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Terça-feira, 21 de Outubro de 2014
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Informação confusa na troca de produtos

Categoria: Assunto do dia

MARCOS BURGHI – JORNAL DA TARDE

Lojas estão induzindo os consumidores a erro quando o assunto é prazo para troca de produtos com defeito. A constatação é do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a partir de reclamações de consumidores encaminhadas ao órgão.

De acordo com levantamento realizado pelo instituto, publicado na edição deste mês da revista da organização, as empresas carimbam em notas fiscais de venda prazos diferentes daqueles definidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para a troca.

A lei prevê 30 dias a partir da constatação do problema para bens não duráveis e 90 para bens duráveis, tendo como base a data de verificação do defeito (que não pode ser consertado)ou vício (que pode ser consertado).

Segundo Marcos Diegues, assessor jurídico do Idec, os carimbos nas notas, que chegaram à organização por meio dos associados, informam que os prazos variam de 3 a 7 dias.

A informação pode levar aos consumidores a falsa idéia de que, passado o período, não é mais possível trocar o produto com defeito.

Diegues diz que, para bens duráveis, como eletrodomésticos ou móveis, por exemplo, o prazo para reclamação é de 90 dias a partir da constatação do problema. Quem vendeu tem 30 dias corridos para dar uma solução, que pode ser a troca por um produto novo caso o conserto não seja viável.

Mais clareza

Na opinião de Joung Won Kim, advogada especializada em direito do consumidor, os prazos informados pelas lojas se referem a uma possibilidade de troca em caso de defeito além daquela determinada pelo código do consumidor, mas mesmo assim, induzem os consumidores a erro. “As lojas deveriam esclarecer esse detalhe”, afirma.

O levantamento traz casos atribuídos a 11 lojas físicas ou virtuais: Americanas, Americanas.com;,Carrefour, Casas Bahia, Extra, Fast Shop, Lojas Cem, Magazine Luiza, Mercado Car, Ponto Frio e Wal-Mart, inclusive no serviço de atendimento telefônico. Todas foram procuradas pelo JT, mas apenas quatro responderam.

O Carrefour enviou nota na qual informa que, caso algum dos fornecedores não cumpra o que determina o CDC, devolvendo a mercadoria no prazo de 30 dias, o Carrefour assegura o direito do cliente.

O Extra informou que “a informação que consta no carimbo refere-se a um prazo complementar dado ao consumidor por mera liberalidade da rede. Portanto, em nada fere o direito do consumidor”.

A Fast Shop informou que o prazo que consta do carimbo é oferecido em complemento ao que determina o Código de Defesa do Consumidor.

O Magazine Luiza argumentou que a empresa respeita os 90 dias que o cliente possui para reclamar de eventuais defeitos de fabricação.

O Wal-Mart, por sua vez, informou que opera de acordo com a legislação vigente e informa que cumpre o previsto no CDC quanto ao prazo de troca ou consertos de produtos. A companhia observou que os períodos de 3 a7 dias citados pelo órgão são referentes a prazo que o Wal-Mart oferece por “mera liberalidade”.

As Lojas Americanas e Americanas.com informam que seguem os prazos determinados pelo código e o prazo de três dias é uma oferta adicional “por liberalidade”.

Mais confusão

Confusão e falta de informação na hora da venda. Foi o que ocorreu com Vera Dotta, de 59 anos. Comprou um aparelho de TV há uma semana, mas ainda não a instalou.

Ocorre que, na nota, há a informação de que o prazo para troca é de uma semana. “Se a televisão apresentar problemas, como vou poder trocá-la, se eles demoram tanto para instalar?”, pergunta.

Joaldina Guimarães de Oliveira também teve problemas. Procurou a loja, no prazo de 72 horas, para trocar um fogão, que veio com defeito. O produto foi submetida à assistência técnica e ainda espera pelo diagnóstico do problema.

Gilberto Ferraz de Campos Junior, de 44 anos, tentou trocar o produto nas 72 horas prometidas, mas teve de aguardar 30 dias.

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152 Comentários Comente também
  • 16/09/2008 - 14:44
    Enviado por: fernanda barboza torres

    comprei um ferro nas lojas carrefour partenon em porto alegre dia 12-09 e hoje 16-09 me dirigi até a loja com o ferro alegando que o spray não está funcionando e o Gerente da parte de Eletro disse que não podem trocar e que devo ir a Assistência Técnica, não consigo acreditar que terei gastar mais dinheiro com transporte sendo q eles venderam o aparelho.

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  • 24/09/2008 - 23:37
    Enviado por: washington

    O fornecedor é obrigado a trocar um produto quando o consumidor já o manipulou tentando entender suas características?

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  • 16/10/2008 - 09:32
    Enviado por: Daniella

    Adquiri um celular Sony Ericsson w380i na loja Extra de Praia Grande no dia 27/07 e para minha surpresa, com menos de 1 mês ele começou a desligar sozinho e de repente desligou de vez. Não ligava mais. Fui até a loja para verificar se eles trocavam mas como na NF consta, ilegalmente, garantia de 3 dias (absurdo) me mandaram entrar em contato com a assistência técnica.Entrei em contato com a central de atendimento da sony ericsson e me disseram que poderia ser uma atualização de software e que eu mesma poderia fazer; bastava fazer o download no site deles. Para não perder tempo, acabei fazendo essa tal atualização e o celular continuou sem sinal de vida. Diante disso, enviei p/ eles, seguindo todas as instruções: sem chip, memory card, bateria e tampa, apenas a carcaça pois eles não se responsabilizam por esses itens caso os enviasse.
    O celular ficou 2 semanas no conserto e quando retornou continuou sem sinal de vida. Simplesmente não ligava.Entrei em contato novamente, dessa vez questionando sobre a possibilidade de devolução do meu dinheiro pq estou pagando o aparelho e até agora só consegui utilizá-lo, efetivamente, por 1 mês, mas me disseram não ser possível, pois enquanto tiver conserto eles o farão. Me disseram, inclusive, que caso seja constatado que não há conserto, eles me enviam um novo.Dessa vez, me disseram que o problema era a bateria, não mais atualização de software como anteriormente. Me pediram para enviar novamente, mas com a bateria e o carregador, para que eles possam averiguar o suposto problema na bateria e acessório.Minha dúvida é a seguinte:o art. 18 diz que o prazo deles é de 30 dias p/ consertar. Esse prazo reinicia toda a vez que eu mando p/ ass. técnica ou da primeira vez que eu mandei iniciou, prazo esse que já atingiu os 30, e eu já posso pleitear as opções do art. 18? Estou muito brava e não sei mais oq fazer, a não ser ir ao juizado especial, o qual eu vou assim que receber o aparelho.
    Obrigada pela atenção.

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  • 12/11/2008 - 18:31
    Enviado por: JOSÉ CARLOS

    MEU FILHO COMPROU UM PLAYSTATION2 SONNY, DIA 01/11/2008 CHEGANDO EM CASA, CONSTATEI QUE A VOLTAGEM DO APARELHO É DE 220-240 VOLTS, QUE NÃO É PADRÃO NA MAIORIA DOS LUGARES ALÉM DO QUE MESMO LIGANDO NESTA VOLTAGEM NÃO FUNCIONA PERFEITAMENTE, QUE DEVO FAZER?

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    • 04/08/2011 - 21:15
      Enviado por: FABIO

      AMIGO, VC ESTA ENGANADO.. 220-240 E O MAIS COMUM . 110-120 QUE E SO USADO EM CAPITAIS E ALGUMAS CIDADES DE REGIOES METROPOLITANAS. TENTE SE INFORMAR MELHOR. 220 E NA MAIORIA DAS CIDADES DO BRASIL.

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  • 18/11/2008 - 20:43
    Enviado por: ALEXANDRA

    em caso de defeito do produto eletronico a responsabilidade de troca ou resolver o problema e da loja ou da assistencia tecnica.e a garantia de 90 dias p/troca e independente do prazo de garantia do produto?

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  • 28/01/2009 - 00:38
    Enviado por: Tatiana Alves

    Em novembro de 2008 comprei um aparelho de ar condicionado através do site americanas.com.
    Recebi o produto poucos dias depois,mais só agora (janeiro de 2009) iniciei a instalação do ar condicionado,qdo percebi que a voltagem do aparelho era de 220v,não compatível c/ a voltagem da minha residência (110v).Tentei trocar o produto na loja,mas eles se recusaram alegando estar fora do prazo p/ troca (7 dias).
    Quais são os meus direitos? é justo eu pegar pelo um produto e não poder utilizar?

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  • 30/01/2009 - 12:48
    Enviado por: Amauri

    Comprei um celular na loja Casas Bahia,na nota ta escrito que o prazo de troca é de 3 dias.Porem o PROCON diz que o prazo tem que ser de 7 dias .O que faço?

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  • 26/02/2009 - 22:23
    Enviado por: Dênio Santos

    Comprei no Shop Time um Kit Emergencial para carro,coloquei o produto para carregar doze horas, e ao verificar, após este período o produto não carregou. Contactei explicando o ocorrido, e estava dentro do prazo de sete dias, buscaram conforme o combinado. Mas agora quando ligo no call center, eles falam que não tem nem previsão de entrega do novo produto, e simplismente mandam aguardar. Que providências tomar neste caso ? Tribunal de Justiça ?

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  • 09/03/2009 - 21:47
    Enviado por: ANGELICA

    Prezados, bo noite,

    Vejam o email que mandei hoje para as lojas Marisa. O que faço em relação ao fato abaixo?
    _______________________________
    Boa noite,

    Sou cliente Marisa a muitos anos, e nunca pensei que pudesse passar por tamanho constrangimento. Hoje as 8:40 foi a loja de Duque de Cáxias (PRÓXIMO A C&A) para trocar um sutiã que comprei, pois o mesmo estava furado, por causa do alarme, e eu só vi quando cheguei em casa. Fiu atedida por uma funcionária chamada Kelli no setor de trocas, ela me disse que é responsável pela loja, mas acho que ela não está preparada para o atendimento ao público.

    A situação é a seguinte, comprei dois sutiãs da DelRIO (28/02/09), por R$35,00, um estava furado, mas só em casa (Infelismente) eu percebi. Tentei trocá-lo hoje (o branco), mas como eu só tinha levado um, a atendente disse que eu não podia trocá-lo, disse a ela que sou uma pessoa muito ocupada, faço faculdade a noite, chego muito tarde em casa e que por isso tão cedo não poderia voltar lá, inclusive estava com várias peças para comprar, pois quando tenho tempo faço tudo de uma vez.

    Mesmo assim ela se negou a troca, por isso deixei de fazer várias coisas importantes, como estudar, descansar, ficar em uma reunião no trabalho. Expliquei a Kelli que eu estava muito chateada com aquele constrangimento pois sei dos meus direitos como consumidara, sei que segundo o código da defesa do consumidor eu teria direito a troca somente de um produto, até por que a embalagem, e nem a etiqueta, não tinha essa informação sobre a troca dos dois produtos. Foi então que perguntei a Kelli se teria na loja algum informativo dizendo que a troca de produtos duplos só seria trocado se os mesmos estivessem juntos, Ela me afirmou que eu a estava coagindo, mas isso estava acontecendo ao contrário, pois essa palavra quer dizer obrigar; constranger; forçar, e quem foi forçada a voltar para casa sem o seu produto sem o defeito e bom para o uso foi eu, pois sei que é isso que a lei diz.

    Acho que foi um desgarte desnecessário, pois o produto nem pode mais ser vandido, pois o furo que o alarme fez foi enorme, eu só não percebi por que o mesmo estava preso ao cabide.

    Espero sinceramente que vocês possam me ajudar, pois eu amei a nova coleção da Marisa e não quero que um fato desagradável me tire o prazer de estar junto a vocês compartilhando de um momento tão legal da Loja.

    Atte,

    Angélica

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    • 01/09/2011 - 21:22
      Enviado por: Tatiane

      Comprei um computador no BIG que estava no saldão da loja no fim de semana, cheguei em casa fui ligar e não funcionou, fui trocar e o gerente da sessão disse que a loja não efetua a troca por que é cmpra de saldão e que devo procurar a assistência técnica. o produto foi comprado a menos de 7 dias.
      eles realmente não são obrigados a trocar?
      obrigado

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  • 13/03/2009 - 14:56
    Enviado por: Renata

    Comprei no carrefour uma maquinq digital da kodac passando uns 20 dias ela não carregava mais entao me dirigi a loja e me indicaram que deveria leva-la para a assistencia. Foi enviada dia 9 de fevereiro e a recebi dia 5 de março e continuava com o mesmo deveito. Foi ate o carrefour estao me enrolando .Me ajudem obrigado desde ja.

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  • 19/03/2009 - 18:18
    Enviado por: MARIA BETANIA

    Comprei um ferro da marca Black Decker XT 2020 no Carrefour Raposo Tavares em São Paulo no dia 14/03/2009 , compra a vista o qual infelizmente só observei no dia 18/03/2009 quando fui utiliza-lo que estava com defeito, ao ir ate a loja tentar trocar pelo mesmo produto o gerente da loja disse que não seria possivel, já que eu deveria ter testado o ferro em uma assistencia tecnica conveniada a eles, porem ninguem me orientou a nada, agora terei que esperar, sabe Deus quando a assistencia tecnica consertar o ferro novinho que ainda não usei.

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  • 24/03/2009 - 14:37
    Enviado por: ROBERTO FRAZÃO

    Tenho dúvidas no seguinte.: existe diferença entre prazo para troca por outro novo e prazo para remessa a assistência técnica para conserto, de produto que apresentou defeito?

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  • 24/03/2009 - 20:58
    Enviado por: Marta

    Comprei um secador em um das lojas do supermecado HiperBom preço aqui de Fortaleza, a que fica situada no bairro Papicu e como estava com pressa não testei e nem pediram para testar o aparelho, me deram o prazo de 72 h para troca , caso desse defeito eu sei que pelo CDC são 30,então fiquei tranquila, pois não imaginava que o mesmo fosse dar defeito, no 9º dia fui usar o aparelho e o memso não ligou, fui até a loja e pedi para trocarem o produto eles porém me informaram que o prazo já havia sido ultrapassado e que eu levasse o produto na autorizada, não me conformei, pois sei que o CDC me garante a troca, no dia seguinte fui ao Procon da minha cidade e lá três pessoas me disseram a mesma coisa, até zombaram de mim dizendo que a loja não poderia trocar todos os produtos que dessem defeito.Gostaria de saber o que devo fazer.

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  • 21/04/2009 - 18:30
    Enviado por: nadia s. correa

    Coloquei meu aparelho de DVD da britania na assistencia tecnica, ja passou 30 dias e o aparelho não está pronto, o que faço, quais são meus direitos? Grata Nadia

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  • 25/04/2009 - 17:02
    Enviado por: valeria rodrigues

    comprei um fone de ouvido para pc,e quando cheguei em casa ele apresentava defeito,retornei no dia seguinte na loja e o vendedor me disse que eu esperasse até treis dias para trocar,indignada disse que eu não ficaria refém da loja pois queria o aparelho no mesmo dia,então o gerente testou o aparelho,e verificou que de fato ele tinha mau contato,ele me sugeriu levar o aparelho e ir usando até que ocorresse a troca,pois bem,passados treis dias retornei a loja e ainda não tinha o aparelho,então peguei um semelhante,R$ 5,00 mais caro e o vendedor me perguntou como eu pagaria a diferença ?,então respondi:(…NO CASO DA LOJA NÃO TER COMO REPOR O PRODUTO É OBRIGAÇÃO DELA DAR UM SEMELHANTE…) sem discutir o gerente autorizou a troca,viu ? conheçam seus direitos !!!
    Graças a Deus nunca tive problemas em trocar mercadorias,já troquei um sapato com 6 meses de uso com a NF é claro !

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  • 12/05/2009 - 23:41
    Enviado por: Carlos Resende

    Comprei um aparelho no Extra a 10 dias e ele simplesmente parou de funcionar !!! è meu direito exigir a troca ? Oque devo fazer ?

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  • 18/05/2009 - 00:25
    Enviado por: HEWERTON RAMALHO

    boa noite.

    comprei uma lavadora no supermecado extra. aonde a mesma me falou que não poderia efetua a troca; pois, ja tinha se passado 72 horas. E me encaminhou a asistencia tecnica.

    qual e o procedimento que devere segui.
    e qual é o art que me dar sustentabilidade para o recurso.

    aguardo contato

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  • 02/06/2009 - 16:41
    Enviado por: andre barreto

    Comprei um MACACÃO(roupa em couro e tecido especial para motociclista, usado em ruas e autodromos), acabou rasgando na parte do tecido com apenas 63 dias de comprado e 3 vezes usado. É um produto otimo da Dainese mas rasgou com muita facilidade. Gostaria de saber se esse produto é bem duravel ou não duravel e se tenho direito a troca e qual seria o prazo. A loja quer costurar e se não ficar bom ai vão trocar, o que o Sr. me diz?
    Grato.

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  • 12/06/2009 - 14:32
    Enviado por: Ana Claudia

    Boa tarde, comprei um produto no Polishop e recebi este produto no dia 8/06 mas não gostei do produto e liguei pra fazer a devoluçaõ no dia 12/06 só que a Polishop está alegando que me entregou no dia 2/06 e passou o prazo de 7 dias para devouluçaõ, como posso provar a data que recebi pois eles só me pedirão pra colocar nome e RG.O que faço?

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  • 18/06/2009 - 20:17
    Enviado por: Ana Crisitna

    Boa Noite,
    Comprei uma máquina digital com garantia de 90 dias e com menos de um mês de uso a máquina estragou. A loja não quer fazer a troca, nem o conserto, alegando ser mau uso. A dona da loja me propôs a pagar 50% do conserto e eu os outros 50%. Só que liguei para a assistência técnica e eles me disseram que o problema é na placa e que não tem nada haver com mau uso. A máquina é novinha, não tem nenhum arranhão. A máquina está em posse da loja. Tenho a NF. O que devo fazer? Obrigado.

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  • 22/06/2009 - 11:56
    Enviado por: ezequiel gomes

    bom dia!

    comprei um telefone sem fio da marca PANASONIC e com menos de um mês o mesmo deu defeito.Liguei para reclamar e pedir a troca do aparelho e me disseram que eu deveria leva-lo para a assistência técnica. Se não fosse possível o conserto, então eles trocariam.
    Gostaria muito que vocês me ajudassem.
    Desde já, grato

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  • 23/06/2009 - 23:42
    Enviado por: Alexandre

    Recebi uma TV comprada pela internet no Magazine Luiza dia 05/06/2009 Ontem dia 22/06/2009, assistindo tv apareceu um risco verde a na tela do LCD de cima até abaixo da tela.
    Entrei em contato com o Magazine luiza solicitando a troca por outro e alegaram que já passou 7 dias e eu não posso devolver para eles; Devo me dirigir a assistência técnica.
    Isso está certo?
    Passaram 17 dias eu não posso trocar na loja? Devo mandar para a assistência técnica?
    Agradeço se responderem.

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  • 27/06/2009 - 09:53
    Enviado por: JADE SAMPAIO

    Comprei um aquecedor na Casa e Vídeo e por engano fiz a escolha para gás de butijão quando deveria ser para gás natural. Estava em promoção a instalação grátis. assim que o produto chegou, buscamos a empresa para fazer instalação e isso já levou uns 3 dias. Quando consegui agendar, já havia se passado os 7 dias. Porém, o técnico verificou que eu preciso apenas trocar o produto por outro para gás natural e a Casa e Vídeo diz que não pode fazer pois já se passaram os 7 dias. Como proceder?

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  • 08/07/2009 - 23:33
    Enviado por: André da Silva

    Boa noite,
    Comprei uma tv lg nas casas bahia e dois meses depois ela deu defeito, fui na loja e o gerente disse que eu deveria procurar uma ass tecnica, mas a lg nao tem ass tecnica na minha cidade, o que devo fazer?
    desde já agradeço e espero uma resposta positiva.

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  • 12/07/2009 - 16:58
    Enviado por: maria betania de almeida domingos

    olá gostaria de saber o que posso fazer eu comprei uma cafetera nas casas bahia mais não esta esquentando levei para troca não querem trocar pois ja faz uma semana me ajudem o que posso fazer essa cafetera era mostruario ultima peça mais paguei caro não veio manual nem embalagem como posso resolver isso meajudem…………… brigada betanis

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  • 18/07/2009 - 15:59
    Enviado por: ADALBERTO S. DE MORAES

    OLÁ. MINHA ESPOSA COMPROU UMA BOTA. E EM 2MESES DE USO O SOLADO ESTRAGOU. A LEJA DEVE MEDAR OUTRA BOTA. O QUE FAÇO?

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  • 07/08/2009 - 23:16
    Enviado por: Rubia Santos

    Comprei um secador no Wal Mart em 15/07/09 e o plug nao cabe em nenhuma das tomadas do meu apartamento por ser muito larga, esteve la em 07/08 para efetuar a troca e me disseram que nao poderia trocar por ja ter ultrapassado o prazo de 7 dias. Isso esta correto?

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, está correto. Tente contatar o fabricante, mas este também não está obrigado a trocar o produto, pois o descuido foi seu ao não verificar as especificações do produto antes de comprar.

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  • 17/08/2009 - 11:40
    Enviado por: Marcele Cabral Magnago

    Comprei um relógio Technos, que em mais ou menos 15 dias apresentou a sua caixa suada, porque entrou agua, relógio esse que seria “water resistent” (resistente a água). Fui até a loja que me vendeu o produto, e me informaram que ficariam com o meu relógio para um eventual “conserto, na assistência técnica”, e que eu teria que aguardar 30 dias para a solução do problema.É correto esse procedimento, ou eles deveriam fazer a troca na hora por outro produto de igual valor e característica?
    Um abraço, e ficarei no aguardo da resposta..

    RESPOSTA DO BLOG: No seu caso o procedimento está correto.

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  • 20/08/2009 - 18:11
    Enviado por: Rosa Marta da C de Deus

    comprei um sofá dia 4/5/09 e a espuma já esta fina que a madeira ja encomoda, não sei o que fazer, gostaria de saber se tenho algum direito? Se tenho direitos o que posso fazer? Por favor me ajude.
    Muito obrigado,espero resposta urgente.
    bjs : Rosa

    RESPOSTA DO BLOG: O prazo da garantia já acabou. Faça uma denúncia no Procon se o fabricante se recusar a consertar.

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  • 26/08/2009 - 12:05
    Enviado por: alayde g azevedo

    boa tarde meu nome e alayde.
    no dia 14 de agosto eu comprei um colçhÃO BOX
    NO PONTO FIO E AINDA NÂO REÇEBI OQUE FAÇO?

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma reclamação no Procon.

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  • 09/09/2009 - 11:47
    Enviado por: samela

    gostaria de saber qual e o prazo que eu tenho para trocar uma roupa que nao serviu

    RESPOSTA DO BLOG: Sete dias.

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  • 19/09/2009 - 06:44
    Enviado por: marcos

    Ganhei uma bermuda da Operarock no valor de RS150 reais e quando fui trocar nao tinha mais meu numero – entao esperei correr os 30 dias para efetuar troca e esperar chegar a numeracao. No 30° dia troquei por duas camisas, porem a loja estava em promocao e so tive 119 reais para efetuar a troca. Gostaria de saber se tenho direito do valor real para troca ou tenho que me submeter ao valor que a loja apresenta no dia da troca. Acabei perdendo 30 reais.

    RESPOSTA DO BLOG: Neste caso, a loja está com a razão.

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  • 24/09/2009 - 14:31
    Enviado por: Raquel

    Comprei 2 cuecas na loja Americana do Meier, e tive que trocar de somente por tamanho, chegando la fui informada de que peça intina não eles nao trocam. Isso é certo?

    RESPOSTA DO BLOG: A troca só é feita se o produto estiver lacrado, no caso de peças íntimas.

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  • 01/10/2009 - 12:53
    Enviado por: Maxwell Nascimento

    Bom dia.

    AMERICANAS IMPÕE PARA DE 3 DIAS PARA TROCA OU VOCÊ SE VIRÁ COM O CUSTO DE LOGISTICA, PERDA DE TEMPO E FRUSTRAÇÃO.

    Isso foi o que deu a entender quando fui solicitar a troca de um produto na Americanas; comprei no dia 15/09/2009 um “Juyce Fruit – processador” e quando fui usar no dia 20/09/2009 constatei que não funcionava. Como trabalho e estudo, só pude ir na loja no dia 26/09/209, decorridos 11 dias.

    A gerente, ZILDA, informou que a politica da loja era de troca em até 3 dias e que eu teria que levar a uma assistência técnica. Fora a frustração de desapontar as minhas visitas com um produto que não funcionou, ainda tive que ouvir da Gerente que a Política da Loja é a que vale, então para que temos o CDC?

    Inflexivel, prepotente e sem conhecimento. Funcionária depreparada.

    Isto serve para que, quando formos comprarmos algum bem durável, façamos uma analise pois como a AMERICANAS SA determina que eles só trocam se for até 3 dias, com certeza não é viável compramos lá, pois só o custo e perda de tempo para levar e buscar de uma assistência técnica, já aumentou o custo do produto.

    Atenciosamente.

    Maxwell Nascimento

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  • 07/10/2009 - 15:26
    Enviado por: vieira

    Boa tarde a todos o assunto em questao é o contrario da maioria gostaria de saber qual é a lei em que o consumidor deixa um aparelho numa assistencia e o mesmo é avisado que seu aparelho se encontra consertado e funcionando perfeitamente, so que o mesmo cliente nao vai pegar o seu aparelho passa-se mais de 90 dias chegando a 6 meses para ir buscar seu aparelho. No entanto apos 90 dias o aparelho é vendido para custiar dispesas do mesmo. Eu quero saber qual é a lei que mim cobre nessa situaçao se o consumidor tem direitos os logistas tambem tem, a balança tem que estar equilibrada.

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  • 07/10/2009 - 23:13
    Enviado por: debora moreira lemos

    comprei um vestido na loja aquamar,quando completou 23 dia da compra do vestido eu fui trocar ,o vestido ainda estava com a etiqueta e eu não usei a mercadoria.
    chegando lá o mesmo modelo de vestido estava sendo vendido por 69,90 e eu paguei 129,90.eles me disseram que o prazo de troca era de 15 dias e que se eu quisesse trocar a mercadoria eles iam gerar um vale de 69,90,pois o vestido agora estava na por esse preço e eu teria que me conformar com o prejuizo de 60,00.gostaria de saber quanto tempo temos para a troca e se o que eles estão fazendo em relação ao abatemento do valor esta correto perante a lei.

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  • 31/10/2009 - 10:35
    Enviado por: irlane

    Comprei um modem para velox, mais não vou usar, o serviço não esta disponivel pra mim…posso pedir a troca do produto na laja? ainda não tem 30 dias e o produto ta intacto, caixa manual tudo em perfeito estado.

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  • 18/11/2009 - 20:53
    Enviado por: taciana claudia

    Adquiri uma mobilete okm, shineray XY 50-Q em 07/08/2009.
    Desde o mes de setembro,tenho levado a assistencia pois a moto estanca no meio do transito e tem dificuldades para ligar em alguns dias.Ela não tem força pra subir uma ladeira na 1ª marcha que é a de força.Levei varias vezes para o assistencia e foi dito que foi feito limpeza e voltava bem.Dias se passavam e eu voltava com a mesma queixa.ultimamente ela começou a pingar óleo,levei e disseram que era ajuste e estava bem.agora começou a derramar toda a gasolina pelo suspiro,levei uma vez,disseram que limparam.ha112 dis ela derramou gasolina novamente,era sabado a atarde enao tinha mais como levar.na terça feira,quando ia levando pra loja,antes de ligar, verifiquei que a gasolina estaa de novo vasando.liguei e vieram buscar.no sabado passado, fui buscar pois disseram que estava consertda e que tinham feito troca de peças,quando cheguei,queriam que eu assinasse u documento dizendo que a moto estva boa, nao assinei e nao concordei e deixei claro que ia usar e depois,se nao apresentasse problemas,assinaria. Mas na hora de ligar, o outro problema apareceu que é o de falhar na hora de ligar.quando consegui que pegasse forç, engatei a 1ª e fui em direção a BR, ao entrar, ela morreu, e fiquei com a moto estancda no meio da BR. consegui rapidamente tirar de marcha e voltei empurrando pra shineray pois foi em frente. onte fui buscar pois segundo eles estava boa e sem defeito e peças haviam sido trocadas e me mostraram as peças num saco plastico,dentro da cestinha dela, e ainda exibiram para mim como estava boa e sem defeito. mas nao quiz receber pois sei que o defeito volta e resolvi conversar com o gerente que estava viajando.eles fazem a proposta indecente derecebe a nossa por um valor bem inferior e adquirir uma mais nova. nao aceitei e pedi que realmente fosse consertada.
    pedi ao meu irmao que fosse buscar hj pela manha, ele pediu m documento com todos os serviços realizados, as peças trocadas, etc. E para surpresa foi informado que nada havia sido trocado, nunca, nenhma peça e so era feita manutenção e que nem me davam recibo ou me faziam assinar um documento pra não constrager.
    mu irmao exigiu o consertou, ameaçou entrar na justiça e exigiu o documento. Ficaram de entregar a tarde,quando ele retoernou para buscar,encontrou dessa vez,segundo um dos mecanicos, o carburador trocado, pois so havia sido autorizado para esse serviço de troca hoje, mas o documento nao estava feito. ele nao retrou a moto que continua com eles.
    gostaria que vcs me dissessem o que evo fazer, pois o prazo de 90 dias passou, pelo PROCON, mas a garantia da moto é de 6 meses.
    o que devo faze? como devo me posicionar?
    eles nao teriam que me dar outra no lugar?
    o que faze? me ajudem por favor, me orientem.
    Obrigada.

    RESPOSTA DO BLOG: Exija no Procon o cumprimento da garantia e tente uma indenização judicial por danos morais.

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  • 08/12/2009 - 16:19
    Enviado por: sidriany m loes

    comprei um vestido numa loja e não pedi nota fiscal, após 20 dias notei que ele tinha ficado apertado, fui trocar e a loja não aceitou a troca.
    o que faço? tenho algum direito?

    RESPOSTA DO BLOG: Neste caso não.

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  • 08/12/2009 - 16:32
    Enviado por: André Di Gregorio

    Prezados, entendo da seguinte forma:

    o prazo concedido de 3 a 7 dias não diz respeito ao prazo estabelecido pelo CDC em seu art. 18.

    Esse prazo diz respeito a troca de qualquer mercadoria que NÃO apresente defeito ou vício. Estamos falando da simples troca por não ter o produto servido as condições de uso do consumidor. Este prazo é dado por mera liberalidade por cada estabelecimento comercial de acordo em sua política interna.

    Agora o prazo dado pelo art. 18 do CDC, este sim impõe deveres aos fornecedores para os produtos comprados que apresentarem defeitos ou vícios e devem ser reparados na forma do artigo supra citado.

    abs

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  • 12/12/2009 - 12:41
    Enviado por: angelica

    levei minha maquina digital a uma assistencia tecnica e ele
    onde me deu 3 meses de garantia no serviço feito
    com 7 dias de uso apresentou o mesmo defeito posso exigir meu dinheiro de volta?

    RESPOSTA DO BLOG: POde.

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  • 15/12/2009 - 18:43
    Enviado por: weber lima

    comprei uma moto usada em uma loja multimarca e no terceiro dia ela apresentou um problema de motor , levei ate a loja e o proprietario da loja mandou arrumar ……. mas eh o seguinte nao quero mais a moto …. resolvi comprar uma zero e agora o que eu faço ?? posso devolver a moto pra loja e comprar outra em outra loja ja que nao confiei nessa , e o meu financiamento que fiz na compro dessa ?? e agora o que faco??

    RESPOSTA DO BLOG: Não é mais possível desistir da compra.

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  • 22/12/2009 - 12:00
    Enviado por: Bruno

    no site da americanas.com afirma que após 7 dias a garantia válida é apenas a do fabricante. isto possui subsídio legal? e o prazo de 30 dias que o fornecedor conta a partir do 1º acionamento? ou mesmo após o 1º acionamento sendo o produto devolvido sem a resolução do problema, caso acionado novamente, o fornecedor tem mais 30 dias ou subtrai-se os dias em que já foi acionado anteriormente?

    RESPOSTA DO BLOG: O site está correto.

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  • 28/12/2009 - 18:31
    Enviado por: monique

    oi, comprei uma camisa mas depois com 3 ou 4 dias resolvi trocar, não levei a nota fiscal porém a etiqueta com o valor e o código de barra não foram retiradas. A loja não fez a troca isso está certo?

    RESPOSTA DO BLOG: A loja está com a razão.

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  • 29/12/2009 - 14:19
    Enviado por: nilton ribeiro

    comprei um tenis em uma loja. depois de 3 dias resolvi trocar por um numero menor, e a loja não tinha, posso pedir dinheiro de volta ?

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo.

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  • 30/12/2009 - 14:59
    Enviado por: Ana

    Apenas uma observação:

    O prazo conforme informação do próprio procon é que o cliente tem 90 dias apartir da data de compra e não apartir da constatação do problema, como esta mencionado no blog.

    Esta informação é muito importante para nós consumidores.

    Por que se o eu descobro depois de um ano que meu ferro de passar roupas quebrou, eu teria mais 90 dias pra reclamar. Cuidado!

    Abraço.
    Ana

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  • 03/01/2010 - 18:35
    Enviado por: diego

    comprei um playstation 2 no ponto frio loja virtual e chegou com problema .posso trocar na loja do ponto frio.

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o blog com atenção para encontrar a resposta.

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  • 09/01/2010 - 14:00
    Enviado por: Luci

    Olá, comprei um home teacher no dia 18/12/2009, e como aguardava a estante nova chegar só fui instala-lo dia 08/01/2010, quando detectei que tres caixas de som nao funcionam. A loja me pediu para procurar a assistencia, mas nao quero envia-lo para a assistencia, porque sei que voltara riscado, por se tratar de um defeito de fabrica,falta de tempo, pois trabalho no mesmo horario que eles, por ter que gastar com gasolina, e me incomodar muito e nao ter nem um dia de uso. Tenho direito a exigir a troca por um novo???
    Att. Luci
    Agradeço a atenção, e aguardo a resposta anciosa.

    RESPOSTA DO BLOG: Troca somente em até sete dias após a compra. Passado o prazo, entre em contato com o fabricante em até 30 dias para conserto ou troca, caso o aparelho não funcione mais.

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  • 09/01/2010 - 14:13
    Enviado por: Cristina

    Em 21/12, comprei um DVD player com Karaokê, na FAST SHOP do SHOPPING HIGIENOPOLIS. O produto apresentou problema, então o levei até a loja e procurei o vendedor responsável pela venda. Ele não só constatou o problema, como o gerente administrativo da loja também o fez. Solicitaram que me comunicasse com o SAC da Fast e depois de 3 dias de envio do e-mail, liguei para o SAC e me informaram que não receberam nenhuma msg. Reportei tudo novamente ao atendente e ela simplesmente me disse para procurar a Assist. Tecnica do fabricante. Nâo é um abuso?

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  • 13/01/2010 - 20:38
    Enviado por: alexandre

    Foi comprar um vestido de presente,para minha esposa na loja FEMME & NINA,situada no bairro de bangu no dia 23/11/09 quando minha esposa colocou vestido em seu corpo,ouvimos um barulho de pano rasgando e o mesmo ainda com etiqueta na peça foi ate loja. a gerente falou que tinha que aguarda a analise que duraria 30 dias isso e certo ou a loja tem que fazer a troca na mesma hora.

    RESPOSTA DO BLOG: A loja está certa. Aliás, se recusar a troca também estará certa, já que a mercadoria foi danificada.

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    • 09/08/2010 - 11:48
      Enviado por: Suzane

      Comprei uma blusa nesta loja e o capuz tb rasgou. Não foi mau uso, o tecido simplesmente puiu em uma área de pouco contato com o corpo. Fui até a loja e enviaram para análise. Hj recebi a resposta que não irão trocar o produto, nem ao menos consertar o dano. Fiquei indignada com o tratamento recebido. Certamente a confecção não é comandada por pessoas de visão e não se preocupam em manter seus clientes. O custo seria irrisório e a imagem da loja preservada. Fora que se isto está se repetindo é sinal que o material é de péssima qualidade.
      Resultado: Perderam uma cliente.

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  • 14/01/2010 - 20:57
    Enviado por: alexandre

    ola só esquecir de acresentar que pano do vestido estava poido.

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  • 19/01/2010 - 10:48
    Enviado por: juliana dalcico

    meus pais compraram um box de 5 livros no submarino dia 08/01 para me dar de presente de aniversario (15/01) . recebi o presente dia 16/01 e constatei que haviam dois livros com o mesmo titulo, mas achei que eram duas partes diferentes. Olhando melhor dia 18/01 percebi que os livros vieram repetidos, portanto ao inves de ter 5 livros diferentes, haviam somente 4 e 1 deles repetido. Liguei para o submarino e me disseram que nao poderia fazer a troca por que ja tinha passado do prazo de 7 dias que eles dao. O atendente fez um pedido extraordinario por se tratar de presente de aniversario e eles vao analizar para ver se haverá troca…. gostaria de saber se eles tem que trocar, por que sei que a lei diz que sao 30 dias para bens nao duraveis e 90 dias para bens duraveis… gostaria dessa informacao pra que se eles ligarem dizendo que nao vao trocar, eu possa ter alguma argumentacao
    obrigada desde ja
    Juliana dalcico

    RESPOSTA DO BLOG: A troca tem de ser feita porque o pedido foi enviado errado. Se passaram sete dias, é possível pedir o reparo e a troca ao fabricante, mas nesse caso isso não é necessário, pois a loja é que cometgeu o erro.

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  • 19/01/2010 - 19:19
    Enviado por: Alexandre Teles

    Boa noite! Minha sogra comprou um celular samsung, e com seis dias fazendo hoje, somente
    vibra sem toque e não da sinal de voz. O devo fazer se na nota a loja da somente 3 dias para troca.

    RESPOSTA DO BLOG: A lei diz que a troca tem de ser feita na loja até sete dias depois da compra.

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  • 22/01/2010 - 23:48
    Enviado por: ALEXANDRE

    A FINANCEIRA DO CARTAO DE CREDITO,QUAL EU TENHO MANDOU UMA CARTA,DISSENDO QUE MEU CARTAO ESTAVA COM SUSPEITA DE FLAUDI,CANCELARAM O CARTAO QUE ESTAVA COMIGO E ME MANDARAO OUTRO CARTAO PARA MINHA CASA PARA MINHA SURPRESA QUANDO LIGUEI PARA RECLAMA CARTAO NAO MINHA CHEGADO EM MINHA CASA, A ATENDENTE FALOU QUE CARTAO JA TINHA SIDO ENTREGUE E DESBLOQUEADO, E QUE TINHAM FEITOS VARIAS COMPRAS,FIZ UMA CARTA MANDEU PARA SP VIA FAX DESCONHECENDO AS COMPRAS AI ATENDENTE FALOU QUE NAO IA PAGAR NADA POR ISSO MINHA SURPRESA MEU NOME ESTA NO SPC ENTREI COM UMA AÇAO POR DANOS MORAIS E CONSTRAGEMENTO POR NAO TER UMA COMPRA FEITA NO CHEQUE.
    GOSTARIA SABER SE POSSO PEDIR MAS ALGO NA JUSTIÇA CONTRA O FINANCEIRA

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  • 27/01/2010 - 16:55
    Enviado por: paloma arruda

    ola comprei no dia 13/1/2010 um noteboock
    e no dia 27/01/1/2010 o noteboock apresentou defeito fui na loja e a loja disse que teria que levar para autorizada pois so poderia trocar o produto na loja cm 7 dias eu li o direito do consumidor em um site e la diz que eu tenho 30 dias pra trocar o produto na loja caso passe de 30 dias que teria que ser com a autorizada isso é verdade ?

    RESPOSTA DO BLOG: A loja está certa. Até 30 dias após a compra quem tem de trocar é o fabricante.

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  • 29/01/2010 - 13:35
    Enviado por: cassia nogueira cassianogueira22@hotmail.com

    comprei um guarda roupa de mostroruario peça unica, estava intacto sem nenhum risco, na minha casa ele chegou lascado,riscado e com uma madeira ao meio.a loja diz que nao troca peça unica e de mostruario.qual a lei para esta compra fiquei indignada e sem ação.

    RESPOSTA DO BLOG: A loja está certa ao se recusar a trocar peça única de mostruário, mas se houve danos no transporte, a loja tem a obrigalção de trocar. O problema vai ser provar que os danos ocorreram no transporte. Memso assim faça uma reclamação no Procon.

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  • 06/02/2010 - 21:38
    Enviado por: REINALDO OLIVEIRA

    Prezados,
    No dia 28/01/2010,comprei um carro usado dei uma entrada e financiei o restante.No momento da negociação eu disse ao vendedor(dono da loja)que eu iria buscar meu mecanico de confiançam,mas ele me convenceu que o carro estava em perfeitas condições,dei uma olhada no carro e não vi nada de anormal e sempre assim parece que não enxergamos os vicios ocultos que existem.Fiz o negocio quando cheguei em casa comecei a analizar mais detalhadamente o automovel e constatei que nas portas nas parte de baixo estavam enferujadas.No dia seguinte chamei o mecanico e ele começou a desenrolar diversas avarias que deveriam ser feitas:(motor de aranque,troca da valvula do oleo de direção hidraulica,ruido na bomba de combustivel,borrachas do braço de direção,pastilhas de freio e rolamentos,motor do limpador do parabrisas,arrumar o ar quente.Levei este levantamento até a loja eles me disseram que eu deveria saber que o carro era antigo.Gostaria de saber eu que eu posso fazer a este respeito e quel lei que me proteje,já que eu dei a entrada se eu desfizer o negocio vou perder tudo? Aguardo sua resposta,agradeço desde já,
    Reinaldo OLiveira

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer. Você verificou o carro antes da compar e mesmo assim comprou. O carro não tem defeito aparente e nem um que inviabilize o funcionamento. Não há o que reclamar.

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  • 11/02/2010 - 00:30
    Enviado por: Daiane dos santos

    Oi comprei uma blusa,mas no outro dia percebi que ela estava rasgada na parte de tras tentei troca-la mas nao tinha mais o meu numero pedi o meu dinheiro devolta mas a vendedora disse que nõa tinha como me devolver o que devo fazer?

    RESPOSTA DO BLOG: Reclame no Procon.

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  • 01/03/2010 - 11:55
    Enviado por: edvaldo

    compre uma televisão LSD na caixa fechada, não verifiquei se o produto estava em prefeito estado, só vim notar que estava danificado com a tela trincada, com 20 dias, quando abri a caixa para instalação. Procurei de imediato a loja para trocar, e esta não o fez dizendo que possou do prazo de 05 dias para trocar, entrei en contato com a fabricante esta também não atendeu ao apelo. Estou no prejuizo. Estou aguardando o deslindo na justiça.

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  • 13/03/2010 - 17:56
    Enviado por: isaias lopes mateus

    Comprei um celular e 2 dias depois parou de funcionar,levei ate a loja e la me dissram que era politica da loja a nao trocar ,celular,computador e nootbook somente geladeiras etc
    Um aparelho com 2 dias de uso,eles estao certo e eu devo mandar meu aparelho para assistencia ou por lei eles tem que trocar o aparelho?
    e qual o numero do cdc desta lei?

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  • 20/03/2010 - 12:33
    Enviado por: alexandre

    comprei um sofa em uma loja de moveis. o sofa veio com defeito pedir para fazer a troca a loja fez para minha surpresa outro tambem veio com defeito foi ate loja para fazer reclamaçao a gerente pedio um prazo para fazer a troca, agora loja me liga pedindo para comparecer para escolhe outro sofa minha duvida e se nao tiver menhum sofa que gosta na loja eles sao abirgados devolver meu dinheiro de volta . a compra foi feito a vista.

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  • 23/03/2010 - 07:20
    Enviado por: ademar

    Comprei uma tv lcd 32 no dia 02/02/10 no dia 21/0310 a tv desligo e não mais ligol, fui na loja para troca eles me diserão que tinha que levar para assistencia, eu disse que não quero tv com defeito em casa pq logo volta a dar problemas eles me diserão que o poblema é meu pó alguen me de uma resposta.

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  • 27/03/2010 - 19:05
    Enviado por: Leandro Luís

    COMPREI NA SEGUNDA-FEIRA(Dia 22/03/2010) um aparelho celular SAMSUNG Na LOJA DA VIVO DO SHOPPING DE ITU,SÃO PAULO,e o aparelho não esta funcionando como especificado no manual,assim não atendendo as minhas necessidades desejadas.Voltei até a loja para pedir meu dinheiro de volta(DIA 27/03/2010) e eles disseram q não tenhu direito ao ressarcimento do dinheiro,apenas a troca de aparelho pelo msm valor.GOSTARIA DE SABER SE ISSO É VERDADE MESMO. ME AJUDEM,DESDE JA AGRADEÇO.

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  • 29/03/2010 - 19:57
    Enviado por: WALDESSY FIGUEIREDO E SILVA

    comprei uim som philco nas lojas americanas na Cidade de Resende e constatei defeito na tecla USB, no dia 24/03/2010, voltei a loja hoje para trocar o aparelho e a geraente Isabela, falou que não podia mais, por que o prazo era de três e já havia expirado, disse que contava inclusive domingo, que absurdo. Isso só é feito, por que o comericante sabe a dificuldade que é reclamar os direitos junto a procon e juizados especiais.

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  • 05/04/2010 - 12:41
    Enviado por: HEITOR R. MARTINS

    Adquiri um notebook CCE one black, no Walmart de Balneário Camboriú- SC. O referido note começou a dar problema logo de início. Procurei a assistência em Itajaí-SC, mandaram o equipamento para a fábrica para a substituição de HD, 25 dias para a solução de 17/06/2009 a 11/07/2009. O aparelho funcionou mais ou menos normal por algum tempo, fiquei uns 4 meses sem internet e, portanto praticamente não o usei neste período. Acontece que, ao voltar para casa, no RS começaram os travamentos e mau funcionamento. Procurei a assistência em Santa Maria e disseram que o aparelho precisa de nova substituição do HD, mais 30 dias. Procurei o Juizado Especial aqui em São Pedro do Sul, no início de fevereiro e foi marcada audiência para 31 de março. Compareceram dois advogados do Walmart dizendo que não tinham proposta de solução e que eu deveria acionar o fabricante do produto. Foi marcada nova audiência para 24 de maio 2010. Até lá fico sem o computador, memso tendo pago mais de dois mil pelo mesmo. Há algo a fazer ou é assim mesmo, lei é só para constar? agradeço pela atenção.

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  • 11/04/2010 - 15:42
    Enviado por: Betice

    Olá, comprei um tênis pro meu filho e com 35 dias o solado descolou,(sei que o prazo é de 30 dias) levei a loja e não consegui fazer a troca porém foi mandado para ser consertado,depois analizei o estado do tênis e penso que mesmo que seja colado logo ele voltaria a ser descolado por causa do modelo, o que posso fazer?
    Também comprei uma lavadora consul violeta ontem, ainda não recebi o produto só que hoje pesquisei na internet e vi que houve muitas reclamações, isso me desanimou muito, será que poderia canselar a compra?
    Agradeço desde já.

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    • 12/04/2010 - 20:42
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Cancelar a compra apenas por ouvi dizer, sem ter recebido o produto e constatado defeito é um absurdo. A loja tem o direito não concordar. Quanto ao tênis, o fabricante só deve trocar o produto se o defeito for recorrente e impedir o funcionamento.

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  • 12/04/2010 - 11:46
    Enviado por: Maria Fernandes

    Olá, comprei uma Tv de marca Toshiba nas Lojas Americanas e ela ta com uma mancha na imagem tem menos d 02 meses tenho direito a outra tv?ou tenho mesmoque levar para a assistência?obrigada

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    • 12/04/2010 - 20:11
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Primeiro leve a TV para a assistência técnica e espere a resposta. A troca só será feita pelo fabricante se o dano for irreversível e impedir o funcionamento do aparelho.

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  • 14/04/2010 - 19:54
    Enviado por: na

    Olá, comprei uma máquina de lavar roupas 6kg da Consul, e ao usar o produto vi q ele naum era eficiente como eu esperava, entei em contato com a assistencia e eles naum acharam nenhum defeito disseram q ela era ineficiente de fábrica mesmo, então entrei em contato com a Consul para trocar o prduto por outro no caso a de 7,5kg q tem um agitador central q a outra não tem e assim esta seria mais eficiente, e eles me informaram q só fazem trocas se haver defeito de fábrica e agora o q faço?? tenho ou naum o direito de troca já q esse produto naum dá pra testar na loja??

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  • 16/04/2010 - 06:28
    Enviado por: Amadeus borges junior

    Bom dia! comprei pelo mercado livre 4 unidades do video game xbox360! paguei na modalidade que o site oferece que e mercado pago (paga-se ao mercado pago você
    recebe o produto por sedex ou por pac testa o produto e depois libera o pagamento e qualifica o vendedor! o mercado livre então avisa ao vendedor que o pagamento esta a sua deposição! então o vendedor recebe o valor depositado que estava em nome do site!) bem! recebi o produto nas seguintes condições arranhados,respingados de solda
    ( solda de eletrônica) e uma unidade com defeito no gabinete do dvd (defeito no drive do dvd não sai a gaveta por inteiro e não entra se não desliga o aparelho) sim! enviei ao vendedor minhas queixa por e-mail que me respondeu “esses produtos estão vindo com respingos de soda mesmo! passa um álcool ou veja” depois a respeito do defeito do drive “manda pra mim que eu troco por outro” combinamos que eu enviaria para ele no sedex e ele enviaria para mim no sedex! então consultei os correios o valor do sedex que ficaria R$116,00! entrei em contato de novo com o vendedor para nome e endereço do destinatário! quando me deparei com a seguinte resposta “Amigo para ter direito a garantia vc precisa liberar o dinheiro e me qualificar como positiva” depois disso tentei negociar de todas as formas ate propus
    que o mesmo me envia-se um drive novo que eu assumiria o risco! não deu em nada
    ele simplesmente me respondeu são normas da empresa ( que por sua vez o vendedor disse a mim que era o dono da loja!) sim minha pergunta é! ele tem razão?
    tenho mesmo que libera o pagamento para ter esta garantia? que pra mim não e uma garantia! ele envio o aparelho já com defeito! não sei se de propósito! meu medo e o seguinte! vou mandar o produto via sedex e ai se ele não me enviar outro! aparelho novo ou pior se não me enviar nada!
    Obs: por favor me responda estou no escuro!

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  • 21/04/2010 - 12:47
    Enviado por: gilvania

    fis uma compra de uma multi lavadora pela internete comprei no boleto avista depois que eu fis o pagamento eles disseram que ñ tinha mais o produto, ai ficarram de devolver o dinheiro e ate agora nada ja vai fazer um mês.

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  • 31/08/2010 - 11:19
    Enviado por: Fabiola de Andrade

    Ganhei uma baba eletronica, porem nao tem utilidade para mim.
    Fui a loja e me informaram que o produto estava na promoçao e nao poderiam trocar.O valor do produto e de 200 reais. O que posso fazer.

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  • 01/09/2010 - 08:27
    Enviado por: ADIANES

    bom dia comprei uma blusa oficial da penalty e a parte vermelha veio a manchar na parte branca.posso procurar o procon por esse motivo?

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  • 11/09/2010 - 12:51
    Enviado por: ivan

    fui ao um posto de gasolina abastecer pedi ao frentista que colocasse r$ 70 reais gasolina.ao fazer o pagt com cartao de credito simplesmente o cartao nao foi aprovado pela maquina do posto de gasolina.eu estava em dias com o cartao credito.o que posso fazer.

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    • 11/09/2010 - 19:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Saber porque o cartão foi recusado, em primeiro lugar. Se o cartão foi bloqueado indevidamente, vá ao Procon.

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  • 21/09/2010 - 19:11
    Enviado por: valdir

    ola !
    comprei tres moniores na insinuante (bahia)levei pra casa nao testei no 5 dia de compado eu constatei ki avia problema com 1 dos lcd quando levei a loja me mandaram pra assitencia tecnica.
    fizerao o certo?
    muito obrigado pela atençao

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  • 23/09/2010 - 14:05
    Enviado por: Juscimara Naiana

    olá
    comprei um colchão de mola tem 2 meses, agora quero que a loja troque, pois não me adaptei, quero saber qual o meu direito, pois a loja se recusa.
    grata!

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    • 23/09/2010 - 18:16
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não tem direito algum. Falta de adaptação não é motivo para troca, que só ocorrerá se a loja quiser.

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    • 28/09/2010 - 11:19
      Enviado por: Rotiere

      Juscimara, o presente codigo de defesa do consumidor apresenta que o fornecedor, fabricante e comerciante são igualmente responsáveis por danos causados ou defeitos encontrados nas mercadorias adquiridas e para tal apresenta periodos em que essa troca possa ser realizada, sendo assim o produto que voçê comprou só poderá ser trocado nessas condições se a loja prometeu que trocaria caso voçê não se adapta-se ou também se o mesmo apresentou defeito.

      espero ter ajudado.

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  • 29/09/2010 - 20:36
    Enviado por: marcio

    complei dois guarda roupas e não me emtregaram o que fazer o prazo que mederam era de 15 dias ja venceu
    não medeu praso que dia vai entregar o que fazer

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  • 12/10/2010 - 07:05
    Enviado por: simone

    Comprei um shorts em uma loja da Jose Paulino, mas não me deixaram provar. Ao chegar em casa provei a peça, mas não me serviu. O que fazer neste caso? E se eles não tiverem mas a peça do meu tamanho?

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  • 29/10/2010 - 20:25
    Enviado por: Eduardo

    comprei um tenis na passarela faz um mes e meio mais, um nike da linha air max, e hj andando vazou o ar q tem na sola do sapato, eu acredito q seja defeito de fabricaçao pois um tenis q eu pago 550 reais nao é pra acontecer isso, tenho direito de trocar?

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    • 29/10/2010 - 20:27
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Depende de uma análise do fabricante, que pode alegar mau uso. De qualquer forma, você precisa enviar o produto ao fabricante para análise.

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  • 08/11/2010 - 19:55
    Enviado por: Roberta

    Comprei um home theater nas lojas submarino dia 11/10/10, entregaram dia 18/10/10, quando foi dia 19/10 entrei em contato com eles pois o produto estava com defeito, falaram que até o dia 05 desse mes no maximo viriam buscar o produto para trocar, até hoje dia 08/11 não vieram retirar o produto e cada vez que liga lá é uma desculpa diferente. Qual procedimento devo tomar? obrigado

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  • 19/12/2010 - 02:00
    Enviado por: camila binotto

    Comprei um lap-top da turma da monica, me entregaram dia 29 de novembro, hoje dei de presente pra minha sobrinha e ele não acendia metade do visor(problema de fábrica).
    Liguei no numero interurbano, pq nem 0800 nao tem e a unica coisa que me falaram é que depois de 72hd nao podem fazer mais nd, terei que ficar com o produto assim msm, alguem sabe o q posso fazer???

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  • 17/01/2011 - 13:50
    Enviado por: claudia andrade

    Comprei um Forno na Loja Romera e o forno não esquenta. Fui até a loja o funcionário fez a troca por outro da mesma marca. Mas, também não esquentou.
    Eu gostaria de saber se posso pedir o meu dinheiro de volta?

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  • 28/01/2011 - 16:33
    Enviado por: Deisy Rocha da Silva

    Eu comprei um relógio Technos foleado a ouro e com uma semana começou aparecer uma mancha parecendo que o banho de ouro estava saindo. Fui na loja e me falaram que eu tinha que esparar e se aparecesse outra mancha que eu voltasse lá que eles iriam mandar para a fabrica. Mas está certo eu ter que esperar aparecer outra manha e se não aparecer terei que ficar com o produto estragado? Obrigada!Aguardo resposta

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  • 07/03/2011 - 18:11
    Enviado por: Valderlene Machado

    Comprei um filtro no valor de 299,00 na Casa E VIDEO da RUA Bento Lisboa, no Catete no dia 02 de março a noite.Levei-o para minha casa de praia no sabado dia 05 onde seria instalado.So que o mesmo apresentou defeito não está funcionando o que me fez já na segunda feira voltar para casa e ir direito na loja para tentar fazer a devida troca, isto no dia 97 hoje segunda feira de carnaval.So que a loja me informou que nao pode mais troca-lo me mandando procurar a assistencia tecnica.ORA, SE FOSSE PARA CONSERTAR EU NAO O TERIA COMPRADO, TINHA MANDADO CONSERTAR O QUE EU TINHA ANTERIORMENTE.
    Que posso fazer.

    Valderlene

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  • 12/03/2011 - 01:16
    Enviado por: Amanda Nunez

    Comprei um celular Sony Ericsson W100 na loja da claro e com menos de dez dias o aparelho entrou em pane, gostaria de saber se a loja tem que trocar o aparelho por um novo ou se tenho que levá-lo para a assistência técnica e esperar os 30 dias??

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  • 12/03/2011 - 01:31
    Enviado por: Bruno Souza

    Boa noite, comprei um celular Lg Wink no dia 2/03/11, e hoje quando fui ligar para carregar percebi que a entrada Usb de celular não estava mais funcionando, não posso mais carregar o aparelho e a bateria acabou, sendo que uso o celular para fins de trabalho. Um amigo meu trabalhou no ponto frio e disse que tem uma Lei que diz que a loja tem que trocar o aparelho por um novo em até 30 dias, gostaria de saber se essa lei existe, qual é ela e o que devo fazer?
    Obrigado!

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    • 14/03/2011 - 17:09
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Essa lei existe, faça uma busca neste mesmo site e verá pelo menos 20 reportagens sobre o assunto. Consulte o Procon.

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  • 24/03/2011 - 14:25
    Enviado por: Raimundo

    comprei um jogo de sofá e quando vieram entregar minha esposa não abriu a mercadoria por esta embalada enfim e quando cheguei do serviço fomos abrir e constatamos que havia 2 rasgos em um dos sofás.
    fui ate o loja e o gerente me disse que eu teria que ter conferido a mervcadoria na hora da entrega,e que não podia
    fazer a troca.
    me ajudem! o que devo fazer?
    nessa compra eu fiz tbm uma garantia estendida
    não poso ficar com um sofa rasgado

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  • 27/03/2011 - 09:45
    Enviado por: lidiane

    pedi para uma garota de 10 anos comprar 1 mercadoria para mim num determinado supermercado, só que ela confundiu e ao invés de trazer os dois produtos que eu pedi e que eram diferentes,trouxe os dois do mesmo produto. então voltei ao local na mesma hora e pedi para trocar e os funcionários me disseram que não podia porque no código do consumidor diz que só pode haver troca se a mercadoria estiver vencida ou defeituosa.gostaria de receber no meu E-mail um esclarecimento dentro dos direitos do consumidor sobre este assunto. eles estão certos em negar essa troca?

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  • 28/03/2011 - 01:27
    Enviado por: julio

    comprei uma tv por telefone no shoptime recebi a tv usei por 5dias e deu defeito entrei em contato no mesmo dia com o shoptime via online solicitando a troca do produto o mesmo me deu uma data x para buscar o produto defeituoso e nao cumpriu me deu uma segunda data e tambem nao cumpriu e o que devo fazer.

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  • 30/03/2011 - 07:40
    Enviado por: Manoel Pinheiro

    Olá Marcelo,Já falei esse assunto com vc a respeito de um notebook Sony Vaio, Comprei nas Lojas Carrefour no Dia 15/03/2011 não fez nem 7 dias o notebook apresentou defeitos nos fones, fui na loja e me informaram que era na assistência técnica levei mais quero saber se?

    O Produto for entregue antes dos 30 dias, e voltar com o mesmo defeito ou outros defeitos?

    E também se o produto passar 30 dias na garantia e não estiver sido concertado oque posso fazer a respeito sobre essas duvidas?

    Pretendo Ter meu dinheiro investido paguei a vista 1.800$ reais pelo produto, se tenho a possibilidade de ter meu dinheiro de volta obrigado aguardo a resposta.

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  • 30/03/2011 - 07:41
    Enviado por: Manoel Pinheiro

    Olá Marcelo,Já falei esse assunto com vc a respeito de um notebook Sony Vaio, Comprei nas Lojas Carrefour no Dia 15/03/2011 não fez nem 7 dias o notebook apresentou defeitos nos fones, fui na loja e me informaram que era na assistência técnica levei mais quero saber se?

    O Produto for entregue antes dos 30 dias, e voltar com o mesmo defeito ou outros defeitos?

    E também se o produto passar 30 dias na garantia e não estiver sido concertado oque posso fazer a respeito sobre essas duvidas?

    Pretendo Ter meu dinheiro investido paguei a vista 1.800$ reais pelo produto, se tenho a possibilidade de ter meu dinheiro de volta obrigado aguardo a resposta….

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    • 30/03/2011 - 17:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O prazo conta a partir do dia em que o produto entra na assistência técnica. Se não for reparado em 30 dias, o fabricante tem de trocá-lo por um novo. Se for devolvido antes disso e o defeito persistir, deve ser enviado mais uma vez para o conserto, nas mesmas condições narradas anteriormente. Se voltar com o mesmo defeito, então aí o fabricante também está orbigado a trocar o produto ou devolver o dinheiro da compra.

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  • 04/05/2011 - 13:54
    Enviado por: natalia

    oi comprei um celular dia 3/05/11 que foi terça feira ai ele veio com voz dano eco
    e tambem nao fiquei satisfeita com produto pois irei pagar 200reais quase de juros e ligeui na loja para devolver o protudo a gereti dis que nao pode o que faço!
    outra coisa ele ja veio deslacrado entao foi aberto na loja e tambem celular ficou amostra para todas pessoa ver

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  • 10/05/2011 - 20:32
    Enviado por: Karine de abreu Garreto

    Comprei um aparelho da Sony ericsson f305 fez1 ano ,mais esta na Garantia Estentida esta com defeito no cabo flex,alto-falante e no display ,ja foi 03 vezes para autorizada e volta do mesmo jeito ,eu ja fui 2 vezes tentar trocar ate consigo na casas Bahia no local que comprei , mais quando chega na hora de ligar para a Garantech diz que ñ esta autorizado no sistema . oq eu faço? Por Favor autoriza a troca Garantech , estou precisando mesmo . Obrigado

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  • 04/06/2011 - 16:59
    Enviado por: nei

    comprei uma tv lcd 32 na americanas no dia 27/05 ; 7 dias depois fui ligar e o controle remoto nao pega, tenho direito a troca por outro controle direto na loja ou terei que levar o controle remoto na autorizada?

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  • 24/07/2011 - 18:33
    Enviado por: Misael

    Por fvr, me ajudem, comprei uma tv semp lcd42 na eletrocity e no quarto dia de uso ela apresentou um defeito (risco vertical na tela), liguei pra loja e o gerente e a responsavel pela troca disse que nao iam trocar e eu teria que procutar uma assistencia tecnica para verificar o problema, li o codigo de defesa do consumidor mas nao entendi nada, acho que a loja deveria ser solidaria ao cliente e trocar o produto e depois cobrar do fabricante pelo erro, imagine um trabalhador comprar uma tv em varias prestaçoes e o produto dar defeito em apenas quatro dia de uso e nao poder trocar, pra mim isso e uma vergonha tanto da fabrica quanto da loja pois eu nao tenho culpa se a fabrica nao fabricou corretamente e se a loja nao assume qualquer responsabilidade, onde estao os meus direitos se e que tenho nesta terra chamada brasil.

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  • 28/07/2011 - 13:39
    Enviado por: Rosalvinho

    comprei um celular no fatordigital e mandaram o produto diferente e o problema é que não foi a primeira vez. havia feito outra compra anteriormente e mandaram o pedido errado.
    envio email e eles não respondem…
    tento entrar em contato pelo telefone só que ha uma fila enorme em espera. o sistema de antendimento ainda avisa quantos minutos terei de esperar na fila, cerça de 120 min.
    que falta de respeito para com os clientes, o que devo fazer?

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  • 06/08/2011 - 17:08
    Enviado por: ADRIANO

    Comprei 01 celular Samsung Galaxy 5 na loja Multisom, em Santa Maria na rua do Acampamento e passados 2 meses e meio o aparelho nao segurava mais de 2 dias a bateria.Indignado, fui lá e pedi para falar com o gerente ele me disse: que não poderia mais trocar o mesmo porque, tinha passado de 3 dias daí, me sugeriu a unica coisa pra fazer era levar na assistencia tecnica pra resolver o problema… samsung galaxy 5
    nao dura bateria, não comprem pra nao se arrependerem.

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  • 10/08/2011 - 21:43
    Enviado por: FABIANA PATRICI

    OI ESTO DIZISPERADA COMPREI UMA TV NO Carrefour,E DEPOIS DE TREIS DIAS DEU DEFEITO COM OQUER QUE EU FASU

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  • 18/08/2011 - 07:34
    Enviado por: Anderson

    Bom dia, comprei um aparelho celular da Alcatel no sábado 13/08/2011, e ontém dia 17/08/2011 apresentou defeito, o mesmo esta travando e para destravar tenho que retirar a bateria e recolocá-la, a loja tem que trocar o produto, ou tenho que procurar a assistência técnica??

    Desde de já agradeço.

    Anderson.

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  • 24/08/2011 - 16:00
    Enviado por: Izolda Dantas barros

    Gostaria de uma informação

    Comprei um brinco de prata com uma pérola em uma loja e na garantia diz o seguinte: “Esta garantia não cobre danos como: amassados, arranhados, arrebentados, quebra de fechos, perda de pedras, tarraxas etc… e outros problemas devidos ao ao desgaste normal pelo uso”.
    Usei o brinco durante 5 dias e a pedra dos dois brincos cairam. Fui a loja e eles disseram que não podiam fazer nada devido a uma das pedras ter sumido.
    A loja tem este direito? tendo em vista ter apenas 5 dias de uso?
    Obrigada
    Izolda

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    • 24/08/2011 - 18:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Neste caso tem sim, já que um dos itens está incompleto e não sérá possível fazer uma análise para saber se houve mau uso ou defeito do produto.

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  • 14/09/2011 - 09:57
    Enviado por: arles

    OLA BOM DIA
    A MINHA DUVIDA EA SEGUINTE
    A ALGUMA LEI,
    Q PROIBE A TROCA, OU DEFINE, SOMENTE PELOS O DIAS DA SEMANA
    EX–
    DE SEG A SEX FEIRA
    E NAO NO SABADOS……………..
    ATT
    AGUARDO RETORNO

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  • 16/09/2011 - 19:22
    Enviado por: Ramona

    Comprei uma blusa e ela veio com defeito, quando fui trocar por outra mercadoria a essa blusa tinha entrado em promoção entao a loja não trocou por uma mercadoria do preço que paguei e sim do preço da promoçao
    isso é correto???

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  • 14/10/2011 - 13:23
    Enviado por: jaqueline

    ola,comprei um tel.celular a 16 dias na casas bahia e na nota tem um carimbo que e so 3 dias para troca e so agora vi que os incones de asesso a net não funciona e agora devo proucura o procon????tenho direito a essa troca na loja?alguem pode me ajudar morro rio .grata

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  • 18/10/2011 - 16:50
    Enviado por: THIAGO DANIEL

    Boa tarde,

    Comprei no site do Wal-Mart TV Led 42.No dia, 13/10, que recebi o produto, fiz a instalação toda e produto não liga.Solicitei a troca imediata da TV.Deram o prazo até 09 de novembro para recolherem o produto, mais 3 para análise, mais uns 10 para entregar outra nova.Estão dentro do prazo? o que devo fazer senão?agradeço

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  • 20/10/2011 - 17:27
    Enviado por: Gilvânia

    Boa tarde!
    Por favor me tire uma dúvida. Comprei um aparelho celular e eles me de 3 dias pra troca na loja e depois somente na assisntencia ( isso com defeito), porém meu aparelho não está com defeito mas quero tracar, não gostei das configurações e tal.Bom, eu tenho como fazer essa troca utilizando esse crédito na própria loja pelo código d edefesa do consumidor?

    Agradeço.

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  • 09/11/2011 - 22:42
    Enviado por: Márcia

    O codigo do consumidor é muito confuso, exemplo eu compro um chuveiro e o fabricante me dá 1 ano de garantia, e depois de 2 meses de uso, o chuveiro pára , o que faço? vou na loja onde comprei ou ligo no fabricante?

    Att.
    Márcia

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    • 18/11/2011 - 19:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      É óbvio que tem de ir no fabricante, o código é claríssimo quanto a isso, quando se lê direito e com atenção.

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  • 14/11/2011 - 13:41
    Enviado por: andreia

    Ola!Comprei uma ar condicionado mas ele ñ gela bem,e o vendedor ainda fez uma garantia de 2 ah mas ,e so mi avisou quando eu passei o cartao,quais sao os meus direitos,obg.

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