Estado.com.br
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Reembolso da Nota Fiscal Paulista vira trocado

Categoria: Assunto do dia

CAROLINA DALL’OLIO – JORNAL DA TARDE

Depois de seis meses informando seu CPF a cada compra que realiza, a administradora de empresas Lúcia Barreto, 30 anos, foi finalmente checar o valor da restituição a que tem direito pelo programa Nota Fiscal Paulista. Mas ficou decepcionada com o que encontrou. “Tinha só R$ 0,37 de crédito!

E o número de notas cadastradas no site era muito inferior ao que eu juntei de verdade”, diz a administradora, referindo-se aos R$ 750 que constam no sistema da Secretaria da Fazenda, valor equivalente ao que ela costuma gastar em uma única semana com almoços, gasolina e compras de supermercado.

Lúcia é uma das 3.9926.764 pessoas – 87,8% do total de consumidores que já solicitaram Nota Fiscal Paulista – que receberam créditos inferiores a R$ 20. “Não entendo como pode ser tão pouco”, reclama.

Parte da explicação para a desproporcionalidade entre o valor gasto e o restituído pelo programa está na falta de colaboração dos empresários. Segundo a Secretaria da Fazenda, 80% das reclamações feitas ao órgão são referentes a notas que não foram sequer cadastradas no sistema.

“Para evitar que isso aconteça, ampliamos a fiscalização e já aplicamos mais de R$ 30 milhões em multas a comerciantes que burlam o programa”, diz Newton Oller, diretor-adjunto de fiscalização da Secretaria da Fazenda.

Mas, mesmo quando os lojistas cadastram todas as notas, nem todo tributo pago pela loja é restituído ao consumidor. De acordo com as regras da Nota Fiscal Paulista, somente 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que for “efetivamente recolhido pelo estabelecimento ao Estado” vai retornar a quem informou o CPF na hora da compra.

Acontece que o regime de substituição tributária, implementado pelo governo no fim do ano passado, mudou a forma de cobrança do ICMS. Antes, o imposto incidia sobre o varejista. Pela nova regra, ele passa a ser recolhido direto da fonte, ou seja, na própria fábrica.

Portanto, como a Nota Fiscal Paulista não computa o ICMS recolhido à indústria – entra na conta apenas o tributo pago pelo varejista diretamente ao Estado, – o valor da restituição acaba sendo nulo em muitos casos.

“A Nota Fiscal Paulista pedida em um posto de gasolina, por exemplo, não gera nenhum crédito, assim como boa parte das compras de supermercado e farmácia”, diz o contabilista Rogério Kita, diretor no escritório NK Contabilidade. “Por isso, mesmo depois de informar seu CPF, o consumidor não deve esperar nem R$ 1 de restituição por essas compras.”

Quanto mais, menos

Mas ainda há situações em que o ICMS incide sobre o varejo. É o caso do setor de vestuário, em que a alíquota é de 18%. Nesses estabelecimentos, se o consumidor gastar R$100 em compras, R$18 serão repassados ao governo como pagamento do ICMS. Desse total, portanto, 30% (ou R$ 5,4) deveriam retornar ao consumidor, certo? Não exatamente.

É que os 30% do ICMS total que a loja recolher terão de ser divididos, proporcionalmente, entre todos os consumidores que informaram o CPF na nota. “Se a loja vender R$ 1 milhão no mês e não sonegar nada, ela vai recolher R$ 300 mil em ICMS, e o governo vai dividir o valor entre os clientes que pediram Nota Fiscal Paulista naquele estabelecimento”, exemplifica Nadja Carvalho Barreto, advogada da consultoria tributária Cenofisco. “Portanto, quanto mais pessoas tiverem requisitado a nota naquela loja, menos cada uma delas vai receber.”


A consumidora Lúcia Barreto pede nota fiscal em todo lugar, mas não conseguiu juntar nem R$ 1 em créditos (FOTO: MÁRICO FERNANDES/AE)

E não pára por aí. Se o consumidor conseguir passar por todos esses meandros e, finalmente, conquistar o direito à restituição, ainda restará uma barreira a superar: o valor do crédito não poderá ser superior a 7,5% do valor total da nota fiscal. Ou seja, quem fizer uma compra de R$ 100, na melhor das hipóteses, poderá reaver R$7,50.

“Depois de ver o valor dos créditos, cheguei à conclusão de que a Nota Fiscal Paulista não compensa financeiramente”, diz a consumidora Lúcia. “Mas vou continuar pedindo porque agora eu já me acostumei.”

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

  • O programa Nota Fiscal Paulista restitui ao consumidor o valor equivalente a 30% do ICMS pago pelo lojista ao Estado

  • Para participar, é preciso cadastrar o CPF no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br/
  • i>

    Depois disso, a cada compra que fizer, o consumidor deve informar seu CPF (ou o CNPJ de alguma entidade filantrópica) ao comerciante e solicitar a Nota Fiscal Paulista

  • O lojista tem um mês para cadastrar a nota no sistema da Secretaria da Fazenda

  • O governo, por sua vez, pode demorar de 60 dias a 90 dias para
    calcular os créditos de cada nota

  • O consumidor pode acompanhar a movimentação pelo site do programa. Basta informar seus dados que a lista de notas já processadas e os créditos devidos aparecem na tela

  • Caso perceba que alguma nota não está cadastrada no sistema, é possível reclamar pelo site

  • Porém, para identificar o estabelecimento que não fez o cadastro, é preciso ter guardado a nota e informar o valor exato da compra e os dados da loja

  • Os créditos gerados pelo programa podem ser usados para abater do valor do IPVA do carro, creditado em cartão de crédito, transferido para outra pessoa ou debitado em conta corrente

  • Porém, o consumidor só pode ter acesso ao dinheiro depois que o valor dos créditos forem superiores a R$ 25

  • Posts Relacionados

    • No Related Post

    Tópicos Relacionados

    98 Comentários Comente também
    • 02/09/2008 - 11:43
      Enviado por: Adriano

      Oi Marcelo

      Tenho uma dúvida, em janeiro comprei um carro zero, por meio de carta de credito (consórcio), já estava cadastrado na Nota Fiscal Paulista, mas acabei esquecendo de ver o credito, em julho dei uma olhada e nao havia caido nada desta compra.

      Então pergunto, pode não ter caído devido ao carro ser comprado com carta de crédito?

      Outra pergunta é se expirar o período que eu deveria reclamar, então estão perdidos os créditos?

      Abraço e parabéns pelo excelente trabalho.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/10/2008 - 00:50
      Enviado por: Lula

      A nota fiscal paulista é uma verdadeira farsa. Ela aproveita-se da boa vontade do cidadão comum de criar um ambiente competitivo mais equilibrado, onde todos paguem seus impostos. No entanto, como sempre, o benefício fica com o governo, não com a população. Como pode uma pessoa pedir a nota em todas as suas transações e não receber nem 1 real?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/10/2008 - 15:30
      Enviado por: gambit

      Na verdade o governo foi é muito esperto nesta jogada…. pensem bem, com a criação da NFP, instantaneamente ele criou alguns milhões de fiscais, a fim de fiscalizarem a emissão e cadastramento da nota fiscal; consequentemente o pagamento dos impostos.
      Isto porque, se o estabelecimento não registrar a sua nota fiscal na receita, eles não vão atrás, você é que deve ir. Tem que guardar a nota em papel, entrar no site e abrir uma reclamação. E imagina todo mundo do estado de são paulo trabalhando desta maneira para o estado. Vai aumentar absurdamente a arrecadação e diminuir a sonegação, ponto positivo. Mas isso vai fazer o governo diminuir ou extinguir algum outro imposto?? NUNCA. Isso é o Brasil… hahaha….
      Só um detalhe. No primeiro semestre de 2008, todas as minhas notas registradas totalizavam “só” R$ 71.646,75.. e pasmem recebi a fortuna de R$ 18,20 de crédito… Agora eu pergunto meus amigos brasileiros.. É pra rir ou pra chorar???

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/10/2008 - 16:17
      Enviado por: Rosa Maria dos Santos de Oliveira

      Sou contadora e tenho solicitado cfp em todas as minhas compras. Vou receber quase R$ 300,00 de reembolso. Comprei aproximadamente R$ 8.000,00.
      Penso que funciona sim, não poderá haver problema quanto a minha renda pessoal ser inferior a esse valor no período, pois tem a renda do meu marido que nao pede nota, e tb compro no cartão de credito pra minhas irmas e são elas que pagam a compra, mas peço no meu cpf.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/09/2011 - 00:19
        Enviado por: Silvio

        Não sou advogado e nem contador, mas pelo que eu entendo de governo e do “grande irmão” (principalmente de computação) você pode cair em alguma “malha” por causa disso.
        Pensei bem e em parte você comprar e seu marido pagar as contas, tudo bem, pois o “caixa” é o caixa do casal (não sei se ele colocou você como dependente no imposto de renda) mas de qualquer forma se forem alvos de uma fiscalização e a renda dos dois toda certinha é perfeitamente explicavel.
        Das irmãs eu acho mais complicado…
        De qualquer forma seria bom você utilizar também o CPF do seu marido, se desejar continuar utilizando o programa afim de não provocar uma fiscalização desnecessária.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 02/11/2008 - 10:42
      Enviado por: david

      sou contador, e sobre a nota fiscal paulista, gostaria de ressaltar, que os creditos podem ser tranferidos para uma pessoa juridica, no caso uma entidade sem fins lucrativos, se não quiser usar o seu CPF, passe para uma entidade!

      responder este comentário denunciar abuso

      • 02/11/2011 - 03:35
        Enviado por: Sebastião

        Concordo contigo, se todos começarem a fazer isso pelo menos estarão ajudando seu semelhante com um pouquinho…
        Não podemos olhar somente para o nosso umbigo e devemos fazer a nossa parte pedindo a nota fiscal. Já quanto aos comerciantes, empresários e politicos corruptos que procuram sempre uma forma de roubar nosso dinheiro eles não perdem por esperar. A justiça de Deus tarda mas não falha.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 18/11/2008 - 22:32
      Enviado por: Flávio

      Antes da criação do programa NFP, já era obrigação de todos solicitarmos a nota fiscal. O programa é apenas um incentivo direto (independente do valor) à população, pois os benefícios aparecerão com o aumento de arrecadação e o consequente (ou esperado) aumento no investimento na saúde, educação etc…
      Muitos reclamam da falta de ética dos nossos políticos, mas o simples fato de não pedir a nota fiscal, permitindo a sonegação de impostos, não seria uma atitude desonesta?
      Está na hora de cada brasileiro deixar de pensar apenas em tirar vantagens, e agir de forma a contribuir com melhoria da sociedade.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 08/03/2010 - 05:15
        Enviado por: Suely

        Concordo plenamente com você Flavio, lendo as opiniões acima chego a conclusão que o Brasileiro não aprende mesmo….Antes não pediamos nota fiscal, os comerciantes sonegavam imposto e nós não recebiamos nada por isso, hoje o governo deu APENAS um insentivo p/ pedirmos nota e os comerciantes sonegarem MENOS impostos, porem o povo reclama que é POUCO….esquecendo que antes não era NADA.

        responder este comentário denunciar abuso
      • 21/03/2010 - 22:30
        Enviado por: Ivone

        Concordo com o Flavio, o brasileiro não aprende nunca, sempre esperando algo em troca.

        responder este comentário denunciar abuso
      • 24/06/2010 - 12:31
        Enviado por: Felipe

        vc está totalmente errado, a sonegação de imposto é consequencia dessa palhaçada que o governo faz, pegando incrivéis mais de 40% de nosso salário todos os meses, nos fazendo trabalhar quase metade do ano exclusivamente para pagar impostos e qual o retorno disso ? Nenhum, nosso sistema de educação, saúde, transporte são um dos piores do mundo comparando com países que pagam altos impostos. Como disse o Gambit alguns posts acima, Isso é Brasil!!!
        E é graças a pessoas como você que o Brasil é assim, que acham que o governo está fazendo o certo e aceitando isso como se fosse normal…

        responder este comentário denunciar abuso
      • 12/09/2011 - 10:49
        Enviado por: Jefferson

        É isso ai Flávio, os comerciantes desonestos que atrasam o nosso País, sonega impostos que deveriam ser direcionados aos pobres políticos que tanto trabalham para a melhoria de um dos países que mais cobram impostos no mundo, mas não se preocupe que logo logo encabeçaremos o topo da lista, isso se até você ter lido esta mensagem não tivermos chegado lá. Ó malvados comerciante que acordam tão sedo e trabalham de domingo a domingo não soneguem, vocês são a razão da decadência desse País, não sejam cruéis, está faltando dinheiro para ser “redirecionado” a essas almas caridosas que dedicam suas vidas por amor a próximo, o maior “patrimônio” da nossa nação, motivo de orgulho para todos nós, os nossos queridos políticos. Parabéns Flávio, são de amigos como você que eles precisam!

        responder este comentário denunciar abuso
    • 12/01/2009 - 00:53
      Enviado por: George

      bem, no ano passado eu recolhi por volta de R$ 3500 e obtive quase R$ 120 em créditos da Nota Paulista, acho muito bom, o IPVA de minha moto é de R$100,00. Além disso, expedir o cupom fiscal é obrigaçao de todo comerciante.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2009 - 14:33
      Enviado por: Rafael

      Mas é ridiculo não receber nada em uma compra no supermercado pq o Supermercado está apenas “revendendo”. Tá certo que o ICMS seria recolhido com ou sem a expedição da NF pelo revendedor, mas ainda assim quebra um dos supostos benefícios do programa que seria devolver parte do ICMS pago pelo consumidor (que no final das contas quem paga somos nós e não a revenda), mas uma dúvida, como revenda, seria possível pedir créditos? (Taria aí uma ótima fonte de recursos extras para revendas de carro, a comissão aumentaria consideravelmente rs)

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/03/2009 - 11:32
      Enviado por: Cristina

      Eu sempre pedi a nota fiscal desde o começo do programa. Com notas totalizando 2000,00 recebi 170,00. Independente disto, acho que o fato de estar contribuindo para a não sonegação de impostos já é uma justificativa válida.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/04/2009 - 18:22
      Enviado por: Thais

      A nota fiscal paulista é uma grande “palhaçada isso sim. A fazenda não fiscaliza se o estabelecimento realmente tá informando o valor exato que vendeu no mer. Fiz a compra de um carro no valor de 35,7000 e recebi 98,04 de reeembolso, entrei em contato com a fazenda e eles me disseram que foi na base fornecido pelo local aonde fiz a compra. Até parece que uma consercionaria de carros iria vender no mes 109,251,03 equivalente a venda de 04 carros. Isso é uma grande mentira, mais uma que o gorverno inventou pata tentar nos “enganar”.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 31/01/2011 - 09:40
        Enviado por: HIlton

        Acabo de comprar um carro zero no valor de R$ 33.000,00 e recebi R$ 23,42 e adianta uma observação muito triste: “calculado com sucesso!!” – a questão é: sucesso de quem???????

        responder este comentário denunciar abuso
    • 27/04/2009 - 20:29
      Enviado por: Ronaldo Sakae

      Acho que são dois pesos e duas medidas. O intuito inicial do governo era de incentivar a população de pedir a nota fiscal, pois o governo vive em função de arrecadação pois ela mesma não consegue fazer isso. Ao mesmo tempo, fecha se o cerco de empresas que pela primeira vez se viram obrigados a fazerem o que deveriam de estar fazendo a muito tempo. Agora veja bem. No inicio o valor restituido era maior e com o passar do tempo, parece que ela vai diminuindo. Isso pode ser que, por causa do programa, muitas empresas estarem antecipando o pagamento do imposto ao governo fazendo com que a parte que era destinada a população fique com a própria empresa, como se fosse um desconto. Ou seja, foi, e está sendo uma jogada do governo que usou a população para fazer o que na verdade ela deveria fazer. Fiscalizar empresas fraudadoras de impostos. A nós, resta fazer a nossa parte, independente de receber ou não a restituição, e cobrar para que o dinheiro dos impostos seja bem gasto em nosso beneficio. Já ouviram o ditado, o que é bom dura pouco….

      responder este comentário denunciar abuso

    • 15/05/2009 - 22:06
      Enviado por: Paulo

      Comprei um veiculo no valor de 31.000,00, nao recebi nada de reembolso da nota fiscal paulista. O que aconteceu, eu nao deveria ter um deconto em cima do valor do veiculo na nota fiscal paulista.
      Gostaria de informações.
      Obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/05/2009 - 19:35
      Enviado por: isa

      eu peguei muita grana, num custa nada informar o cpf, vou exercer a cidadania sim, e além do mais eu oriento a continuarem pedindo pq tambem lucrei muito com os sorteios, para o pobre isso é ótimo, cadastro todos idosos do meu bairro, um pouquinho pra eles já é uma imensa felicidade …

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/05/2009 - 18:55
      Enviado por: Rene

      Entao já li muito sobre o tal do serviço NF 30% ao consumidor, mas como receber os 30% de volta? tem que se cadastrar em alguma conta corrente como funciona? Eu ja me cadastrei no site da Receita Federal

      responder este comentário denunciar abuso

    • 07/06/2009 - 14:20
      Enviado por: Edson dos Santos Moreira

      Se eu esqueci de pedir nota paulista em dezembro de 2008, posso incluí-la agora?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/06/2009 - 11:53
      Enviado por: Ismael

      Paulo, você não receberá crédito algum pela compra do veículo, pois os automóveis também se enquadram na categoria de substituição tributária, ou seja, o imposto é recolhido antes pela própria montadora. Porém, não desanime. As vantagens da Nota Fiscal Paulista não se limitam aos créditos. Hoje cada 100,00 em compra dá ao consumidor um cupom para participar do sorteio mensal da NFP. Nesse caso, com a compra do veículo, você terá acumulado 310 cupons para concorrer, por exemplo, a 200.000 reais. Não vale a pena?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/06/2009 - 12:17
      Enviado por: Walter G. Pereira

      Em 2008 tive R$ 80,00 em crédito e foi muito útil para abater no pagamento do IPVA do meu carro. Independente de crédito ou sorteio, todo cidadão deve pedir NF.
      Algumas pessoas dizem que informando o CPF a cada compra, o governo saberá quanto você ganha e seu perfil de consumo. Isso é verdade, mas a verdade é que quem é assalariado não tem nada a esconder. O governo já sabe quanto você ganha, onde mora, sua idade, seu endereço, se é casado, se tem fihos, etc. Tudo isso através da declaração de Imposto de Renda Anual.
      Geralmente que tem receio em pedir a NFP é porque tem rendimentos “não contabilizados”.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/06/2009 - 22:50
      Enviado por: Adalberto

      Comprei um veiculo zero e na Nota Fiscal da concessionária o valor do ICMS está zerado.
      Peço a gentileza informar se tenho direito e/ou terei algum valor reembolsado pelo Nota Fiscal Paulista.

      Obrigado!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/07/2009 - 13:16
      Enviado por: renato

      comprei um carro de R$ 29.000,00 e recebi 0 reais de nota fiscal paulista então entrei em contato com receita e eles me disseram que esta certo o valor

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2009 - 01:44
      Enviado por: silmara

      Tenho uma duvida se faço uma compra em um estabelecimento tenho que pedir a nota fiscal paulista antes? o caixa é obrigado a me perguntar ou isso é obrigação do consumidor?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/09/2009 - 13:43
      Enviado por: marly santos

      estou pedindo nota paulista,mas confesso que estou com medo,são muitos os comentarios contrarios sobre isso…

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2009 - 18:57
      Enviado por: Ana Claudia

      NFP pode ser emitida com carro usado?

      RESPOSTA DO BLOG: Sim.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2009 - 09:32
      Enviado por: Angelo Vinicius

      Comprei um carro zero por meio de leasing e ao ver os creditos estava escrito que eu nao tinha direto a esses creditos isso está certo é normal ?

      Obirgado.

      RESPOSTA DO BLOG: Sem ler o contrato não temos como responder. Procure um advogado ou o Procon.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/10/2009 - 22:33
      Enviado por: Faria

      Pois é,como confiar num programa que nos promete uma coisa e faz outra?.Eu gastei R$ 6.344,90 a maior parte no mesmo Supermercado e,eles deixaram de me pagar várias notas,e o pior,nesse valor há 2 notas de R$ 538,00 e R$ 2.152,00 simplesmente ignoraram esses valores.Valor a creditar na minha conta R$ 99,05- Pode uma coisa!!!

      Um abraço.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 20/10/2009 - 13:53
      Enviado por: Renato

      Comprei um carro zero no valor de R$ 34.500,00 e não me foi repassado crédito nenhum, gostaria de saber o porque ?

      RESPOSTA DO BLOG: Procure a informação na Secretaria da Fazenda.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/10/2009 - 04:45
      Enviado por: Daniel Bento de Carvalho

      Comprei um veiculo em 60 parcelas o pgto que realizo todo mês posso colocar em nota fiscal paulista?

      RESPOSTA DO BLOG: Sim.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/10/2009 - 04:47
      Enviado por: Daniel Bento de Carvalho

      Comprei meu veiculo em janeiro de 2009 parcelado em 60 mêses, valor de R$ 28.500,00, este valor deveria ter entrado em meu CPF em nota fiscal paulista, aguardo uma resposta, grato.

      RESPOSTA DO BLOG: Procure a informação na Secretaria da Fazenda.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/10/2009 - 09:05
      Enviado por: Lucas

      O governo, como sempre deu uma de espertalhao. O sistema de ICMS funciona na base de crédito e débito. Ou seja, se uma loja compra um produto por r$ 1,00, ele ganha um credito de 18% de icms=0,18.
      Se ele vende o produto para o consumidor final a 1,50, ele paga 18% sobre este valor, ou seja, 0,27. Como ele tinha 0,18 de credito, o imposto a pagar eh de 0,27-0,18 = 0,09. E é sobre este valor que tributa os 30% de nota fiscal paulista, ou seja, 0,027, ou seja, até 2,7% do valor da nota. Só que o governo desde 2008 comecou a implementar uma jogada chamado substituicao tributaria, onde o fabricante recolhe os impostos antecipadamente. Entao este mesmo lojista que comprou 1,00 num produto, agora ele recebe 0% de credito. E quando ele vende por 1,50 para o consumidor final, tributa 0% de icms. Entao 30% de 0 = NADA!!
      Acontece, que quase tudo tem substituicao tributaria (CARROS, COMBUSTIVEL, ELETRONICOS, LINHA BRANCA, MAT. ESCOLAR, TINTAS, LAMPADAS, e milhares de produtos). Entao a jogada do governo eh fazer voce pedir nota, mas voce nao ganha mais nada!!
      Eh esperto este governo ou nao eh?? Uma piada este pais!!

      responder este comentário denunciar abuso

      • 22/07/2011 - 17:34
        Enviado por: Fernando

        Muito boa sua explicação e a piada, também.

        Como ficam transações imobiliárias? sobre elas incide ICMS quando adquiro um imóvel? Acabo de comprar um apartamento à vista. Posso esperar algum tipo de restituição do programa NFP?

        Um abraço.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 30/10/2009 - 07:16
      Enviado por: Sidney Fonseca

      Gostaria de saber como calcular exatamente os valores, como saberei quem esta me roubando, eu só sei que depois de um ano pedindo NFP, eu tenho 9,87 a ser restituido, esta correto? Como alguns conseguem valores bem maiores com menores gastos?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 31/10/2009 - 18:21
      Enviado por: weberson souza de oliveira

      comprei um carro usado sei qui tenho direito a nota fiscal paulista mais e automatica a entrada do valor em meu cpf ?

      RESPOSTA DO BLOG: NÃO.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2009 - 21:43
      Enviado por: Assaf

      Peço Notas Fiscais desde 2007, já passei muito nerevoso tentando contabilizar uns trocados para pagar o IPVA, e Nada, Só Merreca, Na Verdade somos os Fiscais Gratuitos do Sr Serra, Não tem problema, mas minha matemática dará Certo, em 2010 não esquecerei, nahora de Votar , “Não ao Serra”, Certo, pq o Estado de SP está arrecadando como nunca Arrecadou, e mesmo assim não paga os precatórios dos Funcionário Públicos

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2009 - 19:42
      Enviado por: kuki

      Nao percam seu tempo sendo fiscais do estado. O governo é esperto e tudo aquilo que geraria um bom credito (combustiveis por exemplo) ele ja mudou para substituicao tributaria.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/11/2009 - 22:03
      Enviado por: james ricardo de carvalho

      Gostaria de saber se ainda tenho direito de restituir o valor do primeiro semestre referente a nota fiscal paulista, pois não retirei.
      Grato

      RESPOSTA DO BLOG: Não.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/12/2009 - 12:43
      Enviado por: rosilene

      tenho varias notas cadastradas de supermercados e grandes lojas, como por exemplo lojas cem, desde de abril/2009, até agora não foi creditado o valor do repasse, gostaria de saber pq?

      RESPOSTA DO BLOG: Já pensou na hipótese de verificar com a Secretaria Estadual da Fazenda para ver o que está acontecendo?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/12/2009 - 11:03
      Enviado por: Rosi

      Meu marido vendeu o carro este mês, e ele já tinha pedido para abater a nota fiscal no IPVA, que é pago no começo do ano.
      A minha pergunta é, não tem como rever este dinheiro que será descontado atraves do IPVA, ou ainda posso tranferir para a conta corrente.

      RESPOSTA DO BLOG: Nâo é possível reaver o IPVA.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/01/2010 - 13:56
      Enviado por: Renato

      Aí nos comentários alguém colocou:

      “estou pedindo nota paulista,mas confesso que estou com medo,são muitos os comentarios contrarios sobre isso…”

      Pelo amor de Deus “MEDO”??? Pedir nota fiscal é um DEVER do cidadão, sem pensar em restituição… Você paga seus impostos, certo? O lojista que te vende só vai pagar os dele se você fizer a sua parte. Se você não pedir nota o problema não é só seu, é meu também, porque nosso estado estará recebendo menos impostos e emperrando o desenvolvimento. Pensem.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/01/2010 - 19:23
      Enviado por: Ramiro G, DE Albuquerque

      Olá!
      Desde o começo do programa tenho pedido a N.F. Paulista. Já recuperei R$ 127.00 Reais e ajudou bastante.
      Peço mais pelo meu BRASIL! É lógico que é muito bom ganhar também!
      Só peco por não ter providenciado um tempo para conferir se estão lançando corretamente minhas notas. Vou começar a verificar o quanto antes.
      O ruim é que to com um monte de N.F. em casa…

      Ramiro G. de Albuquerque

      responder este comentário denunciar abuso

    • 15/01/2010 - 19:34
      Enviado por: Márcia Carreiro

      Comprei um carro em setembro/09 parcelado em 60 meses no valor de R$ 24.284 e recebi de créditos da NFP 9,69 esta correto este valor?
      Poderia me ajudar a enter melhor o cálculo?
      Grata,
      Marcia Carreiro

      RESPOSTA DO BLOG: Leia a reportagem onde você colocou a mensagem com atenção. AS informações estão lá. Tente também o site http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/01/2010 - 21:45
      Enviado por: Antonio

      Gostaria de ter um esclarecimento quanto a empresas que estão sob investigação da Secretaria da Fazenda. Fiz a aquisição de um Bem no valor de R$ 29.000 em 05/06/2009. Quando notei que na vespera da liberação do credito o valor atribuido seria de R$ 0,00, e havia um comentário em ” detalhes” ao lado da discriminação da nota fiscal informando: Não foi possível atribuir créditos. A Secretaria da Fazenda não esta autorizada a informar o motivo da não geração do crédito nos casos em que envolvem informações fiscais dos estabelecimentos, tomei a iniciativa de escrever apra o ” Fale consoco” da Secretaria da Fazenda, e me foi respondido que havia ” discrepancia ente valor declarado e a nota”. E não houve nenhuma tratative de explicar o que seria feito sobre esta nota fiscal.
      Minha duvida é: passados mais de 07 meses não nenhuma nova informação e não sei se haverá algum tipo de crédito, ou o valor ficara perdido na Secretaria da Fazenda ?
      Grato
      Antonio

      RESPOSTA DO BLOG: Deverá ficar retido.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/02/2010 - 19:13
      Enviado por: Tatiana

      Comprei um carro em Outubro/09 no valor de R$36.500,00 e não foi declarada à minha compra pela concessionária. Sou do Estado de Sao Paulo e comprei o carro aqui. Me disseram que o carro veio do Rio. Dai faturado pela loja de la. Me entregarm a NF de venda com valor de ICMS zerado anexo a NF emitida a loja do Rio onde foi recolhido o imposto. Não fui consultada dessa transação e agora me sinto lesada. Há algo que posso fazer? Grata, Tatiana

      RESPOSTA DO BLOG: Só questionando na Justiça, por meio de advogado, a legalidade da transação.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 15/02/2010 - 16:15
      Enviado por: APARECIDO DONIZETE FARIAS

      Recebi R$ 1.568,00 ONDE DECLARO NO MEU IMPOSTO DE RENDA, É TRIBUTADO OU ISENTO

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/02/2010 - 13:48
      Enviado por: gabriela

      Parabéns aos que estão pedindo NFs pois agora além de seus empregos vocês têm outro cargo, fiscais gratuitos do governo, pois como já foi dito e repito por saber do que estou falando e justamente por estudar este assunto, o governo colcou substituição tributária em quase todos os produtos, principalmente produtos de supermercado. A substituição tributária é uma le que substitui o revendedor/comerciante de pagar os imporstos, colocando no lugar dele a industria. Ou seja, o icms é recolhido diretamente pela industria, e quando se compram produtos de revendedores ou comerciantes não estaremos sendo ressarcidos de crédito algum pois nada foi pago por eles. Agora para os que acham que é nosso dever pedir NF, não condeno e não aprovo, pois o dever dos governantes seria sim pegar todos os importos e revertê-los a nós em benefícios como educação, saúde, empregos, moradia, etc., e ele faz isso?
      Então estaremos nós fiscalizando para ele todos os estabelecimentos que infelizmente lutam por sobrevivência no mercado e acabam se vendo obrigados a “burlar” certas leis pos elas são sim “abusivas” e fazendo com que sobrevivam apenas aqueles que colocam seu preço la em cima para ter algum lucro.
      E digo abusivas pois não conheço outro sequer pais que aplique tantos impostos como o nosso pobre Brasil e não ofereça recursos suficientes para termos um minimo de igualdade entre os pvos!
      Mas cabe a cada um saber o que esta fazendo!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2010 - 12:37
      Enviado por: Frederico

      Caros, a NFP funciona, os sorteios são idôneos. Já recebi cerca de R$500,00 em reembolsos e prêmios de sorteios. No caso de carro 0 km o reembolso é irrisório mesmo (só incide sobre acessórios), mas os bilhetes gerados para o sorteio valem a pena (ganhei R$280,00 no sorteio). Aliás estou em uma campanha… Me ajudem a ganhar R$1.000.000,00 na NFP. podem fornecer meu CPF nas suas compras 171484038-71. Agradeço desde já.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 16/03/2010 - 10:02
      Enviado por: Cristina

      Comprei um carro zero à vista em Set/09. Foi emitida a NFP mas não foi efetuado nenhum crédito. Infelizmente vi isso somente agora após expirar o prazo para a reclamação. Tem algum modo de recorrer isso?
      Obrigada

      responder este comentário denunciar abuso

    • 16/03/2010 - 16:41
      Enviado por: COMO RECEBER ESSE BENEFICIO DO REEMBOLSO DA NOTA FISCAL PAULISTA

      QUERIA SABER QUANTO TENHO E QUANDO SEREI BENEFICIADA E QUE COMO FAÇO PARA RECEBER EM DINHEIRO

      responder este comentário denunciar abuso

      • 16/03/2010 - 20:33
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Entre em contato com a Secretaria da Fazenda ou acesse o site do órgão para procurar as informações. E leia com atenção a reportagem onde você colocou a mensagem.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 02/04/2010 - 18:58
      Enviado por: sabrina

      eu trabalho coma operadora de caixa………na empresa que eu trabalho tem uma regra que é o seguinte ……….quando o cliente compra no cartao ,e esse cartao nao tem limite o supervisor cancela as compras e o operador guarda o cupom fiscal.mas as vezes o operador de caixa perde esse cupom fiscal e ensima disso o mesmo tem que pagar a quantia do cupom fiscal que foi perdido (por exemplo R$200,00) sendo que as compras vam retorna a enpresa e o gerente esta vendo essas mercadorias voltando.isso e certo ou errado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/04/2010 - 19:47
      Enviado por: Solange

      Comprei um carro zero em dezembro2009, a nota fiscal caiu no meu cadastro da NFPaulista com credito 0,0, como pode. Isto é correto?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/04/2010 - 12:43
      Enviado por: michele

      ola, nesses semestre consegui o valor de R$100,00 coloquei os dados mais o valor não foi depositado na minha conta e nem consta mais nos creditos liberados,
      como se eu ja tivesse recebido.
      onde foram parar os meus creditos???

      responder este comentário denunciar abuso

    • 15/04/2010 - 18:58
      Enviado por: michele

      ola, então eu quis dizer que eu tinha o valor de R$100,00 de creditos liberados da nota paulista, eu eu fui coloquei o numero da cont certinho, mais o dinheiro não apareceu em minha conta, e quando eu consulto a nota paulista ela diz que esse dinheiro ja foi depositado,
      soh que na verdade não recebi valor algum,
      ai que perguntei onde estariam meus creditos?

      obrigada pela atenção…abs

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/06/2010 - 19:24
      Enviado por: Elenice

      Boa noite, fiz uma compra de R$ 2.080,00, e recebi R$ 0,62 centavos, isso é incrível fiquei indiguinada.

      r

      4

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2010 - 08:34
      Enviado por: eduardo

      No ano passado gastei cerca de R$20000,00 em notas e resgatei apenas R$214,00 neste ano já gastei mais de R$10000,00 e teria apenas R$79,00 de credito. Muito me estranha compras em valores superiores a R$ 700,00 e creditos de R$ 0,66 gostaria de uma explicação sobre essa grande farsa que é a NF PAULISTA. Na minha opinião deveriamos fazer um boicote contra essa farsa toda, parando de informar o CPF na NF, e deixando assim de prestar um serviço voluntario de Fiscal…

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/06/2010 - 12:28
      Enviado por: Anderson K

      Olha,eu participo do programa da nota fiscal paulista e eu já recebi o equivalente a R$ 300,00 sendo que gastei em torno de uns 2.000,00. Venho ressaltar aos demais colegas acima o que influencia são os impostos sobre os produtos ou seja, alimentos não geram muitos créditos. Agora sapatos,roupas geram bastante créditos pois os impostos são maiores sobre estes produtos. Agora vale lembrar ainda que este foi um meio muito bem elaborado para beneficiar não somente os contribuintes e foi uma maneira inteligente de controlarem os gastos da população em geral,assim cruzando as informações para que os desavisados caiam na malha fina da receita.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 20/07/2010 - 23:09
      Enviado por: Renata

      Quer saber o que dá mais créditos na Nota fiscal paulista?
      Roupas e Calçados.

      Outra coisa que vale a pena e dá muitos créditos?
      Por incrível que pareça. Mac Donald´s. Vc gasta, 18 reais e tem 1,40 de crédito.

      Supermercado, farmácia, livros e combustível, pode esquecer. Vc vai gastar um milhão e vai receber centavos de crédito.

      Mas para aqueles que já tem todo o salário tributado e não tem nada a esconder, peçam as Notas, mesmo aquelas que não dão créditos, pq vale a pena participar dos sorteios.

      Eu já ganhei 100 reais em sorteios, e já recebi de volta 770,48 de créditos na NFP, porque nunca esqueço de pedir as Notinhas principalmente nas lojas de roupas e calçados.

      E para aqueles que disseram que somos fiscais, e que os pobres coitados dos comerciantes não aguentam a carga tributária, por isso que sonegam, eu pergunto:

      Você acha que o comerciante não imputa o valor de TODOS os impostos no preço de venda do Produto???

      Faça-me um favor, somos nós consumidores finais que pagamos esse ICMS, e se há um jeito da gente receber pelo menos 10 reais de volta, eu vou fazer valer meu direito, sabe porque???

      Porque meu salário já é totalmente Tributado !!!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2010 - 21:00
      Enviado por: Wanderley

      nota fiscal paulista palhaçada

      responder este comentário denunciar abuso

    • 24/08/2010 - 15:35
      Enviado por: aufenas

      O governo é ladrão e além de criar idéias que fazem o pobre coitado do brasileiro trabalhar de graça para ele, paga essa miséria de reembolso, porque ele não cria na declaração do imposto de renda o abatimento desses 30% sobre o ICMS para os consumidores que exigirem suas notas fiscais.

      Temos uma carga tributária de europeu e um serviço público de africano.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 31/08/2010 - 21:03
      Enviado por: mario machado

      eu já tenho quase 3 anos de nota fiscal paulista e até agora só ´creditaram R$99,42 creditos isso a mais de seis meses somando o total de notas chega uns R$4.000,00 gostaria de saber quem é que está levando esse dinheiro por prá nós não esta chegando.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/10/2010 - 09:16
      Enviado por: lucimar

      Pessoal, não adianta ficar questionando credito da NF Paulista na compra de veiculos, não vai ter, pois o veiculo já vem com o imposto retido da fabrica.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/10/2010 - 11:43
      Enviado por: viviane

      Sou cadastrada na nota paulista e já baixei para a minha conta corrente um total de 2600,00. Acho ótimo!!!!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/10/2010 - 10:51
      Enviado por: roberto

      agora entendi pq os creditos vem zerados. governo esperto. esta arrecadando mais, porém, não vejo melhorias proporcionais, como sempre. vou continuar cobrando, afinal, não quero ver ninguem sonegando imposto e depois posso cobrar o governo do que ele não faz.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 17/11/2010 - 19:57
        Enviado por: Caio Fagundes

        Parabéns, Roberto. Se todos nós fizermos a nossa parte para combater a sonegação, pode ter certeza que melhorias ocorreraõ. Acho triste essas pessoas aí de cima dizerem que não pedem NF porque não querem aumentar a arrecadação legal do governo. E o caso da moça lá de cima que teve apenas 0,37 de crédito deve ser analisado por ela. Eu tive R$ 160,00 de abatimento no meu IPVA e só peço nota em supermercado porqque não tenho dinheiro para ir a restaurantes.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 19/01/2011 - 19:42
      Enviado por: cristiane fernandes

      des que fiz o cadastro do programa noa recebi o beneficio tenho 30 reais e noa concigo tira por favor me ajuda todos os supermecado eu peco a nota fiscal paulista

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/02/2011 - 23:00
      Enviado por: João

      gostaria de saber se na compra de um carro zero km, ñ terei nada de beneficio? assim disse a vendedora da concessionária VW. é verdade mesmo?. grato

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/02/2011 - 21:57
      Enviado por: mar

      fui no posto de gasolina e pedir para colocar o cpf, mas quando cheguei em casa percebi que a mulher nao colocou o cpf, ainda ela me fez ditar o cpf para ela, o que eu faço com essa situaçao?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/03/2011 - 22:25
      Enviado por: onelio

      Nao consigo reembolsar o valor a restituir da nota fiscal paulista,como faço para receber?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 21/03/2011 - 22:29
        Enviado por: onelio

        Nao sei como restituir o valor que eu tenho do ano 2010,como faço para restituir?

        responder este comentário denunciar abuso
      • 13/05/2011 - 19:56
        Enviado por: kalil

        acesse sua conta na nf paulista, e acesse a area conta corrente, la vc transfere para conta corrente ou poupança
        obs: a cota do banco tem que estar no seu nome, não é possivel transferir para cota de outra pessoa.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 05/04/2011 - 15:27
      Enviado por: PAULO

      OLA GENTE, O RETORNO FINANCEIRO IMEDIATAMENTE É UMA MERRECA, MAS PENSE DAQUI ALGUNS ANOS, VOCE PODE TER 100 OU MIL OU MAIS REAIS, SEM CONTAR QUE A MAIOR VANTAGEM DISTO TUDO É QUE VOCE GANHA UM CUPOM E COM ELE VOCE CONCORRE A VALORES CONSIDIRAVEIS, PORTANTO, VALE A PENA SIM….

      responder este comentário denunciar abuso

      • 23/04/2011 - 09:33
        Enviado por: Ana Paula Marques

        Acho que para quem gosta de contar com a sorte é uma boa,mais isso pode acontecer ou não,e se não acontecer alguém esta enriquecendo com o dinheiro dos seus impostos enquanto você mesmo não vê seu próprio dinheiro nem em investimentos e nem na sua conta.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 10/04/2011 - 15:16
      Enviado por: Carlos Roberto

      O Programa Nota Fiscal Paulista criou uma imensa quantidade de fiscais da sonegação, aumentado com isso muito a arrecadação do Estado de maior representação economica do País só que os beneficios transferidos a população não melhorou em nada, continuo pagando meu Convênio Particular, continuo investido na segurança da minha familia e evitando certos locais e horários para transitar, continuo pagando Escola Particular e continuo parado no Trânsito por não ter um Transporte adequado para transitar na Cidade e certas pessoas acham que o tudo está uma maravilha e apoiam tudo que o Govêrno prega na midia e ainda votam nas eleições confirmando os desmandos dos Politicos no poder pobres coitados de conciencia de direito, não podem reclamar nunca pois aceitam tudo passivamente e nós que temos conciência da situação que nos são impostas sofremos o mal que a maioria nos impõem.A ignorancia prevalece infelismente.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/04/2011 - 17:09
        Enviado por: André

        “infelismente” Carlos Roberto, acho que confundiu quem é ignorante. Não adianta falar em um simples comentário na internet, faça jus aos seus direitos, crie uma forma de mover pessoas para ser ouvido e conseguir algum benefício.

        responder este comentário denunciar abuso
      • 23/04/2011 - 09:22
        Enviado por: Ana Paula Marques

        fico feliz por você conseguir pagar escola particular para seus filhos,e ter convênio e tudo mais,isso ajuda e muito na hora em que a situação nas escolas publicas e na saúde estão mal,e quem não pode pagar por tudo isto,e tem que conviver com com a difícil realidade do salário mínimo,não adianta aumentar o salário,o que tem que ser feito é diminuir estes impostos absurdos,ou usar este dinheiro arrecadado em coisas que realmente façam a diferença na vida e no dia a dia dos brasileiros;como saúde e educação,claro que tem muitas outras coisas mais isso é o básico,ao qual todos temos o direito de receber.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 19/04/2011 - 17:11
      Enviado por: André

      Recebi 424,01 em dois anos, sem pedir nota, sem passar CPF, só com o que comprei online. Gostei do incentivo, vou passar a solicitar NF apartir de agora. Quanto ao nosso sistema de governo, acredito que temos que rever nossos votos e tirar alguns podres enraizados do poder.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/04/2011 - 09:00
      Enviado por: Ana Paula Marques

      acredito que a nota fiscal paulista beneficie algumas pessoas sim,conheço quem já tenha recebido $300,00 em reembolso,mais eles não devem ter muito controle e nem um critério que realmente seja usado na hora de calcular os valores,eu e meu ex marido compramos dois celulares da mesma marca valor e modelo e na mesma loja e solicitamos a nota fiscal paulista individualmente,quando fui ver no site cada compra tinha um valor diferente de restituição…acho que estão brincando com a gente deveriam ter um pouco mais de consideração,afinal pagamos nossos impostos que são extremamente altos,é o mínimo que eles deveriam fazer,calcular de uma maneira “justa”.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/04/2011 - 15:51
      Enviado por: priscila macedo

      compras em lojas de moveis e nao pedi a nota achei que tinha me cadastra primeiro na intenet so agora descobri que nao precisava tenho como pedi essa notas ou ja perdi a chance

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/05/2011 - 22:42
      Enviado por: jefferson

      essa nota fiscal paulista é uma piada.
      pedi em todo lugar e gastei mais de 9 mil e quando fui consulta só tinha R$ 141,40 kkk que piada mais mesmo assim eu solicitei a mereca foi dito que eu receberia até o dia 15/10/2010 mais até hj nã depositaram nada e quando eu ligo lá um robô fala que o deposito já foi feito mais posso provar com extratos da minha conta que nada foi depositado…já basta o dinheiro que o governo me pega com ir,ipva,iptu e etc….essa NFP foi feita para eles terem o total controle do que a gente gasta até os centavos porque eles falam que se o comercio não repassa a nota fiscal pedida é para denunciar o ….kkkk dessa forma a gente faz o trabalho deles….que piada

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/05/2011 - 19:50
      Enviado por: kalil

      Duvida, comprei um dvd automotivo, que a vista seria R$699,00, mas como parcelei o mesmo saiu, por R$1200,00 mas lançaram a nf paulista com o valor a vista, o estabelecimento esta certo ou não? pois eles estaram recebendo R$1200,00 mas declaram “só” R$699,00. certo ou eu errado???

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/08/2011 - 00:12
      Enviado por: madalena

      Eu não pedia nota fiscal porque o governo pagava bem seus fiscais para fazer com que os comerciantes pagassem impostos, mas como os fiscais se corrompiam, o governo nada arrecadava, resolveu arregimentar o povão para trabalhar para ele, no início devolvendo quantia razoável; à medida que foram aumentando os que pedem nota, o valor virou mixaria. Eu continuo pedindo apenas pela possibilidade de ganhar dinheiro através do sorteio, mas se fosse pelo valor da restituição apenas eu não pediria mais.
      Agora, tem um aí criticando que o brasileiro “sempre espera algo em troca”, ora essa, pelos impostos excorchantes que pagamos é para termos medicina, saúde, segurança e educação de primeiro mundo. Mas é claro que temos de ter algo em troca, afinal pagamos e muito caro. Para que você paga imposto, para os políticos gastarem com suas mordomias? BURRICE TOTAL!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2011 - 01:01
      Enviado por: Claudinéia

      Gostaria de saber oque está contecendo…
      Pego nota fiscal de tudo que compro, mas quando vou consultar ex: nota fiscal de 2000,00 já calculado mas que não gerou crédito nenhum ! Alguém saberia explicar ?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/09/2011 - 02:53
      Enviado por: valdinéia

      meus colegas acho que a nota fiscal paulista é mais um dos roubos governal que passa mel na boca dos brasileiros o pior fui eu que comprei um carro zero no valor de 31,100 e ganhei somente 0,70 centavos de crédito parece piada né tenho vergonha de ser brasileira quem manda é o governo e nós somos os escravos desses governadores fica o ditado manda quem pode e obedece quem tem juízo. abraços a tds

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2011 - 19:31
      Enviado por: Paulo B.F.

      Como o governo é “esperto”… mas se já acostumei a pedir NF, vou passar a desacostumar… nada do que vem do governo presta!

      responder este comentário denunciar abuso

    Deixe um comentário: