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Internet móvel não funciona. O que fazer?

Categoria: Assunto do dia

JOSUÉ RIOS – COLUNISTA DO JORNAL DA TARDE

Você tem uma banda larga 3G? Claro, assim como o sr. Furtado, o Consumidor, você foi vivo, saiu correndo e adquiriu a nova tecnologia. Fez tim-tim e comemorou o brinquedinho sem fio, sem fronteiras, que você leva onde for! E agora, de qualquer lugar, pode dar um “oi” pra todo mundo!

Tudo é festa no seu 3G. Verdade? Não – responde o sr. Furtado, o Consumidor. Primeiro porque a velocidade da tecnologia em questão não é ilimitada, tampouco alcança aquela prometida pelas vendedoras do novo totem (símbolo adorado por certas comunidades).

Pior: em muitas situações a velocidade do 3G não alcança nem 10% do previsto em contrato. E há regiões em que o serviço só funciona com velocidade igual à linha discada ou nem dá sinal de vida – sem contar que as oscilações e instabilidade da transmissão de dados são constantes.

E, embora uma parcela dos consumidores não reclame (nem todos sentem na mesma proporção a deficiência do serviço, por fatores diversos), o fato é que reclamações não param de chagar nos canais de atendimento a consumidores lesados, inclusive aqui no Advogado de Defesa.

E a pergunta é: se o sr. Furtado considera o serviço, no seu caso, um “mico”, ele pode pedir o cancelamento? Resposta das operadoras: não.

Elas alegam que o contrato tem uma cláusula de fidelidade por certo período, de modo que para o cliente pular fora do barco tem de pagar uma multa. E a resposta da Justiça qual é?

Anote: juizados cíveis do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, entre outros Estados, têm rechaçado a cobrança da multa pelas empresas no caso de rescisão do contrato por má prestação do serviço.

Entendem os juízes que ,mesmo que seja admitida certa oscilação na velocidade do 3G, isso não pode ser a regra, e sim eventual exceção.

Mais: ao julgar um processo movido contra a Claro, a 4ª Turma Recursal do Juizado do Rio de Janeiro afirmou que a cláusula contratual que permite prestação do serviço com até 10% da velocidade contratada “é manifestamente abusiva, pois provoca excessiva onerosidade ao consumidor”(recurso 2009.700.015649-8).

Nesse processo, a empresa foi condenada a não cobrar a multa para o cancelamento do contrato e teve de devolver o valor pago pelo modem e pelo chip adquiridos quando o consumidor contratou o serviço. E a Claro foi condenada a pagar R$ 1 mil de danos morais.

Num processo julgado em Porto Alegre, a 3ª Turma do Colégio Recursal, além de condenar a empresa a não cobrar a multa para o cancelamento do contrato, deixou claro que se a região onde o consumidor mora não é alcançada pelo sinal 3G, o aparelho não pode ser vendido sem a devida informação prévia ao cliente.

Nessa decisão (recurso 71001878719), o tribunal recursal também reconheceu o direito de o consumidor pagar somente parte da mensalidade do serviço nos meses anteriores ao cancelamento.

Ou seja: se o assinante usou só 10% do serviço, só deve pagar 10% do valor da mensalidade – se pagou o valor integral, deve ser reembolsado da diferença.

Conclusão: se o 3G está deixando você estressado e a empresa não abre mão da multa para o cancelamento, vá ao juizado e exija a rescisão sem o pagamento desta, bem como devolução de parte do valor pago referente às mensalidades pagas mais a devolução do que você pagou pelo modem – e devolva este à empresa.

Decisão da Semana

Dia 18, a 5ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul obrigou a Unimed Ijuí a contratar um plano de saúde para um consumidor.

Motivo: a Unimed se recusou a vender o seu próprio plano de saúde ao consumidor com mais de 60 anos, o que fere a dignidade da pessoa humana. A decisão é altamente inovadora. (Agravo 70029810108).

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57 Comentários Comente também
  • 30/05/2009 - 19:52
    Enviado por: Rogério Rafael

    Bom, assim como muitos eu também venho passando uma enorme dor de cabeça com o serviço 3g da Claro…
    Prefiro nem comentar… O texto do blog ja diz tudo…
    é um absurdo querer cobrar uma multa para cancelar um serviço que nem funciona!!!
    muito obrigado ao espaço dado para o comentário..

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  • 08/06/2009 - 11:24
    Enviado por: João Batista Caetano

    Bom dia.

    Caro Advogado de defesa, eu estou sofrendo a quatro meses com a brasil telecom; entrei em um plano de internet banda larga 3g de 600kbps com modem gratis no valor de R$ 64,90 mes, só que todos os meses preciso ligar para corrigir valor que querem me cobrar a mais, e nunca alcancei a velocidade contratada, hoje me disseram que para rescindir o contrato ou parar por uma diminuição da velocidade já que não me fornecem a contratada preciso pagar uma multa acima de R$ 400,00 reais. como faço para rescindir este contrato por descumprimento dele por parte da operadora sem pagar esta multa absurda? aguardo orientações. obrigado

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  • 21/07/2009 - 16:56
    Enviado por: José Machado

    Caro advogado de defesa, minha internet é 3G da CLARO. Há 3 meses pago a internet e minha internet não funciona, já completei o período de fidelidade com a operadora, e toda vez que eu ligo ela afirma que se eu for cancelar a internet, tenho qe devolver o moldem. o que devo fazer?
    P.S: aguardo resposta.

    RESPOSTA DO BLOG: A empresa está correta, tem de devolver o modem. quando você adquirir outro plano de 3g de outra operadora, receberá um modem específico da nova empresa.

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  • 26/07/2009 - 02:44
    Enviado por: Laura Antunes

    eu tenho a intrnert movel da tim e pega cerca de 20 kps todo mes passo um sufoco com ela,quero pedir o cancelamento mas eu sei que vao me atacar com a multa,o que eu faço?

    RESPOSTA DO BLOG: Você pode até reclamar no Procon, mas a multa por cancelamento antes do final do prazo estabelecido é legal.

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  • 19/08/2009 - 18:17
    Enviado por: Marcio Alexandrino

    Ola caros amigo,
    Fiz uma compra de uma internet movel da BRASIL TELECOM 600 kbps,. ja alguns dias… mais e tal de internet nao funciona. Deixei de pagar algumas faturais ref. este contrato. Eles me negativaram sem que eu soubesse…. Fiquei sabendo quando foi ao Banco pra fazer recadastrameto da minha conta … desde entao estou impossibilitado de alterar meus dados no banco e movimentar minha conta , por estar negativado pela brasil telecom…….. Como que faço pra cancelar este contrato……

    RESPOSTA DO BLOG: Você cometeu um erro, não podia simplesmente decidir por conta própria parar de pagar, sem avisar ninguém. Pague a dívida para ter novamente acesso à conta e ter seu nome limpo.

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  • 22/08/2009 - 23:12
    Enviado por: Suelen

    Caro advogado de defesa,contratei o serviço de internet 3G da Vivo,e ate então ela conecta com uma velocidade bem inferior a contratada.Minha amiga que mora a menos de meia quadra da minha casa,recebe a velocidade contratada sem problemas.Eu tenho direito de cancelar sem pagar a multa por rescisão de contrato?
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Tem direito sim, as antes faça uma denúncia no Procon para documentar o seu problema.

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  • 27/08/2009 - 18:58
    Enviado por: Flávio dos Santos

    Boa noite Advogado de Defesa, recentemente (07/08/2009) adquiri o TIM 3G no plano de 1MB e estou bastante insatisfeito com o serviço prestado pelo seguinte motivo: a conexão não atinge nem 10% da velocidade oferecida e cai com uma frequência impressionante. Liguei no 08007414141 pelo menos umas 5 vezes e após ficar mais de 30 minutos esperando minha ligação ser transferida fiu informado que se eu solicitasse o cancelamento do plano antes do prazo estipulado eu pagaria uma multa de R$ 400,00, valor este não informado pelo atendente no momento da adesão. Minhas dúvidas são: Como cancelar o plano sem pagar uma multa cobrada por um serviço que não foi prestado como prometido e, caso a empresa se recuse a abrir mão desta quais canais devo utilizar para recorrer esta decisão?
    Atenciosamente,
    Flávio Santos.

    RESPOSTA DO BLOG: Você terá de ir ao Procon e provar que o serviço prometido não foi entregue. Senão, terá de pagar a multa.

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  • 02/09/2009 - 16:05
    Enviado por: Aline Ferreira

    Olá, eu tenho a internet movel da VIVO…contratei o serviço faz 1 mes e o vendedor me garantiu no MINIMO 600 kbps de velocidade , meu pacote é o ilimitado porem como é de se esperar nao atinge nem 100 kbps e cai toda hora , nao consigo ficar masi de 5 minutos conectada . Quero efetuar o cancelamento e eles sem duvidas vão cobrar a multa , quero saber se devo ir direto no procon ou conversar com eles primeiramente ? quais sao as minhs chances de conseguir anular sem o onus.

    RESPOSTA DO BLOG: Primeiro solicite o cancelamento. Se for cobrada a multa, recora ao Procon.

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  • 03/09/2009 - 22:09
    Enviado por: ANDRE

    Boa noite eu adquiri a internet movel da brasiltelecom que agora e oi seis meses, o serviço adquirido e de 250kbps e pago 49,90 por mes na minha cidade nao cobertura mas mesmo assim me venderam o serviço ja reclamei na operadora e disseram que se eu cancelar o serviço tenho que pagar multa mas posso contestar essa multa se eu achar que nao devo pagar, mas se area que examina esses pedidos considerar que nao procede esse pedido de isenção da multa eu terei que pagar? O que devo fazer para me livrar da multa cobrada?
    Agradeço a resposta.

    RESPOSTA DO BLOG: Leia em http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa. Há uma notícia nova sobre o assunto e novas orientações divulgadas hoje.

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  • 04/09/2009 - 10:04
    Enviado por: Andre

    Bom dia, eu adquiri uma internet movel da oi a seis mese mas nao ha cobertura na minha cidade, quando fui tenta cancela sem pga multa descobri que ha multa seria sobre o aparelho (moden) e tambem poderia ser cobrada multa pelo serviço oferecido, tudo esta escrito no contrato, mas quem esta descomprindo o contrato é a operadora e não eu pois ela não esta me oferecendo o serviço que foi contratado 250kbps de conexão por 49,90 por mes. Eu teria direito de cancela sem paga multa mesmo constando no contrato?

    RESPOSTA DO BLOG: Leia a notícia neste link: http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa?title=servico_ruim_de_operadoras_de_telefonia&more=1&c=1&tb=1&pb=1.
    Se o seu caso se enquadra na questão, então é o caso de procurar o Procon para fazer uma denúncia ou até mesmo entrar na Justiça.

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  • 09/09/2009 - 16:27
    Enviado por: christiane

    Boa tarde, eu tenho um contrato de linha móvel a seis meses e desde a primeira fatura os valores vem orbitantes, faço a reclamação e sempre me ligam 5 dias depois c o valor corrigido, só que toda vez tenho que fazer este msmo processo, estou cansada! além disso por diversas vezes as pessoas tentam me encontrar pelo numero da claro e não conseguem, tentei cancelar a linha mas me dsseram que tnho qpagar multa de 437,00! é um absurdo, pois se estou totalmente insatisfeita com o srviço sou obrigada a pagar pra sar?

    RESPOSTA DO BLOG: SE você conseguir provar que os problemas na LINHA são recorrentes e frequentes e que inviabilizam a navegação e conversação, pode romper o contrato sem pagar nada. Procure mais informações sobre o assunto em http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa e no Procon.

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  • 17/09/2009 - 10:08
    Enviado por: Priscila Mazziero

    Bom dia,
    Em junho/09 adquiri um celular da Claro e agora em Setembro estou me mudando para uma cidade onde não há cobertura da Claro já pesquisei no site. Eu consigo me isentar da multa pois estamos com plano de fidelidade com eles.

    Grata.

    RESPOSTA DO BLOG: Não é possível se livrar da multa neste caso.

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  • 17/09/2009 - 21:04
    Enviado por: thiago

    boa noite , eu tenho um contrato com a internet 3g da claro mais a internet não pega nem 10% da contratada , ai eu liguei na anetel para tentar cancelar sem multa mais não aceitarão , agora eu ligo frequentemente para a claro para resolver mais ela não resolve ,, o que posso fazer para cançelar sem multa ???? obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia ao Procon.

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  • 04/10/2009 - 00:13
    Enviado por: Robson o. Valim

    Boa noite .

    Tenho um plano claro 3g a maid de 1 ano sei que ao cancelar agora nao pagarei multa pois ja faz mais de 1 ano que fiz a assinatura, agora o serviço prestado e pessimo tenho mais de 50 protocolos de verificaçao analise e nada resolve o meu problema , tenho o direito de pedir a devoluçao do valor pago pelo modem no momento em que eu for cancelar o serviço junto a operadora.
    puxa vida paguei quase R$500,00…

    RESPOSTA DO BLOG: Não, pois você usou o modem.

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  • 05/10/2009 - 20:59
    Enviado por: robson de oliveira

    Boa, noite

    Tenho um plano de internet 3g a mais de um ano da CLARO, PAGUEI 500,00 PELO MODEM,agora quero cancelar o serviço devido aos constantes problemas de falta de sinal, em plena capital de
    Sao Paulo sem sinal, agora quero que eles cancelem este bendito plano e tambem quero devolver o modem, tenho direito de fazer esta devoluçao do modem ? e receber o valro que paguei pelo aparelho devido aos diversos problemas?

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  • 05/10/2009 - 23:39
    Enviado por: Rivando Santos

    Boa noite Dr. igual a muitos ak no blog,tenho um plano 3g claro,e por diversas vezes medi e guardei as mediçoes que chegam algumas há 18kb de velocidade,quando o plano é de 500kb,a fim de me desfazer e por ter passado hras de sufoco e até constrangimento,decidi deixar de pagar,como de fato a linha foi suspensa, meu nome ao serasa e agora me cobram uma multa,por cancelamento por falta de pagto,quando liguei e reclamei o atendente disse que a multa procede e que eles estão de acordo. O que eu faço? Obrigado desde já pela atenção abraço.

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia ao Procon.

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  • 08/10/2009 - 15:50
    Enviado por: Lidiany

    Olá, eu tenho a internet movel da VIVO…contratei o serviço faz 9 mesês e o vendedor me garantiu no MINIMO 600 kbps de velocidade , meu pacote é o ilimitado porem como é de se esperar nao atinge nem 100 kbps e cai toda hora , nao consigo ficar masi de 5 minutos conectada . Quero uma solução para meu problema e venho tentando isso a 2 meses e nenhum resultado.Tenho registro de várias reclamaçõese estou pagando normalmente sem conseguir usar, gostaria de saber se devo ir no procon ou aguardar.

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  • 05/11/2009 - 13:40
    Enviado por: Rômulo

    Olá.
    Eu adquiri faz uns 7 meses o VIVO 3G,porém somente a 2 meses que eu troquei o meu plano de 1GB para o ilimitado.O problema é que além do plano ilimtado nã ser ilimitado,o sinal fica muito baixo,a velocidade é lenta e a conexão cai muito.
    Eu queria cancelar a internet só que a VIVO diz que eu preciso pagar uma multa de contrato.Eu andei pesquisando e descobri que essa multa é ilegal pelo Procon.Mesmo dizendo isso,a atendente da VIVO disse que o único jeito de cancelar é pagando a multa.
    O que eu faço?

    RESPOSTA DO BLOG: A multa não é ilegal. Para romper o contrato, você tem de provar que não está recebendo o que foi contratado, o que parece ser coisa fácil. O Procon está recebendo milhares de reclamações semelhantes e muitos contratos estão sendo rompidos sem o pagamento de multa. Recorra ao órgão.

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  • 09/11/2009 - 13:28
    Enviado por: paula michele

    tenho uma 3G da vivo e queria cacelar o contrato pois a internet esta muito lenta e eu assinei um contrato super caro queria saber como posso canceler esse contrato sem sair muito no pruju

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  • 09/11/2009 - 20:05
    Enviado por: cristina

    ola;
    no mes de maio eu fiz um pedido de banda larga o atendente me ofereceu plano pluri e eu aceite mas logo depois fiquei sabendo que esse plano era furada pedi o cancelamento da banda larga pois eu nao tinha recebido o sinal ainda e o atendente disse que ia cancelar so que de la pra ca ja se passaram 06 messes nao foi cancelada todo mes a oi reitifica minha conta mas nao cancela .gostaria de saber porque é tão dificil cancelar o que devo fazer ja fiz reclamação pra anatel mas não adianta

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  • 13/11/2009 - 00:36
    Enviado por: Heldevan Vieira

    Ola a 2 semanas eu contratei um serviço de iternet 3G vivo , mas porem a internet é lenta , fica caindo toda hora, estou querendo cancelar mas eu tenho a certeza que eles vão querer cobrar a multa de recisão de contrato. O que devo fazer para não me cobrar a multa de rescisão?

    (((obs: eu trabalho em empressa de cobrança, la cobramos clientes da TIM BRASIl , muitos dos clientes reclama que a internet 3G da TIM, pegava só o primeiro mês, muitos dos clientes param de pagar e a TIM passa a cobrar a multas de rescisão , varia de R$ 250,00 á R$ 500,00 )))

    RESPOSTA DO BLOG: Para fugir da multa só provando que o equipamento não funciona, o que é difícil. Tente fazer uma denúncia no Procon.

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  • 18/11/2009 - 11:52
    Enviado por: vera lucia vaz mourão

    bom dia senhores advogados!eu gostaria de saber pois eu fiz um cancelamento de um curso de cabelereiro que ia fazer,mas por motivo pessoal eu tive que cancelar,o curso seria de seis meses,eu paguei a quantia de 1250 reais,e parcelei o restante em seis meses e que a parcela seria de 155 reais sem desconto,fiz o contrato em agosto de ste ano,e comessaria o curso em 16 de novembro deste ano,no qual eu pedi o cancelamento neste mesmo dia no entanto nao cheguei a comessar meu curso,só que no contrato está escrito que no caso de desistencia o aluno teria que pagar uma multa ressisoria no valor de uma parcela vincenda,mas a prestadora de serviço me cobrou 620 reais e querem me pagar só 620 reais,eu gostaria de saber qual os meus direitos e quanto eles tem que me devolverem,pois nao cheguei fazer o curso,obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: A multa por cancelamento do curso é devida.

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  • 23/11/2009 - 13:09
    Enviado por: fernanda oliveira

    ola.. eu fiz um contrato com a brasil telecom de 600kbps, no valor de 75,00 por mes, mas este valor nunca veio correto. sempre tenho que ligar la pra fazer a retificaçao, mas neste mes veio 99,34 e eu liguei pra retificar o valor e me dissera que nao tem como,,,, e pra eu cancelar a assinatura tenho que pagar uma multa… de 400,00
    nao tenho como pagar essa multa…. queria saber se eu devo ir ao procom
    por favor me responda urgentii….. aguardo vc obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Vá ao Procon.

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  • 30/12/2009 - 16:32
    Enviado por: Vânia

    Olá meu nome é Vânia e gostaria que vocês me ajudassem.
    Tenho internet 3g da claro de 600 kb mais a velocidade não chega nem na metade, acabei de fazer meu contrato eu posso cancelar?o que eu tenho que fazer?Quais providencias tomar?
    Não aguento mais todos os dias é um sacrifício entrar na internet isso porque nem faço donwloads.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Tenham todos um FELIZ ANO NOVO com muita saúde e paz no coração.

    Vânia Souza

    RESPOSTA DO BLOG: Vânia, leia com atenção a matéria e as respostas dadas a outros leitores. As respostas estão lá.

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  • 30/12/2009 - 19:40
    Enviado por: caroline antonio ribeiro

    Tenho a internet da vivo 3g e só da problema a conta aumentou sem eu ter algum aviso e para não suja meu nome sou obrigada a pagar e a velocidade que euu tenho para navegar é uma bem menor do que a que foi passada e para cancelar tambem estou sendo cobrada uma taxa já fui no procom e eles me falaram q tenho q levar o contrato mas foi feito por telefone e a vivo não disponibiliza eu gostaria de sabe o que posso fazer

    RESPOSTA DO BLOG: É o caso de procurar o Procon para fazer uma denúncia ou até mesmo entrar na Justiça.

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  • 05/01/2010 - 13:56
    Enviado por: le

    Ola, meu marido compro internet movel da vivo, mas nao funciona de jeito nenhum, ja colokei em varios computadores mas nao funcionou so funciona no shopping, onde ele compro. queria devolver mas eles nao aceitam, mas è um direito meu devolver algo q nao funciona as contas tao vindo estamos pagando uma coisa q nao ta funcionando. O que devemos fazer?? Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Vá ao Procon e faça uma denúncia. Leve um notebook e demonstre que o equipamento não funciona.

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  • 15/01/2010 - 10:23
    Enviado por: Kellen Duarte

    Olá. Contratei a internet 3g da vivo, no plano ilimitado, a cerca de 20 dias. Nunca consegui utilizar corretamente. Nos primeiros 10 dias, nem acessava, ficava dando um erro 619..algo como conflito do modem com a maquina. Liguei diversar vezs, e isso parou. Fiquei feliz: Enfim terei internet! Ai a decepção: Ela alcança miseros 30 Kbps…liguei, reclamei e ate agora não tive solução. Já perdi a conta dos protocolos que registrei…eles alegam que estão fazendo testes..A contratação foi por telefone, não assinei nada. Eles me enviaram um modem gratuito. Para recindir tenho que primeiro ir ao Procon?

    RESPOSTA DO BLOG: É bom ir ao Procon para tentar evitar a cobrança de multa.

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  • 29/01/2010 - 15:47
    Enviado por: diego fernando ballerini de lima

    Bom,

    Eu contratei uma empresa para fazer o sistema de e comerce (lojas virtual) desde do dia que contratei dia 21/01/2010 ) nao consigo entrar no site deles e nem acessar o adminstrador e começar a fazer meu site, porem consigo acessar por outras internet. Vendo o tal problema entrei em contato pedindo para ve o que tinha de errado com minha internet com eles, eles disseram que tinha ocorrido um erro no firewall e que estava concertando! so que ja passou 8 dias e nada de funcinonar o meu sistema. Acabou que tive que ir em outra casa para estar tentando cadastrar meus produtos, mais como fiquei puto resolvi ligar e pedir o cancelamento, eles falaram que nao tem como cancelar e que nao pode devolver meu dinheiro! Mas como? se eu nem usei o sistema e ate agora consegui so cadastrar 6 produtos? e ainda mais o sistema deles toda hora cai!

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  • 03/02/2010 - 20:53
    Enviado por: maria neide

    ola gostaria de uma resposta urgente, e que fiz um contrato com a claro, e devido o moldem ter queimado fiz o cancelamento do mesmo, so que faltava um mes para completar um ano sem pagar multa, so que liguei para la e a moça me falou que por quebra de contrato eu iria pagar 38.000 reais mais 85.00 da menssalidade, so que veio a conta esse mes de 385.000 reais e um absurdo isso o que devo fazer.

    RESPOSTA DO BLOG: Praticamente impossível entender a sua mensagem. Se há questionamento a respeito da multa por quebra de contrato o melhor a fazer é fazer uma reclamação no Procon.

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  • 08/02/2010 - 18:52
    Enviado por: aloisio pedro de souza

    Eu também adiquiri a internet banda larga 3g da claro, porém foi a mesma que me ofereceu e disse que eu tinha sinal , só que na hora em que instalei a mesma não funcionava, contratei um tecnico em computação foi feito todas as configurações recomendada pelo telefone através de uns dos atendentes da claro e mesmo assim não funciona, na rede só está liberando sinal o da VIVO, e agora se eu for devolver eles quiserem cobrar a multa o que eu faço, eu recebi este modem faz mais ou menos uns 5 dias , novamente eu digo não tem sinal , eu vou pagar por uma coisa que não usei.

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  • 13/02/2010 - 19:40
    Enviado por: wanderson silva teixeira

    fiz o pedido da vivo 3g ela tem o sinal na minha região mas dentro da minha casa ela não funciona eu fiz o pedido do cancelamento sem a multa mas mesmo assim eles querem me cobrar a mesma e as contas tambem o que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Tente negociar com a ajuda do Procon.

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  • 21/02/2010 - 21:08
    Enviado por: maycon

    preciso de ajuda para saber como proseguir no camcelamento da internet vivo 3g . pois cada mes que passa eu pago de 170 a quasse 200 reais . e nao gostaria de pagar a multa fikei sabendo q uma lei foi para o comgresso . para cancelar os planos de fidelizaçao . e o camçelamento das multas . se alguem poder me ajudar me add no msn ou me manda um email
    meu msn e email sao = maycon100nocaonohap@hotmail.com

    fico mt grato …

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  • 25/02/2010 - 10:26
    Enviado por: Marcelo

    Uma dúvida: já passei de 1 ano com a Claro, graças a Deus já posso cancelar o serviço deles. O engraçado é que, ao solicitar o cancelamento, eles mandaram eu devolver o modem!!! Eu paguei na época R$ 29,90 (promocional para quem assinava o plano 1GB a R$ 120 por mês), ou seja, tenho pra mim que eu comprei o modem, não o estou usando em regime de comodato – como eu faço com a Sky e a Nextel, por exemplo. Eles alegam que eu não terei utilidade pro modem e o pedem de volta, pois é de uso exclusivo da Claro, mas, se eu o comprei e paguei por ele, tenho o direito de transformá-lo em brinquedo pro meu filho, caso realmente não sirva mais pra nada após o cancelamento. O que os senhores me recomendam, nesse caso?

    RESPOSTA DO BLOG: Devolva o modem. Não terá utilidade nenhuma. Nâo é o caso de criar caso por conta disso.

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  • 05/03/2010 - 10:23
    Enviado por: Marcos

    Olá, ja vi que não é so eu que tenho problemas com a Claro 3G.Assinei um contrato com a Claro no ano passado, meu plano era de 500kbps e R$84,90p/m, eles prometem se não me engano 20% da velocidade, eu conectava a 50kbps, fazia varios testes, velocidade de internet discada, que é de graça.Fiquei dois meses com a claro e fui cancelar, demorei uns tres meses pra cancelar, e hoje eles dizem que meu nome esta no SPC, com um valor de R$960,00.Concerteza não vou fazer esse pagamento, não tem condiçoes, muita sacanagem.Queria saber se tem como eu me livrar dessa divida?

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  • 05/03/2010 - 21:16
    Enviado por: cristiane Lopes

    Boa noite!
    Certo dia ligaram para minha casa dizendo que o meu filho ganhou um curso de computação gratuito devido a uma otima pontuação que ele teve numa prova dada na escola(Prova São Paulo).No mesmo dia eu fui ao lugar que me passaram,chegando la eles ate chegaram a falar deste curso gratuito de apenas 2 meses.Mas então eles vieram com uma proposta de um outro tipo de curso,esse seria pago.
    Enfim,acabei assinando os papeis.Como o meu cartão não passou na hora eles ficaram de mandar um motoboy em casa com a maquininha para que eu pudesse passar o cartão.Vendo a besteira que fiz,nem cheguei a atende-lo.
    Eles ficam me ligando mas eu nem chego a aten
    Eu ficaria pagando este curso por 24 meses,pagaria R$99,00,ficando no total R$ 2376.00,no contrato diz que se caso eu desistisse eles não devolveriam o dinheiro do primeiro pagamento o qual eu deveria ter feito na hora.No contrato diz tambem que no caso de desistencia eu teria que pagar 10% do valor total do curso.Ai eu pergunto eu sou obrigada a pagar?.Meu nome pode ficar sujo por isso?.Fui me informar no procom e eles diseram que como eu não tenho provas como algum papel no qual eles dizem que o curso seria de graça nada podiam fazer.E agora?O que faço?O juizado de pequenas causas pode me ajudar?Será que eu indo pessoalmente cancelar eles cancelam?Ou eu deixo como esta ja que nada foi pago?.Obs: Eu não trabalho sou do lar,na época meu marido estava viajando e se eu bem o conheço ele jamais pagaria esse valor,o que eu devo fazer por favor me oriente.

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    • 05/03/2010 - 17:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Devia ter lido o contrato antes de assinar. Não há o que fazer. Tente um advogado especializado e um acordo no Juizado Especial Cível,mas terá que pagar alguma coisa como multa.

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  • 11/03/2010 - 13:54
    Enviado por: Douglas de Paula

    Olá advogado de defesa,
    Tenho um problema, contratei os serviços da ctbc 3g 300k ilimitado mais ou menos 40 dias. Em minha cidade não tem o serviço 3g mas me garantiram que era bom, não consigo me conectar na net a não ser na madrugada e mesmo assim fica uns 30 minutos e cai sem retornar… quiz cancelar o serviço e pago mensalmente 59,90. Ao ligar para o atendimento da telecom ctbc me informaram que posso fazer o cancelamento pagando a multa refente aos meses que faltam para a fidelidade acabar somando mais ou menos 500,00!!! quero saber se podem cobrar esta multa enorme mesmo com uma velocidade que não chega nos dias normais a 9k e que se quiser acessar a net tem de ser de madrugada? Por favor me responda!!!!

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    • 12/03/2010 - 20:57
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Só fica dispensado da multa se conseguir provar que a empresa não entrgou o prometido. Faça uma denúncia no Procon.

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  • 17/03/2010 - 12:08
    Enviado por: lenilson muniz

    olá,
    Eu pago o plano ilimitado da vivo3g INTEGRAL + o sinal chega para mim parcial.
    posso pedir desconto ja que não recebo aquilo que pago?

    obrigado

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  • 29/03/2010 - 15:27
    Enviado por: Rafael Macedo

    Boa tarde, Doutor. Há seis dias fiz uma assinatura de internet via rádio, numa empresa aqui do Rio de Janeiro, chamada Net Vantagens. Acontece que fechei contrato com eles no dia 12/03/10 e no mesmo previa instalação em, no máximo, dez dias corridos. Foram instalar a mesma no dia 23/03/10, ou seja, onze dias depois, quebrando assim, ao meu ver, uma cláusula clara do contrato. No ato da assinatua eu paguei R$ 150,00 de instalação, à vista, e desmarcaram ao longo desses dias três vezes a instalação, sem sequer me avisarem com antecedência, simplesmente desmarcavam e pronto, e eu sempre chegando tarde ou deixando o trabalho nesses dias para atendê-los, pois não tinha gente em casa. Só que se não bastassem esses atrasos, depois de finalmente instalarem o serviço, ele simplesmente não funciona direito, quando funciona! Contratei 600kbps de velocidade, e num certo dia consegui, depois de muitas tentativas, míseros 3 kbps! Absurdo! Quero cancelar, mas existe a tal de multa de fidelidade. Fui pessoalmente à firma, que é super pequena, quase fundo de quintal, mas tem cnpj, sites, tudo direitinho (acho eu…), e solicitei o cancelamento no dia de hoje, 29/03, mas disseram que só falando com o gerente que pode cancelar. O problema é que tento falar com ele desde os dias em que eu tentei saber o porquê dos atrasos da instalação. Solicitei reparação técnica e não me atenderam (24h foi o prazo que deram pra atender). Na verdade toda vez que dizem que irão retornar nunca retornam.Quero rescindir, mas não quero pagar multa, será que consigo cancelar sem pagar a multa por conta de ser um serviço de péssima qualidade? A propósito, tem uma clásula no contrato que diz o seguinte: “O pagamento do primeiro boleto bancário contendo valores relativos ao serviço net vantagem implicará a adesão e aceitação automática do inteiro teor deste contrato…” . Eu entendi que, como ainda não paguei o primeiro boleto, posso cancelar sem problemas, procede? Aguardo resposta.

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    • 29/03/2010 - 22:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não é assim, você corre o risco de ser processado por quebra de contrato. O que você tem de fazer é uma denúncia no Procon e ajuizar uma ação no Juizado Especial Cível por danos morais. Para não caracterizar uma quebra de contrato, pague o boleto e depois solicite ressarcimennto.

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  • 07/04/2010 - 15:13
    Enviado por: danilo

    o meu problema e que minha internet 3g da claro nao tem estabilidade de conexao e mesmo sem ultrapassar o limite de 1gb ela e ruduzida estou pagando por algo que nao tenho primeiro me disseram q era ilimitada e nao e oque posso fazer para nao pagar a multa?

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    • 07/04/2010 - 19:30
      Enviado por: Marcelo Moreira

      REclame dos problemas no Procon e acione o Juizado Especial Cível para tentar se livrar da multa, mas você terá de provar a instabilidade.

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  • 12/07/2010 - 10:42
    Enviado por: Rafaela Romano

    Contratei um serviço de internet 3G da VIVO ilimitado para dar de presente pra minha mãe e no ato da compra perguntei se havia cobertura na cidade de São Pedro da Aldeia(RJ) para onde ela iriia se mudar e me informaram na loja que sim. Só que quando ela se mudou definitivamente e resolveu usar a internet lá não funcionou, não é que a velocidade está baixa, simplesmente não tem sinal. Já liguei para a operadora de lá para tentar resolver o problema e eles continuam dizendo que há cobertura no local, mesmo eu informando que não estou recebendo nada. Soliciti o cancelamento e me informaram que deveria pagar uma multa referente á fidelização e que eles não podem fazer nada porque o enderço cadastrado não é o de São Pedro da Aldeia e sim da capital onde eu moro(porque fui eu quem comprou e nem me informaram que eu só poderia reclamar de cobertura no endereço da compradora). O que posso fazer para reslver esse problema?

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  • 06/01/2011 - 15:46
    Enviado por: jocemara

    matriculei minha filha na microcamp de porto alegre ,estou pagando a matricula o valor é 130,00 em 3 vezes,as aulas ainda não começaram começam dia 19 de fevereiro,posso cancelar o contrato sem pagar a multa?se puderem me ajudar eu agradeço.

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  • 09/08/2011 - 12:04
    Enviado por: Simone Rodrigues

    ola, tudo bom?
    tenho a internet 3G da vivo a mais de um ano, e gostaria de saber se posso cancelar sem pagar multa, pois o serviço é péssimo e não assinei nenhum contrato após um ano, só confirmei que queria continuar assinando pelo sac da operadora, quais são meus direitos?
    obrigada pela atenção.

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    • 09/08/2011 - 18:20
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Leia o seu contrato para saber se terá de pagar multa após um ano de contrato. Se ali estiver estipulado que tem multa, então terá de pagar.

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  • 10/08/2011 - 01:09
    Enviado por: Cristiane

    Ola,solicitei o 3G da vivo.Usei por 9 dias e solicitei o cancelamento, piis quando fiz ja perguntei qntos dias teria p cancelar sem multa e me disseram 15 dias.O serviço é horrivel.conexão fraca e cai toda hora.Liguei e so pude cancelar na loja.Ja achei errado, ja que comprei pelo telefone.Me passaram para a ouvidoria da vivo para solicitar um office boy vir na miha residencia buscar o modem.Deram o prazo de 10 dias uteis para buscar.Esses 10 dias ja passaram e estou preocupada com medo que me cobrem dinheiro por nao ter entregue esse modem.O que faço?

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  • 03/09/2011 - 10:43
    Enviado por: Vanessa Nunesa

    Minha internet 3G da claro também nao condiz com o anunciado.Antes de cancelar o plano pedi 3 vezes que fisessem o reparo para melhoria na velocidade e não fui atendida. Como não houve solução pedi o cancelamento agora eles querem me cobrar uma multa de R$ 170,00 eu discordo dessa cobrança, vou pagar apenas pelo perido que utilizei até a solicitação do cancelamento. Onde devo ir para recorrer, no Procon ou no juizado de pequenas causas? Essa cobrança é abusiva se a operadora nao tem um bom serviço nao pode me obrigara a ficar ele.

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  • 09/11/2011 - 10:12
    Enviado por: Valnei Paixão

    Bom dia!!!

    Estou com o seguinte problema:

    Fui usar o Sincard 3G BRT 600kbps (Ilimitado) em um modem desbloqueado, acabei danificando o sincard, havendo a necessidade de sustituição e começo do problema.

    Resumindo 4 contatos feitos no decorrer do dia 19-10-2011 a 08-11-11 e nada, a reclamação da ANATEL no dia 31-10-2011 foi positiva no sentido de agilizar o contato por parte da Operadora. Em apenas poucas horas recebi todos os telefonemas e o ultimo me avisava que seria disponibilizado o valor de R$10,00 na lotérica para ser pago, posteriormente no prazo de 7 dias receberia meu chip…

    No dia 08-11-11 entrei em contato avisando que no dia 03-11-11 o callcenter me avisou que sem saber a disponibilização do pagamento teria sido cancelada no sistema e não sabia por que!!!

    Hoje em contato com a Anatel 09-11-11 fiquei chocado!!!
    Fui informado que a Operadora os informou que mecontactaram no dia 08-11-11 e avisado que no prazo de 7 dias o sincard estaria sendo entregue!!!!!!!!!!!

    Pasmem!!!!

    Eu não recebi contato nenhum!!!! Eu que liguei no final do dia para saber notícias!!!

    Concluão o chamado da Anatel foi reaberto e a Operadora BRT/OI tem 2 dias pra me contactarem e “solucionarem” o problema…

    Tô ferrado, sem net….

    E agora????

    Vocês pederiam me ajudar nesse caso com alguma orientação?

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    • 18/11/2011 - 18:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Só podemos orientar a procurar o Procon, registrar uma queixa, e acionar o JUizado Especial Cível pedindo indenização pordanosm morais.

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