Estado.com.br
Segunda-feira, 21 de Abril de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Reajuste de aluguel será menor este ano

Categoria: Assunto do dia

FABRÍCIO DE CASTRO – JORNAL DA TARDE

Os reajustes de aluguel vão pesar menos no bolso do brasileiro nos próximos meses. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), indicador que geralmente é usado nos contratos desse tipo e que foi divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encerrou abril com baixa de 0,15%.

No acumulado de 12 meses, a alta foi de 5,38% – mas a tendência é que esse índice continue a cair e alivie as correções dos contratos.

Em abril do ano passado, por exemplo, o IGP-M acumulado foi de 9,81% – bem maior que os 5,38% de agora. O economista Fábio Romão, da LCA Consultores, lembra que em 2008 os preços de commodities (produtos em estado bruto) e alimentos dispararam, o que impulsionou o índice.

Com a crise econômica, ocorreu o movimento inverso: os preços de commodities e alimentos passaram a recuar, assim como o de outros produtos.

Em março o IGP-M já havia caído 0,74%. Desta vez, a queda foi de 0,15%. “O que faz o índice registrar deflação é a queda de preços que persiste na indústria”, explica o economista Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da (FGV).

Em abril, os produtos agropecuários – com destaque para a soja, que ficou 3,97% mais cara – reduziram a queda, mas ainda não se sabe se o IGP-M voltará a ser positivo. “O fato é que ainda temos a indústria em desaceleração”, diz Quadros.

No entanto, o IGP-M acumulado de 12 meses – justamente o parâmetro utilizado para reajustar os contatos de aluguel – devem continuar caindo. “Na projeção da LCA, o acumulado deve chegar a 0,6% em julho”, afirma Fábio Romão. “Este será o menor nível do ano.”

Isso significa que os brasileiros que possuem contratos de aluguel reajustados no meio do ano quase não sentirão o aumento das parcelas. Em dezembro, o IGP-M acumulado deve chegar a entre 2,5% e 2,8%, segundo projeção da LCA – bem abaixo dos 9,81% registrados em 2008.

Estabilidade

Para o economista Heron do Carmo, da Universidade de São Paulo (USP), a tendência é que o acumulado de 12 meses se estabilize próximo de 3% nos próximos meses. “No ano passado, o índice chegou a 15% e agora vai a 3%”, diz.

Os reflexos dessa baixa, além de favorecerem quem aluga imóveis, poderão ser percebidos no ano que vem. Como muitos preços controlados pelo governo, como as tarifas de telefone e luz, levam em conta a variação do IGP-M nos 12 meses anteriores, a tendência é que os reajustes sejam menores.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

182 Comentários Comente também
  • 13/09/2009 - 12:56
    Enviado por: rosangela

    Gostaria uma informação: este mes completamos um ano de contrato de aluguel -R$530,00/mês. A imobiliária nos ligou informando que o proprietário aumentou o aluguel em R$540,00. Caso não aceitassemos devemos desocupar o imóvel.Questionei sobre o indice ter baixado ao inves de aumentar e a imobiliaria disse-me que meu contrato nao participa da baixa deste indice por que o contrato nao esta na data que engloba esta baixa.
    Nãoé pelo valor do aumento, mas gostariamos de saber se isto é justo, se realmente estamos dentro de normas legais ou estamos sendo descaradamente lesados por não ter informação suficiente a respeito???
    Obrigado!!!

    RESPOSTA DO BLOG: Sem ler o contrato fica difícil orientar. Geralmenhte os contratos de aluguel são regidos pelo IGP-M, mas sempre há uma cláusula que diz que, se o IGP-M for negativo, usa-se o IPCA, que é a inflação oficial do governo. Parece-me que foi o que aconteceu. Leia com atenção o seu contrato ou submeta-o a um advogado. No entanto, nós sugerimos que, se você está satisfeito com o imóvel, pense bem antes de questionar e reclamar por conta de um reajuste de R$ 10.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/09/2009 - 11:54
    Enviado por: valdirene sabino

    boa tarde gostaria de uma orientação,eu pagava 354,00 de aluguel meu aluguel vence em outubro minha senhoria disse que tera de ser500,00 agora queria saber se realmente esse aumento é justo pelas leis.

    RESPOSTA DO BLOG: Se o contrato venceu e está em fase de renovação, então o dono pode cobrar o quanto quiser. Se for apenas o reajuste anual, então o valor cobrado está abusivo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2009 - 13:50
    Enviado por: Dorival Mendonça

    boa tarde,, gostaria de saber se posso aplicar o INCC no rajuste de aluguel de imóvel comercial
    no contrato esta claro que posso aplicar o maior
    índice permitido por Lei, isto posto aguardo respota, dede já agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Essa prática é ilegal, já que o INCC refere-se a material de construção. E aluguel de imóvel pronto nada tem a ver com material de construção. Utilize IGP-M ou IPCA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 23:25
    Enviado por: Thais Caroline Vicente

    Olá,gostaria de saber qual será o reajuste correto no mês de outubro de 2009 que eu devo pagar a imobiliaria pela qual pago o valor de R$600,00. No contrato de locação,está escrito que a partir de outubro eu devo pagar o valor de R$650,00 por causa do reajuste..É correto cobrar R$650,00 ?

    Agradeço desde já sua resposta !
    Até mais

    RESPOSTA DO BLOG: Desculpe, não podemos ajudar neste caso. Não fazemos cálculos de qualquer espécie. Além do mais, não temos acesso ao contrato. Consulte um advogado ou um contador.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/10/2009 - 20:19
    Enviado por: Sol

    Sou inquilina de um apartamento. ( por imobiliaria)
    O qual o meu contrato é de 30 meses, e vence em 15/04/2010. Este mês ( outubro) tem reajuste (IGP M)
    Não pretendo renovar o contrato devido a problemas diversos com o apartamento ( o proprietário não permite gastos com a manutenção e se eu fazê-las ela não desconta)
    Eu gostaria de saber se o reajuste deve seguir o IGP M, já que o contrato vence em abril?
    Ou eles tem o direito de reajustar a revelia?
    O valor que pago atualmente é de 506.00 e + taxas e luz … ( se for pelo igp m o reajuste do meu aluguel será de quanto ?
    Agradeço se puder informar-me!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/10/2009 - 11:28
    Enviado por: Sandra

    Tenho um salão alugado e o ultimo contrato foi em 1994. Muitos reajustes não foram aplicados. Hoje o aluguel está defasado (370,00) e vence em outubro. Gostaria de saber se posso pedir valor do mercado e aumentar o aluguel. Como resido no msm local do salão a água e IPTU são juntos. Posso pedir ao inquilino que assuma metade destas despesas? Grata

    RESPOSTA DO BLOG: Depende da negociação entre as partes. Não é ilegal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/10/2009 - 21:34
    Enviado por: Leonardo

    Meu contrato venceu dia 01/10/2009 de 500,00, só o dono do imovel me disse que o meu aluguel vai para 600,00 com o reajuste, pois sei qu o reajuste correto meu aluguel vai subir bem menos, você poderia me dizer pra quanto é que vai o valor? Obrigado!

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não fazemos cálculos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/10/2009 - 12:46
    Enviado por: Simone

    Gostaria de esclarecimentos sobre o reajuste anual do aluguel referente ao contrato de locação com a imobiliária.

    Na Clausula Segunda, parágrafo segundo do contrato diz:

    “O aluguel será reajustado anulamente na exata proporção de variação acumulada do IGPM-FGV Índice Geral de preços do Mercado, calculado e divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, verificada nos 12(doze) meses imediatamente ao mês do reajuste.”

    Ocorre que o IGPM-FGV informa que o valor para reajuste no referido período do contrato em vigência é de – 0,6591% . A imobiliária alega não aplicar reajustes negativos, sendo que o contrato não se refere a aumento de valores e sim reajuste “na exata proporção de variação acumulada do índice” . Gostaria de esclarecimentos por email sobre este assunto.

    De que maneira isso deve ser interpretado e conduzido?

    Grata, Simone.

    RESPOSTA DO BLOG: A imobiliária está correta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/10/2009 - 20:46
    Enviado por: rosemeire

    Gostaria de saber se este ano ainda, haverá reajuste do aluguel……….me disseram que não haveria.poderia tirar essa duvida

    RESPOSTA DO BLOG: Depende do contrato. Essa informação geralmente está no contrato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2009 - 20:24
    Enviado por: rosemeire

    podem me dizer se tem reajuste todo ano e se é obrigatorio……ainda havera reajuste este ano?

    RESPOSTA DO BLOG: É obrigatório.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2009 - 14:47
    Enviado por: Marina

    Tenho um contrato onde o reajuste pactuado foi anual. Mas, no entanto, ainda não houve, quando já deveria ter acontecido. É possível o reajuste ocorrer apenas dois anos depois, não deveria ser observado o prazo de ano?
    Obrigada!

    RESPOSTA DO BLOG: Não é possível neste caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/10/2009 - 15:06
    Enviado por: Luciana Bittencort

    Gostaria de saber pra quanto vai meu aluguel de R$ 450,00 reais, meu contrato iniciou em 01/10/08 e já no próximo mês vem o reajuste, na clausula do reajuste está assim: será reajustado anualmente na exata proporção da variação acumulada do IPC-FGV, ferificada nos 12 meses imediatamente ao mês de reajuste.Se por ventura o IPC for suprimido, por qualquer motivo, será adotado como indexador substitutivo de reajuste, um na falta do outro e na ordem a seguir IPG/FGV – IPGM/FGV – INPC/IBGE ou outro índice que o governo venha adotar ou a livre negociação, espero ter deixado claro e desde já agradeço, aguardo resposta, abraço.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não temos essa informação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2009 - 20:49
    Enviado por: Cilene Noman Lamas

    Meu contrato venceu os 30 meses em março/2008, em outubro tivemos um reajuste que já não esta mais atrelado ao IGPM, pois não temos renovação de contrato e reajuste anual, pois o contrato já está vencido. Agora em outurbo tivemos outro reajuste e o valor de R$ 690,00, foi para R$ 900,00, estamos falando de +/-30% de aumento. Preciso saber se se isso não é abusivo? Sei que neste caso o acordo é entre as partes. Quero saber que argumeto posso e devo usar para negociar um aumento mais compatível? Li muitas matérias e verifiquei que a média de reajuste anula está em torno de no máximo 12%, enfim…como podem me orientar nesta negociação? Sou obrigada a sair do aptº se ele pedir ou tenho meus direitos tb.
    Obrigada pela orientação,
    Cilene

    RESPOSTA DO BLOG: Só questionando o valor na Justiça, com a ajuda de advogados, já que não existe contrato e se trata de um acordo informal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2009 - 11:08
    Enviado por: KARINA

    Bom dia!!!

    Alugo um prédio comercial, onde o aluguel é de R$ 590,00, o contrato foi de 20/10/2008 à 20/10/2009, estamos renovando o contrato, e diz no contrato que a cd ano o aluguel é reajustado conforme o IGP-M, mas neste mês 10/2009 ocorreu deflação neste índice e o proprietário mesmo assim quer aumentar o aluguel para R$ 630,00, isso é legal perante lei?, pois acredito que ele poderia deixar no mesmo valor graças a deflação.

    Aguardo um retorno,
    Grata,
    Karina

    RESPOSTA DO BLOG: REajuste automático é uma coisa, renovação é outra. Quando se renova um contrato, signfica que um contrato acabou e outro tem de ser assinado. Nessa mudança, o proprietário pode pedir o quanto quiser pelo aluguel. REajuste automático ocorre quando o contrato é de mais de um ano; Aí sim o reajuste tem de seguir o que está no contrato. Exemplo: um contrato de três anos, depois de um ano o reajuste temd e seguir o que está acordado, IGP-M, no seu caso. Se houve deflação, o valor no mínimo de ficar como está. Se ainda houver dúvidas a respeito, consulte o Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2009 - 11:55
    Enviado por: Rosana Laurindo

    A imobiliaria me pediu um reajuste de 40%, isto esta correto, aumentou tanto assim. Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Sem ler o contrato e sem saber se é renovação contratual não temos como responder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/11/2009 - 10:24
    Enviado por: Edson de Araujo Júnior

    Sou locatário de um imovel comercial desde 2000. O contrato inicial foi de 36 meses encerrando em 2003 e automaticamente ficou sendo prorrogado até agora 2009 utilizando o indice igpm, só que esse ano o proprietario disse que o valor está fora do mercado e que o novo valor passaria a ser 3000,00. Atualmente eu pago 750,00. Eles podem fazer tal reajuste?

    Obrigado

    Edson Jr

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2009 - 18:17
    Enviado por: ELIANA LIMA

    Sou proprietária de um imóvel que está alugado, consta no contrato que o aluguel será reajustado pelo índice IGPM/FGV. quero saber se sou obrigada a aplicar o indice negativo ou não, ou seja, se deve reduzir o valor do aluguel? Desde já agradeço a colaboração.
    Cordialmente.

    Eliana Lima

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo é obrigada a reduzir, embora fosse de bom tom.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2009 - 20:58
    Enviado por: kelen

    alugo uma casa por 450,00,o contrato vence hoje 10/12 posso aumentar além do igpm?ou seja cobrar 600,00 sendo q estou fazendo melhorias na casa?

    RESPOSTA DO BLOG: Pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2009 - 16:48
    Enviado por: elizabethe

    adorei perguntas e resposta aprendi muito nao sabia sobre reajuste, e renovaçao de contrato amei parabens ao responsavel meu contrato é renovado de ano e ano e eu almento 50 reais por ano ficava com medo achando q almentei de mais

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/10/2011 - 03:41
      Enviado por: edna

      elizabethe: estou com um problema muito sério entrei aqui nessa casa em 2008 ele não renova mais contrato porque pago o aluguel todo mes direitinho, só que ele me cobra 100 reais todo ano, e não queria mudar da casa comesei com 550,agora ele quer me cobrar 750. não sei como vou reclamar pra ele. me ajuda a resolver esse problema querida. vc parece muito correta.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/12/2009 - 17:26
    Enviado por: fabia

    Fiz 1 contrato de locaçao residencial de 12 meses, que vence dia 28 deste mes. Quero pedir a casa, (notificar e dar o prazo de 30 dias), posso? Tenho dúvidas quanto ao art. 47 da Lei do Inquilinato: a prorrogaçao automática da locaçao se dá apenas se eu deixar vencer o contrato de 12 meses sem pedir o imóvel, ou mesmo que eu peça nao faz diferença – como o contrato é inferior a 30 meses ele se prorrogará automaticamente até 5 anos, mesmo que eu peça o imóvel agora, no fim do prazo estipulado no contrato?

    RESPOSTA DO BLOG: Em relação à primeira pergunta, pode. As demais são bem específicas, não temos como respondê-las. Procure um advogado especializado no assunto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 21:58
    Enviado por: fabia

    Obrigada por me esclarecer que posso notificar o inquilino p/desocupar a casa ao fim do contrato de locaçao residencial de 12 meses. Só esqueci de perguntar 2 detalhes: 1)basta pedir o imóvel, nao preciso justificar nada, né? (afinal, o contrato de 1 ano está vencendo); 2)qual é o nome desse tipo de notivicaçao e onde encontro um modelo? Grata!

    RESPOSTA DO BLOG: Comunique com antecedência que você não renovará o contrato. Para evitar problemas e reclamações, diga que será para uso próprio e de parente prózimo. Se for preciso fazer uma notificação oficial, peça ajuda em uma imobiliária para lhe fornecer o texto coreto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/12/2009 - 15:41
    Enviado por: Ricardo

    Boa tarde Senhores, estou com 3 dúvidas sobre meu aluguel, tentarei ser breve.

    Dúvida 1 – Meu aluguel se iniciou em 16/11/2005, no valor de R$ 600,00, tentei negociar para ser mais barato, e o proprietário me deu R$ 50,00 se pagar até o vencimento, quando reajustado o valor do aluguel pelo IGP-M, esses R$ 50,00 deveriam ser reajustados também?

    Dúvida 2 – o primeiro reajuste pelo que vi no site cálculo exato, deveria ser de R$ 618,88 e a imobiliária reajustou para R$ 620,00, e percebi só agora, quando tive desconfiança do meu aluguel, o que ocorre é que os outros reajustes foram sempre feitos de forma correta, porém em cima do reajuste de 620,00 e não de 618,88, posso requerer um ressarcimento?

    Dúvida 3 – Esse mês deveria vir o reajuste do meu aluguel, e o mesmo manteve-se no mesmo valor, como houve deflação do IGP-M, não deveria reduzir o valor do aluguel? Ou está certo manter o valor? Não acho justo pois provavelmente no próximo ano quando houver um possível reajuste e esse for para mais, eles certamente vão ajustar pelo valor do aluguel cheio, e não do valor deflacionado desse ano…

    Por favor me ajude a esclarecer essas dúvidas.

    Desde já agradeço a atenção,

    Ricardo.

    RESPOSTA DO BLOG: Dúvida 1: Sim
    Dúvida 2: Pode, mas veja se é o caso de brigar por causa de R$ 1,12.
    Dúvida 3: A manutenção está correta, o mercado não adota a deflação nos contratos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/12/2009 - 00:45
    Enviado por: Marcus

    Trata-se de um contrato de compromisso de compra e venda regido pela lei 6.766/79 cujo valor total da venda foi de 30 mil reais. Com uma entrada de 1000 reais e saldo a pagar de 29000 reais em 84 parcelas de 345,23 reais.

    Do reajuste do preço:

    O valor das parcelas do preço total do imóvel acima mencionado será reajustado anualmente, a partir da data da assinatura da proposta, até a data do pagamento da última parcela representativa do preço total do imóvel em questão, pelo rendimento do IGPM da Fundação Getúlio Vargas, obsevando-se sempre, o mínimo de 8% de reajuste, que se dá por conta da inflação e restabelecimento econômico e financeiro das prestações vincendas.,

    Trata-se de uma cláusula abusiva?
    Existe a possibilidade de pleitear a exclusão deste mínimo de 8%?

    RESPOSTA DO BLOG: Não temos como responder, pois não fazemos cálculos. Procure um advogado especializado.

    Desde já, agradeço pela colaboração dos colegas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/12/2009 - 23:46
    Enviado por: maria fernandes

    Por favor, queiram informar em até quanto, no máximo, poderei reajustar o valor de uma locação comercial iniciada em maio de 2006, ao preço de R$ 200.00, não tendo sofrido qualquer reajuste até o momento. Informo que estou fazendo melhorias no imóvel.

    RESPOSTA DO BLOG: Não é aqui que você tem de buscar essa informação. Leia com atenção o seu contrato e verifique qual o índice de inflação usado para o reajuste. Se houver dúvidas, procure a sua imobiliária ou consulte um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2009 - 08:39
    Enviado por: sandra gomes

    porque a lei ela só é aplicada quando existe o aumento da variação do igpm e não quando exisate a redução nos alugueis de imoveis , conforme me foi informado pelo dono do imovel no qual estou ????.

    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Por uma convenção de mercado, o que achamos correto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2009 - 11:50
    Enviado por: Andréia de Giacometti

    Olá! Sou inquilina e o meu contrato já tem duração de 4 anos, todo ano a proprietária reajusta em 50 reais, e o reajuste no contrato é acada 12 meses. O aluguel atual e no valor de 350 reais e ela nos informou que em janeiro passará para 400 reais. Gostaria de saber se esse reajuste é correto já que não houve aumentos tão significativos nos indices. Lembro que o nosso aluguel não passa por imobiliária é diretamente entre as partes.

    RESPOSTA DO BLOG: Sem ler o contrato não podemos responder. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2009 - 20:22
    Enviado por: SÉRGIO FERNANDES RIODADES

    Alugo um apto com prazo contratual de 12 meses, em 01/11/2009 venceu o contrato, pela Lei 8245 de 18/10/1991 artigo 47º o prazo do contrato passa à ser indeterminado automaticamente ? Pois o prazo do contrato é menor que 30 meses ? No caso do reajuste previsto anual, o indice eleito no contrato foi o IGPM que deu um indice negativo de – 2%, Pergunta-se juridicamente é legal o locador com um contrato que passou para prazo indeterminado não obedecer o indice pactuado, dizendo “Quando o indice é negativo mantem-se o valor do aluguel” ? Não seria descumprimento de clausula contratual pelo locador passivel de multa de 3 vezes o valor do aluguel + 20% de honorários advocaticios conforme determina o contrato ? Minha posição é pagar o boleto com o valor exigido caracterizando o descumprimento do contrato pelo Locador e logo em seguida entrar na Justiça exigindo a multa contratual e acessórios? Minha posição esta correta ? Ou devo fazer diferente? Grato.

    RESPOSTA DO BLOG: Sua posição é correta, mas faça isso com a supervisão de um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/12/2009 - 13:30
    Enviado por: de castro

    tenho uma contrato de aluguel comercial vencendo em agosto de 2010. o proprietario esta querendo reajustar em 10% até o fim do contrato . no contrato diz que o reajuste segue o igpm. e nao deu nem 1%.

    o q fz nesse caso.

    RESPOSTA DO BLOG: Exija o que está escrito no contrato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2010 - 16:37
    Enviado por: tania

    fiz um contrato de aluguel em 2004 no valor de 450,00 com termino em 2005. mas fiquei na casa ate 2009 sem que a imobiliaria me mandasse outro contrato. No mesmo consta aumento anual pelo indice IPC , mas a imobiliária aumenta 10% ao ano.
    gostaria de saber se mesmo constando em contrato o aumen to previsto pela lei eles podem aumentar os 10%?

    RESPOSTA DO BLOG: Se não existe contrato, como provar que o reajuste da imobiliário não está correto? Você precisa de um advogado para negociar um contrato melhor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2010 - 10:48
    Enviado por: Alisson

    alugo uma casa, e queria saber se o proprietario pode aumentar o aluguel quando eu completar 12 meses na data de ocupação do imovel, ou tem que ser reajustado o valor do aluguel quando no mes de aumento de salario minimo?
    quando e o certo ser aumentado o valor do aluguel?

    REPSOSTA DO BLOG: O reajuste ocorre quando o contrato completa um ano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 10:06
    Enviado por: Omar

    Bom dia,
    Meu contrato aluguel é de 12 meses com renovação automática por prazo indeterminado.
    Foi estipulado em contrato o reajuste ilegal pelo INCC.
    Posso me negar a pagar este reajuste visto que o IGPM foi negativo?
    O proprietario tem mais 3 imóveis (2 neste mesmo prédio) e 1 casa onde reside atualmente.
    Ele pode solicitar que eu saia do imóvel?

    RESPOSTA DO BLOG: Se o contrato foi assinado e estipula o INCC, só pode ser contestado na Justiça. E o proprietário pode sim solicitar que saia do imóvel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 14:42
    Enviado por: kaite

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se um contrato de locação nao residencial pode ser reajustado conofrme o salãrio mínimo, ou a vedação prevista na lei de inquilinato serve para os dois tipos de locação residencial e comercial?
    obrigada.

    RESPOSTA DO BLOG: Vale o índice de reajuste que estiver esipulado no contrato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 20:39
    Enviado por: André Luiz

    Olá, lendo os comentários pude perceber a felicidade de alguns cidadãos que tem a ilusão de que seus alugueis terão aumento igual ao IPCA ou não terão aumento. Fico triste em ver tanta ilusão dos pobres Brasileiros. Vendo uma reportagem na tv um Sr. do sistema imobiliário dizia que “os índices não comandam o mercado, o verdadeiro comandante deste é a lei da oferta e da procura” ora, se o IPCA está dando lucro a estes famigerados parasitas, esta ótimo, mas se não está, usamos a lei da oferta e da procura ou o que for mais lucrativo. Se o governo injetou dinheiro no mercado imobiliário para aumentar a oferta e mesmo assim os imóveis tiveram aumento, os alugueis também, posso concluir que, estou vivendo num sistema de farsas e mentiras, concluo também que o mercado imobiliário não passa de mais um parasita na vida deste organismo chamado Brasil e que o crescimento desta imensa nação não passa de mais uma grande ilusão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/01/2010 - 10:11
    Enviado por: julio cesar quintino

    PAGAVA DE ALUGUEL 380R$ PASSOU A 410 E JA ME AVISARAM VEM UM AUMENTO COM ESSA TAXA BAIXA PARA QUANTO VAI ESSE AUMENTO?SOMOS OBRIGADO PAGAR PELO CONTRATO?

    RESPOSTA DO BLOG: Sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2010 - 21:05
    Enviado por: Francisco

    Boa noite. Tenho um imóvel para fins comercias alugado e sem contrato, ou seja, é verbal. Agora farei um contrato por escrito e quero que o locatário, caso me pague com cheque, efetue o pagamento com este não cruzado e ao portador, e ele insiste que não !! Tenho o direito em exigir isso no contrato???Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Não tem esse direito. Mesmo que ele aceite, se descumprir não poderá ser cobrado por isso. Não é uma exigência legal.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 17:08
    Enviado por: Felipe

    O blog diz para Simone em 13.10.2009 que a imobiliária está correta em não aplicar reajuste quando IGPM-FGV for negativa. E diz a Karina em 06.11.2009, que se houver deflação no mínimo o valor do aluguel deve ficar como está. Segundo o que o blog diz a Ricardo em 21.12.2009, infere-se que a justificativa desta prática de descumprimento ao que se estabelece em contrato vem dada por que o “mercado não adota deflação nos contratos”. Comento que no caso de meu contrato não diz nada a respeito de deflação, nem a favor, nem contra, mas sei de alguns que deixam claro explicitamente que em caso de deflação o valor do aluguel continua o mesmo…

    No site do EPTV tem matéria de 29.12.2009 sobre este tema, favor consultar:
    http://eptv.globo.com/busca/busca_interna.aspx?283221

    Na matéria se diz explicitamente, e cito:

    “Pergunta – E se o percentual for negativo?

    Resposta – Se o contrato definir o uso do IGP-M, ele tem que ser aplicado, mesmo que resulte em aluguel mais barato para o locatário. Por exemplo, em dezembro, a taxa acumulada em 12 meses ficou negativa em 1,72%; significa que quem tiver reajuste usando este índice pagará menos aluguel no próximo ano.”

    A minha pergunta é: e então, que é o que está certo? o tal vez: que é o que é correto?

    Agradeço pela oportunidade de participar!

    REPSOSTA DO BLOG: O blog mantém as informações publicadas anteriormente, visto que não há jurisprudência definitiva sobre o assunto. Alguns advogados interpretam a questão da forma como a emissora de TV coloca, mas há juízes que consagraram a regra de mercado de manter o valor quando há deflação. Entretanto, o blog aceita demais interpretações e agradece se algum advogado colaborar com informações a respeito de uma jurisprudência definitiva.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2010 - 21:45
    Enviado por: Nelson

    o proprietária do imovel onde resido, colocou o imovel a venda, mandou uma carta me oferecendo o imovel para compra: no entanto sem esperar uma resposta de minha parte fiquei sabendo q o imovel já foi vendido , p/ outra pessoa sem aguardar qq. resposta de minha parte isso é permitido, no caso o q possa fazr., gostaria tb de sbr. se o indice do aumento do salario minimo é um indice legal por Lei p/ resjuste do valor anual do alugúel.
    Agradeço antecipadamento por uma resposta as minhas duvidas. e gostaria mto. de receber alguma oirientação a respeito

    RESPOSTA DO BLOG: Não é usual, mas o salário mpinimo pode ser usado como índice de reajuste, se estiver no contrato. O dono do imóvel não é obrigado a oferecer o imóvel ao inquilino e nem esperar por tempo indeterminado por uma resposta à proposta, em nossa opinião. Se for o caso, procure um advogado especializado para ajudá-lo em uma eventual negociação para ter mais tempo para procurar outro imóvel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2010 - 14:00
    Enviado por: Paula

    Alugo uma casa e o valor do aluguel é R$ 600,00 porém ficou claro no contrato que o reajuste seria sempre quando o salário minimo subisse, agora, gostaria de saber como faço a conta para saber pra quanto vai o aluguel, pois o salário minimo passou de R$ 465, 00 para R$ 510,00. Qual é o valor que devo cobrar no aluguel agora ??

    RESPOSTA DO BLOG:
    Faça a conta e veja qual foi o aumento percentual do aumento do salário mínimo e o aplique no valor do aluguel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/01/2010 - 21:21
    Enviado por: Gisele

    Meu contrato tem a seguinte clausula:
    “O Reajuste dos alugueis será efetuado a cada período de 12 meses pela variação do IGPM, na falta deste pode ser pelos indices IPC (FIPE), INPC (IBGE), ou qualquer outro indice que venha a ser pactuado mutuamente entre as partes na ocasião da correção. Em caso autorizado pelo Governo Federal, as partes contratantes concordam desde já, que o reajuste do aluguel será pela menor periodicidade permitida por lei na locação comercial.”
    Entendo com ela que não deveria reajustar, mas a administradora diz que eu estou interpretando errado, que a expresssão “na falta deste” autoriza o locador a usar outro indice mencionado na clausula desde que de menor periodicidade, e não da forma que eu entendi, que somente usa os outros em caso de extinção do indice, pode o locador usar um dos indices como me informado?}

    RESPOSTA DO BLOG: A administradora está correta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/01/2010 - 09:22
    Enviado por: Cristina

    Estou alugando uma casa, ela estava sendo alugada no valor de R$ 450,00 + IPTU e a imobiliaria quer me alugar a mesma casa por R$ 500,00 + IPTU ela pode amentar tanto assim sendo que o IGPM esta com baixa?


    RESPOSTA DO BLOG:
    Pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2010 - 17:04
    Enviado por: maria nazare

    Tenho um contrato de aluguel de uma sala -portanto comercial – pelo periodo de 12 meses -ou seja de 30.01.2002 a 30.01.2003. Ao longo desses anos nao efetuei nenhum novo contrato ou adendo ao mesmo. Entretanto o aluguel foi ajustado anualmente em pequenos valores – muitos inclusive alem do reajuste legal – nos ultimos doze meses paguei 300,00. Agora a imobiliaria elevou me contrato para 450,00. Se eu nao concordar eles podem me requerer a devoluçao do imovel? Qual o prazo para a entregado do mesmo? Posso questionar esse valor judicialmente? Se assim o fizer terei alguma garantia de que o reajuste sera o legal durante o periodo em que nao for possivel a devoluçao do imovel.

    RESPOSTA DO BLOG: Como praticamente não existe contrato, o reajuste pode ocorrer nestes termos. O imóver será requerido e você terá de deixá-lo em 30 dias. Em nosso entendimento, não o que contestar judicialmente, mas não custa consultar um advogado, já que essa não é a nossa especialidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2010 - 16:38
    Enviado por: steven

    O contrato do imóvel que alugo, que é de 30 meses, completou 12 meses em janeiro.
    Nele está estipulado o reajuste anual pelo IGPM (que no caso deu negativo), não acho que valeria a pena brigar por uma redução que apenas seria de aproximadamente R$ 10,00.
    No entanto, a imobiliária, sem me comunicar absolutamente nada AUMENTOU o aluguel em 3,5%.

    1) A imobiliária não é obrigada a pelo menos me consultar antes de realizar um aumento acima do previsto em contrato?

    2) Isso não configura quebra de contrato (uma vez que deveria seguir o IGPM), passível da multa prevista no mesmo?

    3) Sou obrigado a aceitar esse aumento?

    4) Caso eu não queira brigar contra este aumento agora, temendo que o dono peça o imóvel, posso pedir um ressarcimento ao término do contrato?

    RESPOSTA DO BLOG: O aumento é ilegal, se o IGP_M foi negativo. É um desrespeito ao contrato. Tente renegociar ou chame um adv ogado para acionar imobiliária e proprietário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/02/2010 - 01:07
    Enviado por: Sérgio

    Estou fechando um contrato de aluguel com duração de cinco anos, em uma loja de Shopping Center, ao ler hoje o contrato, observei a clausula de reajuste de diz:

    Reajuste anual pelo igpm positivo, até ae tudo bem, so que existe mais uma cláusula dizendo:

    Aumento de 10% a cada 24 meses.

    É permitido esse tipo de cobrança??

    Pelo que entendi do contrato, serão 2 reajustes, sendo um anual, e mais 10% a cada 2 anos.

    Desde já, agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, é permitido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2010 - 10:45
    Enviado por: sabrina

    Gostaria de uma informação está previsto no meu contrato de locação o seguinte: (…) o aluguel deverá ser ajustado anualmente pelo: IPC,IGP,IGP-M,IPC-R, ou outro maior indice acumulado nos 12 primeiros meses ou o menor período de atualização atualizado pelo governo, independente de aviso. Isto pode ?, ou seja o locador pode utilizar o índice mais desfavorável para o locador ?, isto não seria uma cláusula abusiva ? tenho de concordar com isto ?, o locador pode de acordo com a nova lei aumentar o aluguel sem aviso prévio ?

    RESPOSTA DO BLOG: O contrato está correto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2010 - 12:53
    Enviado por: Leonardo

    ola,

    Alugo 1 imovel a quase 10 anos e nao tinha contrato, no ano passado o dono do imovel reajustou o valor do aluguel de R$500,00 reais para o dobro ou seja Mil reais, como achei abusivo e não queria sair do imovel, pedi que fosse feito contrato de locaçao com prazo de 36 meses sendo que o reajuste seria anual.

    Este ano me mandou uma notificação avisando que o aluguel seria reajustado para R$750,00 ou seja 50% a mais sendo que no contrato diz que sera usado o IGPM. eu não concordo com o valor pedido, ele pode pedir para que eu desocupe o imovel? fiz investimentos de extrutura nesses anos que estou no imovel o que pode ser feito?

    O imovel e comercial sao duas lojas eu pagava 500 reais nas duas e hoje pago 1 mil reais + taxas;

    RESPOSTA DO BLOG: O dono está correto e pode pedir o imóvel sim. Contrate um advogado para negociar a forma é prazos de saída, se for o caso. O fato de não haver contrato deixa o inquilino vulnerável.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2010 - 12:37
    Enviado por: Glaubert Moreira da Silva

    Bom Dia, tenho um aluguel de ponto comercial no valor de R$ 400,00 – com reajuste anual pelo IGPM,
    Vencendo sempre no mês de Fevereiro de cada ano.
    Em fevereiro de 2009 – como houve deflação no reajuste, se manteve o valor.
    Em fevereiro de 2010 – Pelas pesquisas, também houve deflação no reajuste de aluguéis.
    Por gentileza, caso o proprietário insista em reajustar o aluguel, como este deverá ser feito, ou não poderá ter reajustes?
    Aguardo sua orientação.
    Agradeço

    Glaubert Moreira
    Diamantina – MG

    RESPOSTA DO BLOG: Se houve deflação, mantém-se o valor, como ocorreu no ano anterior. Se for renovação de contrato, o proprietário pode pedir o quanto quiser de reajuste.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2010 - 19:51
    Enviado por: Marilia

    Tenho um aluguel comercial desde set/2007, com reajuste em fevereiro. O ponto existe há mais de 10 anos com o mesmo nome, é uma Cafeteria. Este ano questionei o aumento, apesar do IGP-M ter caído, e a imobiliária simplesmente disse que se não tenho interesse em reajustar conforme querem (em aproximadamente 10%) o locador provavelmente não terá interesse na manutenção do contrato. Existe alguma proteção, ou estabilidade no contrato comercial, que os impeça de fazer isso? Agradeço sua atenção.

    RESPOSTA DO BLOG: Se for renovação de contrato, a imobiliária está no direito dela. Se o contrato ainda está em vigência, então o reajuste tem de seguir o IGP-M, se ese for o índice do contrato. Se foi negativo, então não há reajuste.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/02/2010 - 13:48
    Enviado por: Roberto Francisco

    Caros, aluguei uma casa há 01 ano. Neste tempo, reclamamos constantemente na imobiliária quanto a situação do mesmo, com goteiras em TODOS os quartos, teto da sala sofrendo infiltração e estando prestes a cair e vários outros problemas (foi escondido de nós que a casa, ao invés de esgoto, tinha fossa, o que provoca, além do mau cheiro, invasão de insetos e ratos).
    Tanto a imobiliária quanto a proprietária ignoraram as reclamações. Se apelarmos ao PROCON, podemos conseguir o cancelamento do contrato (seria um absurdo, com todos estes problemas, termos que pagar recissão para sair do imóvel). Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: É possível conseguir a rescisão na Justiça, após uma reclamação no Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/02/2010 - 08:13
    Enviado por: renato cristes

    Bom dia,aluguei uma casa já faz 6 meses direto com a proprietaria(uma senhora de 70 anos,mas com contrato),mas desde a primeira chuva começou a dar vazamento no telhado,voltar cheiro do ralo do banheiro e a dar pequeno problemas na instalação eletrica e fui conversar com ela e ela me disse que o problema sera resolvido mas sempre ela me diz que o carpinteiro teve um problema pessoal e não pode vir.Ai eu disse a ela que iria mandar arrumar e depois eu entregava a nota com o valor do serviço ela ficou agreciva e me disse que so posso mecher em algo na casa com a autorização dela e me deu uma lona para cobrir o moveis.Sera que posso deixar a casa sem pagar a multa e ainda pegar de volta os dois meses que deixei pago adiantado de aluguel(pagamos o aluguel todo mes sertinho e sempre adiantado)

    RESPOSTA DO BLOG: Não pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2010 - 09:40
    Enviado por: elson

    Sou inquilino de um imovel comercial há cerca de 14 anos.
    O contrato é verbal e venceu no dia 02.02.10, sendo que o ultimo aluguel é de R$1.700,00/mes.
    No dia 18.01.2010, o locador enviou uma correspondencia para mim onde pede um valor de R$ 2.500,00, ou seja, ele está reajustando o aluguel em 47,06%.
    Nao concordo com este reajuste.
    Pergunto:
    a)Ele pode pedir para que eu desocupe o imovel ?
    b)Posso pedir uma indenização para sair ?
    c)Posso depositar em juizo o valor reajustado conforme a lei ? Qual o indice que devo utilizar ?

    Aguardo resposta urgente.
    Obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: a) POde; b) Não; c)Não. OU aceita o valor ou terá de sair. Depoistar em juízo não fará diferença.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2010 - 11:00
    Enviado por: renato cristes

    Bom dia,aluguei uma casa já faz 6 meses direto com a proprietaria(uma senhora de 70 anos,mas com contrato),mas desde a primeira chuva começou a dar vazamento no telhado,voltar cheiro do ralo do banheiro e a dar pequeno problemas na instalação eletrica e fui conversar com ela e ela me disse que o problema sera resolvido mas sempre ela me diz que o carpinteiro teve um problema pessoal e não pode vir.Ai eu disse a ela que iria mandar arrumar e depois eu entregava a nota com o valor do serviço ela ficou agreciva e me disse que so posso mecher em algo na casa com a autorização dela e me deu uma lona para cobrir o moveis.Sera que posso deixar a casa sem pagar a multa e ainda pegar de volta os dois meses que deixei pago adiantado de aluguel(pagamos o aluguel todo mes sertinho e sempre adiantado)
    e gostria de saber se consigo sair da casa sem ter que pagar a multa e receber o dinheiro de volta dos alugueis adiantado

    RESPOSTA DO BLOG: Se deixar de pagar vai ser despejada. Negocie com a proprietária e, se não houver acordo, entre na Justiça exigindo os reparos ou abatimento no aluguel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 21:43
    Enviado por: Hellen Cristina

    Boa noite. Aluguei uma casa em julho/07 com contrato administrado por uma assessoria jurídica, o contrato por prazo determinado de 12 meses foi prorrogado verbalmente e por tempo indeterminado, sempre com a vigência de 12 meses e com reajuste obedecendo as determinações da lei inqulinária vigente. A cada final de 12 meses os proprietários solicitavam um reajuste absurdo, porém dentro do seu direito já que findava o prazo de locação, mas em acordo permanecemos até momento com reajustes baseados no índice do IGP-M. O valor inicial foi de 400,00 e hoje está em 467,52, pelas minhas contas está correto. Para minha surpresa, quando cheguei em casa tinham 2 envelopes, um contendo um boleto em nome de uma imobiliária no valor de 700,00 + imposto, e outro contendo uma carta datada de 18/02/10, informando que a partir de 12/02/10 os assuntos e interesses referentes ao contrato de locação deveriam ser tratados com a nova imobiliária (cedente do boleto). A assessoria q aparentemente não administra mais o contrato não nos comunicou nada, bem como os proprietários também não se manifestaram anteriormente sobre esta troca de administradora nem sobre o reajuste fora da vigência. O que devo fazer? Estou com o aluguel em dia, e todas as alterações sempre foram intermediadas pela assessoria com antecedência. Sei q o valor q estão querendo cobrar faz jus, mas assim desta forma não creio q estejam agindo corretamente, uma vez q no contrato consta q citações, notificações e intimações poderão ser feitas mediante correspondência com aviso de recebimento. Já estou desesperada…. Obrigada pelo espaço.

    RESPOSTA DO BLOG: Solicite uma reunião com os responsáveis pela administração do imóvel e exponha as suas queixas. Se isso não ocorrer, contrate um advogado e acione judicialmente a nova administração.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2010 - 10:31
    Enviado por: Cristina

    Bom dia,

    Tenho uma dúvida referente ao aumento do meu aluguel.Comecei em 02/02/2009 com um valor de
    R$-650,00 de alugueul + IPTU agora a imobiliária reajustou para 679,,57, como houve deflação gostaria de saber se este aunmento está correto?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/03/2010 - 20:29
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sem ler o contrato não podemos responder. Leia o contrato e veja qual é o índice de reajuste. Se for renovação de contrato, a imobiliária pode cobrar o quando quiser.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/03/2010 - 18:53
    Enviado por: Deise

    Oi boa tarde, tenho uma duvida referente ao meu aluguel.
    Bom pago um aluguel de 320,00, com um contrato de tres anos,reajustado anual,que agora o aluguel foi para 400,00. Quero saber se isso é justo ou nao?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/03/2010 - 19:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos como responder, não temos acesso ao contrato. Procure um advogado especializado, mas leia o contrato antes.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/03/2010 - 16:41
    Enviado por: Raimundo Magalhães

    Boa tarde, gostaria de um esclarecimento, tenho um comercio e foi feito um contrato com renovação automatica a 10 anos que pago o aluguel, a proprietaria mudou de administração, e pago 1.045,00 de aluguel e mais IPTU, so que agora fui informado pela nova imobiliaria que a proprietaria pedio para aumentar o aluguel para 2,000,00, o que devo fazer. Grato.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/03/2010 - 20:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Peça a ajuda de uma dvogado para tentar renegociar, mas a proprietária tem o direito de pedir o reajuste na renovação do contrato.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/03/2010 - 09:04
    Enviado por: Denise

    Bom dia! Preciso de uma orientação. O meu contrato de aluguel vence agora em março/2010. Quero renová-lo para mais 12 meses. O proprietário já fez sua proposta, mas quero saber se o valor está justo. Sendo assim, preciso saber qual indice de reajuste devo utilizar, IGP-M ou IPCA? O contrato não estipula o índice de reajuste. E, em quanto estão estes índices para o reajuste agora em março?Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/03/2010 - 21:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Renovação de contrato significa um novo contrato. Sendo assim, o proprietário pode cobrar o que ele quiser, sem se ater a índices.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/04/2010 - 17:04
    Enviado por: Catarina Gonçalves

    Boa Tarde! Sou locadora de um imóvel desde 17 fevereiro de 2009 e agora querem me aplicar o reajuste pelo IPCA o qual o indice de feveiro é 4,59% . O valor do pacote é R$ 1.200,00 e o vencimento é todo dia 10 só que com o reajuste querem me cobrar R$ 55,00 a mais de fevereiro sendo que entrei no dia 17 e mais R$ 55,00 de março, sem descontar os sete dias que entrei depois do dia 10.
    E também gostaria de saber se esse indice pode ser usado para reajuste de aluguel? E se o calculo está correto.

    Aguardo resposta pois preciso pagar dia 10.

    Obrigada

    Catarina

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2010 - 19:20
    Enviado por: Claudia Meirelles

    Boa noite!
    Meu contrato de locação comercial vence hoje e a proprietária me trouxe um contrato com um prazo de locação de 6 meses, cessando de pleno direito 6 meses após, e uma clausula que diz que na hipótese de renovação o valor do aluguel será de um salário minimo atualizado. Ela pode abandonar os indices de correção e passar para o salário minimo? Um contrato de locação comercial pode ser de apenas 6 meses? E o que significa “cessando de pleno direito 6 meses após? Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/04/2010 - 20:52
    Enviado por: VÂNIA DO NASCIMENTO

    BOA NOITE, ALUGUEI UMA CASA HÁ UNS 8 ANOS ATRÁS E NÃO FORAM APLICADOS OS REAJUSTES DEVIDOS ! POR 7 ANOS A ÁGUA E LUZ ERAM INCLUIDOS NO ALUGUEL NO VALOR DE R$ 315,00 NO DECORRER DESSE TEMPO VÁRIOS ALUGUÉIS FORAM PAGOS COM ATRASO ATÉ 3 MESES SE PASSARAM SEM O PAGAMENTO MENSAL,OS QUAIS FORAM PAGOS DIVIDIDOS EM PARCELAS POR VÁRIOS MESES E SEM ACRÉSCIMO, A QUANTIDADE DE PESSOAS NA CASA AUMENTOU COM AMIGOS E PARENTES DEVIDO A ISSO INSTALAMOS RELÓGIO DE LUZ INDIVIDUAIS. NO ANO PASSADO NEGOCIAMOS ENTÃO O VALOR DE R$360,00+O IPTU. DA NOSSA PARTE SEMPRE TENTAMOS AJUDÁ-LA,MAS DE UNS TEMPOS PRA CÁ ELA VEM NOS CAUSANDO VÁRIOS PROBLEMAS E DEVIDO A ISSO PEDIMOS O IMÓVEL,PORÉM JÁ FAZEM DOIS MESES E ELA NÃO DESOCUPOU AINDA!O QUE POSSO FAZER PARA QUE ELA DESOCUPE?OBRIGADA DESDE JÁ!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/06/2010 - 10:26
    Enviado por: Sueli Souza

    Olá,
    Aluguei um ponto comercial no dia 15/06/2009 e o contrato é de 3 anos, gostaria de saber em que mês o inquilino pagará o aluguel acrescido do reajuste anual?
    Desde já, agradeço!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/06/2010 - 10:41
    Enviado por: Clara Maron

    Aluguei um ponto comercial e no meu contrato está escrito:” o aluguel será reajustado, tendo como base, os índices previstos e acumulados no período anual do (IGPM ou IGP ou IPC, etc.)”. Gostaria de saber se posso usar o índice ICV(dieese)para calcular o reajuste?
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2010 - 14:47
    Enviado por: Marlene Silva Mello

    Aluguei um apto. em 10/07/2010 por 500 reais mensais, atualmente pago 573 reais, os aumentos foram corretos?
    Quanto terei de aumentar para o próximo vencimento em 10/06/2010?
    Atenciosamente,
    MSilvaMello

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/07/2010 - 18:37
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não temos essas informações, pois não fazemos cálculos. Procure um corretor de imóveis ou informações no Secovi.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2010 - 15:17
    Enviado por: Rita Barbosa

    Boa tarde.
    Tenho um imóvel comercial alugado há 15 anos. O valor do aluguel está defasado pelo preço de mercado. Tentei negociar um reajuste mas o inquilino não concordou. Como o contrato vence nos próximos meses posso fazer um reajuste pelo valor de mercado? Caso o reajuste seja possível, como informar o novo valor ao inquilino?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2010 - 18:52
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Se o contrato termina, terá de ser feito um novo, desde que haja interesse do inquilinoi em permanecer. Se é um novo contrato, o proprietário pode estabelecer o preço que quiser. O inquilino ou aceita ou deixa o imóvel.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2010 - 12:18
    Enviado por: rodrigo

    oi. meu contrato de aluguel vence em agosto, porem o reajuste ja consta na fatura do mes equivalente ao de julho, gostaria de saber se é correto isso?
    eu pago o mes de julho vencido no dia 10 de agosto, isso é correto?

    obrigado…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2010 - 12:21
    Enviado por: rodrigo

    boa tarde… gostaria de saber se indice do IGPM do mes de agosto sera de quanto? (+ ou -, so pra ter uma ideia)
    obrigodo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2010 - 17:43
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Impossível prever, não conseguimos adivinhar nem fazer previsões. Aguarde a divulgação pela Fundação Getúlio Vargas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/08/2010 - 12:05
    Enviado por: Katia Celeste

    Tenho um imóvel que foi alugado em 02/2009, portanto deveria ter tido reajuste em 02/2010, porém a imobiliária disse que em 02/2010 não teve índice de reajuste dado pelo governo, por isso o aluguel não foi reajustado. Gostaria de saber se esta informação é verdadeira? Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/08/2010 - 10:40
    Enviado por: tatiani

    Oi!Eu tenho um contrato de 3 anos , mais tenho tido problemas com a casa,água da casa e de poço mais veio a seca têm uns 6 mês,quemmefornece água é uma vizinha mas momento nenhum dexei de paga o aluguel em dia,a dono não quer descontar e que efetuar o aumento do aluguel.
    gostaria de saber quais são os meus direitos, me ajude por favor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2010 - 12:21
    Enviado por: Leticia

    Olá,Tenho um imovel alugado verbal(sem contrato) desde de setembro de 2000 e nunca foi reajustado pelo igpm,teve apenas 4 aumentos ao longo destes anos, sendo que o mesmo está com aluguel defasado,gostaria de saber se posso agora reajustar dentro dos indices do governo e de quanto ficaria o aluguel atual.(aluguel anterior 600,00).

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2010 - 18:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos lhe dizer quanto deve ser o valor a ser cobrado por questões éticas. Você precisa buscar essa informação no Secovi ou em alguma imobiliária. Mas, antes de mais nada, você precisa fazer um contrato formal. Contrato verbal não tem valor quando houver problemas e for necessário uma discussão judicial. Faça um contrato e formalize o negócio.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/09/2010 - 11:52
    Enviado por: Antonio Carlos Freitas

    TENHO A SEGUINTE SITUAÇÃO:
    1) Contrato não residencial prazo determinado 05 anos período de 01/05/2008 a 01/05/2013.
    2) Em 01/05/2010 com 02(dois) anos da locação é vendido o Fundo de Comércio juntamente com a Empresa Locatária e alterado em 100% o quadro societário.
    3) Os novos sócios proprietários solicitam um novo Contrato de Locação com 05 anos a partir de 01/05/2010 a 01/05/2015, portanto, mais dois anos de locação contanto do prazo inicial do primeiro contrato que era 01/05/2008 e ficando a Empresa Locatária com 07 anos na locação.
    4) É feito um Distrato do Contrato anterior com a Empresa Locatária e seu antigo quadro societário.
    5) É feito um novo Contrato de Locação com a Empresa Locatária e seu novo quadro societário com o mesmo valor do aluguel e período de 01/05/2010 a 01/05/2015, ou seja, 05 anos.
    6) Não foi exercido pelo Locador o seu direito de revisional da Locação para adequar o valor locatício ao preço de mercado, porque quando da venda da Empresa Locatária e seu Fundo de Comercio em 01/05/2010, tinha somente dois anos da locação e de acordo com o Art. 19 da Lei 8.245/91 este direito se dá somente após o 3º ano.
    Embora tenha um Distrato com o quadro societário anterior, é incontestável que a Locatária em 01/05/2011, vá completar 03 (três) anos de Locação.
    A PERGUNTA A QUEM POSSA ME AJUDAR É A SEGUINTE:

    a) PODE O LOCADOR EXERCER EM 01/05/2011 O SEU DIREITO DE REVISIONAR O VALOR LOCATÍCIO AO PREÇO DO MERCADO DE ACORDO E CONFORME O ART. 19 DA LEI 8.245/91 JÁ QUE A EMPRESA LOCATARIA PERMANECE A MESMA, EMBORA TENHA HAVIDO UM DISTRATO COM O QUADRO SOCIETÁRIO ANTERIOR?

    b) É DADO TAMBÉM O DIREITO QUANDO DA RENOVATÓRIA DO CONTRATO 07(SETE) ANOS AO INVÉS DE 05 (CINCO), POR TER DA MESMA FORMA A LOCATÁRIA PERMANECIDO NA LOCAÇÃO POR ESTE PERÍODO?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/09/2010 - 20:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Em nosso entendimento, a repsosta é sim para os dois casos. Entretanto, esta não é a nossa especialidade. Sugerimos que procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 16:17
    Enviado por: Kleber

    Oi!
    Pago um aluguel de R$ 680,00 mensal num um contrato de 2 anos, terminado no mês de agosto, e rege um reajuste pelo IGPM após os 2 anos de contrato, caso eu continue com o imóvel. No entanto recebir um comunicado de um aumento para R$ 1.000,00, pois o imóvel se encontrava a baixo do valor de mercado. Mesmo constanto no contrato que o reajuste após o término de 2 anos seria pelo IGPM, o proprietário pode solicitar um aumento pela avaliação de mercado? Se sim, no que consiste a avaliação de mercado?
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2010 - 21:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Normalmente, quando um contrato termina, a renovação se torna um novo contrato. Neste caso, o proprietário pode exigir novos termos, como um novo valor. Sendo assim, acreditamos que a cláusula do IGP-M para a renovação não faz sentido, ou seja, o proprietário está correto. Entretanto, semrpe é possível questionar na Justiça a manutenção da cláusula. Esse é um caminho. Sobre a base para a readequação do preço, existem várias opções no mercado que oferecem índices. Só o proprietário poderá responder como chegou aos R$ 1.000,00.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/09/2010 - 08:26
    Enviado por: valeria

    querosaber quanto reajuste para contrato vencendo agora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/09/2010 - 16:27
    Enviado por: Gustavo Alencar

    Pago R$ 440,00 de aluguel e vence agora em outubro, meu contrato é anual, o dono pode aumentar o mesmo para R$ 600,00.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/10/2010 - 19:39
    Enviado por: Suzanne Gregor

    Somos uma ONG e temos um contrato comercial de 5 anos que vencerá em 20 de julho de 2010. Pagamos atualmente R$ 6.000,00, mensalmente, de aluguel e o proprietário nos informou que vai reajustar para R$ 12.000,00 em julho de 2010. Isto é possível?
    Sendo contrato comercial de 5 anos não há regras fixas para reajuste nessa primeira renovação?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/10/2010 - 21:53
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Entendemos que renovação de contrato é um novo contrato. Sendo assim, o proprietário tem o direito de estabeler o valor que quiser.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/10/2010 - 08:36
    Enviado por: tania

    Meu contrato venceu em 16/10/2010, pago 300,00 e o dono quer um aumento de 50,00. Gostaria de saber qual o valor do igpm para reajuste nesta data.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/11/2010 - 14:39
    Enviado por: Marlene

    Boa tarde, aluguei um imóvel residencial em 29/10/2008, contrato de 30 meses, com reajuste anual pelo IGPM; sendo assim, o reajuste seria em 29/10/2010? Rescindi o contrato em 31/10/2010 e a imobiliária está cobrando o aluguel e a multa rescisória sobre o valor já reajustado, independentemente da data do contrato ser no dia 29/out e não no dia 01/out; está correto? Eu não deveria pagar somente esses 2 dias de diferença (30 e 31/out) com reajuste e os outros restantes do mes de outubro ainda sem o reajuste? E a multa, também não deveria ser calculada sobre o valor sem o reajuste?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/12/2010 - 21:41
    Enviado por: natalia francisco

    o aumento de alugueu vai ser no mes de dezembro porque?sendo que nesse mes e o fim de ano aonde todos planejam comprar roupas para os filhos e fazer a santa ceia com a familia ñ e certo aumentar todo ano agente mau tem pra comer e fora o eptu que sombra para os inquilinos pagarem po assim nossos filhos vao acabar morrendo de fomer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2010 - 09:48
    Enviado por: mallone vieira

    Ola bom dia
    Eu gostaria de saber quantos por % eu vou ter que fazer reajuste todo o ano. eu pago 620,00 de aluguel quanto eu vou ter ter que pagar

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2010 - 16:50
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Leia o seu contrato ou entre emcontato com a sua imobiliária. Não podemos adivinhar o índice sem ter acesso a alguma informação a respeito.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/12/2010 - 16:17
    Enviado por: josilene

    olá boa tarde Eu gostaria de saber o reajuste correto para aumento de alugueis ponto comércial,ha quatro anos aluguei um ponto tem reajuste todo ano, nunca recebir um contrato, pago atualmente RS 170,00 hoge fui enformada que a partir de janeiro vai ser RS 200,00 estou achado um aumento abusivo, mim ajude por favor, mim enformando o reajuste correto, e se pode ser anual. Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/12/2010 - 19:49
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não podemos ajudar. Leia o contrato e veja qual é o índice estabelecido pata reajuste e o mês indicado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/12/2010 - 22:11
    Enviado por: Lore

    Tenho um imóvel alugado e o contrato venceu neste final de ano. Quero renová-lo mas queria saber se tenho obrigação de aumentar o valor conforme o IGPM ou se posso variar de acordo com o que eu acho necessário. Preciso dessa resposta urgente. Muito obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2011 - 09:29
    Enviado por: Renata Fernandes

    Por favor, sobre um contrato de aluguel com reajuste de acordo com o IGP-M, o percentual de reajuste seria hoje de 11,32%, a imobiliária está pedindo um reajuste de 27%, ou seja, acima do índice. Questionei e ela me disse que isso pode acontecer porque o contrato é de tempo indeterminado. A imobiliária está correta?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/01/2011 - 17:14
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não. Isso só pode ocorrer no momento da renovação de contrato, quando o dono pode o exigir o reajuste que quiser. Não exoiste contrato por tempo indeterminado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/01/2011 - 10:41
    Enviado por: JOVENIL ALVES MARINHO

    Meu aluguel vence no dia 15/01, um ano, qual seria o reajuste legal?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/01/2011 - 16:39
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos a mínima ideia. Que tal ler o contrato e depois procurar o índice correto na internet ou em uma imobiliária?

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/01/2011 - 14:00
    Enviado por: Wagner

    Meu contrato é de 03 anos, onde o 1º ano vence no dia 25 de Janeiro de 2011, qual será o ajuste?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/02/2011 - 01:34
    Enviado por: Marcia

    Alugo um imóvel desde nov de 2006, prazo de locação 30 meses. Após findo o prazo do contrato a imobiliária não se manifestou quanto à renovação e nem pediu a desocupação do imóvel, então o contrato prorrogou-se por prazo indeterminado. Recentemente acordamos um outro valor de aluguel e a imobilária me enviou um aditamento ao contrato tratando do novo aluguel bem como da renovação do prazo de locação que se iniciou em nov/10 e vencerá em dezembro/11. Bom, a pergunta é seguinte: gostaria de saber se caso resolva mudar dentro do período estipulado na renovação haverá necessidade de pagar a multa rescisória contratual? Grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2011 - 19:09
    Enviado por: Angélica

    Por favor preciso de uma resposta urgente para minha dúvida.A proprietária vendeu o imóvel que alugo e o novo proprietário não fez a notificação dentro de 90 dias como diz a Lei,só fiquei sabendo depois de um ano e meio que ele havia comprado.Ele deve respeitar o prazo de 36 meses para que eu desocupe o imóvel,36 meses a partir da data que ele comprou o imóvel.li isso aqui na internet isso procede.Muito obrigada e aguardo a resposta no meu e-mail.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/03/2011 - 12:42
    Enviado por: Vagner

    Boa tarde, gostaria de saber se existe contrato de locação comercial renovável automaticamente, e se procede, o locatário pode pedir o imóvel? Aguardo resposta. Desde já obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2011 - 15:58
    Enviado por: Marcelo

    Sou proprietario de uma lan house pago aluguél, tenho que renovar o contrato de aluguél este ano, e o proprietário esta querendo um reajuste muito acima dos indíces, isso que ja reajustou a 6 meses… nesse caso pareceme que tenho algum direito, uma vez que tenho clientes e ja fiz o ponto, e tenho clausula preferencial no contrato… o que acham???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2011 - 17:02
    Enviado por: Marcelo Moreira

    Caso não tenha percebido, esse é um site de defesa do consumidor, e não de direito comercial. Portanto, desde o início veio ao lugar errado. Já deveria ter procurado ajuda especializada antes, ao invés de desperdiçar o seu tempo e o nosso tempo aqui. Sua pergunta foi respondida e a resposta está mantida e você não tem a menor condição de avaliar o que sei ou deixo de saber. Desculpe por ter tentado ajudar.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/07/2011 - 14:22
      Enviado por: Marcelo

      olá, voltei para falar sobre o que discutimos a alguns meses, somete para esclarecer, caso alguém passe pela mesma situação. Eu fui procurar alguém que entendesse do assunto e confirmei minha teoria, eu estava certo mesmo e aki recebi respostas erradas e descabidas…

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/04/2011 - 06:53
    Enviado por: mariluce carvalhal

    tenho uma propriedade que esta alugada por R$200,00 quero aumentar em janeiro de 2012, quando o contrato faz 2 anos, querio saber quantos por cento devo aumentar esse aluguel?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/05/2011 - 19:16
    Enviado por: Elisabete

    parabénssss pelo site, é excelente. Tenho um imóvel de aluguel, o valor esta muito defazado, no contrato diz q o aluguel será reajustado anualmente, mediante ACORDO entre as partes ou utilizando como base PC, divulgado pela FGV, outro indice q venha a ser fornecido pela lei e, diz tambem q a locação é por tempo deterrminado de 12 meses, caso continue no imóvel após prazo, prorrogar-se-a a vigencia de todas as cláusulas.
    minha pergunta é: no mês de aniversário do aluguel posso aumentar o aluguel para 350,00 ou só o reajuste da FGV. Muito obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/05/2011 - 21:08
    Enviado por: Elisabete

    E eu tenho o DIREITO de pedir uma renovação de contrato, ou so vou poder aumentar o aluguel qdo o inquilino deixar a casa? Obrigado novamente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2011 - 05:04
    Enviado por: Carla

    Caro Marcelo Moreira, primeiramente parabéns por ajudar a esclarecer as milhares de dúvidas aqui postadas, a minha dúvida é a seguinte:
    Tenho um imóvel para aluguel comercial, o pretendente a aluga-lo quer que eu faça um contrato de 5 anos, falei pra ele que faria o contrato de 5 anos da seguinte forma; estabeleceria uma cláusula no contrato desde já firmando um reajuste anual de 45 reais sobre o valor do aluguel inicial ou seja sobre o aluguel do primeiro ano(12 meses)ficando a cada 12 meses sendo somado 45 reais, por exemplo 1º ano 200,00 – 2º ano 245,00 – 3º ano 290,00 – 4º ano 335,00 e o 5º ano 380,00 nesse caso lhe pergunto: É legal essa minha proposta, posso fazer assim? Ou você me aconselha fazer o contrato só de 1 ano, e após o vencimento, fazer novos contratos anuais com os respectivos aumentos?
    Desde já agradeço sua atenção!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/05/2011 - 16:34
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A sua proposta é legal, pode ser feita, mas creio que é mais adequado fazer do modo usual, de um ano e renovando após o término de cada um, estabelecendo novos valores. Dá menos dor de cabeça e menos magem para contestação judicial.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/06/2011 - 17:55
    Enviado por: NERCI MOTTA

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE OS SENHORES PODE ME AJUDAR, TENHO UM APARTAMENTO ALUGADO, E NO MES DE AGOSTO VENCE O CONTRATO, EU FIZ UM ACORDO COM O INQUILINO QUE NAO FARIA OS
    REAJUSTES ANUAIS, MAS AGORA GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O VALOR HOJE SE EU TIVESSE FEITO OS REAJUSTES ANUALMENTE.
    O CONTRATO FOI ASSINADO EM 13 DE FEVEREIRO ENTAO EM AGOSTO TERA O CONTRATO VENCIDO .
    POR FAVOR PRECISO DESTA AJUDA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/06/2011 - 17:57
    Enviado por: NERCI MOTTA

    PRECISO SABER O VALOR DE UM ALUGUEL DE 1.100,00, PARA REAJUSTE DOS 30 MESES, QUAL SERIA O VALOR

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/07/2011 - 11:36
    Enviado por: Joaquim Romão Gomes

    Olá
    Bom dia
    Tenho um contrato de 30 meses vencido em 15/12/2010.
    o inquilino não quis fazer um novo contrato quando do termino : No mes de junho/2011 tenho que fazer
    um reajuste anual, posso reajustar acima do IGP-M indice que reza no contrato.
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/07/2011 - 21:49
    Enviado por: Cristina

    Boa noite,
    possuo uma loja alugada há 4 anos, o contrato era de 12 meses, com reajuste pelo IPCA, e depois desse tempo o contrato ficou por tempo indeterminado. Comecei a pagar R$ 600,00 e só teve um reajuste em 2009 para R$ 631,86, esse mês o proprietário disse que iria aumentar para R$ 900,00. Ele disse ainda que por lei teria que ser R$ 700,00 mas como está defasado iria aumentar para R$ 900,00. Ele já queria cobrar esse valor esse mês sem falar nada antes só me informando no dia do pagamento. Pergunto: isso é permitido e porque? Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2011 - 21:51
      Enviado por: Marcelo Moreira

      SE for renovação de contrato de aluguel é permitido, porque é renovação, ou seja, um novo contrato. Se for reajuste de meio de contrato, então o IPCA deve ser usado. Entendemos que é um novo contrato, então a cobrança está correta.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/07/2011 - 21:53
    Enviado por: Cristina

    Não estamos assinando um novo contrato, ou seja, o contrato que assinamos em 2007 ainda é válido por tempo indeterminado. Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/07/2011 - 06:10
    Enviado por: summer

    Aluguei meu jardim para propaganda. O valor que recebo a 11 anos do aluguel, se mantem ate hoje, sem a correcao monetaria nescassaria. Preciso saber, a quanto ficarao 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) corrigidos hoje. Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/07/2011 - 14:23
    Enviado por: Marcelo

    olá, voltei para falar sobre o que discutimos a alguns meses, somete para esclarecer, caso alguém passe pela mesma situação. Eu fui procurar alguém que entendesse do assunto e confirmei minha teoria, eu estava certo mesmo e aki recebi respostas erradas e descabidas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2011 - 18:22
    Enviado por: Douglas Rosa

    O indice adotado para reajute de aluguel, deve ser definido e constar no contrato de locação?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2011 - 13:07
    Enviado por: oma

    Eu tenho um apartamento, que estou pagamento ele, financiado pela própria empresa. No contrato os reajustes anuais das parcelas sao pelo IPG/FGV – IPGM/FGV, nao podendo passar de 1,2 do salario mínimo, so que todos os anos eles faz o reajuste pelo aumento do salário mínimo, é correto isso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2011 - 10:42
    Enviado por: Adriana

    Bom dia! Pago aluguel de $600,00 e o reajuste sera em agosto de 2011. Quanto terei que pagar de aluguel no mes agosto sendo o reajuste feito pelo IGP-M? Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/08/2011 - 17:39
    Enviado por: Cristina

    Meu aluguel vence em 20/09/11, não faremos novo contrato, ficará em prazo indeterminado. Meu último reajuste de IGPM
    foi em abril/11. Haverá reajuste no aluguel que vencerá em outubro/11 ou o proprietário poderá reajustá-lo ao preço de mercado ou manterá a periodicidade anual do IGPM?

    Grata!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/08/2011 - 17:43
    Enviado por: Gustavo

    Olá, tenho um imovel comercial que tem contrato até 06/2014
    porém no contrato não existe nada falando de reajuste, o prorpietário não colocou nehuma clausula de reajuste, porem ele está me cobrando nesse mês referente ao igp-m isso procede? ele me disse que pela lei, mesmo não tendo clausula sobre reajuste ele temo direito de reajustar pelo igp-m?
    Segunda pergunta nosso aluguel teve inicio em 06/2009 agora em 07/2011 ele quer me cobrar o igp-m acululado desses dois anos, isso pode acontecer, não seria o certo apenas o igp-m de 06/2010 até 072011? lembrando que em 07 2010 ele não fez nenhum reajuste.
    Obrigado!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/08/2011 - 20:24
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O proprietário pode fazer o que ele fez até agora, mesmo sem cláusula no contrato. Se aind ativer dúvidas, procure ajuda no Procon.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/08/2011 - 17:28
    Enviado por: Cristina

    Um contrato residencial por temporada pode ser renovado?

    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/08/2011 - 16:26
    Enviado por: Cristina

    Até que idade uma pessoa pode ser fiadora em contrato de locação de imóvel? E até que idade uma pessoa pode ser locatária num contrato de locação de imóvel?

    Grata,

    Cristina

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/08/2011 - 16:42
    Enviado por: MARCELO CARDOSO DA SILVA

    TEnho contrato assinado a pártir de 30/06/2011 no valor ded R$ 650,00 preciso saber se houve reajuste no periodo.

    Grato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2011 - 19:29
    Enviado por: DAVI FREITAS

    Nosso contrato vence agora em setembro e vamos renovar com outro locatário… o valor do aluguel é de 1945,50…queria saber se existe uma média do novo valor, (com os reajustes do IGP-M?) para o novo contrato que devemos assinar mês que vem?…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/09/2011 - 21:42
    Enviado por: Marcelo Moreira

    Boa noite!
    Meu aluguel é de R$ 350,00 e será reajustado esse mês, para quanto irá esse valor?
    Muito obrigado pela ajuda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2011 - 21:09
    Enviado por: joao pinto solto

    Olá, aluguei um ponto comercial por 180,00 em 05,10,2010 a 05,10,2011 com prazo de locação de hum ano e o proprietário veio saber se eu quero continuar eu disse sim e ele disse que o valor é 230,00 ele pode ou é pelo igpm aguardo se poder me ajudar joão pinto

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2011 - 23:00
    Enviado por: joao pinto solto

    Marcelo tem no contrato assim:

    -RENOVAÇAO:obriga-se o locatário a renovar expressamente novo contrato,caso vier a permanecer no imóvel.O novo aluguel,após o vencimento será calculado mediante índice determinado pelo governo federal,vigente na ocasião.

    Então, ele pode cobrar 230? ou é pelo IGPM?

    Grato, João

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/09/2011 - 00:53
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Se é renovação, o proprietário pode pedir o valor que quiser. Em contratos superiores a um ano, aplica-se o índice de inflação que consta no contrato. A questão é que a redação que você colocou no seu comentário dá margem a dúvidas, o que pode levar a questão à Justiça, caso você queira permanecer no imóvel.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/09/2011 - 17:57
    Enviado por: joao pinto solto

    Sr, marcelo então eu posso ficar o tempo que eu quinze so pagando o reajuste do índice do governo que renova automaticamente e não assina o novo contrato e levar a questão à Justiça,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/09/2011 - 21:33
    Enviado por: joao pinto solto

    Sim joão, quem cala consente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/10/2011 - 06:57
    Enviado por: Urubatan

    Ola, meu contrato de aluguel venceu e fui chamado pela imobiliaria dizendo que agora é obrigatória a renovacao do contrato de aluguel, ou seja, o contrato nao renova automaticamente, entao, eu tenho que comparecer na imobiliaria para renovar o contrato e pagar uma “taxa de renovação de contrato de aluguel”, que nao souberam me informar de quanto é, isso só será dito no dia em que eu comparecer à imobiliaria (15/10). Gostaria de saber se a cobranca de uma taxa nesse caso é legal e de quanto seria essa taxa.
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/10/2011 - 17:11
    Enviado por: jailza fabricio

    Olá,gostaria que me tire uma duvida;minha mãe viveu com um senhor por 12anos e dependia dele,quando ele faleceu,ela deu entrada para adquire a pensão no dia 30/02/2009.So que está demorando,pois minha mãe tem cancer.Por favor me oriente se e normal demora tanto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2011 - 21:22
    Enviado por: Débora tavares

    Boa noite!
    Gostaria que me esclarecesse uma dúvida.
    Eu pago R$ 700,00 de aluguel,e queria saber qual o valor que irei pagar a partir de janeiro de 2012 que é quando terá o reajuste anual pelos Índices do IGP M/FGV,pois fiquei muito preocupada quando me falaram que reajuste anual da taxa de aluguel seria de 30%.É verdade isso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2011 - 19:17
    Enviado por: Débora tavares

    Marcelo talvez eu não tenha me expressado bem,na verdade o que eu quero saber é de quantos por cento foi o reajuste do aluguel pelos Índices do IGP M/FGV.
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 11:33
    Enviado por: flavio

    bom dia ,minha duvida é a seguinte,meu contrato de locação terminou havia feito o contrato de um ano,tres dias antes do termino do contrato fui informado pela imobiliaria que meu aluguel subiria 40% ,isso é legal ?Como devo proceder?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 19:42
    Enviado por: Elisangela Matias

    Gostaria de saber de quanto foi o reajuste do aluguel para o ano que vem,pelo índice do IGP M/FGV.(A porcentagem)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2011 - 14:01
    Enviado por: Gerson

    Tenho um contrato de aluguel de 05 anos, todos os anos venho pagando em dia e com os reajustes dado pelo governo. Agora o locador disse que esse valor de aluguel está defasado e quer um aumento de 150% (150 porcento). o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/11/2011 - 16:49
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Se for renovação de contrato, ele tem esse direito. Em todo o caso, veja se é possível negociar com a ajuda do Procon.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/11/2011 - 18:00
    Enviado por: Melanie

    Meu contrato venceu a mais ou menos 6 anos mas consta que enquanto eu estiver no imóvel as cláusulas permanecem. Moro desde 2001. Atualmente pago 650,00 mas uma pessoa da Imobiliária me ligou e disse que este valor esta defasado e que a proprietária quer 1.000,00. Já tenho dez morando e pagando corretamente no imóvel.Tenho receio que se não concordar com isso eles vão pedir o imóvel.Meu reajuste é anual pelo índice do IGPM. Essa conversa é abusiva ou devo tentar uma contra proposta?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/11/2011 - 20:23
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos dizer como fazer o acordo. Tente renegociar. Se for renovação de contrato, o proprietário pode pedir o quanto quiser. Se a renovação é automática, uma hora ela tem de terminar. E aí o proprietário pode pedir o quanto quiser.

      responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo