Entrevista com Juliana Pereira, Secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça
Falta acesso à informação e conhecimento do consumidor sobre onde reclamar?
Falta espaço para esse consumidor reclamar. Temos 5.565 municípios e apenas 500 Procons no Brasil - sendo 314 ligados ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec). O consumidor ajuda muito na tomada de decisões da Secretaria Nacional do Consumidor, mas poderia ajudar mais se tivesse mais acesso a locais em que pudesse reclamar. As informações quanto ao direito do consumidor também precisam ser mais divulgadas.
Mas o consumidor tem consciência da importância de sua reclamação?
Ele precisa se conscientizar de que ele é o sujeito do processo. Ele que elege a marca, o serviço ou o produto. É a força do cidadão consumidor. Mas ele ainda tem dificuldade de ver esse papel protagonista que tem na sociedade.
As medidas adotadas recentemente devem trazer mais confiança para que o consumidor passe a reclamar mais?
Ele vai perceber que o que ele fala tem eco. O que reclama, o Estado está ouvindo. A intervenção do Estado vem para agregar qualidade ao serviço prestado, pois se o Estado trabalha para incluir a população no mercado, precisa incluir com qualidade. Acredito que vivemos uma etapa importante para o desenvolvimento social e esse passa pela melhoria das relações de consumo.