Estado.com.br
Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Tire as dúvidas sobre seu contrato de casa própria e sobre o valor da prestação

Categoria: Assunto do dia

A Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste do Brasil (AMM) organiza a “Semana do Mutuário” – um plantão de atendimento gratuito ao público – agendado para de 3 a 5 de setembro na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O advogado Tiago Antolini, diretor da AMM, diz que a “complexidade dos contratos, os imprevistos e alterações de cenário a que estão sujeitos contratos de longa duração, os abusos e ilegalidades cometidas contra os compradores provocam situações inesperadas e graves aos mutuários.O problema é que as pessoas não conhecem seus direitos, se deixam levar pelo que pensam e acabam perdendo seu imóvel. Queremos alertá-las e orientá-las para que possam se defender”.

Em seus quase 10 anos de existência, a AMM já ajudou muita gente a livrar-se do pesadelo da casa própria. A entidade, que atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, é mantida por cerca de 9 mil associados mutuários.

A AMM fica na avenida Paulista, 2001, Conj. 606, São Paulo. O telefone é 0800-772-9660.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

374 Comentários Comente também
  • 02/09/2008 - 13:40
    Enviado por: celso freitas

    Comprei uma casa pela coperativo 8 anos atras na epoca a casa sairia por 45 mil, já paguei 30.000,00 mil e os donos da coperativo alegam que devo mais 30 mil dissendo que é residuo.
    Ainda não recebi nenhuma das promissorias que assinei e já paguei, no emprendimento que comprei a casa era pra ser 90 casa mais 2 predios mais só tem 20 casas.
    Depois de saber que algumas pessoas entraram na justiça não paguei mais ou seja devo as ultimas 24 prestações de 450,00 mais saldo pra comretar os outros 30 mil que devo.

    tenho receio de perder minha casa. me de uma dica do que tenho que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/10/2008 - 15:26
    Enviado por: elaine

    comprei uma casa em um condominio fechado com 18 casas, e no contrato fala que a casa seria entregue no praso de 120 dias, esta data chegou ao final e nao me entregaram a casa ainda, qual seria meus direitos? o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/06/2011 - 13:36
      Enviado por: Norma

      Comprei um apt na planta e o prazo de entrega seria outubro de 2010,a construtora prorrogou para abril de 2011,nao entregaram,e agora prorrogou para agosto.
      O que devo fazer pois to morando de aluguel,meu contrato do aluguel vence em julho.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/12/2008 - 19:37
    Enviado por: Jose Luis Gonçalves

    Tenho uma divida com o Estado de uma que constitui e nao dei baixa na mesma, gostaria de saber se o estado pode tomar minha residencia sendo a unica que tenho.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2008 - 19:53
    Enviado por: Eliana

    Boa noite, meu pai é mutuário da CEF, contrato em 1985 em 276 meses. Ele não foi beneficiado na anistia com a alegação que quando ele firmou contrato para a compra do imóvel ele ainda havia um apartamento adquirido através da COHAB ainda em seu nome, porque estava em processo de venda.

    Na próxima semana ele pagará a última parcela deste contrato, e quando tento acessar a 2ª via do boleto a mensagem é “Contrato Decursado”, andei lendo mais sobre a próxima etapa que pede para procurar a agência onde firmou o contrato.

    A prestação é 212,00, pergunto…O que podemos esperar para a próxima etapa já que sinaliza um valor Teórico da dívida em 183.000,00 aproximadamente, ele é aposentado da PM.

    Desde já, obrigada pela atenção.

    Eliana Sena

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 12:02
      Enviado por: Marcos Lima

      Eliana, bom dia!

      Estou passando pelo mesmo probelma, acabei de acessar o site da Caixa para pegar a ultima prestação do meu contrato e consta a mesma informação ” Contrato decursado “, você já tema a informação da Caixa o que significa este palavrão!.

      Obrigado
      Marcos Lima

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/01/2009 - 13:21
    Enviado por: Regina Célia Lopes

    OLá,
    Um imóvel que terá um novo proprietário a partir de fevereiro, depois de quanto tempo este novo proprietário poderá passar o imóvel para o nome de um terceiro ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2009 - 12:12
    Enviado por: daniela

    Olá,

    Comprei uma imóvel na planta, com data prevista de entrega para “dez/08 ou 1(um) mes apos a assinatura com o agente financeiro”, podendo atrasar em “até 180 dias caso seja justificado por problemas de força maior da construtora”.
    Acontece que o imóvel não foi entregue, e está longe de ser concluido, tenho as seguintes dúvidas:
    O prazo vigente é dez/08 + 180 dias justificado?
    E essa assinatura com a agente financeiro? não consigo fazer financiamento sem a conclusao da obra.
    Quais são os meus direitos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/02/2009 - 20:03
    Enviado por: SILMARA RODRIGUES

    TENHO UMA CASA EM MEU NOME E NO NOME DO MEU EX NOIVO,SÓ Q ELE VENDEU ESTA CASA E EU NEM FIQUEI SABENDO, E EU NÃO ASSINEI NENHUM CONTRATO PARA A VENDA,E NEM RECEBI NENHUMA PARTE DA VENDA, SÓ Q O NOVO PROPIETARIO DA CASA NÃO PASSOU A CASA NO NOME DELE AINDA,EU QUERIA SABER SE EU TENHO ALGUM DIREITO NESTA CASA,A CASA ESTA NO MEU NOME TAMBEM,E EU NÃO CONSIGO FINANCIAR OUTRA CASA,O QUE POSSO FAZER? DESDE DE JA MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2009 - 12:25
    Enviado por: Bruna Barbosa

    olá, gostaria de um esclarecimento e alguns conselhos.
    comprei um terreno no qual um senhor criava animais, ele não é dono do terreno, apenas ocupa. fui conversar com ele para que retirasse os animais e ele se recusou alegando que era proprietario do terreno. entrei com o pedido de posse , na primeira audiencia foi negado. Agora este senhor esta preparando o terreno para construir algo. Gostaria de saber se na proxima audiencia eu conseguir ganhar eu terei que reembolsa-lo por tudo que ele esta fazendo no momento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2009 - 13:43
    Enviado por: williye vitor da silva

    ola o meu contrato vai vencer em abril eu tenho que pagar o mes de março ?
    se eu pagar de março ate abril eu tenho mais trinta dias pra sair da casa ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2009 - 01:27
    Enviado por: Ivan Aparecido

    Vendi meu apartamento, não recebi a entrada e a compradora atrasou 5 parcelas e 7 condominios e tambem não está mais no imóvel, que faço ? entro no imóvel ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/03/2009 - 19:33
    Enviado por: Carlos Alberto

    Boa noite amigos,como faço para pegar o nada consta de imóvel, eu vendi minha casa,passei a
    escritura para o novo proprietário,será que o
    meu nome ainda vai constar no cartório de re-
    gistro de imóveis como proprietário desse mes-
    mo imóvel?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2009 - 10:30
    Enviado por: maristela

    Olá! eu vendi uma casa financiada pela caixa e o comprador não passou as prestações para o nome dele. ele está pagando direito há 5 anos, mas eu me preocupo com o futuro. o que posso fazer para a pessoa passar a dívida para o nome dela. acho que é muito caro para transferir por isso eles não o fazem. obrigada pela resposta. sou do Paraná.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2009 - 10:38
    Enviado por: Monika

    Bom dia, ha uns 22 anos atras meu pai fez uma troca de imovel com um vizinho nosso so que nao foi feito nenhum papel registrando isso, como no quintal mora mais uma familia, esta dando um rolo, pq ele dizem que a casa foi eles que deram de doação e nao foi isso, pois o antigo dona comprou de um morrador anterior que passou a trocar com meu pai, tds residencia foram invadida ha anos atras alguns tem escritura pois tiveram uma condição melhor financeira e registraram no cartorio outros como eu nao fez isso, e esse vizinha atual de quintal fala que nossa casa é da porta pra dentro que é um faovr que faz deixando passar pelo seu quintal, obs.: meu pai é falecido ja, tem algo que posso estar fazendo para poder reslver isso. como uma contrato de troca com o antigo morador e registrar em cartorio, estou meia sem saber o que fazer, espero uma ajuda qualquer uma. Grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2009 - 20:30
    Enviado por: ivana buarque

    Fui pegar o boleto de pagamento da minha ultima prestação da casa no site da Caixa e não saiu, diz CONTRATO DECURSADO, o que significa isso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/04/2009 - 09:30
    Enviado por: Patricia

    Bom dia,comprei um apt°em senador camara mas só me passaram a chave já fez 2 anos e agora descobri que o apt° e de herdeiros,não tenho nenhu documento + tenho testemunhas amiga dos moradores antigo,como devo fazer ,ouvi falar en documento de gaveta me oriente por favor,poxa tenho 2 filhos e tenho medo de me tirarem o apt° q comprei com tanto sacrificio mesmo sendo em comunidade carente(favela) era o que posso deixar para as crianças me ajudem a resolver esse problema

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/05/2009 - 20:55
    Enviado por: josé juceli alves barreiros

    comprei uma casa em 2005 e fiquei de receber em 2007, só que até agora não recebí, o que devo fazer

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2009 - 12:13
    Enviado por: cristiano

    Fechei contratato para construção de uma casa em julho de 2007. a construtora deveria entregar a casa em 1 ano. Até o momento a casa está na metade. Vai completar 2 anos. Quando ameacei processar a empresa, ele me notificaram dizendo que a causa do atrado é minha, que não aprovei os orçamentos que são fora do padrão? O que fazer? Posso processa-los?
    Estou pensanso em solicitar todos os orçamentos, aprova-los, registrar em cartorio. Isso é valido?
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/05/2009 - 17:43
    Enviado por: adeilda muniz

    sou mutuária da cef desde 1990, porém encontro-me com 8 prestações em atraso, devido ao um problema de saúde, fui acidentada em casa e fiz uma cirúrgia de coluna e coloquei 6 pinos, estando em tratamento de saúde, fazendo fisioterapia para reabilitação funcional. tinha feito um acordo com a cef para pagar as prestações, mas fui exonerada do cargo de direção e tive uma perca no meu sálario de 450,00 reais, não estou com condições de pagar as prestações da casa no momento. o que devo far , pois recebi um comunicado dizendo que o imóvel iria para leilão? estou muito aflita.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/05/2009 - 17:46
    Enviado por: adeilda muniz

    sou mutuária da cef desde 1990, porém encontro-me com 8 prestações em atraso, devido ao um problema de saúde, fui acidentada em casa e fiz uma cirúrgia de coluna e coloquei 6 pinos, estando em tratamento de saúde, fazendo fisioterapia para reabilitação funcional. tinha feito um acordo com a cef para pagar as prestações, mas fui exonerada do cargo de direção e tive uma perca no meu sálario de 450,00 reais, não estou com condições de pagar as prestações da casa no momento. o que devo far , pois recebi um comunicado dizendo que o imóvel iria para leilão? estou muito aflita.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/05/2009 - 18:58
    Enviado por: Claudia

    Prezados
    Comprei um imóvel na planta, após assinar o contrato que o corretor deixou na imobiliária para anexar com o memorial descritivo e as testemunhas assinarem, fui fazer pesquisa na internet e vi que no contrato precisava constar a data da entrega da obra, quando solicitei isso ao corretor ele ficou bravo, me ofendeu e me disse que eu estava inventando coisa.
    No mesmo dia o dono do terreno me ligou dizendo que se eu quisesse desistir da compra ele me devolveria o dinheiro, 10% do valor do imóvel, eu disse que não queria desistir e fiquei aguardando o contrato ficar pronto com correções, eles decidiram não me vemder mais a casa e quando fui na imobiliária ele me disse que não tinha mais nada comigo que eu fosse procurar o dono do terreno.
    O dinheiro que paguei só recuperei hoje, 15 dias depois sem juros nem correções, onde fica o desgaste emocional, descriminação, porque para os outros moradores ele deu o contrato antes mesmo de pagar a entrada,
    Quero processa-los, é possível? Não tenho a cópia do contrato, só tenho a transferencia do dinheiro da minha conta para o dono do terreno e a devolução do dinheiro para minha conta.

    Grata

    Claudia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/05/2009 - 17:41
    Enviado por: MARCIANO PEREIRA DA SILVA

    VENDI UMA CASA PARCELADA SÓ QOE O MORADOR
    NÂO QUER MAIS PAGAR AS PARCELAS, AGORA QUERO TOMAR A CASA DEVOLTA.
    COMO QUE UE DEVOFAZER PARA TOMAR
    ESA DESIZÃO .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/05/2009 - 05:01
    Enviado por: Carlos Alvares

    Prezado comprador,

    Se você comprou imóvel e está insatisfeito com o andamento da negociação ou do empreendimento que lhe custou caro, isto não deveria ocorrer. Existem leis que lhe protegem e lhe garantem seus direitos. Com certeza pode e deve ser resolvido.

    Você, como todos, deve ter pago pela SATI, ASSESSORIA IMOBILIÁRIA (0,88% do valor do imóvel a vista), ela, conforme tenho constatado, tem sido cobrada de forma ILEGAL.

    Todo comprador que se sentiu obrigado a assinar o contrato com a SATI/SAT ou ATI ASSESSORIA IMOBILIÁRIA, tem DIREITO à devolução do valor que pagou. Isso mesmo, tem o direito a devolução do que pagou. É evidente que as imobiliárias/empreendedoras dirão que a cobrança foi feita de forma correta. Temos percebido que a maneira como é feita a cobrança da SATI não é correta.

    Caso seja do seu interesse o contrato pode ser rescindido e você ter de volta grande parte do que já pagou. NÃO é somente 10% ou 20% como algumas empreendedoras colocam em seus contratos.

    Entre em contato para podermos orientá-lo na devolução do que foi pago ou no que gostaria de fazer.

    Carlos Alvares
    berodriguess@yahoo.com.br

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/06/2009 - 14:52
    Enviado por: Erivane Soares

    Gostaria de saber o que é CONTRATO DECURSADO?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/06/2009 - 21:57
    Enviado por: vanessa

    Oi, comprei uma casa q tem escritura publica.Só q esta casa nao esta no nome da pessoa q comprei.No caso sou a segunda compradora.No negocio foi dado um carro financiado para depois so da quitaçao transferir a escritura para meu nome.Sendo q eu so tenho o contrato de compra e venda do primeiro comprador.O da proprietaria mesmo nao sei nada.No caso de eu quitar esse carro. O contrato dele p/ mim eu consiugo transferir a escritura p/ meu nome?
    Ou se tiver algum modelo de contrato q eu possa usar da proprietaria para primeiro comprador e para segundo (no caso eu). Como seria esse contrato?
    se puderem me ajudar
    agradeço desde ja

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/06/2009 - 08:32
    Enviado por: bruno

    olá gostaria que me tiraseem uma duvida, é o seguinte, estou para começar a fazer casa, o terreno esta em nome da minha namorada, o que posso fazer para que a casa fique em meu nome? obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2009 - 10:37
    Enviado por: charles maciel porcinio

    Gostaria de uma orientação.
    Vendi uma casa que financiei na cef em são paulo
    faz +- 10 anos o comprador ate hoje não passou pro nome dele e não tirou meu nome da casa ,
    ele atrasa presações e meu nome vai pro serasa sempre .
    Pergunta posso fazer outro financiamento , mesmo meu nome estando no fin. em outra casa ?
    moro no sul agora ,e ainda não fui ver sobre fin.
    gostaria antes de uma orientação Posso aciona-lo judicialmente e obriga-lo a retirar do meu nome?

    Obrigado Charles

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2009 - 15:12
    Enviado por: ROGERIO

    Sou mutuario da caixa e fiz um contrato de gaveta vendendo o imovel, no contrato o comprador tinha o prazo de 03 anos para transferir o financiamento, mas ele vendou para um terceiro, o novo comprador esta a 160 dias atrasado com as parcelas, meu nome esta sempre protestado e não consigo localizar a pessoa para quem eu vendi e o novo comprador diz que não tem como transferir o financiamento para ele, posso pedir a reintegração de posse da casa????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/06/2009 - 13:34
    Enviado por: Dilma

    Boa tarde,minha tia tem 78 anos é viuva e não tem filhos ela gostaria de mim vender a casa que mora para que os irmaos nao venham a brigar quando ela falecer. Gostaria de saber se nao ha nenhum impecilho devido a idade dela, ela vai permanecer na casa enquanto viver quero saber qual tipo de contrato devo fazre.
    att

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/06/2009 - 19:59
    Enviado por: Marcos Cristiano

    Gostaria de passar o terreno do meu pai (vivo) para meu nome, e preciso saber o que devo fazer para conseguir isso?Onde devo ir? Se preciso pagar alguma quantia?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/07/2009 - 19:31
    Enviado por: Adriano

    Boa noite ,meu pai tem uma divida com o Estado,juntamente com minha mãe,que esta de sócia no contrato social,são várias dívidas,meu pai está com mal de alzaimer, tem 80 anos e minha mãe tambem está muito doente com 61 anos,ambos possuem somente esta residência ,gostaria de saber se o estado pode toma-la, sendo a unica que possuem,ou o que devo fazer? Podem me orientar?

    Att.: Adriano

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/07/2009 - 23:14
    Enviado por: Isabel Patricia

    eu e meu marido compramos uma casa pronta da construtora, os valores das parcelas são reajustadas pelo cub, só que a parcela ficou pesada para nosso bolso, visto que o trabalho de meu marido foi reduzido, gostaria de saber se eu quisesse trocar a minha casa por outra de menor valor ou de financiamento mais baixo, se a construtora pode aceitar, já que no contrato tem uma clausula que se eu paguei 60%do imovel recebe somente 40 % isto é legal??eles não teriam que dar o valor final ou apenas cobrar juro ou uma taxa algo desse tipo??se me auxiliar em alguma questão , agradeço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/07/2009 - 12:24
    Enviado por: silvia

    vendi minha casa pra uma pessoa mas confiei nela e esperei alguns dias pra receber o dinheiro deixei ela entrar na casa agora ela fala que nao tem o dinheiro
    o que posso fazer quais sao os meus direitos.
    desde ja agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/07/2009 - 19:08
    Enviado por: Marceli

    Estou vendendo meu aptº pela caixa e ja assinei o contrato que esta em analise no cartorio, pedi um prazo de um mes p/ entregar as chaves, so que não consta isso no contrato da caixa, o cartorio é que vai registrar esse prazo da entrega das chaves? Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/07/2009 - 10:15
    Enviado por: LAurindo Monteiro da Silva FIlho

    Quero comprar uma casa propria e gostaria de saser tudo sobre o contrato para eu não entrar em roubada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/07/2009 - 09:00
    Enviado por: ANTONIO MARTINS DA SILVA FILHO

    OIE AMIGO PEÇO-LHE UMA ORIENTAÇÃO COMPREI UMA CHAVE DE UMA CASA FIN. PELA CAIXA ENCONOMICA E TEM MUITAS PARCELAS EM ATRAZO QUERIA SABER COMO FAÇO PRA RESOLVER A CITUAÇAO DA MESMA.

    RESPOSTA DO BLOG: Que situação? do que é que você está falando? Se há atraso, renegocie o pagamento e quite a dívida. Não há outra saída.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2009 - 12:43
    Enviado por: Nathalya

    Nos temos uma casa,aonde minha mãe colocou no nome dos 5 filhos,mas meu padrasto quer tomar a casa da gente,sendo que a casa também esta no nome dos 2 filhos dele também,ele quer ficar com tudo,a casa é da minha mãe,ela que construiu e fez inumeros emprestimos pra isso,e ele não ajudou em nada,temos como provar isso.Como faço para evitar que ele passe a casa para o nome dele,sendo que a escritura esta conosco,e esses dias estava guardando as roupas dele e vi uma escritura da casa aonde ele pegou do cartorio,como ele conseguiu fazer isso,pois eu sou a mais velha e unica maior de idade,como ele conseguiu pegar os documentos da casa no cartorio sem meus documentos?Ele e minha mãe estão separados e estamos procurando uma forma de coloca-lo para fora?quais meios legais podem ser usados?Sendo que não queremos que ele nem se aproxime da casa.

    Obrigada Nathalya

    RESPOSTA DO BLOG: É uma confusão tão grande que só um advogado especializado em direito da família pode ajudar. Contrate um.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/08/2009 - 13:14
    Enviado por: Andreia

    Oi, tenho um imovel de contrato de compra e venda, no meu nome e de meu ex marido, eu quero vender o imovel, mas ele não aceita, gostaria de saber se posso entrar com uma ação exigindo a venda.

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/08/2009 - 10:38
    Enviado por: adriana nascimento figueiredo

    vendi uma casa mais os compradores se negam a passar a escritura pois so tenho em maos um contrato de compra e venda feito no cartorio como eles se negam a passar a escritura poço pasar para outra pessoa porque quero pedir um emprestimo no banco mais nao poso porque a escritura esta no meu nome ainda o que devo faser?

    RESPOSTA DO BLOG: Não pode vender para outra pessoa. Contrate um advogado e tente reaver a escritura na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/08/2009 - 11:34
    Enviado por: patricia

    oi boa tarde resolvir mudar de cidade pedi minha irma p alugar minha casa..ela fez um contrato de 6 meses so q passou 2 e eu quero voltar.o q tenho q pagar p a pessoa me entregar a casa…….

    RESPOSTA DO BLOG: Você pode alegar que precisa do imóvel para morar, mas o inquilino tem o direito de exigir na Justiça o cumprimento do contrato, já que o mesmo não teve nem 50% do tempo cumprido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/08/2009 - 09:26
    Enviado por: josiane

    Bom dia
    Oi, tenho um imovel de contrato de compra e venda, no meu nome e de meu ex marido, eu quero vender o imovel, mas ele esta foragido da justiça a 08 anos, gostaria de saber o que posso fazer para que eu possa realizar a venda do imóvel? sendo que eu sou a 1º titular da venda e o imóvel é da CDHU
    Att,
    Josiane

    RESPOSTA DO BLOG: Em nosso entendimento, não há nada a fazer, já que é necessária a assinatura de seu ex-marido. Consulte um advogado para ver se ele encontra alguma alternativa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/08/2009 - 22:37
    Enviado por: rosangela

    to com uma duvida o dono da minha casa pediu a casa qto tempo tenho de prazo para sair e sera que tenho que pagar o aluguel durante esse tempo
    por favor me responda obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Geralmente o prazo é de 90 dias e você tem de pagar enquanto estiver morando na casa, indepenendentemente do pedido de devolução do imóvel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/08/2009 - 22:05
    Enviado por: Raul Carlos da silva

    tenho um financiamento de imovel pela caixa o qual ainda nao foi entregue, mas ja pago o seguro a um ano e meio, porem nao estou satisfeito com o mesmo por ser um vilage, tenho interesse em pegar uma carta de credito tambem pela caixa teria como trasferir esse imovel e o financiamento para outra pessoa para ter a possibilidade de pegar essa carta?

    RESPOSTA DO BLOG: Não é possível, mas não custa pedir uma opinião de um gerente da Caixa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/08/2009 - 12:35
    Enviado por: Carolina Alves

    Comprei uma casa em março de 2008, pagamos até então, mas com esta crise financeira e trabalho com vendas de moto não estou conseguindo cumprir com a minha obrigação pois agora em vez de receber 2500,00 como era de costume recebo 1200,00 e não consigo mais arcar com o pagemanto da prestação que é de 460,00. Será que consigo entra com uma revisional contra CEF?

    RESPOSTA DO BLOG: Não. Só dá para tentar renegociar, mas tenha em mente que o banco não tem a obrigação de fazer qualquer negociação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/08/2009 - 15:03
    Enviado por: Caroline Ferraz

    comprei uma casa da CDHU com contrato de gaveta com o propietario, só q aluguei e essa pessoa forneceu a informação ao censo, e agora a CDHU descobriu, é verdade q corro o risco de perder a casa para minha inquilina, asssim porque ela q mora no imóvel?? por favor preciso que alguem me diz o q tenho q fazer!!

    RESPOSTA DO BLOG: Você corre o risco d eperder o imóvel, mas para a própria CDHU, já que há uuma irregularidade grave. É melhor contratar um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/08/2009 - 20:49
    Enviado por: luciane dos santos fernandes

    tenho uma casa em meu nome,sou amasiada,mais comprei sozinha e aqui não tem escritura,tenho dois filhos de menores,gostaria de por no nome deles,pra uso e fruto meu como faser isso?por favor me responda,muito obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: A quantidade de irregularidades é grande. Vai precisar de um advogado para elaborar na prefeitura uma escritura e só depois poderá transferir para quem quiser.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/08/2009 - 21:13
    Enviado por: aparecida

    Boa-Noite, sou inquilina de uma residencia da cdhu, faz alguns meses.e este mes chegou uma carta da cdhu para a proprietaria avisando que esla esta con as prestações suspenças e a cdhu vai tomar medidas juridicas.fui ate a proprietaria e a informei,mas ela pode perder o imovel? eu poderia entrar em contato com a cdhu e manifestar a vontade de ficar com o imovel e acertar a divida? e sera que isso de ação judicial ela pode perder este imovel mesmo,ela tb tem uma execução fiscal com a prefeitura do imovel.o problema é que ela sempre nega isso tudo quando vamos perguntar pra ela se ela quer vender o imovel/ o que devo fazer

    RESPOSTA DO BLOG: A proprietária pode perder o imóvel, que será retomado pela CDHU e irá a leilão. Não há como atravessar o procedimento e tentar ficar com o imóvel, já que ele pertence a outra pessoa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/08/2009 - 11:32
    Enviado por: marcia

    olá ,quando um imovel esta com as prestações atrasadas e tb o iptu o proprietario podee vender para outra pessoa ,se estes debitos ja estao sendo cobrados judicialmente

    RESPOSTA DO BLOG: Pode tentar, mas vai ter tantos problemas no processo que qualquer advogado recomenda que não se faça a venda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/08/2009 - 16:38
    Enviado por: gilmar lima

    Meu pai (vivo) tem uma escritura onde consta 2 terrenos, gostaria de passar 1 terreno para meu e o outro para um tio. O que devo fazer para conseguir isso?Onde devo ir? Se preciso pagar alguma quantia?
    OBS: Eu moro em 1 terreno e meu tio mora no outro. e tenho mais 3 irmãos todos de maiores.

    RESPOSTA DO BLOG: Para fazer uma transferência simples procure um cartório de imóveis. Se houver pendências outras, contrate um advogado. E taxas e comissões precisarão ser pagas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2009 - 11:22
    Enviado por: paulo

    sou mutuario do cdhu, posso financiar outro imovel utilizando fgts grato

    RESPOSTA DO BLOG: Não pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2009 - 22:28
    Enviado por: Yramaya

    minha mae ganhou uma casa da cdhu e me deu. Eu murei, reformei e agora eu gostaria de vender mais ela nao aceita.O q eu devo fazer? Sera q eu tenho direito a casa, sou eu quem pago as parcelas, o iptu…

    RESPOSTA DO BLOG: Se a casa ainda está em nome dela, e ela não quiser vender, não há o que fazer. Você teria de provar na Justiça que ela doou a casa para você.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/09/2009 - 12:09
    Enviado por: raffa

    ola meu companheiro comprou um apto no centro sendo que me colocou como adquirente do imovel sendo 50% do imovel agora ele quer a minha metade do apto o que faço?

    RESPOSTA DO BLOG: Procure um advogado e questione na Justiça a atitude dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2009 - 15:35
    Enviado por: fernanda Lima

    Boa tarde.
    Bom, estou trabalhando em uma empresa só que eu estou procurando em emprego mais próximo da minha casa, rescentemente fiz uma entrevista, deixei bem claro que ainda estava trabalhando, dias depois a empresa que fiz a entrevista me ligou dizendo que a vaga era minha, então perguntei pra pessoa que me ligou se ela tinha certeza de que a vaga era minha e se eu podia pedir demissão da outra empresa, aí ela disse que sim, pois bem , pedi demissão na empresa que até então eu estava trabalhando, depois disso o RH da outra empresa me ligou dizendo que a vaga seria concorrida por mim e por mais outra pessoa e até agora eles não me deram resposta, só que eu já fui lá entregar os docs para a admissão, e mais uma vez eles me disseram que agora não tinham mais certeza e agora eu estou cumprindo aviso, não tenho mais a vaga que me prometeram, e agora o que eu faço, poso processar a empresa por isso, estou prestes a ficar desempregada por falta de responsabilidade e de respeito da empresa comigo.

    RESPOSTA DO BLOG: Se você tiver como provar que foi enganada, pode mover processo contra a empresa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2009 - 15:38
    Enviado por: Ana Paula

    O que pode acontecer, se alugarmos uma casa financiada pela caixa?o inquilino ficou seis meses o contrato foi só verbal, pois como locatario foi transferido do trabalho para outra cidade teve que alugar o imovel e completando seis meses o locador pediu o imovel ,pois foi transferido novamente para a cidade e precisaria da casa para morar.O inquilino se recorrer ele tem direito na casa, pode causar algum problema para o locador

    RESPOSTA DO BLOG: Ocorreram muitas irregularidades no negócio. Se o inquilino fizer uma série de questionamentos na JUstiça, o locador poderá ter problemas sim. Procure um advogado para se precaver.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/09/2009 - 18:14
    Enviado por: Nelson Filardi

    Minha mãe vendeu um imóvel pela CEF e todos os documentos já foram assinados e o dinheiro foi depositado em conta poupança. Porém, alguns documentos entraram em exigencia e isto já corre a 2 meses. O inquilino que comprou o imóvel deixou de pagar o aluguel do mesmo e se recusa a pagar com o pretesto de que o negocio já foi concretizado. O negocio ainda esta pendente pelas exigencias ocorridas. Pergunta: Minha mãe tem o direito de continuar recebendo o aluguel deste imóvel até que tudo fique corretamente acertado ou isto não procede?

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, mas ela só conseguirá isso acionando o comprador na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2009 - 11:18
    Enviado por: Rogerio

    Eu vendi um apartamento do CDHU faz uns 3 anos, fiz contrato de gaveta e tudo mais, só que a pessoa que comprou ainda não passou para o nome dela e com isso não consigo financiar outro imovel e o pior a pessoa não esta pagando as prestações onde sujou meu nome.
    Por favor o que dvo faser?

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado para tentar desfazer os erros que você cometeu. É a única forma. Quem faz contrato de gaveta corre uma série de riscos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2009 - 14:33
    Enviado por: PAULO

    COMPREI UM TERRENO DEI A ENTRADA 200.00 REAIS MANDA FALARAN QUE EU PODIA CONSTRUIR POIS O CONTRATO CHEGARIA 2 SEMANAS DEPOIS , CONSTRUI FIZ FINACIAMENTO ,AGORA A IMOBILIARIA ALEGA QUE NÃO VAI MANDAR MEU CONTRATO ELA DIZ QUE É PARA EU DERRUBARRAR. MAS ELES ME MANDARAM O CARNE DE PAGAMENTO ,CONTINUO PAGANDO SERTO ELES TEM ALGUM DIREITO DE TOMAR O TERRENO DEVOLTA ME AJUNDEM.POR FAVOR .OBR

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não podemos ajudar. Você fez um negócio irregular. Contrate um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/09/2009 - 17:15
    Enviado por: Poliana

    Olá! Comprei uma casa há alguns anos, e não passei para meu nome, apenas tenho contrato de compra e venda. Ocorre que agora que quero passar, descobri que o antifgo dono faleceu. Oque faço? Existe algum meio de fazer um inventário extrajudicial apenas deste bem?

    RESPOSTA DO BLOG: Você precisa contratar um advogado para conseguir as procurações dos herdeiros e os documentos respectivos para regularizar a situação e passar a casa para o seu nome.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/09/2009 - 20:58
    Enviado por: Natalia Coppe Ramos

    Olá estou com um contrato de aluguel em são josé do rio preto, e saio a minha casa propria em mirassol -SP gostaria de saber se a lei protege contra o contrato da imobiliaria para mudança de endereço??
    se existe alguma lei que dá pra quebrar esse contrato com a compra da 1º casa própria…Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo existe lei neste sentido. Uma coisa não tem a ver com a coisa. Se você romper o contrato de alguel, terá de arcar com multas e outras sanções previstas no contrato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2009 - 09:49
    Enviado por: Gislaine

    Olá…
    Sou inquilina em uma casa a um ano porem não foi feito contrato. Meu aluguel vence todo dia primeiro, no dia 15 o proprietario da casa pediu a casa, e me disse que teria que desocupar ate o dia primeiro do proximo mes. Gostaria de saber se realmente eu tenho que sair no ato que vence o proximo mes ou se tenho um prazo maior pra ficar na casa sem pagar o aluguel.
    (sendo que o aluguel é sempre pago adiantado)
    Agradeço

    RESPOSTA DO BLOG: O fato de não haver contrato complicou a situação, em tese o proprietário lhe fez um favor. O melhor a fazer é pedir a ajuda de um advogado, provar que você pagava aluguel e exigir um prazo maior.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2009 - 19:02
    Enviado por: fernanda

    Minha familia mora há 23 anos no sitio que era de meus avós sempre cuidamos de tudo, fizemos reformas e construções, pagamos energia, telefone e sempre cuidamos de tudo e meus tios nunca ajudavam, agora querem dividir a terra e querem tirar nós da casa, gostaria de saber se eles podem fazer isso? E o que devo fazer.

    RESPOSTA DO BLOG: Se o sítio é herança de família, podem. Quando os avós morreram, deveria ter sido feito um inventário para evitar esse tipo de coisa. Agora, para se resguardar e evitar prejuízos maiores, contrate um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2009 - 20:00
    Enviado por: Clebia Rabelo

    Ola, tenho um imovel fianciado pela CEF.quero passar para minha sogra que ja mora ne e estou querendo financiar um aqui onde moro ,eu precisarei quita-lo para transferi-lo?

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, terá de quitá-lo, já que você ainda não é o proprietário definitivo do imóvel. Tente uma consulta com um gerente da Caixa, por via das dúvidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2009 - 21:51
    Enviado por: roseni

    queria saber oqe saber o qe significa “contrato liquidado” é qe olhei no site da caixa pra ver como estava a situação da casa ai apareceu a mensagem citada acima,e não consigo tirar a segunda via do carne o que devo fazer para resolver esse problema ?

    roseni o email é de um amigo meu !!!! me ajudem por favor !!! ^^

    RESPOSTA DO BLOG: Contrato liquidado é contrato encerrado. A Caixa precisa esclarecer o que está ocorrendo com seu contrato. Vá pessoalmente a uma agência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2009 - 00:07
    Enviado por: lucimar

    meu nome é lucimar;meu marido foi criado pelos tios que são solteiros, eles deixaram a gente construir no terreno deles moramos nesta casa a vinte anos. meus filhos naceram nesta casa eles os donos construiram em baixo e nos construimos na parte de cima.o tio que criou o meu marido morreu e não deixou inventário e ele é solteiro só ficou tres irmãs uma viuva outra casada e uma soteira. as irmas pensam em fazer inventário e vender. gostariamos de comprar mas meu marido é deficiente meu filho e tenho uma filha de menor quero saber qual os nossos direitos afinal nos construimos no terreno deles fizenos befeitoria.

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer, legalmente o terreno é de todos os herdeiros. Se ao final do inventário quiserem vender, não há o que fazer. Até é possível ver se um advogado consegue provar que vocês sempre moraram no local e que, ao menos, merecem alguma comepensação. Mas preparem-se, a briga na Justiça vai ser longa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/09/2009 - 11:16
    Enviado por: carlos Everaldo de jesus

    Bom dia!
    Recebi uma intimação do cdhu a respeito de reintegração de posso, o oficial de justiça falou que devo arrumar um advogado para entrar com a defesa pois estou a algum tempo com as prestações a atrasada gostaria de saber como devo agir recebi esta intimção no dia de hoje(21/09/2009), desde já agradeço

    REPSOSTA DO BLOG: Contrate um advogado, entre na Justiça e recora ou ao menos adie a reintegração de posse.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/09/2009 - 19:38
    Enviado por: MARIA DIVINA

    boa noite,
    tenho uma amiga que tem uma casa e em 2008 passou a escritura para o nome dos filhos de 8 e 16 anos, tem como voltar esta escritura para o nome dela?

    RESPOSTA DO BLOG: Em nossa opinião não é possível, mas é melhor consultar um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2009 - 19:28
    Enviado por: Flavia

    Ola gostaria de uma resposta sua , se possivel? Você é advogado ?

    Gostaria de saber se o Sat pago para as imobiliarias é legalizado. Pois comprei um imovel de uma construtora e a imobiliaria responsavel pelas vendas do empreendimento me cobrou R$ 2600,00 de Assessoria Juridica e qdo cheguei em casa dei conta do que tinha pago . Liguei solicitando o meu cheque de volta e ate agora não depositaram o mesmo,mas tb nao me devolveram !!

    Qual caminho devo seguir para conseguir esse dinheiro de volta ?

    Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: É legalizado, mas está sendo contestado na Justiça em todo o país.O melhor a fazer é contratar um advogado e entrar com ação questionando a modalidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2009 - 12:04
    Enviado por: jair ramos de souza filho

    olá, comprei uma casa antes do casamento e coloquei no nome da minha noiva, ficamos casamos por tres anos, me separei a quase tres anos e ela faleceu em 11/09/09, temos 2 filhos e agora com as crianças sob minha guarda e pagando aluguel com outra mulher e um filho. Gostaria de saber se há um meio de adquirir a casa sendo que numa pesquisa no cartorio de imoveis ja sei que nao foi feita a escritura entao somente um contrato onde localiza-lo? ja que sua familia nao abrirará mao do imovel e nem informações.
    aguardo resposta breve.
    obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Você precisa do auxílio de um advogado especializado, já que seus filhos têm direitos sobre a casa. Ele vai poder localizar os documentos necessários e tentar um acordo com a família dela.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2009 - 00:53
    Enviado por: silvia

    Meu marido assinou um contrato particular de promessa de compra e venda, deu uma entrada, e estamos esperando legalizar a papelada da proprietaria… e enquanto a papelada dela não fica pronta a imobiliaria continua cobrando aluguel, gostaria de saber se isso está certo. Desde já agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, enquanto a venda não oficializada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2009 - 14:22
    Enviado por: tatielle spadotti

    Ola, gostaria que vcs pudessem me ajudar hj dia 29 tem um mes que fui demitida sem justa causa, minha recisão de contrato veio com a minha data de nascimento errada , e minha chave do FGTS ainda não foi liberada, gostaria de saber se isso é mesmo normal , pois sempre que ligo na empressa eles alegam que meus dados na caixa economica esta errada, mas ja estive na caixa e não consta nada de inrregular a não a data de nascimento que a empresa cadastrou errado, e no qual a empresa diz que ja regularixa e que é a caixa que não que liberar pra mim essa chave… gostaria de saber que providencia eu deveria tomar?
    Agradeço a atenção…

    RESPOSTA DO BLOG: Procure o departamento jurídico do sindicato de sua categoria e ameace a empresa de processxo caso não haja coreção dos dados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2009 - 01:36
    Enviado por: paty

    Olá, moro em um apartamento, mas fiquei desempregada, nao tenho 1 real para pagar nada, mas o contrato vai ate fevereiro, preciso sair hj, eu consigo? tem como eu sair e pagar uma renegociaçao para o locatario? se eu ficar aqui dai sim nao tenho como pagar, preciso de ajuda. eu posso sair antes?

    RESPOSTA DO BLOG: Se romper o contrato terá de pagar multa. Sempr eé possível tentar negociar, mas não conte com a boa vontade do proprietário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 05:57
    Enviado por: Ademir

    Vendi uma casa, quando a compradora acabar de me pagar, queria saber qual prazo que tenho para entregar as chaves
    Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Se a documentação estiver em ordem, imediatamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 09:25
    Enviado por: Guilherme Ferreira da Costa

    Dia 24/08/2009 comprei um veiculo sinistrado do leilão SodreSantoro, proveniente da Unibanco Seguros, recuperei o veiculo, fiz vistoria no Imetro, paguei as taxas para transferencia, consegui dar a baixa do sinistro. E agora não estou conseguindo passar o veiculo para meu nome devido a uma multa pela não transferencia do veiculo para a Unibanco seguros no prazo de 30 dias, multa que não é minha e que não estou conseguindo nem ter acesso a 2ªvia para paga-la.
    O que devo fazer agora? Tenho direito ao Ressarcimento? como devo Proceder? Pois tambem não consegui passar o veiculo para meu nome no prazo de 30 dias!!!

    RESPOSTA DO BLOG: Entre na JUstiça com ajuda de um advogado e peça a liberação do documento. Para agilizar, pague as multas e depois corra atrás dos donos anteriores em busca de ressarcimento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 11:31
    Enviado por: graziela

    ola, gostaria que me desse uma orientação, pois não sei o que fazer. estou fazendo uma casa atras da casa do meu pai, eu contratei essas contrutoras de casas pre fabricadas, minha casa ainda não terminou sendo que o prazo era 100 dias assinei o contrato dia 09/05/2009 e no contrato diz que a obra iniciaria no 6 dia util da assinatura do contrato. ainda não terminaram. o que devo fazer? e gostaria de saber se devo pagar o restante do valor quando ele terminar? pois quero por a construtora na justiça por quebra de contrato e danos morais. preciso de orientação seria o caso de por na justiça? desde ja agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Procure diretamente um advogado para entrar na JUstiça, já que você está insatisfeita com o serviço prestado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/10/2009 - 18:11
    Enviado por: Mari

    Olá vou fazer um contrato de aluguel direto com o inquilino, sendo assim nesse contrato está instipulado que em caso de desistência tanto locador como locatário pagará multa equivalente a 3 alugueis. O futuro inqulino afirma que se sair a sua casa própria ele fica isento de pagar a multa ? Isso está na Lei ? Contratos diretos com proprietarios está dentro da lei ? Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/10/2009 - 13:52
    Enviado por: paloma

    quero vender 50% do imóvel que herdei para minha filha que também é uma das beneficiadas, como posso proceder?? é possível??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/10/2009 - 05:45
    Enviado por: Vanessa

    Oi! O aluguel de um apartamento esta em meu nome. Morei lá com uma amiga ja que eramos estudantes dividiamos as despesas. Porém fiquei por pouco tempo e voltei a morar com meu irmão. Deixei essa amiga morando lá por confiar achando que ela pagaria as despesas do apartamento em dia, como água, luz, condominio… até ai estava tudo bem. só que meu irmão voltou para nossa cidade natal
    e eu resolvi voltar a morar nesse apartamento agora em nesse ano de 2009.
    Essa pessoa ainda mora comigo, só que de uns dias para cá descobri que tinha contas de luz que não eram pagas e uma divida de $2,000reais de condomio. Estou desesperada por que sempre fui honesta, estudo, trabalho. E ela só me alega que não tem dinheiro para pagar sendo que ela também trabalha na mesma empresa que eu. E o Moço do condominio me disse que agora vai para a justiça. só que eu não sabia de nada… e esta tudo no meu nome.Sempre fui direita com minhas contas. E acho que ela esta no spc e todo dia chegam papeis de lojas cobrando ela com quantias absurdas de $!! gostaria de saber se eu posso recorrer a alguma coisa ou se vou ter q pagar essa divida que não é minha por estar em meu nome o aluguel. obrigada aguardo resposta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/10/2009 - 05:59
    Enviado por: Vanessa

    Oi! O aluguel de um apartamento esta em meu nome. Morei lá com uma amiga ja que eramos estudantes dividiamos as despesas. Porém fiquei por pouco tempo e voltei a morar com meu irmão. Deixei essa amiga morando lá por confiar achando que ela pagaria as despesas do apartamento em dia, como água, luz, condominio… até ai estava tudo bem. só que meu irmão voltou para nossa cidade natal
    e eu resolvi voltar a morar nesse apartamento agora em nesse ano de 2009.
    Essa pessoa ainda mora comigo, só que de uns dias para cá descobri que tinha contas de luz que não eram pagas e uma divida de $2,000reais de condomio. Estou desesperada por que sempre fui honesta, estudo, trabalho. E ela só me alega que não tem dinheiro para pagar sendo que ela também trabalha na mesma empresa que eu. E o Moço do condominio me disse que agora vai para a justiça. só que eu não sabia de nada… e esta tudo no meu nome.Sempre fui direita com minhas contas. E acho que ela esta no spc e todo dia chegam papeis de lojas cobrando ela com quantias absurdas de $!! gostaria de saber se eu posso recorrer a alguma coisa ou se vou ter q pagar essa divida que não é minha por estar em meu nome o aluguel. obrigada aguardo resposta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/10/2009 - 21:02
    Enviado por: Patricia

    Ola…Minha duvida e a seguinte: comprei um terreno que estava em nome da minha mae e eu quero colocar este terreno em nome dos meus filhos 15 e 12 anos.Como devo proceder ? Ou sera menos complicado, em relaçao a papeis e cartorio, se eu colocar o terreno em meu nome e depois passar para o nome deles???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/10/2009 - 17:35
    Enviado por: Fernanda de Oliveira

    Olá, comprei um apartamento em dez/2007, como estava precisando muito do imóvel, a construtora me entregou as chaves em jan/2008, porém, ao entregar os documentos ao banco para financiamento, fui informada de que o imóvel não possuia habite-se, nem escritura com averbação. Aguardei as providências da construtora, porém, cansada de esperar (pois já se passara quase dois anos), resolvi quebrar o contrato de compra e venda.
    A construtora quer me cobrar 20% do valor do imovel a título de aluguel, mais 5% do valor do imovel em razão da quebra do contrato, mais 10% do valor pago pela quebra do contrato.
    Isso é possível? Estou simplesmente desesperada com relação aos valores.

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, é possível. Dá para questionar a cobrança na Justiça, mas em tese a construtora pode cobrar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/10/2009 - 11:26
    Enviado por: Elisangela Alves De Mira

    Vendi uma casa dessas da cohapar, fizemos um contrato de compra e venda pois a casa só pode ser transferida para o nome de outra pessoa depois de quitada, só que a pessoa pra que eu vendi não tem pago as parcelas já são 22 atrasadas e meu nome está no spc por isso. OP que eu posso fazer???

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado para resolver a questão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/10/2009 - 23:33
    Enviado por: Thiago Ferreira

    Olá, tenho um apartamento junto à cohab. Aderi ao programa 1000. Quero saber, se eu pagar as prestações do imovel em dia, iptu, condomínio. Ou seja, não deixar nenhuma pendência. eu poderia alugar o imóvel?
    Ao ler o contrato firmado com a cohab, não identifiquei nada a respeito. Pelo fato de eu alugar o imóvel a cohab pode solicitar reintegração de posse, mesmo não estando no contrato? Muito obrigado desde já.

    Thiago Ferreira

    RESPOSTA DO BLOG: Só um advogado especializado pode responder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/10/2009 - 18:38
    Enviado por: alexandre candido alves

    Caros Doutores gostaria de saber o seguinte eu e minha esposa financiamos um terreno e colocamos no nome do meu filho ,maior (23 anos) devido algumas divergencias familiares ele ameaça vende-lo só que construimos um casa no mesmo.
    é possivel ele concretizar esta venda o que podemos fazer sobre o assunto em questão.
    Desde já agradeço atenção dispensada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/10/2009 - 11:24
    Enviado por: Roberto Adriano

    Bom Dia, tenho um contrato de aluguel de 12 meses e ai descobri que minha energia estava sendo desviada pelo proprietario, o que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: contrate um advogado e processe o proprietário por danos morais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/10/2009 - 17:14
    Enviado por: Maria Tereza Costa

    Fiz uma troca de imóvel com minha irmã.
    ela é mutuária da cdhu
    moro neste imóvel há 8 anos
    agora a cdhu descobriu e quer que eu passe para meu nome, só que estou com problemas no serasa
    e para piorar, tenho uma firma inativa em meu nome
    com débtos no inss e na receita federal
    o que faço?

    RESPOSTA DO BLOG: Faça o que o CDHU mandou. Sua situação está irregular.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2009 - 14:11
    Enviado por: Liliane

    Olá!

    Pago aluguel em um imóvel á 1 ano e meio e recentemente descobri que a mesma está na justiça pois a ex noiva dele deu uma parte em dinheiro na entrada da casa e mais o aluguel que pago é para pagar o financiamento que é no valor de 250,00 mas eu deposito na conta do proprietário.Quero saber se eu tenho algum direito na casa? Grata!

    RESPOSTA DO BLOG: Não temos como responder. Procure um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/10/2009 - 23:38
    Enviado por: Vanessa Cristina de Moraes

    Eu gostaria de saber se eu posso transferir a divida do meu arrendamento feito pela caixa para terceiro ano que vem faço 5 anos que tenho o imovel obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Não pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/10/2009 - 18:58
    Enviado por: Rosangela

    Comprei um imovel com minha prima, no doc. que é de compromisso particular de compra e venda ,não especificamos quanto é a parte de cada uma , agora queremos isso por escrito para que cada uma seja a dona da sua parte indidualmente.Poderia me orientar ou se existir um modelo de doc que possamos seguir?Ficamos imensamente gratas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2009 - 21:10
    Enviado por: dolores veras cachate da silva

    moro de aluguel nessa casa ha 2 anos e agora a dona pediu a casa porquer vendeu pra filha dela o que faço quero saber quanto tempo tenho pra sair da casa?

    RESPOSTA DO BLOG: Você tem um mês para sair do imóvel, mas isso pdoe ser negociado com a proprietária.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2009 - 16:49
    Enviado por: alcindo

    como fazer um contrato de compra e venda fiz uma casa em cima da casa do meu sogro ele morreu e queremos vender a nossa casa mais essa casa nao tem escritura como fazer para não termos problemas posteriores?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2009 - 15:42
    Enviado por: Cintia Caliman

    Boa Tarde, to precisado alugar um terreno, so que esse terreno ta em nome de uma pessoa menor de idade, como faço o contrato de aluguel do imovel, posso fazer no nome da mãe da pessoa?

    Grata!!!!

    Cintia

    RESPOSTA DO BLOG: Não. Você ou a mãe precisam de uma procurãção. Contratem um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2009 - 11:59
    Enviado por: Priscila

    Olá, alguei um imovel que no contrato está por 30 meses. Estou somente a 6 meses nesse local e agora a imobiliaria solicitou o imovel pois os donos estao voltando para a cidade e me deu um prazo de 30 dias. Li o contrato e nada fala disso. Gostaria de saber quais sao os meus direitos, qto tempo eu ainda posso ficar por lei nesse apartamento e se tenho alguma multa para receber. pois paguei um seguro fiança que vale por um ano e só utilizei por 6 meses. Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2009 - 18:24
    Enviado por: dara

    minha sogra é viúva e tem 78 anos e não é aposentada mas recebe a aposentadoria do falecida trabalhador rural ela ainda pode aposentar?

    RESPOSTA DO BLOG: Claro que não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2009 - 11:05
    Enviado por: elizionario quirino dos santos

    BOM DIA GOSTARIA DE TIRAR ALGUMAS DUVIDAS, COMPREI UMA CASA EM PONTA NEGRA MARICA RJ PELA CAIXA ECONOMICA FEDERAL, O PROPRIETARIO ANTERIOR ESTÁ COM ALGUNS MOVEIS NA CASA ALEGANDO QUE MORA NA CASA, JÁ VERIFIQUEI COM OS VISINHOS E ELE NÃO MORA LA APENAS APARECE EM ALGUNS FERIADOS OU FINAIS DE SEMANA ESTÁ USANDO COMO VERANEIO GOSTARIA DE SABER SE A ALGUM MEIO LEGAL TIRAR ELE DA CASA O MAIS RAPIDO POSSÍVEL ATÉ PORQUE ELE E POLICIAL MILITAR E ALEGA QUE FEZ ALGUMAS MELHORIAS NA CASA E SÓ IRÁ SAIR DA CASA SE A CAIXA PAGAR O QUE ELE GASTOU O MESMO NÃO PAGA A CASA DESDE 2005 E ELE JÁ AVIA SIDO ENFORMADO PARA SAIR DA CASA PORQUE EM 2007 A CASA FOI A LEILÃO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2009 - 13:32
    Enviado por: Feliciano

    Comprei uma casa a 3 anos num leilão de carta fechada e o proprietário (uma empresa) me enrolou com a documentação e quando saiu a escritura a área do lote está menor do que o edital, pois existe uma cerca com o vizinho que está dentro do terreno que adquiri. Conversei com o vizinho que me disse que a cerca está ali a muito tempo e ele não vai deixar coloca-la no lugar certo. A empresa que me vendeu me disse que o problema é meu. O que eu faço?

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/10/2009 - 19:53
    Enviado por: claudia cristina da silva

    meu marido vendeu uma casa ja faz muitos anos na epoca foi passado contrado de compra e venda de gaveta so que ao passar dos os proprietarios ja faleceram e a escritura ainda esta no nome do meu esposo e a casa esvta com debitos , o meu marido pode requerer a casa de volta pagando os debitos

    RESPOSTA DO BLOG: Só consultando um advogado especializado para saber.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/11/2009 - 15:39
    Enviado por: Marcia

    Tenho um contrato com a Cohab de São Paulo e estou comprando uma casa pela caixa na cidade de Sorocaba, gostaria de saber se este contrato ira me prejudicar uma vez que vendi através de contrato de gaveta.

    Aguardo retorno,

    Márcia

    RESPOSTA DO BLOG: O negócio corre o risco de ser invalidado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2009 - 00:11
    Enviado por: Davidson W fonseca

    Olá, estou com um problema junto ao banco do brasil.
    Em novembro de 2007, minha noiva, hoje minha atual namorada foi ao banco do brasil sem minha autorizacao e efetuou um emprestimo junto ao banco.

    Tentou efetuar o emprestimo pelo terminal e nao obtendo exito, o fez junto a funcionaria do banco. Nao fez o emprestimo no caixa eletronico.

    Hoje, já paguei 26 parcelas, ainda faltam 10. Acontece que nao estou conseguindo (aguentando) mais pagar esta dívida.

    Eis as dúvidas:

    1- Tem como recorrer?

    2- Já se passaram 26 meses.

    3- Eu nao assinei o contrato.

    4- Enviei um oficio ao banco pedindo uma cópia do contrato, vao me pasar na semana que vem.

    certo de contar com seu auxilio, sbscrevo-me

    Davidson Wesley da Fonseca

    RESPOSTA DO BLOG: Essa não é uma questão de consumo. Você precisa contratar um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2009 - 18:15
    Enviado por: fernanda critine dos santos silva

    Olá boa tarde ,gostaria de uma informação de um terreno que meu pai deixou ele já faleceu .
    Morra pessoas em cima do terreno tenho inscritura do terreno posso entra com reitegração de posse?

    RESPOSTA DO BLOG: Sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2009 - 07:50
    Enviado por: DAIANI NICOLAU

    OLA BOM DIA?
    MINHA MÃE TEM UMA CASA GOSTARIA DE SABER COMO FASSO PARA PASSAR ESSA CASA PARA MEU NOME E DE MEU IRMÃO…
    OBRIGADO

    RESPOSTA DO BLOG: Vá pessoalmente à prefeitura e procure por essas informações. Aqui é um blog de defesa do consumidor, não temos como informar os trâmites do que você solicita.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/11/2009 - 18:13
    Enviado por: diego

    eu gostaria de saber uma duvida
    meu colega de trabalho comprou uma casa sem escritura somente com contrato de compra e venda.ele mora nessa casa ha 13 anos.
    na data da compra desse imovel(1996)não estava penhorada e só ficou penhorada em 1997
    o meu colega tem perigo de perder a posse da casa ou tem direito de ficar com a casa
    obrigado
    aguardo respostas

    RESPOSTA DO BLOG: Não podemos responder com base em tão poucas e imprecisas informações. Uma casa sem escritura é ilegal, em tese não pertence a ninguém. Procure um advogado especializado em direito imobiliário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/11/2009 - 18:51
    Enviado por: taynara

    eu tenho um contrato de imovel com a Cohab.
    Mas minha filha que ocupa o imovel.
    Eu queria saber como fasso pra passar o imovel para a minha filha sem ter maiores problemas com a cohab!
    Desde já agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Após terminar o pagamento do imóvel, procure um advogado, que irá juntar toda a documentação pertinente e dar entrada no cartório e na Cohab.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/11/2009 - 20:22
    Enviado por: tatiane nascimento santana

    Olá boa noite queria saber sobre como compra uma casa propria que não seje na CEF quais as documentações que devo investigar sobre a empresa que me oferecer qualquer contrato como devo proceder se é registrado pra não cair numa furada grata,obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2009 - 12:29
    Enviado por: taina juliasantosperin

    olá, a minha mãe vai separar é ela quer saber se cando separa o apartamento vica no nome da mulher,ela tem duas filha mulher e vai nasser outra mulher é o meu pai vai ter que sair ou ñ ja ta no nome dela ou passa para o dele.

    RESPOSTA DO BLOG: Explique melhor, a mensagem está incompreensível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2009 - 16:17
    Enviado por: AMILTON JOÃO SOARES

    Minha mãe, 85 anos, trocou seu apartamento por outro sem volta, trocaram chaves, deram entrada na escritura e a pessoa que negociou com minha mãe mudou-se. Quando da assinatura da escritura, minha mãe desistiu. A outra parte, nega-se a sair do iomóvel de minha mãe que está pagando aluguel. Para sair, a outra parte que trocou o revestimento ceramico da cozinha exige uma indenização de 8.000,00.
    Que podemos fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Não muito. Sua mãe desistiu depois de o negócio estar concretizado. A outra parte tem o direito de não querer desfazer o negócio. Em todo o caso, consulte um advogado e veja se é o caso de encarar uma briga na Justiça. Em nosso entendimento, não é o caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2009 - 10:53
    Enviado por: Eduardo

    tenho em meu nome um casa da coab vendi só que o comprador não paga aspresstaçao e o neu nome esta como tevedor na caixa a pessoa que comprou morou e alugou e agora eu quero pegar a casa de vouta o que fasso

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e entre na JUstiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2009 - 17:05
    Enviado por: Alex Merci

    Olá, comprei uma casa de um tio meu ele é o 3° dono, naõ possuo os contratos dos donos anteriores só que lá na prefeitura ainda consta o nome do 1º proprietário o que posso fazer para resolver isso, para que fique meu nome la na prefeitura…

    RESPOSTA DO BLOG: Faça a transferência para o seu nome. Pague as taxas e as multas que serão cobradas e dê a entrada nos papéis na prefeitura.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2009 - 19:07
    Enviado por: jheniffer

    ola
    Gostaria de comprar um sitio para morar, será que consigo financiar pela CEF, e entro no programa minha casa minha vida?

    Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Busque informações na Caixa sobre isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2009 - 18:03
    Enviado por: camila

    Que direitos tem a pessoa que mora de favor ja uns 2 anos?ou Que direito tem o dono da casa?

    RESPOSTA DO BLOG: Quem mora de favor não tem direito nenhum. Afinal, é apenas um favor. O máximo possível é eventualmente cobrar na JUstiça indenização por eventuais contribuições que tenha feito na alimentação e outras despessas, desde que tudo esteja comprovado por documentos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/11/2009 - 11:28
    Enviado por: eveli

    por favor gostaria de obter a seguinte informação, meu esposo foi casado anteriormente e teve uma filha e ele nunca pagou pensão e hje após 20 anos ela quer seus direitos, e eu que não tenho nada com esta filha, ganhei uma casa de meu pai há dois anos que passou em meu nome.. Gostaria de saber se a filha do seu primeiro casamento
    tem direito em minha casa? Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Se a casa é sua, claro que ela não tem direito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/11/2009 - 18:09
    Enviado por: Paulo Henrique

    Olá,

    Comprei uma casa e passei diretamente para minhas duas únicas filhas. Agora preciso vender ela, mas uma das minhas meninas não quer assinar o documento. Tem algo que eu possa fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2009 - 14:38
    Enviado por: Amelia

    Olá!
    Adquiri a 5 anos um imovel do cdhu com contrato de gaveta com firma reconhecida, não tenho procuração e a pessoa que me vendeu não tive mais contato nenhum com ela acredito que ela voltou para o Ceará…no cdhu consigo fazer a transferência ou seria melhor solicitar judicialmente com advogados especializados neste assunto??? Por favor me oriente!!!

    RESPOSTA DO BLOG: Procure um advogado, terá de resolver isso na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2009 - 17:59
    Enviado por: Marcello

    Boa tarde,tenho uma divida com a cx economica federal de 6 prestações atrasadas,Sistema Par…
    Fui pagar 2 prestações junto a Administradora,a responsavel pediu para nós quitar as prestações da Taxa de Condominio e depois sim,pagas as prestações atrasadas do Apartamento,pagamos as taxas do condominio,agora recebemos uma carta de notificação extra Judicial e fomos quitar a divida,a Administradora avisou que temos alem das prestações atrasadas mais um valor de custo no valor de 250,00 a 300,00 ,isso quem esta cobrando e administradora,queria saber se sou obrigado a pagar essa taxa ou se posso pagar direto na cx economica federal as prestações atrasadas
    obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, terão de pagar, mas peça com antecedência a lista das dívidas a serem quitadas para evitar pagamentos indevidos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2009 - 23:24
    Enviado por: Rejane de Andrade

    Olá, boa noite
    Gostaria de saber se é verdade ou lenda, que quando um inquilino passa muito tempo no imovel e tb por ter filhos, esse inquilino pode ganhar essa casa na justiça?.
    Sou locatária e estou apreensiva,
    Favor me ajudem.

    RESPOSTA DO BLOG: Essa é uma das maiores bobagens que já lemos. Nâo é verdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/12/2009 - 11:08
    Enviado por: Leandro

    bom dia

    estou financiando uma casa pela imobiliaria e depois de 1 ano ainda nao consegui o financiamento porque os documentos da casa estava iregular e nao conseguiram arrumar ai apresetaram outra casa mais nao foi aprovado pelo engenheiro mais ja dei uma quantia em dinheiro e gostaria de saber se quando eu pedir o dinheiro de volta preciso pagar a multa do contrato que eles pediram para asinar que se eu desistice da compra descontava x %

    RESPOSTA DO BLOG: Sem detalhes da negociação e do contrato não podemos responder. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/12/2009 - 14:12
    Enviado por: Érica

    Comprei um apartamento em agosto de 2007, diretamente com a antiga moradora, que já se encontrava a 7 anos no apartamento e alegava ser 1a. dona e ter comprado diretamente da contrutura, e a mesma possuia o registro do imovel e escritura, na ocasião realizei toda pesquisa ncessária que se referia a ela. Hoje em 2009 recebi um mandato de penhora do imovel, que referia-se a um proprietário que antecede a pessoa que negociei. Eu realizei o registro em cartório deste imóvel na ocasião. Qual a lei que reserva do direito de nos cidadão de boa fê na compra de imovel, como é possivel tudo isso, uma vez que o imovel sempre esteve em nome de possoa física e tudo isto refere-se um um problema trabalhista de 1999?

    RESPOSTA DO BLOG: Você foi vítima de fraude. Contrate um advogado e tente manter o apartamento na JUstiça. É a única coisa a fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2009 - 07:55
    Enviado por: vania

    Gostaria de saber se posso desistir da compra de um imóvel que que custou 60 mil, dei entrada de 4 mil na construtora, já assinei contrato com caixa economica também, só que eles só me deram dez mil de subsidio e as parcelas ficaram muito altas, mesmo já as chaves tenho medo de não conseguí pagá-las.
    Se for possível, o que tenho que fazer para anulá-lo?.

    RESPOSTA DO BLOG: Se desitir, perderá quase tudo o que pagou. Leia com atenção o contrato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2009 - 12:01
    Enviado por: jessika

    oi moro numa casa de cdhu de aluguel eu pago as prestacoes e o dono nem fez a regularizaçao da casa ele mora em outra cidade e tem casas proprias e quero saber se eu tenho direito da casa se eu prencher a declaraçao em meu nome
    nao acho justo gente fica com uma casa do governo sendo que eu eu tenho nem condicoes de pagar aluguel ela faze eu paga ainda as prestacoes da casa ???????

    RESPOSTA DO BLOG: Não tem direito, a casa não é sua.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/12/2009 - 18:31
    Enviado por: paola cruz xavier

    fui casada por 10 anos meu ex marido me trai e me espancou fiz ate Bo e audiencia a 5 anos compramos uma casa q esta no nosso nome so no contrato hoje eu moro com outra pessoa e com meus 2 filhos ele tambem tenho medo dele querer a metade da casa nao quero perder a minha casa como faço para que isso nao aconteça…desde já obrigada…

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2009 - 15:28
    Enviado por: fabio

    boa tarde! que documento fazer para poder construir em cima da casa da sogra sem que este bem seja considerado herança(entre em inventário) para as demais filhas dela. Seria um contrato de doação.Vocês tem um modelo para me basear

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo temos modelo algum. E o que você quer fazer não existe, já que qualquer construção dentro do imóvel de sua sogra fará parte do imóvel dela. A não ser que elea venda parte do terreno, mas no seu caso não é possível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 01:15
    Enviado por: NAYDE

    OLA …COMPREI UM APARTAMENTO DO CDHU E JA MORO NELE A QUASE 2 ANOS FIZ CONTRATO DE GAVETA E QUERO VENDER ELE ,POSSO FAZER O MESMO CONTRATO COM UM NOVO COMPRADOR?OBG

    RESPOSTA DO BLOG: Não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 22:42
    Enviado por: Sônia Maria Alves Magalhães

    Comprei um apartamento financiado atraves de contrato de gaveta. Após alguns meses recebi a anistia das parcelas vencidas e a vencer. Estava em aberto algumas parcelas, o antigo proprietário que não o que me vendeu mas o primeiro em que o contrato com o banco esta em seu nome. Alega que por ter ficado com parcelas em aberto mesmo tendo eu recebido a anistia e ter sido quitado todo o saldo devedor, que eu quebrei contrato e por este motivo ele tem o direito de tomar o apartamento por isto quer uma indenização para solicitar a escritura e depois tranferir ao meu nome. Desejo saber se estes argumentos dele procede de acordo com a nossa legislação?
    Grata,

    RESPOSTA DO BLOG: Contrato de gaveta é ilegal e sempre um risco para quem se aventura. Portanto, quem vendeu pode alegar qualquer coisa e sempre há brecha jurídica para malandros conseguirem o que querem. Qualquer coisa que se diga aqui será palpite. Submeta o contrato que você tem a um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 12:49
    Enviado por: Alcides Jose

    Ola bom dia estou com um poblema tenho um imovel que esta em uma imobiliaria e o inquilino nao paga e nem a imobiliaria esta fazendo o acerto comigo oque posso fazer para retirar dessa imobiliaria ?

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e vá à Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/12/2009 - 22:26
    Enviado por: Eliana Campi

    Olá! vendi um imóvel que estava no meu nome e no nome do meu ex marido, a mãe dele comprou a minha parte. Porém tenho que dar entrada no meu FGTS pra quitar a casa que comprei, mais a mãe dele não passou para o nome dela, e disse que não existe lei pra isso, que ela vai pasar quando ela quiser, e se ela um dia quiser. Existe algum meio pra que ela passe a escritura para o nome dela?

    RESPOSTA DO BLOG: Não existe prazo. POrtanto, o caso é acionar a mulher na Justiça, pois a situação do imóvel está irregular.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/12/2009 - 15:33
    Enviado por: Liza Amaral

    Fizemos um contrato de Compromisso de Compra e Venda de nossa casa em maio/2009 e o comprador pagou R$ 90.000,00 em junho (conforme o contrato) sendo que o valor restante de R$ 130.000,00 deveria vir de um financiamento. O que ocorre é que o cidadão solicitou as chaves para ir começar umas reformas, mudou-se para o imóvel (não moramos mais na cidade) e até agora -dezembro/2009 – o financiamento não saiu. No contrato (feito em cartório) não havia sido estipulado prazo para que ele pagasse o valor do financiamento. Nosso corretor nos indicou entrar com ação de reintegração de posse. O que devemos fazer?? Corremos o risco de perder a casa? e o contrato? não perde validade se uma das partes não cumprir o estipulado nele em um prazo determinado (ainda foi estipulada multa de 20% do valor do imóvel se uma das partes não cumprisse). Muito obrigada, Liza.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não temos como responder, ese não é um caso de defesa do consumidor. Procure um advogado especializado, já que se trata de um negócio particular entre duas pessoas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2009 - 14:17
    Enviado por: Silvano Silvestre da Silva

    Desde pequenos eu meus irmãos moravamos em uma
    casa com minnha mãe, ela adoeceu e precisou sair da casa pois a rua era muito barulhenta, pois ela precisava de um local que tivesse silêncio.
    Fomos morar em uma casa alugada em outro local
    mais só que a casa que a gente morava estava no nome da minha tia, ela pegou e vendeu a casa no intuito de comprar outra, coisa que ela não fez
    dividiram o dinheiro entre si e não compraram a casa.
    só que agora levaram minha mâe para casa da minha tia e nós homens ficamos na rua sem ter onde morar.
    gostaria de saber se tem como repor a casa de volta,pois isso faz 5 anos que venderam a casa.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não temos como responder, ese não é um caso de defesa do consumidor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2009 - 08:55
    Enviado por: João Gullar

    Bom Dia,
    Meu nome é , tenho 60 anos, sou morador do Rio de Janeiro e estou com um problema que tira meu sono e gostaria da ajuda de vcs.
    Tenho um imóvel quitado, escroturado em meu nome e queria saber como faço para passar esse imóvel para o nome de minha nora ou de meu neto (que é o filho dela). Vou explicar: tomei essa decisão porque tenho dois filhos e eles vivem brigando por minhas coisas e eu ainda nem morri! Eu quero garantir meu neto. Quero passar o imóvel para ele ou minha nora, mas quero ter garantias que nunca nenhum de meus filhos possa tomar a casa deles. Quero fazer a coisa de um jeito que ninguém, nem mesmo eu possa tirar o imóvel do meu neto. Não é certo que enquanto eu for vivo posso fazer o que quizer com meus bens? Meus filhos são maiores de idade.

    RESPOSTA DO BLOG: Não temos muito o que dizer, já que não é um caso de defesa do conusmidor. Você deve procurar um advogado especializado em direito de família e fazer a transferência – ou doação, o que achar melhor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2009 - 11:16
    Enviado por: goretti

    Olá, tenho uma grande dúvida.
    Eu e meu esposo somos casados há 12 anos, tenho uma filha de 11 anos e desde então, moramos na casa de seus pais. Primeiramente em uma edícula que construímos no terreno (fundo), e agora na casa onde os pais dele moravam (frente). Há seis anos os pais se mudaram para outra cidade, e deixaram a casa vazia. Algum tempo depois disseram, que poderiamos reformar a casa e morar nela. E que a casa passaria a ser nossa, pois quando retornassem de passagem faria a transferência para o nome de meu marido. Pois a casa é da Cohab, desde então pagamos as mensalidades, mas agora ele disse que não irá transferir, pois tem mais dois filhos. O que devemos fazer, pois a reforma da casa fomos nós que fizemos, pagamos as mensalidades. Eles abandonaram a casa, cuidamos de toda a munutenção. Deixei de pagar as mensalidades há três meses, depois que ele disse isso. Pois se não temos direito a casa, vou quitar a casa para ele?Temos direito a posse da casa? Temos direito ao reembolso dos custos? O que fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Para resolver isso, só entrando na Justiça, ou para pedir o ressarcimento dos gastos ou para fazer valer a promessa.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/11/2010 - 20:08
      Enviado por: rogerio

      Olha,não sei se vale a pena o desgaste de uma desputa judicial,afinal de contas se vcs fossem pagar aluguel todo o tempo em que ficaram na casa com certeza o gasto iria ser muito maior.Sabendo que haviam outros filhos deveriam saber tambem que eles tinham igual direito sobre o imovel como herança.Ao aceitar a oferta vcs se importaram com os outros filhos?O fato de ter usufluido do imovel não justifica a manutenção do mesmo?Acho que o que vale mais a pena é conversar todos e dividir a casa entre os três com uso fruto dos pais e já estar em textamento que vcs tenham uma parte um pouco maior devido aos gastos e a valorização do imóvel.Mas daí a um processo judicial, seria de péssimo resultado a todos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/01/2010 - 12:11
    Enviado por: Lincoln Vieira

    Bom dia!
    Comprei um imóvel na planta no começo de 2008.Dei R$ 6.000,00 de entrada e deveria pagar as prestações até a entrega da casa prevista para agosto de 2009, podendo ter um atraso de 2 meses. O meu contrato de aluguel vence agora (01/2010) e até agora a casa não foi entregue.
    A casa está pronta e até com alguns dos meus móveis lá, mas não posso mudar porque problemas na documentação de outras casas do condominio estão atrasando a liberação do financiamento. Gostaria de saber se tenho o direito de me mudar já que minha documantação está ok?

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, mas não temos como responder com praticamente nenhuma informação. Procure um advogado de confiança e submeta o contrato para a apreciação dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 16:44
    Enviado por: valdeci

    olá
    nos vendemos uma casa que ta financiada pela caixa economica o comprador esta pagando certinho, so que esta casa foi feita num lote ganhado da prefeitura, e nos não temos o documento da casa e por isso foi feito um contrato de gaveta.A pergunta é o seguinte isso pode dar algum problema futuramente?
    a prefeitura pode tomar esta casa?
    obs: o financiamento ainda esta no nosso nome .

    RESPOSTA DO BLOG: A situação toda está irregular. Procure um advogado e regularize o mais rápido possível antes que você perca dinheiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2010 - 14:12
    Enviado por: Regina Miranda

    Olá,
    Vendi um imóvel há alguns anos atrás e até hoje o comprador ainda não passou o imóvel para seu nome.
    Já falei com ele várias vezes e até ameacei pedir reintegração de posse.Por ele ser advogado já se recusou a transferir, e mesmo entrando com advogados da OAB o caso não vai para frente, por ele ser conhecido na Ordem, e como acidade é pequena, os advogados se recusam a pegar o caso.
    Já perdi diversos negócios por não poder utilizar meu nome, já que ainda consta este imóvel no meu nome.
    Será que posso processá-lo por ter utilizado meu nome todos esses anos, e ter me causado muitos prejuízos ?

    RESPOSTA DO BLOG: Pode e deve processá-lo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2010 - 20:05
    Enviado por: kelly

    meu pais faleceram a mais de 6 anos ,minha mãe deixou 2 lote no nome dela sendo que tenho 4 irmão.
    eu e minha irmã mais velha queremos vende este lote mais os meu outros irmão não querem,o que eu faço neste caso.tenho alguma direito de vende mesmo que eles não queiram…

    RESPOSTA DO BLOG: Procure um advogado especializado para mediar a negociação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2010 - 16:05
    Enviado por: Marcia Moraes

    Olá, meu pai faleceu a 13 anos e os imóveis deixados por ele ainda estão sob inventário. Estou morando em um dos imóveis, mas meus irmãos acham que não posso morar pois estão sendo prejudicados. Como podemos resolver isso ? Tenho que pagar aluguel por esse imóvel ? Caso deva pagar aluguel devo depositar em juizo ou entregar ao inventariante ?

    RESPOSTA DO BLOG: Não podemos responder. Consulte um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2010 - 16:52
    Enviado por: Débora

    Sou casada e meu esposo tem 01 filho ( do outro casamento ) construimos uma casa, numo terreno q meu pai cedeu para nos , casamos c/ comunhao parcial de bens , como faço para passar a casa para nosso nome , ou no meu, e o filho dele nao ter parte ( pq. tenho medo de um dia a mae dele requer algo e foi meu pai q cedou p/ construirmos ) por favor me ajude tenho muitas duvidas nessa parte . Aguardo !!

    RESPOSTA DO BLOG: Se é comunhão de bens então o filho dele é herdeiro e terá parte, não há como escamotear esa situação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2010 - 09:07
    Enviado por: Vanessa

    Estou com um grande problema. Compramos um apartamento de um amigo mas não realizamos nenhum contrato nem de “gaveta”, ocorre que ele morreu há 2 anos e como era financiamento o apartamento foi quitado pela caixa. O advogado da familia me procurou no inicio para tentarmos a negociação, mas nunca mais conseguimos o contato nem com ele e nem com a familia, temos as tentativas de contato inclusive atraves de e-mail . Moramos no apartamento há 5 anos. Como devemos proceder? Há alguma chance de passarmos o apartamento para o meu nome?

    RESPOSTA DO BLOG: O negócio está cheio de irregularidades. Você precisa da ajuda de um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2010 - 08:51
    Enviado por: Carla

    Bom dia. Meu marido fez um financiamento de um imóvel pela CEF e agora quer me incluir no contrato como devemos proceder, o custo é o mesmo de qdo compramos?

    RESPOSTA DO BLOG: Você precisa do auxílio de um advogado para proceder a mudança na documentação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2010 - 21:22
    Enviado por: Gilberto Ruas

    Boa noite moro numa casa que pertence ao pai da minha esposa sendo que o mesmo depois de quatro anos pediu a casa de volta pra ele alugar, mais quando mudamos pra Ca ele prometeu que poderíamos ficar ate quando quiséssemos e por isso reformei a casa e agora esta fazendo isso sendo que providencia posso tomar e quanto tempo ele vai demorar pra fazer isso? ele ja mandou uma carta registrada pela irmã dela portanto nao assinamos.
    Desde já obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não podemos ajudar neste caso. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2010 - 12:54
    Enviado por: SIMONE OLIVEIRA COSTA

    é o seguinte minha mae te uma casa da cdhufaz 13 anos que moro nela ela consegui a casa era separada e corpos do meu pai agora faz 6 anos casou de novo só que ela ta querendo vende a casa esta com nome dela no contrato ela pode vender ela nao mora mais aqui só eu minha filha de 8 anos e sou amigada nao sou casadade papael passado somos em 4 nos temos que assinar pra ela pode vender aqui qual sao os nossos direto preciso de uma resposta urgente a moça da cdhu falou que contrato de gaveta nao vale o que posso fazer ela vendeu´po 40 mil jogou a casa fora me ajudem

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não podemos ajudar neste caso. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2010 - 11:52
    Enviado por: Odilon

    Olá, bom dia…
    Pode me auxiliar por gentileza?
    Minha mãe construiu nossa casa em um terreno que está no nome da minha irmã mais nova. Na época, ela era menor de idade e hj já tem 19 anos. Contraímos uma dívida com a costrutora que nos prestou serviços e ainda não o quitamos, e, estamos com debitos em atraso. Desde então, a construtora não nos froneceu planta da casa e a documentação necessária para legalização e regularização do imóvel. Hoje, a construtora ameaça a derrubar a casa ou acionar o imóvel judicialmente se não quitarmos nosso débito. Gostaria de saber se isso procede. A construtora pode acionar na justiça o imóvel, uma vez que ele não possui nenhum registro? A casa foi construida em 2004.
    Desde já agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: A construtora pode fazer isso. Procure a ajuda de um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2010 - 14:54
    Enviado por: vinicius lara

    tenho uma divida com a receita,uma firma que meu pai abriu em meu nome e que ta tudo errado com o governo,queria saber o seguintem,estou casando e tenho uma moto e queria colocar no nome da minha esposa,so que ela colocou meu sobre nome no nome dela,queria saber se eles podem penhorar a moto ou algum bem adquirido depois do casamento,aguardo resposta ,muito obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Não podem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2010 - 09:44
    Enviado por: antonio Marcos

    Ola meu nome é Antonio Marcos e tenho duvidas sobre revisional.
    Fiz uma revisional contra o banco BV ( Veiculos )
    Estou para quitar agora em fevereiro de 2010.

    Minha duvida maior é financiamento que quero fazer pela caixa federal. Tenho um terreno quitado que acabei de fazer escritura e a prefeitura avaliou em r$ 26.000.00
    Quero construir uma casa e já entrei contato com construtoras. Vou construir um imóvel de 65metros que sairia entorno de r$ 45.000.00
    e tenho r$ 17.000.00 de FGTS 15 anos de empresa e 32 anos. Quero financiar r$ 28.000.00 pela Caixa Federal.

    Vou ter problemas com caixa federal por causa desta revisional ela vai liberar meu credito ou por causa da revisional estou sujo no mercado impossibilitado de financiar imóvel ou até outro veiculo?
    Obrigado pela atenção

    RESPOSTA DO BLOG: Tente fazer o financiamento para saber. Prever se haverá problemas é sofrer por antecipação, já que depende de cada caso. Em tese não deveria haver problemas, mas já recebemos relatos de gente que teve problemas parecidos com os seus.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2010 - 16:27
    Enviado por: ana

    Ola,eu e meu marido estamos fora do pais e compramos um terreno no nome da irma dele e construimos duas casas,eu quero saber se mesmo eu estando fora do pais tem como passar as propriedades em meu nome como unica dona dos imoveis por favor me aconselhe.

    RESPOSTA DO BLOG: Não há como, pois você precisa estar no BRasil ao menos para fazer uma procuração a um advogado. Diga para sua irmã procurar um advogado e fazer a transferência.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2010 - 17:13
    Enviado por: nara ramos

    por favor me responda. gostaria de saber se eu e meu esposo podemos alugar a nossa casa que esta no terreno dos meus sogros,a casa foi nos que construirmos.ele podem impedir isso? obrigado pela atençao.

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo temos como responder. Procure um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2010 - 12:35
    Enviado por: marilene de paula

    bem eu não sei como resolver,o meu pai faleceu tem 3 anos e deixou um terreno com uma casa pra ser dividida em 3 partes,só que quem mora é eu e minha irmã mais velha e ela se acha a dona de tudo,estou morando com uma pessoa a 2 anos e não temos filhos,e com isso ela fica dizendo que quando eu morrer no dia seguinte vai colocar o meu companheiro pra fora,eu não concordo com isso e gostaria do conselho de quem entende do assunto,pra poder resolver,
    o meu pai deixou um documento dizendo que o terreno são de nós 3,mas até agora só tem esse documento,eu fiquei com a metade da casa e um pedacinho do quintal,não tenho noção de quanto eu tenho direito e gostaria de poder dividir,pra poder ficar com a minha parte tranquila,
    obrigada pela atenção e espero resposta

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo podemos responder. Procure um advogado especializado em direito familiar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 11:45
    Enviado por: Elias Herculano

    Vendi um imovel que foi financiado pela caixa, ele
    tinha divida de condominio atrasado, meu irmão é
    que foi procurado por uma imobiliaria para fazer o negócio a imobiliária pediu para ele assinar um documento (pacto de divida) que seria pago após
    eu receber o valor do imóvel para saldar a divida.
    Passarram onze meses para se concretizar o negócio ( primeiro contrato assinado em fev/2009
    pela imobiliária e depois em jan/ 2010 já na caixa)
    Não é a imobiliaria que administra o condominio.
    Agora a imobiliaria não quer entregar o contrato para caixa, para que o valor seja desbloqueado, sem que eu assine um documento para debito em conta para saldar o debito, e quer aumentar o valor do pacto, quer tambem um valor de comissão superior aos 6% conversado com meu irmão.
    O comprador até ligou ameaçando a vida minha e de meus familiares, irmãos etc. se eu não assinar autorizando o debito.
    No contrato assinado tem uma clausula se o negócio não for concluido em 90 dias há multa por quebra de contrato posso cobrar.
    O documento que meu irmão assinou tem validade legal.
    Como fazer para que o contrato seja entregue a caixa, para eu receber o dinheiro.
    Tenho direito a alguma indenização.
    Meu irmão não tem procuração para assinar negociar por mim.
    O que devo fazer.

    RESPOSTA DO BLOG: A quantidade de bobagens e irregularidades comeitdas no negócio é tão grande que só um advogado contratado poderá desatar os nós. Em princípio a Caixa pode se recusar a receber o contrato se ainda houver pendências. Tente obter o contrato na Justiça, mas as chances de isso acontecer são pequenas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 20:28
    Enviado por: Deise

    Tenho uma casa de aluguel com um contraro de 5 anos, ja se passaram 2 anos e 3 meses e o contrato so vencera em 2012, a inquilina nao morar na casa ela usa como ponto comercial mais com meu consentimento, porem estou precisando da minha casa de volta pra morar e queria saber se posso pedir a casa de volta?

    Se eu puder pedir de volta queria saber quanto tempo ela teria pra me devolver a casa? Ela tem qua pagar o tempo que ela ficar na casa até o dia que ela for me entregar a casa de volta? Eu tenho que pagar alguma coisa pra ela?

    Obrigada e se for possível, por gentileza me envia essa resposta por email..

    RESPOSTA DO BLOG: Muito difícil compreende a sua mensagem. VOcê pode pedir a casa de volta, mas o inquilino terá de ter alguma compensação, que deve estar no contrato. Geralmente o prazo para sair é de 30 dias, mas dependendo da situação e da negociação o prazo pode ser estendido. Procure mais informações com um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 16:53
    Enviado por: tony

    coloquei minha casa a venda em uma imobiliaria mas ela não vendeu a casa e eu vendi para um vizinho tenho que pagar a comissão para a imobiliaria ou não

    RESPOSTA DO BLOG: Claro que não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2010 - 19:07
    Enviado por: gisele

    olá tenho uma casa d eposse e comprei do antigo dono mais ele me passou os documentos de quem vendeu ea ele e eu fiz um contrato de compra e venda de que eu comprei dele, e agora eu quero alugar a minha casa eu posso alugala e nao ter medo de perde-la?

    RESPOSTA DO BLOG: Há irregularidades nos procedimentos. Procure um advogado especializado para responder a questão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2010 - 18:34
    Enviado por: julio cesar

    comprei um imovel pela caixa , mais se passaram tres prestações e ainda não paguei , por motivo financeiro.a escritura saiu mais o vendedor do imovel ainda não recebeu o dinheiro da caixa ela alega que por eu estar com as parcelas atrasadas o proprietario não tem direito a receber o dinheiro do imovel até eu regularizar as prestações.detalhe . eu só vim receber as chaves do imovel na segunda prestaçãoe o imovel se encontra vazio
    perguntas
    1- qual será a atitude da caixa nesse sentido com as prestações em atraso e o não recebimento do dinhero do imovel pelo proprietario ?
    2-há como desfazer o negocio , já que não se configurou o mesmo, pelo não recebimento do dinheiro do imovel pelo vendedor-proprietario
    3-quais as minhas perdas e a do proprietario ? já que não tenho condiçoes de ficar com o imovel ?
    4- me ajudem por favor. grato

    RESPOSTA DO BLOG: Você não tem direito algum, infelizmente. A Caixa está correta em não pagar o proprietário. Você perderá o que já pagou e terá de devolver o imóvel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2010 - 23:09
    Enviado por: silvana

    Ola,por favor gostaria de alguns esclarecimento:meu esposo comprou um apartamento a 2 anos aprovado pela caixa,viemos pagando tudo direito as mensais durante as obras e tudo mais,quando chegou a entrega da chaves a construtora me informou que tinha um residual para ser pago e que eu so poderia pegar as chaves se eu pagasse o valor total(residual e chaves),na epoca eu fui avalista do meu marido assumindo assim a divida ,já que nao conseguimos dinheiro para pagar tudo,só que as pretaçoes ficaram muito alta 6*2000,00 e tem as anuias de 4 mil por ano,só que eu me enrolei só paguei uma parcela do acordo e esse final do ano nao consegui pagar nem a anual ,a unica coisa que esta em dia, é a prestaçao da caixa,ou seja eu tenho um financiamento aprovado e em dias só devo para a construtora,corre algum risco da construtora tomar nosso apartamento.Des de já agradeço.Sem mais att. silvana

    RESPOSTA DO BLOG: Praticamente incompreensível a sua mensagem. A construtota pode tomar o apartamento sim. Procure um advogado e tente renegociar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/02/2010 - 14:33
    Enviado por: Elnaman Guimarães dos Santos

    Boa Tarde! Comprei uma casa, já quitei, tenho a promessa de compra e venda, e a escritura e todos os documentos. O antigo proprietário mudou para São Paulo e não consigo acha-lo. Preciso fazer a tranferência (Escritura)para o meu nome. Como posso fazer sem o antigo proprietário?

    Aguardo respostas.
    Elnaman

    RESPOSTA DO BLOG: Não é possível. Procure a ajuda de um advogado especializado para achar o proprietário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/02/2010 - 14:34
    Enviado por: fernanda do carmo silva

    gostaria de saber ao financiar uma casa pela caixa ;e o imovél apresentar algum risco a caixa ela rejeita o financiamento? sim ou naõ ex: a casa está com a estrutura comprometida

    RESPOSTA DO BLOG: Pode rejeitar sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2010 - 14:22
    Enviado por: Serlene

    Ola, construi uma casa, num terreno de uma imobiliaria, porem o terreno não tem escritura, nem a casa, como devo fazer para escriturar, para passar a casa pro meu filho precisa da escritura? e registro de imovel, se um dia meu filho for vender vai precisar fazer o inventário, qual o procedimento considerando que o loteamento onde comprei o terreno não está regularizado na Prefeitura, portanto não tem IPTU
    OBRIGADA

    RESPOSTA DO BLOG: A quantidade de irregularidades é tanta que você poder perder o imóvel. Procure o mais rápido possível um advogado e providencie a regularização da documentação. Uma casa sem escritura não existe, assim como o terreno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2010 - 11:12
    Enviado por: luciana reis

    Tenho uma casa alugada e o contrato já venceu desde de novembro de 2009. não quero renovar.E sim prdir a casa , se eu perdi a inquilina tenhi direito de mora três meses sem pagar?

    RESPOSTA DO BLOG: Não. Tem de sair dentro de 30 dias.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2010 - 20:54
    Enviado por: Renée de Cássia Araujo

    Contrui uma casa no quintal da minha mãe à 15 anos, e agora ela quer que eu saia da minha casa.
    Ela se separou do meu pai à 20 anos e ficou com este terreno, somos somente eu a minha irmã e ela, mas minha mãe mora com minha irmã na mesma casa, a minha tem um murro separando os quintais e agora ela quer que eu saia, quero saber se tenho algum direito ela estando viva ou os filhos só herdam quando os pais morrem?

    RESPOSTA DO BLOG: A situação toda é ilegal, você não tem direito a nada, em tese. Só contratando um advogado me provando na JUstiça que você construiu a casa com seu dinheiro é que terá alguma chance de ficar com a casa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2010 - 12:35
    Enviado por: Fagner Pimentel

    ola boa tarde..

    meu pai trocou uma casa com meu irmão ei meu irmão pegou o documento da casa pra fazer alteração e assinas as partes, porem nesse meio de tempo ele MI se Arrependeu agora não entregar o documento da casa e esta dizendo que não trocou simplismente deixou o MP marar na casa, não que assinar documento nenhum para o MP, oque MP faz para Resouver isso…

    Obrigado ..

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e processe seu irmão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2010 - 18:06
    Enviado por: margarida

    comprei um terreno pela caixa so que fiquei desempregada nao paguei perdi agora que minha situaçao melhorou consigo financiar uma casa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 13:44
    Enviado por: cristiane

    estou trocando minha casa por outra maior, o que devo saber para não ser enganada?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/03/2010 - 23:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sugerimos neste caso que consulte um corretor de imóveis ou um arquiteto. Sem informações, não há como ajudá-la.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/03/2010 - 11:03
    Enviado por: teresa

    ola amigos
    tenho uma amiga k esta xeia de problemas..
    vive numa casa arrendada sem contrato ha 3 anos
    agora de repente os senhorios kerem vender a casa e po-la dali para fora…ate ja lhe disserem k vao la mostrar a casa a outras pessoas..
    podem fazer isso? assim sem mais nem menos..
    temos varias testemunhas em como ela la vive ha 3 anos..
    obrigado por kualker resposta..precisamos de toda ajuda e informaçao..
    *portugal

    obrigado desde ja pela atençao
    cumprimentos
    teresa osorio

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/03/2010 - 20:27
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Ela está ilegalmente ocupando a casa. Os proprietários, desde que provem que são os donos, podem vender a casa e pedir para ela que saia.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/03/2010 - 15:10
    Enviado por: micheli hendges

    olá!!! Por favor me ajudem!! é possível ir para leilão um imóvel de posse minha há mais de 2 anos com escritura registrada em cartório e tudo, por causa que o ex dono do imóvel tinha uma causa trabalhista contra ele, mas quando fizemos a documentação nada constava. Gostaria de saber se é possível que eu perca o imóvel no leilão, eu nem sabia de nada,, fiquei sabendo um dia antes do leilão..
    Desde já agradeço…
    Micheli

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/03/2010 - 19:51
      Enviado por: Marcelo Moreira

      É possível sim. Aliás, é bem provável que isso aconteça. Contrate urgentemente um advogado e veja op que é possível fazer para evitar o leilão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/03/2010 - 16:01
    Enviado por: Daniela

    Olá! Meu pai comprou uma casa com conrato destes particular, pagou um aparte e ficou acordado das outras serem parceladas e etc. Meu pai faleceu,e eu atrasei estes pagamento pois sou filha única e tive que arcar com despesas funerárias sozinha. A pessoa pode me tomar a casa mesmo ja tendo sido pago mais de 70% da mesma? Socorro preciso de respostas urgente!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/03/2010 - 18:07
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pode sim, no prejuízo é que ela não pode ficar. Algum acordo precisa ser feito para que ninguém saia perdendo. Procure um advogado para negociar com o dono da casa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/03/2010 - 18:48
    Enviado por: cristiane

    eu quero saber com exatidão com qtas parcelas a caixa toma a casa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/03/2010 - 14:30
    Enviado por: Cristina

    se eu for demitida durante a negociação com a casa para a compra da casa propria não posso utilizar o fgts como entrada?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/03/2010 - 22:32
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Se você for demitida o processo de liberação do dinheiro para. A Caixa vai oferecer a opção de resgatar o dinheiro ou continuar o negócio.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 08:41
    Enviado por: Tamara

    Um amigo negociou uma casa de Cohab, como o pagamento da casa nao havia sido efetuado por inteiro, o contrato foi informal! O titular da casa e sua esposa faleceram, e agora esse amigo quer passar a escritura para o seu nome, mas para isso precisava do RG e CPF das pessoas que faleceram, mas elas nao tinham esses documentos.
    Qual o tipo de ação que se pode entrar para resolver esse impasse?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2010 - 00:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O melhor a fazer neste caso e contratar um advogado e deixar que ele tome as providências junto aos órgãos públicos. Hà uma série de irregularidades em relação ao imóvel.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 20/03/2010 - 17:33
    Enviado por: Eduardo

    Comprei uma casa financiada, o banco já aprovou e redigiu o contrato, eu e o vendedor já assinamos e reconhecemos firma e dei entrada no cartório de registro. Desde ontem eu estou pagando o financiamento e o vendedor esta recebendo (irá receber do banco com juros quando o cartório devolver a escritura) Pergunta: quero começar algumas reformas? o proprietário recusou-se dizendo que o imóvel não é meu até que o cartório devolva o registro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/04/2010 - 11:31
    Enviado por: marlucearaujo

    comprei um apartamento da cdhu fiz contrato de gaveta so que a mulher do propietario ja havia falecido etem filhos menores corro risco de perder? quero vender posso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/04/2010 - 16:28
    Enviado por: rita maria de sousA

    COMPREI UM APARTAMENTO DA CDHU E ME PASSARAM INFORMAÇÃO ERRADA SOBRE O CONTRATO DE GAVETA NÃO TENHO O CONTRRATO DE GAVETA DA PRIMEIRA DONA SOMENTE DA PESSOA QUE ME VENDEU NO CASO A WSEGUNDA DOAN E A CDHU ME INF QUE ESTE DOCUMENTO NÃO VALE TENHO A PROCURAÇÃO NO NOME DE OUTRA PESSOA COMO FAÇO DEVIDO O CONTRATO DE GSVETA NÃO VELAR P/ CDHU

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/04/2010 - 22:19
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A quantidade de irregularidades é imensa, a começar por contrato de gaveta, que é ilegal. Tente a ajuda de um advogado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/04/2010 - 08:35
    Enviado por: SUELI CAMARA

    comprei um apto pela caixa economica federal a 2 anos.
    estava empregada e usei o meu fundo de garantia.
    agora estou desemprgada em 01/06/10 vai fazer 1 ano,o pior de tudo é que este ano completei 50 anos de idade. estou pagando 502,00 de prestação.estou fazendo
    doces p/ver se consigo pagar mas esta muito dificil,
    gostaria de saber se existe uma forma de diminuir as prestações,ou trocar o apto
    por uma casa, já que o condominio esta muito caro.
    por favor me responda ,dia 10/05 vence mais uma prestação e eu ainda nao consegui o dinheiro.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/04/2010 - 21:27
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não existem essas possibilidades que você mencionou. A única forma de contornar a situação é tentar renegociar a dívida com a Caixa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/07/2010 - 11:44
    Enviado por: MORGANA

    Bom dia!!
    Tenho um emprestimo com a Caixa Economica, estou tentando tirar a 2ª via da prestação nº59 sendo que são 60 prestações, lá aparece o seginte erro “Contrato Decursado”, o que significa isso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/07/2010 - 22:27
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Significa contrato encerrado. Procure mais informações com um gerente da Caixa, se ainda há o que pagar, então a mensagem contém algum erro.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/07/2010 - 18:04
    Enviado por: Jane

    Olá boa noite, um amigo meu vendeu um apartamento o foi com financimento pela caixa economica foi tudo aprovado registrou em cartorio, ai levou na agencia para eles efetuarem o pagamento em 72 horas, mas isso não ocorreu a CEF alegou que colocou o regime de casamento dos comprodores errado pois era comunhão universal e a caixa colocou comunhão Parcial, isso já fazem 20 dias que ele aguarda retorno e eles falam que estão esperando o COP para resolverem, não dão prazo para nada. neste caso a CEF que errou como ele deve proceder pois ele já comprou outro imovel mas não pode pagar esta sem saber o que fazer, favor ajude-no

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2010 - 18:37
    Enviado por: Manuela Fioravante

    Ola estou preocupada compramos uma casa direto com o dono depois de um tempo o dono colocou num advogado que emite os boletos bancário nesse meio tempo eu perdi o emprego e só meu marido trabalha ou seja estamos devendo 6 prestações eo dono nos falou que c até dia 5 de agosto nóis não quitar toda divida teremos que sair dacasa não tenho para onde ir tenho uma filha de 3 anos ele tem esse direito de nos tirar da casa sem propor um acordo?porfavor alguém me da uma luz estou desesperada obrigado!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2010 - 18:48
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Tem esse direito sim, pois há inadimplência. Vai demorar um pouco, pois isso provavelmente poderá serquestionado na Justiça, mas mais cedo ou mais tarde, se a dívida não for paga, a casa será retomada. Procure um advogado para tentar um acordo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/09/2010 - 19:49
    Enviado por: DENISWILSON

    olá queria seber o seguinte,meu pai vai financiar uma casa no0 nome dele pela caixa economica pra mim certo?queria saber se na hora de escriturar ele pode colocar no meu nome ou so escritura no nome do comprador que seria ele,,,PQ ele tem um filho fora do casamento ai fico com medo de pagar essa casa que seria pra mim e depois ele morre ai ter que dividir com esse outro filho dele,por isso queria que vcs me ajudem a respeito de quando ele for comprar e colocar na escritura meu nome,,por favor me ajudem….desde ja muito obrigado!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2010 - 21:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não pode, porque a Caixa vai pedir documentos para analisar se concede ou não o financiamento, e todos os documentos terão de sair no nome de quem vai financiar a casa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/11/2010 - 08:45
    Enviado por: VANILSA

    ALUQUEL UMA CASA NA IMOBILIARIA PO 12 MESES, DEI CALÇÃO DE 3 MESES NO VALOR DO ALUQUEL, NÃO DEU PRA FICAR NA CASA DEVIDO A BAGUNÇA DE VIZINHOS, E PELO MOTIVO DE ME ROUBAREM , ENTÃO QUEBREI CONTRATO E MUDEI A IMOBILIARIA QUER ME COBRAR O MÊS DE ALUQUEL E MULTAS NO VALOR DO CALÇAO. O QUE DEVO FAZER NÃO QUEREM ACEITAR A CHAVE DO IMOVEL QUE JÁ DESOCUPEI

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2010 - 20:32
    Enviado por: Silvia

    Ola! ah dez anos atraz eu ganhei um terreno de minha mae, mas nao pasamos pro meu nome.Eu construir uma casa e moro nela ate agora, com duas filhas e meu marido.Esse Terro foi liberado pela prefeitura ou seja a nao pagar mas.Ele falou que iria regularizar todos no bairro.mas ate agora nada.
    Agora a minha mae esta se separando e o ex colocou a minha casa como fosse parte dos bens deles.Ele nao tem como prova, mas fala sempre que e deles.
    E agora o que que eu fasso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2010 - 22:46
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e tente se defender na JUstiça. Se a casa esta´em nome de sua mãe, então legalmente a casa é dela.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/12/2010 - 15:37
    Enviado por: raquel

    olá estou pagando uma casa e gostaria de saber se posso aluga-lá?!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/12/2010 - 12:05
    Enviado por: Rosana

    Olá Marcelo, espero que possa me ajudar!
    Comprei uma casa há pouco tempo pela CEF. O vendedor queria 60 dias a mais de prazo para sair da casa, não concordei.
    No dia de assinar a escritura, ele apareceu com um contrato dizendo que eu concordaria em ceder mais 60 dias à ele após a liberação do dinheiro junto a CEF. Se eu não assinasse o contrato ele não assinava a escritura. Esse prazo vence dia 05/01/2011, mas eu não queria esperar tanto, pois estou pagando aluguel por causa disso…. e prestação da casa também. O que posso fazer para tirá-lo de lá antes do prazo vencer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/12/2010 - 17:35
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Situação bastante complicada por um motivo muito simples: ele fez uma exigência para fechar o negócio, e só faz negócio (ou seja, assina) se essa exigência for cumprida. Entendemos que ele está no direito dele, pois ainda não houve negóicio, ele nada assinou, então legalmente a casa é dele ainda. Se tiver havido algum tipo de pagamento, pode-se questionar a exigência na Justiça, mas acho que não ajuda muito neste momento. Se ainda não houve nenhum tipo de pagamento, então não há nada a fazer, pois ele está no direito dele.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/12/2010 - 17:31
    Enviado por: mariana e.de lima

    Boa tarde. Vendi um apartamento da cdhu em jacare ja fas uns 8 anos so que quando vendi com contrato de gaveta nao foi reconhecido firma ai essa pessoa vendeu p/ outra a outra vendeu p/outra e a atual que esta morando nao paga as mensalidades para resumir esta sem pagar desde 2001 agora meu nome esta no spc quero saber se eu entregar a chave p/ a cdhu meu nome fica limpo ou o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/12/2010 - 17:26
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A situação está totalmente irregular em todos os aspectos. Procure um advogado, você vai precisar, pois a dívida legalmente é sua, mas terá dificuldade para recuprar a posse do apartamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/12/2010 - 17:49
    Enviado por: mariana e.de lima

    Boa tarde. eu me chamo Pedro meu visinho me deu um adsao de um terreno porque eu paguei o dele e agora ele tem que pagar o meu como ele nao esta pagando pedi os papeis para ele so que ele me deu o do meu lado fui a prefeitura e o terreno nao e dele e ja estva em leilao paguei 2008 e agora estou paguando o refis agora ele dis que o terreno e dele nao quer deichar eu construir o que faço quais sao o meus direito?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/12/2010 - 17:24
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Essa não é uma questão de defesa do consumidor, é um probelma partcilar entre duas peossas. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/01/2011 - 17:20
    Enviado por: renata

    meu pai morreu, e minha mãe colocou a minha irmã e cunhado pra morar dentro de casa a uns 3 anos, se por acaso minha mãe falecer, eles tem direito mais que os outros filhos, e a minha mãe pode em vida dar parte da casa para minha irmã?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2011 - 18:59
    Enviado por: Orlinda

    Meu marido faliu e deixou uma divida ativa com o estado de minas, no dados complementos esta a classe execução fiscal, a minha duvida e esta ganhei um imovel da minha mae , porem sou casada com comunhão poarcial de bens. Tem perigo de eu perder o imovel.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/01/2011 - 17:57
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Existe essa possibilidade, mas é bem remota. Em todo o caso, para se precaver, procure um advogado e especializado e veja como se defender de uma eventual ação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 15:29
    Enviado por: Carla

    Boa tarde.Minha sogra comprou um terreno só que quem pagou foi eu ,o contrato de compra e venda ta no nome dela e é o único documento que tem.Gostaria de saber como passar o terreno para meu nome)?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 17:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não é aqui que você vai obter essa informação. Vá à prefeitura ou ao cartório de registro de imóveis com todos os documentos pessoais e do imóvel que existem e veja copmo proceder.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/01/2011 - 22:58
    Enviado por: Adriano

    Boa noite, vendi a algum tempo uma casa, fazendo contrato de gaveta, a pessoa atrasa pagamento, não passou até hoje água e luz para o nome dela, e pela caixa economica sou o proprietario dela, hoje tenho filho que pela caixa já e um herdeiro se um dia eu falecer que dá até quitação, já falei com a pessoa e nada, gostaria de saber o imovel fica em R$ 19.000,00 para quitar, se eu quitar e passar para o nome de meu filho o que acontece, perante um contrato de gaveta que a pessoa não honrou com suas obrigações descritas no contrato, tando no nome de meu filho poderia pedir o despejo das pessoas e por o que a pessoa pagou como aluguel de moradia… lhe agradeço pelo auxilio e se puder responder e mandar pelo meu E-mail eu agradeço…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/01/2011 - 17:39
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado de confiança para lhe ajudar a negociar com o comprador. Essa não é uma questão de defesa do consumidor, é um negócio partciular entre duas pessoas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/01/2011 - 20:00
    Enviado por: Maria Claudia

    Olá, comprei um terreno , e quando terminei de pagar, pedi os documentos para fazer escritura e descobri que os documentos não estavam em ordem, agora esta em fase de inventario, gostaria de saber se posso fazer algum contrato com a proprietaria registrando em cartorio, que paguei o terreno e esta quitado, pois o processo demora , e nunca sabe o que pode acontecer.Gostaria de algum documento, caso um dia ela venha a falecer antes do processo sair, para poder fazer a escritura. Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2011 - 23:13
    Enviado por: Andhreysya almeida

    olá,eu moro em uma casa a 1 ano,e agora a dona da casa tá inplicando muito comigo e eu tenho um bebe de 1 ano,vcs sabem que criança não tem noção de barulho nenhum,ele chora a noite e ela fica irritada,mais tem um porém,ela sabia que eu tinha um bebe,quando fui morar no quintal dela o meu filho tinha 2 meses,então ela já estava ciente de que criança chora,ela pediu a casa e estamos procurando outra,mais ela ta cobrando todos os dias e ainda fica jogando indiretas absurdas,não atrasamos o aluguel,não ouvimos som alto para encomodar ninguém,queria saber se ela tem o dever de aguardar que encontremos outra casa para mudar,creio que ela não pode pegar minhas coisas e jogar na rua,queria a opinão de alguém mais fluente no caso,será que se ela me obrigar a sair da noite pro dia sem ter pra onde ir,eu posso entrar com um processor por abuso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2011 - 11:02
    Enviado por: catharine gonçalves

    olá,bom dia queria tirar uma duvida moro de aluguel so que agora estou para sair da casa queria saber se tenho que pagar o aluguel o valor do aluguel integral ou pago so os dias que ficar na casa ate me mudar ja o aluguel venceu dia 25 mas quando entrei na casa dei um deposito obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2011 - 14:38
    Enviado por: leonir

    comprei uma casa de prefeitura de uma pessoa fizemos um contrato de compra e venda mas repassei a minha irmã em 2 meses depois na epoca era 7000 dei 3600 entrada + 17 prest 200 so que nao pude cumprir o acordo e nao paguei ele entrou com uma açao e fui executado me mas nao tenho bens no nome eles podem me tomar a casa devolta que hoje ja tem escritura em nome de minha irma e tenho uma companheira q vive comigo que tenho filhos ela tem bens no nome pedem esses serem penhorados

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/02/2011 - 08:25
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Impóssível entender a mensagem, mas é possível que você tenha bens penhorados e que a casa seja retomada, com toza a razão, mesmo que esteja em nome de sua irmã.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/02/2011 - 20:19
    Enviado por: tereza da rocha

    sai de casa ha cinco anos atras com um filho de 2 anos por ser agredida fisicamemte po meu marido que e alcoolatra.ele ficou na casa por uns mesesdepois alugou e nunca me passou nada a casa esta em meu nome agora estou na justiça por falta de paamentos de iptu e asfalto os inquilinos vao sair fim de setembro.agora onde eu moro esta insuportavel meu filho de sete anos muito rebelbe bate ana minha irma que surra muito ele.agora entrei na justiçapra ver se consigo morar na minha casa porque ele mora com a mae dele.sera que o juiz vai me dar ganho de questao obrigada desde ja pela orientacao

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2011 - 09:09
    Enviado por: miliena dantas

    olá preciso de uma orientação de vcs… meu marido assinou um contrato de compra e venda, pois adiquiriu um apartamento que é fianciado pela caixa e ainda não transferiu para o nome dele pq ele ja tem um financiamento pela caixa…ele também assinou uma procuração onde a proprietaria passa todos os direitos sobre o imovel para ele.. minha duvida é que meu nome não aparece nem na procuração nem no contrato de compra e venda… Penso que isso o torna dono do imovel sozinho e não precisa de minha assinatura em nada para vende-lo… será que devo pedir que seja feita outra procuração? e será que pode ser feito outro contrato de compra e venda? Não iria ter problema com a data? desde já agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2011 - 07:37
    Enviado por: Kênia Garcia

    Olá estou com um problema…compramos uma casa financiada pela caixa e como meu marido perdeu o emprego atrasamos 08 parcelas , hoje ele já voltou a trabalhar e nos equilibramos novamente.. porém quando tentei negociar com o banco para fazer uma renegociação da divida …eles disseram que o banco entrou com uma ação, no contrato diz: que atrasos superiores a 60 dias dão o direito de disapropriação…o que eu devo fazer ?? ainda não recebi nenhuma carta …nem oficio ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2011 - 21:07
    Enviado por: Gabriel Teles da Silva

    Ola comprei a parte de um terreno e fiz um contrato particular so que a dona faleceu o contrato que eu fiz continua tendo valor? os filhos dela tão querendo fazer um inventario como eu tenho que agir nesta situação.

    Obs: O contrato que eu fiz com a Dona foi registrado em cartorio.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/03/2011 - 22:25
    Enviado por: Joao Zozuino Franco

    Boa noite,
    Vendi meu apartamento na cohab,o no novo proprietario ja passou para o seu nome no programa 1000,sera que meu nome sai
    deste contrato e poderei fazer um novo financiamento pela CEF.
    Estou querendo utilizar o meu fgts para dar entrada sera que a caixa libera e financia o restante,tendo em vista que nao
    utilizei na cohab e meu nome ja nao consta na cohab poderei estar financiando outro imovel?
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/04/2011 - 19:10
    Enviado por: Suelen Freitas

    Aluguei um apartamento do C.D.H.U no início do ano passado (amigavelmente, pois todos sabem que o mesmo não pode ser alugado antes de ser quitado). Este apartamento já estava com uma divida de 13 mil reais quando entrei (informada por um fiscal do C.D.H.U).Descuti com a dona, pq a mesma me pediu o imóvel antes da data de vencimento do contrato, ela disse que iria entrar na justiça, caso eu não saisse. Meu aluguel estava em dia, até que, depois dessa discussão, passei á não pagar (pois a mesma disse q entraria com processo), alegou que onde ela esta, não tem espaço suficiente, e que quer o partamento de volta. O Fiscal do C.D.H.U veio ao meu ap, disse que eu não deveria nem estar pagando o condomínio, mas como isso influenciaria na minha água (inclusa no mesmo), que eu deveria paga-la.Mas, que até então aptos do C.D.H.U não pode ser alugado e nem mesmo ter mais de 1 em seu nome (como é o caso da dona do meu ap.), Hj chegou uma carta “Extra Judicial” para que eu saia do Ap. em 30 dias, ou eles vão procurar “Ação Judicial Cabível” Ps: A carta não é do C.D.H.U, é de um Defensor Público. O que devo fazer??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/04/2011 - 19:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Contratar um advogado para tentar postergar o despejo, mas você terá de sair em breve, isso é fato. A situação toda está irregular e você é a maior vítima, mas também sabia que estava iregular ocupando o apartamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/05/2011 - 17:54
    Enviado por: sandra

    eu e meu marido adquirimos uma casa no ano de 1997. pagamos as prestações corretamente até que por motivo de força maior não pudemos mais pagar as prestações. ainda por cima me separei do meu marido e fiquei na casa. muitos anos depois a caixa colocou a casa em leilão devido a inadimplência. tentei ainda negociar com a Caixa, porém eles queriam o valor da casa à vista e não quiseram renegociar a dívida. só que durante o estes anos todos, investi na casa, com reformas e benefeitorias necessárias na mesma. agora apareceu um senhor em minha casa dizendo que a comprou da Caixa, onde inclusive recebi um documento do cartório dizendo que o imóvel pertence a este senhor. me neguei a sair no prazo que ele me deu- 30 dias e agora ele entrou com um processo contra mim reivindicando a posse do imóvel. só que o imóvel foi vendido para ele pelo preço de 13 anos atrás- 34.000,00. a casa porém vale de 80 a 100.000,00 devido as benefeitorias. pergunto; tenho direito à indenização pelas benefeitorias feitas na casa, visto que estas benefeitorias valorizaram a casa e a caixa não a levou em consideração quando vendeu a casa a este Senhor. Informo ainda que este Senhor não comprou a casa para morar e sim para investir- ele faz isto direto aqui na região. e eu e meus filhos não temos onde morar… por favor se alguém tiver uma opinião me ajudem pelo amor de Deus.. estou em desespero e nem consigo dormir mais com esta situação- choro noite e dia ,pois tudo que tinha ao longo da minha vida investir nesta casa e só não houve negociação da dívida porque a caixa se negou a renegociar…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/05/2011 - 19:26
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você precisa de um advogado para questionar ao menos o valor da venda da casa, já que o leilão não pode mais ser revertido. Entendemos que não é caso de indenização, mas outro advogado pode ter outro entendimento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/05/2011 - 10:26
    Enviado por: simone

    oi comprei um terreno com casa de terceiros esse terreno não possui escritura somente o contrato de compra e venda o ex proprietario restabeleceu a procuração em meu nome moro nesse endereço ha dois anos mais perdi o contrato de compra e venda o que devo fazer?POR FAVOR ME AJUDEM.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/05/2011 - 09:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não podemos ajudar, essa não é uma questão de defesa do consumidor. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/05/2011 - 14:26
    Enviado por: Ana

    Boa tarde, estou separada a 4 anos, no contrato ficou esclarecido que o imovel seria vendido em 18 meses mas só agora meu ex marido resolveu vender a casa que vivo com os dois filhos dele, um de 19 e outro de 14 anos, porém durante esses 4 anos eu nao tinha emprego e nem condiçoes de trabalhar por problemas de saúde, só agora a 6 meses que estou trabalhando, mas meu salario é baixo e nao consiguirei nenhum financiamento, gostaria de3 saber se tem algum meio de eu conseguir ficar por mais algum tempo nesse imovel, pelo menos até me estabelecer um pouco mais financeeiramente.Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/05/2011 - 08:36
    Enviado por: Silva

    Recebí de uma pessoa com Alvara de Autorização Judicial,um terreno como forma de dação em pagamento por serviços prestados quase 18 anos, sendo que esse tereno se encontra já resgistado no cartório do registro de imóveis em nome de outra pessoa. Só que esse cartório já havia sido oficializado por juízes desse tribunal, que essas áreas estava em litígio.

    O que devo fazer para conseguir reaver esse patrimôio que me foi transferido com autorização de um alvara.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2011 - 17:59
    Enviado por: Cicero

    Tenho uma casa e o inquilino pede que Eu faça dos contratos um para a empresa dele e outro em nome dele, posso fazer dois contratos de locação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/06/2011 - 13:47
    Enviado por: Norma

    Sou proprietária de um imovel o qual coloquei em aluguel,deixei por conta de uma imobiliaria,já tem um mês e dez dias que o inquilino ja se mudou,já levou o contrato reconhecido firma para imobiliaria e assinado por dois fiadores, pois foi exigencia da imobiliária.
    Até hoje a imobiliária nao fez a vistoria na casa e nem assinei o contrato também, pois ainda não fui solicitada pela imobiliária para tal.
    Quero saber o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/06/2011 - 18:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O que a imobiliária diz sobre o assunto? Dependendo da resposta, procure um advogado e processe a imobiliária.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/06/2011 - 10:08
    Enviado por: SANDRA

    GOSTARIA DE SABER SE BANCO PODE TOMAR MINHA MORADIA.
    POR DIVIDAS BANCARIAS.
    AS DIVIDAS ESTA NOME DO ESPOSO
    A CASA É DA COHAPAR ESTAMOS PAGANDO,SENDO SO TEMOS ISSO..
    ELES PODEM TOMAR.
    POR FAVOR..
    ESTOU MUITO PREOCUPADA..
    OBRIGADO
    ME RESPONDA…
    SE EU PRECISO PROCURAR UM ADVOGADO…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/06/2011 - 17:21
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O banco vai tentar penhorar a sua casa, mesmo havendo leis que colocam obstáculos para que isso aconteça.Já houve sentenças judiciaias favoráveis aos moradores e também aos credores. Portanto, você rpecisa de um advogado para evitar que haja a penhora do imóvel.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/06/2011 - 12:53
    Enviado por: Fabiana Mendes

    Boa tarde!

    Comprei um imovel na planta 04/2008 previsão de entrega para 04/2009 por falta de documentação da construtora não consegui financiar o lugar e um condominio com 98 casas que foram feito financiamento para uns e outros não.
    Enfim depois de ter pago parcelas de obras corrigidas e a chaves. fiz o financiamento com a caixa em 05/04/2011 assinei so que houve uma valorização do imovel de 13mil no qual não tive fgts para cobrir o valor total a construtora eles não aceita parcela e nem me entregar as chaves.mas pago condominio a 2anos e o financiamento com a caixa a 2 mês o que devo fazer???
    Não estou mas conseguindo pagar aluguel devido esta pagando a casa posso fazer uma chaves e entrar no imovel afinal estou pagando e acredito que o imovel não pertence mas a construtora e sim a caixa economica que ja depositou a construtora o valor da casa e paguei a documentação de cartorio.
    Como devo proceder???

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/06/2011 - 17:17
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e tente negociar de novo com a construtora, que está com a razão neste caso, em nosso entendimento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/06/2011 - 16:20
    Enviado por: Giseli da Silva Gomes

    Olá! Bem, eu moro em um terreno que era de meu falecido vó, porém ele ja faleceu e deixou o terreno para seus filhos, alguns deles moram no terreno e pagam os impostos referentes a eles, porém outros não moram e ainda sim querem mandar no mesmo, meu pai em 2003 tbm veio a falecer, e deixou eu, minhas 2 irmãs e minha mãe com ela, mas agora esses que não moram querem mandar e contruir uma casa em cima da minha,para morar!
    A questão é eles tem esse direito de fazer a casa ou não?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/07/2011 - 19:16
    Enviado por: gisele

    comprei uma casa financiada pela cx federal fazem 6 anos ainda não passei para o meu nome mas pagos as prestações em dia por motivos de saúde estou morando com meu filho e aluguei a casa ex proprietario ficou sabendo e quer entrar com ação para tirar a casa de mim isso ´é ppossível. me respondam por favor! grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/07/2011 - 12:07
    Enviado por: Tomas Mello

    PROCESSEM A COPERATIVA,
    Existem inúmeros registros de fraudes por parte dessas coperativas
    Esses resíduos devem ser explicados,

    CORRAM ATRÁS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/07/2011 - 00:03
    Enviado por: beatriz

    boa noite gostaria de saber como devo proceder!
    pois meu pai não consegue passar o imovel pro seu nome pois o nosso enderço consta como condominio, e esse condominio tem uma divida e naun sabemos onde nos informar sobre essa divida.
    o que devemos fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/07/2011 - 14:40
    Enviado por: sidney garcia

    Boa tarde, eu era casado e tenho 3 filhas e adquiri uma casa do cdhu nessa epoca , me divorciei e fiz a burrada de vender minha casa com contrato de gaveta,sem minha ex esposa saber e agora fiquei sem a casa e a familia nao esta pagando as parcelas , e o pior percebo que deveria ter deixado a casa para minhas filhas ja que minha ex esposa cuida delas , pois nao posso dar a pensao a 13 anos .poderia reaver a casa ?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/07/2011 - 17:17
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos como responder, essa não é uma questão de defesa do consumidor´. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/07/2011 - 14:37
    Enviado por: vanessa

    tenho uma casa faz dez anos e esta tudo certo iptu tudo pago só que a antiga dona colocou no advogado para poder tirar do nome dela e agora esta na mãos do juiz para decidir e estou com medo de peder ela e agora o que eu posso fazer

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/07/2011 - 18:13
    Enviado por: Mauro Lima

    estou em negociação de um apartamento da cdhu, mas o que ocorre é o seguinte, este imóvel ainda não completou 2 anos que foi entregue e pela regras da cdhu é necessário este prazo, todas as outras exigencias feitas pela cdhu ei tenho, o úico problema e este prazo, quero saber posso fazer um contrato de gaveta para comp0ra do imovel , mesmo sager que é iregular e uma procuração pblica dando plenos poderes para alguem de minha confiança para que quando chegar o tempob eu fazer a transferencia para meu nome , ja que esrou sem ter onde morar e não posso esperar ate completa os dois anos de contrato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/07/2011 - 18:06
    Enviado por: Suria

    Tenho uma casa financiada em meu nome e vendi com contrato de gaveta faz 7 dias e peguei um carro como parte do pagamento só que o carro só esta dando problema e agente assinou um contrato de gaveta e agora eu preciso desfazer o negócio devido a esse veículo que nem andar quer?Posso desfazer?desde já agradeço…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/07/2011 - 21:30
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos ajudar, procure um advogado que aceite conversar com você, diante de tantas irregularidades na questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/07/2011 - 14:54
    Enviado por: meire

    boa tarde ,comprei uma casa,so que aimobiliaria não nos falou que tnha mas duas certidão para registrar,e agora quero vende como posso fazer ,se estou sem condição de resolver

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 17:21
    Enviado por: ana oliveira

    minha sogra tem um casa grande naqual ela partil ,casa deu pra gente morar. mora filho dela neta dela e eu agora que agente reformou ela que tomar. por vafor responda se agente tem direito ou nao.pois eu gastei muito nesta casa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/08/2011 - 12:58
    Enviado por: maria gonçalves silva

    Se eu comprar uma casa no terrenode arrea livre posso perder meu dinheiro?vc pode me explicar o que acontece?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/08/2011 - 21:48
    Enviado por: luciano henrique

    olá,eu e minha mãe trabalhamos 3 anos em mutirão do cdhu a titular da vaga do apartamento não estava entereçada e perguntou se nos enteressaria pois sempre pagamos aluguel isso nos alegrou muito e aceitamos trabalhamos durante tres anos aos sabados, domingos e feriados gastando passagem de onibus, refeição, e pagando a associação responçavel pela administração o valor de cinco reais. ela nos disse que no final da obra tranferia para o nome da minha mãe e isso não aconteceu ela deu baixa no cdhu sem nos falar nada com isso o suplente subiu. gostaria de saber já estamos morando dois anos pagando agua luz condominio e a prestação,recebemos um comunicado do cdhu para desocuparmos o imovel em 30 dias não é justo o que posso fazer para me defender por favor me oriente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/08/2011 - 20:08
    Enviado por: Caio Fernandes

    Boa noite, estou interessado em comprar um imóvel de posse, o dono do imóvel tinha um terreno dentro de um condominio, no qual ele dividiu e fez duas casas, uma ele vendeu e o novo proprietário já mora a mais de 2 anos e agora que vender a outra casa ele está vendendo com o documento de cessão de direitos e escritura só que ainda não li os documentos.
    Quais os documentos que devo pedir para saber se futuramente não irei me prejudicar? tem algum advogado especializado ou corretor de imóveis que possa ler esses documentos e verificar alguma irregularidade?? sou totalmente leiga sobre o assunto e estou com medo de entrar em roubada vc poderia me enviar por e-mail algumas indicações de bons advogados aqui do Rj que possa me orientar?? o que devo pedir a o proprietário?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/08/2011 - 20:13
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não é aqui que você vai obter esse tipo de informação. É um site de defesa do consumidor, e não de consultoria e orientação de negócios imobiliários. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/08/2011 - 10:42
    Enviado por: JESSIANE

    comprei minha casa pelo programa minha casa minha vida através da prefeitura,porém os prazos ditos pela mesma não foram cumpridos.As casas eram para ter sido entregues em junho deste ano,mas a assinatura do comtrato só foi feita no dia 11/08 e mais uma vez deram um novo prazo para entrega que seria dia 20/08/2011, porém mais uma vez este prazo está sem data e a única coisa que tenho para provar que comprei a casa é o recibo da primeira parcela, nem a cópia do contrato eu tenho e são no total mais de 200 pessoas que estão nesta situação e a maioria inclusive eu paga aluguel.Gostaria que me desse uma luz sobre o que fazer para esse prazo não se estender mais.Obrigada aguardo retorno.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/08/2011 - 14:26
    Enviado por: monica

    A MINHA DUVIA E EU TENHO UM FINANCIAMENTO PELA CAIXA O CHAMADO CONSTROCARD E FIZA DANDO MEUS DOCUMENTOS E COMPROVANTE DE RISIDENCIAL DA ONDE MORO POREM TENHO OUTRA RESIDENCIA QUE ESTA LOCALIZADA EM AREA AMBIENTAL E ESTA CENDO RETIADA PELO GOVERNO FUI CADASTRA PELO PROJET CDHU.
    GOSTARIA DE SABER SE MEU CADASTRO PODE SOFRER INDEFIRICOES POR CONTA DO MEU EMPRESTIMO COSTROCADI CAIXA?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/08/2011 - 18:59
    Enviado por: vera lucia

    ola por favor me orienta meu marido comprou uma casa na planta ha 3 anos atras com a tenda construtora fizemos o financiamento com a caixa dia 1 de agosto de2011 minha prestação vence agora dia 1 de setembro mas ate agora ñ entregaram a casa estou ja cheia de tanto protocolo deles preciso saber a quem recorrer pois como vamos pagar prestação e tambem o aluguel grata pela atenção

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/08/2011 - 19:38
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado e tente acionar a empresa na Justiça para a entrega do imóvel ou ressarcimento de custos. É a única coisa a fazer.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/08/2011 - 22:05
    Enviado por: leilane mara

    Boa noite,estou com um grande problema.
    Minha familia alugou um umóvel a cerca de 30 anos,fizemos uma reforma transformamos uma garagem em loja, quando o locador faleceu o filho pediu a casa, minha irmã continuou com a loja e o novo Locador exigiu novo contrato.hoje ele transformou toda casa em comercio,e pediu o imóvel que minha irmã tem o comercio de volta, pois bem ficamos sabendo que ele e o antigo locador não são proprietarios do imóvel,não existe haverbação de coisa alguma no cartório, existe uma haverbação de terreno que pertece a outra família destinta da dos locadores.
    O que minha irmã deve fazer para permanecer no imóvel…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/08/2011 - 22:15
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Entendemos que não tem direito algum de permanecer, mas essa não é a nopssa especialidade. procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/09/2011 - 17:22
    Enviado por: Daniele

    comprei uma casa financiada pela caixa economica federal, e a inquilina da ex. proprietaria nao quer sair de la, e ja venceu o prazo que ela tinha que era de 60 dias. Quais são os meus direitos e quem eu devo procurar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/09/2011 - 22:49
    Enviado por: Rogerio

    Boa noite, gostaria de uma orientação em relação a um contrato que assinei com a CEF.Adquiri um imovel fianciado, o proprietario e eu já assinamos o contrato, estou pagando o financiamento mas a escritura ainda não saiu, existe alguma multa que possa ser aplicada caso a escritura ultrapasse 30 dias após a assinatura do contrato na CEF, ou não tem um tempo para que essa escritura seja entregue a mim em meu nome? Obrigado pela atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/09/2011 - 16:26
    Enviado por: edcarlos

    Boa tarde.
    vou contar minha duvida:

    Tenho Um imóvel do CDHU a 7 anos, resolvi alugar e com o dinheiro pagar um aluguel de um outro imóvel em outro lugar.
    Enfim no Contrato da CDHU diz q não pode alugar,somente vender após 2 anos de moradia.
    enfim todo mundo aluga: olha q diz a CDHU sobre locação e logo faço a pergunta no final:

    A CDHU recebe denúncias sobre unidades habitacionais alugadas. A CDHU não permite a locação de imóvel, por isso, não transfere o financiamento para o locatário.
    Considera-se locação da unidade financiada, quando esta estiver ocupada por morador que paga alguma quantia ao mutuário ou terceiros, a título de remuneração pelo uso, podendo comprovar através de contrato de locação ou recibo de pagamentos efetuados devidamente assinados.

    Taxa: Não há.

    Pré-requisitos:

    01 – Quem pode fazer a denúncia: qualquer pessoa.
    A denúncia pode ser anônima.
    02 – Informar o endereço completo do imóvel.
    Documentos necessários:

    01 – Contrato de locação ou Recibo de aluguel – original e cópia simples – 1 via.
    Na ausência de documento a CDHU abrirá uma “ocorrência” para posterior verificação.

    Minha pergunta é o seguinte:

    Será q se eu alugar sem um contrato não é mais seguro?

    caso eu alugue sem contrato e a pessoa me der problema eu consigo tirar ela do apartamento na justiça provando com os documentos que o apartamento é meu?
    ou com um contrato fica mais facil?

    obrigado

    Edcarlos

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2011 - 17:38
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Como mtudo o que é ilegal, uma hora a coisa complica, seja na discussão com o inquilino, seja na hora de renegociar dívida com a CDHU. Não damos conselhos aqui, mas é extremamente arriscado alugar esse imóvel. Pense bastante sobre isso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/09/2011 - 11:03
    Enviado por: Fabiana Sales

    Olá, tenho uma cs alugada onde a inquilina foi embora sem me entregar a casa. Gostaria de saber se eu posso ir até ela e tentar um acordo direto com ela? E se posso fazer algum documento para me resguarda. Qual seria esse documento e poderia me mandar um modelo por favor!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 01:26
    Enviado por: anelise

    aluguei minha casa, sem contrato, apenas verbalmente , é a unica casa que tenho , agora preciso da casa e a inguilina não quer entregar, minhas casa não tem escritura e sim contrato de compra e venda em meu nome a 10 anos, quem devo procurar para ajudar desocupar meu imovel? obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 12:00
    Enviado por: edna

    bom dia tenho uma casa com escritura certinha porem ao adquirir a casa ela nao tinha planta de construção um parente meu em uma discursao disse que ia denunciar a prefeitura e que a mesma iria ao local derrubar a casa,gostaria de saber se essa informação procede ja que pagamos o iptu em dia e fora a planta a casa esta com documentação certa?desde ja agradeço a atenção

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 16:25
    Enviado por: léia rodrigues

    Boa tarde…

    tenho um apartamento e vou viajar por 6 meses a negócio e pretendo deixar um casal pra cuidar dele mais gostaria de fazer um contrato para evitar maiores complicaçoes….

    eles não vao me pagar nada e como posso fazer esse contrato?

    pode ser simples só com nomes rg e etc…
    e especificar o pq eles estarao ali…

    obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 17:29
    Enviado por: tatiane

    comprei uma casa dessas de cohab e não verifiquei antes a situaão da casa, hoje sei que ela se que ela foi para leilão e nunca foi arrematada , agora é da caixa, já escriturada da caixa, o que devo fazer para negociar o debito restante e passa-la para meu nome?
    grata:tatiane

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 18:54
    Enviado por: valdinei gomes de miranda

    comprei uma casa e o restante de 35 parcelas de 1.000 mais um porcento da poupança estou atrazadoem 17 e falta 11 a vencer, o proprietario coloca quebra de contrato e quer cobrar 120.000 mil me ajude.

    obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2011 - 13:52
    Enviado por: Guimaraes

    gostaeria de saber como devo fazer,pq aminha irmã comprou uma casa pra mim,no sistema compra e vendas mais colocou o nome dela,pq eu nao tava presente no momento,e agora ela quer passar pro meu nome so que ela mora fora do brasil,qual a documentaçao que ela pode me dar ou eu mandar pra ela para que possa passar a casa pro meu nome.obrigada e espero resposta se puder pelo meu imail.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2011 - 17:23
    Enviado por: thais

    A irmã de amiga pediu para ela assinar um documento, alegando que era para cusrodiar um cheque mas na verdade ela fez um emprestimo ao banco e só soube após a dívida estourar. E agora? o banco não tem nada a ver, não é? pois o que consta é a assinatura e com relaão a irmã ela pode entrar com danos morais? ela prova como?
    Abs!!!
    Thais Maia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2011 - 21:25
    Enviado por: Juliana

    Moro numa casa há 12 anos que comprei por contrato de gaveta, porém ela não ta quitada na caixa e nunca paguei o iptu, e o atual dono apareceu recentemente e pagou tudo isso e ainda entrou na justiça pra pegar a casa de volta. Tenho algum direito de ficar na casa?? Terei algum sucesso na causa se eu for brigar por isso??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/09/2011 - 21:27
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não é em um blog como esse que você vai obter esse tipo de informação complexa e grave. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/09/2011 - 10:07
    Enviado por: mariana Q

    Bom dia!!
    Me ajuda por favor me da uma luz do que fazer,comprei uma casa financiada pela caixa a 1 ano atras demos uma boa entrada,sendo que meu marido ficou desempregado e eu ganho pouco e acabou embolando 4 prestaçoes!!
    Queria saber se tem como fazer um refinanciamento ou sei la qualquer opçao!!
    me ajuda!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 20:58
    Enviado por: william lucas

    boa noite.
    Comprei apto na planta em agosto/10 e me foi dito pela construtora que seria assinado com o agente financeiro em 3 meses . até agora não foi assinado com agente financeiro.fico preocupado pois há cláusula prevendo que a construtora tem até 20 meses para entregar o imóvel a contar da assinatura com a construtora. isso está correto?
    obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2011 - 11:50
    Enviado por: angelica

    meu pai passou a casa pro meu nome e do meu irmao ele e minha mae ja se separao e ums 1 ano agora quero vender a casa e minha mae disse que tem direito em 50% do valor da casa mais não tem nenhum papel que costa alguma coisa pra ela so no meu nome e do meu irmao ela tem direito ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2011 - 11:13
    Enviado por: Fatima

    Bom Dia!

    Minha mãe faleceu e deixou um terreno o qual ela comprou apenas com um contrato de compra e venda, registrado em cartório. Gostaria de saber se posso vendê-lo, uma vez que não fiz inventário. Corro algum risco de colocar em uma imobiliária e eles ficarem com o terreno?
    Desde já Agradeço.

    Fatima

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/10/2011 - 09:42
    Enviado por: Daciana

    Bom dia, comprei uma casa financiada pela caixa economica em nome do meu irmão, agora estou tendo problemas com ele, fiz um contrato de concessão de posse mas não me sinto segura se eel vender a outra pessoa eu perco tudo, posso tranferir a divida para meu nome mesmo ele tendo restrições , por favor me ajudem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/10/2011 - 23:24
    Enviado por: Lourdes

    Tenho uma pessoa da familia que adquiriu um apto.Deu o seu como entrada e estava pgdo as demais mensalidades. Com a crise economica acabou atrasando as parcelas. Não esta conseguindo pagar. O apto já foi p/ leilão e a pessoa esta em creise depressiva/pq. não conseguiu pagar em juizo a quantia solicitada. O que fazer p/ reverter a situação. trata-se de uma pessoa honesta/idonea mas…nós da familia só fomos informados do ocorrido recentemente por orgulho/vergonha da pessoa em pedir ajuda. Por favor como deveriamos proceder. Financiamemnto foi feito bco Itau. Itau alega q. apto. já foi leiloado. Entraram com “novo pedido” p/tentarmos reaver o mesmo mas… parece q. demora e as chances são de 1%. O que fazer em uma situação dessas, não há um meio de intervir/ajudar a pessoa. Ex. se eu pagasse uma parte e depois vender o apto. p/ não perder tudo que foi investido. O que pode ser feito. Há uma chance/esperança em já se sabendo que não temos todo o dinheiro? – Mas. que há interesse em efetuar o Pgto./negociação. a pessoa só não tem todo o valor mas…estamos tentando juntar/ajudar.Por favor, existe alguém que possa nos orientar. Existe um atelefone p/ este tipo de ionformação. Ou tenho realmente que contrar um adogado. Se o dinheiro já não da p/ pgto de apto. Como investir em um advogado no momento. situação dificil. Bem de toda forma agradeço na leitura deste.
    Lourdes

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/10/2011 - 00:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos ajudar. Procure um advogado especializado no caso para ver se ainda existe alguma possibilidadce de negociação ou ação judicial pára retardar a execução da sentença e do leilão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/10/2011 - 23:57
    Enviado por: Graziela

    Boa noite!
    Realizei a assinatura da compra de um apto na planta há um ano, porém estou insastifeita com a construtora e queria desistir do negócio. Realizei apenas o pagamento da corretagem. Seria cobrado alguma coisa? Pois no contrato não diz nada, em relação a esse sentido, só diz em relação a caixa e a construtora. Porém nãoa ssinei com a caixa e nem recebi boletos da construtora.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/10/2011 - 00:06
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Provavelmente será cobrada uma multa, ou pelo menos a construtora vai tentar. submeta o contrato a um advogado especializado antes de desfazer o negócio ou ter de encararm uma briga judicial.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/10/2011 - 08:32
    Enviado por: ALZIRA

    MEU MARIDO VAI FINANCIAR UMA CASA PROPRIA PELA CAIXA O MEU RG E CPF ESTAO AINDA COM NOME DE SOLTEIRA, TEM ALGUM PROBLEMA DE NAO SE APROVADO

    OBRIGADO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/10/2011 - 13:19
    Enviado por: meiregarcia

    ola,estou vendendo minha casa,esta nas mão do corretor e ele dis que na prefeitura o trreno marca uma coisa e no ptu marca outra ,fas um ano que estamos na casa e a imobiliaria que nos vvendeu não nos falou nada disso,e para vender tem que estar tudo certinho,quem vai pagar a nova mtragem do terreno,sendo que a mesma usou de ma fé ,samos da treceira idade ,quais o nosso direito ,obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/10/2011 - 10:31
    Enviado por: JOSEANE

    TENHO UM CASAMENTO DE 8 ANOS E UM FILHO DE 2ANOS SOU CASADA LEGALMENTE NO CARTÓRIO. NÃO MUDEI AINDA MEUS DOCUMENTOS PARA CASADA, USO NOME DE SOLTEIRA. NÃO AGUENTO MAIS MEU MARIDO, E QUERO TOMAR A INICIATIVA DE SAIR DE CASA, SENDO QUE A CASA É DOS PAIS DELE.O QUE FAÇO? TENHO DIREITO ALGUMA COISA?MESMO USANDO DOCUMENTOS DE SOLTEIRA?

    AGUARDO RESPOSTA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/10/2011 - 21:25
    Enviado por: eliane

    comprei um apartamento com uma construtora dei 2mil deentrada depois desistimos do negocio falarão que o valor não pode ser devolvido pois seria comição dos corretores mais não contratei corretores eu tenho direito a ressarsimento

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/10/2011 - 20:59
    Enviado por: Vivia

    Boa Noite! Comprei um imóvel financ pela Caixa em 2010. Tal imóvel é localizado em terreno com 18 casas. Na época da compra a corretora de imóveis garantiu que não seria constituído um condomínio, ou seja, foi fator de minha decisão e da em maioria dos demais proprietários, entretanto, agora a construtora está insistindo em formar um condomínio (já tem inclusive o síndico de sua preferência – mais fácil de ser manipulado), tal construtora vem regrando tudo, inclusive oferecendo seus préstimos de assessoria pmara o tal síndico. Nós não concordamos, primeiraente pq não foi isto que compramos e segundo pq há interesse pessoal da construtora em retirar lucro de tal processo. O q devemos fazer? Há como impedir tal abuso? A primeira reunião foi marcada pela construtora para sábado dia 22/10. Aguardamos orientação. Desde já, muito grata pela atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/10/2011 - 22:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure um advogado, mostre o contrato e veja se é o caso de contestar a formação do condomínio na Justiça. A criação do condomínio não é ilegal.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/10/2011 - 00:09
    Enviado por: monique

    compro hoje uma casa na caixa e nao tenho condiçoes de pagar as prestaçoes existe alguma lei que me obrigue a devolver a casa?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2011 - 12:28
    Enviado por: tatiana

    tenho um lote e o contrato de compra e venda esta no nome dos meus filhos q são menores eu posso vender

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/10/2011 - 16:22
    Enviado por: alexsandra

    Ola, Boa Tarde!
    Perdi meu contrato compra e venda da minha casa o que devo fazer nao tenho escritura da casa vou precisar do contrato para fazer a ecritura.tem algum jeito de revolver meu problema.
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2011 - 09:34
    Enviado por: Maria Alice Antoniassi

    Bom dia! Comprei um imóvel da cohapar há mtos anos, agora é que estou fazendo as escrituras. O imóvel estava no nome do primeiro proprietário ainda. Gostaria de saber se é necessário pagar dois registros, se a minha irmã só pagou um?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2011 - 23:19
    Enviado por: cristina

    gostaria de um esclarecimento. construir minha casa no terreno da minha vó sendo q ela havia dado verbalmente para os netos , eu e meu irmão moramos a 5anos e minha irmã a apenas 1 anos.agora por influência de outras pessoas ela quer colocar-nos para fora sendo q fomos nós que construímos as casas lá. ela só deu o terreno. quero saber se ela pode fazer isso. nos tirar de lá?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/10/2011 - 07:09
    Enviado por: luciane araujo

    Gostaria de saber qto tempo sem pagar uma casa pela caixa economica ,a mesma pode pedir a reentegração de posse .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/10/2011 - 18:24
    Enviado por: meire cordeiro

    gostaria de saber quanto tempo devo receber a casa pois faz 5 meses que dei entrada na caixa economica meu credito foi abrovado e ate hoje nada eles dizem que a documentação da casa não estar em dia é normal espera tanto assim? e ainda me pedirão 5 mil para passa os documentos da casa pro meu nome é tudo isso os documentos da casa ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2011 - 14:38
    Enviado por: Fernanda

    Minha dúvida é a seguinte comprei um imóvel a cinco anos mas quem financiou foi meu pai porque na época não trabalhava registrada e seria mais difícil ser aprovado, com medo de perder o imóvel tudo ficou no nome dele.Ainda não terminamos de pagar agora eu gostaria de passar pro meu nome e do meu marido queria saber se tem condições disso acontecer.Meu pai é de total acordo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2011 - 20:32
    Enviado por: Aline Mary

    meu irmão vai financiar uma casa pela caixa,apos o financiamento pelo pode transferir a casa para meu nome?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2011 - 21:33
    Enviado por: cristina

    ola boa tarde. vendi um terreno onde ja foi assinado a minuta e ja foi dada a entrada. Porem eu não sabia que por causa de uma pequena laje constou que a construçao é irregular. Gostaria de saber se os compradores ou a imobiliaria teriam que ter visto isso antes e se tem como fazer contrato de compra e venda normalmente. grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2011 - 22:17
    Enviado por: Rosangela Franklin

    Boa Noite
    Eu e meu marido estamos querendo comprar uma casa (financiada). Mas temos um apartamento(CDHU) que está no nome do meu marido. A nossa duvida é podemos comprar a casa financiada tendo esse apartamento?
    Desde de ja obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2011 - 12:05
    Enviado por: Rosangela F.Berte

    Construi em cima da casa de minha sogra, moro nela a 20 anos, a agua e luz estão no meu nome, mas meu marido morreu, e agora minha sogra se acha no direto de decidir quem entra na minha casa, não tenho documentação, tenho 02 filhos com meu marido que morreu, como faço para documentar minha casa e ter direito a uma saida particular? (sendo que minha sogra tem posse de duas saidas. aguardo um retorno. Att

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 11:46
    Enviado por: Amanda

    No financiamento da caixa para habitação, a quem se paga a entrada (ao dono do imóvel ou à caixa)?
    Grata!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/11/2011 - 19:26
    Enviado por: elisangela

    boa noite gostaria de saber se tem jeito de anular um contrato de compra e venda ,que ja foi assinado.O motivo é que meu pai vendeu um sitio,o valor do sitio é de 100.000,00,mas o corretor colocou na cabeça dele que o sitio nao valia esse preço e assinou um contrato de compra e venda com um valor baixissimo ,e colocou no contrato se ele desistir pagaria 10.000,00.gostaria de saber se eu posso anular esse contrato.obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/11/2011 - 20:58
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Náo podemos responder, não é aqui que voc~e vai obter esse tipo de informação.. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/11/2011 - 11:24
    Enviado por: Thiago

    Bom dia, financiei uma casa pela CEF no regime findunciário, no contrato foi incluido um seguro, porém, a prestação da casa ficou onerosa, será que tem como fazer com essa prestação abaixe? Será que hoje após 1 ano posso abrir mão do seguro?
    Desde já agradeço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2011 - 12:25
    Enviado por: ISABEL

    BOA TARDE MEU PAI MORA NA CASA HA MAIS 20 ANOS HA CASA FAZ PARTE DA CDHU ELE JÁ PEGOU HA CASA COM POBLEMA DE VISÃO SÓ QUE ELE QUÉR SABER.. SE ELE TEM DIREITO HA QUITAÇÃO DO IMÓVEL E OQUE ELE TEM QUE FAZER

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/11/2011 - 21:22
    Enviado por: patricia

    boa noite? estou morando em casa alugada a 1 ano, meu contrato é de 30 meses.mas a algum tempo a casa começou a aparecer alguns problemas,entre eles uma infiltraçao no imovel que esta mofando muito,tenho uma filha de 3 anos que é alergica e esta tendo muitas crises alergica eo pediatra que acompanha ela desdo nascimente disse que essas crises e por causa do mofo, falei com o dono do imovel mas ele nao quer arrumar dentre outros problema esse mais grave pra mim.quero sair do imovel se eu sair mesmo com esses problemas terei que pagar a multa da quebra do contrato. e tambem tenho 2 meses de deposito tenho o direito de morar os 2 meses do deposito desde ja agradeço

    responder este comentário denunciar abuso

    • 21/11/2011 - 18:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sim, terá de pagar a multa. O dono do imóvel tem obrigação de resolver as questões de estrutura. Acione-o no Procon ou na Justiça, se for o caso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 20/11/2011 - 09:45
    Enviado por: JOSE ERNANDES

    comprei UMA CASA JA FINANCIADA PELA CAIXA ECONOMICA FEDERAL E FIZ UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA EM Cartorio, deu im prazo de 30 dias para o ex-dono entrega a casa, so que ja esta com mais de 90 dias e ele nao me entregou ainda, toda vez inventa uma desculpa como faço pra exigir que ele me entregue a casa com urgencia, pois quero quitar ha mesma.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2011 - 21:14
    Enviado por: maria claudia

    moro em uma casa a mais de 15 anos dada pelo meu sogro so que a casa nao tem escritura mas ele conseguiu pelo seu emprego pela prefeitura mas como algumas casas foram invadidas ela liberou para alguns funcionarios morar mas ninguem tem documentaçao nenhuma;mas meu sogro veio a casar novamente e tem dois filhos menores queria sa ber se caso de falecimento dele a viuva teria algum direito pois eles ja tem outra residencia em que vivem e se o meu marido vier a falecer ele teria como me tirar daqui pois tenho duas filhas dele quero um esclarecimento pois tenho vontade de vender aqui para comprar em outro lugar so por preucauçao ,por que amo o lugar que eu moro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2011 - 23:50
    Enviado por: Simone Maria de Paula

    minha carta de crédito foi avaliado 72 mil estou interessada numa casa que custa 97 mil no leilão tem como negociar o restante?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 02:27
    Enviado por: Marco Antonio

    Boa noite. A casa ao lado da minha não foi iniciada o inventário, o dono morreu e os filhos a querem vender
    para mim. Posso financiar?
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 15:43
    Enviado por: luciana pereira da silva

    estou com uma duvida,quero separar mais meu marido não sai do apartamento da cdhu,mais o apartamento esta no meu nome mesmo assim ele tem direito sobre apartamento que é da cdhu.
    somos casado com comunhão parcial de bens.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 15:27
    Enviado por: ANTONIO COSTA

    Fiz uma doação em 1980, de umas terras, para a COHAB em pernambuco, na intensão de que ela construisse casas populares, mas não feito a construção e hoje as terras estão sem uso, tenho a posse mansa e pacífica delas desde 1990. Como fazer para legalizá-las, ou seja voltar a quem de direito.
    Por quanto tempo valerá essa doação, tendo em vista que a finalidade desse ato foi o de a COHAB construir casa populares, que por sua vez não o fez.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 23:43
    Enviado por: Izabel Maria

    minha cunhada colocou um animal de meu filho p fora do meu terreno,tenho escritura publica lavrada e registrada,ela alegou que o terreno é do meu pai, meu pai me ajudou a compra-lo,coloquei na justiça,tenho direito a receber idenização pelo tempo que ela ta passando no meu terreno?o que faço p ela desocupar o mais rapido possivel?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2011 - 13:40
    Enviado por: Jorge Luiz

    estou comprando uma casa em itaipuaçu pela caixa e estão me cobrando R$ 6.500,00 pelas certidão já me diceram que poderia pagar 50% a menos com alguamas leis que temos direito, alguem sabe como ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2011 - 01:24
    Enviado por: tatiana

    estou a 22 anos morando em uma casa que eu e meu marido compramos pela caixa sendo que ele só pagou a entra da e nem uma prestação sera que posso renegoçiar pos fiquei sabendo a uns 10 anos pos ele foi embora e não me disse nada sobre esse atraso.o que faço proucuro um adivogado? eu quero renegociar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2012 - 12:59
    Enviado por: soraia rodrigues

    Eu comprei uma casa,fizemos um contrato de compra e venda,onde diz que foi vendida por quinze mil, dei uma parcela de mil reais e vinte oito parcelas de quinhentos reais, so que ela me garantiu que em julho sairia da casa, agora ela nao quer mais sair ate eu terminar de pagar tudo. Nao fizemos um contrato onde dizia que ela tinha que deixar a casa porque eu confiei nela,ela disse que o advogado falou que ela tem direito de ficar na casa ate eu terminar de pagar tudo nao sei o que fazer,e tambem falou que ela poderia devolver o dinheiro para desistir do contrato que nao aconteceria nada. Por favor,me ajude nao sei o que fazer quero construir minha casa ate o natal porque eu pago quase oitocentos reais de aluguel

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: