Estado.com.br
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Indenização por bagagem extraviada

Categoria: Assunto do dia

A TAM e a Air France foram condenadas a indenizar uma passageira que teve bagagem extraviada em viagem a Portugal. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal fixou em R$ 10 mil a indenização por danos morais e em R$ 9.583,96 a de danos materiais. Segundo os juízes, a responsabilidade das companhias é solidária.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

46 Comentários Comente também
  • 25/11/2008 - 22:04
    Enviado por: Juarez

    Por favor queira informar dados para contato, estou com uma situação análoga e quero entrar um pedido de indenização junto a TAM.

    Obrigado

    Juarez Peixoto
    (31) 9346 6352
    juarezpp@terra.com.br

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/06/2009 - 15:57
    Enviado por: Joana Portela

    Eu acabo de ter minhas malas extraviadas pela TAM e agora n sei o q fazer com esse prejuizo.
    O que devo fazer? preciso de uma orientação
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/06/2009 - 15:14
    Enviado por: douglas

    Aconteceu comigo!!!Vinha de Porto velho com destino a Brasilia (Tam).Resumindo fiquei com a roupa do corpo!!!
    O que devo fazer?Por favor me ajudem!!!!
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/07/2009 - 23:57
    Enviado por: Silvana

    Por favor queira informar dados para contato, estou com o mesmo problema com a Air Canada a e quero entrar um pedido de indenização junto a eles.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/07/2009 - 17:02
    Enviado por: Luciana Soares da Silva

    Por favor, gostaria de uma informação sobre bagagem extraviada. Cheguei à Nice, na França, no dia 5 de julho, na hora do almoço. Viajei de Lisboa à Nice pela TAP. Além de o voo atrasar mais de duas horas, em Nice minha mala não foi encontrada. No balcão da TAP, preenchi o formulário de irregularidade de bagagem. A funcionária pediu a descrição da mala, eu dei, ela anotou. Quando falei que faltava preencher o conteúdo da mala, me disseram que não era preciso. Me entregaram um protocolo, e disseram para esperar no endereço onde eu ficaria em Nice (casa de família, estou aqui para estudar). Apenas isso! Não ofereceram nenhuma assistência! Nem maiores explicações. No protocolo havia um número de telefone, no qual eu e a escola tentamos ligar por 3 dias. Ninguém atendia, em nenhum horário. Fiquei me sentindo uma idiota, porque eles me passaram um telefone que sabidamente ninguém atenderia. Até que descobri o número da central em Portugal, isso já na terça-feira. Me disseram que uma mala com as características da minha havia sido encontrada em Lisboa, sem nenhuma etiqueta (como alguém pôde colocá-la no avião sem etiqueta?), que iam checar se era a minha e mandariam para o endereço que eu havia solicitado (a escola, já que fico lá a maior parte do tempo). Na quarta-feira, no final da tarde, muito depois das 48 horas que eles haviam prometido, ou seja, quase 3 dias e meio depois, a mala chegou na escola. Ninguém fala português na escola, e eles apenas receberam a mala. Eu estava em aula. Sei que ninguém assinou nenhum recibo. Achei um abuso. Me senti humilhada. Precisei comprar muitas coisas nesses dias, de roupas a objetos de uso pessoal. O fato de ninguém atender no número que haviam me passado me fez pensar que não veria mais minha mala. Não queria sair, tinha de usar a mesma roupa, fiquei deprimida, isso afetou meus estudos e o meu relacionamento com as pessoas. Enfim, eles não deram nenhuma assistência, entregaram a mala sem recibo, me trataram feito palhaça… E me fizeram gastar muito dinheiro, porque paguei muito caro em euros por bens que eu já possuía. Como devo proceder para requerer uma indenização? Por onde começar? Muito obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/12/2009 - 14:01
    Enviado por: Celso Honório

    Poxa, jamais imaginei que iria acontecer comigo, mas neste final de semana em viagem para o Rio de Janeiro qdo chegamos, eu e minha esposa no aeroporto Santos dumont, minha mala não chegou. E agora, como devo proceder? Registrei na Cia AZUL, na ANAC e nada, até o momento não tem notícias de sua localização.
    Quais são meus direitos? Qto tempo devo esperar? Qual o valor de idenização pelo extravio e pelas despesas adicionais???

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia no Procon e entre com ação por indenização por danos morais no Juizado Especial Cível. Nâo fazemos sugestões de valores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/12/2009 - 18:47
    Enviado por: wai chee bun

    Tive minhas bagagens não localizada ainda num vôo vindo do exterior,até o presente momento já fazem 11 dias,quais são meus direitos,já que resido no país e meu vôo era de retorno,quanto eles pagariam se caso minhas bagagens não forem localizadas,e qual é o prazo para que eles se pronunciam?

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia no Procon e processe a empresa por danos morias no Juizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2010 - 18:06
    Enviado por: luiz takamatsu

    estava no japão,decidi ir embora p brasil devida crise economica mundial.peguei ajuda do governo ,levei meu unico bem adquirido q era um computador.unico eletronico q eu possuia,e outra mala com cobertores tenis e roupas e objetos adquiridos durante o tempo q fiquei no japão.a mala q tava o computador foi a unica q chegou e ainda a policia federal não considerou meus 5 anos no japão como minha mudança.e a outra mala ja fazem 4 dias q ninguem sabe o ke aconteceu….simplismente sumiu,me deram um kit sobrevivencia uma cueca um pijama e um chinelo. conclusão perdi meu voo p maringá pq tinha umas coisas q a mãe da minha sobrinha esta no japão estava mandando de presente e a mala simplismente sumiu ninguem da satisfação de nada pela tam…e eu vou ficar qto tempo esperando minhas roupas chegarem com apenas um kit sobrevivencia???por favor me ajudem !!!gente num tenho dinheiro pois tive q me humilhar p pegar ajuda do governo e a unica coisa q me dão é um kit sobrevivencia??pelo amor de deus q pais nos estamos!!!sem agradeço a kem puder me ajudar!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/01/2010 - 19:00
    Enviado por: Liz Mara

    Por favor, preciso de informação sobre como proceder a respeito de minha bagagem extraviada e não encontrada em vôo São Paulo Amsterdam, conexão em Madri. Como pedir a indenização?Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Vá ao Procon e ao Juizado Especial Cível para conseguir indenização.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/01/2010 - 13:38
    Enviado por: Luis Vallejo Soares

    Por favor, gostaria de uma informação sobre bagagem que foi violada e roubada.
    Cheguei à Guarulhos, no dia 27 de dezembro 2009, Viajei pela I B E R I A.
    Além de o voo atrasar mais de duas horas, em Madri minha mala não foi encontrada.
    No balcão da I B E R I A , preenchi o formulário de irregularidade de bagagem.
    O funcionário pediu a descrição da mala, eu dei, elo anotou.
    Quando falei que faltava preencher o conteúdo da mala, ele me disse que não era preciso.
    Me entregaram um protocolo, e disseram para esperar no meu endereço.
    Apenas isso! Não ofereceram nenhuma assistência! Nem maiores explicações.
    No protocolo havia um número de telefone, no qual eu ligava e ficava por mais de 36 minuitos .
    Fiquei me sentindo um idiota, pois se eu quicesse escutar musica eu ligava o radio.
    E quando era atendido eles me alegavam que nao sabiam o paradeiro da minha mala..
    Por muita insistencia apos 11 dias eles me alegaram que a mala chegaria ao aeroporto no dia 09 de jan. 2010.
    Bom o que fazer e so esperar.
    No dia 10 um funcionario da embresa P.S.M.M. que e responsavel pela entrega das malas me liga e dis que minha mala seria entregue no mesmo dia.
    Pois fiquei esperendo por um dia todo e eis que no fim do torde a mala chega.
    E ao ver a mala reparei que a mesma fora violada, pois o plastico involvente aqueles que vc poem no aeroporto nao tinha mais.
    Pois ai eu falei que nao iria receber a mala taquela maneira.
    Ai o entregador me disse que os PF. e quem abre as malas no aeroporto.
    Eu respondi que eles nao podem fazer isso sem que eu esteja brecente.
    O funcionari respondeu que eles tem mandato de busca e apreençao e que eles podem sim abrir a mala.
    Ta bom vc ta dizendo que eles podem abrir a mala e fusar tudo.ele respondeu pois e.
    Mais que nao era para eu me preocupar pois a P.S.M.M. ela avia lacrado a mala e se reponsabilisa por qualquer dano.
    Pois e, vc pegaram a mala aberta e lacraram assumindo tada a responsabilidade.
    Entao o que acontecer aqui a culpa e de vcs.
    Entao fui logo abrindo o lacre da empresa.
    Que ao ver a cituaçao da mala pode ver que ela tava toda revirada.
    Como vcs podem ver num video que eu tenho no meu site.

    http://www.vallejo.com.brasil

    Bom constatei que havia sumido varios pertence.
    E o mais importante um masso de notas de Cruzeiro que eu tinha.
    Notas antigas de dolasres, que eu tinho por muitos anos.
    Cruzeriro e Cruzeiros novos que estavam estalando de novas.
    Um GPS.
    E uma balança p/ pesar Ouro.
    Mais que pegou isso nao foi os PF. como alegou o funcionario que me entregou a mala.
    Bom nao posso desconfiar de ninguem pois eu sou uma vitma de Roubo.
    Por isso pesso ajuda de vcs o que fazer.
    Meus dados estao no meu site.
    Sem mais Obrigado…

    RESPOSTA DO BLOG: O que é preciso fazer é uma reclamação formal no Procon e entrar na Justiça contra a Iberia e contra a POlicia Federal por danos morais e ressarcimento de prejuízos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 14:40
    Enviado por: antonio santos

    viajei de portugal…oporto.dia 14 de janeiro com a ibéria.embarquei minha mala no porto para . receber las em são paulo até agora nada.liguei para ibéria por varias veses.que me disen é que minhas malas não foram localizadas.que devo fazer.?

    RESPOSTA DO BLOG: Só resta denunciar a empresa no Procon e processá-la na JUstiça brasileira por danos morais e ressarcimento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2010 - 13:11
    Enviado por: jones

    eu gostaria de sabe como devo fazer sobre esta situacao minha bagagem tambem foi extraviada e foi pela tam eu estava vindo da alemanha por favor oque devo fazer obrigado..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/09/2010 - 08:13
    Enviado por: Gustavo Gilberti

    Olá, estou em uma viagem de intercâmbio para a Áustria há 5 dias e passarei mais 10 meses aqui. A minha mala foi perdida durante o vôo para cá, sendo que meu itinerário foi: Confins-Guarulhos pela TAM, Guarulhos-Munique pela Lufthansa, Munique-Graz pela Lufthansa/Air Dolomiti. Fiz a reclamação no Achados e Perdidos do Aeroporto de Graz e recebi hoje a resposta de que a mala não foi encontrada. Fiz ainda um seguro de viagens que indeniza U$ 1000,00 por perda da mala. Gostaria de saber como devo proceder, qual das companhias aéreas devo procurar (já que não se sabe em qual trecho a mala foi perdida), como fazer para contactá-las e qual o valor eu tenho direito. No aeroporto, fui informado de que deveria juntar recibos das compras que tive de fazer para ser ressarcido desse valor.
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2010 - 17:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      As informações que você recebeu estão corretas. Todas as empresas terão de ser acionadas, você terá de entrar em contato com cada uma delas. Não temos como informar qual o valor que terá direito, pois terá de fazer um relatório com o conteúdo da bagagem. Busque ajuda no Procon para iniciar o processo de notificação das empresas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/09/2010 - 17:14
    Enviado por: Daniele Suzete Persike

    Prezados,
    tive minhas bagagens extraviadas por uma companhia aérea internacional (Linhas Aéreas de Moçambique) e gostaria muito de receber uma orientação a respeito do que fazer, pois a empresa se recusa a pagar a indenização.
    Muito obrigada.
    Daniele

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/09/2010 - 18:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A melhor maneira de tentar ressacimento e fazer uma denúncia no Procon e entrar coma ação no Juizado Especial Cível exigindo indeinização por danos morais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/10/2010 - 22:30
    Enviado por: Talita

    Fui a Canela para um campeonato de corrida de orientação
    voltando para o Rio de janeiro no aeroporto a espera da minha bagagem descobri que ela foi extraviada estou no prejuízo pois na minha bagagem estava todos os meus materiais de corrida e treino agora no momento estou impedida de participar das próximas etapas porque no momento não tenho material algum para a pratica do esporte preciso de ajuda.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/10/2010 - 23:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você precisa procurar urgentemente o Procon e o Juizado Especial Cível para forçar a empresa aérea a dar uma posição ou resolver o problema.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/12/2010 - 10:56
    Enviado por: Carin Meyer

    Minha malas e de meus colegas foram extraviadas de Amsterdã a São Paulo, dias antes do natal.Já faz uma semana e ainda não tivemos retorno da companhia que nos informou que no máximo em 48h entregariam as malas em casa. Moramos no interior do Rio Grande do Sul.Como devemos proceder? Procurar o procon e o juizado Especial Cível na nossa cidade ou em São Paulo que foi nosso destino com a companhia aérea?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2011 - 13:10
    Enviado por: Priscila

    Olá
    Estive em uma ilha do Caribe Venezuelano por seis dias em Dezembro de 2010 só com a roupa do corpo, pois minha mala(e a mala de aproximadamente mais 20 pessoas) só foi entregue na volta, no aeroporto de Caracas. Eles tinham prometido entregar no outro dia no destino final das pessoas, que em sua maioria tinham voos de conexão para Los Roques ou ilha das Margaridas.
    Sou médica, assim como meu marido, e meus únicos 6 dias de férias do ano eram estes, os quais foram estruidos pela TAM.
    Gostaria de alguma orientação.
    Grata
    Priscila

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/01/2011 - 18:58
    Enviado por: Antonio belin

    Por favor tive minhas bagagens extraviadas num voo de Paris a Curitiba e gostaria dos dados para entrar em contato visando processo as CIA aéreas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 20:26
    Enviado por: Adenilza Vasconcelos de Souza Silva

    olá,fiz uma viagem com meu esposo para São Paulo (Guarulhos)no dia 30/12/10 e nossa mala foi extraviada,ficamos só com a roupa do corpo ,ficamos muito constrangidos ,pois tivemos que vestir roupas de amigos durante o periodo de 15 dias,e até hoje a Tam não deu solução nenhuma do paradeiro de nossa mala,já enviei carta de inventário do conteudo da mala,gostaria de saber como devo proceder neste caso,já tivemos várias despesas,com telefone etc…obrigada por mim ajudar.Adenilza Vasconcelos de Souza Silva-Feira de Santana-Ba.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/01/2011 - 20:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você deveria ter procurado o Juizado Especial Cível do aeroporto pauoista e feito a reclamação. Tente fazer isso por meio da Justiça de seu estado agora, com a ajuda de um advogado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/01/2011 - 20:46
    Enviado por: Silvia Biadeni

    Prezados, estava programada para passar uma semana no Rio de janeiro e dia 17/01 minha mal foi extraviada. Por sorte pude voltar no dia seguinte para SP, pois seria impossivel passar uma semana apenas com R$ 100,00 que a TAM disponibiliza. Além disso estou com sérios problemas com minhas aulas de inglês pois todo material está na mala e a TAM não quer ressacir esse valor parcial que gira em torno de R$ 400,00. Já abri processo no fale com presidente, na Anac, mas não tive nenhum retorno e não faço a mínima idéia como devo proceder daqui para frente, eles irão ressarcir o valor de todos meus pertences?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/02/2011 - 00:51
    Enviado por: Ronny Leite

    Olá

    Eis a minha historia até o dia de hoje (28/01/2011)

    Dia 21/12/2010
    Eu desembarquei em GRU as 07:30.. Ao chegar à esteira para retirar as minhas malas, elas não estavam lá. Fiquei sabendo q minhas malas ficarão em Frankfurt e que iam chegar no próximo vôo. Eu preenchi o “Relatório de Irregularidade de Bagagem” E fui embora para casa dos meus parentes.

    Dia 23/12/2010
    Dois dias se passarão e nenhuma ligação da TAM para avisar que minhas malas já tinham chegado e que estavam prontas pra ser entregas. Por causa da falta de comunicação e informação eu tive que adiar o meu compromisso. Para resumir uma historia muito longa.. eu mesmo fui atrás do entregador para buscar a minha mala pois já tinha esperando muito tempo e resolvi tomar previdências propias. e também sem falar q era véspera de natal e eu queria estar junto a minha família o mais rápido possível. Mais quando eu encontrei o entregador mais uma vez eu fiquei desapontado! Nos papeis de entrega dele estava marcado que eu tinha 1 volume para ser entrego sendo que no “Relatório de Irregularidade de Bagagem” que eu preenchi esta escrito C-L-A-R-A-M-E-N-T-E dois volumes! Eu volto a entrar em contato com o setor de bagagem de GRU para informar que ainda esta faltando uma mala minha. O Atendente esta ciente disso e me informa, assim que minha mala for localizada a TAM irar entrar em contato comigo.

    Dia 06/01/2011
    Ainda sem nenhuma forma de contato ou informação sobre o paradeiro da minha mala. Estou indo viajar para a Bahia e resolvi passar no guichê da TAM no aeroporto de Campinas (VCP) para obter informações sobre a minha bagagem. A atendente me ajudou muito, mais ao me passar as informações que ela tinha no sistema eu descobri outro erro GRAVISSIMO.. No sistema da TAM estava escrito que a mala que foi encontrada era a de 9 kg, mais na verdade é essa mala que ainda esta perdida! A atendente corrige esse erro, pede pra eu fazer uma lista sobre os meus pertences que estava dentro da minha bagagem e que eu mande para bagagem.gmail@tam.com.br, e mais uma vez a promeça de “entraremos em contato com você”.

    Dia 28/01/2011
    Já se passarão 38 dias sem nenhuma forma de telefonema, e-mail, fax, carta… 38 DIAS SEM NENHUM ATO DE PREEOCUPACAO COM O SEU CLIENTE, isso pra mim é uma grande falta de responsabilidade! Já vi que pelo jeito vou precisar de ajuda para resolver isso, e pelo jeito a TAM falhou em prestar essa ajuda!

    Dia 07/02/2011
    Depois de 40 DIAS!!! Eu Recebo um email da TAM falando após intensas buscas, infelizmente a mala nao foi encontrada e eles me dao a proposta de um bilhete de passagem (ida e volta) em território nacional ou Mercosul de sua preferência operados pela TAM.

    Dia 11/02/2011
    Eu respondo o email e recuso a proposta deles! Dias depois recebo uma outra proposta dessa vez em dinheiro 1200 RS que na verdade é apenas 20% do valor do intens que estao dentro da minha mala perdida.

    Essa proposta eu tbm nao vou aceitar.. como devo proseguir agora?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2011 - 15:29
    Enviado por: edna

    minha prima viajou para joaõ pessoa pb pela tam,eu mandei uma maquina fotografica com R$ 400,00 reais dentro da mala de presente para o meu pai,a maquina e o dinheiro sumiu. e agora o que deco fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/03/2011 - 18:54
    Enviado por: sulivã francisco cecato

    Olá.

    Minha bagagem foi aberta e roubaram meu perfume. É a segunda vez em dois meses que acontece isso comigo no aeroporto Santos Dumont pela empresa GOL.
    Liguei para a GOL e eles não se responsabilizam, apenas me orientaram a levar objetos importados na bagagem de mão, pois esta havendo muitas reclamações de furtos.
    Gostaria de saber para quem recorrer neste caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/04/2011 - 19:15
    Enviado por: Antonio Dimas Junior

    Eu acabo de ter minhas malas extraviadas pela TAM e agora n sei o q fazer com esse prejuizo.
    O que devo fazer? preciso de uma orientação
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/04/2011 - 19:47
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Faça uma queixa no Juizado Especial Cível do aeroporto de Guarulhos – ou em qualquer um de São Paulo – e acione o Procon.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/04/2011 - 19:00
    Enviado por: Ronaldo Alves

    Recebemos a notificação que as nossas malas foram extraviadas em uma viagem de retorno que acabamos de fazer de Buenos Aires com destino ao Brasil com a TAM, e não sabemos o que fazer…já fizemos o Check list de reclamação de extravio e informaram que as nossas bagagens seriam mandadas para o nosso endereço, será que isso é verdade????como proceder se caso não recebermos as nossas coisas???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/08/2011 - 12:49
    Enviado por: marisa

    Aconteceu comigo um caso semelhante ao de sulivã francisco cecato (acima), embarquei no aeroporto de Campo Grande com destino a Porto Velho; em minha mala vinham dois vidros de perfumes importados que simplesmente desapareceram durante o percurso. Pior… a empresa aérea diz que não se responsabiliza.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2011 - 01:41
    Enviado por: Carla Teixeira

    Minha bagagem foi extraviada no vôo de Roma para Lisboa. Passei meu aniversário sem minhas coisas e, devido nervoso que passeipor ter ido mais de 2 vezes ao aeroporto tentar encontrar minha mala (mais de 3 horas), passei muito mal e fui hospitalizada. Em resumo, perdemos dias da viagem tentando achar a mala, e nos demais, doente. Hoje completam mais de 40 dias… e nada da minha bagagem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/09/2011 - 11:13
    Enviado por: Laura

    Viajei em 12/09/2011 de São Paulo-Guarulhos para Porto Alegre – RS pela WEBJET e chegando no aeroporto de Salgado Filho em Porto Alegre fui surpreendida pois minha bagagem não havia chegado. Reclamei com os funcionários da WEBJET e os mesmos preencheram os procedimentos e me informaram que minha mala chegaria o dia seguinte, porem fiquei em Gramado do dia 12/09/2011 e até minha partida dia 19/09/2011 nada apareceu. Fiquei sem meus pertences e assuimi todos os inconvinientes sozinha. Quero registrar aqui minha indignação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/10/2011 - 16:42
    Enviado por: Carlos Gisto

    No dia 10 de maio de 2011,quando retornava no vôo da Empresa azul,oriundo de Recife a Belo Horizonte.Tive parte da minha bagagem extraviada,ocasião em que despachei tres volumes sendo que minha mala com objetos pessoais,documentos de serviços prestados em Pernambuco estava no interior da referida bagagem.Impedindo assim que eu prestasse contas de gastos com a viajem.Fui informado na ocasião que minha bagagem estaria sendo entreque naquela mesma data em minha resedencia realmente eu acreditei,porem não aconteceu.Diante da inoperancia da Empresa dei entrada com um processo na comarca da esfera,pequenas causas.Na primeira audiencia que ocorreu a aproximadamente uns 40 dias,me foi oferecido oitoscentos reais e quatro passagens ida e volta pra qualquer lugar onde a Azul opere.Logicamente foi recusado de imediato ficando assim a disposição do MM juiz,pessoa capacitada para assim analizar os fatos e decidir como o caso requer!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/10/2011 - 21:40
    Enviado por: Harly

    Viajei para Israel final de maio/2011 passando depois por Alemanha, Suíça e Inglaterra. Quando fui verificar minha minha mochila não estava com a outra e logo fui informada que a mochila não havia saído junto com o meu voo e tb disseram que chegaria na inglaterra, só que quando estava na inglaterra não recebi minha mochila. Aí me falaram que eu receberia em casa, pois eu havia mandado um e-mail para a companhia responsavel descrevendo minha mochila e os objetos que nela havia. Só que já faz 6 meses e até agora nada. Já enviei vários e-mails até com foto da mochila e até agora nada. Gostaria de receber orientação o que devo fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/10/2011 - 17:49
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O problema ocorreu fora do Brasil. Não temos como responder. O que é possível fazer é pedir a ajuda do Procon brasileiro neste caso para verificar qual é a legislação internacional vigente no caso de aviação civil e acionar algum escritório da companhia aérea no Brasil, se aqui houver representação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/11/2011 - 04:07
    Enviado por: Abdurremane Ibraimo

    Prezados senhores,

    Este problema ‘e frequente nas companhias aereas, ja aconteceu comigo no ano passado quando saia da China (Guangzhou) para Mocambique(Maputo) e agora aconteceu novamente, no voo domestico das Linhas Aereas de Mocambique, onde extraviaram a minha bagagem no voo TM 158, Maputo-Nampula, com escala na Beira, do dia 16/11/11, reclamei nos achados e perdidos e ninguem diz nada.
    Aqui em Mocambique passageiros reclamam com frequencia e so para dar um exemplo concreto, na mesma data, o passageiro chines, foi lhe extraviado uma caixa de camarao de primeira classe, vindo da Beira e no mesmo voo.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: