Estado.com.br
Sábado, 25 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Por quanto tempo guardar comprovantes?

Categoria: Assunto do dia

THALITA PIRES

O início de ano, época propícia para arrumar as gavetas empoeiradas, traz sempre a dúvida: quais comprovantes de pagamento guardados há anos podem ir para o lixo? De acordo com Claudia Almeida, advogada do instituto de Defesa do consumidor, o ideal é que os recibos de pagamento sejam guardados até o prazo da prescrição de cada dívida, previsto no Código Civil. “Depois desse prazo, a dívida não pode mais ser cobrada judicialmente, portanto os comprovantes não têm mais função”, diz.

O prazo para a prescrição da maioria das dívidas é de cinco anos. Os comprovantes de impostos, serviços bancários, condomínio, cartão de crédito, assistência médica, mensalidades escolares e de serviços como água, eletricidade e telefone devem ser guardados por esse período. No caso de comprovantes de condomínio, peça ao administrador, a cada ano, um comprovante de que todas as percelas foram pagas. Assim, o volume de papel guardado diminui.

Os comprovantes de impostos como IPTU, IPVA e imposto de renda também devem ser guardados por 5 anos. O prazo começa a contar a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. Na prática, são seis anos para guardar.

É importante lembrar que guardar esses documentos é uma ótima precaução para evitar cobranças indevidas, mas não uma prática obrigatória. “No caso de cobrança judicial, o Código de Defesa do Consumidor assegura a inversão do ônus da prova, ou seja, quem cobra é que deve provar que não recebeu o pagamento”, explica Claudia.

Notas
As notas fiscais, ao contrário da prática comum, devem ser guardadas durante toda a vida útil do produto adquirido, e não apenas até o final da garantia contratual. “Esse cuidado ajuda na hora de cobrar resarcimento por vício oculto ou acidente de consumo”, diz Roberto Pefiffer, diretor executivo da Fundação Procon de São Paulo.

Isso porque tanto o lojista como o fabricante têm responsabilidade em caso de defeito do produto. Essa precaução é importante principalmente em casos de bens durávei de grande valor, como eletrodomésticos, eletrônicos e veículos.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

29 Comentários Comente também
  • 17/01/2008 - 17:20
    Enviado por: PAULO BELARMINO CRISTOVÃO

    CONVÉM EXPLICAR TAMBÉM QUE INFELIZMENTE EXISTE UMA TAL DE AçÃO MONITÓRIA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARA QUE OS NOSSOS PRETENSOS CREDORES POSSAM REAVIVAR DIVIDAS PRESCRITAS; ELES USAM ESTE ARTIFICIO JURIDICO PARA LEGALIZAR E EXECUTAR JUDICIALMENTE DIVIDAS PRESCRITAS CONSTANTES DE QUALQUER PAPEL AMARELADO, INCLUSIVE CONTRATOS ASSINADOS POR TELEFONES, AGUA,
    PROVEDORES……ETC…

    OU SEJA: A DICA DE GUARDAR RECIBOS POR CINCO ANOS É JÓIA E ACRESCENTA MUITO NA SUA EVENTUAL DEFESA, MAS TAMBÉM NÃO DA GARANTIA DE NADA….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 17:56
    Enviado por: roberto

    GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DE HOLERITES DE PAGAMENTO E EXTRATOS BANCARIOS,POIS OS MESMOS NÃO DURAM NEM 90 DIAS POIS SIMPLISMENTE ELES APAGAM ,DEPOIS DESTE PRAZO NÃO SE CONSEGUE MAIS LER NADA ,E AI COMO FICA ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 20:36
    Enviado por: Kuki

    Eu guardo recibos de impostos federais,estaduais e municipais por tempo indeterminado.
    O Codigo de defesa do Consumidor nao adianta em nada quando um orgao publico resolve lhe cobrar em duplicidade.
    Nao ha como inverter o onus da prova como cita a materia acima nem como receber em dobro se eles lhe encaminharem para a divida ativa. Ou seja, sobra pra voce perder tempo e provar que pagou e muitas vezes nem isso resolve.
    Nem as certidoes negativas emitidas sao realmente negativas. É so olhar no rodape e vera uma observacao que apesar de emitir uma certidao negativa, o orgao podera cobrar eventuais debitos a qualquer tempo?? Assim esta reportagem deveria ir mais a fundo e ver como as coisas funcionam no Brasil do “lado de la”.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 20:57
    Enviado por: Antônia Gonçalves

    Oi!aproveitando as informações..Peço que da próxima vez digam se podemos plastificar diplomas, certificados de cursos que fizemos.Sempre tive essa curiosidade.Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 21:52
    Enviado por: helena rusisca

    muito útil estas informações. parabéns pelas observações para a `faxina das gavetas`dos inicios de ano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 21:54
    Enviado por: helena rusisca

    muito útil estas informações. parabéns pelas observações para a `faxina das gavetas`dos inicios de ano.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 22:18
    Enviado por: Gilberto Ribeiro

    Há anos um projeto de lei tramita na câmara dos deputados só que não sai da gaveta. Nesse projeto as empresas ficariam obrigadas a cada início de ano fornecer um recibo de quitação do ano anterior. Assim ao invés de guardarmos 12 contas de telefone, guardaríamos apenas uma folha por ano. Isso seria de muita importância para nós que temos que dispor de muitas gavetas para guardar papéis.
    Infelizmente nossos parlamentares tem coisas muito mais importantes a tratar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/01/2008 - 22:36
    Enviado por: João Caitano de Sousa

    depois de quanto tempo apos ter sido indeferido um BPC(Beneficio de Prestação Continuada) da Previdencia Social a gente pode requerer um novo benefício?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 02:34
    Enviado por: Von Then Bier

    De acordo com o Código Legal, há inversão de mérito sempre que os comentários incisos sobrepõem-se à pertinência da matéria em epígrafe, que ao invés de simplesmente adorná-la, informam a plenitude do saber.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 08:18
    Enviado por: Luis

    A Receita Federal do Brasil exige que os recibos de gastos com benfeitorias em imóvel sejam guardados por muito mais tempo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 09:29
    Enviado por: Eder Francisco da Cruz

    Infelizmente no Brasil a lei que deveria ser para todos abrange somente os pobres que pagam suas dividas em dia, e tem sempre que demonstrar recibos ou quitações em geral para determinados orgãos, empresas de cobranças e outros.

    No brasil a impunidade vem de nossos politicos, com a sua imunidade parlamentar, acho isso um absurdo. O povo elege os politicos e eles se favorecem com seus cargos em varios aspectos, esquecendo completamente a população carente que precisa e muito de Trabalho, estudo, segurança, saúde, O governo ao contrário de criar bolsa familia, deveria, criar bolsas trabalhos dessa forma a população brasileira teria onde tirae o sustento para su familia sem ter que depender do governo.

    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 09:35
    Enviado por: Luís Eugenio

    Já ouvi recomendações para guardarmos recibos trabalhistas, em especial do INSS, por período de 30 anos. Parece que realmente você pode vir a ser cobrado por coisas que aconteceram há muito tempo. É triste ver que essa baderna corre solta no nosso país, com a anuência da justiça. Deveria haver um limite claro e igual para todos (5 anos, por exemplo), a partir do qual nenhuma dívida poderia ser cobrada. Se as instituições públicas não têm competência para cobrar as dívidas neste tempo razoável, que percam esse direito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 09:39
    Enviado por: só pra não esquecer

    EU GUARDO ATÉ HOJE O RECIBO DO PAGAMENTO COMPULSORIO SOBRE VEICULOS, DO MALFADADO MINISTRO FUNARO, QUE EU RECOLHI, SENDO 30% DO VALOR DO BEM, E ATE HOJE NADA RECEBI. DAS POUPANÇAS , IDEM…AGORA PARA PAGAR DUAS VEZES POR TER EXTRAVIADO O O RECIBO DE RECOLHIMENTO DE IMPOSTOS, ELE VEM CORRENDO.. ESTE PAÍS NÃO É SERIO..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 10:54
    Enviado por: ÚNICO

    Segundo o Código Civil, as ações pessoais prescrevem em 20 anos.
    Portanto com exceção dos documentos principais e acessórios referentes a tributos (que devem ser mantidos por cinco anos a contar do ano seguinte ao do pagamento), todos os outros documentos deverão ser guardados por pelo menos 21 anos.
    Os documentos de natureza trabalhista e previdenciária deverão ser mantidos por pelo menos 35 anos.
    A regra é simples.
    A matéria acima deverá ser revista, sob pena de induzir a erro aso leitores deste conceituado site.
    Saudações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 11:13
    Enviado por: Antonio Salles

    Tendo em vista que em países frágeis institucionalmente a incerteza jurídica é semelhante à mecânica quãntica, o jeito é guardar tudo ao longo da vida, estendendo o tempo de arquivo até por algumas gerações. Se não servir para defesa, servirá como documento da História.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 11:14
    Enviado por: brasilfode

    prevenir é melhor que remediar… no Brasil as noisas não funcionam… infelismente quem tem dinheiro para garantir uma boa defesa está bem, mesmo que essa defesa seja forjada… então, se tu não tem grana, guarde os recibos e se puder leve junto no caixão, para garantir que pagou suas dividas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 11:27
    Enviado por: Carlos Alberto Queiroz

    Gostaria de saber por quanto tempo temos de quardar comprovantes de IPTU e se é verdade que depois de 5 anos a dívida prescreve e não pode mais ser cobrada judicialmente e nem podemos ser inscritos na dívida ativa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 11:32
    Enviado por: lady berlusconi...

    Hum gracinha atè o bandidao la ofereceu dinheiro pra cair fora do BRASIL,voces me veem falar em guardar papel?Embora eu guardo atè do me primeiro exame do genicologista…èèèè
    Mais escuta aqui…pra que?Sendo que tudo de maior valor è tudo privatizado,vao primatizar atè a agua,e agora?eles privatizam as telefonicas e passam dividas pra frente e vira aquela zona so que rapidamente eles tiram o dinheiro de volta e fica brincando com as caras dos brasileiros. kakka fincionarios a longa distancia de europeu e americano..globalizaçao?A ta entendi…entram e faz o que quere…akaaakk vai la globalizar ou limapar chao..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 18:04
    Enviado por: PAULO BELARMINO CRISTOVAO

    ACRESCENTO QUE NESTE PAIS CRETINO CHEGARÁ O DIA EM QUE O CAIXÃO SÓ BAIXARÁ AO TÚMULO MEDIANTE APRESENTAçÃO AO SR. COVEIRO DAS CERTIDÖES: NEGATIVA FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E ADMINISTRATIVA, DEVIDAMENTE ATUALIZADAS, MAIS OS COMPROVANTES DE RECOLHIMENTO DE TAXAS, NO ORIGINAL.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2008 - 14:53
    Enviado por: JONES ROBSON LEITE DA SILVA

    Eu falei lá para o Nivaldão a minha tese aí do som e que estamos compartilhando a mesma movimentação ali dentro da casa e ele aparece ali como alguém que estaria fazendo papel ali de pai de família só que eu descobri todo aquele lance do som automático ali de alguém fechar a porta direto lá em cima sem precisar que ele coloque a mão na porta ou seja alguém fazendo o som de uma família na parte de cima da casa sendo que o som está ocilando entre a casa do lado direito e inclusive com suas supostas falas também na casa do lado e na casa de trás depois do quintal e o cara veio com idéias de aquilo são coisas da vida só que eu peguei ele lá velhos e no que eu falei que somos o cachorro ali o passáro e qualquer coisa que alterne zoom de ida e volta o cara pegou subiu a escada e veio com idéias de ficar me chamando para comer e ele me confirmou que isso está vindo mesmo como se fosse via satélite e fez o suposto som de sair com a mulher dele de carro…Mas aí é que está o dilema porque eu não vi eles saindo pela porta só ouvo o som então não seria tão dificil para fazer isso com cameras então precisariamos de mais cameras ali ou micro cameras ou até mesmo microscópios até em cima de árvores e postes de cima para baixo porque isso é coisa de angulos e dai sermos distorções de som pois bem eu fui sondado para jogar no Vasco da Gama e semana que vem vou lá de novo e o cara vai confirmar isso se eu jogar bem….O problema e que isso passa a impressão de que o NIvaldão pode não estar fazendo isso ali mesmo e alguém muito rico poderia fazer isso em Hollywood e até mesmo com outro nome de cidadão só que o sistema é tão estranho que poderia fazer isso só com o filho dele original e daí o que acontece na parte de cima daquela casa não é paralelo ao que acontece na parte debaixo e da porta para a rua peguei alguém atravessando as casas ali correndo de um lado para o outro e notei que o som da mulher caminhando ali em cima da cozinha não é bem naquele lugar pois ela está fazendo isso pelo som de passadas e na realidade não há nada na parte de cima daquela casa e aí a idéia de montagem mesmo com estudio maquiado na escolha o problema senhoras e senhores seria a mesma coisa que falar que pegamos um lugar onde leões marinhos ficavam aglomerados tomando som e levamos ele para a cidade e encaixamos ele em SP não é incrivel e isso me daria até a sensação de que aquilo ali seria o tumulo de alguém que deveria ser importante lá fora nessa área superaquecemos ele em outro lugar no mundo e colocamos ele aberto ali agora ou seja ali parece mesmo que é uma casa com a porta estourada mas de cima a uma distancia muito grande seria apenas uma rachadura e ele não está considerando a imagem de Jones Robson Leite da Silva ali e muito menos de ninguém naquele lugar relacionando isso apenas por um sistema maquiado escrito e insuficiente para ser tão grande e resolver o problema daí a idéia de que os seres humanos seriam distorções de sons e aí a idéia de tentar encaixar formatos de macacos para que ele passassem a impressão de vida em movimentação porque se fosse gira gira gira uma hora voce estará preso dentro de voce mesmo e só sairá no dia que esse movimento passar e isso seria meio dificil por causa de leias da gravidade….Então o Jones está na realidade sendo considerado apenas como uma pedra ali naquela casa ou quase isso e isso me dá a noção de que eles não estão ali mesmo e eu fui encaixado naquela situação e como já disse alguém muito rico faria aquilo em casa e só na base da brincadeira então porque não dar uma grana na social para ele antes?Pois bem porque isso não esta sendo relacionado como coisa de humanidade ou está sendo a tão ponto que temos uma favela montada como cinema estilo serra pelada forjadona para alguém tentar virar herói ou criada por erros de notificação estilo acumulos de idéia e noticias pifias e seriam computadas a idéias estilo Carandiru e até mesmo idéias de Bang Bang….Pois bem o Jones nesse caso estaria sendo relacionado por brincadeiras de estudios la de fora supostamente e então todo Jones que tiver vai passar pelo mesmo problema aqui ou na China e isso as vezes meio que nocivo por confusões do dia a dia ou até mesmo de filhos para filhoas na base da brincadeira que não poderia estourar nas costas dos outros….Lá tem o Silvano lá segundo dizem e esse cara tem a ver com os tais de Gelre lá mas eu já peguei esses caras aí eles estão num esquema estilo Fliperama aquele de bolinhas magnéticas mesmo e rola uns sons daquele tipo nos carros só que esse Silvano aí e outros são pessoas que seguem a linha fisica daquele cantor sertanejo que cantava com a mão no ouvido faz muito tempo e eu até curtia aquele som porque eu era pequeno isso eleva o ser humano a não mais humano e sim console de video game com memória e coisa e tal que vai passando o jogo para outros ali na base da bananandia mesmo coisas digitais…O cara saiu ontem e meu irmão ficou lá e não ouvi ele fechar a porta mas aí eu subi lá e a porta estava fechada o que prova que ele não estava mesmo lá mas a janela do seu quarto estava com uma brecha aberta e realmente a luz estava acesa ou seja temos algo errado ali mesmo e isso não é motivo de honra para mim e nem para ninguém porque o cara veio falar para mim que eu estava sózinho ali e eu não falei com ele porque na hora que eu subi lá ele saiu do quarto e isso quer dizer que temos mesmo uma espécie de compartilhação de movimentação por aproximação e se isso ocorrer e alguém ficar sobre voce quer dizer que as pessoas ali não são seres humanos e sim distorções de som e isso quer dizer que tem um dog também na parte de cima da casa e ele realmente não está bem naquele local ou não estava…..O som senhoras e senhores é de alguém que está ali por cima de formas diferentes e inclusive com sons mais antigos estilo alguém querendo acertar ali para a casa de acordo com um bom local para emissoras de tv e não para seres humanos o que é uma grande possibilidade de inovação isso é se o Jones Robson ganhar a sua grana na social para comprar a casa e comer uma buça o Jones Robson não está reconhecendo mais parentesco em nomes tipo foi i fulano ou beltrano isso quer dizer que o sisteminha foi para o saco de terá que ser reformulado com outras bases em cima das atuais porque isso aqui não uma fabríca de fotos e sim é a vida daqueles aque acreditam serem humanos dividindo imagens e até mesmo sem notar que compartilham seus passos falsos por isso se estudar o som em zoons e investir nisso para sempre…O que o Jones não pode fazer ali é tentar trabalhar com o NIvaldo ou nas empresas que fazem de conta que compram do Nivaldo porque está mais que claro que aquilo ali já vem no esquema para ele ficar preso ali debaixo do cara só na base de sons que agem por segundos estilo o cara vim e falar para o Jones fazer escovas por um segundo e ele perder 10 horas do seu dia….O Jones não tem raiva de ninguém ali mas se a mãe dele aparece uma vez por dia na sua frente e tenta forçar ele a arrumar um emprego em orgãos que pagam mixaria isso quer dizer que o som não respeita eles como nada e age um na frente do outro brigando por causa dessa falsa idéia de vagabundagem porque o som foi relacionado com falas erradas e aí eles são erros de tradução e distorções de som de cordo com aproximação de até mesmo com idéias de alguém usando cameras ou sendo relacionado daquela forma em volta do lugar por alguém tentando jogar falas ali em cima e agindo em cima da casa não é bem para os seres humanos mas ai se chega a conclusão de que ele esta caindo pela beirada indo parar na outra casa com as mesmas vozes e isso é distorção da casa e por tanto isso é distorção de som ou seja qualquer pessoa que more no alto de um prédio seria a mesma coisa que Silk screem se permanecece muito tempo trancado no prédio ou seja isso quer dizer que sua silueta ficaria gravada dentro da parede assim como ficaria gravada em folhas de arvores vindo de cima para baixo girando com as nuvens e caindo de novo sem controle pelas cidades e aí a idéia de mendigos espalhados por elas e sem controle porque não são bem seres humanos são coisas de silueta iluminadas ou sombreadas e aí distorções de som e quanto tempo durariam ou seja quanto tempo ficariam ali em pé na sua frente sem desaparecer porque quer dizer que amanhã se fizer calor eles cairão lá de novo e se marcar se aluz for maior ou a sombra dobrarão de números isso é horrível porque é a mesma coisa que animação rápida e a gente sabendo disso como procederia porque isso quer dizer que eles precisariam mesmo de ajuda ou será que eles se ligaram que são distorções de outros distorções gravadas dem prédio num sistemam meio injusto de doentio porque isso quer dizer que onde houver parece já eras pode perceber que tem gente que vai nos locais e parecem enfeites tem até roupa da cor do prédio e está sempre parado é injusto mas será que eles passam fome mesmo?É preocupante…Essas pessoas comprovado isso precisam de algo na tinta do prédio pelo lado de dentro para não vazarem estilo aquelas misturas impermeavel…..Hoje tomei um novo enquadro da Rota realmente eu não levo isso para o lado dramático mas acabei me tocando que a Rota realmente tem mais a ver com torcidas de futebol e idéias mesmo de periferia mas entendi o lado deles porque eu estava com uma jaqueta meio fora do tamanho e tudo certo realmente é coisa de 5 minutos ali e voce nem se liga que aquilo pode ser até estimulante para sua vida…estilo a idéia de que as pessoas ficam presas ali 8 horas por dia numa empresa estilo exercendo uma suposta profissão digna é cabivel a idéias de vida estilo não passar fome e cuidar dos filhos nesse caso eles pelo menos estão na rua e podem ver o que está acontecendo por ali e não estão confinados numa fábrica por ex.não temos memso prova que as pessoas estejam ali 24 horas estilo a criança nasce e para provar que ela é um ser humano tem que tirar registro de nascimento o que leva alguns minutos e realmente não passa por uma avaliação 24 horas pelo menos…É até meio que idéia de louco mas não temos mesmo a comprovação de que as pessoas ali estejam 24 horas sendo seres humanos 30 dias em média por mes e 365 dias por ano…O que temos ali são situações quebradas a pessoa chega na porta da empresa e fala que o onibus estava lotado mas realmente não temos prova e seria muito mais trabalhoso monitorar todas as supostas pessoas para se saber se elas são unicas ali ou se elas na realidade ali por baixo não estão fazendo a mesma movimentação quebrada ou teriamos tantas combinações em termos de humanidade que isso poderia ter ocorrido de acordo com fusos horários sendo que no caso todas as pessoas seriam a representação de uma coisa s´o se alternando estilo homem,mulher e até animais….Eu estou ali agora e foi me confirmado que estou no meio de situações meio falsas não posso concordar com isso mas também tenho que respeitar o problema ali é que pessoas que vivem em média até 60 anos e se mantem aparentemente vivos até essa época teriam que ter uma espécie de pagação de sapo para orgãos nacionais ou internacionais de comprovassem a sua presença nem que isso fosse feito de 20 em vinte anos de acordo com situações que incluem a própria aposentadoria eu cheguei a conclusão de que uma pessoa que aparece do nada na sua frente seja ela qual for não pode usar nenhum dialogo que possa prejudicar a sua vida mesmo que sejam supostos parceiros de trabalho idéia de critica ajudam mas no caso de a pessoa aparecer do nada não ela tem que ser respeitada mas não pode falar algo que seja nocivo para voce porque seguindo essa linha de ser humano identificado de acordo com a aproximação de voce ela não pode de forma alguma prejudicar voce porque depois que voce virou as costas ela some e aparece outros milhares então numa idéia de gente morando no memso lugar voce não se liga que o cara que vai te cobrar o aluguel é voce e então a idéia ali é conversar ou se ligar que aquilo ali é falso ou seja sair das idéias diretas de sociedade forjadas porque o que o cara está te falando ali se da por aproximação e aí ele compartilha o mesmo ar que voce o que não prova que ele o dono da casa esteja mesmo trabalhando em sociedade então não teria porque me cobrar se isso esta sendo feito só pelo som…Daí o cara saindo dali ele não precisa de outros para seguir essa sequencia que seria normal em sociedade por que o cara ou a mulher que vai te dar um cheque para voce comprar uma casa como pagamente de um suposto serviço seu irá fazer isso por aproximação ou tentará fazer isso como se ele estivesse te ajudando ali mas não temos provas que ele ou ela esteja ali 24 horas então temos uma forjação natural e o cara te manda para o CDHU sendo que na realidade eu me aproximei de uma sede deles e apareceu um casal suspeito mfazendo cenas que ia lá pagar a sua moratória ou perguntar algo sobre casas populares e realmente eles apareceram em cima da hora que eu estava passando na frente da unidade na frente do Dante Pazzanese e isso eu considerei como simulação já que ali eu não vi muitas pessoas….Então isso explica o fato de burocracia na hora de comprar ou ter uma casa porque temos milhares deles e prédios vazios por causa de um detalhe eu peguei isso as pessoas moram debaixo da ponte são mendigos e eu peguei isso seria coisa de sistema e realmente se nota que ele não é suficiente para fazer isso estilo computadores e burocracia e também porque as pessoas não conseguem entrar nas casas porque elas são distorções de som….Ou seja
    não é só coisa de sistema e parece que os funcionários ali também não são tantos e todos os serviços se dão por aproximação e necessidade de informação o que realmente teria também a ver com condições financeiras falsas maquiadas estilo não tenho bom emprego tenho que dar uma de coitado estilo sou brasileiro mas eu tenho certeza que isso não é coisa de brasileiro e sim de sons errados ou seja distorções porque imagina voce entrar numa empresa tem 100 funcionarios e de repente aparece mais 900 na realidade não temos provas que eles sejam registrados ali ou nque eles estejam sendo ao menos remunerados por ex.eu confirmei no Museu do Ipiranga temos guardetes que não são dali ou seja não sabemos se eles estão ali ou estão gravados no esquema de som só sabemos que eles estão lá e gostariamos que essas pessoas realmente ganhassem por aquilo bons salários o que não tem nada a ver com maquiagens…Entendeu como que é o esquema ali é simples pra caramba mas eu estou observando e cheguei a essa conclusão o fato de voce precisar de uma casa querer formar uma familia não quer dizer que se tenha que aceitar um cheque do Nivaldão por ex.que faria isso por aproximação ou seja no caso que ele é o marido da minha mãe…..Isso é a mesma coisa que voce ir lá para pegar um cheque da sociedade e na hora que voce for receber voce aparecer compartilhando a brincadeira com voce e te dar ele é mole….E aí Corinthians cade o meu fardamento de diretor?CONTINUANDO ESSE LANCE DA MOVIMENTAÇÃO AÍ QUE EU ESTAVA FALANDO É A MESMA COISA EU FUI NO PARQUE E LÁ VOCE VE UMA PORÇÃO DE MULHERES BONITAS E TAL E EU DESCOBRI VELHOS E VELHAS QUE TEM UMAS GORDINHAS QUE APARECEM LÁ DO LADO DE ONDE MORO OU SEJA NA CASA VIZINHA DE VEZ EM QUANDO ELAS APARECEM COM UM CARA CONVERSANDO MAS É SEMPRE SEGUINDO A MINHDA LINHA DE SAÍDA DA CASA QUER DIZER SEGUINDO A LINHA DO QUE SERIA A MINHA SUPOSTA VISÃO OU SEJA ATRAVÉS DO OLHO CORRETO ENTÃO ELAS FICAM ALI DO LADO GRITANDO E EU PEGUEI LÁ ELAS FAZENDO VARIAÇÕES DE FALAS DE VARIAS MULHERES MAS NÃO SERIAM BEM MULHERES DELICADAS ENTÃO VEJAM SÓ O CARA NÃO ESTA VENDO ELAS ESTÃO FALANDO E VARIANDO NO SOM E AINDA ALGUÉM TENTA FICAR FALANDO AGORA POR ONDE PASO QUE ISSO AQUI É GRAVADO NÃO SEI SE ELE OU ELA QUER SER RECONHECIDO MAS SEI QUE NÃO É ALGO HUMANO É UMA COISA SÓ DE SOM E AÍ SE USA A NOSSA IMAGEM PARA SE ADAPTAR DE ACORDO COM LÍNGUAS MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE SEJAM FALAS BOAS E TAMBÉM MUITAS VEZES NÃO SÃO TEATRAIS SÃO COISAS MANIFESTADAS DE ACORDO COM MOVIMENTAÇÕES PELA CIDADE OU SEJA EU NÃO ESTOU PRECISANDO DISSO PARA A MINHA VIDA MAS ISSO NÃO IMPEDE QUE OUTRAS PESSOAS FAÇAM AFINAL ISSO É PÚBLICO MAS EU NÃO SOU O INDICADO PARA A FALA OU SEJA EU NÃO SOU O BÃO SOU SÓ O OUVINTE POR ACASO…ENTÃO QUER DIZER QUE SE EU CATO AQUELA GORDINHA LÁ OU FICO LIGANDO PARA AS BESTEIRAS QUE DE VEZ EM QUANDO ESSE SOM MANIFESTA POR AQUI OU POR LÁ EU LOGICAMENTE DANÇO ENTÃO EU NÃO VOU ACEITAR QUE NINGUÉM VENHA FALAR QUE MINHA VIDA É GRAVADA OU NOSSAS SÃO MAS VOU BUSCAR QUE CRITÉRIO ESSE NEGÓCIO MECANIZADO ESTÁ USANDO PARA TENTAR ME DECEPICIONAR ASSIM MEIO QUE SEM QUERER ENTÃO NÃO POSSO CREDITÁ-LO ENTÃO NÃO ACEITEM QUE NINGUÉM FALE QUE SUA VIDA É FALSA A MENOS QUE ISSO ESTEJA SENDO FEITO PARA SE TIRAR PESSO NOCIVO DAS COSTAS ESTILO PORQUE ESTOU ME FERRANDO?PORQUE QUER DIZER QUE TEM ALGUÉM TENTANDO AJUDAR ALGUÉM POR AQUI OU PELO MUNDO E REALMENTE ISSO PODERIA SER UM COMEÇO QUANTO A MOÇA MORAR ALI DO LADO ISSO NÃO ME DA VONTADE DE SER NAMORADO DELA PORQUE VOCE TEM QUE PRESTAR BEM ATENÇÃO PARA VER SE VOCE TEM CASA,GRANA PARA LEVAR A MOÇA PARA SAIR E AFGORA CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE LUGARES PUBLICOS NÃO DEVEM SER MAIS USADOS PARA ISSO OU SÓ DE VEZ EM QUANDO….POR QUE EU FUI NO PARQUE DO IBIRAPUERA E LÁ VI CENTENAS DE CRIANÇAS BRINCANDO E REALMENTE É LEGAL MAS SE PRESTAR ATENÇÃO TEMOS UMA MOVIMENTAÇÃO MEIO QUE PARA SER ESTUDADA ALI E ALGUMA COISA ESTÁ SENDO MEIO QUE FORJADA ALI….ENTÃO VOCE VE UMA MOÇA COMO EU VI LINDA E NA HORA QUE VOCE VAI MEXER COMO EU FUI NA BRINCADEIRA PASSA UM MORADOR DE RUA EM CIMA DA MOÇA ATRAVESSANDO NA SUA FRENTE ENTÃO SE VAI MEXER COM ELA E ELE OLHA PARA VOCE E DIZ:
    - BONITA…SÓ QUE AÍ VOCE PEGA ELA INDO EMBORA E RAPIDAMENTE É TAPEADO POR ELE…E POR QUE ELE IRIA TENTAR TE TAPEAR ALI COM ESSA FALA RÁPIDA? POIS BEM POR QUE QUER DIZER QUE A MOÇA NÃO É REALMENTE AQUILO QUE VOCE ACHAVA E POR CAUSA DE UM VACILO VOCE PODE ESTAR ALI BEIJANDO A MOÇA E SEM SE LIGAR BEIJANDO O MORADOR DE RUA ISSO EM LUGARES MUITO MOVIMENTADOS E DE QUEM SERIA A CULPA? POIS BEM NESSE CASO NÃO SERIA DE NINGUÉM POIS NÃO TEMOS PROVA MESMO QUE ELES ESTEJAM ALI POR QUE ISSO É UMA COISA DE MOVIMENTAÇÃO FALSA AÍ EU FUI LÁ NO MUSEU E APARECE DO NADA UM CARA CORRENDO LÁ NUMA VELOCIDADE INCRIVEL POIS BEM AMIZADE A PARTE ELE JÁ ESTAVA ENSOPADO SENDO QUE ERA A PRIMEIRA VOLTA QUER DIZER QUE REALMENTE AS PESSOAS TEM UMA ESPÉCIE DE GRUPOS ALI….AS PESSOAS CORREM DE ALGUM LUGAR E NÃO CHEGAM JÁ MOLHADOS ALI…ENTÃO SE PRESTA ATENÇÃO E VE MULHERES CORRENDO PELOS PARQUES E NÃO SE LIGA QUE AQUELA BUÇA ALI NÃO É REALMENTE AQUILO TANTO É QUE ELA PASSA ALI SE PERGUNTA A HORA E ELA NÃO RESPONDE HÁ CASOS TAMBÉM DE SE FALAR QUE EXISTEM PESSOAS MUDAS POIS BEM SE ELAS SÃO DISTORÇÕES DE SOM PORQUE ELAS SERIAM REALMENTE É O MESMO ESQUEMA SÃO COISAS PARA SE FALAR INFELIZMENTE QUE SOMOS SERES HUMANOS ASSIM COMO CADEIRAS DE RODAS É TRISTE É MAS ISSO TEM A VER COM FORMATOS É A MESMA COISA QUE FALAR QUE SE DEIXAR UMA CAMA NO SOL ELE PUXA O FORMATO DELA E EM CIMA DISSO COLOCA UM CASAL COMENDO A SUA COMIDA E CONVERSANDO ENTÃO ELE PUXA UMA CADEIRA E LÁ ESTÁ O FORMATO DO COITADO NA CADEIRA DE RODAS QUE SERÁ NO FUTURO SÃO COISAS MEIO ESTATICAS ALI SOB AÇÃO DE CALOR E SOMBRAS INCLUSIVE ÁRVORES E ESTATUAS PELA CIDADE NÃO QUER DIZER QUE SEJA MESMO 24 HORAS MAS QUER DIZER QUE É ENQUANTO VOCE ESTIVER PRÓXIMO E NEM POR ISSO PODEMOS VRITICAR ESSAS PESSOAS CHAMANDO ELAS DE FARSANTES PORQUE É EM CIMA DISSO QUE SE CRIA DIREITOS E DEVERES APRIMORADOS DE SOCIEDADE E FUTURO POR AQUI E NÃO PODEMOS SER CULPADOS….QUER DIZER QUE BASES COM PESSOAS QUE USAM PROBLEMAS MENTAIS COMO CAUSAS PARA SE CRIAR SITUAÇÕES ORGULHOSAS TIPO O FULANO DE TAL QUE TEVE DERRAME E FICOU INTERNADO 10 ANOS É O CARA QUE INVENTOU A LAMPADA VAMOS SUPOR…E AÍ SE CRIA UM ORGULHO E UMA SITUAÇÃO DE VIDA MELHOR COM BASES QUE INFELIZMENTE NÃO QUER DIZER MUITO MAS SE SABE QUE O CARA ERA MORADOR DE RUA E NÃO SE SABE SE ELE ESTAVA ALI 24 HORAS 364 DIAS POR MES ENTÃO O QUE SERIA ELE? ELE SERIA ALGUÉM QUE ESTA SENDO USADO COM UMA ESPÉCIE DE CARMA QUE CARREGA DE HUMANIDADE QUE JÁ VEM COM MELHORIAS E LOUCURAS INCLUSO…..QUER DIZER O CARA PASSOU MANTEIGA NA MARGARINA E VIRA UM HERÓI SÓ QUE NO CONTEXTO GERAL ELE DEPENDE DE OUTRAS FERRAMENTAS PARA FAZER ISSO E AÍ ESTÁ O ESQUEMA…PORQUE SE VOCE PARAR PARA REFRETIR VAI VER QUE AS COISAS ALI ELAS NÃO TEM NADA A VER COM DOENÇAS REAIS ATÉ QUE SE CHEGA A CONCLUSÃO DE QUE ISSO OCORRE POR CAUSA DE VAZAMENTOS EM ALGUNS SETORES SOBRECARREGADOS E O QUE VOCE VAI DIZER A UMA PESSOA QUE NÃO FALA NEM OUVE? VOCE NÃO VAI DIZER NADA PORQUE POR CAUSA DE ALGUMA COISA ERRADA QUE VOU FALADA ALGUÉM PODE TER FICADO SURDO OU POR CAUSA DE ALGUM BARULHO MUITO GRANDE….A APROXIMAÇÃO DE CONVERSA ENTRE OS SERES HUMANOS SEMPRE SE DÁ POR IDÉIAS QUE BUSCAM ALEGRIAS AGORA CONFUSÕES PODEM SER GERADAS ALI NO CALOR HUMANO TIPO FEIRAS LIVRES….ENTÃO O CARA NÃO ESTÁ FAZENDO AQUILO ALI SÓ POR QUE ELE QUER VENDER PORQUE HOJE A IMPORTANCIA DAS FEIRAS JÁ NÃO É MAIS SUFICIENTE PARA SE GERAR RENDA MUITO ALTA OU NUNCA FOI AS PESSOAS LEVAM AQUILO MAIS NA BRINCADEIRA E NO FINAL AINDA JOGAM KILOS DE COMIDA FORA ASSIM COMO SUPERMERCADOS ENTÃO EU POSSO FALAR QUE JÁ JOGUEI BOLA COM O REI DO FUTEBOL O GRANDE PARRÉ QUE ERA DA VÁRZEA DAS PRAIAS…NÃO SEI SE ENTENDERAM POR QUE ESSA BRINCADEIRA PARECE NÃO SER MUITO SÉRIA MAS HOJE EU TENHO CERTEZA…ENTÃO ELES NÃO PODEM ME DAR A GRANA POR APROXIMAÇÃO E SIM DEVEM FAZER ISSO COMO JÁ DISSE DEPOSITANDO A GRANA NA MINHA CONTA DIRETO PORQUE A IDÉIA DE QUE AS PESSOAS TEM SITUAÇÃO MELHOR NA VIDA OU CONDIÇÕES MELHORES NÃO É SUFICIENTE PARA QUE ELE PROVE QUE ESTÁ ALI DIA A DIA 24 HORAS 365 DIAS POR ANO E COMO É LEVADO NA BRINCADEIRA UMA PESSOA MUITO RICA PODERIA APARECER PELA PRIMEIRA VEZ SÓ NA SUA FRENTE PARA TE DAR UM CHEQUE MAS COM QUE BASES? LÓGICO COM A BASE DE ALGUÉM QUE ESTA ZOANDO VOCE MEIO QUE SEM QUERER COM IDÉIAS DE HUMANIDADE E QUE REALMENTE PODE FAZER ATÉ VOCE SIMULAR QUE É HUMILDE E QUE ESTA COM VERGONHA OU PASSAR A VIDA INTEIRA SENTINDO VERGONHA DE TER PEGO AQUELA GRANA E A PESSOA NÃO EXISTIR POR ISSO QUE EU FALEI DO LANCE DE COMPARTILHAR A MOVIMENTAÇÃO PORQUE É A MESMA COISA QUE ESSA PESSOA SER VOCE OU ESTAR DO SEU LADO….NÃO PARECE MAS PARA BOM ENTENDEDOR ISSO JÁ É LIMITE ENTÃO QUER DIZER QUE TODOS OS RICOS SÃO OS MESMOS QUE OS POBRES DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO NESSE LOCAL ENTÃO CARAMBA PORQUE OS PRÉDIOS ESTÃO VAZIOS? PORQUE VOCE PRECISA IR LÁ NA PORTA E ENTRAR NELE E INCRIVELMENTE VÃO APARECER CENTENAS DE PESSOAS CARAMBA MAS ISSO AÍ NÃO É BEM HUMANIDADE ENTÃO QUANDO CADA UM FECHA A PORTA DO SEU BURACO O QUE ACONTECE ALI? NINGUÉM SABE DE NADA PORQUE ISSO QUER DIZER QUE TEMOS MESMO ALGO PARA ESTUDAR ALI E EU NÃO TERIA PROBLEMA NENHUM EM AJUDAR PORQUE ISSO QUER DIZER QUE AS PESSOAS PRECISAM DISSO MAS SÓ DE O CARA SE LIGAR JÁ É UM GRANDE INICIO E NÃO É MENOS LOUVAVEL QUE SE DESRESPEITE ESSAS PESSOAS QUE VEM AO SEU ENCALÇO POR SEGUNDOS E TEM QUE SER TER PACIENCIA COM ELAS AGORA TEM QUE SE FICAR ESPERTO….É ISSO…ALI EU NÃO VOU NAMORAR COM MULHER NENHUMA PORQUE AINDA CORRE O RISCO DE SER AQUELES CARAS ALI MAQUIADOS NA CARA DE PAU….ENTÃO O QUE QUE ELES FIZERAM LA PARA TENTAR MANIPULAR A VIDA DOS OUTROS DIRETO?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/05/2008 - 22:01
    Enviado por: josé carlos

    Emprestei três cheques ao meu ex-patrão aos quais fez uma factoring, na empresa de um amigo a qual não se destina a tal função.
    Resultado, estou no serasa desde 01/2006
    1º – Até quando e ele têm poder de cobrar estes cheques já que ele não e do ramo de factoring?
    2º – E com relação ao meu ex-patrao, quais as responsabilidades e como fazer para fazer com que cumpra o compromisso assumido?
    3º – Posso entrar com um processo trabalhista?

    Obs. Tenho testemunhas/funcionários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/05/2008 - 23:29
    Enviado por: larissa

    quero saber por quanto tempo se emite e se recebe o comprovante de pagamento de imposto e as declarações (federais e estaduais).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2010 - 13:55
    Enviado por: Karine

    Boa tarde;
    Gostaria que vocês pudessem tirar essa dúvida…. Fiz um curso há 2 anos atrás, e só agora estão me ligando que não receberam uma mensalidade do mesmo; sei que paguei, pois lembro ter ido ao local e na ocasião, pedi uma declaração de todas as mensalidades pagas, no entanto não estou achando a mesma. Até o momento não recebi nem o certificado, sou obrigada a pagar novamente?
    Grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2010 - 10:46
    Enviado por: waldemar rocha

    A empresa que administra o condominio onde moro esta me cobrando um pagamento referente taxa de condominio de 12/2007 e 04/2008 alegando o não pagamento eté o presente, e… eu ja não tenho mais os comprovantes. Eles alegam que no prazo e 5 dias subsequentes apo´s esta dada, sob pena da lei entrarão com o Ação de reitegração de posse com pedido liminar conforme artigo 9 da lei n. 10.188 de 12/02/2001.
    esta certo isso? como devo proceder?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/10/2010 - 16:08
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O procedimento está correto, desde que realmente haja a inadimplência. Os registros da empresa mostram isso. Cabe a você demonstrar, de preferência na Justiça, que pagou. Se não tem os comprovantes, ficará difícil. Procure um advogado e se defenda na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/03/2011 - 17:13
    Enviado por: KARINA MOREIRA

    gostaria de saber qto tempo temos que guardar os comprovantes de pagamento de lojas com cartão proprio como riachuelo, marisa entre outros? obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: