: Busque mais informações no DEtran e conteste com a ajuda de um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2009 - 20:36
    Enviado por: Carlos

    Vendi meu carro em 1994 um fiat 147 e o mesmo n~~ao foi transferido até o momento, tomei conhecimento pela correspondencia do cadin, agora set/09 pedindo regularização, já fui em vários deptos (Detran/delegacia policia/poupa tempo/defensoria publica) email ao Detran e nada até agora POR FAVOR AJUDEM-ME não sei mais o que fazer, lembrando que naquela época assinavamos o recido e datavamos o mesmo (não tinha registro em cartorio) e agora!!! não tenho nenhum documento e não sei onde se encontra o veiculo, desde já agradeço a todos.

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer no seu caso, já que não possui documento algum e nem sabe do paradeiro do comprador. Seu desleixo fez com que você ainda seja dono do veículo legalmente. Consulte um advogado e veja se ele encontra uma saída, mas será difícil.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/06/2010 - 11:13
      Enviado por: Alexandre

      Carlos, estou com o mesmo problema que o seu ..por acaso conseguiu resolver ?

      Poderia me ajudar!

      Att,

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/07/2011 - 21:45
      Enviado por: Leonardo

      Estou com o mesmo problema que o seu poderia ajudar/ obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2011 - 11:45
      Enviado por: GERSON NEGREIROS

      AMIGO ENTRE EM CONTATO COM A OUVIDORIA DO DETRAN DE USA CIDADE OU ESTADO PASSE TODOS OS DADOS QUE ACHE NECESSÁRIO VIA EMAIL E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR TELEFONE SEU PARA QUE ELES ENTREM EM CONTATO,ELES TEM COMO SABER ONDE ANDA SEU VEICULO OU ATÉ POSSIVELMENTE SE ELE ESTA OU NÃO APREENDIDO, USE BEM SUAS PALAVRAS PARA QUE SE TRANSPAREÇA AMIGÁVEL A ELES E TENHA UM MELHOR ATENDIMENTO ISTO ACONTECEU COMIGO E ATRAVÉS DA OUVIDORIA DO DETRAN DE SC DE ONDE SOU FUI MUITO BEM ATENDIDO E ATÉ O REGISTRO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA DESTE VEICULO EU TIVE ACESSO QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO COMIGO E TE PASSO MAIORES ESCLARECIMENTO GERCONEG@HOTMAIL.COM

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/10/2009 - 11:17
    Enviado por: Carina Pires

    Bom dia!

    Em 2003 um amigo deixou o seu carro em uma loja, para que fosse vendido. Então, o lojista vendeu e repassou o valor combinado para o meu amigo. Acontece que agora em 2009, começaram a chegar multas e ipva atrasados em sua residencia, ou seja, o novo proprietario nao transferiu o veiculo para o seu nome. E para piorar essa loja fechou, porem, consegui encontrar o endereço do sócio.

    Então, queremos ingressar com uma ação!

    Qual ação cabível?

    Obrigação de fazer em face da loja,e busca e apreensão do veiculo? e pedindo que a loja informe o nome da pessoa q esta com o carro?

    Alguem pode me ajudar, e se puder me repassar algum material sobre o caso em tela?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2009 - 10:00
    Enviado por: Wanderson Tavares

    Olá, bom dia, infelizmente encontrei pessoas com problemas parecidos com um meu neste site. A aproximadamente 10 anos atrás troquei meu carro em uma agência, esse carro foi vendido o comprador não o transferiu, contudo o recibo foi datado o dono da agência tirou uma cópia dele mas não o autenticou, esse carro não está mais no meu estado e multas começaram a chegar, e para piorar as últimas multas com foto(radar) me parecem que não é mais o meu carro(clone), eu pedi o impedimento dele, mais só isso acho que não basta e agora?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2009 - 10:19
    Enviado por: valter junio

    ola cara td bem??
    bom aproveitando a defesa gostaria de perguntar uma coisinha eu fui operado no joelho fiz fisioterapia e estou ate hoje fazendo o reforço muscular mas nao diantou anda fui atras parasaber do ocorrido descobri q houe um erro medico sem contar q o outro tbm quebrou devido ao escesso de esforço por farta do outro e agora o q eu devo fazer quero idenizaçao detalhes eu operei pelo sus esperrei muito tempo e a gora eles jaerrarao mais uma vez e me atrasarao muito me ajude

    obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Seu caso é grave. Não se trata mais de uma relação de consumo, pois erros médicos estão relacionados diretamente ao bem-estar. É possível pedir indenização por danos morais, mas você precisará contratar um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 13:40
    Enviado por: Paulo

    Olá,

    Recebi a multa por atraso no registro de veiculo, porque o despachante fechou e me deixou com o prejuizo, nesta situação tenho chance de ganhar o recurso?

    Obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo temos a mínima ideia, mas não custa tentar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2010 - 11:46
    Enviado por: Maria Angela

    Já enviei por algumas vezes recursos de multa, e nao recebi respostas dos mesmos, se aceitos, se nao aceitos ou muito pelo contrario.

    O detran costuma dar uma satisfacao sobre o resultado do recurso? Ou o recebimento do formulário da multa, que as vezes percebemos nao haver tido tempo hábil para o recebimento e análise do recurso, já é uma resposta?

    Alguem já teve uma resposta oficial sobre o recurso?

    Grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 13:42
    Enviado por: Jean T. Mourão

    Boa tarde,

    Em 23 de Setembro de 2005, vendi uma moto em uma garagem, datei o recibo no nome e CNPJ da garagem.
    Reconheci firma em Cartório, tirei uma cópia, voltei pra garagem em entreguei o recibo assinado e reconhecido firma para ele poder executar a transferência.

    passados 5 anos (Fevereiro 2010), recebi uma autuação para a suspensão do direito de dirigir e em anexo constavam 6 multas. Daí, pesquisei na internet e vi que o veículo consta em meu nome.
    Detalhe, a garagem só poderia vender o veículo depois de ter transferido o documento para a garagem, pois estava assinado com o CNPJ e Razão Social da Garagem.
    Mas não foi o que ocorreu.
    Então fui em busca de mais detalhes, fui a uma delegacia, e eles imprimiram pra mim um boletim de ocorrencia relatando as multas. Existia uma pessoa de 22 anos, sem habilitação, tirando “racha” com a moto em uma rodovia.
    Hoje a moto está presa, mas eu estou com esse processo para resolver.

    De acordo com o Artigo 134 do CTB
    mesmo que o veículo não seja transferido pelo novo comprador, o antigo dono do veículo fica isento das punições, resultantes das infrações cometidas pelo comprador (ou compradores) que não fizerem a transferência do veículo no prazo de 30 dias como manda a lei.

    Há outro porém, o veículo foi vendido em 2005. E até 2008 ele foi licenciado. Mas nunca chegou em minha residência nenhuma correspondência de IPVA ou Multas

    Eu tenho em mãos: Certidão do Cartório onde Reconheci firma da venda do veículo, Boltim de Ocorrencia informando não ser eu o Condutor do Veículo e Um Boletim de Ocorrencia que eu fiz posteriormente comunicando a polícia que desde 23 de setembro de 2005 eu não tenho posse do veículo.

    Gostaria de Saber um pouco mais sobre o que a lei me apoia para eu montar minha defesa ao detran.

    Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: O melhor a fazer é procurar o Procon ou um advogado especializado. VOcê vai ter trabalho para montar o processo, mas provavelmente ganhará. Se for de São Paulo, o Procon de lá tem um departamento especializado no assunto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 20:38
    Enviado por: Odila Perez

    Boa noite.
    Vendi um veículo em 2006 para um estacionamento, reconheci firma do documento e tirei uma xerox para guardar. Passado alguns meses comecei a receber multas, fui até o estacionamento, mas o mesmo tinha fechado. Enfim, não consegui mais saber com quem estava o veículo. Levei o documento no Detran para bloquear o veículo, e continuei a receber multas. Agora, fiquei sabendo que o meu nome está no Cadin. o que fazer?
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Só resta entrar na Justiça questionando a inclusão. Depois processe o comprador que não fez a transferência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/03/2010 - 12:02
    Enviado por: Valeria

    Boa Tarde!
    Em 23/10/2001 vendi um veículo e fui no cartório para reconhecer firma em 2005 depois de alguns anos comecei a receber multas, fui ao cartório e consegui a declaração do reconhecimento de firma da transferência do veículo e também fui a um despachante para saber como resolver o problema, preenchi uma declaração referente a venda do veículo e um documento de bloqueio do veículo para o delegado de polícia da divisão de registro e licenciamento mas até agora continuo recebendo multas e todo mais como se o carro fosse meu, o que devo fazer e onde devo ir para resolver isso? Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 21:03
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Já deveria ter sido resolvido pelas providências que você tomou. O mais rápido e seguro agora é uma ação judicial pedindo a solução do problema e desconsideração das dívidas em seu nome.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 14:57
    Enviado por: Valeria

    Boa Tarde!
    como descrevi meu problema e a resposta que obtive foi que “Já deveria ter sido resolvido pelas providências que você tomou. O mais rápido e seguro agora é uma ação judicial pedindo a solução do problema e desconsideração das dívidas em seu nome”, preciso de m ais uma ajuda para entrar com essa ação judicial onde tenho que ir no juizado de pequenas causa ou tem algum outro orção onde possa fazer isso sem gastar muito? Muito obrigado!.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/03/2010 - 01:04
    Enviado por: Motta

    Ve3ndi um carro em 2006 , fui no cartório com o comprador ele assinou tudo, autenticamos mas ele ainda não passou para seu nome somente agora em 2010 eu recebi duas multas. Não tenho cópia do documneto. O que eu faço? O casrtório o nde eu rconheci a firma pode me ajudar?O banco onde eu quitei o financiamento pode me ajudar? Como ele não passou para meu nome eu posso tira segunda via do registro do veículo? Até tenho o tel do comprador mas ele não me atende….

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/03/2010 - 21:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O mlehor a fazer é bloquear o carro no Dentra, contratar um advogado e judicialmente se livrar da titularidade do carro. Depois, processe o comprador.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2010 - 18:25
    Enviado por: ademar

    eai! eu vendi um carro eo comprador nao transferiu o recibo ja esta preenchido , e passou o plazo de validade . queria saber como fazer para bloquear o documento do carro, pois tenho o xerox do recibo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2010 - 20:46
    Enviado por: marcio

    vendi um carro e só assinei o comprovante não datei e perdi o contato com o comprador
    o que devo fazer, para tranferir ou bloquear.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/06/2010 - 21:05
    Enviado por: Ronaldo Jose Seramim

    Olá, Também vendi o carro, assinei e reconheci firma. Mas o vivente não transferiu, ele foi para o Rio Grande do Sul, fez multa…. eu fui atraz mas não o encontrei. Tenho em mãos um documento da revendedora de veículos que vendeu o carro para mim, datado em 2008. O que devo fazer…?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/06/2010 - 23:15
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procurar um advogado e regularizar o documento no Detran. Em seguira, processe o comprador que não regularizou a questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/07/2010 - 08:50
    Enviado por: josivaldo neves

    tranferi a divida de um carro financiado pela Sofisa, fui ao cartorio,nao fiz comunicado ao detran, entreguei os documentos para a financeira.Feita atranferencia pensei que estava tudo resolvido passado 5 anos, o carro se encontra no meu nome, multas e ipvas em atraso, o comprador passou o carro para um terceiro. Conclusao,o carro nao sei onde esta, so sei que esta financiado pelo Unibanco para este terceiro, com gravame, este terceiro nao pagou as prestaçoes(estao em seu nome) pedi o bloqueio do carro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/07/2010 - 16:08
    Enviado por: neves

    vendi um carro que estava financiado pela SOFISA em 2002,fui ao cartorio com o comprador, entreguei a documentaçao na financeira, feita a transferencia da divida, hoje o carro ainda se encontra em meu nome, multas e ipvas em atraso, financiadpelo UNIBANCO,e com gravame em nome de um terceiro,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/08/2010 - 22:25
    Enviado por: Silvio

    Pessoal preciso de uma ajuda..

    Vendi meu carro para uma revenda no final de junho, não assinei o comprovante de transferência (deixei procuração) e no ínicio de julho, algum funcionário da tal revenda tomou uma multa. Recebi há uns 10 dias a multa e encaminhei à revenda para que tomassem providências. Até este momento, a multa continua constando na minha habilitação. Entrei em contato para que efetivassem a transferencia dos pontos para o condutor mas só me enrolam. Gostaria de saber que tipo de medidas seriam cabíveis neste caso. Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2010 - 18:18
    Enviado por: Olivaldo

    Meu caso foi bem parecido com esse texto: vendi o carro pra um amigo, ou melhor amigo da onça, e assinei o documento do carro e até autentiquei em cartorio, mas nao datei nem coloquei pra quem vendi, agora estou morando em outro estado e acessando a site do detran descobri uma serie de multas. Entrei em contato com o mui amigo e ele me falou que nem lembra mais pra quem vendeu. E agora o DETRAN disse que so via justiça e tentei ate fazer um BO dando queixa da situacao, mas ne a policia diz que é com ela, será que vou ter que procurar um advogado mesmo? por favor pessoal me ajudem

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/09/2010 - 21:27
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Só mesmo um advogado para ajudá-lo na Justiça a se livrar dos débitos e a processar os donos do carro que não fizeram a transferência.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2010 - 11:53
    Enviado por: sidneia ferracini

    meu filho vendeu um carro em 2005,preencheu com os dados do comprador ,assinou,datou e reconheceu firma. em maio de 2009 recebeu uma carta do cadim ,procurou o comprador do veiculo e ele não tinha passado pro nome ainda, foi no cartorio fez um documento e entregou no ciretram pra evitar mais plobremas, o comprador se comprometeu de novo a pagar as multas e fazer a transferencia. agora consultou o cadim e seu nome ta la como devedor,oque fazer?pois esta comprando uma casa pela caixa e temo não sair o financiamento por isso.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2010 - 17:34
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e tente na Justiça liminar que o isente das dívidas e que retir o nome do cadastro. Depois tente regularizar a documentação e processar o comprador.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/12/2010 - 16:16
    Enviado por: Elisabete

    meu marido vendeu uma moto que tinhamos e confiando no carater do comprador deu para ele o recibo de compra e venda e ele garantiu que na próxima semana iria transferir o documento, ficamos assim tranquilos e atév esquecemos do veículo por um tempo. Agora a mais de quatro anos começaram a nos chegar várias multas de outro Estado (bahia)moramos na cidade de Arujá na grande São paulo e estamos desesperados sem saber o que fazer, pois o cartório diz que se soubermos a data que passamos o veículo eles resolvem o problema de bloqueio,enfim já fomos no detram,no ciretram, cartório e não encontramos solução porque não sabemos a tal data. Se houver alguém que possa nos ajudar peço nos ajudem encarecidamente não sabemos mais o que fazer estamos desesperados.Depois de tanto sacrifício ainda por cima meu marido não podia tomar multas já que está tirando a cnh.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2011 - 15:33
    Enviado por: Antonio Mauro Meneghin

    Vendí um automóvel em 2007 e o comprador me pediu um tempo para transferir. Aguardei e ele cumpriu a palavra só que no dia da assinatura (19/09/07), me deu o nome, rg., cpf, etc. de uma outra pessoa moradora em Jundiai-SP. Sucede que agora, dezembro/10 recebí notificação e multa feita pela Secr. Munic. de Transportes em Jundiaí. Entrei em contato com a pessoa constante no recibo e esse me disse que já vendeu para outro. Eu tenho xerox autenticada do recibo de venda pelo mesmo cartório que reconheceu minha assinatura. Pergunto: Cabe busca e apreensão do veículo, ou bloqueio do documento?. Haja visto que a minha profissão é Motorista e não posso ter pontuação na carteira e essa multa me rendeu 3 pontos. Por favor quem puder me ajudar a elucidar esse caso, pois sou completamente leigo em compra e venda de autos, agradeço imensamente a atenção e me contatem por favor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/05/2011 - 11:42
    Enviado por: Josinele Maria de Oliveira Vieira

    Segui todos os passos, porém perdi o comprovante de entrega do CRV,fiz até o bloqueio anos atrás, agora passado alguns anos estou recebendo multas e pontuação na carteira e detalhe na foto das multas somente a placa corresponde ao veículo que eu tinha, mas o carro é outro, mesma marca, porém é outro carro, o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2011 - 12:48
    Enviado por: cristina aparecida bortoloti

    Bom Dia, veni um carro em janeiro de 2011, fui no cartório e registrei com o nome dele, mas não fiquei com cópiua agora recebi uma multa do mesmo carro, que problemas eu terei???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2011 - 19:48
    Enviado por: jonatas

    vendi meu carro na agencia, agencia por sua vez o revendeu e o novo propietario nao tranferio o carro, ja chegou inumeras multas, eu tenho a xerox do crv prenchido com o nome e endereço do novo dono,como faço para recorrer junto ao detran?? preciso pagar essas multas?? e os pontos na minha cnh? oque eu faço??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/06/2011 - 20:08
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e processe na Justiça os compradores. Depois recorra ao Detran para se livrar das multas, mas tudo via judicial. Legalmente o carro ainda é seu.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/08/2011 - 13:01
    Enviado por: Victor Souza

    Vendi um veículo para o meu ex-cunhado em 2007, preechi todos os campos do recibo e tirei uma cópia autenticada. O veículo não foi transferido e quando resolvi pedir o bloqueio descobri que havia perdido a minha cópia do documento. Como o veículo pegou fogo e foi vendido para um desmanche, o recibo original também não existe mais, contudo ainda tenho contato com o primeiro comprador. Há algum modo de resolver isso através de uma declaração do comprador ou algo do gênero?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/08/2011 - 20:44
    Enviado por: Ellen Tomaz

    Vendi um carro de minha propriedade 04/2011 e até momento o comprador não realizou a transferência. Não fiz o comunicado de venda do veiculo, pois o novo comprador ficou de reconhecer firma na cidade dele – Guarapuava/PR – e me enviar a copia autenticada da assinatura dele.

    Possuo em mãos cópia (autenticada) do recibo devidamente preenchido e assinado por mim e pelo comprador, mas somente com a minha firma reconhecida, mas o DETRAN/PR exige que a assinatura do comprador tb esteja reconhecida para realizar o Comunicado de Venda.

    O novo proprietário realizou uma multa, mas foi autuado em flagrante, então tenho como prova o Aviso de Autuação que o veiculo esta em seu poder.

    O que posso fazer para regularizar a situação?
    Como faço para bloquear o veiculo, tem qual o custo?

    Desta já agradeço a atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/08/2011 - 21:35
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure a ajuda de um advogado para processar o comprador e tentar reaver o carro de volta e indenização por danos morais. O bloqueio do carro deve ser comunicado ao Detran, de preferência pessoalmente, e normalmente não tem custos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/09/2011 - 14:51
    Enviado por: Daniel

    Muito obrigado pelo comentario me ajudou muito.

    Daniel

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2011 - 19:57
    Enviado por: Francisco

    Sou de Belo Horizonte e vendi um veículo em 2003 para um primo em Salvador Bahia. Dei a ele o CRV assinado e com firma reconhecida. Ele não transferiu e vendeu o veículo para outra pessoa e entregou o CRV a essa pessoa e não sabe o paradeiro dessa pessoa e eu não tenho cópia desse recibo.
    Como faço para tirar esse veículo do meu nome aqui no Detran MG?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 15:07
    Enviado por: karina

    Ola, vendi um carro em 12/2010 e estou como recibo datado e reconhecido em cartório, porem o novo dono ainda não transferiu para o nome de e veio uma multa em meu nome.Eu já tinha colocado um impedimento no carro na delegacia.O que eu devo fazer?
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2011 - 14:07
    Enviado por: ieda

    Olá,eu me chamo ieda,e fiz algo que me arrependo muito,que foi tirar uma moto para uma pessoa no meu nome,e hoje essa pessoa veio na minha casa dizendo que recebeu algumas multas na qual ela alegar nao ter culpa pois acredita que a moto foi clonada,mas o que eu quero saber é se o fato de a moto estar no meu nome e se ela estiver realmente sido clonada serar que eu terei de alguma forma que responder por algo que eu nao cometir? gostaria de saber se existir alguma lei que encubra uma pessoa boba como eu.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2011 - 18:10
    Enviado por: Renato

    Olá, vendi meu carro em março/2000, e foram vendendo este carro um para outro sem transferir e sem fazer nada com ducumentos na epoca não tinha copia do recibo compra/venda reconhecido firma mas em 2004 consegui copia deste recibo, este carro bloquiei no Detran, mas estão me cobrando IPVA e Multa, já entrei recurso no cadim pelo IPVA e das multas desde de 2000 o que deve fazer. grato Renato Santo Andre- SP

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/09/2011 - 21:56
    Enviado por: uilson

    Óla
    vendi um veiculo em 2006 datei e reconheci firma, e a pessoa não transferiu o veiculo e a pessoa levou multa e meu nome esta no cadin, oque eu devo fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/09/2011 - 18:46
    Enviado por: Juliana

    Olá, gostaria de saber qual ação cabível para esta situação? vendi o carro e após recebi multa, e vou entrar na justiça com qual ação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/10/2011 - 10:49
    Enviado por: Wagner

    Bom dia! Em janeiro do ano passado vendi meu veículo à uma agencia, e assinei o certificado de compra e venda, e reconheci firma no cartório do Capão Redondo, para que a transferencia fosse efetuada. Porem, até hoje tal não foi realizada, e esta semana recebi uma multa em meu nome deste veículo. Gostaria de saber o que posso fazer sobre esta multa, ou então sobre o veículo. Existe alguma forma de bloquea-lo, ou então tira-lo do meu nome? Tenho a nota fiscal da agencia que vendi o carro somente.
    Obrigado e um ótimo dia!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2011 - 08:22
    Enviado por: calbertto7

    comprei um carro numa agencia. marcaram a vistoria do meu carro sendo que 0 final da placa é 9.
    na hora da vistoria,não pode concluir, por constar multas ( do antigo propietario ).
    o detran me deu 5 dias para resolver o problema comuniquei a agencia de carros, a mesma não pagou e perdi a vistoria.
    devo fazer algum boletim de ocorrencia na delegacia contra a agencia???
    como proceder?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/10/2011 - 20:56
    Enviado por: Gustavo

    Primeiramente, parabéns pelo blog, aprendi muitas coisas aqui! Ainda assim, estou com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Vendi meu carro esta semana a uma garagem e o garangista me pediu para não assinar o recibo pois ele pretende revendê-lo, entreguei todos os documento a ele. Garantiu que assim que vendesse, me chamararia para assinar, contudo, assinamos um contrato de compra e venda com timbre da garagem dele. No contrato diz que estou isento de qualquer reponsabilidade civil, penal ou administrativa por qualquer evento ocorrido a partir da assinatura deste contrato, transferindo todas as responsabilidades para ele. O contrato foi assinado em duas vias, por mim, pelo garagista e por duas testemunhas. Enfim, contratos como estes realmente têm valor judicial?
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/10/2011 - 17:50
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sim, tem valor judicial, por mais que haja algum problema. Por via das dúvidas, é melhor consultar um advogado de confiança apenas para verificar se não há nenhuma inconformidade.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/11/2011 - 18:04
    Enviado por: Luiz Fernando

    Olá!
    Parabéns pelo blog.

    Vendi, há quase três anos, uma moto e entreguei o recibo ao comprador, assinado apenas por mim, e reconhecido firma, na fé de que ele iria transferir o veículo. Pura ilusão.
    Ele vendeu a moto a outra pessoa, que também não transferiu e cometeu quatro infrações gravíssimas. O máximo que possuo é uma cópia autenticada do recibo preenchido apenas por mim, e reconhecido firma.
    Se eu não agir rápido, os 28 pontos referentes às multas vão parar na minha carteira.
    Não consigo fazer o comunicado de venda ao Detran, o comprador não assinou o recibo; apenas eu o fiz.

    Você pode me ajudar?

    Obrigado!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/11/2011 - 17:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Infelizmente não. O que você tem de fazer é procurar um advogado e ir à Justiça para provar que não tem responsabilidade pelas multas. Depois processe os compradores das motos por danos morais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/11/2011 - 09:21
    Enviado por: julio mello

    bom dia vendi um veiculo em 2000, fiz o bvloqueio por falta de transferencia depois de um tempo o mesmo ate hoje nao foi transferido meu nome esta no cadim, como devo proceder pois não acho mais a pessoa me mudei para o interior e não tenho mais nada pois ja se passaram quase 10 anos

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: