Estado.com.br
Sábado, 25 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Perdas da poupança: prazo não acabou

Categoria: Assunto do dia

JOSUÉ RIOS – COLUNISTA DO JORNAL DA TARDE

Quando termina o prazo para o poupador exigir o pagamento da perda do Plano Verão? Diferentes datas têm sido informadas por entidades de consumidores e divulgadas pela imprensa.

Primeiro, falou-se que o prazo seria 19 de dezembro. Depois, sites especializados e notícias de jornais anunciaram novos prazos para reivindicar o direito: 31 de dezembro de 2008 e os dias 5 e 7 de janeiro foram as últimas apostas.

Felizmente, a confusão de datas estressou, mas não prejudicou o poupador, uma vez que os prazos informados (“prazo de segurança”, dizem alguns) são anteriores ao verdadeiro prazo fatal, a saber: o dia do aniversário da poupança na primeira quinzena de fevereiro de 2009.

Explico. Embora o Plano Verão tenha entrado em vigor no dia 16 de janeiro de 1989, as mudanças introduzidas por ele retroagiram e, ilegalmente, prejudicaram os poupadores que tinham conta com aniversário na primeira quinzena daquele ano.

Daí, o poupador que tinha poupança em janeiro, ao tirar o seu extrato no mês seguinte (fevereiro de 1989), constatou a perda de 42,72%.

Logo, somente no dia do aniversário da poupança em fevereiro de 89 foi que ocorreu a violação do direito e, portanto, é desse momento que deve ser contado o prazo de 20 anos para a entrada do processo na Justiça. Exemplo: quem constatou a perda no dia 10 de fevereiro de 1989 tem até 10 de fevereiro de 2009 para ajuizar a ação.

E esse é o entendimento que já vem sendo confirmado por diversas decisões da Justiça, entre elas o acórdão (decisão de instância superior) proferido pelos desembargadores da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, que esclareceram que a contagem do prazo de 20 anos “tem início no dia em que a obrigação deveria ter sido cumprida na íntegra pelo banco”, ou seja, conta-se o prazo do dia em que não houve o crédito dos rendimentos.

Lembrando que decisões idênticas à da corte paulista já foram proferidas diversas vezes pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, especificamente no caso da Poupança do Plano Verão.

Portanto, os prazos que vêm sendo divulgados até o momento não procedem e até o final da primeira quinzena do próximo mês (observado o dia do aniversário da poupança)as vítimas da garfada na poupança 89 ainda podem reivindicar o direito.

Apenas lembro um detalhe – sempre ele: quem entrar com o processo agora vai perder os juros moratórios durante todos esses anos. São os juros de 0,5% (e 1% a partir do Código Civil de 2002) que incidem sobre a perda em si da poupança, ou seja, sobre os rendimentos que deixaram de ser pagos.

Isso porque os juros moratórios são computados apenas depois que o poupador entra com o processo na Justiça, mas, exatamente, depois que o banco é citado – comunicado para responder e se defender no processo.

E, para ilustrar o tamanho da perda referente aos juros moratórios (juros de mora), basta lembrar, por exemplo, que um poupador que, em lugar de ajuizar a ação de cobrança em 1993 somente entrou com o processo este mês, vai deixar de receber um acréscimo de cerca de 120% do valor dos rendimentos que está reivindicando no processo de cobrança.

Mesmo assim, o poupador que não exigiu o direito até agora deverá desistir da cobrança, que pode ser feita via Juizado Especial Cível se a perda não ultrapassar o valor de 40 salários mínimos.

Quem sofreu perda de maior valor, vale a pena ver o se o direito já não está sendo defendido por uma das ações coletivas do Idec – e em que estado estas ações se encontram.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

74 Comentários Comente também
  • 25/01/2009 - 20:19
    Enviado por: elisabeth

    gostaria de saber se ainda posso entrar com a açao da perda da poupança e onde procurar, ja que meu pai faleceu em 91 e tinha conta com minha mae que por sua vez tambem abriu uma conta conjunta comigo e tambem faleceu tenho direito como filha as perdas da poupança como fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2009 - 15:29
    Enviado por: wilspn pacheco silva filho

    gostaria de saber se em 1989, o benge. banco do estado de minas gerais tinha poupança, pois pedir o extrato desta epoca e ele alega que no ano de 1989 nao tinha poupança nesta data e eu tenho certeza que nesta epoca tinha caderneta de poupança no benge

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2009 - 23:29
    Enviado por: ana maria coutinho

    EU TINHA UMA POUPANÇA NO ANO DE 94, NO BANCO BEMGE EM MG. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA RESGATAR O DINHEIRO QUE LÁ EXISTI.A

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2009 - 23:38
    Enviado por: ana maria coutinho tavares

    Quero verificar se tenho algum dinheiro, no antigo benge, na cidade de Itajuba, Minas Gerais, ondeeu tinha caderneta de Poupança, entre 1982 a 1986.
    Em Divinopolis-Mg. em 1993 e 1994 na conta 201357-1.
    Aquardo informações.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/06/2009 - 21:39
    Enviado por: clemilson marcio mendes

    minha mãe maria tereza rocha possuia um a conta do bemge,em 1994 ela retirou mais ou menos seissentos reais e ficaram tres mil no entanto o banco não prestou conta desse dinheiro ate hoje gostaria de saber como faço para que ela possa ser ressarcida desse dano,pois não conseguimos entrar em contato com a agencia dela que se fechou.obrigado qualquer informação entre em contato.031 93326264

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/07/2009 - 16:06
    Enviado por: Adriana Coletti

    Olá. Minha avó faleceu em 1994. Sei que ela tinha poupança, mas não sei em que banco. Como faço para descobrir?? E ainda temos prazo para recorrer???
    Aguardo
    Adriana

    RESPOSTA DO BLOG: O prazo para recorrer já acabou. E não há meios de saber se uma conta existe sem saber em que banco ela foi aberta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/07/2009 - 11:09
    Enviado por: ERICK

    Oi amigo, em 1987 meu pai abriu uma conta poupança para mim e minha irma, só que ele faleceu em 1988 e eu tinha 2 anos de idade, hoje teria como eu reaver este dinheiro? pois só agora fiquei sabendo desta conta e perderam os documentos entao nao sei em que banco esta a conta, tem como saber? muito obrigao e aguardo resposta.

    RESPOSTA DO BLOG: Neste caso ninguém pode ajudar, infelizmente, pois nem ao menos você sabe qual o banco onde estava a conta. E mesmo sabendo qual o banco, sem qualquer referência à conta, não haveria como localizá-la.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/07/2009 - 01:39
    Enviado por: jefferson

    gostaria de saber o numero dos acordaos e as cameras que foram proferidas que o prazo prescricional do plano verao so prescreve em fevereiro de 2009, grato.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não temos essa informação. Procure no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/08/2009 - 12:18
    Enviado por: simone

    Eu tenho uma poupanca no banco bemge aberta en 1883. Como faco pra resgatar o dinheiro?

    RESPOSTA DO BANCO: Que tal procurar o banco, ou quem comprou o banco, para ver se a conta ainda existe e se há alguma coisa nela? Para isso, você precisa ter o número da conta, senão esqueça, é impossível localizar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/08/2009 - 17:19
    Enviado por: Pedro Alberto Munhato

    Na época dos Planos Breeser, Verão e Collor eu tinha poupança no Banco Nacional, será que ainda há tempo de solicitar as perdas dos mesmos.

    Grato

    Pedro Alberto Munhato

    RESPOSTA DO BLOG: Esqueça, o prazo para entrar com ação já acabou.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/08/2009 - 20:50
    Enviado por: taty

    oiii gostaria de saber sobre uma poupança q foi em 1993 na caixa economica logo quando meu pai faleceu e foi o pis dele q foi depositado, fui atras da retirada a caixa economica sikplesmente me disse q nao existia mais a conta, vc poderia me informar o q ocorreu???

    RESPOSTA DO BLOG: Provavelmente trata-se de uma conta inativa. Se ela fica nesse estado por muito tempo, a conta é encerrada. Se você não tiver o número da conta, será impossível localizá-la.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/09/2009 - 15:22
    Enviado por: francismar de jesus flor pereira

    gostaria de maiores informações ,sobre o resgate da poupança do governo Collor de Melo.Moro no Arquipélago de Fernando de Noronha e nessa última semana recebi um telefonema de um escritório em Recife pois a poupança era do meu filho que era de menor .e eu não estava em casa ,quando uma pessoa ligou perguntando para meu filho que hoje já é de maior ,se ele tinha poupança nesse período .infelismente ele não anotou nenhum dados sobre esse telefonema .E como posso saber se tem alguma coisa de resgate para ele ( da poupança no período de collor ).Agradeço desde já pela resposta obg

    RESPOSTA DO BLOG: VOcê entrou com processo de revisão das perdas do PLano Collor? Se entrou, deve ter feito por meio de um advogado. Se não entrou, esqueça, o prazo para recorrer acabou em fevereiro de 2009.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/09/2009 - 19:50
    Enviado por: iellyda

    meu pai falesceu e ele deixou 7 filhos
    e uma conta no banco bradesco no nome dele
    ele falesceu em fevereiro de 2009 quero saber se esse dinheiro ainda esta la ?
    e qual é o prazo de validade pra retirada da quantia ?

    porque precisamos da assinutura de todos os filhos mas tenho uma irmã q esta na noruega

    obg

    agradeço a informação q a mim sera dada

    obg

    RESPOSTA DO BLOG: Só o banco pode informar se a conta ainda existe e se tem dinheiro. E ela só poderá ser movimentada após o final do inventário. Pergunte ao advogado que está cuidando do inventário.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2009 - 20:06
    Enviado por: vanderlei josé formelh

    oi eu tenho uma poupança que minha falecida avó fez para mim no banco bradesco no ano de 1985. um deposito de 25.000.00 e nunca mais foi mexido no dinheiro será que tenho algum dinheiro la ainda
    e como faço para resgatar o dinheiro fui no bradesco pedi o extrato da conta eles me informaram que terei que pagar 7.00 por folha que vier por que o banco terceirizou as microfilmagens

    RESPOSTA DO BLOG: O banco está correto, a cobrança é autorizada. Você precisa ter o número da conta para que ela seja localizada, senão ficará impossível. POr outro lado, a chance de haver dinheiro é quase zero, pois a inflação provavelmente comeu tudo, além das mudanças de moeda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2009 - 17:07
    Enviado por: Suelyda

    Oi, eu tenho uma poupança que eu fiz em 1989 na Caixa Economica (Na época era cardeneta de poupança).
    E nunca mais foi mexido no dinheiro será que tenho algum dinheiro la ainda.
    E como faço para resgatar o dinheiro?

    RESPOSTA DO BLOG: Provavelmente trata-se de uma conta inativa. Se ela fica nesse estado por muito tempo, a conta é encerrada. Se você não tiver o número da conta, será impossível localizá-la.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/10/2009 - 23:01
    Enviado por: Renard

    Olá,

    Um tio meu abriu uma poupança para mim em 1980 na extinta caixa Econômica Estadual. Tenho uma especie de caderneta amarela com valores anotados e o número da conta. Ele parou de depositar em 1989 e só agora me mostrou esse documento.
    De quem devo cobrar esses valores, uma vez q a caixa economica estadual de minas gerais não existe mais?
    Será que ainda existe como reaver algum dinheiro?

    obrigado

    REPSOSTA DO BLOG: Só o banco pode responder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/10/2009 - 15:36
    Enviado por: DALVA

    OLA !
    Tenho uma caderneta de poupança caixa estadual.
    é de 92 /93/94 tem valores de reajustes .
    Tenho o numero da conta .
    Mas a caixa que fiz essa poupança fechou ,como posso fazer para saber se ainda meu dinheiro esta la.
    Essa poupança é da epoca do Collor.
    E como posso retirar ?
    em 94/ o valor da poupança era de $ 4.415,68
    Aguardo o retorno e agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Só o banco pode responder de que forma isso pode ser resgatado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2009 - 23:50
    Enviado por: silvio da silva climaco

    oi, meu pai morreu dia 21 de maio de 1984, e tal foi a minha surpresa, que ontem dia 20 de outubro fui procurado por um advogado, dizendo que o meu pai tinha feito uma poupança para mim e meus irmãos no banco do bradesco na agencia de guajara mirim – rondonia,e queria que eu assinasse uma procuraçao para ele entrar contra o banco para reaver o dinheiro que o banco tinha se apropriado indevidamente,e o mais engraçado e que eu tenho conta neste mesmo banco e eles nunca me emitiram um extrato dessa poupança.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/10/2009 - 22:20
    Enviado por: elaine

    meu pai deixou uma poupança para mim. mas ele faleceu, a conta ia ser transferida nos dias que antecederam sua morte. tenho o cartão dele, mas a senha não . como faria para resgatar este dinheiro. os meus irmãos concordariam em assinar esta retirada. pois sabiam da vontade do meu pai. faz 1 mes que ele faleceu. grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/11/2009 - 09:14
    Enviado por: Rogério Oliveira Borges

    Olá bom dia!No ano de 1989 eu tinha uma poupança que meu pai abriu pra mim e todo mês ele depositava uma quantia pra mim só que no plano color minha poupança sumiu e hoje meu pai não tem nada que possa comprovar essa conta como eu faço para poder reivindicar essa conta denovo? a conta era no meu nome mais no cpf dele consegui uma carta com um advogado para mandar pra caixa aqui na minha cidade mais eles olharam a carta e me disse que não tinha nada nesse sentido lá no banco e agira como faço e o que devo fazer??
    Obrigado e aguardo retorno breve!!!

    RESPOSTA DO BLOG: Sem nenhuma informação sobre a conta é impossível localizá-la.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2009 - 13:02
    Enviado por: luanna

    gostaria de saber como faço pra retirar um redimento da conta poupança do meu pai que faleceu a quase 20 anos?

    RESPOSTA DO BLOG: Jà pensou na hipótese de ir ao banco e fazer essa pergunta lá? Só será possível obter a informação com o número da conta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2009 - 17:57
    Enviado por: Rejane Gomes da Luz

    Eu tinha uma poupança alguns anos atras,talvez em 1987, no banco Meridional no RS.Eu gostaria de saber,se tenho como descobrir o numero da conta?

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo há o que fazer. Se você não sabe o número, esqueça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/12/2009 - 10:55
    Enviado por: Joge Luiz Skora

    Gostaria de saber como posso saber, se eu tinha poupança neste período. Banco bradesco, Bamerindus, Caixa Ecônomica e City Bank?
    Como posso saber se tinha conta nestes bancos nesta e em outra época?

    Aguardo contato

    Jorge Luiz Skora

    RESPOSTA DO BLOG: Os bancos não têm como descobrir se não informar o número da conta. Não é possível rastrear por nome.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/12/2009 - 15:35
    Enviado por: luzimar honorato

    eu tinha uma conta poupança na caixa econômica federal no ano 1994 gostaria de saber se ainda tenho o direito de resgatar ? sem mais agradeço luzimar

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 14:19
    Enviado por: thiago vieira

    hola, tenho uma caderneta de poupança do ano de 87. e possuo em mãos a caderneta de poupança com todas as anotaçoes so que ja fui na caixa e uma serie de lugares para saber sobre essa conta e nunca ninguem me fornesse alguma informação util, ja não sei mais onde ir procurar essa conta! sera que vc poderia me ajudar por favor?
    agradeço desde ja pela atenção

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não podemos ajudar neste caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 10:10
    Enviado por: carla carvalho

    Bom dia ,

    Gostaria , se possivel , que esclarecesse uma duvida minha:

    Meu marido foi casado somente na igreja com uma mulher que nesse casamento tiveram um filho.Depois de que se separou me casei com ele em comunhão parcial de bens , temos um filho !!
    Desde os 17 anos ele tem uma empresa e só depois que casamos ele abriu registro dela com sociedade do irmão dele.Compramos uma carro no nome da empresa e estamos comprando uma casa em que o financiamento vai ser em nome dele.
    Esse meu enteado tem direito a que? Se eu passar a casa , o carro tudo para meu nome ele não tem direito?Como faço para não ter que dividir o que conquistamos juntos depois do casamento , pois acho injusto eu e meu filho termos que dividir uma coisa que eu e meu marido construimos , além do que , a familia da mãe do meu enteado ttem uma vida estavel , tem condições melhores que as nossa…
    Como faço para que isso não aconteça?

    Aguardo
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Seu caso é bastante específico e está fugindo da área de defesa do consumidor. Não temos como responder. Sugerimos que procure um advogado especializado em direito da família ou em direito comercial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/01/2010 - 16:39
    Enviado por: jardel

    Boa tarde!!! gostaria de saber se ainda tenho chance de reaver o meu dinheiro de uma poupança de 1989 que sumiu com o plano color!!!
    ou o prazo já acabou?

    RESPOSTA DO BLOG: O prazo já acabou.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/01/2010 - 16:12
    Enviado por: osvaldo moraes

    Ola Tudo Bem.
    Tenho 57 anos, o meu avo abriu uma conta poupanca – de menor na epoca eu tinha 5 anos tenho a cardeneta de poupanca de menor- que e da Caixa Economica Federal, estive a tempos atras na agencia, eles informaram que eu nao tenho mais nada devido as mudancas de planos e dinheiro, agora gostaria de saber se nao seria automatico a propria caixa fazer essa mudanca, visto que eu era menor na epoca se alguem tenha uma informacao do procedimento e possa me dar uma orientacao agradeco.
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2010 - 15:17
    Enviado por: Giani

    Olá, Minha bizavó abriu uma conta poupança em 87 em meu nome, possuo nº da conta, agencia, etc.
    É possível que essa conta exista ainda?
    Se caso tenha sido encerrada, como devo proceder?

    RESPOSTA DO BLOG: Sem os dados da conta, é impossível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2010 - 15:23
    Enviado por: Elenizia Moreira

    Minha mae teve uma conta conjunta com meu pai, e ele ja faleceu. Era no extinto banco nacional ? Como faço para descobrir o numero dessa conta ? Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Sem saber o número da conta não é possível localizar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2010 - 17:27
    Enviado por: Taciane Signoretti

    Ola! Tenho uma conta poupança de 1994 no Bradesco, tenho o numero da conta e os extratos comigo, será que tenho algo para resgatar ou a conta já está inativa?? Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Consulte o banco para saber.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2010 - 06:40
    Enviado por: denise de oliveira

    meu pai abriu uma conta poupança quando eu tinha 6 anos no ano de 1984,no banco nacional,o banco nunca emitiu documentos ou extratos, nunca enviou documentos para o acompanhamento desta conta.So fiquei sabendo desta conta a 3 anos atras 2006, quando encontrei nos pertences de minha mae , toda documentaçao da abertura e comprovante de deposito. procurei o unibanco e eles nao me forneceram nenhum documento desta conta, alegando que nao encontraram, sei que foi o unibanco que comprou o banco nacional.Como proceder?

    RESPOSTA DO BLOG: Sem o número da conta é impossível localizar. Você pode até tentar contratar um advogdo para ajudar, mas não dará certo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2010 - 13:45
    Enviado por: Roque tavares

    eu fiz uma abertura de cardeneta de poupança no ano de 1992 eu tenho algum direito a receber.
    eu fiz uma poupança de 300.000,00 e eu ainda não recebi como posso fazer para receber este dinheiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2010 - 17:08
    Enviado por: edvaldo

    meu pai tinha uma conta no banco bemge, fundo ao portador, o que devo fazer para conseguir extratos desta conta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/03/2010 - 14:22
    Enviado por: Franciny

    Boa tarde, o Jornal Nacional divulgou ontem (10/03/2010) novo prazo prescricional que seria 15/03/2010. Não estou entendendo mais nada!!!
    Procede a informação veiculada???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/03/2010 - 15:52
    Enviado por: ROGERIO PIEROZAN

    ONTEM A NOITE NO JORNAL NACIONAL FOI COMENTADO SOBRE
    PERDAS DA POUPANÇA QUANDO DO CONGELAMENTO PLANO
    COLLOR EM 1990,GOSTARIA DE SABER SE TEM POSSIBILIDADE DE ENTRAR COM UMA ACAO PARA RAEVER ESTAS PERDAS.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/03/2010 - 16:54
    Enviado por: Karine

    Meu tio faleceu em 1990 e deixou uma conta para meu primo por que ele era de menor em 1990 , será que ele tem o direito de resgatar o dinheiro agora em 2010 ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/06/2010 - 23:11
    Enviado por: Marcia Valeria

    Olá, gostaria de saber se tenho como descobrir o numero antigo de uma poupança feita na caixa economica, eu não fechei mas tambem não movimentei mais.
    Agradeço
    Valéria

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/08/2010 - 21:23
    Enviado por: cézar leandro de macedo

    Tinha uma dinheiro no fundo ao portador, porem hoje não tenho nenhum comprovante,fui a uma agencia do hsbc: eles me pediram um comprovante qualquer alegando que só com meus documentos não da para saber em que ações esse minha economia foi investida; eu não tenho nada o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2010 - 15:48
    Enviado por: MONICA CRISTINA SILVA DE SOUZA

    OI BOA TARDE , GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO EU SABER O NÚMERO DE UMA CONTA QUED EU TINHA ENTRE 1980 A 1984 NO BANCO BANESPA.
    DESDE JA MUITOP OBRIGADA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2010 - 12:28
    Enviado por: tacio

    meu pai tinha uma conta no bradesco por volta do ano 1984,ele tem o número da conta e da agência e alguns extratos.com esses papais tem como ele recuperar essa conta?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/10/2010 - 22:00
    Enviado por: Leandro Mugnol - AchaCarro

    Olá pessoal, eu tenho caderneta de poupança do extinto banco meridional, gostaria de saber se tenho como resgatar o dinheiro, ou verificar de alguma maneira, conta foi aberta em 86, com o ultimo depósito em 89, tenho os comprovantes e a caderneta, obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2010 - 16:13
    Enviado por: moises januario

    eu gostaria de saber se eu tenho direito a receber algum dinheiro por ter conta poupança em 1989? se eu tenho o que eu devo fazer pra receber este dinheiro?

    obrigado aguardo retorno

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2010 - 16:14
    Enviado por: moises januario

    porque uma empresa chamada sulamerica revisoes entrou em contato comigo e disse que eu tenho este direito?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2010 - 14:36
    Enviado por: antonio

    a alguns anos tinha uma conta no Banespa hoje santander, comprei uma acoes, gostaria de saber se tenho como consultar como estao estas acoes, se ainda tenho direito delas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2010 - 10:05
    Enviado por: gisela

    meu vÔ abriu uma conta no meu nome na caixa desde 1993 gostaria de saber se existe ainda esta conta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2010 - 09:27
    Enviado por: sonia

    ola minha amiga perdeu seu esposo a 10dias e ele tem bens e uma conta bancaria pois ele tinha firma aberta em seu nome a qual sua esposa tem uma procuracao para mexer,e agora apos o seu falecimento o que ela deve fazer pois essa conta e da firma e ela precisa do dinheiro para dar continuidade nas coisas,ha e eles so tem um filho ja maior de idade,o que pode ser feito.ela tem direito a movimentar essa conta?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/11/2010 - 18:32
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Ela precisa contratar um advogado e realizar um inventário. Se mexer na conta poderá ser processada por falsidade ideológica.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/02/2011 - 20:21
    Enviado por: ElizabeteDorvalina Coelho

    Gostaria de saber se tenho direito em uma poupança aberta em 92.tenho o extrato de 96.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2011 - 20:23
    Enviado por: ElizabeteDorvalina Coelho

    será que tenho direito?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/02/2011 - 11:20
    Enviado por: DAYANE GONÇALVES

    Gostaria de saber se consigo fazer a retirada de um dinheiro reajustado ate os dias de hoje,de uma conta que meu pai abriu e depositou na epoca a quantia de 250,00,e somente hoje ele nos contou dessa conta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/06/2011 - 10:30
    Enviado por: regina

    gostaria de saber se consigo aberto uma poupança de 200 no ano de 1992 ainda e possivel tem algun fundo ou nao e como posso saber

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/06/2011 - 19:00
    Enviado por: José Ricarte B. Filho

    Boa noite! Meu pai abriu uma caderneta de poupança em 1991 ,e como eu era menor e tambem com todas essas confusoes nas poupanças tambem nunca fui atras. Gostaria de saber agora se tendo a caderneta e alguns extratos tenho direito a algum dinheiro?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/08/2011 - 20:11
    Enviado por: maria

    A uns dois anos atras um advogado ligou para minha casa e disse que se eu abrisse um proscesso levaria uns dois anos para receber esse tal de plano Collor fui ate ele na av.Paulista entreguei todos os meus documentos a secretaria dele xerocou tudo e me disse que eu deveria aguardar uns 5 dias e receberia os extratos desejados,ate hoje eu aguardo esses extratos procurei esse homem e ele desapareceu,agora esses dias outro ligou aqui com esse mesmo papo e que eu deveria reconhecer firma para dar entrada outra vez o que eu faço pois não entendo nada disso e no momento estou muito necessitada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/08/2011 - 20:42
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não há o que fazer. No máximo reclamar contra esse advogado na OAB. O prazo para requerer as perdas já acabou.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/08/2011 - 22:45
    Enviado por: Cristian

    Bao noite, eu tenho uma caderneta de poupança em conjunto com a minha mãe, pois na época eu era de menor. Gostaria de saber se ainda tenho direito a receber este dinheiro que foi da época do plano Collor?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/10/2011 - 17:34
    Enviado por: ademir oliveira de araujo

    Em 1985 abrir uma conta poupança no bradesco e na caixa econ federal na cidade de marabé no para. nao era muito alto o valor porque tudo era dificil, mas de la pra nao mexir mais nesse assunto. tenho esse documento comigo até hoje. O que posso fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: