Estado.com.br
Segunda-feira, 21 de Abril de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Isenção de IPVA para carros roubados já está valendo

Categoria: Assunto do dia

MARCOS BURGHI – JORNAL DA TARDE

O governo do Estado de São Paulo vai suspender a cobrança ou restituir os valores já pagos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) de automóveis furtados ou roubados. A medida, publicada ontem no Diário Oficial do Estado, é retroativa a 1º de janeiro de 2008, e os valores estarão disponíveis aos contribuintes no próximo ano.

José Clóvis Cabrera, diretor executivo da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, diz que o cálculo será realizado com base nos meses do ano em que o contribuinte ficar sem o veículo.

Ele explica que o valor do IPVA devido será dividido por 12, e o contribuinte irá receber a devolução do valor proporcional ao período do ano em que foi privado do bem. Ele usa como exemplo, o contribuinte que foi roubado ou furtado em maio. A contagem do período será feita de junho a dezembro. Assim, no ano seguinte, ele terá disponível o correspondente a sete meses.

Segundo Cabrera, não será necessário que os contribuintes comuniquem as ocorrências à Secretaria da Fazenda.

A troca de informações será realizada entre a Secretaria de Segurança Pública e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo(Detran-SP), que no momento do bloqueio do registro do veículo por furto ou roubo informará à Fazenda Estadual. De acordo com o diretor, até o dia 28 de fevereiro do ano seguinte, o órgão vai publicar no Diário Oficial a lista de contribuintes com direito à dispensa ou restituição.

Desconto proporcional

O valor estará disponível para saque em qualquer agência da Nossa Caixa. No caso de contribuinte que tenha seu veículo roubado ou furtado e recuperado no mesmo ano, o imposto será devido, com desconto proporcional dos meses em que o carro esteve desaparecido, e deverá ser pago em até 30 dias após a recuperação. No caso de recuperação no ano seguinte, a restituição será proporcional ao número de meses daquele ano anteriores à retomada do veículo.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, nos dois primeiros trimestres deste ano, foram registrados cerca de 30 mil roubos no Estado, 15, 6 mil, mais da metade, na Capital. Furtos foram 49,5 mil, 21,8 mil só na Cidade de São Paulo.

São classificadas como roubo, as ações em que o bem é levado mediante ameaça; os furtos são as ações na ausência do proprietário. A Fazenda estima que o governo vá abrir mão de R$ 24 milhões ao ano por conta da iniciativa.

A arquiteta Carolina Toyama, 37 anos, deverá estar entre os beneficiados da primeira lista, que será divulgada em fevereiro de 2009. Ela conta que teve o carro furtado em março e teve de pagar algumas prestações mesmo depois de ter o carro roubado.

Além disso, diz ela, como a operação de compra havia sido feita no sistema de leasing – em que o bem permanece no nome da instituição que financiou o veículo –, houve problemas para conseguir a o seguro. “A medida é boa, mas melhor seria mais segurança”, diz.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quando a norma entra em vigor?

Publicada ontem no Diário Oficial do Estado, tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2008

Será preciso comunicar roubo ou furto à Secretaria da Fazenda?

Não, o controle será feito por meio de informações fornecidas ao órgão pelo Detran.

Como será feita a restituição?

O valor será proporcional ao número de meses do ano em que o contribuinte estiver sem o veículo. No caso de uma ocorrência em abril, a contagem será feita a partir de maio, mês seguinte ao delito, até dezembro, o que dará direito à devolução do correspondente a oito meses

E no caso de carro furtado ou roubado e recuperado no mesmo ano?

O valor da restituição corresponderá ao número de meses em que o veículo esteve desaparecido. O mesmo vale para veículos recuperado no ano seguinte

Nesse caso, como será feito o pagamento do IPVA devido?

O contribuinte terá 30 dias de prazo, a partir da data de registro da recuperação do veículo

Será feita a compensação com o pagamento do ano seguinte?
Não. O valor estará disponível ao contribuinte em qualquer agência da Nossa Caixa, desde que o nome conste da lista publicada pelo governo

E se não houver Boletim de Ocorrência?

O contribuinte pode dirigir-se a uma unidade da Secretaria de
Estado da Fazenda com alguma comprovação da ocorrência, onde fará uma declaração pleiteando a dispensa do pagamento ou a restituição. Para verificar qual o posto da Secretaria da Fazenda mais próximo basta consultar o site da instituição  www.fazenda.sp.gov.br).

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

172 Comentários Comente também
  • 02/09/2008 - 10:59
    Enviado por: RICARDO RIBEIRO

    BOM DIA! TIVE UM CARRO ROUBADO HÁ 10 ANOS ATRÁS, SERÁ QUE CONSIGO O DESCONTO NO IPVA??
    ATENCIOSAMENTE,

    RICARDO.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/07/2011 - 13:52
      Enviado por: Bismarck Soares

      Vendi um carro ha 10 anos e o mesmo continua no meu nome, perdi contato com o comprador e tem 4 anos de IPVA atrasado. O que faço?? Nao tenho + nenhum documento do veiculo. Só uma xerox do DUT.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/09/2008 - 19:04
    Enviado por: Maria José R l> Duarte

    Essa lei deveria valer tambem para o Rio de Janeiro.
    Comprei um carro 2008 e fiquei com ele apenas dois meses e o mesmo foi furtado e agora tenho que pagar um outro IPVA referente ao novo carro.
    Simplesmente absurdo!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/09/2008 - 21:09
    Enviado por: Leandro

    bom, fica aqui minha indignação pois se você tem um carro roubado pra que você vai pagar um IPVA?

    você nem vai ter mais o carro, por quer eles não colocam mais policiais nas ruas pra que não deixem que roubem o trabalhador brasileiro que trabalha, e ganha seu dinheiro honestamente e paga seus impostos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/12/2008 - 11:36
    Enviado por: Rodrigo

    Tive meu veículo furtado no ano de 2007 e não posso ser beneficiado pela lei de isenção, visto que esta só retorage á 1º deJaneiro de 2008. É um absurdo isso! Ou seja, um meliante vem e furta ou rouba seu veiculo e o contribuinte é obrigado a pagar o IPVA (sob pena de ter incluso seus dados no CADIN/SPC/Serasa). O decreto do Governador José Serra realmente irá beneficiar 170 mil contribuintes que tiveram seus veículos furtados no ano de 2008, porém o governador José Serra deveria ao menos ter “bom senso” de retroagir o beneficio a todos que tiveram o mesmo problema!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2008 - 14:25
    Enviado por: jose eduardo mari

    boa tarde
    tive meu carro furtado no dia 15 janeiro de 2006 sendo que no dia 13 /01/06 havia pago a primeira parcela do ipva e o seguro . Agora estão me mandando uma conta absurda com juros e correção da 2º e 3º parcelas. Solicito informaçao se é devido ou se posso recorrer pois não fiz uso do direito de propriedade e posse.Estou me sentindo lesado mais uma vez . Solicito um parecer para devidas providencias
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2009 - 12:10
    Enviado por: joão josé de aliveira ~

    gostaria de saber se posso parcelar meu ipva do meu veículo roubado em fevereiro de 2006ou se passo requerer alguna forma de desconto,

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 09:36
    Enviado por: Hélio Araujo

    Tive um Caminhão Volvo Roubado em agosto/2008 e não havia pago nenhuma parcela do IPVA, e agora recebo a cobrança integral. O que me sugerem, visto que o roubo foi no Rio de Janeiro, e quanto custa os serviços vossos.
    Aguardo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 13:17
    Enviado por: augusto fernando domingues

    tive um veículo GOLF roubado em 11/01/2006 com vencimento da primeira parcela em 20/01,motivo pelo qual não recolhi nenhuma parcela, foi feito BO na delegacia , comunicado o depto de trânsito para bloqueio.Tive cobrança de 2006/2007/2008 e 2009 já está lançado.Qual seria a
    atitude a tomar?Grato Fernando

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2009 - 17:14
    Enviado por: rosana aparecida rodrigues

    tive um carro roubado em 2002 e o ipva chegou referendo ao ano de 2000 que eu faço????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2009 - 18:52
    Enviado por: Gilmara Pires

    Boa tarde! como posso proceder referente a cobrança de ipva de veiculo com busca e apreensão que foi entregue no ano de l999 , e esta sendo cobrado os anos de 2001 a 2006, porem não tenho nenhum comprovante que foi entregue o veiculo, pois estava em nome do meu pai e era do meu ex-marido.Apartir do momento que foi entregue o veiculo o certo não era o veiculo não estar mais em seu nome, para nossa surpresa ainda consta, o que faço agora!! Aguardo uma resposta, desde já agradeço a atenção MARA.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2009 - 18:57
    Enviado por: Fabiana

    O meu caso é semelhante ao de tantos outros colegas acima, tive o meu carro roubado em março de 2006 com 2 parcelas do ipva pagas como já não tinha meu carro não paguei a 3 parcela. Agora em 2009 estão me cobrando o azar de morar em são paulo. me sinto lesada novamente. Posso recorrer, quais são os caminhos?
    obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2009 - 01:11
    Enviado por: Maria Eduarda Vandoff

    A situação é a seguinte: Meu cliente possui alguns caminhões dos quais foram dados em garantia de uma dívida de uma empresa. No vencimento,a dívida não foi paga e está sendo discutida na justiça e estes mesmos caminhões estão parados. Há alguma maneira de impugnar o pagamento do IPVA destes veículos,baseado na tese que estes são objetos de uma discussão judicial?
    Grata,desde já.
    M.E. Vandoff

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2009 - 13:24
    Enviado por: Vornei Correia da Silva

    Meu veiculo foi roubado em 2005, fiz o BO e somente nesse ano de 2009 veio a cobrança do meu IPVA de 2005.
    Eu tenho que pagar essa cobrança?
    Ela é legal?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2009 - 10:39
    Enviado por: JOSÉ ÁLVARO GIOVANELLI

    Meu carro foi roubado em 2001, e para que o seguro nos pagasse a indenização, fomos obrigados a pagar o IPVA. Agora estão nos cobrando esse mesmo IPVA. Como devo proceder?
    A empresa de seguro não nos dá uma resposta, já ligamos várias vezes, temos protocolo, já mandamos e-mail para a ouvidoria.
    Sendo essa dívida de 2001, se ela existisse, já não teria sido prescrita?
    Grato
    José Àlvaro Giovanelli

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2009 - 10:15
    Enviado por: Rogério

    Bom dia, gostaria de saber o numero da lei que fundamenta sobre a restituição do ipva dos proprietarios que foram vitimas de roubos ou furtos de veiculos.
    grato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2009 - 15:11
    Enviado por: MARCIO CRIVOI

    BOA TARDE !! TIVE VEÍCULO ROUBADO 25/01/09 . TENHO ISENÇÃO DE PAGTO. IPVA 2009 ? SABEMOS QUE OS VENCTOS. PARCELADOS OU INTEGRAL FORAM PRORROGADOS . TEMOS QUE PAGAR PARA SER RESTITUÍDO POSTERIORMENTE , OU ESTOU EQUIVOCADO ?AGUARDO RESPOSTA – GRATO.MÁRCIO CRIVOI .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2009 - 11:02
    Enviado por: Eliane Balduino dos Santos

    Meu carro foi clonado no estado do Espirito Santo em 02/2006, na época fiz BO e fiz um processo com toda documentação provando a idoneidade do meu carro e enviei ao Detran, até 12/2008 nada havia sido resolvido, para piorar no dia 06/01 proximo passado meu carro foi roubado e para a liberação do seguro ele precisava estar sem restrições, fui até o Detran e consegui a baixa da restrição, paguei o IPVA de 2009 proporcional e enviei toda documentação ao seguro, tudo estava em ordem, e eu só esperando a decisão do seguro, porém, agora apareceu o IPVA de 2001 constando como débito, só que tenho ele comigo e os demais respectivamente até 2008, só não tenho o comprovante de pagamento depois de praticamente 9 anos passado eu não tenho o comprovante, e todo ano paguei rigorosamente em dia, se assim não fosse eu não consegueria pagar nos anos subsequentes, e 9 anos passado não faz sentido esta cobrança, que controle é este que o estado faz, fiquei com meu carro clonado 3 anos, ninguém resolvia nada, passei por vários constrangimento por este motivo,e agora vem me cobrar por um imposto pago, isto é um absurdo, vou escrever até para o papa se for preciso, mas vou brigar por meus direito, não vou pagar pelo que não devo, espero que alguém leia este email e me ajude.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2009 - 21:17
    Enviado por: rinaldo da cruz

    comprei um carro no ano de 1996 e transferi para meu nome na cidade de aparecida dóeste – sp, qdo vendi o carro o comprador foi passar para o nome dele em uberlandia e o carro foi preso porque era um carro duble, mas quando eu transferi para meu nome nao constou nada. procurei o delegado de aparecida doeste que me liberou o documento do carro e ele me falou que se prendeu o carro já era, não precisaria fazer nada em relação a dar baixa em documentos e tal, no final do ano de 2008 veio as parcelas do ipva para mim pagar do carro preso, aproximadamente R$2.500,00 , o que devo fazer. recorro dessa fatura de ipva. e se nao der em nada devo entrar com um processo contra o estado? ( por o delegado ter transferido o carro para mim e nao deu nada de duble). se puder me orientar neste problema te agradeço
    desde já.
    obrigado
    rinaldo da cruz

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2009 - 18:17
    Enviado por: ana paula

    foi roubada dia 13 de fevereiro, pois o veiculo foi localizado poucas horas depois, porem carbonizado. eu não havia pago nenhuma parcela do IPVA 2009, a seguradora esta me cobrando esse IPVA pago, como devo proceder nesse caso. obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2009 - 05:44
    Enviado por: Fabiana

    Tive meu carro roubado hoje, gostaria de saber sobre a obrigatoriedade de pagamento das dívidas de IPVA antigas , que estavam atrasadas. Atualmente estou parcelando o IPVA de 2002 a 2006 e tb pagando parcelado o IPVA 2009.
    Mesmo tendo dívidas tenho direito a restituição de 2009 ?
    Ressalto que não utilizava o carro, minha casa foi arrombada e o carro foi levado de dentro da garagem!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2009 - 16:57
    Enviado por: Rodrigo

    Tive meu carro roubado dois dias após pagar a taxa do CONTROLAR, referente a vistoria de emissao de poluentes. Tenho como reaver esse valor também ??
    Além disso, havia pago o IPVA em parcela unica. Serei ressarcido apenas em 2010, correto ?

    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2009 - 20:49
    Enviado por: Michel Arantes

    Boa noite, acho que meu caso também se encaixa no assunto, vendi um carro no ano de 2000 e a pessoa que comprou nunca transferiu para seu nome e por falta de experiencia não fiz a comunicação de venda do veículo junto ao detran-rj. Ano passado recebi uma cobrança referente ao IPVA de 2002, entrei em contato com a pessoa que comprou o carro e descobri que o mesmo havia sido roubado em 2007, esta mandou cópia do boletim de ocorrência. O que posso fazer para direcionar está cobrança, para o verdadeiro proprietário do carro?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2009 - 13:55
    Enviado por: eslaine miguel

    Comprei um fiesta em agosto 2008, fiquei com ele 7 meses e a segurado disse que tenho que pagar o IPVA para ser indenizada, porém eles também não querem me pagar o valor integral. Eles estão certos e o IPVA como devo proceder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2009 - 20:29
    Enviado por: Wellington Kuroki

    Prezados,

    Consultei no site da secretaria da fazenda a restituição do IPVA, informando o numero do renavam e o BO, mas não consegui visualizar o valor, pois recebo a mensagem de número do renavam não cadastrado.
    Onde posso verificar as informações.

    Desde já agradeço,

    Wellington

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2009 - 13:50
    Enviado por: Katia Sueli

    Olá, tinha uma weekend, depois um uno e agora em 2009, comprei um uno zero e para minha surpresa apareceu um carro PALIO no meu nome com dívida de IPVA e DPVAT de 2001 a 2009. Como posso provar que o carro não é meu e não pagar???? Não sei da existencia deste veículo, POR FAVOR me JUDEM e respondam em meu e-mail. MUITO OBRIGADA
    katia.ssueli@hotmail.com

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2009 - 12:14
    Enviado por: José Mauro Fialho

    Paguei IPVA e 3 dias antes de fazer a vistoria o carro foi roubado e a seguradora deu perda total, como eu moro no EST. DO RIO DE JANEIRO vou comprar outro carro e terei que pagar o IPVA do utilitário pra 2009 novamente.
    Aqui governam assim; para o estado tem que ser tudo a tempo e a hora, para o trabalhador………..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2009 - 15:42
    Enviado por: Fábio

    Tive o veículo roubado no início de março/2008, contudo após 10 dias fui indenizado pela seguradora que no final de março/2008 localizou o veículo e o comercializou. Tenho direito à indenização do IPVA?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2009 - 18:51
    Enviado por: Karine Alves

    Tive meu veículo furtado na ultima sexta feira(dia 06/03/2009). Quais os procedimentos devo tomar para restituição do IPVA? E a taxa de licenciamento e seguro obrigatório, também são restituídos??? Como devo proceder???

    Muito obrigado!
    Karine Alves

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2009 - 18:26
    Enviado por: IGOR ANJO

    A devolução do IPVA do carro roubado vai valer para todos os estados ou apenas para o estado de São Paulo?
    Desde já grato!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/03/2009 - 19:32
    Enviado por: vander

    O que eu preciso fazer pra receber este dinheiro de volta. Preciso comunicar alguém, ir a algum lugar…E isso vale para motos tbem…
    grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/03/2009 - 23:57
    Enviado por: Macieira

    TIVE MEU CARRO FURTADO EM OUTUBRO DE 2008.
    FIZ COMO MANDA O FIGURINO: DENUNCIEI ATRAVÉS DO B.O., PESQUISEI EM SITES DE BUSCA, AVISEI DETRAN E TUDO MAIS.
    TENHO DIREITO A RESTITUIÇÃO DO IPVA?
    ATÉ QUANDO POSSO RECEBER?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/03/2009 - 18:24
    Enviado por: José Luíz Macieira de Souza

    Tive um carro furtado em 10/2008, esta Lei está valendo para o Rio de Janeiro?

    Um abraço,

    MACIEIRA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2009 - 18:16
    Enviado por: Ely Kaoru Motomatsu Nagao

    Meu carro foi batido e a seguradora deu perda total. Estou adquirindo um carro zero;o IPVA pago de 2009 pode ser transferido para este novo carro?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2009 - 16:52
    Enviado por: José Antônio Borges

    TIVE MEU CARRO FURTADO EM SETEMBRO DE 2008.
    FIZ COMO MANDA O FIGURINO: DENUNCIEI ATRAVÉS DO B.O., PESQUISEI EM SITES DE BUSCA, AVISEI DETRAN E TUDO MAIS.
    TENHO DIREITO A RESTITUIÇÃO DO IPVA?
    ATÉ QUANDO POSSO RECEBER?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2009 - 21:30
    Enviado por: Cristina Miato

    Minha cliente teve o carro furtado no dia 02/04 e o seu IPVA total vencerá ainda neste mês. Ela terá que quitar? Não há uma forma de pagar apenas os 3 ou 4 primeiros meses?

    Muito obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/04/2009 - 13:26
    Enviado por: baltar

    ola, boa tarde! Eu peguei a segunda parcela do IPVA falta a primeira. Se eu for parado por policiais eles podem levar minha moto para o depósito, o final dela é 9. Teve um amigo que estava´pagando parcelado e tive a moto detida. Quais são os meus direitos e onde eu posso cosulta-los a respeito. Pois preciso do veículo para trabalha.Eu posso fazer o pagamento inverso, ou seja, começando da ultima parcela? sem ter problemas de esta irregular com o IPVA. Obrigao, aguardo resposta…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/04/2009 - 14:16
    Enviado por: charbel jacob

    Boa tarde, meu carro foi roubado em fev de 2009, e eu paguei a 1 parcela do ipva , como faço para recupera-la???? tenho o B.O. uma cópio do comp de pagamento e o h do renavam

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/04/2009 - 21:29
    Enviado por: José Mauro Fialho

    PAGUEI POR UM SERVIÇO QUE NÃO FOI FEITO
    Paguei 211,54 de IPVA a vista (dinheiro vivo, isto é em Reais) no dia 10/02/2009 dois dias antes da vistoria tive o carro furtado. Agora um mês depois comprei outro carro e agora….(perco o que paguei e pago de novo?). Simples né, e quem se importa com isso? Bulufas…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2009 - 20:42
    Enviado por: Ivone MAria

    Olá

    Gostaria de saber se há isenção ou desconto no caso de carros batidos e com perda total, uma vez que o IPVA foi pago à vista.

    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/05/2009 - 21:09
    Enviado por: daniel rodrigues

    tenho um veiculo que foi furtado em 21/04/09 e o mesmo esta com a 1ª parcela do ipva 2009 paga e com a 2ªe a 3ª parcela sem pagar. a seguradora pode exigir o pagamento destas parcelas? como devo proceder? vale lembrar que o valor total do ipva é de R$854,64 e valor da parcela que esta paga é de R$284,87 ou seja exatamente 4/12 avos do imposto devido pois o veiculo foi furtado no mês 04-2009.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/05/2009 - 20:01
    Enviado por: dercivaldo sousa santos

    Ola tive minha moto roubada em novembro , fis o boletim de ocorrencia mas agora chegou o ipva para pagar .Oque faço, nesse caso para não pagar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/05/2009 - 21:04
    Enviado por: hallan

    gostaria de saber se meu veiculo foi recuperado vcs tem como saber tenho um gol foi roubado ano do carro e 2000 G3 4P VERDE….. AGUARDO RESPOSTAS OBRIGADO….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/06/2009 - 12:32
    Enviado por: Felipe

    Olá,
    meu carro pegou uma enchente, há uns 40 dias atrás, faço comtato com a seguradora Itaú e eles no me dizem que o processo está sendo finalizado e que eu devo ter paciência que eles estão verificando.
    Ou seja já estou a 40 dias sem carro e o seguro não me dá nenhuma posição do que será feito, gostatia de saber que atitude devo tomar para tal ocasião?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/07/2009 - 21:57
    Enviado por: SILVIA REGINA GOMES

    Em novembro de 2001 tive meu veículo furtado; uma Bonanza/1994. Devido há um tratamento de câncer de tireoide onde realizei uma tereoidectomia (retirada total da tireoide) não paguei o IPVA do ano, devido aos exames de saúde serem muito caros, preferi cuidar da minha saúde e dos impostos mais tarde, mas depois de ter sido roubada, não paguei, passado esses anos um oficial de justiça esteve a minha procura com mandato de penhora de 50% de um automóvel que já havia vendido há 3 meses antes data do juiz dar a sentença, entreguei outro bem no lugar do carro. O atual proprietário esta furioso, o que devo fazer tenho BO do furto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/07/2009 - 09:42
    Enviado por: EMILIO TEIXEIRA

    Em 2004 comprei um carro de leilão e o carro por ter problemas maiores que tinha percebido esta na oficina ate hoje. Neste caso e possível ter a isenção do IPVA que estão em aberto? Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/07/2009 - 15:27
    Enviado por: Emilia

    A respeito do comentário da Sra. Katia Sueli:
    Vc tem que bloquear seu veículo no DETRAN e realizar um B.O. de preservação de direitos.Porém, o que mais asseguraria é cópia autenticada da transferencia da propriedade, vc possui?
    Caso possua, faça simples “petição” juntando uma cópia desta transferencia, caso não possua, faça a petição e anexe o B.O, o Bloqueamento do veículo protocolado no DETRAN e, mesmo assim, correrá o risco de continuar recebendo cobrança de multas, IPVA, etc.
    Um reforço seria vc ingressar com ação de Obrigação de fazer contra a pessoa para quem vc alienou e não transferiu. A sentença procedente é uma prova judicial que vc não é a proprietária.
    QQ dúvida mande e-mail.
    Att,
    Emilia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2009 - 12:49
    Enviado por: Fernando Paulo de Souza

    Tive meu carro roubado 24/07/09 tenho seguro mais tenho divida quero transferir para outro meu carro tinha 7 meses quero saber se eu comprar outro zero consigo o desconto ja para essse que eu comprar o como eu faço para dar entrada.

    RESPOSTA DO BLOG: Não é possível fazer transferência de apólices nem a transferência de benefícios entre contratos diferentes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2009 - 23:33
    Enviado por: ivanilson dos santos viana

    comprei um carro esse ano a uns 6 messes, e não sabia que se tratava de um veiculo recumperado, só agora que fiquei sabeno, o que devo fazer. desde já obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Nada, a não ser regularizar a documentação o mais rápido possível, se for o caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/08/2009 - 17:49
    Enviado por: Luara

    Olá!!
    Tive o carro furtado em janeiro/2009. A seguradora descontou o valor do IPVA na indenização. Ocorre q ela não deveria ter descontado proporcionalmente?? O q devo fazer para receber o valor?? Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia ao Procon e entre na Justiça contra a seguradora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/08/2009 - 00:16
    Enviado por: Ariane

    Por favor, sei que o tópico é antigo, mas gostaria de obter informações de como proceder. Chegou em minha antiga residência um acordo de IPVA 2005 de um Santana que desconheço, tanto prq, não tenho e nunca tive nenhum bem em meu nome… Estou desesperada, não sei por onde começar… Me ajude, me respondam por favor. Obrigado desde já.

    RESPOSTA DO BLOG: Procure saber de onde o Detran tirou a informação de que o carro é seu. A partir da resposta do órgão, contrate um advogado para provar que você nunca foi dona do veículo. Se você for vítima de fraude, vai precisar do advogado para provar judicialmente que nunca teve nada a ver com o carro e processar o Detran por danos morais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/08/2009 - 18:57
    Enviado por: Marília Gusmão

    Meu carro foi roubado, fiz BO, entreguei documentação a seguradora… somente mais de 40 dias após o furto, foi que a seguradora me comunicou que o carro havia sido encontrado, 5 dias após ter sido furtado. Não fui buscá-lo na delegacia pois entendo que o carro agora pertence a seguradora, afinal já se passaram mais de 40 dias. Pretendo entrar na justiça, estou certa?
    Obrigada,
    PS. Não conheço o site mas se puderem me responder via email, fico imensamente grata.

    RESPOSTA DO BLOG: A questão é passível de questionamento na Justiça sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/08/2009 - 19:37
    Enviado por: guilherme tralback

    meu carro foi roubado eu tenho algum direito tipo ipva ??eo oq mais eu tenho

    RESPOSTA DO BLOG: Leia a reportagem onde você colocou a mensagem. As respostas estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/08/2009 - 20:57
    Enviado por: Wilian

    Tive uma moto, furtada a uns 11 anos atras,porem recebi uma notificacaode um debito de licenciamento da mesma, o caso e que nao tenho este bo em maos como devo proceder???

    RESPOSTA DO BLOG: Não há muita opção – ou você prova que a moto foi roubada ou terá de pagar. Sem documentos, não há o que fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/09/2009 - 12:20
    Enviado por: deise cecilia

    boa tarde
    tive meu veiculo furtado,que foi encontrado dois dias depois,mas o mesmo se encontra sem condições de andar,pois levaram tudo dele
    mas foi tudo mesmo deixaram so a carcassa
    ele é financiado,e ainda faltam dois anos para pagar
    eu gostaria de saber se tem alguma lei que possa me aliviar um pouquinho,pois sei que outro carro eles não vão me dar
    ps o mesmo se encontrava com varias compras que eu tinha acabado de comprar,conclusão levaram tudo com tudo

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo como se livrar das prestações. O banco nada tem a ver com o roubo. Você deveria ter um seguro para tentar amenizar o prejuízo. Terá de continuar pagando.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/09/2009 - 17:24
    Enviado por: DOUGLAS

    BOA TARDE MEU ANTIGO CARRO ERA ADULTERADO SO QUE EU NAO SABIA POIS ELE PASSO NAS VISTORIA DO DETRAN PASSEI TRES ANOS COM ELE FINACIE O CARRO PAGUEI TODAS AS COISAS SERTINHO COMO E DE LEI NUNCA DEU NADA DOCUMENTAÇAO TUDO EM DIA.RESOLVI TROCA DE CARRO TROQUEI ELE EM RIBEIRAO PRETO JA FAZ TRES MESES QUE ESTOU COM OUTRO CARRO SO QUE ELE TAMBEM PASSO NA VISTORIA DO DETRAN
    BLZ SO QUE AGORA A PRENDERAM MEU ANTIGO CARRO POIS NAO SABIA QUE ELE TAVA COM ISSO POIS FIQUEI TRES ANOS E NUNCA DEU NADA O QUE DEVO FAZER

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um adv ogado e tente resolver judicialmente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2009 - 14:45
    Enviado por: Antonio Catijeró da Silva Basilio

    BOA TARDE ! TIVE MEU VEICULO ROUBADO NUMA QUARTA-FEIRA AO CHEGAR DO TRABALHO, PORÉM O MESMO ESTÁ FINANCIADO E NÃO TENHO COMO PAGAR AS PRESTAÇÕES, AFINAL É UM VEICULO UTILITÁRIO NOVO MODELO 2010. DEPENDO DELE PARA MEU TRABALHO SOU PROFISSIONAL AUTONOMO E AGORA NÃO SEI O QUE FAZER. QUAL O MEU DIREITO DE CIDADÃO, E COMO RECORRER A JUSTIÇA ? . COMO DEVER DE CIDADÃO PAGO MEUS IMPOSTOS. AGORA PERGUNTO QUAL O MEU DIREITO ?

    RESPOSTA DO BLOG: O fato de o veículo ter sido roubado não desobriga o proprietário de continuar pagando as prestações do financiamento. Afinal, o banco ou financeira nada têm aver com o ocorrido. O que é possível fazer é acionar o seguro, se você tiver um, ou contratar um advogado para renegociar o contrato com o banco, embora seja difícil que isso seja aceito. É possível até processar o governo do Estado, mas a causa deve demorar anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2009 - 09:13
    Enviado por: vanessa

    Bom dia!
    Minha mãe teve a moto roubada em julho/2008, gostaria de saber se moto também terá o IPVA devolvido. Obrigada pela atenção.

    RESPOSTA DO BLOG: Sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2009 - 19:33
    Enviado por: Valmir

    Boa Tarde!

    Tive meu carro roubado em 01/2008, tive que entrar com recurso para solicitar o reembolso do IPVA, só que veio indeferido por que o veículo estava financiado pelo banco GMAC, só que quem pagou o ipva fui eu e não a GMAC, cabe recurso ainda, mais será que eu consigo ganhar ou não tenho direito e como eu procedo, custear um adv, sairá mais caro doque o valor a receber?

    Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não temos essa informação. Consulte um advogado especializado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 15:14
    Enviado por: erick

    tive um carro furtado, porem na epoca do furto o carro pertencia ao banco itau, sendo que minha solicitacao entao foi indeferida sob alegacao de queo valor a ser restituido e do banco itau.
    liguei para o banco itau e eles me enviaram uma carta autorizando o ressarciento de ipva, bem como uma procuracao.
    Fui ao orgao competente ela falei com ~paulinho responsavel pelos julgamntos. Este me disse que novamente ira ser indeferido, pois o ressarcimento e do banco itau,porem o banco itau tem divida com o estado e entao vai ficar elas por elas,me afirmando que para eu ganhar alguma coisa e so movendo o judiciario.
    Gostaria que vossa senhoria me desse uma ajuda, para oque fazer…

    grato pela atencao!!!

    cordialmente

    Erick Rocha

    RESPOSTA DO BLOG: Mensagem está muito confusa, mas, pelo que entendemos, o melhor a fazer é pedir a ajuda de um advogado e ver o que é possível conseguir no Detran ou na Secretaria da Fazenda de seu Estado. A partir destas informações, vocês decidem se é o caso de entrar na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/10/2009 - 13:08
    Enviado por: daniele ramos

    tive meu carro furtado moro em curitiba tenho direito de receber esse restituição.( seguro )onde procuro

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/10/2009 - 00:09
    Enviado por: luis carlos lima asilva

    oi boa noite .
    tive meu carro roubado,em 15/06/2008.
    porem achei ele em 20/09/2009 .
    tenho duvida sobre se tenho que pagar ipva e seguro obrigatorio.
    origado pela atençao

    RESPOSTA DO BLOG: Tem de pagar sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/10/2009 - 20:31
    Enviado por: celso

    amigo… tive minha moto roubada e agora tenho 32 prestações para pagar sem ter o bem… existe alguma possibilidade , ou precedente que me possibilitem entrar com uma ação contra o estado.. para que ao menos eu possa deixar de pagar as parcelas restantes… uma vez que o estado é obrigado a prover a sociedade com segurança publica?? esse é um dos destinos da angariação de impostos…. segundo esta na constituição… existe a possibilidade??

    RESPOSTA DO BLOG: Não existe. Você até pode entrar na Justiça, mas as chances de ganhar são pequenas, e de receber menores ainda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/10/2009 - 18:04
    Enviado por: Ademir Portela

    Boa tarde amigo!! Tive meu carro roubado ontem 29/09/2009. Comprei o veiculo em maio, zero km, paguei 1 parcela do ipva e as outras 2 q estavam atrasadas, paguei no dia 30, após o roubo. Gostaria de saber se deveria ter pago mesmo ou não?

    RESPOSTA DO BLOG: Deveria ter pago sim, mas é possível tentar reaver o dinheiro na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/11/2009 - 17:38
    Enviado por: Claudio Garcia

    Vendi um veiculo Corcel II para um estacionamento isso em 1989 mas descobri depois em 2005 que tinha debito em aberto e estou sendo cobrado. Em 1989 não se encontra registro em cartório e não consigo provar que o carro não é meu pois o estacionamento faliu e o dono sumiu. Oque posso fazer para me livrar da divida?

    RESPOSTA DO BLOG: Nada. Sem documentos não há como fazer qualquer tipo de ação contra quem quer que seja. Tente a ajuda de um despachante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/11/2009 - 09:38
    Enviado por: João

    Bom dia!
    Tive meu carro roubado em janeiro de 2007 e registrei Boletim de ocorrência. Agora descibri que meu nome está no CADIN porque não paguei o IPVA e o LICENCIAMENTO de 2007. O que devo fazer? A quem recorrer?

    RESPOSTA DO BLOG: Você precisa contratar um advogado para se livrar das multas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2009 - 13:29
    Enviado por: Antonio Dias

    Tivemos 2 veiculos roubados em 2007 em São Paulo – o IPVA já estava pago – pergunto: há alguma forma de obter a restituição ?

    RESPOSTA DO BLOG: Não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2009 - 23:20
    Enviado por: Antonio Dias

    Tivemos 2 veiculos roubados em 2007 em São Paulo – o IPVA já estava pago – pergunto: há alguma forma de obter a restituição ?

    RESPOSTA DO BLOG: Não.

    Comentário da Resposta do Blog: porque a pessoa que teve veiculo roubado em 2007 não teria o direito a restituição do IPVA pago – seria uma medida mais do que justa do governo Estadual devolver o valor pago, mesmo porque, a Segurança da população é uma obrigação do governo – absurdo o proprietário do veículo não ser ressarcido do IPVA por êle pago de veículo roubado – o proprietário paga o IPVA para o “ladrão” utilizar o seu veículo ? é isto ? o mesmo princípio que serviu de base para o governo devolver o IPVA pago para veículos roubados a partir de 2008 não valeria para os veículos roubados em 2007 ? o que muda o fato do veículo ter sido roubado em 2008 ou 2007 ? a cobrança de impostos por parte do governo prescreve em 5 anos – porque o contribuinte não é ressarcido de um imposto injustamente pago dos últimos 5 anos como é o caso do IPVA de veículos roubados – será que o governo considera justo cobrar IPVA de veículos roubados em 2007 – onde está o senso de justiça do nosso governador José Serra – vamos prestar atenção em nossos políticos antes de votar nas próximas eleições !!!

    RESPOSTA DO BLOG: O governo do Estado faz o ressarcimento apenas do IPVA de 2009 para veículos furtados neste ano. Para veículos roubados em outros anos, não existe lei nem projeto, muito menos decreto. Isso precisaria passar pela Assembléia Legislativa. Concordamos que o IPVA deve ser devolvido em caso de roubo, entretanto, retroagir para anops anteriores criará um precedente perigoso e uma confusão jurídica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2009 - 00:08
    Enviado por: Valeria Monteiro

    Compramos um carro no final do ano de 2006. Ele veio de terceiros. Eu moro em guarulhos e o ex dono em Sao jose dos Campos. Não fizemos a transferencia ainda porque estavamos sem condições. Estavamos esperando o décimo terceiro salário desse ano para transferir.
    Infelizmente o carro foi furtado na porta da firma que meu marido trabalha. Bem na frente da firma mesmo, pois o patrão dele não permitia a entrada do veiculo. Não sabemos o que fazer. A firma pode ser responsabilizada por este furto?
    e o ipva e dpvat , é devolvido pra gente ou pro antigo dono?
    o que fazer?
    por favor nos ajude!!
    O carro foi roubado dia 10/12/2009 e é do ano de 89.

    RESPOSTA DO BLOG: A empresa não pode ser responsabilizada pelo furto. Também não é o caso de devolução do IPVA, pois uma coisa nada tem a ver com a outra. Faça um boletim de ocorrência e dê baixa no DEtran, para que não haja novas cobranças de IPVA no ano que vem. Você pode até tentar processar o governo do Estado para tentar uma indenização, mas as chances de sucesso são mínimas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/12/2009 - 23:50
    Enviado por: Maria Ângela da Silva

    Há dois anos tive meus documentos roubados e fiz um BO.
    Há algum tempo fiquei sabendo de um GOL financiado pela Aymoré, em meu nome (que não fui eu).
    Através de comunicado do CADIN, tomei conhecimento de multas e IPVAs, de dois anos, em meu nome.
    Como provar que não sou responsável por esta dívida e me livrar desse veículo que está em meu nome, que não é meu e está rodando livremente?
    Obrigada.

    RESPOSTA DO BLOG: Só contratando um advogado e indo à Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2009 - 19:47
    Enviado por: Adriana Rodrigues

    Meu noivo e eu compramos uma moto zero CB300 em junho, pagamos toda documentação e o bem nos foi furtado no dia 08 de setembro, gostaria de saber se temos direito a reembolso do IPVA pago, afinal, pagamos o IPVA total e só ficamos com o bem aproximadamente 1 mês e meio.

    RESPOSTA DO BLOG: A reportagem onde você colocou a mensagem responde a essa dúvida. Leia o texto com atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2009 - 22:30
    Enviado por: Donizete Augustini

    Boa Noite!

    Tive minha moto roubada em 2007. Mas entrei no site da Secretária da Receita (SP), e consta débito de DPVAT dos anos de 2008 e 2009. Entrei em contato com orgão que cuida do DPVAT, mas me informaram que tenho que dar baixa na mota no DETRAN. Como proceder? Tendo em vista que moro no interior tem como baixar no CIRETRAN?

    grato

    Donizete

    RESPOSTA DO BLOG: Vá à Ciretran pessoalmente e dê baixa no documento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2010 - 17:47
    Enviado por: marcelo a pelissari

    oi gostaria de saber que ja tive 2 carros roubado e uma moto quero saber como que faço para recuperar este dinheiro ou ter desconto no ipva

    RESPOSTA DO BLOG: Leia a reportagem onde você escrevem a mensagem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 11:49
    Enviado por: William Oliveira

    Bom dia, no meu caso minha moto foi apreendida pela polícia devido a licenciamento em atraso, isso foi em fevereiro/2009 e já vai fazer um ano, e a moto foi a leilão, neste caso a baixa do renavan é automática ou eu tenho que fazer alguma coisa para que a dívida não fique em meu nome? Consultei pelo site da Fazenda e a moto ainda continua em meu nome com os débitos e no site da SSP ainda está ativo, porém com a observação de que a moto foi pra leilão. O que eu tenho que fazer para não me prejudicar com esta situação? Acredito que esta dúvida seja a de muitas pessoas que passam pela mesma situação. Obrigado!

    RESPOSTA DO BLOG: Vá pessoalmente no DEtran e dê baixa você mesmo nas multas e nas dívidas, senão isso não terá fim nunca.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2010 - 23:26
    Enviado por: elaine

    meu pai teve o carro furtado em rio das ostras no rio de janeiro em 15/11/2009. foi feito o b.o. nesta cidade no mesmo dia. O ipva do carro está em dia. Gostaria de saber como proceder para conseguir a isençao do ipva de 2010 ou desconto,emfim, o que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: A medida mencionada no texto só vale para o Estado de São Paulo. Não sabemos se há coisa parecida no Estado do Rio de Janeiro. Se o carro tiver placa de São Paulo, então proceda como indicado no texto da reportagem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2010 - 23:04
    Enviado por: Renan Nogueira

    Boa Noite,

    Comprei um carro e vou pegar ele depois do vencimento da 1° parcela do IPVA, a Agencia diz que não vai pagar a 1° parcela, está correto?

    Grato.

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, agora o carro é seu. Normalmente se negocia esse tipo de coisa antes de fechar o negócio. Se a agência se recusar a pagar, não existe lei que a obrigue a isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/01/2010 - 13:02
    Enviado por: Camila

    Roubaram a moto do meu marido na frete do portão da minha casa,e estamos pagando a sexta parcela de 36x. E agora o que vou pagar? Ela não tinha seguro e nem alarme.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2010 - 22:55
    Enviado por: claudio schiavon

    Comprei um carro na agência e apos 17 meses resolvi trocar, fui ate uma concesionaria da Ford e daria meu carro como entrada, mas para minha surpresa ele disse que não pegaria meu carro pois este carro e proveniente de leilão. Gosataria de saber o que eu posso fazer? Posso devolver o carro? entrar na justiça? A agencia onde comprei ja fechou?

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer. Não há nada de ilegal na questão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2010 - 23:29
    Enviado por: sandoval arcelino dos santos

    meu carro foi clonado e o clone esta preso e recolhido no deposito,com isso consta um debito e eu nao consigo pagar o ipva,até já perdi o praso de parcelamento. só tenho dois meses para pagar o ipva e temo nao conseguir,como posso conseguir o parcelamento denovo?obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2010 - 00:59
    Enviado por: Renata

    Bom dia,
    No fim de novembro de 2009 eu e meu marido compramos a vista um carro de um particular, tentamos 3 vezes fazer seguro do carro e houve recusa das seguradoras até que uma delas nos informou que o carro era de leilão. Durante este período o carro também apresentou alguns problemas elétricos e para dar partida os quais nós mandamos arrumar. A pessoa que nos vendeu o carro não nos informou que o carro era de leilão. No cadastro do Detran não havia nenhuma restrição quanto ao veículo mas se nós soubéssemos que era de leilão não teríamos fechado negócio. Como ainda não faz 3 meses que compramos o carro, queremos desfazer o negócio e reaver o valor pago, temos este direito garantido? Como devemos proceder? Obrigada
    Renata

    RESPOSTA DO BLOG: Vocês não têm o direito de pedir o dinheiro de volta. Esses detalhes teriam de ser vistos na hora da compra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/02/2010 - 11:14
    Enviado por: Daniela Ribeiro

    oi, meu pai comprou um carro financiado(5 anos) uma parati 2005, ficou com o carro por 7 meses depois bateu deu perda total mesmo assim continou pagando por mais um ano por que tinha a esperança de arrumar, pagou o ipva de 2009 (com o carro parado) atrasado com muitos juros, só então se deu conta de que não tinha mais jeito então parou de pagar em setembro de 2009, uma vez foi ao banco para tentar negociar a divida entrar num acordo, mas não teve nem conversa o banco disse que meu pai tem q resolver isso com a financeira, desde então nunca mais ligaram ou vieram atrás buscar o carro, poderia me ajudar moro em Piracica onde eu possa me informar sobre o fazer

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer, a dívida tem de ser paga, não importa se o carro foi batido e não foi consertado. Procure a ajuda de um advogado para negociar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/02/2010 - 11:22
    Enviado por: Adalgisa da Silva

    Bom Dia !!! Tive meu carro furtado em Agosto de 2009 e até o presente momento não foi encontrado, gostaria de saber onde tenho que ir para ressarcir o IPVA correspondente ?
    Obrigada,
    Agaldisa

    RESPOSTA DO BLOG: Vá à Secretaria Estadual da Fazenda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2010 - 11:35
    Enviado por: Juliana G.

    Meu carro foi roubado em janeiro de 2009 e não tinha seguro, eu continuei pagando as prestações como se tivesse o carro, ainda faltam 24 prestações.
    Agora aconteceram alguns problemas pessoais e eu não to conseguindo mas pagar. O que euposso fazer?
    Preciso muito resolver essa situação.
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer. Você comprou o carro de alguém, que precisa receber e nada tem a ver com seu problema. Procure negociar uma forma melhor de pagamento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2010 - 21:04
    Enviado por: José Mauro Fialho

    Fui MULTADO INDEVIDAMENTE:
    Auto de Infração: M29915691
    Enquadramento da Infração:
    181 INC XVII
    Data da Infração:
    04/10/2009 Hora: 17:25
    Orgão Emissor:
    VOLTA REDONDA
    Recorrí com fotos; já se passaram 4 meses e nenhuma resposta (também não recebí o comunicado da infração “está na internete”). Quem eu procuro para resolver o problema e tirar os pontos indevido da minha carteira de motorista. Quando liguei pra SUSER disseram que ainda não havia sido julgado ….Defesa Prévia Processo:PMVR/04095-DP/2009.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/04/2010 - 14:25
    Enviado por: Emerson

    tive uma moto furtada ja se faz um mes e o seguro quer que eu dê baixa na restriçao tributaria ja fiz o pagamento no alfandega e fui no detran so que nao pude dar baixa porque o sistema esta bloqueado pela conseguencia do furto e a delegacia so vai desloquear se a moto for encontrada nao sei se esse seguro ta me enrolando. o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2010 - 13:55
    Enviado por: Laercio

    meu carro foi furtado em janeiro de 2009, foi encontrado 2 dias depois,deu perda total, tenho direito a devolução do ipva. paguei dia 05 de janeiro e no dia 25 de janeiro houve o furto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2010 - 22:49
    Enviado por: Luiz Felipe Mello da Silva

    comprei um auto marca PEUGEOT, retirei da loja no dia 28/01/2010, e fui roubado no dia 27/03/2010, conformere reg. de ocorrencia nr 024-01306/2010, e gostaria de saber o procedimento para recebner proporcionalmente o IPVA no valor de R$ 1.336,15. grato LuizFelipe

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/04/2010 - 00:40
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A regra garante a dispensa proporcional do pagamento do IPVA a partir do mês seguinte ao da ocorrência do roubo. Será levado em conta 1/12 por mês do valor do imposto. Caso o IPVA já tenha sido pago, o proprietário terá direito a restituição. Para isso, é preciso que a vítima registre o boletim de ocorrência para ter direito ao benefício. O registro da ocorrência policial ativa um bloqueio no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que repassa as informações para a Secretaria da Fazenda, que deve autorizar a dispensa do IPVA. No caso de recuperação do veículo que foi furtado ou roubado, volta a ser devido o IPVA no exercício em que ocorrer a recuperação, proporcionalmente aos meses que restarem até o final do ano, à razão de 1/12 por mês. Leia mais em http://www.sakallveiculos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=32.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/07/2010 - 14:55
    Enviado por: Jefferson

    O meu se envolveu em uma colisão onde foi constatado perca total e o seguro vai pagar o valor eu tenho direito e receber o IPVA devolta pois o ocorrencia foi em Junho e já paguei o IPVA até dezembro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/07/2010 - 10:36
    Enviado por: marcelly loureiro

    gostaria de saber se quando falado de veículo se trata também de motocicletas, e se há previsão de esta lei vim para o estado do rio de janeiro?
    obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/07/2010 - 23:13
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sim, inclui motocicletas. Não temos conhecimento de lei semelhante ou projeto em análise na Assembléia do Rio de Janeiro.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/07/2010 - 12:55
    Enviado por: Frederico Neto

    Tive o meu Carro Roubado em 2005, eu tenho direito a pedir essa restituição ou não, pois eu sou do Rio de Janeiro, e não achei lei nenhuma aqui que fale sobre isso, queria saber se tem alguma lei que disponha sobre essa matéria, e se eu teria direito, ou só tem direito de 2008 pra cá, ate aonde retroagio a lei.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/07/2010 - 23:06
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não tem direito porque a lei só vale em São Paulo. E se valesse no Rio não também não teria, pois só vale para quem teve o carro roubado a aprtir de 2009.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/07/2010 - 16:56
    Enviado por: Neuza

    No final do ano passado tive meu veículo roubado, pedi o ressarcimento IPVA, só que este foi indeferido pq o veículo na época do roubo estava registrado como sendo do Itaú (meu carro era financiado por este banco)e segundo a secretaria da fazenda, como o Itaú apresenta outros débitos de IPVA não tenho direito ao ressarcimento!!!!
    Tenho 30 dias pra recorrer dessa decisão, só não sei como fazer!
    Não acho justo! Sou professora da rede pública de ensino e com o péssimo salário que recebo, paguei meu IPVA, paguei as parcelas do meu carro e paguei o seguro, honrei todas as minhas dívidas e não devo nada a ninguém!!!!
    Só quero receber o que é meu por direito! Alguém pode me ajudar????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/07/2010 - 22:53
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O procedimento da Secretaria da Fazenda está correto, já que o carro não está em seu nome. Você deve procurar o Itaú e negociar o ressarcimento. Se isso não ocorrer, só resta recorrer ao Procon ou reclamar o dinheiro no Juizado Especial Cível, acionando banco e secretaria.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/07/2010 - 20:01
    Enviado por: Paulo Cesar Souza

    Tive Kombi branca ano 1997 GNV Roubada em 29/07/09 ,com toda
    documentação OK Qual taxa posso pedir devolução ? Como proceder e aonde dar entrada? obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/10/2010 - 21:10
    Enviado por: laudicer

    tenho um uno 1994 adquirido em 97 onde comecei a receber multas de locais onde nunca passei comuniquei policia atravez de b.o pedi ao detran que fizessem busca e apreensão do veiculo e documentos por longos 8 anos meu carro ficou guardado em estacionamento e recebendo multas perdi minha cnh mas o dublê passeava a vontade ate que consegui nº da cnh do condutor do dublê CPF mesmo informando a corregedoria demorou para eu receber comunicado de apreensão do duble que um certo ciretran queria era receber uso de patio onde estavo o duble depois de 2 anos preso.como eu pedi para bloquear documentos oficialmente eu não tenho direito de ficar isento do IPVA pois o veiculo não circulou.alem de dar despezas de estacionamento e manutenção fora despezas com advogados e perda de tempo …grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2010 - 20:11
    Enviado por: Fernando

    Comprei um veiculo financiado, transferido em meu nome, tive que refinanciar a divida e a financeira, deu baixa no gravame e disse que tenho de transferir de novo para o meu nome, mas, o veiculo foi roubado; a seguradora necessita que a financeira oficie o Detran para dar baixa na Intenção de Gravame para me ressarci. Como consigo fazer transferencia somente do DUT e CRLV, já que o veiculo foi roubado? obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/12/2010 - 23:30
    Enviado por: hugo

    Boa noite a todos!
    Esta restituição do Ipva Também pode ser requerida em caso de acidente em que houve perca total ou danos ao veículo?

    Obrigado,

    Hugo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2011 - 12:13
    Enviado por: Clô Figueiredo

    E no caso de perda total por enchente, pode-se pedir a restituição proporcional do IPVA pago ?
    Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/01/2011 - 12:16
      Enviado por: Clô Figueiredo

      Complementando… a rua onde estava estacionado alagou e arrastou o carro em pleno bairro das Perdizes, não era lugar a ermo e nem afastado, o carro tem seguro e a minha dúvida é somente com relação ao IPVA que acabamos de pagar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 26/01/2011 - 23:31
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/02/2011 - 11:27
    Enviado por: Cassia

    Eu passei um veiculo financiado em meu nome pra outra pessoa, essas pessoa teve o veiculo furtado em out/2004 foi feito BO de furto, e junho de 2005 o veiculo foi encontrado e foi feito um BO de devolucção de veiculo furtado, mas o mesmo consta que o carro estava sem placas e chassi, e foi vendido para o ferro velho. Ano passado eu descobri que o mesmo nao foi dado baixa na epoca e que tem IPVA desde 2004 totalizando 3.000,00 em meu nome. O que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2011 - 10:09
    Enviado por: Rogerio Reis

    Tive a minha moto rouba no farol. Gostaria de saber si eu posso processar o estado de são paulo. para receber um desconto no valor. Que de 17 de R$ 244,00 total de R$ 3.904,00. Ou ñ paga nada ao estado. Aguardo sua resposta….. Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2011 - 19:58
    Enviado por: Marilia Leite

    Meu veiculo foi roubado dia 19/02/2011 e gostaria de saber se devo pagar o IPVA ou o que devo fazer.

    Agradeço desde já pela ajuda.

    Atenciosamente,

    Marilia Leite

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/03/2011 - 20:22
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Uma coisa nada tem a ver com a outra, infelizmente no seu caso. O carro continua no seu nome e continua existitndo, portanto o imposto é devido. Depois é que se deve discutir um eventual ressarcimento, caso o governo abra algum programa neste sentido, ou se é o caso de ir à Justiça pedindo a restituição, coisa que dificilmente ocorrerá.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/03/2011 - 18:48
    Enviado por: Fabiana

    Tive minha moto roubada a 3 anos após 5 dias foi encontrada todo desmontada parecia uma bicicleta sem motor, etc… só que não dei baixa no documento agora depois de 3 anos estou recebendo cobrança dos ipva dos anos subsequentes ncomo devo agir terei que pagar para dar baixa?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 17:02
    Enviado por: marcos

    gostaria de saber se esa lei é so pra carros ou pra motos tambem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2011 - 10:54
    Enviado por: Luiz Hernane Pires de Carvalho

    Tive meu carrourtado em 11/02/11, ja licenciado em 2011,gostaria de saber se a restituição do ipva, só podera ser solicitada no ano que vem ou neste ano. Grato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/03/2011 - 23:29
    Enviado por: Marcio FERNANDES

    meu carro foi roubado e esta financiado pelo liaseng ja paguei 30 de 60 tenho como obter algum desconto e se esse financiamento tem algum tipo de seguro .obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/04/2011 - 14:38
    Enviado por: carlos

    trabalho como promotor de vendas com veiculo próprio e minha moto foi roubada enquanto trabalhava, tenho direito a ressarcimento da empresa pelo furto?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/04/2011 - 08:15
    Enviado por: celia

    meu pai comprou um carro pagou tds as prestaçoes,logo depois vendeu o carro pra minha cunhada quando ela fez a tranferencia pro nome dela quando foi fazer a vistoria o detran prendeu o documento do carro e foi descoberto que o mesmo carro avia sido refinanciado novamente pelo banco santander e havia um gravante no espirito santo com o mesmo carro e documentos do meu pai.o que fazer nos ajudem pois precisamos do documento do carro e resolver este problema.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2011 - 17:11
    Enviado por: ALVARO DA SILVA

    tive o carro roubado no dia 21/04/2011 e meu seguro vencerá no dia 24/04/2011,meu seguro está completamente pago.quero saber se vão me indenizar ou se corro o risco de ficar sem carro.meu carro é financiado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/05/2011 - 15:17
    Enviado por: Dalmira Caires

    gostaria de saber quando o veiculo da perca total o ipva será devolvido?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/05/2011 - 18:15
    Enviado por: Sinval da Silva Cabral

    Em um acidente meu carro teva perca total,fui idenizado pelo seguro,gostaria de saber se tenho direito a restituição do ipva pago em 2011.obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/06/2011 - 16:46
    Enviado por: Angela Grober

    Perdi meu carro numa enchente em Camburi-SP agora na Páscoa.
    Já Recebi o dinheiro do seguro. Consigo receber o IPVA de volta?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2011 - 20:14
    Enviado por: ARY BRITO

    RECEBI UM COMUNICADO CADIN DE UM CARRO 1981 QUE FOI ROUBADO EM 1993. AGORA RECEBI A COBRANÇA DE IPVA 2001. O QUE FAZER ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/07/2011 - 20:19
    Enviado por: Renato Belarmino

    Tive meu carro roubado com todos os documentos,até o recibo.Recorri a varios lugares e nada pode ser feito poe não ter como provar que o carro era meu.recebo multas e nao consigo bloquear o carro.Todos dizem que nao podem fazer nada a não ser que eu encontre o carro sozinho.O que eu faço?Me ajudem!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/07/2011 - 18:01
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos como ajudar. Procure a ajuda de um advogado para tentar alguma ação judicial que o livre, ao menos temporariamente, das multas. Não há muito o que fazer sem os documentos do carro.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/07/2011 - 21:07
    Enviado por: erick

    boa noite, comprei um veiculo leiloado da PRF com edital que o mesmo seria pra rodar ok!!!! ate ai sem problemas o veiculo saiu foi tranferido normalmente para meu nome e resolvi vender o mesmo, quando dei entrada no processo de tranferencia foi indeferido pelo detran, o veiculo encontra-se baixado, o erro foi assumido por eles mas nada foi feito e ainda continua baixado perante o detran oque faço? entro na justiça?
    erick ramos alves
    curitiba pr
    18/07/2011

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/07/2011 - 17:21
    Enviado por: luciana

    boa tarde. Por gentileza uma informação: Tive meu veiculo roubado no dia 13-06-2011, o veiculo ainda estava no nome do Itau, pois terminei de pagar em dezembro de 2010, eu tenho que transferir esse carro para o meu nome? O itau me restitui algum valor por ele ser um leasing?
    Agradeço
    Luciana

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/07/2011 - 17:27
    Enviado por: luciana

    COMPLEMENTANDO O COMENTARIO ANTERIOR, TIVE MEU VEICULO ROUBADO EM 13-06-2011, EU TENHO O IPVA DESTE ANO PARA PAGAR E A LICENÇA, POIS ESTAVA ATRASADO, COMO DEVO PROCEDER? SENDO QUE O VEICULO ERA UM LEASING E ESTAVA NO NOME DO ITAU.

    Agradeço

    Luciana

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/07/2011 - 17:44
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure diretamente a Secretaria da Fazenda de seu Estado e veja qual é a mlehor maneira de proceder o pagamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 20/07/2011 - 23:28
    Enviado por: Wilson

    Tive um monza roubado em 2003, fiz BO e achei que tava tudo certo, só que agora meu nome está na dívida ativa pelo IPVA de 2004. Posso pedir o abatimento desta dívida? Corro o risco de ser cobrado pelos demais anos, tendo em vista que o carro era 1988 e só tería isenção a partir de 2009? O que faço?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/07/2011 - 23:42
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pague. É o que resta a fazer. Procure a Secretaria da Fazenda e veja se eciste alguma possibilidade de acordo. Você provavelmente terá de pagar toda a dívida.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/08/2011 - 09:15
    Enviado por: ila maria

    tive meu veiculo furtado,qual o prazo de devoluçao do ipva, e qual o orgao que eu devo procurar,qual a documentaçao que tenho que levar.
    472t

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/08/2011 - 17:16
    Enviado por: Rafael

    Olá amigos, tenho uma duvida e gostaria de esclarece-la. A 2 anos atrás sofri um acidente com meu carro na qual o carro ficou fora de circulação até hoje pelo fato de eu não ter dinheiro para pagar o sinistro que fica em torno de 5 mil reais, sendo assim mesmo sem rodar com o carro a 2 anos eu sou obrigado a pagar o ipva ou fico isento disso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2011 - 02:37
    Enviado por: Diego

    Ola, tive minha moto roubada no final de 2008, e graças que ela foi recuperada na metade deste ano.
    Pois bem, ao procurar o despachante para começar a regularizar a cituação, fui encaminhado a secretaria da fazenda do estado, na qual fui informado que o IPVA seria relativo ao tempo que ja estava com a moto, perfeito. a seguir fui encaminhado a CRVA para regularizar a cituação do seguro obrigatório, e este é que esta me causando problemas. estão cobrando um valor absurdo, pelos 2 anos e meio que ela esteve desaparecida, bom por acaso o seguro tambem não sofreria o abatimento deste tempo? Que providencias tenho que tomar e a quem devo recorrer?
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/09/2011 - 15:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Entendemos que não, o seguro tem de ser cobrado, pois a moto continuou existindo. Se quiser contestar, procure um advogado e tente uma redução na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/10/2011 - 12:33
    Enviado por: vilmar detogni

    Boa tarde, comprei um carro zero fiz o seguro uma semana depois deu perda total devido a uma enchente, não havia pago o IPva que venceria 10 dias depois do sinistro não havia pago nem a primeira parcela o seguro demorou para dar perda no veiculo tenho que pagar o ipva e a parcela que entraram em atraso durante o processo de analise da seguradora (20 dias de analise)
    foi contatado o seguro com 110% mas como vão me pagar o carro como novo tenho direito a receber mais os 10% que contratei?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/10/2011 - 11:05
    Enviado por: flavio

    bom dia em 2000 vendi uma moto pro irmao do meu cunhado ele tem agencia de carro,assinei o recibo de compra e venda,so que ele passou a moto pra outra pessoa ,so que em 2001 eu mudei de estado,e mais ou menos 3 meses chegou uma carta da secretaria da fazenda falando que eu devo ipva e seguro obrigatorio dessa moto,so que eu nem sabia faz uns 11 anos ja,liguei pro irmao do meu cunhado e ele nem lembra mais pra quem vendeu,qual procedimento eu devo tomar pra tirar esta moto do meu nome o mais rapido possivel,pelo que eu vi nao tem multa de transito,so multa de doc. atrasado,eu posso da entrada como veiculo roubado,pra ver se a policia pega,por favor preciso de ajuda

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/10/2011 - 18:34
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos ajudar. Procure um advogado pára se livrar das dívidas na Justiça e forçar a transferência dos documentos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/10/2011 - 15:01
    Enviado por: Sandra

    Boa tarde tenho uma dúvida meu marido teve um caminhão roubado no dia 20/07/2004 e placa do caminhão era final 0 e final 0 o IPVA vencia no dia 31/10/2004. Recebemos a indenização do seguro no dia 22/09/2004. Esse ano veio uma dívida do IPVA do ano de 2004, essa dívida é nossa ou do seguro.
    Por favor tire a minha dúvida, obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/10/2011 - 20:37
    Enviado por: TEREZINHA VERGA

    Boa noite, tive meu carro furtado no dia 12/12/2009, nunca mais tive nenhuma irformação sobre o mesmo, hoje estava pesquisando se havia algum debito do referido veiculo e consta que não foi licenciado no ano de 2010 e uma divida de seguro obrigatório, licença e ipva, mesmo com o Boletim de ocorrencia eu tenho que pagar essa divida?
    Por favor, o que devo fazer. Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/10/2011 - 18:23
    Enviado por: Aline

    Meu pai teve um caminhão roubado em 2004 a placa dele é final 0 que vense em outubro, no detran internet esta como o caminhão foi roubado,furto meu pai recebeu uma indenisação só do casco e da carroseria e assinou o recibo de venda tudo no dia 22/09/2004 e a seguradora não passou no nome dele e está vindo conta de IPVA de 2004 lisenseamento 2005, 2006 e2007 no nome do meu pai quero saber o seguinte se como na internet aparece roubo furto isso é que meu pai deu baixa no veiculo sim ou não e a outra duvida é de quem essa divida do seguro ou do meu pai ja que meu pai assinou o recibo de venda antes de venser o IPVA em 2004

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 12:00
    Enviado por: Luccas

    minha moto foi roubada em 2003 fiz b.o. e nunca mais se acho a mesma. Ela estava no nome da minha tia, e so uns dias atras e que soubemos q minha tia estava com uma divida ativa no nome dela? o q faço para tirar tudo q tem do nome da minha tia e deixar limpo ???

    desde ja agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 19:15
    Enviado por: junior

    ola amigos comprei um caminhao e ele era roubado nas nao sabia foi feito trasferencia para meu nome tudo certinho e ele esta em meu nome.mas me ligarao da delegacia de furtos e roubo dizendo que o caminhao e roubado esta sendo feita pericia para diagnosticar o fato se for mesmo roubado o que devo fazer posso ser preso por isso

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/11/2011 - 12:52
    Enviado por: Santos

    Vendi uma moto a uns 10 anos, não assinei o recibo, não consigo mais localizar o comprador, e durante este 10 anos nenhum dos impostos foram pagos!! Mesmo que eu quitar estes débitos para tirar a restrição do meu nome ele continuaram acontecendo. Sei que fui muito ingênua, mais o que devo fazer nesta caso. Agradeço desde já.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2011 - 12:29
    Enviado por: edevilson gabriel caçilhas

    oi meu carro foi roubado dia 23/10/2010 gostaria de saber ser tenho algum direito sobre o seguro e a onde devo ir

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 08:12
    Enviado por: Érico

    Tive meu carro roubado a duas semanas, mas o ipva não estava pago gostaria de ficar isento deste pagamento já que não possuo mais o mesmo é possível?

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário:

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo