Estado.com.br
Quarta-feira, 03 de Setembro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Empresas fazem mutirão para devedor limpar nome

Categoria: Assunto do dia

Gisele Tamamar

Fim de ano é época de limpar o nome para poder fazer as compras de Natal. E para ajudar o inadimplente a sair da lista do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Boa Vista Serviços lançam a campanha Acertando suas Contas. Entre 21 e 27de novembro, estandes das empresas credoras serão montados no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, onde o consumidor terá a oportunidade de regularizar sua situação financeira. A previsão é que entre 15 e 20 companhias participem.

As condições de renegociação para o consumidor serão favoráveis. Segundo o diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, os casos de descontos mais comuns chegam a 70% do valor da multa e dos juros cobrados por falta de pagamento. Mas como cada empresa tem sua política de negociação, o abatimento pode ser maior.

A expectativa é que mais de 15 mil pessoas passem pelos estandes. Em 2010, a campanha reuniu 22 mil consumidores, sendo que oito mil negociaram pendências. Em outubro, Paraisópolis recebeu uma versão menor da campanha com seis mil visitantes e mil renegociações durante três dias.

Para o evento no Vale do Anhangabaú já estão confirmadas as participações da Vivo, Telefônica, Banco do Brasil, Eletropaulo, Casas Bahia e das financeiras Cetelem e Recovery. “O objetivo é promover a renegociação em um ambiente de acordo e não de cobrança. Tanto o consumidor quanto a empresa têm interesse na solução do conflito”, explica Cosenza.

No local, o consumidor poderá consultar se tem registro no SCPC. É preciso levar RG e CPF. Recomenda-se levar um comprovante de residência para fazer a renegociação. Caso exista alguma pendência com alguma das companhias participantes, a negociação poderá ser feita na hora.

O devedor também poderá ser encaminhado a uma loja ou agência da empresa que não estiver no local. Além da Boa Vista Serviços e da ACSP, a ação é feita em parceria com as secretarias municipais do Microempreendedor Individual e do Trabalho.

A campanha também tem o objetivo de promover a educação financeira. “De nada adianta fazer campanha, o consumidor renegocia a dívida e não mudar a atitude que o levou à inadimplência”, diz Cosenza. Está prevista a distribuição de mais de 20 mil cartilhas sobre orçamento doméstico e apresentações de teatro para conscientização do público sobre a mudança de comportamento.

Para quem pretende limpar o nome, o professor de finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Marcelo Cambria, ressalta a importância do planejamento para saber a real capacidade de pagamento e não se enrolar de novo. Outro alerta é para os gastos de Natal. “As compras não devem ser prioridade, mas sim, a regularização”, diz. Isso porque como inadimplente, o consumidor vai encontrar dificuldades para fazer financiamento.

A Serasa Experian também está com a campanha de recuperação de crédito em andamento. “Fornecemos informações para as empresas sobre os devedores para que elas possam oferecer uma proposta de renegociação conforme o perfil e capacidade de pagamento do cliente”, explica o superintendente de informações de crédito sobre consumidores da Serasa Experian, Vander Nagata.

Em 2010, cerca de 50 empresas aderiram à campanha e 2,7 milhões de consumidores foram beneficiados no País. Para este ano, a previsão é chegar a 70 empresas e 4 milhões de pessoas, cerca de 40% dos devedores paulistas.

11 Comentários Comente também
  • 16/11/2011 - 13:40
    Enviado por: wagner sergio pereira

    Boa tarde,
    Por gentileza gostaria de agradecer tal iniciativa; e também saber se neste multirão só será beneficiado as pessoas físicas ou também as pessoas juridicas,pois estou comrestrição tanto na pessoa física como na pessoa juridica
    Atenciosamente.
    Prof Wagner.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 09:27
    Enviado por: Andre Leme

    Bom dia, gostaria de saber se esse mutirao esta sendo feito apenas na cidade de Sao Paulo ou esta no estado todo,sou do interior(Sao Jose do Rio Preto) , e tb como faço pra saber se o SERASA esta fazendo tb.
    Obrigado
    Andre Leme.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 14:54
    Enviado por: Elaine Rocha

    Boa tarde!

    Quero me informar se o próprio devedor tem de ir até o multirão ou a esposa pode fazer o acordo pelo marido, pois o mesmo trabalha e não tem condições de deixar o trabalho para ir, inclusive trabalha aos sabados e domingos.

    Grata,

    Elaine

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 18:10
    Enviado por: Patricia de Souza

    gostaria de saber qual o endereço e um ponto de refencia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 18:12
    Enviado por: Patricia de Souza

    Gostaria de saber
    Qual o endereço e um ponto de referencia
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2011 - 19:07
    Enviado por: arlets angelica moreira

    tenho dividas com financiamento em um banco e uma financeira eu cosigo negociar no multirão

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 13:48
    Enviado por: joselita da silva oliveira

    devor no cartao de credito itu deis mio reais mais nao teio comdesao para paga com fasso para paga

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2011 - 17:52
    Enviado por: Marta

    Gostaria de saber se as condiçõe são a vista ou parcelado pq ainda não recebi mei décimo terceiro e devo para avon natura ibi por favor preciso desta orientação Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2011 - 20:19
    Enviado por: Rozane Teixeira de Sousa

    Por problemas de força maior, acabei perdendo esse mutirão,e agora? Haverá outro? Como faço para buscar renegociação? por favor,me oriente;tenho urgência. Obrigada,ROZANE.

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: