Estado.com.br
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Oi tortura consumidor com cobrança indevida

Categoria: Assunto do dia

É possível respeita uma empresa que age como a Oi está agindo com a leitora do JT Fernanda Del Vigna, de São Paulo? O tratamento dispensado, mais do que incompetência, é uma tortura. Leia o relato:

“A Oi me enviou uma cobrança indevida e, por isso fui pessoalmente a loja para reclamar. Só que foi informada pelo gerente que eu só poderia reclamar pelo telefone. Mas tento ligar e a empresa sempre está fora de sistema. Após muitas tentativas, consegui ser atendido. Porém, de nada adiantou, já que o problema continua. Não contratei nenhum serviço além do me plano usual. Não sei de onde a operadora tirou tais cobranças. Quero receber o valor que a Oi está me cobrando em dobro.

RESPOSTA DA OI: Oi entrou em contato com a cliente para informar que<QA0>
o serviço citado foi cancelado. A empresa acrescenta que os créditos procedentes serão concedidos.

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO: A empresa entrou em contato com a leitora para solucionar o problema, mas logo após isso encaminhou uma cobrança indevida mesmo assim.

COMENTÁRIO DO ADVOGADO DE DEFESA: A empresa Oi não deveria ter imposto serviço não solicitado à cliente e, muito menos, deveria ter causado tanto desgaste e demorado horrores para resolver o problema causado pela própria empresa. Isso revela o seu desinteresse e respeito pelo consumidor. Se alguma cobrança indevida chegou a ser realizada, o valor deve ser devolvido em dobro, e com correção monetária.

11 Comentários Comente também
  • 14/09/2010 - 12:26
    Enviado por: Thiago Dantas

    Caso complicado! … Mas deixando um pouco de lado o assunto em pauta, quero observar que esqueceram de escrever a letra “R” do “respeitaR” na primeira frase do texto. ;]

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/09/2010 - 21:04
    Enviado por: Dr Luis

    A OI tem esta mania mesmo, abri uma reclamação com ela sobre uma cobrança que eu não reconhecia e o operador já disse que iria abrir a reclamação, mas não adiantaria nada pq era a regra e bla bla bla O.o – se imagina então como eles estão tão viciado na resposta que até desistimulam o consumidor a abrir a queixa.

    Fui via ANATEL e no dia seguinte já me ligaram para esclarecer e abrir a queixa, fizeram um crédito no mesmo dia e após 5 dias tentaram me ligar 9 vezes (não pude atender, estava em uma reunião) e encerraram o caso dizendo que o fizeram por livre vontade… não vou mentir deu vontade de reabrir a reclamação, pois eu tinha aprova gravada (dá pra acreditar que a operadora me exigiu isto? huahuaua) Demais né?

    A e a empresa não tem respeito a lei do sac, pois a primeira opção não é falar com um atendente, nem existe esta opção em todos os menus…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/09/2011 - 11:49
      Enviado por: Nicole Grosch Tavares

      Isso mesmo,leia meu post abaixo.Alem de mandarem voce retornar no numero 1057,este não possui nenhum item do menu que me atenda e não opçao de atendimento com um dos ” consultores”.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 29/09/2010 - 10:50
    Enviado por: Élida Rocha

    Comigo aconteceu assim:

    Mesmo depois de já ter sido decidido pela 12ª Vara da Justiça, de que aparelhos celulares são produtos essenciais e que, portanto, devem ser trocados por defeito, imediatamente, a empresa de telefonia Oi insiste em ignorar o próprio Código de Defesa do Consumidor, que específica a norma por meio do artigo 18 parágrafos 1º e 3º, da Nota Técnica 62/CGSC/DPDC/2010.
    O fato é que no sábado, dia 25 de Setembro, comprei um celular na OI (loja 122) do shopping Central Plaza, que fica na Vila Prudente. Lá, eu comprei o celular e ampliei o plano que tenho com a operadora. Paguei o aparelho celular à vista. No domingo o aparelho começou a apresentar problemas. Ele trava após uma ligação, e só retorna depois de desligar e ligá-lo novamente. Este problema aconteceu outras vezes na segunda-feira e quando foi no dia 28 de Setembro, eu levei o celular para a troca na loja. Levei o aparelho travado, para que pudesse mostrar ao vendedor o defeito. Você pensa que fui recebida com respeito ao Código do Consumidor?
    A resposta é totalmente negativa! O vendedor Elder, ligou para sua gerente Luciana, que simplesmente negou a troca, porque segundo eles, eu precisava ter trocado em 24 horas. Agora, eu teria de procurar a assistência da Nokia (fornecedor) e se eles achassem necessária a troca, eles mandariam um laudo para a OI, e assim a troca seria feita. Isso levaria mais ou menos uns 30 dias. Não é lindo? Um celular que você compra à vista, quebra, você leva para trocar 3 dias depois e eles olham para você e mandam levar para a assistência técnica…
    Falei de todo o código do consumidor, mas o vendedor disse que não poderia fazer nada. Apenas pediu para eu retornar no dia seguinte, que eles tentariam, leia bem, ele iriam tentar falar com o departamento comercial, mas que não prometiam nada.
    Prometer? Eu não quero promessas, eu exijo os meus direitos. Apenas isso!
    Liguei para o atendimento da OI, porque entendo que estas lojas são franqueadas e que, portanto, a empresa teria uma outra postura. Mas a atendente, Daniela Cristino, me disse que não poderia fazer nada, porque o atendimento ali era apenas para resolver problemas no aparelho e não para questões da loja. Eu abri um formulário de reclamação, que segundo esta atendente, eu teria um retorno em cinco dias.
    Agora, fala Brasil: Cadê o Consumidor???
    Para quem estiver interessado no assunto. O contato da Loja Oi é o (11) 2066-9626, liguem lá e perguntem aonde está o Direito do Consumidor?
    Por Élida Rocha
    Jornalista, mas primeiramente consumidora. E exijo os meus direitos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/07/2011 - 16:38
    Enviado por: Dilma

    A situação da telefonia celular é caótica nesse país. Quem sai perdendo somos todos nós; reclamar, vai adiantar? cade a justiça?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2011 - 11:46
    Enviado por: Nicole Grosch Tavares

    Acabo de passar pelo mesmo problema.Ano passado tentei cancelar e nunca conseguia porque o sistema estava fora do ar,ou passavam para o setor errado e eu teria que retornar a chamada.Um belo dia um atendente me ligou oferecendo serviços e falei que queria cancelar e eles só estavam me enrolando.Foi ali que consegui o tão esperado cancelamento dos serviços.Hoje,quase um ano depois me ligam da Contax avisando que vou ser negativada pelos creditos que não reconheci.A OI novamente começou seu show de torturas,pois só me mandam retornar para o numero 1057,uma vez que nenhuma atendendente é responsavel pelo DDD que ligo,ou por cancelamentos,ou por contratos. To sem saber o que fazer…Estou me sentindo torturada,como se tivesse um bandido me assaltando com uma arma na cabeça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/09/2011 - 22:13
    Enviado por: luciana

    boa noite!estou nesse exato momento passando um constrangemento com a operadora oi,eu paguei na loterica um aconta do mês 7 de 154,24ai estou recebendo ligações q está conta ñ foi paga fiquei muito nervosa falei q tinha sim sido paga,e eles me passaram q foi um erro do sistema ,pq o sistema tbm falha.e falou se eu ñ apresentar o comprovante q eu vou continuar recebendo liugações e ate mesmo outra cobrança,eu achei um abisurdo.eu quero colocar na justiça esses aborrecimento q eu estou tendo com a oi isso e uma falta de respeito.comconsumidor.como q eu faço quem eu proucuro,mme ajude por favor desde já muito obrigado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2011 - 22:58
    Enviado por: Michelli

    Olá. Sou estudante de Jornalismo e comigo aconteceu a mesma coisa. Fiz um plano de internet 5gb e no primeiro mês eles me disseram que fizeram outro plano. Em menos de 20 dias a conta ficou em 425 reais isso é incabível. Liguei pra oi e eles me disseram que iriam fazer uma notificação para o setor de faturamento e que dentro de 5 dias vão me retornar, mas tenho medo, sei que a Oi é uma empresa complicada de se lidar e que demoram para resolver a situação. Só sei que quando contratei o plano contratei um plano de 5gb e não outro. Isso é um desrespeito com o consumidor me sinto muito humilhada com o que a empresa fez e faz com muitos brasileiros. Preciso saber que atitudes tomar se dentro de 5 dias a empresa não em retornar, por favor me ajudem. Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 09:48
    Enviado por: Rene

    As operadoras de telefonia, principalmente a OI, dão gordas propinas para campanhas políticas. Em troca, os políticos não cobram solução e não punem essa empresa, que sangra o povo brasileiro como se fosse um vampiro.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: