Estado.com.br
Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Faculdade não pode reter documento por causa de dívidas

Categoria: Assunto do dia

As faculdades e escolas particulares não podem se negar a entregar documentos essenciais aos alunos caso eles estejam inadimplentes.

O artigo 6º da Lei nº 9.870/99, que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências, é claro:

“São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor e com os artigos 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de 90 dias.”

Quem precisar de documentos importantes para apresentar na empresa ou no estágio, por exemplo, e passar por essa situação, deve recorrer ao Juizado Especial Cível mais próximo e exigir, além da liberação da documentação, reparação pelos eventuais danos morais e materiais sofridos com o atraso na entrega dos papéis.

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO: O entendimento da Justiça em vários casos sobre inadimplência nas escolas particulares e faculdades é claro, como diz o texto acima. Entretanto, cabe algumas considerações.

Permitir que inadimplentes possam livremente trocar de instituição sem quitar os débitos e sem sanções que nem ao menos provoquem algum constrangimento ao devedor é perigoso e abre precedentes graves para a saúde financeira das empresas.

O resultado imediato disse é o crescente número de queixas das escolas contra o que chamam de fraude oculta – o aluno paga a primeira mensalidade, deixa de pagar e ao final do ano letivo solicita a transferência e deixa a dívida para trás.

Quando há algum tipo de acordo e renegociação, repete-se o roteiro: a primeira parcela é paga, e depois a inadimplência volta com força.

Há um desequilíbrio nesses casos. Não se prega aqui a aplicação pura e simples de sanções pedagógicas, o que é proibido por lei, até pelo caráter social da área de educação.

Mas nos parece que é necessário que o ambiente privado necessita de uma segurança jurídica maior para evitar o crescimento da inadimplência – há escolas que operam hoje com índices de até 25% de pagamentos atrasados. É um tema que merece ser discutido com urgência.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

419 Comentários Comente também
  • 29/07/2009 - 13:06
    Enviado por: claudio ribeiro

    Nesse caso citado, do aluno que só paga a primeira parcela, ele não poderia ser processado criminalmente ?
    E se a escola negativar o nome dele no Serasa ele não conseguirá fazer a segunda matricula ?

    Existem pessoas que agem de ma fé e depois qerem seus diretos…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/08/2009 - 20:09
    Enviado por: ROBSON PEREIRA DE ALMEIDA

    BOM DIA,

    MEU NOME É ROBSON E ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DELICADA COM RELAÇÃO A
    FACULDADE. ESTUDO EM UMA FACULDADE PARTICULAR ONDE JÁ EXISTE UM PEQUENO DESCONTO
    PARA MILITARES QUE É O MEU CASO.

    ESTOU CURSANDO PSICOLOGIA, 2º PERÍODO, NESTA INSTITUIÇÃO E DAS SETE DISCIPLINAS
    DO PERÍODO QUATRO DELAS ESTOU DISPENSADO DE CURSAR DEVIDO O FATO DE JÁ TER
    CURSADO EM UMA OUTRA INSTITUIÇÃO, OU SEJA DAS SETE DISCIPLINAS SÓ ESTOU
    ESTUDANDO TRÊS, (MENOS DE 50%) O FATO É QUE A FACULDADE ALEGA QUE MESMO EU NÃO
    PRECISANDO CURSAR TODAS AS DISCIPLINAS DO PERÍODO É OBRIGATÓRIO QUE EU PAGUE A
    MENSALIDADE REFERENTE AO PERÍODO INTEGRAL, ALEGANDO QUE EU JÁ POSSUO O DESCONTO
    PARA MILITARES E POR CONTA DISSO NÃO PODE SER CONCEDIDO PELA INSTITUIÇÃO MAS
    NENHUM OUTRO DESCONTO.

    OUTRO FATO RELEVANTE É QUE NO ATO DA MATRICULA EU NÃO TIVE ACESSO AO CONTRATO DA
    INSTITUIÇÃO, NA ÉPOCA ALEGARAM QUE O CONTRATO NÃO ESTAVA DISPONIVEL PARA
    CONSULTA NO ATO DA MATRÍCULA E ME DERAM SOMENTE UMA FOLHA PARA EU ASSINAR E
    QUE EU DEVERIA AGUARDAR QUE O MESMO ESTIVESSE DISPONÍVEL NO SITE DA FACULDADE.

    OU SEJA, NO ATO DA MATRICULA EU NÃO TIVE ACESSO AO CONTEÚDO DO CONTRATO E TAMBÉM
    NÃO FUI INFORMADO SOBRE ESSA QUESTÃO DAS DISCIPLINAS JÁ CURSADAS, SENDO-ME
    INFORMADO SOMENTE AGORA.

    GOSTARIA POR GENTILEZA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR AMPARO JURÍDICO, EM NOSSO
    CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR OU OUTRA LEI DE ENSINO EDUCACIONAL PARA PLEITEAR
    JUNTO A INSTITUIÇÃO A DIMINUIÇÃO DA MENSALIDADE PROPORCIONAL AO NÚMERO DE
    CADEIRAS QUE ESTOU CURSANDO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA VOSSA ATENÇÃO
    AGUARDO RESPOSTA
    ATENCIOSAMENTE
    ROBSON ALMEIDA.

    RESPOSTA DO BLOG: Em nosso entendimento a cobrança integral do curso é legal, ainda mais por conta do desconto que você já recebe. O contrato, por outro lado, tem de ser fornecido. Uma denúncia ao Procon costuma dar resultado nesses casos. Sobre a mensalidade, se você ainda estiver insatisfeito, também é possível consultar o Procon sobre o assunto, embora o mais adequado seria uma consulta a um advogado, que talvez tenha um entendimento diferente do nosso.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/09/2011 - 16:59
      Enviado por: Manoel Fernandes

      Queria fazer um comentário sobre Robson Pereira de Almeeida,
      Eu trabalho em uma Faculdade na parte Financeira e acadêmica, quando acontece uma situação dessa a faculdade cobrar somente pela carga horária que o aluno está cursando naquele período, levando em conto se o aluno tem desconto ou não acontece a redução na mensalidade do mesmo, até porquê o desconto foi mérito do aluno, e mas a faculdade já errou por que você não assinou nenhum contrato de prestação de Serviço educacional.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/08/2009 - 13:21
    Enviado por: Fran

    Oi, estudei no senac campinas não pude pagar todas as parcelas, eu tento entrar em um acordo com eles, mais eles querem 15 % da divida em dinheiro e o restante parcelar, só que estão cobrando os 15 % em cima da divida com juros, e tambem meu nome esta no spc, eles estão corretos o que eu poderia fazer nesse caso.

    RESPOSTA DO BLOG: Em nosso entendimento eles estão corretos. Mas não custa fazer uma consulta no Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/08/2009 - 00:58
    Enviado por: Karina

    Olá, pessoal…estou passando por uma situação indignante!!! Terminei a carga horária em 2006, porém, na época, como eu estava em Acordo (não descumpri o acordo, estava pagando normalmente) a faculdade me impediu de apresentar meu TCC. Em 2007, me impediu novamente, dessa vez, por meu trabalho não servir mais para a metodologia daquele ano. Em 2008 não quiseram disponibilizar orientador para um novo trabalho (embora eu tenha pago R$600,00 pelas orientações) e agora em 2009 meu vestibular caduca e eles também não disponibilizaram orientação como deveriam e assim, o trabalho corre o risco de não ser validado e meu vestibular, finalmente caducar!!!! Indignante!!!!!!! O que eu faço?????????
    OBS: Fui exposta, na época, como inadimplente perante a faculdade toda, já que eles declararam que quem não estava em dia com a faculdade, não poderia apresentar o trabalho – como explicar que a melhor aluna da sala não iria se formar???? Conclusão: Por inadimplência!!!! Morri de vergonha!!!! Me ajudem POR FAVOR!!!!!!!!!

    RESPOSTA DO BLOG: Procure ajuda no Procon, fazendo uma denúncia, desde que tenha provas e testemunhas do que aconteceu, e entre com ação no JUizado Especial Cível por danos morais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/08/2009 - 10:35
    Enviado por: Caroline

    Bom dia,
    Gostaria de uma ajuda
    A faculdade e ligou na quarta a noite dizendo que a minha formatura será na sexta hj e teria uma pendencia de uma materia de projeto final no valor de 1.000,00 se eu não pagar isso hj eu não poderei fazer a colação de grau, eu cursei a materia passe e o coordenador do curso tem a nota, como devo proceder pois mesmo que eu não tenha pago não foi cobrado e hj eles estão me cobrando o valor a vista que eu não tenho como pagar. O q devo fazer?
    Obrigada!

    RESPOSTA DO BLOG: Explique melhor a sua dúvida, Caroline, sue texto está um pouco confuso…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2009 - 14:27
    Enviado por: Tamara

    Boa Tarde, sou estudante de uma faculdade particular e meu caso é o seguinte. Estava com algumas mensalidades atrasadas e a faculdade negocio com chegues mais não tive condiçoes de pagar os chegues, porem todas as mensalidades atuais estão em dia. Agora consegui o prouni de 50%, porem os meus chegues foram para o advogado para serem negociados,na segunda feira pretendo ir la, e pedi ao diretor finaceiro uma autiorização para entrar esta semana ate resolver, já que eles não estão liberando a minha entrada e ele não me concedeu. O que eu posso estar fazendo, para entrar?Onde eu posso reclamar? É legal esta proibição?

    RESPOSTA DO BLOG: Para nós a decisão do diretor deveria ser correta, mas a JUstiça não entende desta forma. Faça uma denúncia no Procon e procure orientação jurídica gratuita lá, eles provavelmente vão sugerir uma ação judicial contra a instituição.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 11:52
    Enviado por: Graça

    Minha filha ñ foi promovida para o último semestre pq ñ consiguiu a média em 01 matéria do penúltimo semestre, tendo que repetir o penúltimo semestre somente com 01 matéria. Mas a faculdade está cobrando integral a mensalidade, e eu ñ paguei nenhum mês desse semestre pq acho abusivo o que estam fazendo. Minha filha procurou um advogado e ele pediu algumas documentações que depende ser retidos na faculdade, mas a faculdade se recusa a fornecer esses documentos devido a falta de pagamento das mesmas. O que fazer????

    RESPOSTA DO BLOG: Leia com atenção o texto onde você colocou a mensagem. Lá diz que a faculdade não pode reter documentos. Contrate um advogado para procesar a escola pela retenção dos documentos e pela suposta abusividade nas mensalidades.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/10/2009 - 22:58
    Enviado por: Cristiane

    boa noite! Encontro-me em situação complicada com relação a dívida de mensalidades da Faculdade; Sou aluna de faculdade particular pelo sistema virtual e meu acesso foi bloqueado devido a inadimplência. Solicitei informações atualizadas da dívida e se poderiam parcelar. Em resposta me passaram que poderia pagar em até 5 vezes; só que o valor de cada parcela foge das minhas condições financeiras, ou seja, não posso pagar em 5 vezes. Fiz uma contraproposta para parcelar em mais vezes, e eles ~responderam que não foi autorizado nas condições que eu pedi; informaram ainda que eu teria que quitar a dívida na proposta original para ter liberado o acesso novamente; também informaram que minha dívida era de contrato já vencido, ou seja, de período letivo passado, e que teria que quitar tais débitos.
    Não sei o que fazer, quero pagar, mas não querem parcelar a dívida em condições favoráveis a minha situação; estou cursando o último ano com previsão para terminar o curso no final deste ano; no momento encontro-me impossibilitada de dar prosseguimento aos estudos e desenvolvimento das atividades por bloqueio de acesso. Poderiam me ajudar a resolver esta questão? o que posso fazer e/ou propor na atual situação?! grata

    RESPOSTA DO BLOG: Primeiro – a escola não tem obrigação de aceitar a sua proposta de pagamento, afinal, quem deve é você. Então você é que precisa se adequar às exigências de pagamento da escola.

    Segundo – mesmo devendo, a escola não pode impedir o acesso às aulas. Não concordamos com isso, achamos que as escolas deveriam ter o direito de impedir o acesso, mas a Justiça não entende dessa forma. Portanto, faça uma denúncia ao Procon e entre com ação no Juizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/10/2009 - 14:25
    Enviado por: Thais

    Pelo amor de DEUSs aguem me ajude….

    Fui reprovada em uma matéria da faculdade, pedi vista das provas e trabalhos por mim realizados, entretanto, a faculdade perdeu as minhas provas e trabalhos….
    Neste caso, eles podem me repetir na matéria, sendo que eu as realizava de forma orientada e não presencial ?

    Como fazer para denunciá-los ao MEc ou processá-los? Isso seria possível ?

    RESPOSTA DO BLOG: Consulte um advogado e faça uma denúncia ao Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/10/2009 - 15:13
    Enviado por: francyelle

    Oi,
    bem minha situaçao é um pouco delicada, estou na unip, fazendo o 1º ano de publicidade, nao estou conseguindo pagar, no primeiro semestre ja nao consegui agora no segundo renegociei o do primeiro e nao estou consiguindo pagar nem o do primeiro nem o do segundo, quero saber se posso pedir transferencia, ou qual a melhor forma para continuar fazendo o curso… O que posso fazer??? Grata

    RESPOSTA DO BLOG: A lei proíbe a retenção de documentos de inadimplentes. É possível fazer a transferência, mas a dívida continua e será cobrada. Também acho difícil que alguma faculdade aceite alunos que têm dívidas com outra faculdades.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/10/2009 - 20:48
    Enviado por: luciane

    Boa noite! Estou numa situação muito complicada na faculdade Unifeob , há 4 anos cursei o curso de Psicopedagogia onde cumpri todos os trabalhos ,estágios e boa frequencia mas tive problemas com a monografia e devido a problemas financeiros parei de pagar as mensalidades .
    Recebi uma ação de cobranças e até minha conta foi bloqueada judicialmente,já fiz várias propostas de pagamento e foram indefiridas, para conclusão do curso preciso cursar outras disciplinas novas e atuais do currículo e a faculdade me barrou dizendo que não posso devido a inadimplencia e pela questão de ser uma Pós-Graduação. O que eu faço neste caso

    RESPOSTA DO BLOG: A faculdade não está fazendo nada de ilegal, em nosso entendimento. Contrate um advogado e tente renegociar a dívida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2009 - 10:47
    Enviado por: Marcos

    fiqiei retida no penultimo semestre por conta de 2 materias que fiquei de dependencia. mas ele me reteu e alguns alunos na mesma situação foram liberados. a faculdade pode fazer isso? tem o direito de reter um aluno por conta de excesso de dependencias??
    o que devo fazer??

    RESPOSTA DO BLOG: Sim, a faculdade pode reter alunos por excesso de dependências.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2009 - 11:28
    Enviado por: tereza

    bom dia. finalmente consegui um estagio para ajudar a bancar meus estudos, estou pagando uma negociaçao com a faculdade que corresponde a 500 reais ate maio do ano q vem e em seguindo faço outra negociaçao para rever o que ficou para tras de dividas enquanto eu pagava os 500. Acontece que a faculdade nao quer assinar meu contrato de estagio e corro risco de perder a oportunidade. Segundo eles como a minha matricula é em outubro e eu nao paguei, tbem nao estou matriculada, ou seja, nada feito. Acho um absurdo essas negociações nao incluirem as rematriculas pois no meu caso estou no 8°periodo e nao nem vou desistir do curso e mto menos tenho intenção de dar o cano na faculdade. O que faço nesse caso? ja li essa lei e parece que tem um paragrafo q garante isso à faculdade( se o aluno nao estiver matriculado)

    help!

    RESPOSTA DO BLOG: Em nosso entendimento a faculdade tem esse direito, mas se você ainda se sentir lesado, consulte um advogado e tente a ajuda do Procon também.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/11/2009 - 11:32
    Enviado por: tereza

    Oi, achei o artigo da lei que citei no primeiro email:

    Art. 5o Os alunos já matriculados, salvo quando inadimplentes, terão direito à renovação das matrículas, observado o calendário escolar da instituição, o regimento da escola ou cláusula contratual.

    Art. 6o São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias.

    PS.: nao é incongruente isso? no 5° diz uma coisa no 6° diz outra? como saberei se realmente posso requerer que a faculdade assine meu contrato de estagio sendo que estou em negociação, estou pagando, mas devo a matricula e outras mensalidades que vieram depois da negociação?

    achei confuso a lei…

    help

    RESPOSTA DO BLOG: Está confuso mesmo, mas o que vale atualmente é a jurisprudência. O entendimento geral dos juízes é o de que a faculdade nçao pode aplicar sanções pedagógicas, como impedir acesso às aulas e matrículas ou reter documentos. Só pode aplicar sanções financeiras, como protesto em cartório, cobrança judicial e envio do nome à Serasa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2009 - 17:23
    Enviado por: A.M.

    Sou discente do 8°período (último) de enfermagem da faculdade anhanguera de Santa Bárbara. Não consegui efetuar o pagamento da rematricula em agosto, porém continuei frequentando o estágio (obrigatório pela grade) na área hospitalar onde, o professor carimbava minha ATA diariamente. No dia 30/10/2009, fui chamada na faculdade onde me informaram que fui desvinculada da instituição em 23/10/2009 e a minha única opção seria prestar o vestibular para retornar em 2010. Me prôpus a efetuar os pagamentos em atraso integralmente e, me informaram que caso eu efetua-se o pagamento de qualquer boleto que eu tivesse em mãos o dinheiro seria devolvido.
    Não entendo porque fui comunicada do desvinculamento uma semana depois dele ocorrido e, porque me deixaram frequentar 250 horas de estágio em um ambinte com sérios riscos tanto a mim quanto a terceiros; e se ouvesse um acidente comigo ou com terceiros (clientes/pacientes), quem se responsabilizaria??? Achei incoerente a faculdade não aceitar um acordo, sendo que nunca atrasei minhas mensalidades por 7 semestres e pra ser mais exata faltando apenas 20 dias úteis para o término da minha graduação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2009 - 23:41
    Enviado por: Claudete

    Boa noite!Estou com umas parcelas atrasadas na UNIP,mas estou no ultimo semestre em Gestão de recursos humanos,quero saber se mesmo devendo vou pode colar grau?e assim depois esta acertando para pegar o diploma?

    RESPOSTA DO BLOG: Leia atentamente o texto da reportagem onde você colocou a mensagem. Ali estão os passos que você deve seguir para resolver este problema. Em última instância, contrate um advogado e entre na Justiça contra a faculdade. A faculdade não pode impor nenhuma sanção pedagógica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2009 - 16:52
    Enviado por: Ana Clara

    Estudo em uma Faculdade particular e estou me sentindo prejudicada com a situação que irei expor: Esta faculdade possue o método de ensino modular e não smestral como as demais, acontece que eu estava no VII módulo e obviamente iria para o VIII, porém por retenção de custos eles pegaram 25 alunos (segundo eles o melhores) e simplesmente pularam o módulo VII e fomos passados para o módulo IX(Penúltimo), logo faremos o IX e X apresentaremos o TCC no final do ano que vem (2011) e após retornaremos para o módulo VII( como se estivéssemos reprovado ), porém ontem em conversa com o coordenador do curso argumentei que eu não queria mudar de módulo pois tenho interesse em fazer o meu TCC ligado a área de RH (matéria esta quew seria estudada no módulo IX) e ele me falou que infelismente não podeia fazer nada (logo sairei prejudicada), e argumentei também que a forma que ficamos sabendo disso foi via site e não ele vaio nos falar em sala e me falou que ele não tem que falar NADA para os discentes e segundo ele perante o MEC isso é liberado (ligamos para o MEC e eles deixaram bem claro que~isso não existe ) e ele pediu para que eu e minha turma procurássemos os nossos direitos que ele não voltaraá a descisão dele.Gostaria então de saber qual é a forma que devemos agir e gostaria tbm de saber se por lei isso é correto e se há o amparo judicial que afirme que o TCC poderá ser apresentado antes do término do curso.
    Muito Agradecida,
    Ana

    RESPOSTA DO BLOG: Nunca vimos caso semelhante e não há nenhuma lei que embase as medidas da faculdade. Entre com ação na Justiça por danos morais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2009 - 23:33
    Enviado por: Patricia

    Olá, estou precisando urgente de uma orientação! Faço o ultimo ano na Anhanguera de Taubate, e agora, faltando menos de um mes pro fim do curso me deparo com a situação que a Faculdade simplesmente me desvinculou sem o menor aviso! Eles alegam que por eu não ter pago o boleto da rematricula fui desvincluada e não tem volta, a nao ser prestar um novo vestibular! Só que como eles podem fazer isso sem comunicar o aluno?! Qria saber que tipo de ação posso tomar pois semana que vem começam as provas finais e apresentação do TCC que ja esta pronto! Me ajudem!

    RESPOSTA DO BLOG: É o caso de fazer uma denúncia no Procon e acionar a faculdade na Justiça, dede que você tenha como provar que tenha feito a rematrícula.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/11/2009 - 21:19
    Enviado por: solene

    oi meu filho estuda na fac 4 em campinas,e por q esquecemos de fazer a rematricula ele foi disvinculado,so falta 20 dias pra terminar as aulas,o q devo fazer,tenho algun direito???ja fui em varias repartiçães e so me empuram de um lado para o outro,me ajudem por favor..

    RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer neste caso. No máximo, fazer uma reclamação no Procon para tentar uma renegociação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/12/2009 - 10:15
    Enviado por: João Paulo

    Bom dia,
    estudo em uma faculdade particular e estou com algumas mensalidades em atraso; mas quero transferir para outra por qualidade de ensino; a faculdade pode reter meus documentos de transferência?
    muito Obrigado

    RESPOSTA DO BLOG: Que tal ler o texto on de você colocou a mensagem e algumas respostas de perguntas postadas? AS respostas estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/12/2009 - 17:52
    Enviado por: Sinval P Santos

    boa tarde, faço o 6º de pedagogia, na entrega da monografia na data combinada, a coordenação não quiz receber o trabalho.

    motivo, não mandei o ultimo imail de ajuste ao professor, eles podem tomar essa atitude

    RESPOSTA DO BLOG: POdem.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/09/2010 - 01:02
      Enviado por: Fernanda

      Boa Noite!

      eu estudo em uma faculdade particular, entrei o ano passado, mi matriculeiii tudo certinho, mais por um problema familiar n pode no momento pagar as mensalidades, intaum passei para o segundo semestre e fiz acordo, desse acordo so paguei a 1ª parcelae mi matriculei novamente, mais como as coisas estavam pessimas n paguei mais naada e no 3º semestre estudei normal, e tb n paguei nada, estou agoura no 4 semestre e nada ate agora, N DESISTI DE ESTUDAR PORQ EU IA MI VIRAR E PAGAR, Agoraa posso pagarr tudoo.. Mais quero um conselho, uma dica, A faculdade pode mi barrar de assistir aula, como ficaria meu caso nesa situação, o q eu devo fazer..
      Obrigada!

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/12/2009 - 10:23
    Enviado por: dayane

    Bom dia. Estou com minha sitiação um pouco delicada. Estou devendo para o banco e quero prestar vestibular. Se eu passar no vestibular a faculdade pode me impedir de fazer a matricula por meu nome está sujo?

    RESPOSTA DO BLOG: Claro que não. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/12/2009 - 16:53
    Enviado por: Magno

    Boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda, eu estudei até o 3º período em uma Faculdade particular, mas por falta de condições deixei de pagar todo um semestre, e agora estou em debito com a Faculdade. Passei no vestibular em outra Faculdade, e estou precisando do meu Histórico, mas a Faculdade não quer entregar até eu pagar o debito. Como devo agir, o que devo fazer? Vou perder a vaga na outra Faculdade.

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o texto onde você colocou a mensagem. As respostas estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2009 - 13:38
    Enviado por: Vanessa

    Estou cursando o 5 semestre em uma faculdade particular, e nessa faculdade não é permitida a vista de provas e dp e segunda chamada isso é permitido ??? O principio da publicidade fica como ???

    RESPOSTA DO BLOG: Sua mensagem está incompreensível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2009 - 15:56
    Enviado por: ERNANDES GUIMRAES

    Olá, tudo bem!
    Eu estudo em uma universidade pública, Unimontes, Estaria indo para o sétimo período se a faculdade não me retesse por 3 dependencias que tenho. A faculdade diz que sou obrigado a trancar o curso e pagar as 3 disciplinas ou pelo menos uma para que retome no sétimo período. vou poder pagar uma das tres disciplinas apenas e não queria trancar o curso, pois semestre seguinte consigo terminar as outras duas, o que devo fazer para continuar o curso sem ter que trancar?????
    o que posso fazer, estou muito aflito por conta disso.
    não poderia continuar com minha turma pagando uma dependecia e no semestre seguinte pagar as outras dependencias ???

    por favor me ajudem. MUITO OBRIGADO. ERNANDES GUIMARAES. – MG

    RESPOSTA DO BLOG: Não há nada a fazer, a faculdade não comete nenhuma ilegalidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2009 - 21:08
    Enviado por: Narielle Dorado

    Olá!
    Estou passando por problemas: fui reprovada por 2 pontos em minha monografia, passei em todas as matérias (estou no 10º período), sinto que fui prejudicada pela banca examinadora, pois algumas perguntas feitas não estavam abordadas por meu trabalho e a presidente da banca não era da área específica do meu TCC! Me sinto prejudicada, pois estou a ponto de fazer um concurso e preciso da minha aprovação! Sempre fui uma aluna dedicada e boas notas! Segundo regulamento interno, não posso recorrer e nem ter uma 2º semana. Isto está correto? Teria uma forma de ingressar judicialmente para ter minha aprovação?
    Preciso muito de uma orientação.
    Narielle Dorado. RJ

    RESPOSTA DO BLOG: Essa não é uma questão de direito de consumidor, trata-se de um problema pedagógico-educacional. neste caso as notas atribuídas são de cunho subjetivo. Procure um advogado cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/12/2009 - 20:40
    Enviado por: silvia amorim

    gostaria de saber se professor tem direito tomar prova do aluno, retirando cola de dentro de sua roupa

    RESPOSTA DO BLOG: Mas é claro que tem esse direito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/12/2009 - 08:06
    Enviado por: RAIDER LOPES MARTINS

    BOM DIA

    GOSTARIA DE SABER SE É LEGAL UMA FACULDADE IMPEDIR QUE O ALUNO ENTRE PARA O ANO LETIVO SEGUINTE?? POIS A UNIP ESTÁ PRATICANDO ESTA POLÍTICA, COISA QUE MUDOU DE REGULAMENTO UMAS 3 VEZES NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS… ISSO REALMENTE É PERMITIDO POR LEI? OUTRA PERGUNTA, É NAS FACULDADES HOJE, QUAL EXISTE UMA MÉDIA PADRÃO PARA QUE O ALUNO SEJA APROVADO, POIS QUASE TODAS AS FACULDADES ADOTAM A MÉDIA 5,0, EXCEÇÃO À UNIP QUE ADOTA A MÉDIA 7,0 SEM EXAMES, CASO O ALUNO PEGUE EXAMES, AÍ SIM É A MÉDIA 5,0… COMO O MEC SE COLOCA NESTA POSIÇÃO?

    RESPOSTA DO BLOG: Nenhuma faculdade é obrigada a aceitar quem quer que seja como aluno. Se a instituição quiser recusar uma matrícula ou inscrição, pode fazê-lo quando quiser. E a média quem estabelece é a própria faculdade, desde que não fira a lei.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/12/2009 - 14:44
    Enviado por: Michelle Lima

    Olá!

    Fui retida em uma disciplina neste ano de 2009, não atingi a média da faculdade (6), fechei com 5, estou de DP.
    Esta discilplina saiu da grade, este ano (2009), Em 2010, não esta na grade formal da faculdade.
    Existe recurso para esta situação!
    Obrigada!

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia no Procon e uma representação contra a escola no MEC.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/12/2009 - 20:20
    Enviado por: roberto

    Estou com parcelas atrasadas na faculdade!!!!Há como fazer a matricula do ano que vem mesmo em débito?

    RESPOSTA DO BLOG: A faculdade tem o direito de recusar a matrícula. Se isso acontecer, questione a decisão no Procon e no JUizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/12/2009 - 16:29
    Enviado por: Vanessa fernandes

    Olá terminei a faculdade e aguardo a colação de grau que se realizará no dia 12/01/10,porém estou com uma mensalidade atrasada, gostaria de saber se a instituição poderá me deter não permitindo que possa colar grau e nem pegar meu atestado de conclusão

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o texto onde você colocou a mensagem. As respostas estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2009 - 00:52
    Enviado por: Janaína Rocha

    Estudei em uma Universidade particular por quatro anos, agora no ultimo semestre fechei com média 5, e a media é 6, porém nunca havia pegado DP antes, tem alguma lei que me permita colação de grau.

    RESPOSTA DO BLOG: Claro que não.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2010 - 21:18
    Enviado por: Eduardo Silvério da Silva

    Olá,terminei o curso de educação física,com muita dificuldade financeira,portanto cheguei ao final com uma divida muito grande,gostaria de saber se a faculdade pode reter meu diploma,e se pode o que devo fazer,ja que preciso muito do documento pra continuar trabalhando,desde já agradeço pela atenção.Eduardo Silvério da Silva Aimorés mg

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/01/2010 - 20:48
    Enviado por: Joao Paulo

    Olá, boa noite.

    Estou no último semestre da faculdade e devo algumas mensalidades (6), estou a 6 meses tentando fazer acordo e ele nào aceitam, e disseram que nào poderei terminar meu semestre(último). Querem que eu pague em no máximo 5 vezes e ainda continue assíduo na atuais.
    O que faço? Quero pagar, porém nas minhas condições.
    Me ajudem, preciso de orientaçào.

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o texto onde você colocou a mensagem e as respostas aos leitores. As opções estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2010 - 17:03
    Enviado por: Maria Aparecida

    Olá!meu nome é Maria,bom vou direto ao problema..estava cursando o 7ºano de farmacia,em uma faculdade particular,fiquei desempregada,conclusao tive de parar…na faculdade nao me dao os documentos,não tenho todo dinheiro para quitar o débito.fui ao procon a moça disse que se eu nao quitar todo o débito,vou perder tudo que já paguei!agora não posso ir a outra faculdade,nem pelo enem,pq prenderam meu histórico!Me ajudem por favor!.não querem negociar comigo a divida, querem todo dinheiro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2010 - 17:17
    Enviado por: Priscila mara antunes de oliveira

    BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER QUAIS PROVIDÊNCIAS A TOMAR. ESTOU NO 6 SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL E ATUALMENTE MINHA DIVÍDA É 2.521 POÇO FAZER EM ATÉ 10X O PAGAMENTO MAIS A 1 PARCELA ELES ME PEDEM 30% QUE DARIA 756.59 POR MOTIVOS PESSOAIS NÃO TENHO COMO PAGAR ESTE VALOR NA ENTRADA POIS AS OUTRAS PARCELAS SAIRIA POR 196.15 JÁ MANDEI VARIOS EMAIL PARA O SETOR JURÍDICO E NÃO OBTENHO RESPOSTAS JÁ EXPLIQUEI MINHA SITUAÇÃO E APROPÓSITO QUANDO FIZ A MATRICULA NA FACULDADE ERA A FACULDADE HOJE ESTAMOS DENTRO DE UM COLÉGIO PARTICULAR E SEM RESPALDO NENHUM POR FAVOR ME AJUDEM AFINAL ESTOU IMPIDIDA DE FAZER A REMATRICULA QUAIS MEDIDAS TENHO A TOMAR OBRIGADO DESDE JÁ.

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o texto onde você colocou a mensagem e as respostas aos leitores. As opções estão lá. E lembre-se de que a escola não tem obrigação de parcelar nem de negociar. O devedor é que tem de se adequar às condições impostas pelos credores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/01/2010 - 13:31
    Enviado por: Solange Veras

    Boa tarde

    Terminei a faculdade em julho de 2009, preciso retirar o meu último histórico, porém a faculdade está me cobrando uma taxa de R$ 55,00 para retirar esse documento, no momento não tenho condições de pagar existe alguma lei a qual eu consegui retirar esse documento sem pagar esta taxa absurda?

    Agradeço desde já.

    RESPOSTA DO BLOG: A cobrança não é ilegal. Tente reclamar no Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2010 - 17:32
    Enviado por: Thiago ribeiro

    estudo na anhanguera, e com a crise que houve nao pude pagar a faculdade, mas fiz varias negociaçoes com o banco, mas toda vez que ha rematricula nao consigo pagar o banco e a rematricula juntos, minha divida e e de 9 mil, e o maximo que dividem e em 8 vezes e eu nao consigo pagar esse debito pois somente ganho 900 reais, e se nao pagar nao deixam eu entrar na catraca isso me da constranginmento, nao tenho dinheiro o suficiente, e a faculdade pode me barrar de estudar, to muito triste pois ja tenho 31 anos e se eu sair nao terei como pagar o banco, me ajudem, nao tenho dp, estudo engenharia e estou estagiando

    RESPOSTA DO BLOG: O que você quer é estudar de graçá em faculdade particular, e isso não é possível, obviamente. Nâo há o que fazer no seu caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2010 - 01:11
    Enviado por: Suellen

    Meu caso é o classico, me matriculei em faculdade particular e no primeiro ano não consegui pagar, msmo assim consegui me matricular no 2 e conclui-lo. Por estar desempregada não consegui cumprir o acordo e nem pagar o 2 ano. Qro tranferir para poder terminar meu curso e eles não querem liberar meu historico, qro saber se posso entrar com ação ou corro risco de ser coompreendida como má fé? Minha intenção é pagar a divida que ficar pois estou com meu nome negativado, como devo proceder?

    REPSOSTA DO BLOG: Leia a reportagem e as respostas dos comentários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/01/2010 - 18:00
    Enviado por: morlane

    a faculdade pode cobrar o valor da dependencia o mesmo valor da mensalidade q tem 5 disciplina,eles estao me cobrando 100% valor de uma mensalidade

    RESPOSTA DO BLOG: Podem, mas não custa fazer uma reclamação no Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2010 - 09:11
    Enviado por: Jose da silva

    Sou aluno com bolsa do prouni, no ano de 2009 devido a crise precisei trabalhar de dia, foi negociado com a unimep e não quiseram me transferir para o periodo noturno, pois a minha bolsa é para o periodo diurno. Depois de muita conversa e constrangimentos me deram a bolsa carente por um ano, agora estou passando novamente apertado para continuar no curso de direito que faço, pois a firma na qual trabalho está me enroalando para passar-me para a noite, e a faculdade já foi clara que só poderie cursar a faculdade no horário que “ganhei’ a bolsa. Isto é legal? A faculdade também es~´a me cobrando um valor de 992,70 por um contrato. sendo que não tenho nem este salario. O que eu faço. Me ajudem urgente!! Jose

    RESPOSTA DO BLOG: Não podemos ajudar, pois não detectamos nenhuma irregularidade no seu caso. Procure o Procon para tentar alguma dica.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2010 - 18:37
    Enviado por: Marília

    Olá. Tenho uma dúvida: estou solicitando transferencia para outra faculdade, e para isso preciso de um documento chamado “Conteudo programático das disciplinas cursadas”.
    A minha faculdade atual pede uma quantia de 670,00 reais para a emissão de tal documento, e se nega emiti-lo caso eu não pague esta taxa.

    Sem este documento não posso dar continuidade ao processo de transferencia. A cobrança de taxas (mesmo que abusivas) é amparada por lei?
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Desconhecemos a existência de tal taxa e o valor é totalmente absurdo. Faça uma denúncia no Procon e na delegacia de ensino.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2010 - 19:33
    Enviado por: Gilvã

    Boa noite,estou no último semestre do meu curso de engenharia e estou em uma pendência de apenas uma disciplina,a faculdade iria disponibilizar esta disciplina agora nas férias,mas o professor que iria ministrar esta disciplina teve problemas familiares e não vai poder ministrar essa disciplina nas férias, e a minha formatura está marcada para o dia 26 de março de 2010. A faculdade alega que só pode fornecer curso nas férias e que não nada que a obrigue fazer nenhuma turma especial porque o aluno está devendo apenas uma disciplina,o aluno terá a obrigação de cursar apenas está disciplina durante um semestre.
    Isso é verdade? O que devo fazer,já que existem 22 alunos na mesma situação que eu e com a mesma disciplina pendente. Poderiam me dar uma orientação por favor? Desde já eu agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: Infelizmente a faculdade está com a razão. Tente nova negociação com a diretoria.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2010 - 21:14
    Enviado por: nathalia

    preciso saber…
    eu curso serviço social em uma universidade particular,no entanto eu estou com 6mensalidades sem pagar,e a faculdade nao deixou eu fazer minha matricula por este motivo,eu tentei negociar,mas nao aceitaram a minha proposta,eles podem me reter por isso?
    o que eu posso fazer por favor me ajudem eu nao quero parar no meio do curso obrigada!

    RESPOSTA DO BLOG: A faculdade tem o direito de recusar a matrícula. Se isso acontecer, questione a decisão no Procon e no JUizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/01/2010 - 11:44
    Enviado por: rose

    Estou terminando um curso tecnico, devo algumas mensalidades mas ja renegociei pagando por mês um valor que cabe em meu orçamento atual, porem toda vez que vou pagar o combinado(verbalmente) eles alegam não ter combinado aquele valor comigo. Me cobram diariamente, não me deixam ter acesso a notas e agora tirarão o meu nome da lista de estagio( eu tirei copia da lista em que meu nome estava riscado) e enquanto eu não quitar o que devo não vou fazer estagio.O que devo fazer ???

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e negocie na Justiça o valor correto a ser pago.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2010 - 11:56
    Enviado por: Namara

    Boa tarde.
    Estou no terceiro periodo mas devo três mensalidades passadas, paguei minha matricula mas a Universidade esta retendo minha matricula e esta me obrigando a pagar as atrasadas, mas não tenho condição de pagar agora, eles podem reter minha matricula e me obrigar a pagar ou posso continuar estudando e pagar depois?

    RESPOSTA DO BLOG: Leia com atenção a reportagem onde colocou a mensagem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2010 - 22:02
    Enviado por: Daniela Zanin

    Boa noite.
    Curso serviço social em uma faculdade particular; agora no ano de 2010 fui para o 4º semestre consegui um estágio na empresa Cobrape na aréa de habitação já estou trabalhando há 20 dias; só que a faculdade não quer assinar o contrato e se eles não assinarem não posso continuar na empresa.
    Não sei o que fazer pois preciso deste estágio não só apenas pela experiência profissional; mas também devido a questão financeira.
    Existe alguma lei que ampara isto; ou é só apenas politica da faculdade.
    Grata.

    RESPOSTA DO BLOG: Qual o motivo para a faculdade se recusar a assinar? Sem essa informação não dá para responder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2010 - 11:21
    Enviado por: Ana Paula

    Bom dia, estou no último semestre do curso de direito, porém fiquei reprovada em uma matéria, devendo cursá-la no sementre seguinte. Até aí tudo bem, mas eu gostaria de poder colar grau com a minha turma, mas a faculdade não quer permitir. Como se não bastasse, não vou poder fazer esta matéria enquanto não quitar todas as parcelas atrasadas. O que posso fazer quanto a isso?

    REPSOSTA DO BLOG: Faça uma denúncia no Procon e contrate um advogado para processar a faculdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2010 - 09:17
    Enviado por: glaucya santos

    Bom dia, estou com meu nome no serasa e spc , posso ganhar uma bolsa do prouni. Tanto a integral ou como a parcial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2010 - 00:27
    Enviado por: Maria Eduarda

    Boa noite ,terminei em 2009 o curso de Educação Fisica pela faculdade Uniesp mas o curso era de licenciatura,agora quero terminar a segunda parte do curso em outra faculdade ou seja o bacharelado em Educação Fisica em outra instituição as a minha ex facu está cobrando 10,00
    por materias de cada ano que tive no caso 03 anos.minha pergunta é isso é permitido por lei cobrar o conteudo programatico para fornecer ao ex aluno.?

    RESPOSTA DO BLOG: Não é ilegal, mas não é uma prática que se vê por aí. Reclame no Procon.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2010 - 20:14
    Enviado por: Fernanda

    Boa Noite!
    Meu nome é Fernanda e estou cursando o 4º período Faculdade Particular de Normal Superior desde agosto de 2009 venho pedindo ao responsável minhas boletas de pagamento e para ver minha situação na faculdade ate a presente data não foi me enviado os boletos. Estou em débito, e eu fiquei em e m 3 matérias e a dependencia só pode ser em ate 2 disciplinas pois a faculdade onde faço esta para acabar e não terá mas o 4 ano e eles me alegaram que eu estou reprovada quais os procedimentos devo tomar diante dessa situação? Ja conversei com a coordenadora e ela disse que não pode fazer nada que eu estou REPROVADA . Por favor me de uma luz como devo proceder eu quero continuar nessa faculdade. Só falta esse ano para eu ternimar. Me ajude como resolver. Obrigada!!

    RESPOSTA DO BLOG: Não há nada a ser feito. Essa é uma questão pedagógica, não é de direito do consumidor. Se você ficou em depedência em três matérias e só podem duas, então está reprovada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 13:50
    Enviado por: janete maciel

    Olá, meu nome é Janete, eu cursei 2 anos de Educação Física em uma certa universidade, na qual o ultimo ano fiquei com pendencia que foi em 2008, em 2009 eu nao estudei, e no meio do ano recebi uma intimação para quitaçao da divida. Ja tentei umas 3 vezes negociar, mas as propostas que eu dei eles nao aceitaram inclusive uma delas foi feito atravez do forum pela mesma intimaçao de pagamento que eles me fizeram, o fato é que eu nao posso dar entrada que eles exigem, entao nao consigo pagar a divida. Este ano pretendo retomar o curso, fiz ate o vestibular para me vincular novamente a universidade que eles exigem mas a matricula nao consigo fazer e nao consigo pagar a pendencia. como devo proceder apartir disso?

    RESPOSTA DO BLOG: Faça uma reclamação no Procon para tentar um parecer sobre o assunto. Emntendemos que você não tem direito algum. A faculdade não é obrigada a se adaptar as suas possibilidades, é exatamente o contrário, o cliente é que tem de se adequar às exigências do credor. Se ainda insistir na questão, procure um advogado de confiança.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/02/2010 - 22:52
    Enviado por: Check

    Estudo na faculdade do vale do Itajai Univali
    Quando ingressei na faculdade no meio do ano mes de Julho e nao havia materias suficientes do primeiro semestre para ser cursadas ai me incluiram uma materia de redes do segundo semestre e aceitei na boa sem pesquisar se podia ou naum faze-la. RESULTADO fim do ano:Reprovado
    Agora inicio de 2010 voltei la para fazer rematricula p proximo semestre q vi na hr de escolher as materias p esse ano que a materia de redes esta sublinhada como NAO APTO A CURSAR; Quem deveria saber as materias q o aluno pode cursar sao os profissionais que trabalham na area qro entrar com pedido de cancelamento dessa materia e pedir as despesas que tive em cursar que sejam passadas para uma materia ainda nao cursada pois eu nao estava apto a exercer essas atividades na faculdade usaram da minha boa fé para eu entrar na universidade mesmo nao tendo materias disponiveis para o 1o semestre.
    ALGUEM PODE ME DAR UMAS DICAS DE COMO PROCEDER NESSA SITUAÇÃO ?? Agradeço!

    RESPOSTA DO BLOG: Essa é uma questão pedagógica, e não de direito do consumidor. Está no local errado. Procure ajuda na secretaria de educação de seu Estado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 14:18
    Enviado por: mario alves bandeira

    Gostaria de ter uma informação , Meu filho esteve estudado em uma faculdade e nos ultimos meses ele fez as provas e passou para o 4º ano porem não´pode continuar os estudos pois devia muito e a faculdade proibiu a rematricula .mesmo ele fazendo uma proposta , não aceitaram so aceitavam se fosse do geito deles.
    A ALGUM GEITO PARA ISTO, POIS A CONSTITUIÇÃO RESA QUE O DIREITO DE ESTUDO E GARANTIDA PARA TODOS

    RESPOSTA DO BLOG: A faculdade não tem a obrigação de rematricular ninguém, independente do motivo. Rematrícula é um novo contrato e a instituição pode recusar quem quiser como cliente. Se resolver insistir em uma ação judicial, contrate um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 14:26
    Enviado por: Mario Alves Bandeira

    Meu filho estudou por 3 anos em uma faculdade porem quando terminaram as provas do terceiro ano ele foi proibido de rematricular pois devia na faculdade teve de parar os estudos a faculdade não aceita a rematricula enquanto não acertar a divida mesmo ele fazendo uma proposta não aceitaram existe uma soluçao para isto

    RESPOSTA DO BLOG: A faculdade não tem a obrigação de rematricular ninguém, independente do motivo. Rematrícula é um novo contrato e a instituição pode recusar quem quiser como cliente. Se resolver insistir em uma ação judicial, contrate um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/02/2010 - 14:36
    Enviado por: leandro

    olá! estou matriculado no curso de ciências contábeis em uma instituição particular, estou pleiteando o PROUNI mas na universidade me disseram que não aceitam como bolsistas, alunos já matriculados, gostaria de saber se esta decisão da instituição está de acordo com a lei.
    desde já agradeço!

    RESPOSTA DO BLOG: Não há lei que proíba a decisão da faculdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2010 - 20:18
    Enviado por: Alana Pastorini

    ola !
    eu fiz o enem 2009 obtive uma boa nota e estou tentando em escrever no prouni,porém na hora da inscrição eu tive algumas dúvidas e liguei para o numero 0800616161 que segundo o mec estaria de prontidão nos dias das inscrições que começaram no sabado!
    eu liguei e nas mensagens automaticas dizia que para dúvidas sobre o prouni somente de segunda a sexta!
    Ou eletronicamente ,então eu madei vários emails e eles não me respoderam nenhum , isto no sabado!Então aguardei até hoje,segunda feira e liguei novamente para o 0800616161 mas sabe o que acontece ?quando a ligação é passada para uma telefonista, simplismente cai a ligação ,tentei varias vezes em outras opções que na qual eu também pudesse ter algum contato com o atendente e nada!
    Eai o que eu faço?
    tenho muitas dúvidas para efetuar minha iscrição e é muita falta de respeito com os estudantes1!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2010 - 11:30
    Enviado por: renilson

    Bom dia a todos que colaboram com este site, sejam as dúvidas ou as elaboração de respostas, porém, não consigo entender porque algumas respostas são tão lacônica, puramente vazias, como ” RESPOSTA DO BLOG: Leia com atenção a reportagem onde colocou a mensagem”, ou ” Leia atentamente o texto da reportagem onde você colocou a mensagem. Ali estão os passos que você deve seguir para resolver este problema.”, outras chegam a ter denotação de ironia com a pessoa que tem a dúvida, pois a a maioria dos que os procuram, são leigos no assunto e buscam nas suas respostas a “luz no fim do túnel”, pois, são situações que tiram a paz de qualquer ser humano. E são vocês justamente, que milhares de internautas tolhidos e atrás de soluções para seus problemas encontram para tirar dúvidas que parecem não ter solução.
    Digo aqui, que o que faço no tocante ao assunto, se trata de simples crítica construtiva, pois, vejo na estrutura do site muita susidez, porém, dêem uma pitada de complemento no informe às respostas.
    Sou um consultor assíduo deste canal, e congratulo a todos pela dedicação de nos informar sobre nosso direitos e deveres.

    Muito obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Agradecemos pela observação e pela audiência. As respostas que você indicou são dadas porque as perguntas são repetitivas. Indicam claramente que o internauta não leu o texto. Assim como a pergunta é repetida, as respostas também o serão. Para evitar perda de tempo de ambos os lados, pedimos que a reportagem seja lida, assim como as respostas às outras perguntas. Cada vez que temos de repetir uma reposta que já foi dada, são pelo menos 15 minutos de atenção dispensada a apenas um e-mail. Há dias em que recebemos, no blog e no Jornal da Tarde, 300 solicitações. Ou seja, 4,5 mil minutos para responder a todos. Não há a intenção de ser irônico. Queremos apenas que nosso trabalho seja aproveitado da melhor forma possível, sem que seja preciso repetir exatamente o que está no texto principal ou em respostas dadas a outros internautas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2010 - 20:17
    Enviado por: Roberto

    Olá, gostaria de uma informação.
    Estou no último semestre da faculdade, são 8 semestre, ou seja, 4 anos.
    Estou cursando uma matéria do ultímo semestre e preciso cursar outra matéria tbém do último semestre (não são DP´s) para me formar, mas a faculdade não disponiblizou a mesma para ser cursada esse semestre alegando falta de alunos para cursa-la. Essa matéria esta na grade do curso para ser dada neste último semestre, caso a mesma não forneça terei que esperar mais seis meses para cursa-la.
    Creio eu que eu tenho direitos, pois estou no semestre correto onde a matéria deveria ser dada e a faculdade não quer disponibiliza-la por falta de alunos, precisa de 15 alunos e são até agora 7 pessoas interessadas.
    O que eu faço neste caso? Entrar com uma liminar? obrigacao de afazeres??
    Espero que posa me ajudar.Grato

    RESPOSTA DO BLOG: A faculdade não pode obrigá-lo a esperar seis meses após o término do curso regular para ministrar uma última matéria. O problema é dela se não tem alunos suficientes. Entre co denúncia no Procon e entre na Justiça por seu direito, se for o caso. Procure um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2010 - 23:41
    Enviado por: Elizabeth Bezerra da silva

    Faço um curso pós médio de formação de professores e fiquei desempregada por isso estou com a mensalidade atrasada , então por isso eles me impediram de fazer a recuperação de uma máteria, pegar qualquer documento. e já informaram que o valor do diploma é R$250,00 e a folha de ponto do estágio é de R$ 20,00 cada folha.é certo eles fazerem isso ?

    RESPOSTA DO BLOG: Desconhecemos esse tipo de curso. Procure saber em que tipo de classificação ele se enquadra, se é ou não oficial e depois entre em contato com o Procon para saber se é possível reclamar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/02/2010 - 18:51
    Enviado por: Lorena

    Olá, fui matriculada em uma faculdade, paguei a matrícula e mais uma mensalidade, porém, consegui, pelo prouni, uma vaga em outra faculdade, e vou assumir. Eu tenho direito de devolução do dinheiro pago pela matrícula e a mensalidade?

    Obrigada, aguardo resposta!

    RESPOSTA DO BLOG: Nâo, pois o curso já começou e você pagou a primeira mensalidade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/02/2010 - 19:41
    Enviado por: Bete

    Boa noite, estudo em uma faculdade particular e atrasei as mensalidades, fui ao setor financeiro para renegociar mas achei os valores acima do valor que realmente devo. O que posso fazer? Procurei um advogado para pedir uma análise dos valores cobrados pela referida instiuição e respecitvamente o parcelamento correto da dívida. Enquanto o juiz não julga a solicitação, posso continuar assistindo as aulas sem matricular-me?
    Segundo meu advogado poderei continuar estudando através de uma liminar que ele solicitará do juiz para que eu não perca os conteúdos do semestre.
    é possível isso acopntecer?

    RESPOSTA DO BLOG: Seu advogado está correto. Siga as instruções dele.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2010 - 18:10
    Enviado por: Marta

    Boa tarde.
    Estou concluindo uma licenciatura com previsão de colação de grau daqui a 10 dias e só agora fui informada, pela cordenção do curso que estou devendo uma disciplina optativa sendo que já cursei todas as disciplinas, mas no sistema da universidade não consta nenhuma confirmação de matricula ou nota. Fui aprovada em um concurso publico e serei chamada nos próximos dois meses e se não colar grau perco o concurso. preciso de orientação sobre o que devo fazer.
    obrigada.

    RESPOSTA DO BLOG: Você precisa reunir o máximo de documentos que comprovem que você está em dia com as matérias, inclusive testemunhas. Vá à Delegacia de Ensino mais próxima, faça uma reclamação e procure um advogado para tentar na Justiça uma liminar que garanta o seu concurso até que as coisas sejam esclarecidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 12:50
    Enviado por: Telma Angwla

    Gostaria de saber se existe algum amparo ou lei que permita a minha colação de grau mesmo q eu esteja devendo alguma matéria??

    Obrigada.

    RESPOSTA DO BLOG: Claro que não. Se você deve matéria, então não se formou. Não pode se formar nem colar grau.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 14:03
    Enviado por: Francielle

    Olá, boa tarde

    Dúvida

    No semestre passado fui contemplada com uma bolsa remanescente do Prouni pela universidade.

    Mas tenho dívidas também remanescentes,do termo passado.

    Como foi acordado,a faculdade alega que não pode liberar minha matrícula enquanto eu não fizer o pagamento à vista das dividas vencidas.

    Não podem mais negociar pois já foi negociada.

    O que acontece nesse caso?

    Perco minha bolsa?

    A faculdade tem o direito de reter minha matrícula ,sendo que sou bolsista do Prouni, por conta das pendências financeiras?

    Não vou deixar de pagar à faculdade o que devo,só não posso e nem quero perder minha bolsa e esse semestre,e menos ainda tenho o valor a vista.

    Não tenho notas baixas nem dependências em matérias.

    Só quero estudar.

    Francielle.

    RESPOSTA DO BLOG: Em tese uma coisa nada tem a ver com a outra. Embora a renovação de matrícula possa ser recusada, no seu caso não há motivo para tal. Procure o Procon e, se for o caso, procure um advogado para acionar judicialmente a faculdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2010 - 19:25
    Enviado por: Mari

    Boa noite!
    Sou aluna de uma determinada faculdade, estou cursando o último semestre. Infelizmente estou atrasada com as minhas obrigações referente ao pagamento das mensalidades. Tenho procurado a faculdade para negociar a divída as condições apresentada não estão cabiveis ao meu salário. Recebi orientação para efetuar o pagamento em juízo, como faço?
    Obrigada

    RESPOSTA DO BLOG: Pagar em juízo não vai resolver o seu problema. Você é quem deve se adaptar às condições de pagamento impostas pelo credor, e não o contrário, ou seja, a faculdade não tem obrigação de facilitar o pagamento. Procure um advogado para ajudá-la a negociar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2010 - 12:53
    Enviado por: Wilhan

    Olá, gostaria de saber se a faculdade pode cobrar rematricula integral, para pagar uma matéria que fiquei devendo, sendo que as demais serão proporcionais. e porque não a rematricula tb?

    grato.

    RESPOSTA DO BLOG: São coisas diferentes: ou é rematrícula ou dependência. Há algum equivoco na sua informação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2010 - 17:43
    Enviado por: Marcella

    Boa tarde!

    Sou aluna de Enfermagem do 3º Período de uma faculdade privada. Ja nao consigo pagar a minha faculdade pois devo o 2º Período todo ,alem disso, ela aumentou muito do 2ºPeríodo para o 3º Período, tudo ficou mais complicado. Por isso eu quero fazer transferencia para uma faculdade de preço mais razoavel. A faculdade em que devo pode dar os documentos que necessito para fazer a matricula na outra faculdade?

    RESPOSTA DO BLOG: Pode, embora não devesse, já que você deve bastante.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2010 - 19:56
    Enviado por: dagmar conceiçao pedro

    sou aluna de enfermagem do 2 semestre,estou tendo problema para negociar a minha divida tenho a metade do valor da divida,mas a credora da faculdade só recebe em cheque ou cartão mas eu não possuo nenhum dos dois, por conta desse problema não estou frequentando as aulas não pude fazer a minha rematricula o que devo fazer, estou até com vergonha por favor me mande uma resposta

    RESPOSTA DO BLOG: Leia a reportagem onde você colocou a mensagem e as respostas das demais perguntas nos comentários.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/03/2010 - 15:46
    Enviado por: Cristine

    Boa tarde, estou no 7º período de comunicação social, so que a grade mudou no semestre passado e jogaram um horário em que temos todas aulas todos os dias, não dando chance a fazer o TCC. Gostaria de saber onde podemos buscar informações e impedir que fazemos todas estas matérias inúteis no último ano de faculdade? São matérias que so mudaram o nome e ja estudamos nos primeiros semestres.
    Aguardo resposta. Obg

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/03/2010 - 19:50
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure ajuda na delegacia de ensino de sua região ou no MInistério da Educação. Essa é uma questão pedagógica, e não de direito do consumidor.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/03/2010 - 02:43
    Enviado por: cristiele

    oi entrei em uma faculdade particular no segundo semestre de 2004 e concluir o ensino medio em 2005.mais a faculdade estava ciente que ainda estava cursando.agora voltei a estudadar e eles me diseram que como entrei antes do ensino medio ,perdi todas as diciplinas cursadas.por favor pelo amor de Deus nao quero começar tudo de novo
    me ajudem.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/03/2010 - 00:03
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não há o que fazer, o que você e a faculdade fizeram é um enrome absurdo. Entrar na faculdade sem terminar o ensino médio não existe. Você mereceu perder todas as disciplinas e o dinheiro que pagou.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/03/2010 - 09:15
    Enviado por: angélica

    Estou no terceiro semestre de medicina veterinária e estou devendo o segundo semestre, fui para fazer o acordo: a proposta da faculdades é parcelar em cheques somente de pessoa fisica e infelismente só tenho de pessoa juridica e não consigo abrir conta de pessoa fisica devido a restrição no cpf, gostaria de saber se a faculdade pode proibir o pagamento com cheques juridico??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2010 - 17:50
    Enviado por: Vitor

    Boa tarde! Sou aluno do curso de Medicina em uma Faculdade particular. Estou cursando o oitavo período. Tenho uma dependência de uma disciplina do sétimo período. Possuo um desconto de 75% do valor da mensalidade concedida pelo SAAE (Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar), pelo fato do meu pai ser funcionário da faculdade e ser sindicalizado. Então, fui fazer a matrícula desta dependência e a faculdade está me cobrando um terço do valor da mensalidade. Eles não aceitam este desconto de 75% para a dependência, mas apenas para as disciplinas do oitavo período, o qual estou cursando. Isso é certo?? Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/03/2010 - 11:19
    Enviado por: TALITA

    Bom dia, estou com um problema. O meu orientador do TCC me reprovou por plágio, sendo que mandei o trabalho a ele uma semana antes e ele me disse que poderia entregar que estava tudo ok. Depois quando fui questionar ele sobre a reprovação ele me disse que tinha cópias da internet, eu n entendi pois n havia copiado nada da internet, e depois ele n me respondeu mais os meus email..Paguei e refiz meu TCC, agora a faculdade disse que eu estou insuficiente, pelo mesmo motivo, mais eu n copiei nada d etrabalho nenhum , e as cópias de livros eu fiz a correta citação dos autores.. Existem mais pessoas na mesma situação que eu. Gostaria de saber se pdemos fazer alguma coisa emr elação a isso, pois muitos trabalhos que realmente foram plagiados, comprados e que professores sabiam disso passaram, esse meu orientador mesmo aprovou um trabalho totalmente plagiado , mas aprovou por se tratar de uma amiga de infancia dele…O método de avaliação foi muito diferente, e agora corremos o risco de nao nos formar…podemos fazer alguma coisa?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/03/2010 - 15:33
    Enviado por: Érika

    Boa Tarde!

    Fiz a inscrição no prouni e consegui a bolsa integral. Eu li no site do prouni que as instituições devem devolver o valor pago na matricula e na mensalidade, mas, a faculdade não quer devolver alegando que eu não disse no dia da matricula que iria prestar o prouni. Isso é correto?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/03/2010 - 23:11
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A faculdade tem razão em reclamar que você não avisou antes, mas terá devolver o dinheiro da mensalidade, pelo menos parte de ele. O dinheiro da matrícula não será devolvido.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/03/2010 - 16:12
    Enviado por: Simone

    Boa tarde, Gostaria de uma orientação. No dia do Enade perdi a prova, pois uma tia veio a falecer neste dia sendo ela de SP, mais mesmo na correria tentei chegar até o local da prova mais não consegui e fui ao colégio que estava mais próximo, conversei com o supervisor da prova e ele me orientou a fazer a prova ali mesmo, colocou meu nome na ata da sala e iniciei aprova, passado alguns minutos veio a sala e disse que não poderia continuar pois o procedimento estava errado. Ai encaminhei a justificativa ao INEP com toda documentação necessária o testado de óbito autenticado e tudo mais que precisava, só que a resposta do inepe não sai antes do dia 26/03, e a cerimônia será dia 12/03. Conversei com a Ednalva e ela me informou que não poderei mesmo colar grau! Nem simbolicamente? O que faço após sair a resposta do Inep. Nossa professor estou muito triste com toda está situação. Foram 4 longos anos, difíceis, e agora terminar assim. Está justificativa do Inep não deveria sair antes do inicio do ano letivo para não implicar em situações como está?
    Isto estácorreto?

    O que devo fazer.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2010 - 09:10
    Enviado por: EROASTON LINO DOS REIS

    existe uma lei que proiba as universidades particulares de cobrarem matricula?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/03/2010 - 19:56
    Enviado por: Vinícius Ferro

    Boa Noite!
    Estou no 8º periodo do curso de Analise de Sistemas e estou devendo duas materias que são pré-requisitos umas da outra, uma posso fazer nesse periodo, mas a outra não deixaram eu fazer por ser pré requisito, com isso vou ter que fazer somente ela em um semestre.
    É possivel eu conseguir uma liberação para fazer as duas juntas? Caso não seja possivel, eu posso colar grau e fazer a materia no semestre seguinte? Existe lei pra esse caso?
    Obrigado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/03/2010 - 02:49
    Enviado por: Charlene

    Olá, gostaria que pudesse me ajudar com uma questão.
    Cursei em 2009 o ultimo ano de Licenciatura, porem , não conseguimos entregar o Tcc, ficando assim com essa pendência a ser resolvida.
    Junto com as outras pessoas do meu grupo de Tcc, fomos procurar saber os precedimento para poder entregar o Tcc nesse ano, 2010.
    A faculdade nos informou que cobrará 900 reais, de cada integrante do grupo para que possamos apresentar o tcc esse ano, e o prazo é até o final desse mês. Só que esse valor, é bem maior que o valor da mensalidade que pagamos atualmente, ( todas estamos cursando o 4º ano complementação e bacharelado na mesma Instituição em que nos formamos em Licenciatura em 2009.!
    Gostaria de saber se existe uma Lei que protege os alunos com pendências no Tcc. Pois é um valor alto e abusivo, levando em consideração que as matérias normais da grade quando em dependencia custam 60 reias mensais.

    Por favor me ajude.!
    Desde já fico grata.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/03/2010 - 23:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não existe lei netse sentido e, em tese, a faculdade pode fazer essa cobrança, não é ilegal. Entretanto, o valor nos parece abusivo também. Recora ao Procon e à delegacia de ensino de sua região.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/03/2010 - 17:19
    Enviado por: DANIELA AMARAL DO CARMO

    Boa Tarde!!!

    Estudei em uma Universidade nos anos de 2001 a 2003, no curso de Pedagogia e o concluí em 2003.
    No entanto, como estava inadimplente (2 semestres) não consegui retirar Declaração de Conclusão de Curso e o Diploma.
    Como não se tratava de necessidade urgente e eu já havia cursado o Magistério, não “corri atrás” para quitar a dívida e retirar a declaração ou diploma porque já trabalhava como professora.
    No entanto, em 2006, fui até O Campus em que estudei, (porque comecei a atuar como Assistente de Direção de Escola e necessitava dos documentos)para solicitá-los e novamente me foram negados, sob a justificativa de necessitar quitar os débitos (na época, cerca R$10.000,00), que me eram extremamente inviáveis. Mas, antes de informarem-me os valores, orientaram-me que teria de realizar pedido e pagamento de matrícula retroativa (pagar valor acima citado) para liberação das notas e verificação de conclusão do curso (o que, segundo eles, não constava no sistema devido aos débitos).
    Foram verificados minhas presenças e minha situação acadêmica era de que realmente havia concluído o curso e tinha direito à declaração/diploma, mediante pagamento, que não pude efetuá-lo.
    Este ano, novamente necessitei dos documentos, fui ao mesmo campus no dia 04/03/2010, e fui informada que poderia retirá-los mesmo sem quitação dos débitos, mas, ao consultarem o sistema, constou que estou em situação de abandono por ter solicitado a “Matrícula Retroativa” e não tê-la pago, e que, devo cursar os dois semestres que faltam para assim concluir o curso, pois, não têm como levantar os documentos (avaliações, frequência, trabalhos) daquela época, que comprovam que realmente fiz o curso, mesmo eu dizendo que quitaria os débitos dos semestres que fiquei devendo, a minha situação de abandono permaneceria. Alegaram-me, inclusive, que a Matricula Retroativa que solicitei teria que ser paga em três meses, do contrário constaria como abandono (o que não me informaram. Pois, se o tivessem feito, certamente teria encontrado uma forma de arrecadar o valor do débito).
    Como fiquei extremamente abalada, pois prejudicou-me, em muito, no serviço, não questionei e aceitei.
    Mas hoje, entrei no site da Universidade, e no acervo da Biblioteca consta a monografia que fiz (T.C.C.) com outras duas colegas.
    Ou seja, se não conclui o curso, como posso ter entregue a monografia?
    E mais, como conseguiram levantar a entrega de documentos em 2006 e hoje já não conseguem mais?
    Outro detalhe: não recusei-me a pagar os débitos, os pagaria. Como antes eu poderia pagá-los e hoje não mais?

    Diante desta situação (espero ter sido clara), gostaria que me fornecessem – por gentileza – orientações de como devo proceder, estou completamente perdida!

    Agradeço desde já pela atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 20:28
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A única forma de resolver´isso é procesar a faculdade e requerer o diploma via judicial. Procure um advogado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/03/2010 - 10:13
    Enviado por: elaine teixeira

    devo 3 mil reais para uma faculdade posso recomecar em outra faculdade terei algum problema

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/03/2010 - 21:08
    Enviado por: Erika

    Oi.. bom gostaria de saber o seguinte..
    conclui o 3 ano da minha faculdade em 2009 faria o 4 ano em 2010 soh que avia pegado umas 6 dps do 3 ano e resolvi voltar o ano e fazer o 3 novamente e pedi retorno d semestre ai minha coodernadora mechei em meu historico escolar e me deixou de dp d 4 materias do 2 ano que eu passei,o que ela disse foi que a carga horaria dessas materias havia aumentado e por issu ela vaia me reprovado nessas materias do 2 ano..achei isso um absurdo pois voltei para o 3 ano pra ir sem dp para o quarto ano jah q do quarto ano para o 5 ano nao passa com 1 dp…me senti muito mau pois voltar o ano jah nao eh facil e ainda pegar dp d materia passadas q vc nem se lembra direito fica dificil…a faculdade pode fazer isso??

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/03/2010 - 21:12
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos como responder, essa é uma questão pedagógica, não de direito do consumidor. Procure a delegacia de ensino de sua região.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/03/2010 - 12:43
    Enviado por: ELMO TEIXEIRA

    Concluí o 7 semestre de psicologia numa faculdade particular, entretanto não possuo condições de estudar neste semestre devido dificuldades financeiras.
    Para trancar a matrícula e continuar no próximo semestre preciso pagar a matrícula do semestre atual. Ocorre que não tenho condições para efetuar esta matrícula agora.
    Minha intenção é ficar este semestre sem estudar e, no próximo, efetuar a matrícula normalmente.
    Fui informado pela Faculdade que, se eu não pagar minha matrícula agora, poderei perder minha vaga.
    Eles têm esse direito ?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/03/2010 - 21:15
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não é direito deles, é lei: se não houver renovação de matrícula, ela é extinta e o curso todo é anulado no seu caso. A faculdade pode e deve fazer isso no seu caso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/03/2010 - 11:10
    Enviado por: Letícia

    Bom Dia!!!
    Gostaria de uma ajuda, me escrevi em uma faculdade particular, mas por motivo de insatisfação com o curso, pois o mesmo nao oferece uma boa estrutura para o aluno e outras coisas mais de insatisfação com ela e também por motivo de desemprego resolvi cancelar minha matricula, mas a faculdade não permitui q eu cancelasse, pois eles colocaram um período de cancelamento, onde é apenas nos mais ou menos nos 12 primeiro dias de cada semestre, mas por motivo de falta de informação so fiquei sabendo disso depois de já ter se passado esse período, agora a faculdade quer me obrigar a pagar durante 6 meses para depois sim cancelar, gostaria de saber se a faculdade pode fazer isso e como devo proceder e aonde recorrer, desde já muito obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/03/2010 - 12:52
    Enviado por: Amanda

    Ola
    Gostaria de esclarecimento

    Estou no primeiro ano de Adm
    As aulas começaram em 1° de Março
    E a faculdade informa que mesmo tendo começado atrasado devemos pagar Janeiro(matricula), Fevereiro e Março
    Eu paguei Janeiro referente a Matricula e e Março e Fevereiro vieram para o mesmo mes de Março
    Como estou em condições, tenho a do mes de fevereiro que foi alterada para venc 08/03/2010 esta vencida e irei pagar antes de dar 30 dias dia.IREI PAGAR NO EXATO DIA 31/03/2010,QUARTA FEIRA. Devido a esses dias em atraso a faculdade pode me privar de quaisquer atividades, como provas, atividades interativas?

    Espero resposta

    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/03/2010 - 21:02
    Enviado por: Bruna Oliveira

    Marcelo,
    Muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Conclui meu curso e renegociei as parcelas pendentes, porém a Faculdade não quer me fornecer o diploma até que o último cheque seja compensado. Mas, através de seus esclarecimentos estou ciente dos meus direitos e confiante da maneira de como proceder.
    Muito obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/03/2010 - 17:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Boa sorte e tomara que você consiga o diploma. A faculdade não pode retê-lo pela lei. Faça uma nova denúncia no Procon, se for preciso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/03/2010 - 14:57
    Enviado por: edson

    Olá ,

    Estou matriculado num curso de pós graduação.Paguei a primeira parcela e a segunda e terceira estão em atraso.No contrato diz que a contratada pode interromper a prestação de serviços,quando houver dois atrsos seguidos ou três alternados.Posso ser barrado mesmo na faculdade ???

    brigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2010 - 12:29
    Enviado por: Sandra

    Sou aluna do 3º semestre em uma universidade particular por motivos alheios a minha vontade não pagoa faculdade desde agosto/2009, porém frequento desde então. Já tentei negociar porém o boleto vem com um desconto de 292,00 sendo que o valor nominal do mesmo é 619,00, porém não existe esta mensalidade, todos nos entramos no cruso sabendo que op valor da mensalidade era 316,00. So que eles querem que eu pague pelo valor nominal. Acredito que por ja terem muitos problemas juridicos hoje o boleto vem como o valor correto de 316,00. O que eu faço pois já recebi o comunicado que posso a vir a ser desvinculada do curso pois não emitiram o boleto da rematricula por eu estar inadimplente.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/03/2010 - 23:56
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Antes de mais nada acione o Procon para que a daculdade emita o boleto com o valor coreto. Depois faça um levantamento da dívida e tente renegociar.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/04/2010 - 13:44
    Enviado por: Franciele

    Boa tarde,
    Tenho uma duvida a respeito de Matricula em faculdade. No meu caso na Faculdade Anhanguera, o que ocorre é que fui aceita pelo ProUni com 50% de desconto na mensalidade, e quando fui fazer a matricula na faculdade levei meus documentos que protocolaram e pediram para aguardar ser aprovado pelo ProUni, dois dias depois me ligaram da Faculdade falando que foi aprovado pelo mesmo e que poderia ir até a Faculdade fazer a Matricula, quando cheguei la pediram para trazer outra cópia dos documentos para que pudesse ser feita a matricula na faculdade (não haviam me avisado desses documentos pelo telefonema mesmo eu tendo feito a pergunta se era necessário levar algum documento), fui até minha casa peguei os referidos documentos e levei após 2 horas, quando cheguei a escola me informaram que não sabiam onde haviam colocado os documentos aprovados anteriormente pelo ProUni, e que era para eu deixar os documentos que eu levei, e procurariam os documentos que eram do ProUni, e que mesmo assim eu poderia assistir as aulas (mesmo sem matricula e sem RA “Registro de Aluno”) e quando encontrassem me informariam, porém isso já passa de 3 semanas e os professores estão me impedindo de fazer as provas pelo fato de não possuir RA, e mesmo os trabalhos que tenho entregado, não conseguem registrar notas no Diário simplesmente por que teoricamente não faço parte do corpo Discente da escola!. Quando vou a secretaria me informar a respeito do andamento da matricula agora estão me falando que houve algum tipo de problema no ProUni e por isso não conseguem efetuar minha matricula, o que eu posso fazer neste caso? Agradeço desde já

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2010 - 19:51
    Enviado por: Rautianes Rodrigues de Sousa

    olá fiz vestibulhar em uma determinada faculdade, passei, paguei a matricula, mas não compareci as aulas, acabei desistindo de frenquentar a faculdade, passado alguns meses a faculdade me liga cobrando as mensalidades, alegando que eu tava devendo sendo que não comparecei nenhuma vez a aulas é uam cobrança indevida? o que faço? agradeço a atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2010 - 09:47
    Enviado por: Mariana

    Meu namorado está devendo umas matérias na faculdade e a mesma nao está permitindo que ele cole grau com a turma.Isso é permitido?Está dentro de alguma lei?
    Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2010 - 16:13
    Enviado por: Vanessa Fernandes

    Olá, estou com um problema, sou formada em Letras, colei grau no dia 14 01 2010 e em novembro de 2009 as escolas estaduais estavam fazendo a contagem de pontos pra professores e paguei 10 reais num atestado de previsão de conclusão de curso com data prevista tudo dentro dos conformes,pq perguntei antes na assessoria pedagógica e eles disseram que sim, pq as atribuições de aulas aconteceriam após a colação de grau ,ou seja a escola não me deixou participar da contagem de ponto sendo que eu levei um atestado de previsão de conclusão de curso carimbado pela universidade e outras amigas que colaram grau comigo conseguiram só eu que não, se não pode pra uma pessoa não pode pra ninguém!

    grata,

    Vanessa Fernandes Fonseca

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/04/2010 - 18:08
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Atestado não é diploma. Errou quem disse que poderia fazer a prova com esse documento sem validade e errou quem deixou outras pessoas a fazer a prova com esse documento. Em todo o caso, a única coisa a fazer é tentar uma indenização na Justiça, mas achamos que terá poucas chances de sucesso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/04/2010 - 15:42
    Enviado por: valcir garcia

    Parei de estudar há 7 anos devido a dívidas com a faculdade por estar desempregado, o que motivou uma ação de execução não paga. Já se passaram 7 anos e eu gostaria de concluir o restante do curso em outra faculdade. Tenho direito de fazer matrícula em outra instituição? Como ficam toda minha documentação que está presa na instituição anterior?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/04/2010 - 17:21
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A situação da documentação é a mesma descrita na reportagem onde você colocou a mensagem. As dívidas, entrtanto, permanecem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/07/2010 - 18:12
    Enviado por: Karla

    Boa Noite, estou com uma duvida e gostaria de ajuda para esclarecer, acabei agora o primeiro semestre de pedagogia e teria que fazer a rematricula, recebi o boleto da rematricula tudo certinho, inclusive ja paguei, quando fui na faculdade fazer a rematricula fui informada que não foram debitos 4 meses da minha mensalidade ja que era debito automatico e que se eu não quitar eu não posso fazer a rematricula ( isso procede?) porque eu ja paguei a rematricula, e eles só aceitam cartão de credito e dessa forma pra mim não dá, o que eu posso fazer. Aguardo ansiosa e desde ja agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2010 - 21:39
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Primeiro é necessário saber se a dívida existe. Se os meses anteriroes não foram pagos, a dívida precisará ser quitada para a matrícula valer. O procedimento da escola está correto. E a escola tem o direito de exigir o pagamento na forma que achar conveniente.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 09/07/2010 - 10:37
    Enviado por: Rodrigo

    Bom dia

    Gostaria de saber se por motivo de pendencia de documentos como historico escolar, e certificado de conclusão do ensino médio a faculdade pode reter a minha rematricula?
    sempre paguei em dia com descontos de pontualidade.
    minha rematricula não esta liberada pois, falta entregar esses dois documentos acima citado, estou indo para o segundo semestre?
    Isso e legal? ou ilegal? pois não quero perder o pagamento de pontualidade devido os descontos.
    Gostaria de orientaçõe de como posso agir.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/07/2010 - 22:40
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sim, pode. Esses documentos são essenciais para que os registros tenham validade na delegacia de ensino. Providencie os documentos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/07/2010 - 15:44
    Enviado por: Rodrigo

    Boa Tarde
    Gostaria de um esclarecimento, trabalho em uma empresa em um cargo de protocolozador com um salário de 600,00 na carteira, pouco tempo depois recebi uma promoção como supervisor de protocolo a empresa me solicitou a carteira de trabalho para fazer a alteração salarial meu salario subiu para 800,00 na carteira. minha admissão foi em 16/11/2009 fiquei no cargo de protocolizador a 600,00 até dezembro de 2009 a partir de janeiro de 2010 começei na nova função de supervisor com uma alteração na minha carteira de trabalho para 800,00 recebi um comunicado que vai haver uma nova alteração meu salário vai voltar a ser de protocolizador de 600,00 sendo que foi feita uma alteração salarial para mais, agora vai voltar para menos isso pode acontecer?
    recebi tbem um contrato neste mes de 1 alteração contratual onde este contrato esta dizendo que terei uma gratificação de um valor x e não será incorporado no meu salario de registro, e essa gratificação sera por execer uma função ade supervisor, o que a empresa alega a mim é que a empresa não poderia ter aumentado meu salario e sim dado uma gratificação por um cargo de supervisão só que eu ja venho recebendo o meu salario de 800,00 a 7 meses como supervisor no holerite com recolhimento s de inss e fgts, o que pode acontece? isso é correto por parte da empregadora diminuir o meu salario? e é correto fazer esse contrato de gratificação não integrada a carteira?
    aguardo respostas

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/07/2010 - 23:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Essas questões se referem à legislação trabalhista, não temos como responder, já que esse é um blog de defesa do consumidor. Procure um advogado trabalhista para respnder as suas questões.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/07/2010 - 21:57
    Enviado por: Daniela

    Olá, boa noite! Eu iniciei um curso em uma instituição que oferece ensino á distãncia! Iniciei em fevereiro de 2010. me foram cobradas parcelas a partir de fevereiro de 2010, porém o conteúdo em si foi liberado em março somente. Fiz o curso até abril onde resolvi trancar o curso, então solicitei o cancelamento exatamente no dia 30 de abril para não vir a gerar boleto para os outros meses. Fui acompanhando a solicitação pela internet e constava que minha solicitação tinha sido recebida com sucesso, não cancelada com sucesso. Pensei na minha pobre ignorância que havia tudo sido resolvido. Depois de um m~es estranhei que não me enviavam nada no e-mail confimando o cancelamento e não ter recebido nenhum telefonema da instituição que tem um convenio com uma escola na cidade para que assinasse o cancelamento definitivo. Resolvi ligar no 0800 da instituição e lá me disseram que meu pedido havia sido indeferido, pois teria a matrícula que não fora cobrada no início do curso, disseram que enviaram em outra data para não pesar no meu orçamento. Infomaram-me que foi gerado boleto com data de março. Entrei em contato com a representante da instituição da universidade em minha cidade que até hoje disse que está tentando resolver o caso mas que até agora não obteve nenhum sucesso. Então … até agora ninguém resolveu meu problema, minha matrícula está em aberto e estão cobrando mensalidade de mim até hoje.. O que devo fazer… grata

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/07/2010 - 15:13
    Enviado por: Vera Lucia

    Fiz pos-graduação e vinha pagando normalmente, terminei e ficou faltando eu pagar R$1.500,00, que a moça falou que ficará em torno de R%2.000,00, mas a faculdade quer parcela apenas duas vezes, sei dos meus compromissos e não vai dar para pagar desse jeito. Preciso de um comprvante que fiz o curso e ele se recusam dar. sendo alegado que só depois que eu quitar todos os débitos. Me informe se eu estiver errada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/07/2010 - 17:32
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Entendemos que a regra explícita no texto onde você colocou a mensagem vale para cursos de pós-graduação, mas já advogados e juízes que não pensam assim. Sugerimos que consulte o Procon e a delegacia de ensino sobre a questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/07/2010 - 15:03
    Enviado por: Franciele

    Boa Tarde,
    fui aluna da UNIESP – FAPEPE Pres. Prudente, atualmente estou com minha matricula trancada, desde agosto/2009. Quando tranquei minha matricula já tinha pago 2 mensalidades do 2ºsemestre de 2009, e deixaram esse valor para ser abatido das próximas mensalidades quando eu retorna-se aos estudos. Acontece que pretendo voltar aos estudos neste semestre, mas não na UNIESP, procurei a secretaria, e eles mandaram preencher um requerimento para solicitar a restituição do valor, e agora estão me enrolando para liberar. Também não liberam os documentos que preciso para realizar a matricula em outra faculdade, alegando q só podem liberar os documentos após a autorização da restituição do valor pela diretoria da mesma. Nunca fui inadimplente com a institução, e agora gostaria de saber, se são obrigados a me restituir, qual o prazo para isso, e também o que posso fazer para acelerar a entrega dos meus documentos e valores pela faculdade.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/08/2010 - 14:11
    Enviado por: Maristela

    Meu nome é Maristela e fiz o curso de Normal Superior na modalidade EAD (a distância), como no meio do curso o Normal Superior foi extinto, fizemos a complementação para Pedagogia, no fim do curso tive um AVC, terminei e fiz todas as provas e os trabalhos, quando me recuperei entrei no site da faculdade para ver meu boletim que constava a seguinte informação: que o curso tem 210 hs e eu cumpri 180, nos lançamentos não consta as minhas presenças, nem faltas – consto como ALUNA NÂO MATRICULADA – aqui em São Paulo, falaram que eu passei, pedi o meu diploma, então começou a enrolação. Resolvi ligar na Matriz em LOndrina, lá me informaram cada hora uma coisa, 1° que estou retida por falta, 2° que estou retida por nota e 3° que estou retida por falta de horas complementares (tenho 214hs complementares, sendo 14 excedentes), como posso estar retida por falta, se não consta o lançamento delas no sistema? O problema é que o curso foi extinto e eles alegam que eu tenho que fazer de novo o curso de ¨Pedagogia¨, pode isso, já que eu já fiz 3 anos e seis meses de faculdade?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/08/2010 - 18:45
      Enviado por: Marcelo Moreira

      As informações da escola são contraditórias. Reúna todas as informações e faça uma denúncia na delegacia regional de ensino mais próxima, ou até mesmo no Ministério da Educação. Por via das dúvidas, procure a ajuda de um advogado e questione o procedimento da escola na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/08/2010 - 14:18
    Enviado por: Maristela

    obs – no site da instutuição não consta nenhuma informação de que eu fui reprovada no 7° semestre (complementação), e no 6° semestre consta que fui reprovada por falta de horas complementares, porém no próprio site no 6° semestre consta que eu tenho 214hs de horas complementares e o curso exige 200hs. Olha alguém errou nos lançamentos das informações do site, não fui eu.O que eu faço? Existe alguma legislação expecifica nos casos de cursos extintos? O que é correto fazer no meu caso???????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/08/2010 - 19:23
    Enviado por: Silvania Freire

    Sou estudante de uma faculdade particular, e no 6 período tive que pagar uma cadeira de Libras, porém depois de duas aulas o professor sumiu, não deu mais as caras e nós, tivemos que continuar a $$ pagar $$,o valor da cadeira, já estou no 7º período e nada da faculdade nos ressarcir, nem nos, dá nenhuma satisfação. Quais medidas devo tomar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/08/2010 - 16:17
    Enviado por: Michelle Gois

    ola parei a faculdade apos 3 meses do inicio nao fiz nem o primeiro semestre mas fiquei com uma divida de 2,335 reais quero pagar a vista mas eles não querem me dar descontos o que faço eu tenho algum direito de desconto pra pagamento a vista tenho a gravaçao da ligação onde a atendente me diz bem claro que nao ha desconto. quero pagar mas preciso de uma ajuda da faculdade

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/08/2010 - 21:46
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Ninguém é obrigado a conceder desconto para pagamento à vista. Não existe lei sobre isso – e não deve existir mesmo. Continue renegociando ou então questione o valor na Justiça, com chances reduzidas de sucesso.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/09/2010 - 17:45
    Enviado por: fran

    olá, gostaria de saber se a faculdade pode cobrar pelo estágio obrigatório.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2010 - 21:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Dependendo do caso, pode. Consulte o MEC ou a delegacia regional de ensino para ver em quais casos isso é possível.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/09/2010 - 14:00
    Enviado por: Pâmela

    Ola
    atualmenete estou cursando 2 matérias que faltam pra eu terminar a faculdade, uma é Dp que carreguei do semestre passado e a outra é a matéria do Tcc, que é chamada de projeto profissional II, na grade da faculdade eles tem uma matéria chamada projeto profissional final e não temos aula dessa matéria, enfim é só um nome a mais de matéria, a média dela é feita pelas notas do projeto profissional I e II, acontece que como curso 2 matérias a faculdade tem a politica de descontos e alunos que cursam 2 matéria pagam 60% da mensalidade, acontece que eles querem cobrar essa matéria chamada Projeto Profissional final, que eu não tenho aula, e no caso eu iria pagar 80% da mensalidade, por ser 3 matérias contando com essa, isso é legal.. eles podem cobrar uma matéria que eu nao tenho aula!!?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/09/2010 - 21:24
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não podemos responder, desconhecemos o funcionamento da concessão de matrículas parciais. Procure essa informação no Ministério da Educação ou na Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/09/2010 - 09:04
    Enviado por: Thaís

    Bom dia!

    Estudei em uma faculdade particular, onde paguei todas as mensalidades em dia, foram 7 semestres, todos os boletos pagos, terminei em dezembro/2009. Acontece agora, depois de 9 meses, que a faculdade me mandou um email dizendo que devo pagar a mensalidade de janeiro/2010.
    Isso é possível? eles podem cobrar o mês de janeiro depois de tanto tempo? depois de ja ter dado entrada no diploma? esse mês que estão me cobrando, é legal?
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/09/2010 - 20:29
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sim, é legal. Todas as escolas cobram mensalidade em janeiro e julho. Se você pagou o mês de janeiro de 2010, então não se preocupe, prove que pagou com o boleto quitado. Se não pagou, então pague logo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/09/2010 - 12:35
    Enviado por: Larissa M.

    Em 2008 me matriculei em uma faculdade particular aqui na minha cidade e paguei as duas primeiras parcelas,fiquei devendo outras 4 parcelas. Tranquei o curso e sempre entro em contato pra fazer um acordo mas eles negam porque segundo a faculdade,não podem fazer acordo das parcelas e sim do valor total. Não tenho como pagar 3 mil de uma vez,gostaria de saber se tem alguma forma de fazer a faculdade liberar o pagamento das parcelas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/10/2010 - 15:17
    Enviado por: Franciela

    Olá,
    Minhas duvidas são:
    1- Uma faculdade pode negativar o nome do aluno?Mesmo se esta clausula não estiver no contrato?Qual o embasamento legal?

    2- Uma faculdade pode se negar a entregar o historico escolar?Qual o embasamento legal?

    No aguardo,

    obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/10/2010 - 17:48
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Questão 1: claro que pode, a faculdade é uma instituição comercial e um pretsador de serviço. Se presta um serviço e este não é pago, como qualquer outra empresa tem o direito e o dever de negativar o nome do inadimplente.
      Questão 2: Leia o texto onde você colcoou a mensagem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/10/2010 - 20:02
    Enviado por: Leonardo Ribeiro

    Ola estou precisando de uma informação, fiz um curso de Administração na Faculdade de Minas Gerais na Univale-MG e não tive condição de continuar o curso pois o meu orçamento nao me permitia pagar as mensalidades, tive que largar deixando sem pagar 4 mensalidade de 572,50 dando um total de 2.290,00 no ano de 2008. Hoje eles estão me cobrando uma divida de 3.605,00 a vista nao tenho condição de pagar, ele falaram que teria como eu parcelar mais a divida aumentaria para 4.912,00. Nao tenho condição de pagar esse valor todo, e para ajudar estou com nome sujo na praça pois a universidade negativou meu nome do SPC.
    Oque devo fazer para conseguir um outro caminho nao resolver esse problema, eles podem realmente negativar meu nome no SPC? Agradeço Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/10/2010 - 22:08
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Podem negativar sim e não há outro caminho. A dívida precisa ser paga. Só resta renegociar, lembrando que a faculdade não tem obrigação de aceitar a sua proposta ou parcelar.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 25/11/2010 - 20:40
      Enviado por: moura

      instituições de ensino nao podem negativar pessoas que nao tem condições de cumprir com as obrições e nao pode reter documento por falta de pagamento.. procure seus direitos e muito facil.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/10/2010 - 15:11
    Enviado por: Denise

    estou no 10° período e aparentemente serei reprovada em uma disciplina devido à faltas, com relação a meu estágio,gostaria de saber se poderei renovar meu contrato, tendo em vista que terei que cursar tal disciplina por mais um período?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/11/2010 - 17:38
    Enviado por: Gilson

    Boa tarde a todos,

    Aonde estudei para o curso de Adm não se faz monografia, mas sim 3 relatórios de estágio. Eu terminei as matérias no fim de 2009 e não consegui entregar os relatórios a tempo e fiquei sabendo que teria que pagar uma multa para poder entregar os 3 relatórios devido ao meu atraso. Consegui entregar o primeiro relatório com aprovação e o segundo no primeiro semestre desse ano, sendo que só me devolveram no segundo semestre devido algumas irregularidades que deveriam ser corrigidas. Logo após a correção do erros descobri que agora teria que pagar uma multa por cada relatório, sendo Gostaria de saber se isso é correto, pois estou com o terceiro relatório pronto para entregar e não posso até que pague a multa do segundo relatório que já está aprovado e automaticamente sem a entrega desses relatório não posso pegar o meu diploma.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/11/2010 - 19:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos responder, não temos o conhecimento necessário sobre os procedimentos da faculdade. Além do mais, essa não é uma questão defesa do consumidor, é uma questão pedagógica. Procure a delegacia regional de ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/12/2010 - 02:24
    Enviado por: Izabel Cristina

    ola a todos!
    tenho a seguinte duvida:
    eu estudo numa faculdade particular e tenho um debito de 800,00, fui ate a faculdade para fazer um acordo, mas porque eu ja tinha um outro acordo a faculdade se nega. O que piora ainda mais a minha situação e que eu entrei para o projeto escola da familia pois foi constatado por meio dos meus documentos que eu realmente não tenho condições de pagar com isso o governo do estado pagará ja a mensalidade do proximo mes. O problema é que se eles não fizerem o acordo eu não consigo fazer a rematricula e vou perder a bolsa mas eles batem o pe so podem fazer se eu pagar o valor total, se eu levar uma pessoa para ser minha fiadora ou parcelar com cheques de terceiros o que não tem possibilidade de acontecer nesse momento, eu não me recuso a pagar só não posso pagar o valor integral o que posso fazer nesse caso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/12/2010 - 17:20
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Antes de mais nada, a faculcdade tem esse direito, não tem obrigação de aceitar a sua proposta ou as suas condições de pagamento. Portanto, não há nada de ilegal na questão. Você pode pedir ajuda no Procon para negociar ou tentar ir à Justiça, por meio de advogado, questionando a dívida, mas as chances de vitória são remotas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/12/2010 - 15:57
    Enviado por: Roseli

    Olá gostaria de uma orientação. Meu marido cursou na Uninone
    porem em 2008 saiu por não ter condições de pagamento, mas
    so faltava o ultimo semestre. Ele foi ate a instituição pra
    fazer uma renegociação mas ficou muito alto a renegociação.
    Então ele esta muito chateado e gostaria de terminal o curso
    de ADM.Naõ sabemos o que fazer será que pode me orientar
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/12/2010 - 00:30
    Enviado por: Viviane

    Boa noite!
    Meu marido ficou em DP na matéria de quimica na faculdade FORTIUM no DF, pois hj ficou sabendo que não poderá continuar o curso por ser uma matéria de pré requisito, eles o estão obrigando a fazer um curso de verão que custa 600,00 reais para continuação do curso, pois esse curso de verão é apenas uma semana e não existe avaliação!!! como posso proceder? se ele não fizer o curso de verão a faculdade pode cancelar o seu curso? ele já fez o pagamento da mensalidade para o 3º semestre, ou seja já foi feito a renovação da matrícula! e só agora eles dão essa informação absurda!!! ele perdera um ano de curso pago?
    o que devemos fazer? isso é legal, cancelar um curso de um ano, pq o aluno reprovou em uma materia de pré requisito e não pode pagar o curso de verão que eles estão obrigando?
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/12/2010 - 00:48
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Essa é uma questão pedagógica, não estamos aptos e avaliar a questão sobre o prisma do consumidor neste caso. Em princípio, não vemos irregularidade, até porque a faculdade faz essa exig^ncia geralmente respaldada por determinações pedagógicas. Procure o Ministério da Educação ou a Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/12/2010 - 15:37
    Enviado por: Guilherme chagas

    Fui reprovado no terceiro ano do ensino medio, porem, ja passei no vestibular e ja estou matriculado na casper libero. Existe alguma forma de recurso para conseguir o diploma do ensino medio neste Caso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/12/2010 - 21:52
    Enviado por: Viviane

    Boa noite!
    Gostaria de saber se uma faculdade pode cobrar 840,00 reais em uma única matéria em DP, pois o total de uma mensalidade por 6 matéria é de 329,00 e por uma única matéria eles estão cobrando 840,00, nesse caso é legal a faculdade fazer essa cobrança exorbitante!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/12/2010 - 11:00
    Enviado por: Marcella

    Tenho uma dúvida. Vou apresentar minha monografia no meio do próximo ano… tirando a mono, falta uma outra matéria para eu formar e na minha faculdade não tem, pois o curso já não abre turma faz tempos, so tem uma turma do sexto perído para o curso acabar totalemnte. A faculdade é obrigada a ter a disciplina para eu formar? Eh obrigatório abrir uma turma somente para um aluno, neste caso???

    Outra dúvida. Fui repovada nesta matéria por que quando eu estava no quinto perído eu fiz minha rematricula e as aulas haviam começado há duas semanas. Nestas duas semanas eles me deram quatro faltas, sem eu saber. Concluindo, eu tive 10 faltas na matéria (10 faltas era o máximo que eu poderia ter) e somadas com as 4 faltas no perído em que eu não estava matriculada deu um total de 14 faltas e fui reprovada. Posso processar a faculdade por isso? Pois entendo que se eu não estava matriculada eu não era aluna e não me deram nada para eu assinar constanto que eu já teria 4 faltas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/12/2010 - 16:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não podemos repsonder, são questões de cunho pedagógico, e não de direito do consumidor. Procure a Delegacia Regional de Ensino para obter essas informações.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/01/2011 - 22:17
    Enviado por: francisco

    Estou em débito com a universidade, porém passei no prouni e ele pede que não se tenha vínculo com nenhuma instituição de ensino. Acontece que não consigo encerrar o vínculo com a universidade, pois a mesma se nega até eu quitar a dívida. Eles podem me manter refém deles?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/01/2011 - 23:44
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Leia com atenção o texto onde você deizou a mensagem. Se o problema persistir, procure um advogado e denuncie a esocla na Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/01/2011 - 19:30
    Enviado por: Deizi

    Olá.. tenho um debito de 1.000,00 reais com a faculdade, eu quero parcelar esse valor. a Faculdade pode me impedir de colar grau caso eu nao pague o valor integral? pois a colação é semana que vem e quero fazer o parcelamento essa semana. Obrigaada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/01/2011 - 20:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Poder não pode, mais vai te impedir, com certeza. Se isso ocorrer, procure a Delegacia Regional de Ensino e faça uma queixa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/01/2011 - 22:53
    Enviado por: fabio

    terminei a faculdade na Anhanguera em 2010. Agora tenhos algumas mensalidades em haver.Porem passei e tirei notas boas e passei no TCC. Semana passada estive olhando na sala virtual da faculdade para ver a minha situação e lá estava dizendo (formando). Hoje fui novamente verificar na sala virtual, agora a minha situação esta como (reprovado). Fui verificar as materia e me reprovaram no TCC. Sendo que tenho ele em mãos com a nota 8.5. Eles podem me reprovar por não ter pago as parcelas? Sendo que já estou vendo para paga-las.Isso é possivel? A quem devo recorrer? Grato.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 19:41
    Enviado por: MARCOS MARTINS

    sou bolsista 100% do prouni e estou matriculado em uma universidade, porem não cheguei iniciar as aulas no ano passado (tranquei). Na semana passada eu reativei a matricula (15,00) , hoje chegou uma cobrança equivalente ao valor da mensalidade do curso , inclusive com o desconto, caso pague até certa data . – oque é isto ? é correto , …SOU BOLSISTA 100% !!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2011 - 22:40
    Enviado por: MARIANE

    Se eu optar pela bolsa parcial e pegar dps durante o curso, posso pagar as dps e continuar com a bolsa,do que optando pela integrau? A integrau com dp do aluno tem mais riscos de perder a bolsa ou o critério nao muda?
    Me ajudem estou confusa!
    Muito obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2011 - 19:02
    Enviado por: Renata Oliveira

    Olá,

    Eu concluí o meu curso superior em uma universidade a distância, nesta universidade são oferecidos módulos e não matérias. O valor mensal que eu pagava pelo curso era de R$217,00. Acontece que eu fiquei reprovada em dois módulos e deixei para cursar no final do curso por questões financeiras, eu preferi adiar a conclusão integral do meu curso do que me envolver em uma parcela que talvez não pudesse passar. Mas a universidade cobra o valor de R$250,00 por módulo para cursar a reprovação. É correto eles cobrarem R$250,00 por módulo se quando eu fazia o semestre normal com 3 módulos eu pagava R$217,00?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/01/2011 - 12:38
    Enviado por: mariane

    Pessoal, estou fazendo unip porem nao consegui pagar o ultimo semestre, mas gostaria de trocar o curso, é possivel sem que eu pago o ultimo semestre?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2011 - 12:54
    Enviado por: William Alvares Pereira

    Ola tenho uma duvida me ajude, eu conclui o 1° ano de biomedicina e minha esposa o1°ano de nutrição mais faltando 2pagamento do ano passado eu perdi o emprego me casei e tive uma filha a situção ficou complicada a faculdade para nós enbtrarmos esse ano exige que pagamos as 4 mensalidades do casal num valor de 1440 reais mais as mensalidades desse semestre não tenho condições agora pois estou sem trabalho, mais quero continuar a facul e minha esposa tbm o que podemos fazer ja que a faculdade não faz a matricula para o 2ano

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/01/2011 - 16:10
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não há o que fazer, a faculdade pode recusar rematrícua ou renovação de matrícula. Tente trancar o curso e renegociar a dívida. Estudar de graça é que não vai dar.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 16:22
    Enviado por: William Alvares Pereira

    mais causo isso aconteça posso entrar na justiça então para receber os valores ja pagos do ano passado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/02/2011 - 15:30
    Enviado por: Ana Anagélica

    Ouve uma enchente em minha cidade ano passado, perdi tudo, casa, moveis, roupas tudo. atrazei os parcelamentos da faculdade e as mensalidades, consta que minha vida virou de cabeça para baixo e terminei por não ter condições de renovar minha matricula, Mesmo assim, continuei a assisti as aulas e fiz todas as avaliações referente ao 6º periodo de serviço social, mesmo não estando matriculada. Sem matricula não puderam postar minhas notas. visto que no sistema terminei o 5º periodo.Essa semana regularizarei atravez de um emprestimo todo meu debito lá. Eles por lei são obrigados a liberar a matricu-la visto que fiz todas as provas, frequentei e tenho todas as avaliações? E o que poderei fazer caso eles aleguem que fui desvinculada da instituição?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/02/2011 - 19:59
    Enviado por: edna

    Boa noite! estou cursando o 8° periodo(ultimo) do curso de ciencias contabeis em uma faculdade particular, porem tenho duas disciplinas pendentes do 5° periodo, mas a colação de grau já sera em julho posso participar? vou receber diploma??? ou o que posso fazer para pagar em outra faculdade essas duas disciplinas?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2011 - 13:32
    Enviado por: jardel

    A questão é que quero solucionar um problema que acontece comigo. Terminei a faculdade de Pedagogia, porém só teminei o 3° ano do Ensino Médio quando eu ja cursava o 4° período na faculdade, confesso que não fiz por querer era leigo neste assunto e a faculdade não sei se errou ou se fez de cega, mas cheguei colar grau e recebi o certificado de Licenciatura Plena em Pedagogia, mas agora a faculdade prendeu meu Histórico e Certificados que fiz ao longo do Curso de Pedagogia e com relação ao MEC estão com medo pelo fato do nome deles serem chamados e por eu poder ter meu diploma negado pelo MEC… Com tudo isso tenho medo do que possa vir acontecer, pois ja fiz um concurso público e passei e em breve vão me chamar. por gentileza se tiverem algo que me ajude mande pra mim por e-mail: jardelita1@Hotmail.com urgente e desde já muito obrigado…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/02/2011 - 16:31
    Enviado por: Fernanda Amorim

    Cursei um período da faculdade de administração todo o semestre devidamente pago e este ano não voltei para fazer rematrícula devido a dificuldades.Quero desistir do curso, terei que pagar as mensalidades de janeiro e fevereiro,isso é correto? Preciso de ajuda!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/02/2011 - 14:08
    Enviado por: lucia

    Boa tarde estou cursando adm, ja apresentei o tcc no ano 2010 onde neste periodo de março ate o final do corrente ano fui submetida a 2 cirurgias, pois fiquei afastada pelo inss ate o presente momento levando todos os atestados a secretaria da faculdade onde nao obtive instruçoes de forma alguma de como proceder referente aos trabalhos e provas elaboradas pelos professores, no qual meu esposo começou a perguntar em tal secretaria, onde começaram a enviar alguns trabalhos,sendo que executei e os entreguei; e no presente momento o coordenador do curso vem me enrolando ate esta data e somente agora veio me falar que tenho que executar as provas referente ao 7º e 8º termo sendo que nao me foi fornecido o material didatico referente aos dois termos e nao tenho materias para executar tais provas, gostaria de saber quais os meus direitos, visto ja estar pago os dois termos.
    Sem mais agradeço a compreensao e aguardo resposta urgente do renomado advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2011 - 02:16
    Enviado por: MARTHA MARIA

    Olá!Estou com uma dúvida imensa.Estou cursando o 8° de farmácia,último período,só que estou devendo 3 matérias,sendo que já paguei a colação de grau.Posso participar da colação de grau com minha turma em setembro 2011?
    E outra,no 7° período,tive estágio,sendo que houve mudança na coordenação,pedi minha carta de estágio e demorou a me entregar 1 mes,sendo que minha turma foi entregue rapidamente,corri atrás peguei a carta,quando fui atras do estágio não tinha vaga,me prejudiquei,não fiz o estágio por falta de vaga.sendo que quando fui renovar a matricula constou no sistema que eu tinha feito o estágio,tinha passado com média 8,sendo que comentei com uns amigos e todos tiraram a mesma média fazendo o estágio.Será que isso irá me prejudicar?O que devo fazer?
    Por favor me ajude!!!!é urgente

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2011 - 18:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você se formou? Nâo. Então não pode. Se está devendo matérias, obviamente não pode se formar nem colar grau.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 25/02/2011 - 11:52
    Enviado por: Henrique

    Boa Tarde. Me formei no final de 2006 e não fui atras do diploma..por não precisar, gostaria de saber se é muito dificil de conseguir agora anos depois!Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2011 - 22:11
    Enviado por: paulo cesar reis da silva

    oi boa noite estou com um problema terrivel, ou melhor tres
    1º estou cursando na fabavi educação fisica. nao consegui fazer minha rematricula, pois devo tres mensalidade, minha mae ficou doente esta com depressão, nao consegui mais pagar estas tres, nao consegui fazer minha rematricula por situação financeira devido a minha mae ter ficado doente. fui impedido de estudar por causa destas mensalidade atrasada. isto e legal? 2º quero trancar mas nao posso devido este atrazo, som depois de pagar estes debitos que posso trancar, no momento eu nao tenho condiçoes, me dizerao que se eu nao pagar ate no final de março eu vou perder tudo ou seja nao vou mais te vincolo nenhum com a instituição depois de ter estudado 02 periodo mas tenho que pagar ne isto tb e legal. 3º o mes de fevereiro eu paguei minha mesnsalidade e eles alegam que eu nao paguei tenho comprovante que paguei ai eles colocarao meu nome no spc mesmo eu ligango e informando que teria pagado isto cabe indenização? por favor me responde mais rapido possivel ja estou ficando doido.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2011 - 17:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A recusa da rematrícula é legal, a escola está com razão. Sendo assim, não se pode trancar sem antes quitar os débitos anteriores. Se alega que você pagou, então procure o Procon e faça uma reclamação..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/03/2011 - 22:20
    Enviado por: paulo cesar reis da silva

    a mensalidade que paguei foi fevereiro de 2010, agora depois de um ano estao me cobrando de novo continuo perguntando cabe indenização. desde ja agradeço, e muito obrigado.

    paulo.bal@hotmail.com

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/03/2011 - 21:18
    Enviado por: vanessa

    Olá, formei em janeiro de 2011, colei grau peguei meu certificado e ,no entanto, estou impedida de pegar o diploma, pois segundo o coordenador do meu curso, estou devendo nota do enade, sendo que em momento algum fui notificada nem em casa nem através do mural da faculdade, até onde sei alguns alunos são selecionados, mas enfim, a faculdade pode emitir certificado e permitir que um aluno cole grau devendo nota do enade, bastante contraditório, por favor me explique.

    Grata,

    Vanessa

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/03/2011 - 23:39
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos o que explicar, essa é uma questão pedagógica, e não de defesa do consumidor. Procure a delegacia regional de ensino da sua região.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/03/2011 - 19:45
    Enviado por: J.

    Boa noite…Estudo na faculdade particular faciplac do gama,df,e estou de dependencia em uma materia,so que eles estao cobrando mais que 100% em cima da mensalidade que pago pra mim refazer a materia…Isso é certo??Quanto de % da mensalidade que uma faculdade pode cobrar em uma dependencia,pois nao so eu como varios do curso ficamos nessa materia e estamos precisando muito saber disso!!Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/03/2011 - 20:23
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não existe lei sobre isso, cada faculdade tem a sua tabela de serviços. Se acha que o preço é abusivo, faça uma reclamação no Procon.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/03/2011 - 09:09
    Enviado por: jardel

    A questão é que quero solucionar um problema que acontece comigo. Terminei a faculdade de Pedagogia, porém só teminei o 3° ano do Ensino Médio quando eu ja cursava o 4° período na faculdade, confesso que não fiz por querer era leigo neste assunto e a faculdade não sei se errou ou se fez de cega, mas cheguei colar grau e recebi o certificado de Licenciatura Plena em Pedagogia, mas agora a faculdade prendeu meu Histórico e Certificados que fiz ao longo do Curso de Pedagogia e com relação ao MEC estão com medo pelo fato do nome deles serem chamados e por eu poder ter meu diploma negado pelo MEC… Com tudo isso tenho medo do que possa vir acontecer, pois ja fiz um concurso público e passei e em breve vão me chamar. por gentileza se tiverem algo que me ajude mande pra mim por e-mail ou me deixe uma resposta

    jardelita1@Hotmail.com

    desde já muito obrigado…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2011 - 22:28
    Enviado por: Renata

    Boa Noite;

    Fiz o curso de Psicologia em uma universidade particular, cursei todas as matérias da grade, porém fiquei em DP em uma única matéria Estatística, tenho pendências financeiras junto a instituição, que hoje encontra-se administrada por uma empresa de cobrança, já tentei vários tipos de acordos, porquê 1º-Fui reprovada em uma matéria/2º-Não possuo o CRP e devido a isso, perdi várias oportunidades de emprego e perco até hoje, pois trabalho em RH/3º- meu nome está negativado, devido a essa pendência estou fadada a trabalhar autônoma, pois a maioria das empresas fazem levantamento no SPC, gostaria de uma orientação nesse sentido, pois como disse anteriormente, não me oponho a pagar, porém de acordo com o quê posso e se mesmo com tal pendência até a resolução, teria condições de cursar essa fatídica DP.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2011 - 23:47
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A empresa de cobrança não tem obrigação de aceitar as sua condições de pagamento. Você é que precisa se adequar às exigências do credor. Procure a ajuda de uma dvogado para tentar renegociar a dívivida.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2011 - 14:44
    Enviado por: Patrick

    olá, estava devendo o semestre passado na faculdade (900 R$) que deixei para pagar nesse agora..fui na faculdade antes do carnaval e entrei em acordo.. (além de me cobrarem uma materia que foi inscrita.. porém nao frequentada e nenhum instante..) fechamos por “boca” os valores e condições..voltei ontem e eles proibiram minha entrada alegando que se passou muito tempo e que a responsável financeiro mandou barrar minha pessoa. Eu disse que estava com o dinheiro e queria passar para alguem resolver ou para alguem segurar ate o outro dia para entregar para ela e dar baixa.. (pois a mesma nao estava na faculdade no horario).. nao aceitaram meu pedido.. alegando que tinha juros pois passou tempo, eu disse que pagava ate os juros..mas que alguem recebesse e me deixasse entrar..e nenhuma das pessoas procuradas por mim na faculdade aceitou..(coord. do curso, gestor academico, recepcionista e os dois funcionarios da secretaria, inclusive um deles era do financeiro..) ..saí de outra cidade para estudar.. ninguem me avisou nada que me barraria e ainda ninguem quis receber o dinheiro e liberar minha entrada.. fiquei la quase 2h em pe implorando o fato.. e ainda fui tratado com desdenho..posso fazer algo a respeito?..advogado .. procon?..tenho direito nisso.. creio que seria uma imoralidade..pois nao me avisaram..estava cheia de pessoas la e ninguem queria ajudar..Grato e aguardo se possivel..

    responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2011 - 16:35
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Achamos que a faculdade tem o direito de tomar essas providências. Se quiser insistir, procure o Procon ou um advogado para verificar se é o caso de processo por danos morais.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/03/2011 - 22:10
    Enviado por: laercio

    Uma faculdade particular, é mesma coisa que um comercio,
    tem dispesas e lucros também, o aluno é cliente, como cliente sempre tem razão, qundo está certo lógico. devem procura seus direitos perante a justiça se for necessario
    Num bom consenso, todos precisam de todos o aluno precisa da faculdade, pra estudar e faculdade precisa do aluno, pra lucra, cada um fazendo suas obrigaçoes, tudo ocorrem bem ok

    Abraços Deus abençoe

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2011 - 10:55
    Enviado por: Ronald

    Bom dia, estou com um grande problema na faculdade, estou faltando uma materia para me formar. tive que viajar a trabalho e n pude concluir a materia, tentei trancar a faculdade, mas como tinham mensalidades em aberto, não pude efetuar o trancamento. viajei e três anos depois retornei, voltei a faculdade para tentar acertar meu debito e cursar a disciplina a qual me informou que meu curso foi extinto. e q eu n poderia cursar mais. a mesma disse que eu poderia solicitar meu historico e fazer novo vest para outra facul e tentar ingressar excluindo materias que ja cursei. é possivel isso ja que ja cursei mais de 80% do curso? outra faculdade me disse que eu teria que cursar os 4 anos mesmo com a pendencia de 1 matéria!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/03/2011 - 17:34
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não podemos responder, essa não é uma questão de defesa do consumidor, e pedagógica.Procure informações no MInistério da Educação ou em uma Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 19/04/2011 - 11:01
    Enviado por: Uilson

    Comecei a faculdade e não conclui nem o primeiro semestre, dei 6 cheques de minha cunhada, como parei de freqüentar pedir pra ela sustar. agora depois de 2 anos um escritório de cobrança entrou em contato dizendo que representou os cheques…pode fazer isso? o que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2011 - 17:26
    Enviado por: Jaqueline

    Olá,
    Estava cursando em uma faculdade particular o curso de administração..porem tive que abandonar pois sai do trabalho e nao tive mais como pagar..minha duvida é,como eu abandonei posso começar em outra faculdade e outro curso ??? esse fato me impedi de me matricular em outro local???
    Aguardo resposta por e-mail..
    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2011 - 18:52
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pode trentar, mas é possível que, se seu nome estiver no SPC, a matr´ícula seja recusada. A escola tem esse direito.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/04/2011 - 20:24
    Enviado por: adriana

    ola boa noite estudo em uma universidade particular gostaria de saber se esta correto a cobrança da mensalidade do mes de ferias caso julho e no mesmo mes cobrar a re matricula que no caso dessa instituiçao e semestral e nao anual desde de ja agradeço a atençao

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/05/2011 - 14:59
    Enviado por: kelly

    olá boa tarde ,estou no meu 1 semestre e estou devendo 3 meses e quero trancar isso é possivel sedo q ainda falta 2 materias..

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2011 - 00:52
    Enviado por: Roberto

    gostaria de tirar uma duvida, se o aluno for jubilado numa faculdade particular no nono periodo.ele perdera todo o curso,tendo que comecar tudo de novo ou nao.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/05/2011 - 02:09
    Enviado por: Lela

    Olá, Gostaria de esclarecer uma dúvida, que há muito tempo me aflingi. Bom,cursava em uma faculdade particular em 2005, por dificuldades financeiras não paguei algumas mensalidades,porem negociei a divida, porem posteriormente não tive condiçoes de pagar o acordo, foi quando fui impedida de fazer as provas por total desconhecimento não procurei nenhum orgão, cheguei a pagar 2ª chamada das provas que fui impedida de fazer para ganhar tempo e conseguir o dinheiro para pagar o acordo, nao consegui,como não tinha o que fazer perdi os 4 anos que investi e não fui mais lá. Agora um escritorio de advocacia me procura referente a divida que ficou, apesar de todo esse tempo transcorrido tenho como reaver algum direito pelo fato de ter sido impedida de realizar as provas e ao menos consegui alguma declaração da faculdade que possa aproveitar as materias em outra faculdade no caso de quitar o debito? desde ja agradeço a colaboração.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/05/2011 - 17:28
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Entendemos que não. Você abandonou o curso, então perdeu o que cursou. E ainda terá de pagar a dívida. Em todo o caso, faça uma consulta à Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 06/05/2011 - 18:52
      Enviado por: Fernando

      a respeito da pergunta da lela,ela pode procurar um advogado especializado em direito administrativo ou direito educacional,faculdade nenhuma pode reter documentacao de aluno.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/05/2011 - 04:33
    Enviado por: roberto

    como assim tera que fazer tudo de novo,eles me disseram que eu teria que prestar novo vestibular e pedir dispensa das materias que eu havia cursado.disseram que jubilamento e a perda da vaga e nao das materias ja cursadas,inclusive existe faculdade particular que nem jubilamento tem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/05/2011 - 12:58
    Enviado por: LUCIO M. BOAVENTURA

    A Uninove – UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, não quer liberar para mim o conteúdo programatico de quando eu estudei la, pois a FMU me mandou on line e pude fazer tudo isto numa boa por la. Quanto a UNINOVE sempre com má fé com os alunos, diz que estoucom dividas com ela. COMO, sendo que quando eu sai de lá liquidei a dívida e levei toda a documentação para a FMU, conteúdo programático para realizar todo o tramite de transferencia… provando que COM DÉBITO NAO CONSEGUIMOS, que quer dizer que eu não teria mais debitos com tal faculdade. Isto foi em 2008, AGORA, em 2011, negam pra mim o conteudo programatico dizendo que eu estou com dívidas…. a vá né….!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/05/2011 - 00:01
    Enviado por: marcio

    boa noite estudo em uma faculdade particular e estou inadimplente desde o ano passado, e a coordenadora foi até a sala e pediu para todos os alunos que estão com dividas na faculdade no horario do intervalo fosse até a sala dela, e na sala dela foi avisado que todos os alunos com debitos com a instituição estaram desvinculados, não teram direitos a entrada na faculdades para ver aulas, catracas não seram liberadas, area restrita bloqueada, não tem direito a ver provas feitas, tentei fazer todo tipo de acordo com a faculdade, mas não teve nenhuma aceitação por partes deles, agora estou desvinculado e nem posso entrar na faculdade, sendo que só posso falar com a faculdade por telefone que não da em nada, preciso de algum conselho não sei o que fazer, não posso nem tirar duvidas com os professores, não posso entra lá pra fazer isso….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/05/2011 - 08:04
    Enviado por: Fábio dos Santos Casimiro

    Eu tenho uma divida na faculdade. se eu prestar vestibular novamente eu consigo voltar para faculdade no mesmo periodo que eu parei sem ter que pagar minha divida?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/05/2011 - 16:15
    Enviado por: eva madruga

    Fiz pós em psicopedagogia e estou em dívida com a universidade.
    Presiso com urgencia de um atestado que comprove que conclui e fui aprovada, mas a universidade só libera o atestado se eu quitar ou parcelar a dívida em cheques pre datados. Não tenho cheque. Esta universidade pode negar este atestado? eu tenho algum direito ou realmente tenho de pagar primeiro para poder ter este atestado?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/05/2011 - 19:42
    Enviado por: Marcelo

    Boa-noite. me formei em 2009 e tenho 6 mensalidades em atraso. procurei a faculdade para saber o valor da minha dívida e descobri que tinham passado a dívida para um escritório de cobranças. Liguei e o advogado atendeu, passei os meus dados e não retornou. Liguei novamente, ficou de fazer os cálculos e nunca mais ligo. Tentei ligar novamente, disse a secretária se eu tinha cheques para negociar uma dívida que nem sei o valor, claro que não tenho, o banco suspendeu os talões e cartões por causa do SPC. o que fazer quando queremos saber a dívida e não somos informados? e como poderia saber se não estão cobrando acima do juros e correção permitido? agradeço a ajuda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/05/2011 - 19:50
    Enviado por: Marcelo

    só uma informação complementar, esqueci de informar. Minhas 6 mensalidades correspondem ao ultimo semestre, ou seja 2009. Fiz a colação de grau normalmente, mas a faculdade não passou informações claras se posso retirar meu diploma para atualizar meus dados na empresa em que trabalho.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/05/2011 - 18:03
    Enviado por: tatiane

    estudo sistemas de informação estou no sexto semestre, no momento estou desempregada, e não tive como fazer a rematricula deste semestre, mandei varios email mas naquele fale conosco da faculdade, eles queriam que eu desse uma entrada exorbitante pois é muito alto para minhas condições, estou indo para meu ultimo semestre e estou com medo, pois eles me desvincularam da faculdade tanto que ja nem acesso minha area restrita com minhas dividas, em dezembro ja apresento meu tcc, preciso de uma ajuda urgente, como posso proceder, muitas das vezes tentei entrar num acordo com eles, para pagar menos, mais eles nem respondiam, posso entrar no juizado de pequenas causas, ou pedir um mandado de segurança, não me nego a pagar, so que queria parcelas menores, pois faço ums bicos. preciso de uma solução pois ja choro tem muitos dias por não saber o que fazer…
    obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/05/2011 - 08:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Se não fez a rematrícula então não está matriculada. Perdeu o curso. Nâo há o que fazer. A faculdade não é obrigada a aceitar as suas condições de pagamento, é o contrário. Você até pode entrar na Justiça, mas será inútil, pois nao hám irregularidade na questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/06/2011 - 01:11
    Enviado por: Gerson

    Entrei na Universidade no 2ª semestre nas vagas remanescentes,gostaria de saber se posso participar normalmente da formatura ao final do curso, deixando para pagar as matérias do 1ª semestre logo após a formatura?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/06/2011 - 11:19
    Enviado por: Eliza

    Bom dia,estou no 9° período de psicologia de uma faculdade particular,estou devendo uma matéria do 2° período que gostaria de pagar numa outra faculdade.Para isso trouxe o conograma para o professor avaliar o qual negou alegando que o conograma tem que bater 75% e que ele não conhece a faculdade ,então pedi que a secretária da outra faculdade detalhasse mais o conteúdo.
    O incrível é que se eu quiser pagar essa disciplina em farmácia ou administraçõana na faculade onde estudo eu posso, verifiquei o conograma e não tem nada haver. O que eu faço ?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/06/2011 - 18:14
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Em primeiro lugar, se há uma dívida com a atual faculdade, essa tem de ser paga. Não existe isso de “pagar” a matéria em outra escola. Outra faculdade pode perfeitamente recusar sua matrícula, ainda mais se houver conflito de currículo escolar. Se você quiser se transferir para outra faculdade, temd e ser uma que tenha currículo compatível. E a dívida coma atual faculdade tem de ser ága.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/06/2011 - 10:12
    Enviado por: Eliza

    Bom dia, eu não tenho dívida com a faculdade e estou querendo pagar a disciplina de estatística na faculdade na cidade onde mora, o conograma bate com o da faculdade onde estudo. O que está havendo é que eles preferem que eu pague essa disciplina lá no curso de farmácia ou administração que verifiquei que os conogramas não tem nada há ver.Não sei o que fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2011 - 10:13
    Enviado por: diana

    estou numa situacao meio chata porque, paguei minha matricula certo mas porem a faculdade nao quis parcela a outra mensalidade entao ficou acumulada muitas parcelas agora nao tenho como paga o que fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/06/2011 - 17:14
    Enviado por: Carla Viana

    Sei que estou fugindo um pouco do tópico discutido, mas estou com uma dívida com um cartão universitário, queria saber se eles podem barrar minha formação no mestrado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/06/2011 - 18:02
    Enviado por: valkiria

    Olá, gostaria que me esclarecesse sobre minha situação.
    Estarei defendendo meu TCC nessa semana, mas a faculdade disse que nao posso defender se nao estiver com o diploma do ensino medio em maos. Por ter estudado o ensino medio no inteiror da bahia o mesmo foi expedido agora e ainda nao chegou em minhas devido extravio do correio. Eles não querem aceitar a xerox por enquanto até chegar o original. A faculdade pode me proibir de defender o TCC, mesmo tendo a xerox do diploma.O que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/06/2011 - 20:35
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A faculdade tem esse direito. Se quiser insistir na reclamação, tente informações na Delegacia Regional de Ensino de sua região.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/06/2011 - 10:25
    Enviado por: Alonso

    OlÁ,estou no 4 semestre de Psicologia em uma faculdade particular,vou mudar de cidade e me transferir para outra faculdade,gostaria de saber se é legal que seja cobrado um valor para que me sejam cedidos os documentos necessários a minha transferência. Ex:Histórico,ementa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/06/2011 - 13:55
    Enviado por: Sara

    Boa tarde, eu estou devendo a faculdade paguei apenas a matricula, e claro penso em negociar como fiz em outras ocasiões que não tive condição de pagar, agora estou me formando mas não sei se posso fazer a colação de grau por causa da inadiplência. Será que é possível?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2011 - 08:52
    Enviado por: Maria

    Faço o primeiro período de direito, fiquei de prova final em 3 materias e fui mal nas 03.
    sera que posso ir pro segundo periodo e pagar essas materias no final do curso? fiquei em direito penal, metodologia e portugues. Minha preucupação sera em repetir o primeiro periodo pois nao quero. meu desanima muito. estou muito preocupada. responda por favor, grata!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/06/2011 - 15:47
    Enviado por: Leilamar Costa

    Boa Tarde.
    meu filho concluiu, no segundo semestre de 2010, o seu penúltimo período de publicidade em uma faculdade particular. Condições financeiras impediram que ele se matriculasse e cursasse o seu último período (que estaria sendo encerrado agora,em Julho/2011. Portanto ficou fora da faculdade. Agora que ele teria condição de voltar no segundo semestre 2011 para cursar o último período e se formar, o curso de publicidade não está sendo mais oferecido pela faculdade. Existe saída legal para o meu filho ter assegurada a conclusão do curso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 30/06/2011 - 17:23
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não. Ele nem ao menos trancou a matrícula. Provavelmente ele perdeu o curso. Procure mais informações na Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/07/2011 - 15:34
    Enviado por: GTRamos

    Boa tarde, faço um curso de Eng. Ambiental na faculdade X e conseguir uma bolsa de 90% de desconto so que perdir um duas materias no semestre. O que queria saber se eu perco a bolsa ou ocorrerá uma perda sobre o desconto.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/07/2011 - 16:31
    Enviado por: Everton

    Olá, tenho algumas mensalidades em atraso e no meu caso a faculdade bloqueou o acesso ao boletim. Segundo eles, é norma interna, uma vez que a faculdade não dispõe de catracas para não permitir o acesso do aluno às aulas. O que devo fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/07/2011 - 00:41
    Enviado por: Karina

    Bom,tenho uma dúvida..
    o MEC aceita média 5 na prova final..
    eu tirei 5,6,só que na minha faculadade a média de prova final é 6!Queria saber se eles tem algo que obriga a faculdade aceitar minha média,pra mim não pegar dependência..já que a média é 5??Desde já,muito obrigado!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/07/2011 - 01:03
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos a mínima ideia. Essa não é uma questão de defesa do consumidor, é pedagógica. Procure informações na Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/07/2011 - 10:06
    Enviado por: Aline

    Bom Dia, A universidade pode restringir o acesso ao site da faculdade por causa de pendencia de documentos? Assim, me matriculei em uma universidade, mas fui informada de que não teria acesso ao site de lá para visualisar notas,quadro de horário,solicitações academicas enfim, a central de atendimento ao aluno online, enquanto eu ñ levasse o documento que está faltando, a escola q estudei fechou, então tive q ir na secretaria de educação e abrir um processo para eles emitirem tipo uma segunda via do meu diploma, mas levei hiostórico e declaração de conclusão, e mesmo assim a atendente me disse q eu só teria acesso depois da entrega do documento e ainda corro o risco de que cancelem minha matricula! é correto? infelizmente dependo do estado para obter um novo diploma, e a faculdade pode fazer isso com o aluno?
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/07/2011 - 17:50
    Enviado por: Aline

    Eu lí, mas pensei que so fosse válido no caso de débitos e não de pendencia na documentação.
    Obg
    Aline

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/07/2011 - 08:58
    Enviado por: edivaldo madeira

    bem ,a minha duvida é a seguinte,eu fiz o curso de pedagogia,terminei todos as materias, ficando retida apenas em uma, passando-se um tempo fui a faculdade negogiar para terminar esta matéria,qual ñ foi minha surpresa em saber que a grade curricular mudou, fui informado que devo voltar estudando com as materias novas e volatr matriculado no 4ª semetre,e pagando mensalidade deste semestre,a questão é, eu sou obrigado a fazer todas estas matérias e voltar ao 4ª semestre sendo que já terminei toda a grade só faltando uma matéria,sendo que a mesma entreu na grade durante o curso,posso recorrer na justiça? desde já obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/07/2011 - 14:20
    Enviado por: Paulo Fernando Lopes

    Boa tarde amigos.
    Estou no último semestre da faculdade e neste momento perdi bolsa de 50% que a tinha com uma instituição filantrópica conveniada com a universidade. Conclusão: não tenho condições em pagar o valor integral das últimas 5 mensalidades do curso já que efetuei a minha matricula. A universidade já deixou claro que não tem nenhuma possibilidade de bolsa ou desconto para as mensalidades. Existirá por parte da universidade alguma sanção se eu não pagar as próximas mensalidades ou pagar 50% das parcelas(valor que era pago antes), do tipo enviar meu nome ao SPC Serasa, não emitir meu certificado, não deixar que apresento meu TCC, proibir provas, etc. O que sugerem, se fico inadimplente até o final do semestre e negocio a divida com algum desconto, ou pago o que posso nas mensalidades? O que fazer?
    Paulo, abs.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/07/2011 - 20:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O que fazer? Pagar. A faculdade não pode impedi-la de assistir às aulas, de fazer provas ou de entrar nas dependeências – embora devesse ter esse poder. Também não pode reter documentos, mas pode se recusar a aceitar a rematrícula..

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/07/2011 - 10:28
    Enviado por: elder rb

    meu caso e o seguinte estava em uma faculdade fazendo o meu 5° semetre so q estou com dividas pendentes com a faculdade, só q não estou tendo condições de pagar! e estou querendo me transferir para outra faculdade de custo mas acessivel, será q se eu pedir minha transferência pra essa outra mas acessivel SERÁ q faculdade atual me transfere para q eu Não começe a outra faculdade de novo do zero??????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/07/2011 - 15:30
    Enviado por: luciane cassa

    estou muito decepicionada com essa faculdade porque tem 3 anos que estou cursando e paguei as mensalidade e meu nome tava na lista de chamada meu historico estava cursando fiz as provas do 7ª periodo e pagando as mensalidade antes das ferias teve uma prova e fui barada porque meu nome não existia na lista de chamada minha tutora assustou e me deu um conselho para mim procura a justiça e vou procura e procesa essa faculdade porque a gente sempre estudou no luga que não tem uma biblioteca so funciona um computado e munca niguem veio nos visita sempre fomos abandonado e agora quer da uma de faculdade regular se essa faculdade for regular não conheço oque e regular porque no meu dinheiro que foi pago eles não fala nada isso e certo mande a resposta por favor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/07/2011 - 11:19
    Enviado por: ANA

    bom dia, em 2008 me matriculei no curso de enfermagem na famaz, no pará, paguei a matricula e iniciei o curso, porém por motivos particulares não continuei o curso, fui a 3 semanas de aula e não fui trancar a matricula, o meu maior erro. porém meu nome foi negativado no serasa, procurei a instituição e eles me informaram que não podem retirar meu nome da cobrança,e que se eu quiser meu nome limpo terei que pagar o semestre inteiro o qual não estudei e nem fui as aulas, no ano passado a divida estava em R$ 5.241,95, o valor da mensalidade era de 467,37 paga em dia e de 778,96 apos data de vencimento. quero muito resolver esta situação porém não sei por onde começar, por favor me orientem.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/07/2011 - 18:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A facudlade está com a razão. Você simplesmete abandonou o curso. A cobrança é legítima e a dívida é devida. Tente renegociar, lembrando que a escola não tem obrigação de fazer qualquer acordo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 20/07/2011 - 19:50
    Enviado por: Isabella Ribeiro

    Boa noite! Estou tendo um grande problema com a escola em que me formei. Me formei em 2009, e devido a grandes problemas financeiros que minha família enfrentou neste período, não pude pagar nenhuma mensalidade para o colégio. Hoje estou cursando a faculdade de Direito, e preciso do meu histórico com muita urgência. O fato é que eles estão o retendo, e dizem que só vão liberar quando eu pagar o que devo ou fizer algum acordo. Mas não tenho esse dinheiro agora para pagar tudo e nem para fazer o acordo que eles querem, que inclui mais da metade do valor em dinheiro. Estou quase louca, porque se eu não entregar ate essa semana o meu histórico, não poderei fazer minha rematrícula na faculdade. O que fazer e qual órgão procurar? O Procon ou a Justiça?

    Obrigada desde já!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/07/2011 - 20:01
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure os dois. Faça uma reclamação no Procon e acione a escola no JUizado Especial Cível. Se não houver acordo, procure um advogado e vá à Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/07/2011 - 16:54
    Enviado por: Isabella Ribeiro

    Muito obrigada Marcelo. Só mais uma pergunta…Será que poderia entrar com um processo contra a escola por danos morais e eventualmente por danos materias se eu não conseguir renovar minha matrícula na faculdade por eles terem retido o meu histórico?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/07/2011 - 20:29
    Enviado por: Mariana Manetta

    Boa noite, no segundo sementre de 2009 cursava Jornalismo na UNINOVE, mas não consegui pagar 03 mensalidades. Em resposta da faculdade a mensalidade que era de R$ 490,00 com juros ficou em R$ 1.500,00, quero desde o ano passado voltar a cursar, mas não disponho de cheques e nem do valor integral para pagar meus débitos. Pedi para faculdade entregar então meu histórico escolar para que eu possa continuar estudando em outra faculdade também tentei negociar com a instituição imbutir nas mensalidades seguintes meus débitos e continuar estudando na mesma faculdade. Gostaria de saber se a faculdade pode reter meu histórico e em que ponto isso iráme prejudicar para continuar o curso em outra faculdade, meu nome estará prejudicado como inadimplente em outra instituição?
    Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/07/2011 - 13:52
    Enviado por: Maria Francisca

    Boa tarde estou com um problema, faço faculdade e estou indo para o oitavo e ultimo semestre, porém pela terceira vez fui reprovada em uma materia, e a professora me deixou em dependencia, Ou seja vou cursar pela quarta vez a msma materia, uma no semestre mesmo e três vezes por dependencia.
    na primeira vez q cursei a dependencia a professora nao mostrou a correçao das duas provas, e fui pra exame direto, e ela me reprovou, semestre passado cursei novamente a materia (sempre com a mesma professora) e a mesma me deixou de dp novamente, eu precisava tirar 5 e ela me deu 2.
    O problema é que eu acho que ela faz isso por perseguição. Ja que eu estudo mto para as provas, faço todos os trabalho, e a matéria não eh dificil..
    Aonde quero chegar, quero saber se posso processar a professora por algum tipo de perseguiçao? Pois ela nao faz vista de provas, e eu tenho certeza que ela nem tem mais as minhas provas da primeira vez q eu cursei a dp.
    Eu até cursaria a dp pela terceira vez, se nao fosse com a mesma professora, tem como eu exigir isso??
    Ja que a faculdade falou q se esse semestre nao tiver a materia vou ter que cursar o ano que vem, e eu nao posso cursar o ano que vem, pq ja quero ingressar na pós!
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/08/2011 - 08:33
    Enviado por: Suelen

    Estou no terceiro ano de pedagogia, sou bolsista do “escola da família”, e minha matrícula está sendo bloqueada por causa de DPs, que não paguei, pois não havia professor disponivel a me dar as dps e eles querem que eu pague ou não vão me matricular no 2º semestre deste ano.
    E ja estou pagando o segundo semestre deste ano, pois segundo o site do governo eu ja estou matriculado no 6º semestre de pedagogia do ano de 2011.
    Gostaria de saber qual meus direitos?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2011 - 17:31
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos responder, essa não é uma questão de defesa do consumidor. Procure a Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/08/2011 - 01:31
    Enviado por: ELAINE

    Bom dia! passei para o terceiro periodo de direito na UNESA de CG, porém no segundo período não tive 3 aulas de direito penal, 3 de narrativa juridica e 1 de direito civil, a turma foi reclamar com a coordenação, a coordenadora falou que tinha que entrar com requerimento no site da faculdade até mas não me deram resposta, não tivemos reposição das aulas nem desconto na mensalidade, por favor quais são meus direitos e onde posso procurá-los? Desde já agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/08/2011 - 21:10
    Enviado por: MARCIA

    Bom, eu estou na Ulbra em um polo localizado em Boa Vista/RR, sou da turma que iniciou em 2007.4, aula virtual com tutor em sala, minhas dúvidas são:
    A escola já passou por 4 gestores, cada saida uma confusão maior, mudança de endereço foram 4 também, por fim o gestor da escola esta na justiça contra a Ulbra e nos alunos abanados, tutores deixaram de dá aula por falta de pagamento e a escola ficou abandonada… Já pedi várias vezes cópia do meu contrato e não tenho resposta, minha maior dúvida é, até quando tenho compromisso de pagar as mensalidades, já que o TCC foi concluido e estamos sem nenhum tipo de apoio aqui? Gostaria de maiores esclarescimentos, somos uma turma sofrendo.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/08/2011 - 21:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O pagamento não pode ser interrompido sob risco de ser acusado de inadimplência e ter o nome sujo, a menos que haja alguma decisão judicial que reconheça que a instituição não está cumprindo o que tinha se comprometido a oferecer. Junte os alunos e entre com ação judicial coletiva por danos morais, ressarcimento de prejuízos e fornecimento de documentos.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/08/2011 - 02:14
    Enviado por: Vera

    CuRsei psicologia ate o VIII semestre porem sem matricula pq estava inadiplenente, queria voltar em 2012 eu posso se acertar tudo com a faculdade ou mesmo transferir para outra. Obg

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/08/2011 - 22:13
    Enviado por: Jacqueline Duarte

    Estou no último semestre do curso de arquitetura e urbanismo na UNIP-SP e faço estágio desde o 1º semestre, no final do ano passado tive uma oportunidade na minha empresa de ser contratada mas na carteira o registro não tem nada a ver com a área de arquitetura. Agora neste último semestre estão exigindo que eu faça estágio afim de cumprir as horas estabelecidas pela faculdade, mas não posso sair do meu emprego para cumprir uma quantidade de horas que são referentes a aproximadamente 2 meses de estágio. Uma opção é fazer um estágio voluntário na área de arquitetura e gostaria de saber se estágio voluntário conta para estágio obrigatório. É correto a faculdade exigir que eu saia do meu emprego que é o que paga a minha faculdade pra exigir que eu faça estágio sendo que fiz durante mais de 2 anos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/08/2011 - 12:25
    Enviado por: Elizangêla lima da costa

    Olá gostaria de saber o seguinte:
    eu perdi a data pra fazer e pagar a rematrícula na faculdade e minha rematricula foi indeferida, disseram para eu fazer a transferência para outra faculdade pois por questões de justiça a faculdade só pode oferecer o curso até final desse ano. Isso é correto, eles podem fazer isso??

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/08/2011 - 12:32
    Enviado por: rita diniz

    oi bom dia, estudo em uma faculdade que tem uma resolucao onde so posso fazer o 7 semestre em educacao fisica com 3 dp do 6 semestre, so que todo ano eles mudam essa resolucao e conheci pessoas formadas que estao fazendo dp do 1 semestre, eu tenho do 4 e 5 semestre e nao querem me liberar, sendo que irei perder meu emprego porque meu estagio e assinado pela faculdade, o que devo fazer

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/08/2011 - 20:17
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure a delegacia de ensino para obter informações sobre o assunto. Essa é uma questão pedagógica e não de defesa do consumidor.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/08/2011 - 22:20
    Enviado por: Valeria

    Por favor, preciso de ajuda urgente, conclui o curso de Pedagogia em 2010 e não fiquei devendo nenhuma mensalidade para a faculdade. No entanto, deixei para fazer e apresentar meu TCC só no final desse ano de 2011, havia conversado com o Diretor da faculdade antes sobre isso e ele me perguntou se eu iria reprovar ou ficar de dependencia e eu disse q não, que havia fechado todas as notas e ele me disse que não teria problema em apresentar em 2011 e não cobrariam por isso. Depois de um tempo, em maio de 2011, procurei a Coordenadora do curso me disse q para apresentar meu TCC teria q pagar um semestre inteiro de mensalidades mais a rematricula pois se não fizesse isso eu não poderia apresentar meu TCC, fiquei indignada com o que estão fazendo, só porque eu deixei pra apresentar o Tcc fora do prazo. No contrato da faculdade não consta nenhuma cobrança pelo TCC apresentado fora do prazo do ano letivo. Por favor, me ajudem pois não tenho condiçoes de pagar essas mensalidades, essa cobrança é legal? Achei isso um absurdo

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/08/2011 - 23:32
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A cobrança é legal. Se ainda quiser insistir, tente alguma opinião no Procon ou na Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/08/2011 - 16:39
    Enviado por: Vivian

    Por favor me ajudem, estudei na UNIP em 2009 e tive que trancar a matrícula em janeiro de 2010, reabri a matrícula essa semana e agora mudaram a grade e querem me cobrar 5 DP’s que eu não carreguei porque a turma atual (2º semestre) já cursou no primeiro semestre essas matérias. Eu deveria estar no 3º semestre agora, porque 1º e o 2º eu já fiz. Eles podem me fazer pagar essas DP’s que eu não tenho?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/08/2011 - 19:42
    Enviado por: Junior

    Boa noite,estava fazendo faculdade e abandonei em 2008 por motivos pessoais e financeiros.Parei no quinto período e gostaria de saber se tenho alguma chance voltar de onde parei.Se,nesse caso,tem como negociar financeiramente com a faculdade,mesmo que seja um valor alto.Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/08/2011 - 11:38
    Enviado por: Eduardo

    Bom dia,

    Estou com o seguinte problema:

    Sou bolsista (PROUNI)e em agosto de 2010, solicitei a tranferencia de instituição. A faculdade pela qual optei solicitou com a antiga todos os documentos necessários para a minha transferencia. Essa semana recebi um comunicado do SERASA alegando que estou devendo 6 meses de mensalidade referente a 2011?
    Entrei em contato com a faculdade em que estudei e me informaram que meu nome ainda consta como aluno deles. Expliquei que ja havia me transferido de instituição a 1 ano, mesmo assim me disseram que eu deveria ter pago uma taxa para trancar a faculdade.
    Só que quando pedi a minha tranferencia ninguem me falou nada disso.
    Alem de que como o meu curso era semestral, a cada 6 meses eu assinada uma renovação de contrato.
    Tenho uma cópia desse contrato comigo, alem tambem do atestado de vaga emitido pela faculdade que estou cursando hoje.
    Essa cobrança da antiga faculdade procede?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/08/2011 - 17:40
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procede se você não pagou. Não está claro que se você pagou ou não. Se pagou, conteste a cobrança no Procon e na Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/08/2011 - 16:34
    Enviado por: Adriana

    Boa Tarde!
    Sou estudante do curso de gestão de Rh e conclui os quatro semestres do curso deveria estar coando grau, mais infelizmente fiquei com uma dependência em uma disciplina do curso e tenho que cursá-la de novo só que gostaria de fazer essa disciplina em outra instituição e colar grau na mesma que fiz todos os semestres sem sofre nenhum prejuízo, gostaria de saber se tenho essa possibilidade e se está dentro da lei.
    Aguardo respostas o mais breve possível, pois ainda não me matriculei em nenhuma instituição e preciso colar grau ainda esse semestre.
    Obrigada pela colaboração!!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/08/2011 - 19:50
    Enviado por: Adriana

    Marcelo, não é possível nem fazer aproveitamento da disciplina?
    Ah, só mais uma coisa é correto cobrar taxa de rematrícula com o mesmo valor de mensalidade de aluno que ainda está cursando todas as disciplinas para alunos de dependências?
    Sendo que o valor para cada DP é cobrado por disciplina.

    Grata pelas informações!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/08/2011 - 20:56
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A taxa de rematrícula é permitida neste valor. E não é possível mesmo fazer da forma que você sugere, pelo que sabemos. tente alguma alternativa na Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/08/2011 - 23:44
    Enviado por: Adriana

    Marcelo!
    Obrigada pelas informações foi de grande ajuda.
    Continue fazendo esse trabalho espetacular!!!
    Grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/08/2011 - 21:30
    Enviado por: Carlos

    Cursei administração na Universidade Federal do Amazonas e fui Jubilado por tempo de formação faltando somente 1 matéria e a monografia. Estou fazendo essas duas últimas disciplinas em outra instituição, quero saber se quando terminar o curso agora em DEZ de 2011 posso solicitar meu diploma pela federal, ou se tenho que solicitar meu diploma desta outra instituição?
    Grato.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/08/2011 - 21:32
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos como responder, essa não é uma questão de defesa do consumidor. Procure a Delegacia Regional de Ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/08/2011 - 17:55
    Enviado por: Luciane

    FIZ UM CURSO DE MATEMÁTICA PELA UNITINS, O CASO É QUE DESDE MAIO VENHO PEDINDO DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO E O HISTÓRICO PARA EFEITO DE QUEBRA DE BARREIRA NO SERVIÇO PÚBLICO, SÓ QUE NÃO OBTENHO NENHUMA RESPOSTA, NEM MESMO O POLO CONSEGUE SE COMUNICAR COM A UNIVERSIDADE; ONDE DEVO RECLAMAR, QUE ÓRGÃO É COMPETENTE PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/08/2011 - 23:23
    Enviado por: Renata Barros

    Boa noite

    Estou com um problema com a faculdade, estava eu desempregada e fiquei com 5 parcelas em aberto, fui pagar antes de iniciar as aulas, fui com R$1,000,00 para pagar a de fevereiro(R$482,00)e ai a atendente falou para eu pagar a rematrícula, então paguei a rematrícula e a de fevereiro comentei q iria pagar tbm avista porém a mesma informou q seria em outro setor, certo fui pagar no outro setor a de fevereiro avista e as demais no cartão, só que chegando lá o juros ficou muito além do que eu estava esperando e eu não tinha como pagar tudo aquilo de juros, então a moça falou que eu dando os R$500,00( que seria a parcela de fevereiro) ainda iria ficar R$2,700,00, eu não concordei com tudo isso de juros e multas e sei lá mais o que, estava com o meu estágio pendente para que a faculdade assinasse para entregar na instituição que estava trabalhando pois afinal eles estavam me cobrando, fui então pedi que eles assinassem os mesmos falou que não iria assinar pois estava com dividas e só iria assinar quando eu pagasse as parcelas em atraso, como não tinha o dinheiro não paguei então perdi meu estágio que era minha única renda no momento, não estou indo mais para a faculdade e todos ficaram sabendo da minha situação, agora não sei como vou pagar os atrasados porque estou sem trabalhar pois eles não assinou meu estágio, o que fazer???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/08/2011 - 15:22
    Enviado por: michelle

    boa tarde, estava matriculada numa faculdade á distância , e fiquei com um débito de 4 parcelas no 5 periodo, e eles não me deixaram continuar estudando, e também não me deram nenhum documento para ir para outra faculdade , devido á esse débito , estou sem estudar até agora , e perdi uma bolsa que eu tinha, devido esse impedimento da faculdade de continuar estudando , o que devo fazer????

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/08/2011 - 09:11
    Enviado por: cesar

    bom dia,
    estou no ultimo semestre e deve 2,400 e mas rrematricula porem eles não querem negocia comigo o diretor da faculdade mandou eu trancar a matricula o que devo fazer porem estou no ultimo ano ja… e não gostaria de trancar de forma nenhuma . quero pagar mas ele não aceitou a forma de pagamento ia dar 1,000 nesse mes e 1,000 no proximo mas ele quer tudo e não tenho. me ajuda .

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/08/2011 - 18:47
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A faculdade está com razão. Não tem obrigação nenhuma de facilitar ou aceitar a sua proposta de negociação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/08/2011 - 10:22
    Enviado por: Jonas Souza

    Bom Dia, fui reprovado e 2 disciplinas, 1 no primeiro período e 1 no quarto período, estou no 8 período e formo agora no final do ano, quero fazer as 2 disciplina nesse último semestre, mas meu coordenador disse só irá liberar matérias do 1º e 2º semestre para cursar, e só poderei fazer a matéria que devo do 4º período no ano que vem, alegando que MEC exige isso. Procurei isso no manual do aluno e no estatuto da escola e não encontrei nada relacionado. É correto isso que eles estão fazendo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/08/2011 - 13:58
    Enviado por: Suellen

    Estdo em uma faculdade particular,quero mudar de turno passar da noite para manhã pois estou passando por problemas familiares no qual não posso mas estudar a noite. mas a coordenação do curso não esta permitindo alegando que o prazo ja foi dado e ele terminou tem 2dias e que eles não podem abrir exeção nenhuma.paga faculdade em dias quando preciso trocar de turno por problemas sugidos não posso. o que devo fazer? tem alguma lei que me asegura disso? não posso parar minha faculdade. como devo agir?
    obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/08/2011 - 12:40
    Enviado por: marcos

    estou em uam faculdade particular onde estou com 2 dependencias se eu fikar em mais 1 fiko retido. meu curso eh semestral mas num fecho turma no meio do ano por isso a faculdade idsse q num vai oferecer as minhas 2 dependencias. e falaram q se eu fika em mais uma fiko retido. a faculdade pode me deixar retido mesmo num me dando a oportunidade de refazer essas materias ?num oferencendo as materias de dependencia. se vc num poder responder me diga onde procuro ajuda sobre isso

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/08/2011 - 18:17
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos repsonder, essa é uma questão pedagógica, e não de defesa do conusmidor. Procure a delegacia regional de ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/08/2011 - 17:52
    Enviado por: adriana braga

    Bom meu caso é o seguinte;
    Fiz um curso de direito sempre paguei religiosamente ,nnca devi nada, e em 2009 como terminaria o curso nesse ano paguei a semestralidade em dinheiro.Portanto mesmo assim tive a amtricula cancelada por falta de pagamento e resumindo para conseguie estudar tive que pedir uma liminar e mais uma vez resumindo ganhei a causa, foi erro do banco admitido em aij. Entretanto, minha via crusses começou nesse momento, fiquei gravida e em 2010 onde tive que entregar minha monografia e ainda fazer algumas materia 2 alem da mono. no meu curriculo estava uma reprovação que não tinha ou seja me reprovarão em execução civil, mas eu havia feito e passado nessa materia em 1 semestre de 2009, mesmo gravida e já feito o pedido de um acompanahamento especial para estudar em casa devido a gravidez de risco, fui junto ao profesor munida de prova, historico e ele reconheceu tudo mas disse que não poderia fazer nada que a responsabilidade era da faculdade, então entrei no tal acompanhamento especial ficando internada por 28 dias sem poder resolver absolutamente nada, quando sai do hospital já tinhas provas a serem feitas e a entrega da monografia, mas a reprovação deixei com o corrdenador da unidade a horiginal da prova e tirei para mim uma cópia no qual o mesmo ficou de resolver mas tbm não resolveu então resolvi usar as vias judiciais.
    Ocorre que, resumindo a faculdade me esculhanbou na contestação me chamou de pessima aluna que tinha reprovaçoes e que a materia que eu questionava havia sim ficado reprovada que estava de máfé induzindo o juizo a erro, então o juiz leigo decidiu que perderia e o juiz togado acatou a decisão, e ainda a faculdade disse que prestava informaçoes falsas que estava tentando na sorte passar em materia qe deveria refazer, e outra já tenho uma divida de 7 mim reais ou mais junto a instituição pois eles alegam que não paguei 2 semestre de 2010 e o ano de 2011, as provas que entrguei no processo não valeram de nada, historico, a cópia da prova , numeros de protocolo que deixei a prova horiginal com o corrdenador tudo eles alegaram que é falso. Tudo isso esta na turma recursal, a sessão sera dia 29. O que deverei fazer, estou com presentimento que nada sera mudado e isso não poderei discutir mais apenas contestar o valor cobrado que não foi materia dessa ação. Pretendo e estou estudando para o exame da ordem..se passar ou melhor eu vou passar que medida deverei tomar para garantir meu direito a minha carteira sem ter que voltar para os bancos da faculdade para refazer materia que já fiz? e quanto essa cobrança se tudo esta esse tempo todo em discução judicial é justo que eles cobrem?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/08/2011 - 17:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não dá para entender quase nada, mas de qualquer forma tudo é questão pedagógica, não é uma questão de defesa do consumidor. Procure informações na delegacia regional de ensino. Sobre as cobranças, você tem de provar que as cobranças são indevidas, mostrando que pagou. Só assim poderá se livrar desses problemas. Você prcisa de uma dvogado para ajudar na questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/08/2011 - 10:57
    Enviado por: Ana Angélica

    minha situação é delicada perdi emprego e casa decorrente de uma enchente em minha cidade, curso serviço social na eadcon e estou no 8° perildo, no mes 3 requeri uma matricula fora do prazo e constaram no sistema financeiro, até o mes passado não pude pagar estou devendo o 6° e 7° perildo que na negociação estavam juntos mesmo eu ainda cursando o 7° mes passado com condições de quitar o montante todo os boletos sumiram e no financeiro não existe debito e eles alegaram que pelo sistema eu fui desvinculada sendo assim so conclui o 5° so que no ava sistema cademico consegui imprimir o meu historico contendo todas as disciplinas e notas até o 7°. eles podem fazer isso comigo me fazer perder todo esse tempo e me barrar de me formar mesmo hoje eu tendo condições de quitar tudo em um só boleto e estando frequentando e fazendo atividades até hoje?? estou desesperada por favor me ajunde

    responder este comentário denunciar abuso

    • 31/08/2011 - 20:03
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos ajudar neste caso.Procure se informar melhor na delegacia regional de ensino ou procure um advogado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 30/08/2011 - 14:41
    Enviado por: Fernanda

    Olá! Estou tenho um problema sério com minha faculdade, curso Letras e tenho 1 ano de mensalidades atrasadas fui tentar negociar para me rematricular e a faculdade disse que so iria aceitar a rematrícula com 50% das mensalidades em dia isso seria, eu tinha que dar dois mil reais em dinheiro na hora eles não me deram nenhum prazo me cobraram um juros absurdo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/09/2011 - 12:26
    Enviado por: whander

    olá, minha duvida é a seguinte:não fiz a rematricula do curso que faço como tmbm não frequentei nenhuma aula.È certo a faculdade gerar boleto de cobranca referente ao curso sendo que não me rematriculei e impedir que eu possa trancar o curso p/ que depois possa efetuar uma negociacao?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/09/2011 - 20:45
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Claro que é. Não basta não fazer a rematrícula e não aparecer. É preciso formalizar a desistência ou trancamento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/09/2011 - 23:54
    Enviado por: Gilberto Alves Nascimento

    cOMO BOLSISTA PROUNI TEMOS QUE ATINGIR 75% DE APROVEITAMENTO, MAS ESTE NÃO FOI MEU CASO, UMA VEZ QUE O BENEFICIO É DADO, MESMO COM AS REGRAS NÃO É DIREITO ADQUIRIDO? POSSO CONSEGUIU UMA NOVA CHANCE PELO PROUNI ? O QUE POSSO FAZER? PARA QUE NÃO TENHA QUE PARAR MEU CURSO,POIS NÃO POSSO PAGAR

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 11:22
    Enviado por: kamila

    Olá,

    acabei de cursar o último periodo da faculdade, sendo que já paguei a colação de grau, tirei a fotos, o convite esta pronto e tudo mais, ocorre que acabei ficando na matéria por um ponto, o dinheiro pago pela colação deve ser devolvido?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/09/2011 - 18:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não, porque ninguém poderia adivinhar que você não iria passar. Tente ver se o Procon entende de outra maneira e ajuda a negociar a devolução do dinheiro.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/09/2011 - 17:52
    Enviado por: Jailma Alexandre

    Boa Noite

    gostaria de saber se a faculdade pode cobrar por cada ementa fornecida, no caso do aluno pedir transferência para outra faculdade?
    fico no aguardo….

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/09/2011 - 08:35
    Enviado por: bruno reinaldo

    Bom dia, estudo numa escola particular, estou no 6° semestre e ontem fui barrado por está em atraso em duas parcelas e a matricula do semestre, porem ja tinha conversado com o rapaz do financeiro informando minha situação para que eles esperacem até o dia do pagamento que eu iria acertar tudo, e ontem fui impedido de entrar na faculdade, mesmo eu tendo ja conversado com o responsavel, a mulher do colegiado disse que era ordem do diretor, quero saber se isso é possivel? se tem alguma lei que regulariza ele fazer isto?, obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 09/09/2011 - 19:08
      Enviado por: Marcelo Moreira

      A faculdade não pode fazer isso. Leia o texto da reportagem e depois procure um advogado para processar a escola.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 11/09/2011 - 11:22
    Enviado por: Luana Dias

    Bom, meu caso é um pouquinho diferente dos descritos a cima, mas me preocupa muito. Estudo o 6º período de Serviço Social na Unopar e até agora não consegui estagiar. A universidade tem uma parceria com a prefeitura que oferece os campos para estágio, no 5º período consegui um estágio, pedi demissão no emprego e ainda fui 02 dias, mas a assistente social desistiu e disse que não queria mais estagiários, então tive que sair. Já estou devendo 300 horas de estágio, estou desempregada, minha mãe que está pagando a faculdade. O estágio é obrigatório, então eu teria que fazer as 450 horas no ano que vem, só que não há mais campo, não tem previsão de eu conseguir uma vaga, além do que, eu não posso ficar desempregada todo esse tempo esperando um estágio que não vem. A universidade abre curso de serviço social todo semestre mesmo sabendo que não há campo pra estágio, e esse pessoal todo vai acumulando. Gostaria de saber se há alguma lei que me ampare, sei que a faculdade não tem obrigação de conseguir estágio pra ninguem, mas na minha sala são 20 alunos e apenas 5 não conseguiu estagiar ainda, e o estágio desses 15 alunos foram arranjados pela universidade. Existe uma lei que me amparace se eu não quizesse estagiar ou que obrigasse eles a me arranjar um estágio ano que vem?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/09/2011 - 16:59
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Essa não é uma questão de defesa do consumidor, é pedagógica, não podemos responder. Procure ajuda na delegacia regional de ensino de sua região.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/09/2011 - 11:09
    Enviado por: César

    Bom dia!

    Estava cursando a faculdade de publicidade na puccamp e por motivos financeiros não pude pagar os ultimos meses do semestre.
    Terminado o ano, não pude fazer a rematricula até acertar essa dívida, o que já esperava.
    Gostaria de saber se posso me matricular em outro curso, enquanto não posso acertar com a faculdade

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/09/2011 - 10:34
    Enviado por: Tiago

    Bom dia!
    Eu terminei minha faculdade de ciências biológicas no ano passado e fiquei com a última mensalidade devendo. Tive também um pequeno problema com estágio, que por não ter entregue a pasta fiquei com 2 DP’s: Estágio supervisionado 2 e estágio supervisionado 3. Fui até a faculdade e eles me disseram que enquanto não pagasse a última mensalidade, eu não poderia fazer essas dp’s (por se tratar de uma rematrícula). Então esperei porque não tinha dinheiro pra pagar a dp e a mensalidade junto. Hj consegui o dinheiro para pagar a mensalidade, no entanto liguei na faculdade para poder terminar essas dp’s e eles me disseram que agora só posso fazer a Dp ano que vem porque passou o período de rematrícula. Só que eu preciso do meu diploma porque pretendo fazer especialização ano que vem, e eu não acho justo por causa de um estágio eu não poder. Nunca peguei nenhum exame em nenhuma matéria e até já fiz colação de grau, será que eu posso recorrer na justiça o meu diploma? Tinha uma moça que fazia complementação e ia na van comigo, e ela tb não tinha feito o estágio e disse que pôde pegar o diploma. Tem algo que eu possa fazer? Ah! como o estágio é dividido em 2 semestres pode ser que eu tenha que levar o ano que vem inteiro pra fazer e eu não acho justo eu ficar 2 anos sem diploma só por esse motivo. Se tiver algo que eu possa fazer por favor me indique. Obrigado desde já.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/09/2011 - 17:55
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Nós entendemos que a faculdade está correta, mas essa não é uma questão de defesa do consumidor, é pedagógica. Procure mais ifnormações na delegacia de ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/09/2011 - 17:17
    Enviado por: Marcelo Tassi

    O meu caso é um pouco confuso pra mim. Comecei no ano de 2009 a fazer o curso de Direito, quando passei para o 3º período tranquei. Agora no ano 2011 voltei e como a grade mudou um pouco estou fazendo algumas matérias do 2º período que eu ainda não havia feito, porém voltei novamente a fazer 2 matérias que eu já havia concluído em 2009. A faculdade alegou que eu devo faze-las novamente pois a carga horaria aumentou. Gostaria de saber se realmente sou obrigado a fazer essas duas matérias de novo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/09/2011 - 17:43
    Enviado por: Carlos

    Boa Tarde,
    Eu recebo uma pensão da minha vo !
    Irei completar 21 anos agora no final do ano, mas se eu fizer faculdade eu recebo até os 24 correto ?
    Quais são os documentos solicitados alem da ação judicial !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/09/2011 - 20:38
    Enviado por: Luciana

    Fiz uma prova de vestibular para entrar na faculdade como de praches mas não conseguir fazer a matrícula por questões financeiras não cheguei nem ir a faculdade agora eles estão me cobrando mensalidades sem eu ao menos ter feito matricula e estudar agora colocaram o meu nome no Spc liguei p/ eles quando recebir o primeiro boleto e eles me informaram que era para eu desconsiderar então fiquei tranquila agora o meu nome está sujo como devo proceder
    obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2011 - 12:23
    Enviado por: Carolina

    Fiz uma pós-graduação, concluí o curso, mas fiquei inadimplente. Passado algum período entrei em negociação com a instituição, dei uma entrada e parcelei o restante da dívida em 12 vezes. Estou indo para o pagamento da 4ª parcela. Preciso de uma declaração, no mínimo, de conclusão de curso para trabalhar em uma instituição de ensino. Tenho direito a adquirir a declaração e/ou diploma de conclusão? Podem me negar? Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/09/2011 - 17:44
    Enviado por: Dener

    Faço curso à distância numa faculdade. Sendo um encontro a cada 15 dias. Estou em dificuldades quanto ao pagamento de parcelas e a Faculdade não coloca meu nome na lista de presença e diz que enquanto não pagar estarei levando falta e se der mais de 3 faltas eu perco o semestre.

    Gostaria de saber se a faculdade pode deixar de colocar meu nome na lista de chamada para eu não assinar e levar falta. Outro detalhe é que no início do curso foi falado sobre este sistema para todos na turma, então estou passando vergonha quando meu nome não vem na lista e não posso assinar.

    Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/10/2011 - 10:49
    Enviado por: Juliane

    Bom dia.
    Quero uma orientação.
    Fiz um parcelamento o ano passado mas quitei todo o parcelamento.
    Semestre passado nao consegui pagar as parcelas e pedi para a faculdade fazer um novo parcelamento, pois eu tinha que fazer minha rematricula desse semestre, mas a faculdade mandou minha divida para uma advogacia e eles querem me cobrar honorarios advogaticios. Esta correto?
    A advogacia diz que esta me cobrando esses honorarios porque eu ja tinha feito um parcelamento anteriomente ( lembrando que esse parcelamento foi todo quitado)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/10/2011 - 11:38
    Enviado por: Diego

    Bom dia

    Bom dia Marcelo Moreira, como vai? Estou com um problema no núcleo de estágio. Eu estou no sétimo semestre, me formaria agora, mas por motivos financeiros resolvi, bloquear o semestre e terminar em 2012. Por também ter duas dps para fazer, pensei vou na analise curricular, bloquear o semestre para fazer as duad dps. Uma dp tem que fazer regular, outra não pode fazer em um final de semana. (a universidade tem esse sistema) Mas eu consegui um estágio, muito bom por sinal. A universidade está me travando, dizendo que agora ela não assina mais o estágio para o aluno que tiver dps para fazer e for regular. O aluno tem que estar frequentando aula regularmente, para ter o contrato assinado.
    Mas eu me matriculei tenho vinculo com faculdade e quero muito fazer a dp mas para ser regular, tem que abrir a discuplina para matricular.
    O que tenho que fazer, afinal pagamos muito, e temos que trabalhar e estagiar.
    O que é melhor eu fazer? Conversar com a empresa? Colocar observações no contrato?
    Muito obrigado pela atenção e sucesso sempre.
    Abs

    responder este comentário denunciar abuso

    • 07/10/2011 - 17:32
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Infelizmente éssa é uma questão pedagógica, e não de defesa do conusmidor, não temos como repsonder. Procure a delegacia regional de ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/10/2011 - 23:37
    Enviado por: Ana

    Ola, estuo com uma duvida. Fiz uma negociação com a faculdade so que nao consegui pagar e fazer minha re-matricula.
    fui novamente na faculdade para fazer outra negociação ele alegou abandono de curso e com isso eu perdo o que ja fiz e tenho que começar novamente. Oque eu faço? me ajuda por favor!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/10/2011 - 23:19
    Enviado por: Ana

    Muito legal sua ajuda Marcelo Moreira estou no ultimo ano do curso e vc fala que nao tem nada pra fazer que fiquei felicicima.Obrigado!!!!

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/10/2011 - 23:24
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você estuda, não paga e ainda acha que tem algum direito? Quem dera que a vida fosse fácil assim… Rematrícula é um novo contrato e, sendo assim a faculdade pode recusar clientes – tem esse direito e deve agir assim mesmo. Não gostou? Pena.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 13/10/2011 - 23:40
      Enviado por: Glauco

      E além de tudo ainda reclama da resposta?

      Você não pagou. Renegociou a dívida. Não pagou de novo e quer ter razão?

      Que culpa tem o blog que você não pagou?!

      Você deveria começar tudo de novo mesmo. Desde o pré…

      Parece retardada

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/10/2011 - 11:30
    Enviado por: luciana

    Ola bom dia. Estou cursando o 8° em uma faculdade particular, a grade curricular mudou, estou tendo 7 disciplinas normais, sendo que na grade anterior era apenas para o 8° periodo, tenho que apresenta a faculdade ate o final do periodo um artigo e uma monografia, fora os varios trabalhos que os professores pedem nos deixando sem tempo para a monografia nao me deixando a possibilidade de entrega-la a tempo. A faculdade pode cobrar que o aluno pague o periodo comleto apenas para a monografia? sendo que a mesma e apenas uma disciplina.

    Aguardo sua resposta.
    obrigada…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/10/2011 - 13:20
    Enviado por: Juliana

    Olá, gostaria de saber se sou obrigada por lei a pagar uma cadeira que nao estou cursando devido a varios problemas que tive com professor e mesmo procurando a coordenação da faculdade eles não tomaram nenhuma providência, o professor humilhou a turma e não ha diálogo com ele fora que ele não ensina nada se segurando no fato de ser amigo do dono da faculdade várias turmas ja reclamaram dele, mas não ha nenhuma posição por parte da coordenação pois ele alem de professor faz parte do corpo docente da faculdade, ele grita e discute na sala não deixando ninguem nem falar, terrivel a aula dele e nao ensina nada. Por esse motivo resolvir desistir da disciplina faltando apenas dois meses pra meses para pagar. O fato é que a faculdade disse inicialmente que eu nao poderia cancelar depois que expliquei os motivos e reclamei na ouvidoria que a mesma também ainda não fez nada a respeito, eles disseram que eu podia cancelar mas que vou pagar mesmo assim a disciplina que não irei mais cursar por mal conduta do professor. Então o professor vai ficar tendo uma má conduta e eu sou obrigada a aturar isso e faculdade nao se posiciona a respeito???O que posso mais fazer? me ajude

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/10/2011 - 23:10
    Enviado por: Camila

    Boa Noite Marcelo!
    Estou com um problema e gostsria mto que você me orientasse. Estou no ultimo periodo de farmacia,me formando este final de ano. Estava com algumas pendencias na faculdade e não fiz a rematricula em julho. Como não estou tendo aulas mais e sim estagio, não fiquei sabendo que tinha prazo para rematricula. Esta semana fui fazer o acerto das mensalidades e me informaram que eu não estava matriculada e que o prazo já tinha passado.Estou fazendo estagio, inclusive em final de julho eles assinaram meu contrato para o estagio. Estou fazendo normalmente, assim como as provas e trabalho que os prfessores me mandam por email. Inclusive minha manografia já está quase pronta e vou apresentar em dezembro. Já fiz também o pagamento da formatura, dos convites. Quero muito formar com minha turma. Procurei hoje informação sobre meus direitos e fui informada que tinha que entrar com mandado de segurança. Tem como resolver sem ser desta forma? Uma solução mais rápida. Me oriente por favor. Há chances para que consiga formar este ano. Desde já agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/10/2011 - 17:46
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Nós entendmeos que a faculdade tem razão. Se não huve rematrícula, então você deixou de ser aluna. Tente a ajuda de um advogado para tentar ir à Justiça, mas entendemos que será perda de tempo.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/10/2011 - 00:01
    Enviado por: Luiz Pauço

    ME AJUDEM POR FAVOR,

    Estou para me formar em uma faculdade particular, mas estou cursando uma matéria( so devo essa matéria) que o indice de reprovação nela e muito alto fora do comum, chegando a mais 60% dos alunos por semestre por causa de atitudes abusvas do professo, caso eu perca nela e tendo como provar que mais de 60% da turma ta sendo prejudicada eu posso me formar com um madado de segurança, qual a leis específica que trata disso e me asegura. O tempo ta se esgotando preciso dessa resposta urgente!!, PELO AMOR DE DEUS!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2011 - 12:52
    Enviado por: Keliane

    Prestei um vestibular em 2007,ai passei cheguei ate fazer a matricula pra estudar,so q acabei desistindo pq ñ era o q eu queria cursar,ai ñ frenquentei nenhuma aula so q por falta de informaçao acabei ñ trancando a matricula.No ano seguinte q fui pegar meu historico mim informaram q eu tava devendo a faculdade q meu historico so poderia ser liberado despois q eu pagasse,mesmo eu ñ tendo frequentando nenhuma aula,so pq eu ñ tranquei a matricula e ai ficou correndo juros.É obrigatorio q eu pague a divida pra conseguir pegar meu historico?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/10/2011 - 18:23
    Enviado por: Junior Dourado

    Oi, sou estudante de Direito 8º semestre, bom gostaria de saber o seguinte, no 5º semestre eu fiquei doente e entrei com o pedido de regime domiciliar ” pra termina o semestre em domicilio” foi deferido e então fiz os trabalhos correspondente a nota um, tive que me ausentar indo ate a capital Salvador-BA para realização de exames e tratamento medico, e fui ate a cordenaçao do curso e conversei com a cordenadora explicando que os trabalhos correspondente a nota dois seria entregues assim que voltasse minha rotina academica, ficou tudo certo com a cordenaçao do curso, o medico achou melhor trancar o 6º semestre, entao retornei so no 7º semestre, logo no inicio dei entrada requerendo o andamento do meu regime domiciliar onde foi deferido, efetuei todas as atividades relacionadas a nota dois, depois fui informado que meus trabalhos equivalente a nota um tinha perdido, onde professores se manifestaram e alguns disseram que lembrava da nota e outros que nao tinha registro… quando foi agora dia 24/10 fui informado que estaria reprovado no 5º semestre todo, fui ate a direçao e reclamei onde me deixaram de exames finais de todas as materias… gostaria de saber como proceder, pois nao quero fazer esses exames, sendo que a instituiçao perdeu meus trabalhos e colocaram supostas notas…?????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 27/10/2011 - 20:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Nâo podmeos ajudar, essa é uma questão pedagógica, não de direito do consumidor. Procure ajuda na delegacia de ensino.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 31/10/2011 - 12:53
    Enviado por: sabrina

    Bom dia , este ano não fui muito boa na escola , faltei bastante na matéria de educação física , e acabei ficando nos 3 bimestres , estou com muito medo de repetir de ano por causa do meu desempenho nos semestres , é possível eu ser retida só por causa dessa matéria ???? estou muito preocupada . :S

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2011 - 10:34
    Enviado por: Flavio

    Ola como posso resolver este caso.
    terminei o curso em julho deste ano porém fui impedido de colar grau e arrumar as notas no sistema pq tinha debitos com a faculdade.
    Na faculdade não possui um setor financeiro que eu possa ir resolver e a empresa contratada pra isso cobra um valor a vista muito alto que não tenho condição de pagar.
    Meu nome ja esta no Serasa por causa da faculdade e não sei mais o que fazer
    Não consigo provar no emrpego que sou formado e precisava de orientação…
    Muito desanimado com tudo…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/11/2011 - 19:24
    Enviado por: Hingrid Almeida

    eu tanquei minha faculdade , mas estou com duas mensalidades atrasadas , mas eu fui ha aula esses meses que estao me cobrando, se eu não pagar meu nome vai para o SPC ?
    por favor me responde o mas rapido possivel , preciso de uma orientação .

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/11/2011 - 02:10
    Enviado por: aline

    estou devendo o 3.4.5.6.7.8 periodos e estou no ultimo mes nao fiz as provas do 7 e do 8 por q a faculdade nao aceitou tenho alguma chance de pegar o diploma mesmo que eu pague a vista o q devo ou tente uma renogociaçao meu curso é serviço social minha faculdade é a eadcon

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2011 - 15:07
    Enviado por: Hingrid Almeida

    por favor me ajude .
    eu cancelei a minha faculdade dia 31/10/2011 e esse mesmo mes não fui mas as aulas, eu vou ter ke pagar o mes de outubro ?
    se eu não pagar meu nome vai pro SPC?
    me responde o mais rapido por favor , preciso de uma orientação. Desde já agradeço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/11/2011 - 06:46
    Enviado por: juliana

    estou no primeiro semestre da faculdade e ao final do semestre eles nao cumpriram com o cronograma e vão pular uma materia, isso e correto?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/11/2011 - 01:48
    Enviado por: THAIS NUNES

    Conclui a faculdade de Pedagogia em 2009 na famosa UNITINS EADCON. Pelo que li em artigos e sites posso pedir indenização pelo valor pago de mensalidade e danos morais uma vez que o MEC não reconhece o curso modalidade a distancia???? Sem reconhecimento do MEC não existe fundamento o diploma que inclusive ainda não recebi. Eles não mandam para o endereço residencial, somente deve ser retirado no polo (que fechou) ou na secretaria da universidade, SOU DO RS NÃO TENHO COMO IR AO TO.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/11/2011 - 20:07
    Enviado por: Joelma

    Boa noite, acabei de chegar da faculdade, indo solicitando: solicito declaração de vínculo, histórico escolar e conteúdo programático. E eles me informarm q não pode me dar essas socitações, por motico financeiro. Que eu sei q nenhum estabelecimento pode reter aluco por motivo financeiro.

    Desde já obrigado.

    Espero resposta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/11/2011 - 02:19
    Enviado por: Fabrize Silva

    Bom dia! Em 2009 comecei a cursar Comunicação Social em uma faculdade particular, porem no 2º semestre devido a problemas financeiros abandonei o curso sem trancar o mesmo gerando assim uma divida de cerca de R$ 5.000. A minha duvida é a seguinte, hoje tenho planos de fazer um novo vestibular na mesma instituição e recomeçar o curso. Eu passando no NOVO vestibular a faculdade tem como me impedir de fazer uma nova matricula em decorrencia do debito existente? Desde já agradeço a orientação!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2011 - 23:06
    Enviado por: ARISTIDES

    BOA NOITE!

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO SER IMPEDIDO DE RECEBER MEU DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO POR ESTAR COM DUAS PARCELAS EM ATRAZO?
    OBRIGADO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 14:58
    Enviado por: Bruna

    Boa tarde,

    Estou cursando a faculdade no período noturno.
    Entretanto, consegui um estágio no período da tarde, por isso precisadei mudar o horário da faculdade.
    Entretanto, a Universidade diz que não posso mais trocar o horário, devido o período das provas de transferência já terem se esgotado.
    Mas, se for assim, perdei esta excelente oportunidade.
    Minha pergunta é : a faculdade realmente pode fazer isso ? Porque é injusto eu naõ poder mudar de horário, sendo que consegui um emprego, devido esta “norma”.
    Acredito que o único motivo para a rejeição deste pedido , seria se não houvesse mais vagas, o que não é o caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 12:44
    Enviado por: Midhyan

    Olá, eu curso uma facudade particular, estudei um periodo e paguei a matricula para começar o proximo periodo, porém não ia as aulas praticamente não estudei o segundo semestre e também não paguei nenhuma das mensalidades, mais o problema é que agora a faculdade esta me cobrando todas as mensalidades porem ja desisti!! Eu sou obrigada a pagar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 16:37
    Enviado por: adriana

    boa tarde, fui fazer a transferencia do meu filho que ja estudava em uma escola particular para outra e fui impedida de fazer a matricula por possuir restrição no cpf, sendo que nunca atrasei as mensalidades da escola que ele ainda está, a escola pode fazer isso

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2011 - 19:08
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pode. Ninguém é é obrigado a aceitar quem quer que seja como cliente. Procure ssaber qual é a restrição ao seu nome.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 24/11/2011 - 14:53
    Enviado por: Luciene

    Boa tarde,
    estou com un problema complicado e não sei o que fazer para solucioná-lo. Estudo pedagogia na ULBRA em ead, estou no oitavo módulo e só tenho nota do primeito, esse é um problema de toda a minha turma. Entro em contato com a universidade e nada é resolvido. O que mais posso fazer para resolver esta questão? Estou preocupada, pois o curso tem duração de 3 anos, então teremos que formar no promeiro semestre de 2013.
    Aguardo resposta.
    abçs.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 20:04
    Enviado por: rodrigo silva

    sou aluno do PROUNI com bolsa 100%.No ínicio do semestre de 2011 pedi para incluir a disciplina de EStágio III, pois estou no ultimo período e eles so liberam todo semestre 20 creditos para se fazer, sedo que eu tinha alem disso, por isso pedi para a coordenação do curso de publicidade incluir a disciplina, a coordenadora incluiu. Porém Não me informaram em momento algum que eu teria que pagar pela matéria que execederia os créditos que são 20 e se incluisse a disciplina seriam 22, ou seja, 2 créditos a mais.Fiquei sabendo esse mês, ou seja, meses depois da cobrança,com a fatura chegando em minha casa , ninguém me comunicou sobre o débito, pois se eu soubesse que teria que pagar eu não tinha pedido para incluir materia nenhuma, pois não tenho condições de pagar essa cobrança que estão me cobrando.Tenho mal condições de arcar com os custos da passagem. Fui na coordenação adminsitrativa da unidade de Ipanema, onde eu faço a faculdade, conversar com a coordenadora para tentar resolver a situação e comunica-la que eu não tenho condições de pagar, a coordenadora adminsitrativa me informou que não pode fazer nada por mim, que devo fazer o pagamento, mesmo eu dizendo a ela que não tenho condições de pagar.Hoje(23/11/11) fui na coordenação do PROUNI, na sede da UniverCidade,conversar com a coordenadora do PROUNI( a funcionária também me disse que não pode fazer nada por mim, que devo fazer o pagamento,eu disse a ela que não tenho condições de pagar e ela disse que mesmo assim não pode fazer nada.Prezado Presidente, não tenho condições de fazer o pagamento do débito, venho através dessa petição pedir para que exclua o débito, pois não tenho condições de pagar, meu nome vai ficar com restrições. Gostaria de saber se isso é certo eles cobrarem, já que a solicitação nem é formal, quem quer solicitar fala por email junto ao coordenador.

    abç.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2011 - 00:56
    Enviado por: fernando

    Gostaria de saber se eu posso me transferir para outra faculdade devendo a antiga, se a nova faculdade pode me impedir de ingressar nela por causa dessa pendencia financeira?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2011 - 07:46
    Enviado por: Jonathan Menezes de Andrade

    Bom dia, queria uma opinião, na faculdade onde estudo, todos os cursos a matéria TCC(trabalho de conclusão de curso), que não tem aula é somente entrega no final do ano e apresentação do trabalho, é anual, somente no meu curso é semestral, e por eu ter entregue uma etapa em atraso no primeiro semestre de 2011, não lançaram uma nota minha, mas ocorre que agora já entreguei o TCC final já apresentei e fui aprovado, mas estão alegando que não foi colar grau, se não pagar uma DP de TCC1 do primeiro semestre, isso no meu entendimento não existe estou inconformado de ter que pagar uma coisa que fui aprovado, e outra a DP não terá aula, somente vão lançar a minha nota, um absurdo isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/11/2011 - 16:32
    Enviado por: Renato

    Ola, começarei a trabalhar dia primeiro. O trabalho me exige contrato de estagio, sem ele nem poderei começar. Nao possuo compravaçoes em nenhuma instituição, pois as aulas so iniciarão em fevereiro. Como devo proceder? Perderei meu emprego???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2011 - 18:53
    Enviado por: Rafael

    Olá,estou com um problema no meu último semestre – tcc2. Três semanas antes da minha apresentação final de tcc2, teríamos que entregar um bânner explicando o nosso tema – esta apresentação fica condicionada a entrega deste bânner. Não o entreguei na data estipulada (numa sexta-feira) por motivo de doênça – Estava inclusive com atestado médico – na segunda, eu já estava melhor e em condições de ir na faculdade. Foi onde eu tentei entregar este bânner, mas não aceitaram. Recorri com um pedido formal por escrito na secretaria do curso (com o atestado anexado). A coordenadora do curso me explicou que neste caso, onde a coordenadora de tcc2 não aceitou a minha entrega – que por sinal foi por zêlo, seria feita uma reunião com os professores para avaliarem se seria possível a minha entrega atrasada e a possível apresentação final. Recebi a informação via telefone – faltando seis dias para a apresentação – que o meu pedido foi indeferido. Não acho correto esta atitude deles, pois estava impossibilitado de ir na faculdade entregar o bânner e agora irei repetir o semestre inteiro por conta disso. Queria saber se posso recorrer desta decisão judicialmente pois estava com um atestado médico ou se eles estão corretos de não aceitarem o meu pedido.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2011 - 23:04
    Enviado por: rodrigo silva

    Eu tenho uma amiga que se matriculou em um curso de ingles, sendo que eles disseram que se pode cancelar em ate 7 dias, caso nao queira mais.. sendo que ela ja pagou a primeira parcela. Se ela quiser cancelar dentro dos 7 dias, eles podem reter o dinheiro pago, o tem q devolver??

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: