Estado.com.br
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Teste reprova 10 aquecedores de gás

Categoria: Assunto do dia

SAULO LUZ – JORNAL DA TARDE

Avaliação da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste)concluiu que os principais aquecedores de água a gás do mercado estão fora dos padrões de segurança e oferecem risco de intoxicação e de queimaduras nos usuários.

O levantamento registrou problemas de vazamento de monóxido de carbono (CO), o que pode ser fatal, caso o ambiente não tenha ventilação adequada, além de superaquecimento do aparelho.

A entidade testou 12 produtos, seis na versão gás natural (GN) e seis que utilizam gás liquefeito de petróleo (GLP). Apenas dois modelos foram aprovados e não apresentaram problemas.

Dez dos aquecedores analisados pela Pro Teste acumulam mais monóxido de carbono do que o permitido no ambiente em que estão instalados ou em suas chaminés. Os aquecedores da marca Sakura foram os que acumularam mais quantidade de CO.

“A norma técnica utilizada pelo regulamento do (Inmetro) define limite de 25 ppm (parte por milhão) no ambiente e concentração de 0,1% na chaminé. Os modelos da Sakura marcavam 182 ppm(GLP) e 206,97 ppm (GN), além de três vezes o volume de concentração permitido na chaminé”, diz Dino Lameira, pesquisador da Pro Teste.

“Como o monóxido de carbono é um gás sem cheiro e sem cor, se a exposição a ele for prolongada, pode ocorrer perda dos sentidos e levar à morte por asfixia”, explica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste. Ela afirma que, todos os anos, são registrados casos de morte por falhas em aquecedores a gás.

Um dos que mais chamaram a atenção aconteceu em agosto de 2007, quando duas meninas, Kawai e Keilua – de 12 e 6 anos, respectivamente, morreram vítimas de intoxicação de gás no banheiro de um apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além da concentração de CO, foram detectados problemas de aquecimento dos equipamentos. Em alguns casos, a parte externa dos aparelhos superou 80ºC, o que pode provocar queimaduras.

Outro problema foi detectado com os aquecedores Comfort (GN e GLP), que não vêm com manual de instruções (só disponível no site do fabricante) e não tinham a etiqueta de conservação de energia do Inmetro, que é obrigatória.

Já os produtos Bosch só funcionaram durante cerca de 5 minutos, desligados por mau funcionamento do sensor que detecta alta concentração de CO.
A Rinnai informa que está efetuando novos testes para verificar os resultados da Pro Teste e, havendo necessidade, fará ajustes.

A Lorenzetti afirma que, embora satisfeita com o resultado que aprovou o Aquecedor LZ 2200 – GLP, continuará investindo constantemente em melhorias que visam aumentar a eficiência e a segurança de seus produtos.

A Bosch esclarece que seus aquecedores de água a gás possuem um dispositivo de controle dos gases queimados que avalia a condição de exaustão (chaminé) e desliga o aquecedor, em caso de irregularidades.

A empresa diz que, caso o sistema de chaminé não esteja instalado corretamente, o aparelho será desligado por segurança. Este tipo de dispositivo de segurança está previsto no regulamento do Inmetro.

As marcas Comfort e Sakura dizem que os resultados dos testes são diferentes dos laudos de aprovação dos aparelhos em laboratórios credenciados pelo Inmetro e questiona os métodos aplicados.

Também dizem ainda que os produtos sem a o selo de conservação de energia do Inmetro são de estoques anteriores ao processo de etiquetagem dos produtos,

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

23 Comentários Comente também
  • 08/06/2009 - 20:18
    Enviado por: fernando

    queria saber onde foi feito este teste para poder saber se o produto que tenho é perigoso ? mo0ro em são e parece que o teste foi feito no rio de janeiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/06/2009 - 10:05
    Enviado por: Gerival vitor

    A reportagem de vcs é muito boa, mas no assunto que vcs destacam as duas meninas do rio, “Kawai e Keilua”, vcs não destacam que é proibido instalar aquecedores a gás dentro do banheiro ou em qualquer lugar que não tenha ventilação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/07/2009 - 15:52
    Enviado por: Carlos Eduardo de Castro

    Boa a reportagem mas pouco conclusiva,….faltou dizer quais os aparelhos aprovados….e quais os reprovados e em qual quesito…1 abraço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/07/2009 - 20:21
    Enviado por: fernando henrique de mattos

    gostaria de saber quais as marcas aprovadas e e quais os reprovados.Foi testado o aquecedor da Amoedo marca KOBE E KOMECO E RINNAI ? aguardo resposta urgente, poius preciso adquirir um aquecedor no rio de janeiro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/08/2009 - 20:34
    Enviado por: robert

    trabalho com assistencia tecnica em aquecedores a gas gostaria de saber a marca e o modelo dos aparelhos testados para informar meus clientes e ate para entrar em contato com os fabricantes para pedir informaçoes a respeito destes produtos.

    RESPOSTA DO BLOG: As marcas não foram informadas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2009 - 19:59
    Enviado por: Newton Braun

    por Marcelo Moreira, Seção: Assunto do dia 22:18:36.
    SAULO LUZ – JORNAL DA TARDE
    Senhores reporteres de “ouvi dizer”:

    Listar aparelhos testados, orgao testador, aparelhos aprovados, data do teste.

    Pouca conversa e muito objetivo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2009 - 21:42
    Enviado por: Marco Antonio da fonseca

    Trabalho com aquecedores a gás e infelizmente os aquecedores Sakura , não dão suporte técnico p/ cobrir garantia .È comprar e ficar na mão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2010 - 20:26
    Enviado por: maria

    eu queria saber de ende fica localizada,onde naceu esta fabrica,de onde elaa é?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/06/2010 - 21:39
    Enviado por: Alexandre

    gostaria de saber o site da empresa de aquecedores a gas comfort.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/06/2010 - 22:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não temos essa informação.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/01/2011 - 16:21
      Enviado por: Marco Antonio

      Os aquecedores Confort foram importados pelo mesmo importador aquecedores Sakura.
      BBSC do Brasil; Palhoça ; Santa Catarina
      Fone ; 08007258080 esles atendem como my motos e transferem p/ setor aquecedor .

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/02/2011 - 12:42
      Enviado por: Carol Strutzel

      Aproveitando a dica do Marco Antonio:
      eu procurei o site http://www.bbsc.com.br
      só que lá só indicam os aquecedeores sakura, nao é mencionado nada sobre os aquecedores Comfort.
      Eu tenho no meu apto um aquecedor Comfort, nao consigo encontrar manual de instruçao, nem assistencia técnica ja que ele nao esta funcionando – a chama nao dura 3 segundos, estou tomando banho gelado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/08/2010 - 02:32
    Enviado por: carlos nazario

    gostaria de saber marca dos aparelhos testados,aprovados e reprovados trabalho no ramo e estas informações são importantes para divulgação á nossos clientes
    grato
    carlos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2010 - 21:11
    Enviado por: Katia Lobato

    Gostaria que o jornalista que fez a matéria me informa-se quais as marcas de aquecedores que passaram no teste do Inmetro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2011 - 23:22
    Enviado por: FILIPE

    OBRIGADO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2011 - 20:36
    Enviado por: Wanderlei Fernandes

    Tenho acompanhado as matéria divulgadas pelo Pró Teste. Minha opinião é que são matérias tendenciosas. A entidade não tem credibilidade para contestar os laudos do INMETRO. Gostaria de saber onde são efetuados esses ensaios. Percebe-se que esse portal tem mais um aspecto de comercialização a busca de anunciantes. Sou conhecedor do segmento de aquecedores a gás e vejo muita inexperiência nas matérias. Empresas como Uma Rinnai ou uma Bosch não podem simplesmente serem citadas da forma que são sem saberem onde esses testes foram feitos e quais protocolos foram utilizados. O consumidor esta sendo enganado por acreditarem nesses resultados obscuros.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/04/2011 - 16:24
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não estão sendo enganados coisa nenhuma. A Pro Teste é uma entidade reconhecida internacionalmente e seus testes e laboratórios estão mencionados claramente em seu site. Mensagem típica de representantes das empresas. Ainda bem que existem instituições como a Pro Teste.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/09/2011 - 15:26
      Enviado por: Rosângela O.Silva

      Oi Wanderley,já fui assinante da Pro Teste e acompanhei por anos suas pesquisas e resultados,acredito q ñ são matérias tendenciosas,há que se zelar pelo nome,ñ é.
      O absurdeo que acho é a covardia da matéria aqui mencionada(site)ñ ter coragem de divulgar quais aquecedores foram os que ñ apresentaram defeitos.
      Temos o direito,já q foi feito a matéria,de saber que marca de aquecedores são esses.
      Absurdo,absurdo!!!
      Essas coisas são os cuidados para nossas vidas,chega de só querer”faturar”,que dignidade tem essas empresas e sites tb?!
      Vou no site da Pro Teste.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/11/2011 - 12:56
    Enviado por: VALFRIDO

    ACONSELHO NAO EFETUAR A COMPRA DE AQUECEDORES DIGITAIS .
    DAO MUITO PROBLEMA .

    PALAVRA DE TECNICO INSTALADOR DE AQUECEDORES A GAS ( LORENZETTI , KOMECO , RINNAI , BOSCH , EQUIBRÁS E ETC , ETC , ETC …),NAO SOU ASSISTENCIA TECNICA , JÁ FUI , NAO VALE A PENA NA HORA DO PEPINO , NINGUEM RESOLVE , POIS O PROFISSIONAL TEM QUE SER : TECNICO EM ELETRONICA , BOMBEIRO HIDRAULICO , INSTALADOR DE GAS , TER CIENCIA DE PRESSOES COMO : MMCA , MCA , KPA E ETC …

    CONSERTO OS APARELHOS MECANICOS SEM DIFICULDADE , PORÉM OS DIGITAIS VOCE TEM QUE MANTER ESTOQUE DE PEÇAS TAIS COMO PLACAS ELETRONICAS CARAS .

    CONSERTEI UM CONFORT 22 GLP SEMANA PASSADA . ESTÁ FUNCIONANDO PERFEITAMENTE , TROQUEI TODO O CIRCUITO ELETRICO E TAMBÉM A UNIDADE DE COMANDO ELETRONICO .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 20:25
    Enviado por: RICARDO

    Trabalhamos com o aquecedor da marca INOVA, todos os modelos automáticos com 02 anos de garantia, classificação A no imetro.
    Os modelos acima realmente pelos testes feitos foram reprovados, quem possui não localiza mais peças para reposição.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 11:44
    Enviado por: Thamar Akim

    Gostaria de saber as marcas testadas, as que foram reprovadas e apraovadas.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: