'Falta espaço para o consumidor reclamar'

Luciele Velluto

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

Entrevista com Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça

PUBLICIDADE

Falta acesso à informação e conhecimento do consumidor sobre onde reclamar?

Falta espaço para esse consumidor reclamar. Temos 5.565 municípios e apenas 500 Procons no Brasil - sendo 314 ligados ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec). O consumidor ajuda muito na tomada de decisões da Secretaria Nacional do Consumidor, mas poderia ajudar mais se tivesse mais acesso a locais em que pudesse reclamar. As informações quanto ao direito do consumidor também precisam ser mais divulgadas.

 Mas o consumidor tem consciência da importância de sua reclamação?

Ele precisa se conscientizar de que ele é o sujeito do processo. Ele que elege a marca, o serviço ou o produto. É a força do cidadão consumidor. Mas ele ainda tem dificuldade de ver esse papel protagonista que tem na sociedade.

Publicidade

 As medidas adotadas recentemente devem trazer mais confiança para que o consumidor passe a reclamar mais?

Ele vai perceber que o que ele fala tem eco. O que reclama, o Estado está ouvindo. A intervenção do Estado vem para agregar qualidade ao serviço prestado, pois se o Estado trabalha para incluir a população no mercado, precisa incluir com qualidade. Acredito que vivemos uma etapa importante para o desenvolvimento social e esse passa pela melhoria das relações de consumo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.