Estado.com.br
Sexta-feira, 04 de Setembro de 2015
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Dívida paga, nome limpo. Verdade?

Categoria: Coluna Josué Rios

O sr. Furtado, o Consumidor, certa vez foi fiador num contrato de leasing, cujas prestações não foram pagas. Por isso, tanto o seu nome como da pessoa que fez o leasing para a compra de um veículo (o consumidor arrendatário) foram parar nas garras da temida Serasa.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

1.265 Comentários Comente também
  • 11/09/2007 - 21:23
    Enviado por: Sandra Sestito

    Sou assinate do JT e gostaria de sua orientação:

    Atrasei o pagamento com a empresa Sem Parar e recebi um Mandado de citação Penhora e Avaliação. Entrei em contato com a empresa que direcionou a ligação para o escritório de cobrança que estava cuidando do caso, negociamos os valores e realizei o pagamento à vista através de depósito conforme indicado pelo escritório de cobrança, e assinei um documento para o juiz juntamente com o advogado da empresa quitando a dívida em março/2007(até aí tudo normal). O que me assustou, porém, foi que em um financiamento em setembro/2007 tive de tirar a certidão negativa dos 10 Cartórios e, para minha surpresa, o débito com a empresa continua em protesto no 1º e 10º cartórios. Gostaria de saber se é obrigação da empresa em tirar os título do cartório ou é minha obrigação?

    Advogado de Defesa:

    Ao quitar um título protestado, é o consumidor que deve pedir para retirar o nome do cartório.

    O procedimento é o seguinte: primeiro, deve-se pagar a dívida e pedir ao credor o título que, brigatoriamente, terá um carimbo do tabelionato no verso. Se por acaso o credor não tiver o título em mãos, você poderá pedir a ele uma carta de anuência.
    Se o credor for pessoa jurídica, sereá necessário carta de anuência em papel timbrado com o número de identificação da empresa (CNPJ), contendo o número do título, seu valor e a data de vencimento (se possível, a data do protesto, número do livro e folhas), na qual o credor expressa sua concordância com o cancelamento do protesto, assinada pelos representantes legais, devidamente, identificados, com firma(s) reconhecida(s).

    Com esses documentos em mãos, deve-se procurar o cartório para pedir o cancelamento do protesto. Deverá, ainda, pagar as custas e emolumentos do protesto e, também, as custas e emolumentos para o cancelamento do protesto.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/07/2010 - 17:15
      Enviado por: Rosely

      Pegando carona na dúvida da Sandra…
      Gostaria de saber se A carta de anência pode ser cobrada mesmo que Pessoa Física.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/09/2007 - 17:26
    Enviado por: Marco Aurélio Gomes Cunha

    O CDC fala que o consumidor poderá exigir sua imediata correção (retirada de seu nome do cadastro de inadimplentes).
    Considero equivocadas construções jurisprudenciais de que esse prazo seria de 5 (cinco) dias úteis ou de um mês (absurdo dos absurdos no mundo informatizado e on-line de hoje).
    O prazo de cinco dias é para que o arquivista comunique eventuais destinatários da informação incorreta.
    Se a lei falou em “imediata” correção e depois “cinco dias úteis” para comunicação aos destinatários da comunicação incorreta, com certeza IMEDIATO quer dizer MENOS QUE CINCO DIAS ÚTEIS.
    Eu interpreto IMEDIATO como, no máximo, três dias úteis. Passou disso, salvo melhor juízo, é danos morais na certa.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/03/2011 - 16:11
      Enviado por: Paulo Souza

      Seu entendimento esta incorreto conforme o CDC:
      A partir do pagamento da dívida, o credor deve providenciar a baixa em até 5 (cinco) dias úteis (Art 43 § 3º – C.D.C – Lei 8.078/90, de 11.09.90). Vamos evitar informações erroneas pois induzem os consumidores a erros e proposições de lides desnecessárias, o prazo é de 5 dias.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 01/10/2007 - 11:36
    Enviado por: vitor zelenka

    O que ocorre é algo, no meu entender muito estranho. Mesmo tendo negociado dívidas com lojas e bancos, não devendo mais nada à ninguém, não mais querem dar crédito. Isso é normal ou é abuso de poder?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/03/2011 - 16:13
      Enviado por: Paulo Souza

      Se você alguma vez teve algum contrato de crédito e ficou inadimplente junto a estes credores, mesmo tendo quitado posteriormente o credor pode sim não mais conceder linha de crédito pois o risco é maior, concorda ?

      responder este comentário denunciar abuso
    • 11/07/2011 - 01:38
      Enviado por: MARLY DE SOUZA

      è a libedade de contratar, prevista no artigo 421 do Codigo Civil. Cada empresa(banco é uma empresa) contrata com que quer, ou seja, com quem lhe é interessante.Como bem lembrou o colega, houve uma inadimpencia, a epresa não quer correr novos riscos, Normalmente, em caso principalmente de bancos, as restrições permanecem. Como eu disse a lei proteje a liberdade de contratar, nada pode obiga-los a contratar com voce.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/10/2007 - 11:17
    Enviado por: fabio

    Paguei minha dívida e, passaddos 5 dias úteis, meu nome continuava no cadastro da Serasa.Como posso proceder neste caso, uma vez que já passei por constrangimentos por causa disso. Entrei em contato com a empresa credora e ela me disse que hoje será retirado meu nome do cadastro da Serasa. Caso isso não ocorra, como proceder para pedir indenização por danos morais?

    Advogado de Defesa:

    Paga a dívida, a empresa credora tem o prazo de 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor dos cadastros de inadimplentes. Caso isso não ocorra, o consumidor pode abrir processo no Juizado Especial Cível contra a empresa. Antes, peça à Serasa o comprovante de que seu nome ainda continua no cadastro de inadimplentes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/10/2007 - 10:33
    Enviado por: Roberta

    Paguei minha dívida ontem dia 11/10/2007, e estou com uma proposta ótima de emprego, mas preciso do meu nome limpo até dia 16/10/2007, será que sairá o nome do Serasa até está data.
    Se não sair irei perder uma ótima oportunidade de emprego, e o gerente me deu 100% de certeza de que se meu nome sair da Serasa até na terça o emprego será meu.
    Se não sair, eu posso fazer alguma coisa? Por favor estou pedindo orientação pois estou desesperada? Pois arrumei dinheiro emprestado, e se não conseguir este emprego não irei ter como pagar!
    Aguardo
    Atenciosamnte,
    Roberta

    Advogado de Defesa:

    Depois da regularização da dívida, o órgão de proteção ao crédito tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor da lista de restrição. É da empresa credora a responsabilidade de comunicar ao órgão a regularização da dívida. Se o prazo não for respeitado, o prejudicado pode entrar com uma ação judicial contra a empresa e o órgão que mantém a lista.
    Como você tem pressa para regularizar sua situação, você pode também entregar uma cópia autenticada dos comprovantes de pagamento da dívida ao órgão de proteção ao crédito e exigir a retirada do nome, no prazo de 5 dias úteis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/10/2007 - 16:47
    Enviado por: Mario

    Paguei uma dívida na SERASA e 3 dias após consultei e ainda estava pendente. O atendendente informou que o prazo varia de empresa para a empresa, podendo chegar até 10 dias úteis. Gostaria de saber qual a lei que regulamenta este fato e qual o prazo legal realmente.

    Advogado de Defesa:

    É o Código de Defesa do Consumidor, artigo 43

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/10/2007 - 22:37
    Enviado por: Vinicius Burgel

    Fiquei desempregado um tempo e com isso dívidas se acumularam. Passado esse terrível tempo arrumei um emprego estável e paguei as minhas dívidas. Uma dessas dívidas era um carro financiado com a Finasa. Não tendo condições de pagar nem as atrasadas nem o restante, resolvi entrar em acordo e fazer a entrega amigável de bem! O advogado do escritório que fez a intermediação me garantiu que meu nome sairia da Serasa e do SPC e se houvesse alguma sobra para pagamento iriam entrar em contato e resolver isso comigo. Pois bem, não entraram em contato e depois que o meu nome está “limpo” não consigo financiar um carro zero pois tenho restrição de financiamento imposta pela Finasa! Como devo proceder?
    Obrigado

    Advogado de Defesa:

    Você deve conversar com a Finasa para saber a razão que seu nome continua negativado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2007 - 16:32
    Enviado por: Wanderson Bruno

    oi tudo bem?

    Gostaria de esclarecer uma grande dúvida que não sai da minha cabeça e não consigo resolver. Há algum tempo comprei um celular com algumas prestações no cheque e na segunda parcela eu não assumi com os meus deveres. Então meu nome foi parar no SPC.Resgatei o cheque e acheiq eu automaticamente o meu nome iria sair do SPC, então joguei o cheque fora. Para minha surpresa, quando fui comprar uma coisa na loja vi que meu nome ainda estava no SPC… e a loja onde eu paguei não consta nada de débito meu lá…. Gostaria de saber o que fazer?

    Advogado de Defesa:

    Se não consta nada de débito na loja, então, ou a loja não retirou seu nome do SPC, o que deve fazer de imediato e, para tanto, você pode até recorrer ao Juizado Especial Cível, ou outra empresa negativou seu nome. Você precisa conversar com essa loja.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2007 - 23:00
    Enviado por: andre

    Tenho 5 títulos protestados no cartório em Belo Horizonte no valor de 230,00 cada. Liguei para a empresa a quem devo e negociei com eles em pagar em 4 vezes. Só que eles me disseram que só retiraria meu nome da Serasa e do cartório depois que eu pagar a última parcela. É certo isso? obrigado

    Advogado de Defesa:

    Não. A partir do momento em que a dívida foi renegociada, o nome deve sair imediatamente do SPC, uma vez que ela não está mais vencida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/11/2007 - 12:25
    Enviado por: ana rita freitas dos santos

    Olá, tenho 20 cheques devolvidos, mas nao sei onde estão, porque eu vendia roupa na época. Fui ao banco e me deram a relaçãoo que devo. Tem como me ajudar a limpar meu nome?

    Advogado de Defesa:

    Para limpar seu nome você terá de resgatar esses cheques e pagá-los. Para tanto, terá de procurar os credores. Se o banco tem a microfilmagem dos cheques, você poderá saber quem os depositou e procurá-los.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/11/2007 - 22:20
    Enviado por: VITOR IANCSO

    Tive meu cartão de banco clonado, o banco não quiz me resarcir, não paguei a dívida e o banco incluiu meu nome na Serasa. Agora, para poder locar um imóvel tive de parcelar a dívida. Já paguei a primeira parcela. Qual é o prazo para retirada de meu nome da Serasa?

    Advogado de Defesa:

    A partir do momento em que a dívida foi renegociada, o nome deve sair imediatamente da Serasa. Você pode cobrar isso da empresa ou até recorrer ao Juizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/11/2007 - 10:40
    Enviado por: carol

    Bom dia!!! tenho uma divida em um cartorio de 130,00 reais mais nao sei que loja que enviou meu nome no cartorio, ha possibilidade de efetuar o pagamento no proprio cartorio, e depois quem ira retirar meu nome do serassa??? agradeco

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/11/2007 - 13:05
    Enviado por: robson

    so quero limpar o meu nome guem podera me ajudar nossa com e dificio

    responder este comentário denunciar abuso

    • 05/11/2010 - 20:15
      Enviado por: ARNALDO DE SOUZA

      ola caro amigo, entre em contato comigo no fone ( 11 ) 20252559, (11 ) 75598654, VEREMOS A POSSIBILIDADE DE ESTAR PRESTANDO O SERVIÇO QUE NECESSITA

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/11/2007 - 19:07
    Enviado por: Marcelo Danilo

    Ola!, preciso de uma orientação.
    Paguei uma divida a 1 ano atras, contraida junto a GE Money, e essa semana, fiquei informado que meu nome ainda consta no SPC.
    Passei vergonha, estou num processo de compra de um veiculo e de começar a trabalhar (ja q estava desempregado), e preciso do meu nome limpo.
    O que devo fazer para entrar com um processo contra a GE Money???

    Agradeço a atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2011 - 10:44
      Enviado por: Gilberto Carlos

      Procure imediatamente um advogado e entre com uma Ação de Danos Morais. Os juízes, neste caso têm concedido em torno de R$ 2 a 3 mil de indenização para a vítima.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 21/11/2007 - 10:56
    Enviado por: katia

    Tenho uma dívida em cartório. Como faço para quitá-la? Nem sei quem enviou?

    Advogado de Defesa:

    Se você tem o aviso de cartório, é só procurar o órgão e pagar a dívida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2007 - 14:03
    Enviado por: Roberval

    Boa tarde!
    Tenho um protesto em cartório já há 3 anos. Agora tenho condições de quitar ao menos o principal da dívida, mas não chego a um acordo com o credor quanto aos juros.
    Posso pagar a dívida no cartório? Serão cobrados juros? Qual a taxa de juros? Meu medo é de juros abusivos que inviabilizem a quitação.
    Obrigado pela orientação!

    Advogado de Defesa:
    Você pode sim pagar no cartório. Você deve procurá-lo e ver em quanto está a dívida. A taca de juros depende de empresa para emrpesa. Você não precisa pagar imediatamente, pode consultar primeiro os valores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/11/2007 - 18:36
    Enviado por: Fabiana

    Eu tinha uma dívida, mas a negociei em 12 parcelas, que estão sendo pagas desde janeiro e tem previsão de término em dezembro. Mas descobri ontem que meu nome estava no SPC desde 10/07/2007, pois paguei a 5ª parcela do acordo em atraso no dia 04/07/2007, mas como acabei de dizer já foi paga!
    Gostaria de saber se posso processar a empresa por danos morais , pois estou desempregada e agora consigo entender o motivo.

    Advogado de Defesa:

    Se você pagou, seu nome deve ser retirado do SPC. Você pode recorrer ao Juizado Especial Cível para que seu nome seja retirado do SPC.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/11/2007 - 00:38
    Enviado por: RIZA

    estou com o nome no serasa por conta de um cheque sem fundo que foi pago mas não tenho o cheque. Como devo proceder para comprovar que paguei e poder retirar meu nome da lista de inadimplentes?
    Antecipadamente agradeço.
    Abraço
    Riza

    responder este comentário denunciar abuso

    • 13/07/2011 - 09:27
      Enviado por: Dilce

      É só voc~e propcurar a empresa para quem pagou pedir uma carta de anuência, e apresentar ao Banco. Alguns exigem a microfilmagem do cheque, mas els é retirada no própio Banco.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/11/2007 - 14:45
    Enviado por: Bruno

    Comprei um celular parcelando com cheques… Um destes cheques voltou, e eu fui procurado pela financeira (terceirizada), quitando o valor do cheque através do pagamento de um boleto fornecido por eles… Ocorre que mais de um ano depois fui impedido de efetivar um negócio, pois este cheque ainda estava pendente no Banco Central… Só então fui informado de que deveria resgatar este cheque na financeira e apresenta-lo no meu banco…. Gostaria de saber se a financeira deveria ter me informado na necessidade de resgatar este cheque, ou se era minha obrigação saber disto???

    Advogado de Defesa:

    A financeira deveria ter te informado e você também deveria ter perguntado quais os procedimentos a sere feitos. Se você está ainda em poder do cheque, procure o Banco Central, antes, consulte o site do BC para ver quais providências deve tomar

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2007 - 16:49
    Enviado por: Simone Teixeira

    Olá, gostaria de esclarecer 2 dúvidas:

    1- Tenho restrição no meu nome,na Serasa e no SPC. Qual prazo que mesmo sem haver o pagamento o nome fica limpo? É automático?

    2- Existem empresas que oferecem na internet limpar seu nome em 10 dias, mesmo sem você pagar a dívida. Isso é real?

    Advogado de Defesa:

    O nome sai, automaticamente, após 5 anos da inclusão. Quanto às empresas que oferecem limpar o nome mesmo sem pagar a divida, cuidado. Antes de contratá-las, verifique com algum conhecido que usou esse tipo de serviço se realmente funciona e antes de fechar qualquer negócio com elas exija o contrato e peça aconselhamento a um advogado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2007 - 19:36
    Enviado por: Rodrigo

    Boa noite, gostaria de esclarecer uma dúvida. Tinha um título protestado por uma certa empresa referente a um boleto não pago. Reconhecida a dívida, que na época era de R$ 380, entrei em contato com a empresa para saber o valor hoje, e no dia 23/11/07 depositei na conta da empresa depois o valor de R$ 600. Eu preciso que meu nome saia da Serasa o mais breve possível. Com a carta de anuência emitida pela empresa em mãos eu posso ir diretamente à Serasa e pedir que tirem meu nome, ou devo ir ao cartório pedir que façam isso? Quero meu nome limpo “ontem” pois a dívida está paga. Quais são os prazos legais para que eles limpem? Só com a carta da empresa dizendo que minha pendência esta paga já é suficiente para que meu nome saia da Serasa? muito obrigado!

    Advogado de Defesa:

    Vá até o cartório onde consta o registro do protesto e solicite o seu cancelamento apresentando a carta de anuência. Em seguida, entregue a certidão na Serasa para a baixa da anotação em seus arquivos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/11/2007 - 19:45
    Enviado por: Rodrigo

    Quanto tempo leva esse processo. Por exemplo, com a carta de anuência em mãos hoje, quando eu teria meu nome limpo?

    Advogado de Defesa:

    O prazo é de 5 dias úteis

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2007 - 01:37
    Enviado por: Samuel

    1°: fiquei desempregado meu nome já foi para SPC e SERASA e atualmente não tenho a menor condições de pagar minha dívida, a não ser que o valor das parcelas seja baixo, mas a empresa não faz um acordo dentro das minhas possibilidades e quer colocar na Justiça, Neste caso, uma vez na Justiça o que normalmente acontece?
    2°: ainda falando de SPC e SERASA, a empresa colocou meu nome duas vezes usando o mesmo contrato em datas diferentes dia 06/09/2007 e depois 20/11/2007 data essa já constando um dívida de valor maior, isso é permitido?

    Advogado de Defesa:

    Numa cobrança judicial pode haver a penhora de bens, ou seja, o juiz determina que seja retirado de sua casa algum bem que pague a dívida.
    A empresa não pode colocar duas vezes a mesma dívida no cadastro de inadimplentes. Se você tem prova disso pode solicitar dano moral via Juizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/11/2007 - 14:03
    Enviado por: lourdes

    meu nome esta no SPC. Eu gostaria de limpá-lo, mas estou desempregada e não tenho como pagar. Um amigo se ofereceu pra me ajudar, só que os juros estão absurdos. Eu posso recorrer ao Procon pra me ajudar ou mesmo me orientar. Fale-me alguma pra eu não acabar no hospício por favor

    agradeço desde já

    Advogado de Defesa:

    Você pode, sim, procurar o Procon para que seus técnicos façam o cálculo de sua dívida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/12/2007 - 00:13
    Enviado por: sergio antonio de souza

    Bom dia, meu irmão fez uma compra com 4 cheques e não pagou. Aí pediu meu CPF e fez 4 boletos com meu nome e CPF, aí protestou os 4 boletos. O que posso fazer, pois não assinei nada?
    Ele pode me protestar?

    Advogado de Defesa:

    se você tiver como comprovar que a dívida não é sua, deve procurar o Procon e pedir a anulação dela.E pode sim ser protestado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/12/2007 - 08:59
    Enviado por: Sandra

    Por favor, juntando eu e meu esposo temos uma dívida de R$ 6.500,00, porém não temos como pagar. Precisaríamos de um parcelamento a altura daquilo que nossa condição permite pagar essa dívida. Pois precisamos alugar um imóvel. O que fazer?

    Advogado de Defesa:

    Vocês devem procurar os credores e propor a eles o parcelamento dessas dívidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2007 - 12:51
    Enviado por: Marisa G.

    Boa tarde!
    Fiz um empréstimo a uma amiga em minha conta corrente que na época me garantiu pagar a dívida, ela pagou a 1ª e a 2ª parcelas e as demais não foram pagas. Conclusão: meu nome foi parar no SPC. Fui até a agência e renegociei a dívida e estou pagando. Como devo fazer para que a obrigue a pagar a quantia que ela pegou comigo??
    Atenciosamente.

    Advogado de Defesa:

    Se você tem algum documento que comprove que emprestou o dinheiro à sua amiga, você pode entrar com processo na Justiça.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/12/2007 - 15:35
    Enviado por: walber nazareno guedes de sá

    Boa tade, preciso de uma orientação, adiquiri um material no qual instrui como retirar o nome de restriões seja ela qual for em 10 dias, por mei de jurisprudencia atraves de um documento chamado obrigação de fazer.É real esse materia, existe tal mateial que fassa isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/12/2007 - 06:22
    Enviado por: israel

    vou pagar uma divida que esta nas mãos de advogados da empresa a qual eu devo,mas eles disseram que leva 15 dias para limpar meu nome após o pagamento,
    eu gostaria de saber se demora tanto assim, pois eu sempre soube que era 5 dias
    muito obrigado!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/12/2007 - 20:04
    Enviado por: Viviane

    olá…
    eu tenho uma divida já a alguns anos em um banco o nome já foi para o spc,sarasa,não tenho mais como pagar pois esta altíssima,mas agora tenho uma conta conjunta em outro banco com dinheiro investido,esse banco q eu devo pode pegar o dinheiro dessa outra conta?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/12/2007 - 12:16
    Enviado por: Esther Pereira Gomes

    Preciso de um modelo de carta para regularização de cheque devolvido 2 vezes que foi extraviado.

    Grata,
    Esther.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/12/2007 - 14:47
    Enviado por: Maria Ap.Araujo

    Comprei um carro a mais de 5 anos e deixei de pagar algumas parcelas, nunca recebi cobrtança, consta no documento do detran alienado, ainda tenho que pagar esta dívida por ter passado 5 anos de restrição, como tirar da alienação? posso pedir uso capiao?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/12/2007 - 18:01
    Enviado por: atarley moreira cabral

    fiz um compromissos na praça, como sou autonomo, infelismente não tenho salário fixo, e agora a divida infelismente ja esta alta, e não consigo + limpar meu nome !!! gostaria muito de uma solução!!! vou aguardar ………

    Advogado de Defesa: Você deve procurar o credor e tentar uma negociação da dívida, talvez refinanciando-a.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/12/2007 - 17:44
    Enviado por: SHEILA

    Gostaria de saber como é mais ou menos calculado estes custos e emolumentos, pois eu comprei um carro de uma pessoa, nao transferi ainda p/ meu nome e aconteceu a mesma coisa, paguei e não tiraram o nome dele do SERASA e não cancelaram o protesto, mesmo meses depois de ter pago a parcela do leasing.
    A pessoa de quem comprei o carro disse que gastou R$ 1.500 no cartorio de custos desta carta de anuncia e esta me pedindo reembolso, lógico que tenho que reembolsar, mas estranhei o valor.
    ë isto mesmo? Como se calcula mais ou menos?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/12/2007 - 18:24
    Enviado por: greiciele carvalho silva vargas

    oi.tenho uma divida e so depois de cinco anos foi que eles colocaram o meu nome no spc.tenho algum direito.

    Advogado de Defesa:

    A inclusão nos cadastros pode ser feita a qualquer momento no prazo de 5 anos, a partir da data do vencimento da dívida

    responder este comentário denunciar abuso

    • 28/11/2011 - 22:44
      Enviado por: KAREN

      OLÁ

      DEPOIS DE 5 ANOS A CONTAR DA DATA DA DÍVIDA .. OU SEJA A DATA QUE DEIXOU DE PAGAR PARA A ENTIDADE FINANCEIRA ETC, ELA PODE SIM COLOCAR VC NO SPC E SERASA, MAS DEPOIS DE 5 ANOS JÁ NÃO PODE FAZER, O QUE VC TEM DIREITO A EXIGIR INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS SE TIVER NOME NO SPC E SERASA ELE DEVERÁ DE RETIRAR NO PRAZO DE 5 ANOS…. VÁ AO PROCON E DENUNCIE SE FOR O CASO !!!

      CPS

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/12/2007 - 09:16
    Enviado por: Luiz

    ola, queria tirar uma duvida,, tenho um veiculo alienado por leasing,infelismente não estou tendo como pagar no momento, oque posso fazer? não queria devolver o bem no momento pois me mudei e moro em outro estado, oque acontece se eu ficar, posso acertar isso futuramente? pode o correr prisão? obrigado.

    Advogado de Defesa:

    O contrato de arrendamento mercantil não é passível de rescisão antes do seu termo final, nem por parte da arrendadora, nem do arrendatário. A devolução do bem somente pode dar-se caso o arrendatário não opte nem por adquiri-lo, nem por renovar o arrendamento.

    O que você pode fazer é a renegociação dos valores, que poderá modificar prazos, indexadores e outras condições do contrato, respeitados os limites impostos pelo Banco Central do Brasil.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/12/2007 - 21:24
    Enviado por: luiz carlos costa

    Caro advogado:
    Fiz um empréstimo na financeira taií, do banco itau, em 12 parcelas de +ou- R$83,00. Todo mês eu atrazo as prestações, em pelo menos 6 dias.
    Acontece que a parcela que venceu no dia 11/11 atrasou mais 25 dias. Então o SPC enviou uma carta, datada de 06/12/2007, avisando que o meu nome seria incluido no cadastro de inadimplentes num prazo de 10 dias à contar da data daquele aviso. Acontece também que, depois de 4 dias, recebi uma outra carta do SPC, datada de 11/12/2007, dizendo que o meu nome já tinha sido incluído no cadastro de inadimplentes.
    Interessante é que, 3 dias antes de receber o primeiro aviso do SPC, chegou o boleto bancário da taií, incluindo a parcela a vencer e a parcela vencida, no valor de +ou- R$ 167,00 na qual minha mãe foi até o banco para fazer o pagamento. Como pode ser isso?

    Falei com um advogado e ele me pediu para retirar uma certidão no SPC, mas constou não ter dívida em cobrança, e meu nome estava sem restrição.
    Acontece que quando recebi a carta do SPC, que dizia que o meu nome tinha sido incluido no cadastro de inadimplentes, veio também uma senha para consulta, e logo que chegou esta carta, entrei no site “apoio ao consumidor”, coloquei a senha exigida, e vi o meu nome incluso na lista de inadimplentes do SPC. Não demorei muito e imprimi a lista.
    Quando fui no SPC para tirar uma certidão que o meu nome não estava mais constando no cadastro de inadimplentes, chegando em casa, entrei na internet, e consultei novamente o site “apoio ao consumidor”, e não constava mais o meu nome na lista de inadimplentes do SPC.
    O que devo fazer? Será que eu poderia acionar o SPC, ou a TAIÍ, por eles não terem cumprido o prazo de 10 dias, conforme estava escrito na primeira carta de aviso do SPC?
    Como poderia meu nome ser incluido no cadastro de inadimplentes, se a parcela em atraso foi enviada para eu pagar juntamente com a parcela a vencer no dia 20/12/2007? Poderiam eles terem incluido o meu nome no cadastro de inadimplente do SPC?
    Além disso, logo na primeira parcela eu também atrasei +ou- uns 20 dias também, porém não recebi nenhum avido do SPC e muito menos o meu nome foi incluido no cadastro de inadimplentes do SPC.
    Queria que voçês me espondessem e me esclarecessem.
    Tenha uma ótima semana.

    Advogado de Defesa:
    Pelo jeito, seu nome não chegou a entrar no SPC. Você poderia acionar a emrpesa ou o cadastro se ele tivesse entrado com a dívida paga

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/12/2007 - 18:02
    Enviado por: cirando francisco dourado

    Estou com o nome no CCF (Banco Central), pela emissão de um cheque de R$ 63,15, apresentado apenas uma vez, porém, não consigo localizar o credor.
    Estou publicando em jornal de grande circulação o interesse de pagar a dívida.
    Com a publicação Eu resolve o problema ou tenho que ingressar com Ação de Consignação de Pagamento no Juizado de Pequenas Causas.

    Advogado de Defesa:
    Como não se pode limpar o nome sem quitar a dívida, o melhor que o consumidor tem a fazer é tentar localizar o credor.

    A varredura pode começar no Serviço de Distribuição de Títulos para Protesto (Rua XV de Novembro, 175), que fornece certidões negativas dos dez cartórios da capital. A partir delas, o consumidor poderá saber se o cheque devolvido sem fundos foi protestado e tentar localizar o credor.

    A pesquisa pode continuar, ainda, nos órgãos de proteção ao crédito, como SCPC (Ladeira General Carneiro, 79) e Serasa (Libero Badaró, 293). A consulta é gratuita e pode ser feita mediante a apresentação de CPF e mais um documento com foto.

    Se o cheque não foi protestado, porém, o consumidor tem ainda uma chance: tendo em vista que o banco deve manter à disposição do emitente, pelo tempo em que seu nome configurar do CCF, cópia do cheque recusado, conforme a Circular nº 9.898 do BC, o consumidor pode pedir a sua microfilmagem à instituição financeira e saber quem foi a última pessoa que tentou descontá-lo. Mas atenção: é obrigação tanto do banco quanto dos órgãos de proteção ao crédito avisá-lo de que seu nome consta das “listas negras”. “Essa é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), artigo 43″, Assim, essas instituições devem disponibilizar ao consumidor informações sobre quem encaminhou o seu nome aos cadastros de maus pagadores para que ele possa regularizar o débito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2007 - 14:15
    Enviado por: ANA PAULA

    Gostaria de saber se realmente e verdade que depois de cinco anos o nome e automaticamente excluido do SERASA / SPC. Mais um exemplo passaram 05 anos e tiraram meu nome, caso eu va em alguma loja abrir um crediario eles irao fazer a consulta ao spc e ai nao constara mais nada? E isso mesmo?

    Advogado de Defesa:
    Sim, depois de 5 anos, conforme o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, o nome deve ser automaticamente eliminado das listas de inadimplentes.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/12/2007 - 18:52
    Enviado por: joaquim antonio fernandes

    vendi uma carro alienado para um amigo meu, continuar a pagar as prestações, mudei de estado depois de 9 anos a encontrei ele me disse ke tinha vendido o carro e as pretações estavam atrasadas não sabia onde estava o veiculo o financiamento ainda estva no meu nome não tinha trasferido para seu , e agora o ke devo fazer? depois de tando tempo receber essa noticia?

    Advogado de Defesa:

    Você deve procurar a financeira para saber em que pé está a sua dívida, que continua sendo sua, uma vez que não foi transferida para o novo proprietário do carro. Ainda, pode pedir ao Detran o bloqueio do automóvel. Assim, que está de posse do veículo nada poderá fazer

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2007 - 00:05
    Enviado por: Edilson Almir Xavier

    Caros Srs.
    Tinha em meu nome um título protestado desde 2005. Efetuei o pagamento do mesmo no último dia 18.12.2007, através de depósito bancário em nome da empresa credora. Hoje, 26.12.2007, quinto dia útil a carta de anuência não chegou em minhas mãos. A empresa saiu de férias coletivas e só retorna dia 07 de janeiro. Conseguí de um funcionário que por acaso estava na empresa um faz da carta.O que devo fazer? Estou precisando utilizar meu crédito para a realização de um financiamento e estou impossibilitado.

    Advogado de Defesa:

    Com o faz da carta, você pode procurar a Serasa e pedir a exclusão do nome. O prazo para a retirada, após a apresentação de todos os documentos, é de 5 dias úteis.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2007 - 15:25
    Enviado por: w w c

    não consigo localizar um cheque devolvido..o que devo fazer? Preciso e quero limpar meu nome

    Advogado de Defesa:
    Como não se pode limpar o nome sem quitar a dívida, o melhor que o consumidor tem a fazer é tentar localizar o credor.

    A varredura pode começar no Serviço de Distribuição de Títulos para Protesto (Rua XV de Novembro, 175), que fornece certidões negativas dos dez cartórios da capital. A partir delas, o consumidor poderá saber se o cheque devolvido sem fundos foi protestado e tentar localizar o credor.

    A pesquisa pode continuar, ainda, nos órgãos de proteção ao crédito, como SCPC (Ladeira General Carneiro, 79) e Serasa (Libero Badaró, 293). A consulta é gratuita e pode ser feita mediante a apresentação de CPF e mais um documento com foto.

    Se o cheque não foi protestado, porém, o consumidor tem ainda uma chance: tendo em vista que o banco deve manter à disposição do emitente, pelo tempo em que seu nome configurar do CCF, cópia do cheque recusado, conforme a Circular nº 9.898 do BC, o consumidor pode pedir a sua microfilmagem à instituição financeira e saber quem foi a última pessoa que tentou descontá-lo. Mas atenção: é obrigação tanto do banco quanto dos órgãos de proteção ao crédito avisá-lo de que seu nome consta das “listas negras”. “Essa é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), artigo 43″, Assim, essas instituições devem disponibilizar ao consumidor informações sobre quem encaminhou o seu nome aos cadastros de maus pagadores para que ele possa regularizar o débito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2007 - 19:21
    Enviado por: Edilson Almir Xavier

    Caro Sr. Advogado,

    Expliquei meu caso ao sr. acima: Tive um título protestado, paguei dia 18.12 e até hoje a carta de anuência não chegou. Tenho em meu poder um fax da carta,que me foi enviado por um funcionário que estava ocasionalmente na empresa. Esta empresa encontra-se em férias coletivas e só retornará dia 07.01. A pergunta é: Como posso procurar o Serasa se o cartório não acaita esse fax como prova do pagamento do débito? Não seria necessário tirar o protesto no cartório antes? Minha cidade é J.Pessoa – PB. Desde já obrigado.

    Advogado de Defesa:

    Você terá então de esperar a empresa retornar as férias coletivas para receber a carta de anuência. Pode, ainda procurar o Procon para obtê-la mais rapidamente. Mas como estão em férias, ainda assim terá de esperar.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2007 - 23:00
    Enviado por: rita santos

    meu nome ta sujo ja fes 5 anos e possivel limpa_lo sem pagar divida depois de 5 anos.

    Advogado de Defesa:

    Segundo o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, o nome de inadimplentes deve sair da Serasa e do SPC, automaticamente, após 5 anos da inclusão

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/12/2007 - 23:05
    Enviado por: rita santos

    e verdade o nome limpa depois de 5 anos.

    Advogado de Defesa:
    É verdade, de acordo com o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2007 - 10:35
    Enviado por: Edilson Almir Xavier

    Caro Advogado,
    Entrei em contato com o Serasa da minha cidade e fui informado que primeiro tenho que dar baixa do protesto no cartório. O mesmo alega que o fax não serve como documento para baixar o protesto. A carta de anuência ainda não, chegou.O pagamento foi feito dia 18 e a empresa está de fárias coletivas.
    Abraço.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2007 - 17:14
    Enviado por: maria delurdes de paula bernardi

    estou com 28cheques no spc acertei todos a semana passada do dia 19/12/2007 mas o banco diz que tenho que acertar tambem no juridico e tenho que pagar as folhas de cheque que voltaram .acerto no banco tambem estou ficando desanimada e sem dinheiro tambem gostaria que me esclarecesse pelo amor de DEUS me ajudem. grata lurdes

    Advogado de Defesa:

    Envie sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais e o nome do banco, para que possamos conversar com eles e ver o que dá para ser feito.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2007 - 10:31
    Enviado por: jocilene dos santos

    tenho conta em um banco ,e descobri que sacaram dinheiro em minha conta com meu cartão .caso eu peça uma micro filmagem tem como descobrir quem foi .

    jocilene- espirito santo

    Advogado de Defesa:

    Microfilamgem é só para cheques. Para cartão não há. Se a pessoa teve acesso ao cartão e à senha, a responsabilidade é sua.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/12/2007 - 14:32
    Enviado por: Tadeu Ferreira

    Em 1999 abri uma conta no Banco do Brasil, me deram um limite de R$ 500 e automaticamente um limite de emprestimo, por situacao financeira acabei usando o limite e o limite de emprestimo na epoca cerca de R$ 2.000,00. Fiquei desempregado e acabei nao pagando mais a divida, nunca mais paguei! Apos o prazo normal meu nome saiu do Serasa, esses dias precisei abrir uma conta no Banco do Brasil apareceu a divida, hoje astronomica, o que devo fazer? Eles me disseram que tenho que pagar, mas hoje meu salario e de R$ 1.200,00, meu nome nao esta mais no Serasa, mas a divida no banco existe terei que pagar?

    Advogado de Defesa:

    Provavelmente, eles entraram com ação dessa dívida e, aí, ela não prescreve. Você deve verificar isso com o banco.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/01/2008 - 10:20
    Enviado por: jonair

    Senhor, a empresa que trabalho pagou as duplicatas com atraso mas quitou todas isto aconteceu em 2006, o seu nome foi para o SERASA, estou pedindo ao cliente que nos forneça documentos para limpar o nome da empresa, a FIRMA recucou e outras não interessaram, sei que temos dispositivos para isto poderia informar qual lei e como proceder para que tambem posso força-los perante a justiça?

    Advogado de Defesa:

    Uma vez paga a dívida, a empresa tem de fornecer uma carta de anuência para que o nome seja retirado dos cadastros de inadimplentes. Caso ela não forneça, deve-se procurar o Juizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/01/2008 - 14:20
    Enviado por: Edilson Almir Xavier

    Caro Sr.
    Finalmente a carta de anuência chegou. Fui até o cartório e para minha surpresa a carta foi recusada pelo mesmo. 1) O cartório detectou que a data do vencimento do título que eles colocaram na carta está diferente da data do vencimento que consta no sistema. 2) O cartório exige um carimbo com o CNPJ da empresa na carta (que como manda a lei está em papel timbrado e firma já reconhecida). 3) O cartório também exige que a empresa envie uma cópia do contrato social. Pergunto: É praxe isso? O que interessa não é comprovação do pagamento da dívida? Será que os carimbos e selos na carta, provenientes do cartório que a empresa utiliza não valem nada? Resultado: O cartório exige uma nova carta de anuência para retirada do protesto e eu fico prejudicado todo esse tempo.

    Advogado de Defesa:

    O procedimento para retirar o nome do cartório é este:

    Vá até o cartório em que seu nome foi protestado, preencha o requerimento fornecendo os dados do título protestado e, se tiver, o número de Livro e Folha que foi lavrado o protesto, tudo devidamente assinado por pessoa física maior de idade. Os dados completos do título e do credor são obtidos através da certidão de protesto.

    Com o requerimento, apresente o título original que deu origem ao protesto (aquele com carimbo de protestado do cartório). Em caso de extravio do título, deve ser apresentada a carta de anuência do credor (§ 1º, art. 26, Lei 9492/97, que é uma declaração do credor de que o título de crédito ou documento que deu origem ao protesto fora extraviado, mas se encontra devidamente quitado
    Na carta de anuência precisa conter:

    a denominação “Carta de Anuência”.
    qualificação completa do credor e endereço.
    descrição perfeita e completa do título ou documento protestado (espécie, valor, data de emissão, data de vencimento e número), bem como o número de seu protocolo e o livro e a folha em que fora lavrado.
    nome do devedor.
    menção à efetiva quitação da dívida e declaração de que o credor não se opõe ao cancelamento do protesto.
    local e data de emissão.
    assinatura e reconhecimento de firma.
    se pessoa jurídica, a carta deve ser lavrada em papel timbrado.

    Caso a pessoa jurídica credora declarante tenha alterado sua razão social, também será exigida uma cópia autenticada do contrato social ou documentos que comprovem tal alteração.

    O prazo para a lavratura do cancelamento de protesto é de 05 (cinco) dias úteis (art. 27 da Lei 9492/97).

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2008 - 09:51
    Enviado por: maria de fátima

    gostaria muito de saber como proceder neste caso, fui no final de ano numa loja de calçado fazer um crediário para o meu filho sendo que quando procurei o local de crediário mim informaram que eu teria uma divida equivalente a 2,771,72, sendo feita essa divida em 98, e valor das prestações seria de 78,00 reais, já tinha comprado nesta loja antes, e tinha feito um acordo e quitei minha divida quando fui abrir uma conta em um banco queconstou que eu estaria pendente com esta loja, no dia foi eu e meu esposo, então como fazia muito tempo que teria os carnês joguei fora então continua cosntando lá, não tenho restições no spc nem serasa, inclusive tenho cartão de crédito, e compras pela financeira, como devo proceguir com este, fiquei muito constrangida, obrigado desde já.

    ADVOGADO DE DEFESA

    Esse tipo de situação pode ocorrer mesmo depois do pagamento da dívida, infelizmente. Por isso, é importante guardar os comprovantes de pagamento até a data da prescrição da dívida, que nesse caso é de cinco anos, contados a partir da renegociação da dívida.
    O melhor a fazer é questionar a loja, que deve ter documentos sobre a renegociação. De qualquer forma, a loja pode restringir o crédito ao consumidor, de acordo com seus prórpios critérios.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/01/2008 - 16:18
    Enviado por: jaco

    dei alguns cheques pre e não tivi condições de pagar e sustei quero negociar com o credor mas ele só quer se for tudo se ele for pra justiça tenho como negociar

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você pode continuar tentando negociar, mas o credor não é obrigado a aceitar sua proposta.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2008 - 01:10
    Enviado por: fabio

    eu to com problema de penssao…
    eu to no Japao.
    ela nw quer acertar numa boa,ela vai me xamar na justiça,você acha melhor eu tá no brasil ou no japao?
    vlwww

    ate mas!!!

    obrigado!!!

    ADVOGADO DE DEFESA

    Infelizmente, este espaço é para dúvidas referentes a consumo, portanto não temos possibilidade de responder. Sugiro que procure orientação jurídica específica na Defensoria Pública do seu estado de origem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2008 - 16:45
    Enviado por: gilvan

    estou como umas dividas e meu nome está preste a ir para o spc e serasa, ate ai tudo bem , gostaria de saber pode acontecer mais alguma coisa comigo como de ser preso ou vim panharem o pouco que tenho por favor me responda pois sou pobre e não tenho como pagar

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você pode enfrentar um processo judicial para cobrança, mas não pode ser preso nem ter a casa e bens de uso essencial penhorados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/01/2008 - 16:52
    Enviado por: gilvan

    a minha divida é com a credcard e com a asb(emprestimo) se o meu nome for para o spc e serasa fazer oque não era isso que eu queria mais paciência o meu medo é de acontecer outras coisas pois sou casado e tem filho para dar comida, eu poço ficar preso, perde meu fogão ,minha televisão ou mais algumas coisinhas me ajuda é só responder ok

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você pode enfrentar um processo judicial para cobrança, mas não pode ser preso nem ter a casa e bens de uso essencial penhorados.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/01/2008 - 00:14
    Enviado por: Daniel Gama

    Eu comprei um carro no lising do hsbc ja paguei 3 parcelas e o carro deu problemas des de o primeiro mes, a agencia que me vendeu mandou arrumar o motor porem comecei a notar vairios defeito como asoalho furado(que estava remendado com fibra para esconder o defeito)
    e varios prblemas de ferrugem que estava camuflado pelo forro, gostaria de saber se eu deixar de pagar e eles tomarem meu carro meu nome fica limpo?

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você enfrentará problemas se deixar de pagar o leasing. Entre em contato com a concessionária e relate os problemas encontrados. Você pode exigir a reparação, um novo veículo ou o reembolso do valor pago.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2008 - 00:08
    Enviado por: Ana Lucia

    OLÁ, PRECISO QUE VOCÊS ME AJUDEM RESPONDENDO A MINHA PERGUNTA, ESTOU COM UMA PENDENCIA COM O NOME SUJO POR CONTA DE UM DÉBITO DE 430,00 EM UMA TELEFONIA MOVEL, ELES NUNCA ME ENVIARAM UMA CARTA DE COBRANÇA, UMA PROPOSTA DE PAGAMENTO.
    QUANTO TEMPO UMA COMPANHIA DE TELEFONIA MÓVEL PODE MANTER MEU NOME NO SPC OU SERASA, E TENHO TAMBÉM UM CHEQUE DE 32,00 EM PENDENCIA, QUANTO TEMPO O CHEQUE TAMBÉM PODE FICAR NA PENDENCIA? TAMBÉM NUNCA ENTRARAM EM CONTATO COMIGO, JÁ QUE É NA MESMA CIDADE?
    AGUARDO RESPOSTA E AGRADEÇO.
    ANA

    ADVOGADO DE DEFESA

    Uma dívida pode ficar cadastrada por até 5 anos no Serasa.
    A questão dos cheques é mais polêmica. Algumas decisões judiciais permitem que a cobrança seja feita em no máximo 6 meses. Outros advogados sustentam que esse prazo é de três anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2008 - 21:35
    Enviado por: Marcos Paulo

    Boa noite, estou com 2 pendencias registradas no SPC e SERASA com os bancos bradesco e ibi. Quero negociar os valores, mas antes gostaria de saber se além de poder negociar com as financeiras, eu posso optar por negociar com as primeiras instituições citadas… qual seria a melhor forma de proceder de maneira que os valores possam ficar menos onerosos???

    ADVOGADO DE DEFESA

    SPC e Serasa são cadastros de inadimplentes. Não podem receber dívidas. A única forma de negociar é buscar as empresas credoras, no caso Bradesco e Ibi.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/01/2008 - 23:22
    Enviado por: Ricardo

    Tenho um dúvida trabalhava em uma empresa, teve uma epóca que o pessoal de compras estava fazendo desvio de nota fiscal eu tinha uma função de aux., como que eu era peixe pequeno fizeram eu assinar umas promissorias dizendo que se eu não assina-se iriam despedir meu irmão que trabalha na mesma empresa, me acusaram na empresa de roubo , mais eu nunca sai com nada da empresa, na mesma tinha revista e camera, mais assinei as promissorias morrendo de medo, disseram que eu iria preso mais no final da conta jogaram uma dívida de 35.000 mil na minha costa sendo que me manndara embora e pegaram todo meu dinheiro não recebi nada do mesmo. a empresa pegou todos meus anos trabalhado e ainda colocaram meu nome no serasa e spc.

    o que devo fazer?

    ADVOGADO DE DEFESA

    A única forma de se defender é entrar com uma ação na Justiça. Você pode buscar ajuda jurídica gratuita na Defensoria Pública da sua região.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/01/2008 - 10:36
    Enviado por: José

    Tinha alguns pendencias junto ao Banco, quitei todas as Dívidas inclusive pagando taxas que pos estas foram geradas. Ao tentar abertura de crédito junto a uma empresa não consegui, sendo que meu nome não consta mais no SPC/SERASA, o que fazer para restabelecer estes créditos? Isso é normal ou é abuso de poder?

    ADVOGADO DE DEFESA

    O crédito não pode ser negado por seu nome ter estado no SPC/Serasa. Mas cada empresa tem suas próprias regras para fornecer crédito. É possível que você não tenha se encaixado nelas. Questione a empresa sobre o motivo na negativa. Se for pela antiga negativação de seu nome, você poderá exigir reparação judicial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/01/2008 - 13:05
    Enviado por: Rubia Cristina

    Boa tarde,
    Eu tinha uma dívida em aberto do Sorocred, eles me procurarm para fazer acordo na época, eu não tive condições financeiras para acertar, mesmo pq o juros era absurdamente alto. Passando alguns meses algumas assessorias entraram em contato comigo tentando fazer acordo e dizendo que o juros era menor caso eu fizesse o acordo com eles. Mesmo assim eu não tinha condições de fazer em poucas parcelas, então me fizeram uma proposta para eu pagar 4 parcelas de R$100,00 que era o que eu podia pagar na época, que ia até dezembro de 2007. Paguei todas certinhas, sem atraso, o restante me parcelaram agora em 3x. Porém eu só tenho o comprovante de pagamento pela assessoria, mas eles não me deram papel nenhum confirmando o meu acordo, estou exigindo isto deles e eles me dizem que não é necessário. A minha dúvida é eu tenho direito de um comprovante de acordo? Sendo que no comprovante do pagamento nao vem especificando que o acordo é feito pela diviida do sorocred? E também quero saber a partid do momento em que eu fiz o acordo mesmo que verbalmente, paguei um valor x, e ja esta em negociação o restante da divida, eles não tinham como obrigação automaticamente que liberar meu nome do Serasa?
    Uma vez que, nem mesmo a própria central do Sorocred diz ter informações relacionadas ao meu acordo com a assessoria, pois não foi passado nenhum valor pago para eles.
    Aguardo,
    Obrigada

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você tem direito a um documento que ateste que os pagamentos que você está fazendo são para pagar a antiga dívida.
    A partir do momento que há renegociação, seu nome deve ser retirado das listas de proteção ao crédito, já que a dívida antiga não existe mais. Exija que a empresa faça isso.
    Se não obtiver resultado, mande sua reclamação para o email advogado.jt@grupoestado.com.br.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/01/2008 - 09:47
    Enviado por: adelmo medeiros

    Ainda não atrasei nenhuma parcela do meu contrato de leasing, mas não tenho mais condições de pagar o restante das parcelas, o banco quer renegociar a dívida, mas sei que mesmo assim não terei condições. Quero devolver o bem, quais são os procedimentos e o que devo fazer? mesmo eu devolvendo, eles podem “sujar” o meu nome?

    ADVOGADO DE DEFESA

    A devolução do veículo deve ser negociada diretamente com o banco. A instituição não é obrigada a fazer isso, porém, se eles aceitarem sua proposta, não poderão negativar seu nome.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/01/2008 - 14:17
    Enviado por: nathalie

    gostaria de saber se posso receber o documento do carro em meu nome da financiadora depois que a dívida das últimas 9 parcelas prescreveu?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/01/2008 - 20:08
    Enviado por: ana rosa

    tenho 6 cheques protestado
    14 cheques devolvidos
    devo para 6 lojas ja vai fazer cinco anos
    queria saber se tem como eu limpar meu nome
    dira meu nome do spc e serasa sem pagar as dividas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/01/2008 - 01:17
    Enviado por: adelmo medeiros

    Se a instituição não aceitar a devolução do carro o que devo fazer? pois não tenho mais condições de honrar o pagamento das parcelas? Então é melhor atrasar algumas parcelas e esperarem que eles entrem com busca e apreensão do carro?Quero lembrar que ainda não estou inadiplente. Por favor me dê algumas dicas, pois nunca “sujei” o meu nome e não quero começar agora. E obrigado pela atenção.

    ADVOGADO DE DEFESA

    Busque a instituição financiadora para tentar um acordo. Deixar de pagar é a pior opção, pois seu nome será enviado para as listas de proteção ao crédito e você sofrerá um processo judicial.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/01/2008 - 23:11
    Enviado por: Peterson Soares

    Olá, paguei uma pessoa física com 4 cheques, mas estavam sem fundos. Acumulei uma dívida de 5.000 reias, paguei a pessoa aos poucos em dinheiro, mas agora ela não quer me devolver os cheques e alega que eu não a paguei, meu nome está sujo no SPC e Ceraza e não tenho recibo para comprovar o pagamento, apenas testemunhas. Agora esta pessoa está com um advogado solicitando o pagamento da dívida e aumentou o valor da dívida para 9000 reais.
    Como devo proceder, por favor me ajudem!
    Obrigado pela atenção.

    Advogado de Defesa:

    sempre que se paga qualquer dívida é importantíssimo pegar o comprovante, para evitar situações como a que você está vivendo.
    Se você tiver testemunha de que pagou o credor, poderá usá-la para comprovar o pagamento

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2008 - 12:20
    Enviado por: Alexandre

    Pretendo comprar um imóvel sacando meu FGTS, mesmo com o nome no spc e serasa é a caixa economica federal libera o valor?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/01/2008 - 19:22
    Enviado por: Thalita Morais

    Ola, no dia 08/01 tinha um boleto no valor de 78,00 p/ pagar. Aconteceram varias problemas familiares que me impediram de pagar. Qdo foi dia 15/01 me ligaram da loja e disseram se nao pagasse ate esse dia (15/01) iam colocar no no protesto. Pergunta: Eles pode fazer isso, sendo que so tem 7 dias de atraso??? No boleto nao vem nada escrito que iria a prostesto caso nao pagasse.

    Advogado de Defesa:

    O credor pode protestar um título assim que ele vencer e não for pago

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2008 - 02:10
    Enviado por: Alex

    Olá,
    Tive meu nome negativado há uns 8 anos, hoje, “nada consta” no SCPC, SERASA, BC, porém ainda não tive oportunidade de quitar algumas dividas que correm em juízo e obviamente as restrições ficara internas nos bancos que quitei dívidas. Mesmo com o nome “limpo”, com emprego estável e salário razoável, não consigo crédito/financiamento/cartão de crédito em instituições financeiras, somente crédito no comércio. Todas as propostas que envio à operadoras de cartão voltam recusadas, mesmo em locais onde nunca comprei. Quando pergundo o motivo da negativa, nunca respondem… dizem que se utilizam de critérios próprios para análise de crédito. Minhas perguntas… será que nunca conseguirei obter crédito junto a nenhuma dessas instituições? Será que elas trocam informações entre elas? Pois fui informado pela gerente do banco no qual recebo meu salário que a análise de crédito não se restringe somente aos órgãos de proteção ao crédito, mas também a informações do tipo ligar/tomar referências de bancos (inclusive bancos em que vc tenha restrições internas mesmo tendo pago a dívida)… aí fica difícil! São práticas legais? Nunca mais obterei crédito?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2008 - 13:54
    Enviado por: Fernanda

    Tenho uma enorme dúvida: estou querendo financiar um imóvel, e para isso, sei que eles (financeiras) consultam absolutamente tudo. Recentemente paguei todas as minhas dívidas que estavam no SPC, Serasa e protestos em cartórios… Gostaria de saber se tem mais algum lugar que meu nome possa ter ido e eu não sei? Por exemplo: acredito que não tenho nenhuma dívida caducada, mas, depois que caduca, ainda fica no BACEN certo? Me informe tudo que um banco consulta quando trata-se de um financiamento de grande valor.
    Minha irmã tinha o nome sujo e limpou, não consta nada no nome dela, porém, ela não está conseguindo crédito em lugar algum e ninguém informa ela o por quê. O que será que pode ser? Será que fica alguma coisa registrada pra sempre?
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2008 - 14:47
    Enviado por: Carlos Bastos

    - Em 2000 fiz uam divida de R$ 124,00 porém somente no mes 10/1006 fui portestado, e como eu não morava no endereço anterior, vim a saber do protesto agora. Procurei o credor e esque quer R$ 450,00 pela quitação deste, sendo assim gostaria de saber se devo pagar, e se existe uma regra de juros máximo a ser cobrado, sem ser considerado estorção. Obrigado.

    Advogado de Defesa:

    Você pode procurar o Procon para que seus técnicos calculem os juros

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2008 - 19:20
    Enviado por: Carlos Bastos

    Detalhes: O Cheque acima foi emitido em 04/2000 e fui protestado em 10/2006, sendo assim eu estou fazendo o cálculo de 1% a.m desde a emissão do cheque em 04/2000, devo aplicar a T.R nesse caso ?? ou como devo proceder para atualizar o valor correto e justo a ser pago, e caso não seja acatado, devo proceder de que maneira ? (MUITO OBRIGADO)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2008 - 21:37
    Enviado por: fabio oliveira

    boa noite, tenho um financiamento de um veiculo alienado, fianciei em 36 meses, falta cinco meses pra finalizar o contrato, porém existe duas pretações em atraso do mes 4 e 5 de 2007, o restante estou mantendo em dia. a pergunta é eles podem entrar com o mandato de busca??
    ou só apartir da terceira em atraso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/01/2008 - 22:58
    Enviado por: Elaine Borges

    Vendi um computador para minha visinha e como ela pre datou o cheque fiz desconto do cheque no Bc Brasil. Ela teve problemas de $ e para não ficar com o nome sujo ela sustou o cheque. Agora estou com divida enorme e não consigo resgatar o cheque pois não tenho dinheiro para pagar o bco. O que devo fazer para protestá-la sendo que o cheque esta com o bc e a dívida esta crescendo dia a dia ? POR FAVOR ME AJUDEM !

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 10:02
    Enviado por: Dada

    Meu nome saiu depois de cinco anos do SPC e SERASA, tinha pendencia com bancos e um protesto. Se for financiar um carro por exemplo vai constar estas pendencias?

    ADVOGADO DE DEFESA

    As restrições com o SPC e Serasa não podem mais aparecer, mas o protesto do cartório sim.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/01/2008 - 15:29
    Enviado por: Celia Regina Lopes de Oliveira

    Olá Boa Tarde! Gostria de uma orientação.

    Tinha 3 cheques devolvidos desde 05/05/07.
    Quitei esta semana e a pessoa jurídica na qual devia, não tinha os cheques e me entregou uma carta de anuência autênticada dando a quitação dos cheques. Fui ao Banco , e agora o banco esta exigindo, uma microfilmagem dos cheques, e uma certidão dos dez cartórios de protesto.
    Ao pedir a certidão no cartório , um funcionário me informou que no site http://www.protesto.com.br eu poderia consultar gratuitamente se meu nome estava em algum cartório, consultei e não consta nda.
    Esta pesquisa não vale como certidão, é só uma consuta.
    Pergunta: eu sou obrigada a pagar 71,70 nessas certidões se eu sei que meu nome não esta protestado, só porque o banco quer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2008 - 14:25
    Enviado por: daniel oseias

    inseri o nome de um cliente no spc, mas nao tinhamos um contrato avisando que caso ela faltasse com suas obrigações o cpf dela seria inserido no spc! gostaria de saber se é preciso ter tal contrato para inserir, ou se pode ser inserido somente com o cadastro e boleto assinado de aluguel de dvds?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2008 - 19:30
    Enviado por: genainy

    e possivel retirar o nome do spc sem pagar a divida

    ADVOGADO DE DEFESA

    Não, mas o nome sai automaticamente do SPC depois de cinco anos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/01/2008 - 19:40
    Enviado por: luciene

    meu nome foi pro spc e serasa a mais de 5 anos e eu tirei nada consta e nao contou q estava no spc e serasa. mais tem uma loja q nao tirou meu nome do spc,o q eu faço?

    ADVOGADO DE DEFESA

    Depois de cinco anos o nome deve sair automaticamente dos cadastros de proteção ao crédito. Se seu nomeainda está no SPC, você deve procurá-los e exigir a retirada. Se não funcionar, você deve procurar O Juizado Especial Cível.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2008 - 09:34
    Enviado por: Andrei Canda Silva

    Bom dia

    Solicito uma informação:

    Tenho uma dívida no cartão de crédito que data de mar/2003. Agosto de 2005 fiz uma renegociação da dívida, paguei algumas prestações e deixei de pagar. Sendo assim, continuo com a dívida com o cartão.

    Ocorre que mar/2008 a dívida caduca (5 anos), mas o cartão alega que, ao fazer a renegociação, a dívida passa a contar a partir de ago/05.

    Meu nome é para ser retido do Serasa em mar/08 ???

    Agradeço à atenção e me coloco para fornecer outros esclarecimentos necessários.

    Andrei Canda
    71 – 8173 0980

    Advogado de Defesa:

    A data para a prescrição começará a ser contada a partir da data que você fez a renegociação, ou seja, em 2005

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2008 - 10:05
    Enviado por: Edson

    parcelei uma dívida em 3 vezes, gostaria de saber se feito o pagamento da primeira percela, o meu nome sairá do spc e serasa e quantos dias leva esse processo. obrigado.

    ADVOGADO DE DEFESA

    Assim que uma dívida é renegociada, ela deixa de existir. Portanto seu nome deve ser retirado do Serasa. Esse processo não pode demorar mais que cinco dias.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/01/2008 - 21:22
    Enviado por: sidicley

    Eu dei como sinal na compra de um apartamento R$ 1.000,00, e depois de verificar irregularidades na documentação desisti do negócio. Gostaria de saber se posso reclamar na justiça o reembolso desse valor, sendo que tenho um recibo assinado pelo proprietário do imóvel, porém não tem sua assinatura reconhecida em cartório.

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você pode buscar a Justiça para reaver esse valor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2008 - 23:43
    Enviado por: Lúcia

    Meu irmão pagou uma divida com o banco à 9 meses atras, hoje foi financiar um veiculo e o score dele foi negativo, a moça do banco disse que era porque ele havia quitado a divida ainda nao fazia um ano, agora pergunto, o serasa tem direito de fornecer dados de dividas que ja foram quitadas? ele inclusive teem em mãos o papel de quitação da divida com o banco, POR FAVOR ME RESPONDA, ELE FICOU MUITO DEPRIMIDO PORQUE ACHA QUE NUNCA MAIS PODERÁ FAZER UM FINANCIAMENTO POR CONTA DISSO, OBRIGADA.

    ADVOGADO DE DEFESA

    O Serasa não pode emitir informações sobre dívidas já quitadas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/01/2008 - 23:47
    Enviado por: Lúcia

    Outra dúvida,
    Eu tinha um bom limite de credito no banco, fiquei desempregada e havia muitos cheques emitidos, nao houve como eu pagar, é verdade que mesmo que passem 5 anos os cheques nunca deixarão de existir? ouvi algo sobre cheque decursado, é verdade?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2008 - 11:26
    Enviado por: Andrezza

    Renegociei uma divida q tinha ha mais de 5 anos, o meu nome nem sujo estava mais.
    mas estou com dificuldades de paga-la, pois o Bco Santander nao encontra modos de imprimir os boletos.
    Caso eu nao pague, eles podem voltar meu nome pro serasa?
    Obrigada

    ADVOGADO DE DEFESA

    Se você não pagar a nova dívida seu nome pode sim ir para o Serasa. Mas se é o banco que impossibilita o pagamento, ele não pode sujar seu nome.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2008 - 11:56
    Enviado por: marcelo freitas

    Bom dia, por favor, gostaria muito de uma orientação, tenho uma divida na fininvest, na época que eu fiz o empréstimo, fiz também um seguro, caso eu ficasse desempregado o seguro cobriria até 2.000,00, aconteceu fui despedido mais eu esqueci completamente do seguro e fiquei quieto, agora eles estão me cobrando um valor muito superior a isso, teria como eu provar que na época eu não paguei por ter ficado desempregado.
    Obrigado!!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2008 - 17:03
    Enviado por: Ligiane nunes

    Oi…estou num desespero total..tenho 2 dividas no banco e as 2 no Banespa..tentei negociar com eles mas naum aceitaram minha proposta ,hj ta na justiça e estão para vir penhorar meus bens..Sou comerciante e as vendas cairam muito depois q devorciei pois dividiu a freguesia pois meu ex marido tbem tem um mini mercado..Gostaria de saber se tem como eu procurar o forum da minha cidade e tentar renegociar direto com eles só que naum tenho como dar entrada…existe alguma outra forma de parcelamento sem dar entrada…naum posso perder meu comercio pois é daqui q tiro o sustento dos meus filhos..quero pagar mas de uma maneira q eu consiga…..

    por favor esclarece pra mim quais os procedimentos q devo tomar..

    muito obrigada

    ADVOGADO DE DEFESA

    Nenhuma empresa é obrigada a renegociar uma dívida. Não há como obrigar o banco a aceitar as condições de pagamento que você propõe.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/01/2008 - 18:22
    Enviado por: Priscila Mello

    gostaria de saber como faço para retirar juros abusivos de contrato de leasing,atrasei 5 prestações de um contrato de um automóvel por motivo de doença,sendo que quero pagar o débito só que os juros estão muito acima do valor ,não sei como proceder e agora eles não querem mais que seje pago querem a reitegração de posse do automóvel.gostaria de uma resposta de como proceder.aguardo uma resposta.
    grata
    Priscila Mello

    ADVOGADO DE DEFESA

    Para saber se os juros cobrados no contrato são mesmo abusivos, entre em contato com o Procon. Eles darão toda a orientação para a contestação dos valores.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2008 - 18:25
    Enviado por: Daniel Brandao

    Estou com o nome limpo no SERASA e SPC, porém ao fazer um financiamento de um veículos fui informado que não tinha pontuação adequada. Tenho um emprego bem remunerado e que as parcelas iriam ficar um pouco menos que 1/3 do meu salário e além disso eu iria dar uma entrada de 20% do valor à vista. Qual o motivo dessa recusa? Como proceder para conseguir a compra desse veículo?

    ADVOGADO DE DEFESA

    Cada empresa possui as próprias regras para financiamento e pode recusar um cliente que não as cumpra. Você pode buscar outras instituições para financiar o carro.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/01/2008 - 18:48
    Enviado por: vinicius santos o nascimento

    tenho meu nome no spc e serasa a loja naumfaz um acordo com as condiçoes que tenho pra pagar o que devo fazer ? e c eu devolver o produto na loja o meu nome saira do spc e serasa

    ADVOGADO DE DEFESA

    A loja não é obrigada a negociar a dívida nem a receber os produtos de volta. Seu nome só sairá do SPC e do Serasa caso você consiga uma negociação ou pague a dívida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/01/2008 - 20:04
    Enviado por: ruth cardoso

    olá! comprei um carro financiado pelo unibanco. estava com algumas parcelas em atraso.o unibanco mandou a cobrança para uma empresa de cobrança.só que quitei todo o financiamento do carro dia 18 de dezembro de2007.o escritorio de cobrança em belo horizonte fez a busca e apreenssao do carro sem o meu consentimento pois eu nao estava presente.eles querem que eu assine um termo de entrega amigável concordando com a dívida,mas nao tenho divida com o unibanco,inclusive meu contrato está encerrado com o unibanco.no sistema da financeira, já deu baixa.porque o unibanco nao avisou esse escritorio de cobrança que nao devo mais nada?como reaver meu carro?

    ADVOGADO DE DEFESA

    Exija do banco um documento que comprove que o financiamento está quitado e apresente na empresa de cobrança. Se isso não adiantar, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, desde que o valor do carro não ultrapasse 40 salários mínimos.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2008 - 08:44
    Enviado por: Devedor

    Bom dia, emprestei uns cheques a um amigo que deixou voltar todos, ele pagou os cheques e quando pegou de volta extraviou os mesmos. Agora estou com meu nome no CCF e ele não ta ligando a minima pois ele esta com o nome limpo. Gostaria de saber como proceder nestes casos que a divida ja foi paga e os cheques foram extraviados.

    Outra duvida que tenho, quando se tem um cheque devolvido como fazer um deposito em juizo, qualquer um pode fazer ?

    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2008 - 09:00
    Enviado por: thatiana

    Olá gostaria de receber um modelo pedindo ao Detran o bloqueio de veículo por falta de transferência, por favor me orienta.Obrigada.

    ADVOGADO DE DEFESA

    Você encontra esse modelo no site do Detran: http://www.detran.sp.gov.br/detran_servicos/servicos_veiculos.asp

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2008 - 11:24
    Enviado por: antonio oliveira

    me formei em novembro de 2007 numa faculdade particular.durante o curso tive dificuldades em pagar as mensalidades.negociei o valor total d minha faculdade em cheques de r$3279,00 mensais,sendo q o ultimo ira compensar em 01/01/2009.acontece q n tenho mais condiçoes d pagar esse valor mensal.fiz a proposta a fculdade d pagar r$1500,00 mensais,porem foi indeferido.um amigo advogdo orientou-me a sustar os cheques e entrar com um pedido d consignaçao no juiz.isso e valido?e o melhor caminhao ja q n tem acordo?bem, vale ressaltar q n tenho bens em meu nome, declaro imposto d renda como isento e vou passar a receber uma bolsa d R$1000,00 por mes no progrm d residencia medica q me ingressei.desde ja,obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/01/2008 - 15:19
    Enviado por: Carmen Sílvia

    Estou passando por dificuldades financeiras, recorri a serviços de um advogado na cidade em que moro, isso desde de dezembro, porque estava sendo importunada onde trabalho com ameaças e tudo o que acontece quando uma pessoa deve. Ja comecei a pagar o advogado e até agora nada de resolver isso, continua recebendo ligações, para pagar tais conta, ex, RIACHUELO 300,00 que devia em agosto, hoje 1.000,90, Pan-americano , um absurdo, juros e mais juros divida de 562,75 eles querem 18x de 98,59 vai para 1774,52, um abuso. Estou perdida. Obrigada desde já

    ADVOGADO DE DEFESA

    As empresas não podem realizar a cobrança de forma vexatória. Se isso acontecer, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível. Em relação aos juros das dívidas, procure o Procon para saber se o cálculo foi feito dentro das normas legais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/02/2008 - 14:50
    Enviado por: Dagoberto

    Cheque protestado também caduca com cinco anos e sai do registro do cartório?

    ADVOGADO DE DEFESA

    A dívida caduca, mas a responsabilidade por tirar o protesto é do devedor.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2008 - 11:28
    Enviado por: Lucas

    Bom, gostaria de saber recebi um cheque e ele foi devolvido por motivo 35, posso protestar esse cheque? oq devo fazer?

    Advogado de Defesa:

    Alínea 35 é de cheque fraudado. Isso é crime. Há histórico de protesto por cheque fraudado, como há também histórico de pessoas que foram lesadas, que tiveram o cheque fraudado, sem ter nada com isso e processaram a empresa por ter protestado o cheque. Isso porque, o nome aposto no cheque como sendo o do correntista é de pessoa idônea, que nunca sequer esteve na cidade onde consta a conta corrente do mesmo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2008 - 13:46
    Enviado por: Ellen Nayara

    Quanto tempo uma empresa tem para devolver ao cliente um cheque que não tinha fundo, mas que já foi pago? pois já tem 31 dias que quitei o cheque que havia voltado, sem fundos, e a empresa ainda não me devolveu o cheque, alegando está o cheque em Salvador-Ba. Estou com restrição cadastral, e gostaria de saber como proceder, uma vez que já estou cansado de procurar a empresa para me devolver meu cheque?

    Adovgado de Defesa:

    A loja deve devolver imediatamente. Você pode solicitar um termo de quitação da loja ou recibo. Se não tiver este documento, fica difícil comprovar que pagou o que devia. Procure a loja e peça uma carta de anuência para retirar seu nome do cartório de protestos e da Serasa.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2008 - 15:58
    Enviado por: adriana gonsales

    Fiquei desempregada,e tinha um emprestimo no banco e alguns cheques que naum consegui cobrir,com o dinheiro da minha rescisão.fikei uns 6 anos com meu nome sujo arrumei um emprego fui limpar meu nome mas só constavam 2 cheques.aquei este dois cheques..mas oque aconteceu meu nome esta limpo pois quero fazer um finaciamento ,mas tenho medo nao sei se constara algo

    Advogado de Defesa:

    Se você pagou todas as suas dívidas, seu nome tem de estar limpo. Caso apareça alguma restrição, procure saber do que se trata e se for com relação a alguma dessas dívidas já pagas, procure o Juizado Especial Cível. Importante: guarde por 5 anos esses comprovantes de pagamento

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/02/2008 - 22:31
    Enviado por: fabio oliveira

    Boa noite, tenho um financiamento de um veiculo alienado, financiei em 36 meses, falta cinco meses para finalizar o contrato, porém existe duas prestações em atraso do mes 4 e 5 de 2007, o restante estou mantendo em dia. A pergunta é, eles podem entrar com o mandato de busca?
    ou só a partir da terceira em atraso?

    Advogado de Defesa;

    Já podem entrar com mandado de busca e apreensão

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/02/2008 - 21:25
    Enviado por: Marcio

    A minha esposa tinha um cartão de credito este emitido pelo banco, sendo que nos se endividamos e não pagamos mais ele, ai veio uma carta de cobrança de uma empresa contratada pelo banco, fissemos um acordo e pagamos ,depois de 6 meses veio outra empresa cobrar a mesma divida ,comunicamos que ja tinha sanado aquela divida eles pediram o comprovante mais nos so tinhamos o fax e estava inlegivel mandamos para eles e não aceitaram eu ligue na empresa anterior e pedi uma quitação so que me negaram ,e mais afirmaram que estava tudo pago e se eu quizesse a quitação que eu fosse ao banco, fui fiquei por mais de 4:00 hs no banco e nada .
    Mandaram entrar na justiça que resolveria.
    Gostaria de uma orientação no que devo fazer.

    Advogado de Defesa:

    Comprovantes de pagamento devem ser guardados por 5 anos para evitar problemas como o seu. Se a própria emrpesa afirmou que está tudo pago e, ainda assim, cobra, e se você tem testemunhas dessa declaração dela e de quem pagou a dívida, a melhor coisa a fazer é entrar com ação no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/02/2008 - 23:32
    Enviado por: maria evania

    bom é o seguinte…eu era socia de uma empresa Ltda….e a empresa contraiu dividas…anos depois eu vendi minha parte das açoes e fui retirada da empresa.
    agora meu nome cosnta no SERASA..ela alega que eu so responsavel pelas divida da empresa.
    entao gostria de saber o devo fazer se nao pentenço mais a sociedade dessa empresa….qual o procedimento que devo tomar pra retirar meu nome DO SERASA

    Advogado de Defesa:

    Você deve procurar um advogado especializado em empresas. Nosso trabalho é voltado ao direito do consumidor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2008 - 14:48
    Enviado por: teresinha taborda

    tenho uma divida de nove mil reais de cartao de credito estou pagando a minima ja faz um bom tempo mais agora estou sem emprego oq devo fazer..

    Advogado de Defesa:

    Tente fazer uma renegociação da dívida. Se você co ntinuar pagando só o mínimo, o valor irá crescer muito. Co m a renegociação, você terá um valor fixo a pagar por mês

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2008 - 20:02
    Enviado por: marlucio esteves

    bom eu gostaria de saber como posso cancelar uma nota promissoria protestada pois quando eu assinei ela eu coloquei um valor que realmente eu nao devia para um ex amigo meu , mas eu assinei no valor de um consorcio que eu teria na epoca exemplo devia ele 5.000 mas asinei uma nota no valor de 11.000 por que eu devia emprestimos na conta dele , so que eu paguei os emprestimos e os 5 mil da nota mas ele tendo ela em maos a protestou como faço para reverte a situaçao precisso com urgencia de meu nome limpo .
    a nota era 11mil ele protestou ela no valor de 6mil considerando que havia recebido 5mil.
    mas eu nao devo ele os 6 mil restante pois quando chegou nos 5mil eu parei de pagalo…
    brigado eu aguardo a resposta

    Advogado de Defesa:

    Não entendi direito se você pagou ou não o vlor da nota promissória. Se sim, e tem os comprovantes, voc~e pode pedir na Justiça que seu nome seja limpo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/02/2008 - 20:45
    Enviado por: marcos cruz

    Boa noite.
    Gostaria de saber se o cartão de credito após efetuar a inclusão do nome no SERASA pode ainda continuar efetuando a cobrança atraves de fatura aumentando ainda mais o valor da divida sendo o numero do contrato o mesmo. Esta inclusão foi feita com o valor minimo da fatura.

    Advogado de Defesa:

    A dívida existe e ela poderá continuar a ser cobrada e, todos os meses, serão lançados juros

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2008 - 09:51
    Enviado por: Marcelo Silva

    Gostaria de saber se o banco em que fiz um financiamento de veículo (CDC) pode se negar a receber o pagamento da última parcela juntamente com o pagamento da parcela do mês corrente? Há previsão legal para isso? O contrato de financiamento que é enviado após aprovação e liberação do veículo tem força para obstar eventual ação de consignação em pagamento?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2008 - 16:10
    Enviado por: luzimar de freitas santos

    negorciacao de divida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2008 - 16:49
    Enviado por: douglas nascimento de araujo

    se estou com o nome limpo e faço um cartão de credito e quito toda sua divida e deixo de pagar uma divida em outra instituiçao que nao tem nada a ver com cartão de credito meu cartao sera bloqueado mesmo minha divida nao tem nada ver com o cartao ????

    Advogado de Defesa:

    Se seu nome foi para a Serasa dou SPC, normalmente as administradoras de cartão acabam suspendendo o cartão. Não esqueça que cartão é crédito, portanto, está sujeito às normas de crediário

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/02/2008 - 19:16
    Enviado por: Newton Sussumu Yamamoto

    Estou com uma divida muito grande nao sei como regularizar porque nao tenho como regularizar essas pendencias agora estou com problema no Serasa, SCPC e cartorio. Por causa disto nao estou podendo fazer nada. Nao consigo pagar mais nada. Gostaria de uma ajuda de como posso regularizar. Gostaria de uma orientacao de como regularizar.
    Sem mais,

    Advogado de Defesa:

    Tenta renegociar com os credores essas dívidas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/02/2008 - 11:33
    Enviado por: Ronaldo Rodrigues de Morais

    Tinha uma divida onde meu nome estava no serasa e no cartório de protesto. Pagei a divida com suas despesas incrusivel de cartório para que o credor retirasse meu nome do protesto por motivo de mora em cidade diferente o cheque foi entrege ao banco, mas meu nome não foi retirado do cartório de protesto.
    Já pedir empregos por este motivo, so descobrir porque a ultima empresa min relatou da pendencia no meu nome, Posso processa a pessaol por perdas e danos.
    Sem mais

    Advogado de Defesa:

    Pode sim

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/02/2008 - 14:16
    Enviado por: claimar miranda

    Paguei uma dívida (cheque) no dia 15 de dezembro/07, data em que me foi entregue a documentação para retirada do meu nome do Cartório. Fiz isso. Recebi a certidão negativa do Cartório em 48 horas. Só que quando fui ao banco pedir um cartão de crédito no dia 20 de janeiro/08 meu nome constava no SPC, pela mesma dívida paga. Quem devia ter retirado meu nome do SPC?

    Advogado de Defesa:

    Seu nome também tem de sair do SPC. Peça para a empresa fazer isso

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/02/2008 - 17:53
    Enviado por: Tatiana Issa Uherara

    Boa tarde!
    Recebi uma cobrança vencida com instrução para protestá-la em 5 dias casp não seja paga.
    Recebi a cobrança via correio (tenho caixa postal e abro-a todo dia) no dia 13/02/2008. A data do vencimento da cobrança era dia 07/02/2008, portanto fui para cartório dia 12/02/2008. Eu sei que apenas eu poderei ir até o cartório, quanto a isso não há problemas, o que eu gostaria de saber é de quem é a obrigação de pagar as despesas de cartório. O valor não é alto, mas me senti ofendida pelos próprios funcionários quando entrei em contato. Nunca atrasei nenhum pagamento e fui tratada como mal caráter e ainda terei q pagar a mais?
    Agradeço a atenção!
    Tatiana

    Advogado de Defesa;

    Você é quem deverá pagar as despesas de cartório

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/02/2008 - 23:23
    Enviado por: Virgínia

    Olá! no final de 2007 chegou uma correspondência, informando que meu nome iria ser protestado se eu não pagasse um cheque que voltou por motivo 11 no ano de 1997. Eu deveria pagar a dívida num determinado cartório. Sou obrigada a pagar após 10 anos ?
    Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2008 - 10:05
    Enviado por: Rogério

    Bom dia, Doutor

    Eu tenho um contrato de financiamento com um banco, em 2007 paguei a prestação de 11/03/07 com atraso em 25/04/07. Por este motivo meu nome foi para o SERASA. A inscrição do meu nome no SERASA é devida, mas com o pagamento o meu nome não deveria ser retirado do cadastro? Ou eu teria que demonstrar ao SERASA que a prestação já tinha sido paga. Cabe ação de danos morais pelo tempo tempo que o meu nome está negativado indevidamente, até hoje, 2008.
    Grato.

    Advogado de Defesa:

    A empresa deve retirar e cabe, sim ação por dano moral

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2008 - 16:37
    Enviado por: Alexandre

    Na minha consulta serasa tem uma divida cartao de credito existem duas datas uma de inclusao mais antiga e uma de vencimento do dia de hje o que vale nao negociei nada, estao querendo manter meu nome sujo para sempre.

    Advogado de Defesa:

    A data tem de ser do vencimento da dívida. Você pode requerer ao Juizado Especial Cível o reparo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/02/2008 - 20:10
    Enviado por: Reginaldo

    Tenho um titulo protestado, que estou negociando pagamento, eu posso usar meus cheques normalmente posto que estes não foram protestados e sim o titulo?

    Advogado de Defesa:

    Pode.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2008 - 12:30
    Enviado por: Rogério

    Caro Advogado:
    Eu paguei uma prestação do financiamento bancário com atraso de mais de um mês e o meu nome foi negativado no SERASA. Não contesto este fato, mas com o pagamento efetuado o banco não deveria mandar retirar o meu nome do SERASA? Ou eu teria que informar ao SERASA sobre o pagamento efetuado? Cabe ação de danos morais pelo fato de haver efetuado o pagamento em março de 2007 e até hoje (2008) o banco não haver retirado o meu nome do SERASA, causando-me prejuízos em relação à obtenção de crédito e constrangimentos?
    Agradeço.

    Advogado de Defesa:

    Você pode entrar com ação de indenização no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2008 - 13:05
    Enviado por: LIA

    FIZ UM FINANCIAMENTO CDC EM MEU NOME PARA MEU SOBRINHO PAGAR. SO QUE ELE NÃO ESTA PAGANDO E NEM QUER ACERTAR A DIVIDA. O QUE DEVO FAZER PARA RECUPERAR O CARRO E ASSIM FAZER ACORDO COM A FINANCEIRA. OBRIGADA

    Advogado de Defesa:

    Se o carro está em seu nome, você pode pedir judicialmente a devolução do carro. Agora, na verdade, a responsabilidade pelos pagamento das prestações é sua, uma vez que está em seu nome

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2008 - 16:58
    Enviado por: Virgínia

    Aguardo resposta.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2008 - 21:06
    Enviado por: Marcio

    Gostaria de saber, se um convênio médico, que venho pagando a mais de 20 anos pode me negar uma protese de joelho, sendo que sou aposentado, alegam que o plano é o básico e com as mudanças que ocorreram, não está incluso qualquer tipo de prótese. Ou eu pago R$ 7.126,00 ou vou para a fila da rede pública, são as sujestões do auditor da empresa. O que devo fazer? Pelo direito do consumidor há possibilidade de requerer algo, pois estou perdendo os movimentos, posso até parar de andar.
    Agradeço desde já, obrigado
    Marcio

    Advogado de Defesa:

    Plano antigo, se não foi atualizado, só cobre o que está em contrato. De qualquer forma, a Justiça vem determinando que cubram mesmo o que não está em contrato. Você teria de entrar com pedido de liminar na Justiça e depois discutir isso

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/02/2008 - 21:46
    Enviado por: Alex

    Recentemente paguei todas as pendências que tinha junto aos órgãos credores, sendo que mesmo com meu nome limpo, comprovante de renda e etc, não consigo crédito em lugar algum (crediário, cartão de crédito, cartões de lojas, financiamento, etc.), e não dizem o motivo da negação, isso é normal ? Desde já, muito obrigado.

    Advogado de Defesa:

    As empresas devem explicar ao consumidor o motivo da recusa. Caso nada falem, pode procurar o Procon

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/02/2008 - 11:42
    Enviado por: VIVI

    BOM DIA, PRECISO DE AJUDA, QUERO COMPRAR UM CARRO, MAS HÁ OITO ANOS ATRÁS ME ENVOLVI COM UM ESTELIONATÁRIO, QUE USOU MEU NOME P APLICAR GOLPES SEM EU SABER, FUI PASSADA P TRÁS, E LOGO QUE DESCOBRI ELE FUGIU, ME DEIXANDO COM UMA DÍVIDA TOTAL DE 30000,00 COM BANCOS E COMÉRCIO, DPS DE QUASE 6 ANOS VOLTEI A UTILIZAR O MEU NOME, SÓ Q AINDA ESCRITÓRIOS DE COBRANÇA ME LIGAM ME COBRANDO, MAS NÃO VOU PAGAR PQ A DÍVIDA NÃO É MINHA, FUI APENAS UM LARANJA, QUERO SABER SE TÊM COM DESCOBRIR QUE POSSUO UM CARRO NO MEU NOME E REQUERÊ-LO NA JUSTIÇA, ISTO É POSSÍVEL??DE QUE FORMA? O DETRAN FORNECE TAIS INFORMAÇÕES?? PQ ISTO ACONTECEU EM OUTRO ESTADO, AS DÍVIDAS, QUE A DÍVIDA CONTINUA MESMO PASSANDO 8 ANOS EU SEI, MAS PRECISO É SABER SE VÃO TER COMO DESCOBRIR QUE VOU TER ESTE CARRO Q PRETENDO COMPRAR NO MEU NOME, MUITO OBRIGADA SE PUDER ME ESCLARECER E TBM QDO NÃO PODERÃO MAIS COBRAR ESTA DÍVIDA???

    Advogado de Defesa:

    Passados 5 anos, se a dívida não foi cobrada judicialmente, não pdoerá mais. Isso significa que não poderão penhorar seus bens para pagametno da dívida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/02/2008 - 23:33
    Enviado por: Gabriela

    Trabalho a 1 ano e 5 meses no comercio, recebi uma carta demissional da matriz, ainda não assinei, o motivo que alegam é que a empresa não permite que funcionário esteje no SPC, por isso que querem me demitir, isso é permitido? O que faço? Preciso urgente de ajuda.

    Advogado de Defesa:

    As empresas têm usado dessa prática. Funcionários de banco não podem ter o nome negativado. Isso faz parte do contrato deles. Quanto a comerciário, você pode levar isso para seu sindicato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/02/2008 - 07:05
    Enviado por: Rose

    Olá. Comprei um carro financiado, antes disso preenchi uma proposta que foi recusada, agora recebi uma cobraça dizendo que estou devendo um automóvel que não comprei, ligações, e o meu nome está no SPC. Foram dois caras na minha casa dizendo p minha mãe que eram Oficiais de Justiça e que tinham um mandado de busca e apreensão de um veículo que não tenho. O que devo fazer? obrigado

    Advogado de Defesa:

    Se você não comprou o carro e foi recusada a proposta de financiamento deve provar isso. Se for o caso entre com processo no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/02/2008 - 23:13
    Enviado por: Carmem

    Olá,
    Estou desempregada a alguns anos e está difícil achar emprego principalmente por causa da minha idade. Tenho dívidas com dois bancos e com uma loja. Como já faz uns dois anos que estou desempregada não tenho como pagar a dívida. O que devo fazer? Já estou desesperada. Tem algum meio judicial? Por favor me ajude me dando alguma informação. E é verdade que depois de 5 anos meu nome ficará totalmente limpo do spc e serasa? Obrigado!

    Advogado de Defesa:

    Com relação às dívidas, você pode tentar renegociá-las. Depois de 5 anos, o nome deve sair do SPC e Serasa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/02/2008 - 11:39
    Enviado por: Francisco Araujo

    Bom dia !
    Tenho uma divida com o banco do Brasil , que por sua vez repassou para uma instuição que administra sua pendencias. A divida é desde o ano 2000 e até agora não consegui pagar . Verifiquei no site da empresa responsável pela cobrança e ainda existe a pendencia . Pergunta , depois de todo esse tempo o meu nome ainda pode está no SPC/Serasa ? ou se não está , eles podem voltar a incluir ?
    Grato ,
    Francisco

    Advogado de Defesa:

    Depois de 5 anos, o nome deve sair do SPC e Searsa e não pode ser novamente colocado pel mesma dívida. É bom saber que a dívida, enquanto não for paga, ela vai continuar aparecendo como aberta, ams a empresa não pode fazer cobrança judicial

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2008 - 14:30
    Enviado por: Francisco

    Enquanto tempo uma empresa tem pra cobrar uma divida , mesmo depois de sair do SPC/Serasa (5 anos ) ?
    A divida pra sempre vai existir , ou depois de sair desses dois orgão um dia ela expira ?

    Advogado de Defesa:

    A empresa tem o prazo de 5 anos para cobrar uma dívida se ela não entrar com ação de cobrança judicial. Após 5 anos, ela não poderá mais cobrar jhudicialmente e o nome do consumidor deve sair do SPC e Serasa. Mas isso não significa que a dívida sumiu. Ela continuará existindo e a empresa pode té continuar cobrando-a

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2008 - 00:15
    Enviado por: Marcio

    Estou com divida no meu cartão de credito,e não tenho condições de paga-lo agora eles podem penhorar o apto. que esta no nome de minha esposa e meu pois toda a documentação esta no nome dela que estamos ainda pagando.
    Gostaria de uma orientação
    Agradeço desde já
    Obrigado

    Advogado de Defesa:

    Eles podem fazer cobrança judicial, sim, e penhorar bens, mas o apartamento, se for a úncia casa da família, não pode entrar no processo de penhora.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2008 - 14:44
    Enviado por: Flávia

    Gostaria de saber se é verdade que após 05 anos a dívida sai do Serasa e SPC? A apartir de qual data? da Inclusão ao Serasa ou a data de atrazo? Pois tenho uma divída que o atrazo foi em 05/05/2003 e a data de inclusão no Serasa foi em 13/06/2007.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/02/2008 - 16:40
    Enviado por: Danilo Matos

    ACONTECE QUE EM JUNHO DE 2006 SOFRI UM ASSALTO NO MEU PERCURSO DE TRABALHO, SOB GRAVE AMEAÇA DE UMA ARMA DE FOGO, FUI COAGIDO A FORNECER A SENHA DE MEU CARTÃO DE DÉBITOM APÓS VÁRIAS TORTURAS FÍSICAS E PISICOLÓGICAS, NÃO RESISTÍ E FUI OBRIGADO A ENTREGAR A SENHA DO BANCO AO BANDIDO, LOGO APÓS O OCORRIDO, ENTREI EM CONTATO COM O TELEBANCO E BLOQUEEI O CARTÃO,E PROCUREI A POLÍCIA IMEDIATAMENTE PARA FAZER O B.O, MAS, PARA MINHA INFELICIDADE O BANDIDO JÁ HAVIA REALIZADO UM SAQUE DE 500,00 E FEITO UM EMPRÉSTIMO DE 750,00, PROCUREI O GERENTE DO MEU BANCO O SR. FÁBIO NASCIMENTO DA AG. 0018 E ELE ME INFORMOU QUE NADA PODERIA FAZER, POIS COMO EU FORNECI A SENHA EU TERIA QUE PAGAR TUDO.
    COMO NÃO TUNHA CONDIÇÕES DE ARCAR COM A DÍVIDA MEU NOME ACABPU SENDO INCLUSO NO SPC/SERASA, CONSEQUENTEMENTE PERDI MEU EMPREGO POIS LÁ ELES NÃO TOLERAVAM ISSO POR SEREM MUITO RÍGIDOS, DESDE ENTÃO MINHA VIDA CAIU EM DESGRAÇA…

    À UM MÊS MEU TIO ME ARRUMOU UM EMPREGO EM CONTAGEM/MG, ENTÃO VIM PARA CÁ NA ESPERANÇA DE UMA VIDA NOVA, PORÉM NOVAMENTE FUI ASSOLADO COM ESTE VELHO PROBLEMA, POIS NÃO PASSEI NA ENTREVISTA PRELIMINAR POR TER RESTIÇÕES NO MEU NOME, ENTÃO EM UMA ATITUDE DESESPERADA PARA SANAR O PROBLEMA, TENTEI RENEGOCIAR A DÍVIDA, E O BANCO ME PROPÔS SANAR MINHA DÍVIDA TOTAL PELO VALOR DE 1.650,00, ENTÃO PEGUEI DINHEIRO EMPRESTADO COM MEU PAI E PAGUEI, NO DIA 20/02/2008 ÀS 14:00 NA AGÊNCIA ITAÚ DE CONTAGEM/MG, PORÉM O BANCO NÃO TIROU MEU NOME DO SPC/SERASA, O TORMENTO CONTINUA…

    Advogado de Defesa:

    As empresas têm 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor das listas de inadimplentes após o pagamento da dívida. Se não sair nesse prazo, você pode entrar com processo no Juizado Especial Cível e até pedir indenização por dano moral

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/02/2008 - 01:47
    Enviado por: MARCOS

    Meu nome está no spc, quero resgatar meu fgts para aquisição de casa própria. O nome no serviço de proteção ao credito implica na aquisição da casa? não estou financiando, e sim comprando.

    Advogado de Defesa:

    Veja isso com o banco

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/02/2008 - 20:45
    Enviado por: joao carlos junior

    Trabalhei em uma empresa aqui de S. Paulo, e tive alguns problemas com a mesma e queria processa-la por danos morais e materias, pois tenho meus motivos e indícios suficiente para assim fazê-lo, estou voltando para o RN, posso acionar a justiça por lá mesmo? terei que voltar a S. Paulo para futuras audiências? não vou ter condições de ficar indo e vindo se necessário…
    Grato

    Advogado de Defesa:

    Isso é assunto trabalhista. Só respondemos direito do consumidor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/03/2008 - 13:18
    Enviado por: Patricia Costa

    Oi, tenho uma dívida em cartório vencida ja há 2 anos, tirei uma certidão e não consigo achar a empresa para efetuar o pagamento. Gostaría de saber se existe algum órgão aonde posso estar consultando se essa empresa ainda existe? E se não existe como posso estar fazendo para quitar esta dívida?
    Obrigada

    Advogado de Defesa:

    Pode consultar a Junta Comercial

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2008 - 14:01
    Enviado por: cicero antonio

    Eu tinha dividas, junto à Fininvest em 2000 e 2001, em 2007 observei, junto aos órgãos protetivos de crédito, que não mais constava qualquer debito. No entanto, ao tentar fazer um cartão de credito( HIPER CARD) ACUSOU UM DEBITO JUNTO A PROPRIA FININVEST. Acionei a empresa junto à Justiça, pois constitui crime, mas o debito ainda consta, conforme constantei logo depois de acionar a referida empresa. Gostaria de saber se é legal manter um cadastro entre empresas que proibam consumidores que foram devedores de adquirir produtos destas empresas ‘conveniadas”?

    Advogado de Defesa:

    Fininvest e Hipercard são do Unibanco. Eles consultam seus próprios cadastros para verificarem pendências.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2008 - 20:14
    Enviado por: Natanael (69 anos)

    Boa noite…. efetuei um empréstimo pela Taií Financiadora em uma loja da Eletro que fechou, o empréstimo foi liberado em troca de cheques pré-datados, alguns destes cheques voltaram duas vezes por falta de fundos, porém quitei o débito referente a esses cheques em Dezembro/07, mas de lá até hoje tenho tentado receber os cheques de volta para regularizar junto ao meu banco e a Taií diz que os cheques estão sendo enviados a uma loja próxima a minha residencia mas qdo vou a tal loja os cheques não estão, já solicitei uma carta declarando que quitei o débito e os cheques foram extraviados onde conste a numeração dos cheques com firma reconhecida, mas se negam a resolver e me enviar…. como devo proceder? Pensei em ir ao Pequenas Causas dar entrada em ação não só de resolução da situação mas também com ressarcimento em dinheiro por danos morais, pois mesmo com a divida quitada não posso positivar meu nome junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito, podes me orientar.
    Desde já agradeço imensamente e aguardo retorno.

    Advogado de Defesa:

    Envia sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do JT, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br com seus dados pessoais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2008 - 22:12
    Enviado por: poliana

    Fiz a negociaçao da minha divida e preciso que meu nome seja retirado com urgencia do serasa. so a negociaçao sem atraso e suficiente para a retirada automaticamente do serasa? ou vou precisar pagar td a divida primeiro?
    obrigada

    Advogado de Defesa:

    Como a dívida foi renegociada, devem tirar seu nome da Serasa, isso porque, há um novo vencimento e ela ainda não está vencida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/03/2008 - 18:26
    Enviado por: Rosana

    No ano de 2001 peguei um dinheiro emprestado com uma amiga de trabalho para pagar uma divida..so que nao pude paga-la..entao ela entrou com um processo contra minha pessoa na Primeira instância , no dia da audiancia fizemos um acordo em eu pagar em 12 x 550,00 o valor de R$ 7000,00 que devia a ela..consegui pagar ate a terceira prestacao…nao mas a restante..pois fiquei desempregada..gostaria de dar continuidade no pagamento..so que para minha surpresa entrei no site do TJ e verifiquei que o processo esta da seguinte forma.(INTIME-SE A PARTE AUTORA, VIA DO, PARA DAR PROSSEGUIMENTO AO FEITO, NO PRAZO DE 48 HORAS, SOB PENA DE EXTINÇAO. DECORRIDO O PRAZO, NADA HAVENDO, VOLTEM OS AUTOS CONCLUSOS PARA SENTENÇA.) e a audiencia foi marcado para o dia 12/2 e eu nao fiquei sabendo..hoje entrei novamente no site do TJ e verifiquei que agora encontra-se da seguinte forma: (Rito = Especial (Movimento: 18
    Tipo do movimento: Juntada
    Data da juntada: 19/02/2008 ), enfim gostaria de voltar a pagar mas so posso pagar as restante de 10×550,00 pois hoje o meu salario é de 1000,00 na carteira..como devo proceder poderia por favor me ajudar ?

    Advogado de Defesa:

    Se você não compareceu à audiência para se defender, provavelmente o juiz já deu a sentença e você deverá ser informada de sua decisão

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2008 - 10:36
    Enviado por: ana célia

    morei em são paulo e lá adquiria uma linha telefônica mas infelizmente a ultima fatura não foi paga e devido a isso meu nome esta no spc hoje moro em fortaleza como faço para pagar?

    Advogado de Defesa:

    Procure diretamente a companhia telefônica

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2008 - 12:07
    Enviado por: Marilza Gomes

    Bom dia

    gostaria de saber onde devo procurar o respaldo jurídico dizendo que a empresa tem que retirar o nome no spc quando é feito um acordo e a pessoa vem honrando com suas obrigações.

    pois a empresa alega que só vai retirar o nome quando terminar de pagar
    quero entrar com uma ação mas não consegui estes dados nem no código e nem na jurisprudencia

    Grata pela Atenção
    Marilza

    Advogado de Defesa:

    Você deve entrar no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/03/2008 - 17:09
    Enviado por: Alessandra Sanches

    Boa Tarde Dr.

    Tenho vários instrumentos de protestos já com as cartas de anuencia, fui ao cartório para da baixa,
    eles cobram as taxas muito alta p da abaixa nos titulos. Sendo uma micro empresa eles tem o dever de oferecer desconto ou tenho que pagar a vista mesmo.

    Advogado de Defesa:

    Você terá de pagá-las

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/03/2008 - 01:05
    Enviado por: lana

    FIQUEI SABENDO QUE O PRAZO DE 5 ANOS PARA A RETIRADA DO NOME DE UM INADIMPLENTE DO SPC AGORA É DE 3 ANOS ,POR NAO ENCONTRAR DADOS SOBRE ESTE ASSUNTO NA INTERNETE ESTOU AQUI PARA TIRAR ESSA DUVIDA .
    DESDE JA AGRADEÇO.

    Advogado de Defesa;

    O prazo é de 5 anos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/03/2008 - 02:13
    Enviado por: Ana Paula

    POR FAVOR,MEU MARIDO TINHA 923,00 NO BANCO E ONTEM ELE FOI SACAR E SÓ TINHA 0,30,CARREGARAM CELULAR DA CLARO,SENDO QUE O MEU É TIM E O DELE VIVO,CONTAS DE AGUA PAGAS E TUDO DE GOIAS,SOMOS DO PARANÁ. QUAL PROCEDIMENTOS TEMOS QUE TOMAR? A CULPA É DE QUEM?POR FAVOR AGUARDO SUA RESPOSTA!!!!!!!DESDE JÁ OBRIGADA!!!!!!

    Advogado de Defesa:

    Procure sua agência bancária. Sua conta pode ter sido invadida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/03/2008 - 12:21
    Enviado por: josiane aliski alves

    Boa tarde, tenho um boleto vencido desde 2003, não paguei pois a empresa foi fechada pela polícia e não encontrei o presidente, meu nome está protestado, não consigo encontrá-lo para que me dê a carta de anuência e tal. O que devo fazer?
    Estou desesperada para resolver isso
    Josiane

    Advogado de Defesa:

    Procure o Juizado Especial Cível e peça liminar

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/03/2008 - 17:22
    Enviado por: JOSE ALVES DOS SANTOS FILHO

    BOA TARDE, FIZ UMA COMPRA NA LEROY MERLIN ATRAVES DE CARTAO DE CREDITO COM A APROVACAO IMEDIATA, E NO MOMENTO DA COMPRA ADERI AO SEGURO DESEMPREGO, QUE EM CASO DE DESEMPREGO O SEGURO QUITARIA UMA BOA PARTE DA MINHA DIVIDA, SÓ QUE RECEBI UMA CARTA DA AIG SEGURADORA DO UNIBANCO INFORMANDO QUE MEU SEGURO NAO HAVIA SIDO ACEITO POR ESTAR EM DESACORDO COM AS ESPECIFICAÇOES TECNICAS E CONDIÇOES GERAIS DO PRODUTO, AI EFETUEI UMA RECLAMACAO JUNTO A AIG E UMA SENHORA ENTROU EM CONTATO COMIGO INFORMANDO QUE MEU SEGURO TAO TINHA SIDO EFETUADO POR PROBLEMAS DE SISTEMA, ACONTECE QUE AGORA ESTOU DESEMPREGADO E NAO POSSO ACIONAR O SEGURO POR QUE ACONTECEU PROBLEMAS NO SISTEMA E MINHA PROPOSTA NAO TINHA SIDO PROCESSADA.
    COMO DEVO PROCEDER?

    Advogado de Defesa:

    Envia sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2008 - 14:17
    Enviado por: elisangela

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber oque eu faço com o meu titulo protestado ,fui procurar a loja e abriu falencia como vou fazer para pagar a divida e tirar meu nome do spc, se nao acho a loja ,mto obrigado

    Advogado de Defesa:

    Você pode procurar o Juizado Especial Cível e pedir liominar, uma vez que o credor desapareceu

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2008 - 14:49
    Enviado por: Cassio

    Oi boa tarde tenho uma divida com a telefonica desde 11/2001, que ja saiu do SPC/SERASA mas agora recebi uma carta dizendo que a telefonica vendeu a divida para a Atlantico fundo de investimento, que esta me cobrfando 480 reais pela divida. Depois desse tempo todo eles podem me incluir no SPC/SERASA? Nào tenho como quitar a divida no momento o que devo fazer? obrigado desde já.

    Advogado de Defesa:

    Não podem incluir novamente. Só poderão cobrá-lo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2008 - 15:36
    Enviado por: Franciele

    Olá!!
    Tenho um financiamento com o Finasa e ele vence todo dia 23. Como recebo no dia 15 do mês, sempre há um atraso de 22 dias no pagamento. Hoje fui tentar conseguir um limite de crédito na conta corrente no Banco Bradesco e consta uma restrição no meu nome por conta do vencimento do dia 23-02. Não recebi nenhuma carta avisando que o nome teria restrição. Liguei para o Finasa e avisaram que mais de 10 dias de atraso eles colocam a restrição. Isso é correto? Como vou conseguir o crédito antes do dia 15? Achei injusto.

    Advogado de Defesa:

    Se negativaram seu nome sem te avisarem, você deve entrar com processo por dano moral no Juizado Especial Civel tanto contra a financeira quanto contra o cadastro (SPC ou Serasa)

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2008 - 15:42
    Enviado por: Alessandra

    Ola tenho uma divida de 5000,00 no cartão a 7meses ainda nao tenho como pagar so daqui 02 meses posso começar qual o risco que eu corro?

    Advogado de Defesa:

    Vão enviar seu nome para os cadastros restritivos e podem cobra judicialmente, inclusive com penhora de bens

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/03/2008 - 18:43
    Enviado por: jaques moura

    Tinha o nome registrado no SPC e no SERASA. Paguei minhas dividas em dezembro/07. Tinha dividas no Banco do Brasil e em duas lojas na cidade onde moro. Passados os 5 dias uteis fui verificar com estava minha situacao no SERASA, e meu nome estava limpo. Em Janeiro tentei solicitar um cartao de credito atraves do UNIBANCO, e me informaram que meu pedido foi rejeitado porque eu tinha pago minhas dividas recentemente, e por isso tinha que pedir cartao novamente soh depois de uns meses. Gostaria de saber se mesmo tendo pago minha divida e obtendo um “nada consta” do SPC e SERASA, os bancos, lojas e operadoras de cartao continuam com o direito de restringir ou adiar meu credito atraves de informacoes passadas pelo SERASA ou SPC?

    Advogado de Defesa:

    Uma vez que está com o nome limpo, se você está tendo crédito negado por dívidas já pagas, deve entrar com ação no Procon contra a empresa que te nega crédito

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/03/2008 - 15:40
    Enviado por: Alexandra

    Tenho uma moto que esta com a documentação atrazada, gostaria de saber se tem alguma forma de parcelar essa divida junto ao Detran?

    Advogado de Defesa:

    Você deve procurá-los e ver o que pode ser feito

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/03/2008 - 17:42
    Enviado por: WELLINGTON

    TENHO 6 CHEQUES DEVOLVIDOS PEDI A MICRO FILMAGEN PARA O BANCO MAIS NÃO CONSIGO LOCALIZAR ESSAS PESSOAS PARA FAZER O PAGAMENTO E UM DOS CHEQUES ESTÁ PROTESTADO EM UM CARTORIO GOSTARIA DE SABER SE POSSO PAGAR DIRETO NO CARTORIO ESSE CHEQUE E COMO FASSO COM OS OUTROS 5 CHEQUES QUE NÃO CONSIGO LOCALIZAR AS PESSOAS.
    OBRIGADO,

    Advogado de Defesa:

    Você pode procurar o Juizado Especial Cível e pedir liminar para que seu nome seja retirado por não encontrar os credores

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/03/2008 - 23:53
    Enviado por: Marcio

    BOM DIA OU BOA TARDE

    Dr. GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA ,MEUS PAIS PERDERAM UMA CASA POR SEREM CAUCIONISTA . EU FIQUEI SABENDO TARDE DE MAIS ,POIS MEU PAI ME ESCONDEU CONTADO QUE A PESSOA PARA QUEM ELE FOI CAUCIONISTA FOSSE SANAR A DIVIDA, POREM O PROCESSO DUROU 6 ANOS A CONSTITUIÇÃO DIZ QUE SENDO UNICO BEM DE FAMILIA NÃO PODERIA SER PENHORADO MAS PERDERAM ,ELES JA TINHAM IDADE FORAM PARA RUA DA AMARGURA, EU LI RE LI E NÃO CONSEGUI ENTEDER COMO PODE ACONTECER ISSO COM ELES, SOU CASADO E ESTOU PASSANDO UMA SITUAÇÃO MUITO DIFICIL MAIS ESTOU TIRANDO DA BOCA DA MINHA FAMILIA PARA AJUDA- LOS ,TEM UMA PROJETO Nº 145 QUE EU NÃO SEI SE FOI APROVADO QUE ELES NÃO PERDERIAM O IMOVEL O QUE O SR. ME RESUME DESTA HISTORIA . ISTO ACONTECEU A 10 MES ATRAZ , TERIA CONDIÇÕES DE REAVER ESTE IMOVEL. HOJE ESTA PESSOA ESTA DESAPARECIDA E NÃO SEI O QUE FAZER POIS O ADV. QUE FOI CONTRATADO PELA OUTRA PARTE PARECE QUE OMITE MUITAS COISAS, DIZ ELE QUE QUANDO TEVE A PRIMEIRA AUDIENCIA NÃO COMPARECEU NINGUEM E FOI DADO COMO ARRIVERIA DESCULPA DR. MAIS NÃO SEI SE E ASSIM QUE ESCREVE, DIZ ELE QUE FEZ DE TUDO MAIS INFELIZMENTE NÃO TINHA MAIS JEITO. PARA O SR. VER O OFICIAL VEIO COM OS CAMINHÕES PARA O DESPEJO, EU ESTOU FICANDO DOENTE E ESTOU CONFIANTE QUE DEVE HAVER ALGUM JEITO DE REAVER A POSSE DA CASA DE NOVO.

    OBS: DR. DESCULPE O PORTUGUES

    AGRADEÇO DESDE JÁ

    UM ABRAÇO

    Advogado de Defesa:

    Você deverá se consultar com um advogado para ver o que pode ser feito agora

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/03/2008 - 10:00
    Enviado por: LORIVAL

    ESTAVA DEVENDO 2 PRESTACAO DE UM FINANCIAMENTO, QUITEI E ANTES DE DAR OS 5 DIAS UTEIS VENCEU OUTRA.ISSO IMPEDE O MEU NOME SAIR DO SERASA?

    Advogado de Defesa:

    Por ter pago aquelas duas, seu nome deve sair, mas entrará de novo se você continuar com mais uma vencida

    responder este comentário denunciar abuso

    • 25/06/2010 - 12:49
      Enviado por: luciana

      25/06/10
      boa tarde
      trabalho por conta propria e devido a varios problemas ocorridos fiquei com varias dividas e com nome com restriçoes tanto pessoais qto na empresa…devido a isto tive ate problemas com empresas que trabalho que mesmo nao devendo a eles nao pude ter mais credito com eles tendo que trabalhar a vista.

      entrando em varios sites..vi um depoimento sobre assunto de dividas e que a pessoa nao conseguia ate emprego devido o nome está com restriçoes.
      um advogado pediu que ela procurasse um OAB da cidade e entrar com processo pra ser retirado o nome SPC E SERASA sem que a divida caduque
      gostaria de saber como proceder e se está situaçao pode ser realizada.

      estou com varios problemas devido a estas retriçoes e tb sem conseguir trabalhar pra pagar as dividas que tenho…sendo que estao se multiplicando

      por favor me ajudem!!
      no aguardo
      luciana

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/03/2008 - 10:03
    Enviado por: JULIANA BATISTA

    DR. BOM DIA! GOSTARIA DE OBTER UMA ORIENTAÇÃO E O QUE DEVO FAZER PARA A SEGUINTE SITUAÇÃO. NO MÊS DE FEVEREIRO/2007 FIZ UMA NEGOCIAÇÃO JUNTO A UMA FACULDADE ONDE EMITI 06 CHEQUES. PORÉM DEVIDO A PROBLEMA FINANCEIRO TODOS OS CHEQUES FORAM DEVOLVIDOS. FIZ NOVA NEGOCIAÇÃO COM A FACULDADE E CONSEGUI QUITAR TODOS OS CHEQUES DEVOLVIDOS, MAS ESTOU ENCONTRANDO UMA OUTRA DIFICULDADE, POIS FACULDADE NÃO ME DEVOLVE OS CHEQUES PARA QUE EU POSSA LEVAR ATÉ O BANCO. FIZ SOLICITAÇÃO DESDE O MÊS DE FEVEREIRO/2008 E ATÉ HOJE JÁ LIGUEI E FUI VÁRIAS VEZES NA SECRETARIA E ARESPOSTA É A MESMA, AINDA NÃO CHEGOU. ESTOU TÃO INDIGNADA COM O DESCASO QUE ESTOU DISPOSTA A ENTRAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL PARA RESGATAR MEUS CHEQUES. GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER E QUE TIPO DE AÇÃO JUDICIAL CABE PARA ESTE TIPO DE SITUAÇÃO E COM QUAL FUNDAMETAÇÃO LEGAL. DESDE JÁ ANTECIPO OS MEUS AGRADECIMENTOS.

    Advogado de Defesa:

    Você deve enviar sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/03/2008 - 14:13
    Enviado por: samuel ambrosio

    eu gostaria de saber se ha como eu abrir um nova conta em banco com o nome no Serasa. Eu vou começar uma bolsa na universidade, mas meu nome esta no Serasa.
    Obrigado.

    Advogado de Defesa:

    Dificilmente o banco irá aceitar por você estar com o nome na Serasa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/03/2008 - 19:19
    Enviado por: Karina

    Boa noite,eu gostaria de saber o seguinte: estava com uma dívida de 62 reais e por esta foi meu nome pro SPC.No dia seguinte fiz o pagamento dessa dívida e está tudo ok.Será que o meu nome foi direto pro SPC ou tem alguns dias para poder ir?

    Advogado de Defesa:

    a empresa tem o prazo de 5 dias para pedir o cancelamento do apontamento no SPC

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/03/2008 - 23:50
    Enviado por: AGAMENON LOPES

    BOA NOITE, DOUTOR: EU TENHO VARIAS DIVIDAS COM CARTAO E ENPRESTIMOS COMO EU FAÇO PARA LIMPAR O MEU NOME, EU QUERO MUITO LIPAR MEU NOME É MUITO RUIM

    Advogado de Defesa:

    Tente negociar com os credores, parcelando essas dívidas. A partir do momento em que for feita a renegociação, a emrpesa deve retirar o nome do consumidor das listas negras

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2008 - 11:47
    Enviado por: JOSÉ RICARDO

    Tinha há mais de 5 anos uma dívida com um determinado banco, no entanto meu nome não conta mais no SERASA e nem no SPC, más fui financiar um carro e o banco disse que conta uma dívida, novamente fui ao SERASA e SPC e realmente não consta mais nada.
    COMO PROCEDER NESSE CASO?

    Advogado de Defesa:

    Você precisa verificar com a financeira qual o dado que está restringindo seu crédito. Se for dessa dívida já paga, você pode denunciá-los no Procon ou abrir processo no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/03/2008 - 17:32
    Enviado por: RITA DE CASSIA

    NECESSITO URGENTE DE MODELO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO COM PEDIDO DE LIMINAR DE RETIRADA DO NOME DO SERASA E DO CARTORIO DE PROTESTO.
    COM A VALOROSA COLABORAÇÃO
    OBRIGADA

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2008 - 10:03
    Enviado por: Hailton Pontes

    Apareceu uma conta Telefonica em meu nome no Estado de São Paulo, só que eu nunca morei em São Paulo e nunca tive Telefone Fixo.
    Acho que foi devido uns documento que perdi em 2001 no Carnatal – Rio Grande do Norte estado que moro desde que nasci.
    Entrei encontato com a Telefonica e ele me pediu que fizesse uma carta mais não sei como fazer o Sr. pode me ajudar?

    Advogado de Defesa:

    Envia sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais e o nome da empresa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2008 - 10:20
    Enviado por: Joel Santiago

    Bom dia caro amigo, preciso de uma orientaçao sua ; paguei uma divida com o B.B me falaram que seriam 5 dias uteis, até ai tudo bem ,mas ja se passaram 7 dias e nada das restriçoes sairem . Quais as chances que tenho de ganhar uma idenizaçao por danos morais e qual valor que deve ser pedido , tendo em vista que meu debito era de R$ 800,00 ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/03/2008 - 21:24
    Enviado por: Elineia

    Ola.
    Assinei os papeis de financiamento para um familiar, quando tinha 18 anos, eles nao honraram os vencimentos, sei que pela logica é meu nome que ficou sujo, porem questiono se existe uma possibilidade de repassar essa divida a pessoa a qem beneficiou já que ela esta disposta a assumir as dividas.
    e como meu nome passou no serasa eu consigo financiar casa pela caixa?( a divida ainda nao foi paga)

    Advogado de Defesa:

    Você deve conversar com o credor e ver a possibilidade de transferir a dívida. Com o nome sujo, não conseguirá financiamento

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/03/2008 - 03:19
    Enviado por: CARLOS MANOEL

    BOM DIA.

    TODO MUNDO DIZ UMA COISA, MAIS VAMOS PELA LEI…………QUANTOS ANOS A PESSOA FICA RESTRITA AOS ORGÃOS DE PROTEÇÃO AO CREDITO????? EX: CARTOES DE CREDITO, FINANCIAMANTO DE BANCO,CARTÕES DE LOJAS?????

    JÁ OUVI DE TUDO, JÁ DISSERAM QUE ERA 5 ANOS A PARTIR DA DATA DA COMPRA.

    QUE ERA 3 ANOS TBM A PARTIR DA DATA DA COMPRA

    E AGORA ESTÃO COMENTANDO QUE O PRESIDENTE LULA SANCIONOU UMA LEI QUE DIZ 2 ANOS.

    QUAL A VERDADEIRA??????????

    Advogado de Defesa:

    São 5 anos a partir da data de vencimento da dívida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/03/2008 - 09:17
    Enviado por: KÁRITA

    Gostaria de saber qual lei que fala exatamente o prazo parao SPC liberar o nome da pessoa, pois verifiquei que existe uma pergunta semelhante a esta, mas a resposta foi o art 43 CDC, mas não fala examente deste prazo!!

    Por favor me responda!!

    Advogado de Defesa:

    Sim, é o artigo 43 do CDC, parágrafo 1º

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/03/2008 - 10:31
    Enviado por: Eliza

    Caro Dr;

    Estava no sait do TJ MG por mero acaso,quando fui consultar pelo meu nome e me deparei com um processo de acao de cobrança no valor de R$: 197,00, na comarca onde residia no interior, oque faço se nao moro mais la, somente minha famlia e no processo esta assim:Última(s) Movimentação(ões):
    AGUARDA REALIZAÇÃO AUDIÊNCIA 12/05/2008
    JUNTADA EFETIVADA DE AR CORREIOS 17/03/2008
    AGUARDA DEVOLUÇÃO AR-CORREIO 05/03/2008
    Nao sei o que fazer,eu tenho que ir na audiencia, ou posso permanecer calada,desde ja agradeço e defiro estimas.

    Att;
    Elizabeth

    Advogado de Defesa:

    Se você permanecer calada, será julgado a revelia. Você tem o direito de se defender

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/03/2008 - 00:25
    Enviado por: salomão rodrigues

    Gostaria de um advogado para mim ajudar a negociar uma divida com o banco do brasil… peguei um emprestimo para da andamento a um contrato com a CHESF e terminou o mesmo na justiça. Gostaria de negociar com o banco um menor valor para pagar e o mesmo esta cobrando muito juros. O que devo fazer??

    Advogado de Defesa:

    Procure o Procon e peça para que façama os cálculos dos juros

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/03/2008 - 16:54
    Enviado por: Ellen Christina da Silva Afonso

    Gostaria de titar uam grande dúvida, qunado você perde uma bem móvel, como um carro( por busca e apreensão) a dívida morre e em quanto tempo o nome sai do spc e serasa? Qual o tempo máximo?

    Advogado de Defesa:

    Se o valor do bem apreendido cobrir toda a dívida, deve sair imediatamente. Você deve verificar se o bel realmente quitou a dívida

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/03/2008 - 07:55
    Enviado por: felipe gaspar

    Olá, queria tirar uma dúvida com vcs, pretendo cursar uma faculdade privada, no entanto para que isso seja possível tenho que fazer um finaciamento. A pergunta é, será que o financiamento é bom para mim, ou é só mais uma iluzão. e quanto mais o menos o banco irá determinar para que eu comesse a pagar esta dívida, uma vez que irei cursar direito no Estado do RJ. Obrigado até…

    Advogado de Defesa:

    O financiamento de uma faculdade é igual a qualquer outro. Você é quem deve verificar se vale a pena contratá-lo ou não

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/03/2008 - 13:07
    Enviado por: Lúcia Aparecida - ES

    OI, gostaria de um possível esclarecimento. Fiz um empréstimo com uma financeira pra ser descontado em folha em 18 meses. Acontece que eles não descontaram as parcelas de número 8,9, 14 e 16. O contrato foi assinado em janeiro de 2003 e término para junho de 2004. Não tive conhecimento na ocasião, pois mudei de endereço e eles também não descontaram. Agora em dezembro de 2007 tive conhecimento, pois eu não consegui tirar talão de cheque no banco e constatei que eles me negativaram com a data de 06/2004 no SERASA. Até então movimantava minhas contas normalmente. Pedi cópia do contrato junto a financeira e consta que caso eles não descontassem eu deveria pagar na empresa. Não concordo em fazer acordo uma vez que eles poderiam ter dado continuidade aos descontos na ocasião. Não aceito pagar por esse erro.
    Gostaria de saber qual o procedimento correto a seguir? Já prescreveu? O que devo fazer?
    Agradeço ATT, MAL-ES

    Advogado de Defesa:

    É seu dever pagar o que deve, se não foi descontado no holerite, você deveria ter procurado a empresa e verificar o que estava ocorrendo. O procedimento correto é negociar essa dívida e saldá-la. A prescrição ocorre em 5 anos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/03/2008 - 00:46
    Enviado por: karen

    eu fiz uma compra com cheques, mais fiquei desempregada e não pude pagar na data certa, depois de alguns meses voltei a trabalhar e resgatei esses cheques na loja e paguei juros pra loja, porem tive que mudar de casa e na mudança esses cheques que resgatei se extraviaram, agora meu nome está no Spc e eu não sei como provar que paguei esses cheques, a loja tem como me dar um papel comprovando que paguei? ou qual o procedimento pra não precisar pagar a mesma conta novamente?

    Advogado de Defesa:

    Peça à loja o comprovante que você quitou as dívidas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/03/2008 - 09:46
    Enviado por: daiana

    è verdade que com 3 anos de registro no spc e serasa posso pedir a retirada do nome do registro atraves da justiça?
    Ou tenho que esperar completar os cinco anos?

    Advogado de Defesa:

    tem de esperar os 5 anos

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/03/2008 - 18:05
    Enviado por: joao paulo nascimento

    Dive uma divida no Itau e no Santander onde as duas caducaram ou seja passaram 5 anos e meu nome foi limpo, hoje já tenho cartãod e credito, conta em outro banco e consegui comprar um carro financiado, é possivel financiar um imovel pela caixa economica? Essa divida caducada vai aparecer quando a caixa puxar meu nome?

    Consigo o financimanto do imovel mesmo com a divida caducada??

    Att

    Advogado de Defesa:

    Se você já fez outro financiamento, não vejo problema de obter também o da casa própria

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2008 - 12:38
    Enviado por: ana

    Tenho uma divida com um Banco, essa dívida é datada de 2004, no valor de 900,00 reais. Procurei o Banco algumas vezes para negociação, mas não entramos em acordo, em 2007 deixei uma proposta escrita junto ao Banco, que recusou novamente. Mas o problema maior é que meu esposo tem conta neste mesmo Banco, e cortaram cartão de crédito, talão de cheque…alegando que enquanto eu não efetuar o pagamento de minha dívida ele ficará com restrições junto ao Banco, e mais no ano passado pediam 10.000.00 pela quitação da dívida, fiz a proposta de pagar uma quantia menor, eles disseram que até poderia, só que meu esposo nunca mais poderia ter cheque especial, fazer financiamento…pelo Banco. Destaco que nossas contas nunca foram conjuntas. Gostaria de saber se este procedimento do Banco está correto, com relação a bloquear a conta de meu esposo e se eles podem fazer o que estão fazendo.
    Obrigada!!!

    Advogado de Defesa:

    Não é correto. Se a dívida não é do seu marido tampouco ele assinou nada, o banco não pode negar nada a ele. O caso pode ser resolvido no Procon ou no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/03/2008 - 15:53
    Enviado por: Marcio

    GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UM PEDIDO PARA O CARTORIO RETIRE DO ORGÃO COMPETENTE UM PROTESTO QUE JA TEM 7 ANOS, COMO PEDIR ESTA BAIXA ?

    Advogado de Defesa:

    Procure o cartório e verifique que documentos você precisa apresentar

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2008 - 08:51
    Enviado por: elisangela

    Bom dia !!! Eu fiz uma entrega amigavel de um veiculo ja faz um mes ,o juiz ja deu a pediçao e eu fui buscar a certidão e lá me informarão que eu deveria procurar quem colocou meu nome no serasa ,que eles irião tirar a restrição ,só que procurei o banco pecunia e me informarão que quem tiraria meu nome seria o advogado tercerizado por eles ,dai liguei na carvalho advogado e me informão que eu msm deveria procurar o serasa com a certidão e pedir a restrião do serasa,queria saber se isso é certo ,e quanto tempo leva pra tirar o nome do serasa depois da entrga amigavel ,porque ja passei constragimento com o nome no serasa ,porque quando fiz a entrega eles me informarão que iria tirar imediatamente ´por favor me responda .obrigada.

    Advogado de Defesa:

    Você pode fazer isso se está com a carta de anuência

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/03/2008 - 16:31
    Enviado por: Nanci

    Boa tarde,gostaria que esclarecesse sobre uma divida que levou o nome do meu marido ao scpc,acontece que meu filho na época com 17 anos foi convidado pela empresa essas escolas de informática a conhecer participar da promocao e prencheu a ficha de inscricao com os dados de meu marido e assistiu a uma aula ( teste drive) pra saber se era realmente o que estava procurando ; bom conclusao nao era e nunca mais retornou apos alguns meses o nome do meu marido foi incluido scpc no valor R$748,00 sem que meu marido se quer assinou qualquer papel, Quero saber é justo devemos pagar!

    Advogado de Defesa:

    Se ele não assinou nenhum papel, recorra ao Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2008 - 11:16
    Enviado por: Estanislau

    atrazei por 20 dias o pagamento do meu cartão de créditos com o citibank, e, após o pagamento e sem qualquer tipo de comunicação anterior o meu nome foi pro SPC e para o SERASA, só tomei conhecimento disso ao receber as cartas de comunicação dessas entidades. Entrei em contato com o citibank que me informou que o meu nome já havia sido retirado desses orgãos (o que de fato era verdade). A atendente do citibank me informou que o nome do devedor pode ser incluso pelo banco nesses orgãos apartir do 10º dia do vencimento da dívida. Isso é assim mesmo, ou, eu deveria mover uma ação contra o citibank?

    Advogado de Defesa:

    A emprea credora pode colocar o nome nos cadastros restritivos já no primeiro dia após o vencimento se a conta não for paga

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/03/2008 - 14:45
    Enviado por: Valdemir da Silva Costa

    Venho recebendo algumas mensagens no meu celular de uma empresa de cobrança, a mesma cobra uma pessoa que desconheco, liguei para empresa de cobrança e fui informado que a pessoa reside em frente minha casa, bom o intuito desta consulta e qualquer pessoa pode passar meu numero de telefone para cobranca sem meu conhecimento uma vez que nao tenho contato algum com a mesma?
    caso possa me responder e orientar o que devo fazer pois isso ja virou especie uma rotina de empresas de cobrancas e bancos ligarem no meu celular e em casa gostaria de saber o que devo fazer.
    Obrigado

    Advogado de Defesa:

    Você pode entrar com processo no Juizado Especial Cível contra a empresa de cobrança

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2008 - 15:20
    Enviado por: Leo

    Financei um carro em meu nome para o meu irmão, em 60X, pela financeira ITAU, até agora ele só pagou 1 prestação, estando 6 EM ATRASO. A financeira tem ligado reiteradas vezes para mim. Inclusive já expliquei a eles que o carro não está comigo. Informei o telefone do meu irmão e tudo mais. O que posso fazer? Posso pegar o carro e entregar à financeira? E o meu nome como é que fica? Posso passar para o nome dele? Na última sexta-feira falei com ele e expliquei a situação insustentável que estava, visto que me ligaram e disseram que iria haver busca e apreensão. Ele pediu para eu fazer uma procuração de bens e serviços para passar o carro para ele. Posso fazer isso? Me orientem, por favor.

    Advogado de Defesa:

    O carro está financiado em seu nome e você é o responsável pelas prestações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/03/2008 - 16:52
    Enviado por: leandro

    tenho emprestimos no banco,renegociei eles mas nao tenho condições de paga-los mas quero assim que tiver condiçoes se eles retirarem os juros abusivos. tambem tem o cheque especial esse esta em aberto e tambem nao consigo paga-lo. A minha pergunta é eu tambem tenho que renegociar o cheque especial para que tambem em 5 anos a divida caduque. eles estão irredutiveis a renegociar uma vez que ja procurei o banco umas10vezes, desde ja agradeço sua atençaõ

    Advogado de Defesa:

    Você pode transformar o saldo do cheque especial em um financiamento pessoal e pagar as aprcelas mensalmente.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2008 - 16:46
    Enviado por: taiane fatima garcia de souza

    quero e preciso limpar o meu nome mas de verdade..mas nao sei com quem? nao tenho endereços

    Advogado de Defesa:

    Para limpar seu nome, você deve procurar os credores, pagar as dívidas e aí seu nome sairá dos cadastros de inadimplentes. Esse é o melhor caminho

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2008 - 20:00
    Enviado por: Maria Marcia Alvim Guerra

    Comprei um carro chevette 90/90 em 24 meses financiados pelo ABN-AMRO(Aymoré Financiamentos, só falta pagar a ultima parcela que vence 01/04/2008., mas me informaram que se eu entrar na Justiça eles tem que devolver uma taxa que chama TR/taqxa de retorno isto é mesmo ?pago também uma taxa todo mes de tarifa de emissão de carnê pode? ou eles tem que devolver . Preciso saber Urgente desta ionformação. Atenciosamente
    Marcia Alvim Guerra Juiz de Fora

    Advogado de Defesa:

    A taxa de emissão de carnê você pode, sim, constestar na Justiça (Juizado Especial Cível). Quanto á outra, pode ser cobrada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/03/2008 - 21:30
    Enviado por: Donata Maria De Brito

    Olá,tenho um titulo protestado,a+ de 5 anos.
    Gostária de saber se esta divida eu tenho que pagar no cartóri ou na loja a onde eu comprei.Já que fas + de 5 anos.Meu nome estava no serasa + só nada costa +.
    Se eu não acerta no cartório meu nome vai ficar sempre restrito.
    OBRIGADA

    Advogado de Defesa:

    Você deve procurar o cartório

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/03/2008 - 11:16
    Enviado por: PAULO HENRIQUE

    OLÁ,TINHA DIVERSAS PENDENCIAS EM MEU NOME,POREM NEGOCIEI TODAS,FICOU FALTANDO NEGOCIAR CASAS BAHIA E TELEFÔNICA,POREM AMBAS ESTÃO MUITO DIFICIL POIS DIZEM QUE NÃO TEM ACORDO,NO CASO DAS CASAS BAHIA ME DISSERAM QUE SE EU ESTIVER TENDO DIFICULDADESPARA EMPREGO,AI ELES PODEM REENEGOCIAR,DESDE QUE LEVE UMA CARTA DA EMPRESA DIZENDO QUE NÃO CONSIGO ENTRAR NA EMPRESA POR CAUSA DO NOME,POREM NÃO SEI COMO FAZER ESSA CARTA,JA QUE , ESTOU PRECISANDO TRABALHAR E NÃO CONSIGO ,TENHO FIRMA ABERTA!(QUERIA ALGUM MODELO),JA A TELEFONICA,DIZ QUE PODE PARCELAR SOEMNTE EM 4X E NÃO TENHO COMO PAGAR ISSO,ELES DIZEM QUE NÃO ADIANTA QUE NÃO TEM JEITO O QUE DEVO FAZER?

    Advogado de Defesa:

    Mande sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais, que vamos conversar com as duas empresas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/03/2008 - 17:33
    Enviado por: daniela rocha santos

    gostaria de saber se o meu nome limpou depois de 5 anos,,

    Advogado de Defesa:

    Depois de 5 anos do vencimento da dívida, ele deve ser eliminado da Serasa e do SPC

    responder este comentário denunciar abuso

  • 31/03/2008 - 19:41
    Enviado por: Roberto

    Tive problemas em pagar algumas parcelas do carro, tive meu nome protestado e o bem apreeendido. No dia seguinte a apreensão, quitei a dívida total (todas as parcelas vincendas) em juízo. Hoje depois de 25 dias após a quitação, não dão baixa no GRAVAME e alegam que o pagamento que fiz não serve como quitação, sendo que necessito da liberação para a venda do mesmo.
    Além disso fui dar baixa no meu nome no cartório de protesto e fui informado que teria de pagar R$850,00, isto procede? Não há uma tabela nos cartórios? O que devo fazer?

    Advogado de Defesa:

    O valor é determinado pelo cartóiro. Quanto à baixa de gravame, manda uma carta para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br com seus dados pessoais e o nome da empresa

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2008 - 09:43
    Enviado por: PAULO HENRIQUE

    OLÁ,ENCAMINHEI O EMAIL CONFORME SOLICITADO,E NÃO ME RESPONDERAM ..DEMORA MESMO?

    FICO NO AGUARDO!

    Advogado de Defesa:

    Você mandou para a coluna Advogado de Defesa? Se sim, ligue para 3856-2234 e veja com a Regiane em qual etapa está a sua reclamação

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2008 - 11:00
    Enviado por: ffffff

    fiz uma compra em 14 x paguei a parcela e apos paga foi enmcaminhada para cartorio, estoa sendo protestada. como posso proceder para entrar na justiça por danos morais? tenho direito a uma idenização? qual o valor?

    Advogado de Defesa:

    Se você tem o comprovante do pagamento e do aviso de cartório, é só apresentá-los no Juizado Especial Cível e pode até pedir danos morais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2008 - 12:58
    Enviado por: Lika

    Oi gostaria de saber uma coisa.
    Tenho 2 notas em protesto em cartorio, mas naum foi eu quem fiz, foi para um conhecido,tem algum modo de jogar essa divida para essa pessoa?
    Tb gostaria de saber se ele podem penhorar moto, carro?

    Advogado de Defesa:

    A dívida está em seu nome e você é o responsável. Pode até propor a troca, mas dificilmente o credor irá aceitar. Se entrarem com cobrança judicial, podem sim pedir ao juiz a penhora da moto ou do carro ou dos dois, conforme o valor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2008 - 20:55
    Enviado por: Ellen Christina da Silva Afonso

    Comprei um carro e por motivo e atraso das pacelas teve a busca e apreensão, o Advogado do banco me falou que com a retirada do bem, cobre a dívida,e que em 30 dias o nome sai do serviço de proteção( SPC e SERASA). Gostaria de saber se este tempo é realmente correto, e se poderia me basear art 53 do CDC. Preciso muito de uma luz, desde de já agradeço e aguardo uma posição.
    obs:. sendo que foi pago mais de 70% do bem.

    Advogado de Defesa:

    Você precisa pedir à financeira um comprovante, por escrito, de que o financiamento está quitado, para se prevenir de cobranças futuras, que geralmente ocorrem quando de busca e apreensão. Assim, também, se eles não retirarem seu nome do SPC e Serasa, terá uma prova e poderá entrar com ação d dano moral. Se eles deram 30 dias de prazo e não retirarem nesse período, com o comprovante você poderá pedir liminar na Justiça

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2008 - 22:09
    Enviado por: Julcemar Carpeggiani

    olá, sou sócio gerente de uma gráfica, pagamos um título pra empresa que estavamos devendo este título foi pago em 12/2007, porem a empresa demorou até fevereiro para mandar a carta de anuência, até ae tudo bem, como a empresa tinha negociado o título com um banco, ela mandou a carta de anuência mas errada mandou dela e não do banco e nem com as originais de protesto, liguei várias vezes para empresa até que 15 dias depois me mandaram outra cartas mas denovo sem as informações que eu precisava, valtando a ligar não fui mais atendido pelo gerente, encaminhei para o procon mas nem la me dão respostas oque devo fazer neste caso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 01/04/2008 - 22:21
    Enviado por: elisabete

    limpei meu nome que eram coisas como telef, pano de saude e aval, tive meu nome rejeitado em todas as concessionarias, uma amiga com nome no serasa, e passado historico se é que contam , pois senão não poderia existir lei de pagar e limpar o dela foi aprovado e sem comprov de rendas e nome no serasa, gostaria de entrar contra a instituição ou as poderiam me retornar, pois fui motivo vexatorio obrigada 41-88539500

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/04/2008 - 22:16
    Enviado por: Nilson

    Em 2006 comprei uma linha da Telefonica fixa e quando fiz o contrato me venderam a facilidade de ter o serviço de transferencia de chamada uma vez que meu serviço me deixa a maior parte do tempo fora de casa. Pois bem, nunca a Telefonica me informou que quando a transferencia da chamada era feita para o meu celular a tarifação seria de celular para celular e ai começou aparecer as contas com valores altos onde de R$ 88,00 passou para R$ 219,59. De janeiro a abril/06 eu paguei com muito esforço as contas e ao mesmo tempo estava falando com a Telefonica para cancelar este serviço e revisarem os valores, onde não tive nenhuma resposta por parte da Telefonica e que que não poderia cancelar o serviço de transferencia de chamada, sendo assim logo após fiquei desempregado e não consegui pagar as constas de Maio/06 de R$ 241,46 e a de Junho/06 de R$ 219,75. Continuei entrando em contato com a Telefonica até que consegui cancelar a linha mas a minha dívida não foi negociada, fui no Procom mas não me ajudaram então entrei com um processo no Forum da Penha de França onde solicitava à Telefonica a revisão das contas e possivel parcelamento de pagamento, dei entrada no processo e ia periodicamente verificar o andamento e somente obtive informação de que ainda não tinha resposta. No dia 27/03/08 recebi uma carta da Atlantico Fundo de Investimento me cobrando a divida que eu tenho com a Telefonica no valor de R$ 606,55 para pgto até 07/04/08 já com desconto pois o valor real seria de R$ 758,19 conforme informado na carta e que seu eu não pagasse o meu nome iria para o SERASA/SPC.
    Fiquei espantado ao receber uma cobrança de umprocesso que estava no Forum e até o momento não tinha tido nenhuma resposta nem positiva e nem negativa, fui até o Forum e para a minha surpresa o meu processo foi perdido e nunca deram entrada e somente recebi informaçao de que eu não exisistia para o Forum.
    Entei em contato com a Atlantico e quem me atendeu somente informou de que tinham comprado a divida da Telefonica e eles estavam em cobrando, não possuiam nenhuma outra informação do que se tratava a divida e o porquê dessa divida e nem informaram como foram calculados os juros dessa divida, apenas curto e grosso o atendente me disse que apenas eu teria que pagar e pronto. Informei que não tinha condição de pagar a divida em sua totalidade mas sim em 6 parcelas, ele informou que iria checar mas eu perderia o desconto e que eles não costumavam parcelar, até agora ninguém me ligou da Atlantico para me dar uma posição sobre a minha proposta.

    Pergunto:
    1) Como posso saber se essa empresa realmente existe e se eu pagar a divida não vai aparecer meu nome no Serasa ou a Telefonica me cobrar de novo.
    2) Eles tem o direito de não aceitar o parcelamento da dívida, pois para pagar tudo no dia 07/04/08 vou ter que pedir o dinheiro emprestado pois não tenho condições nenhuma de pagar isso.
    3) Como posso saber se esse valor é realmente o correto que eu devo ? Pois podem estar me cobrando valores indevidos ou juros altíssimos.

    Solicito a gentileza de me orientar a respeito já que até agora onde eu já fui pedir ajuda foi em vão.

    Atenciosamente

    Nilson

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2008 - 09:11
    Enviado por: Marco Antonio Branco

    Bom dia

    comprei um pc ano passado, e me apurei e não pude pagar a ultima parcela, ela venceu em dezembro, ontem recebi uma carta do cartorio me informando que tenho 72 horas para pagar a divida mas como recebi a carta atrazado a moça me falou q tenho 48 horas, pode isso? eu tenho que pagar os 360,00 só, ou vai ser cobrado os juros? no papel esta o nome da loja de quem eu comprei e o nome do banco do brasil que era onde eu estava pagando os boletos, eu posso negociar e pedir mais uns dias para quitar? porque agora eu não tenho dinheiro, se eu não pagar e meu nome for para protesto, depois que eu pagar isso vai me complicar com futuras negociações mesmo sendo tirado do serasa? com quem que eu tenho que negociar se isso for possivel, com o banco do brasil ou a loja onde eu comprei, peço um auxilio porque tenho só ate amanha.

    Grato

    Marco Antonio

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2008 - 10:22
    Enviado por: Moises

    Bom dia, eu estou com o nome sujo, mas gostaria de saber se tem como está alugando um casa no meu nome, o valor é de R$ 180,00 eu tenho o dinheiro do deposito no valor de 2 meses que é R$ 360,00 em mão, mas teria alguma chance ou depende da imobiliaria, ou não tem jeito mesmo, ou se eu conseguir alguma carta do tipo, teria como vcs está me passando está informação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2008 - 17:22
    Enviado por: Cuica

    Boa tarde, tenho dois cartoes no spc, gostaria de saber se eu tenho como pagar direto no spc, em vez de procurar a financeira do cartao…Gratoooo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2008 - 19:30
    Enviado por: jalismar ferreira

    boa noite, eu não entendo porque,consegui abrir uma conta no banco do brasil,e na época tinha uma restrição no serasa. tudo foi beleza até cartão de credito e limite eu tinha. algum tempo depois contraí uma dívida com o itaú e passei a ter duas restrições ai fui no banco do brasil aonde eu tenho conta e pedi um aumento de limite e eles negaram por causa da restrição do itau. então porque consegui abrir a conta se antes eu já tinha um restrição, será que é politica do banco?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2008 - 20:01
    Enviado por: Ionice Nogueira de Souza

    Oi em 1997 fiz uma compra ne uma loja de roupas e assinei uma promissoria mas ja nem me lembro o valor mas fiquei em debito com a loja a proprietaria me ligou para que eu fosse pagar então falei que ia poder pagar em prestações igual porquemestava desempregada e não tinha meios de fazer o pagamento então fui aloja dela e fomos conversar mas elas fez a contas e queria receber mas o juro dela era muito abusivo então falei para ela que não dava para pagar do jeito que a mesma queria ela so daquele jeito então e falei não vou pagar mas hoje recebi uma carta do cartorio dizendo que estou protestada o que acontece se eu não quizer pagar eu vou la e converso com ela para ver se pode ser parcelada ou vou até o cartorio porque ainda estou numa pindura tenho duas filhas não tenho penssao nenhuma dela e que ganho mal da para nos alimentar por favor me ajuda pois não entendo nada de lei tenho medo de ir presa mas penso muito nas minhas filhas. obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/04/2008 - 20:22
    Enviado por: Elizabete

    Ola! Tive problemas de restrição ao crédito durante 4 anos,mas paguei e agora voltei a comprar. A última foi o pagamento de um cartão de crédito. assim, na agencia eles me informaram que após 6 meses eles voltariam a avaliar minha sitação e assim disponibilizando até mesmo limites na minha conta. Agora fui financiar um carrro e esta aparecendo restrições internas em quase todos os bancos. somente um me liberou crédito. O que devo fazer nessa situação, pois tentei passar o crédito em um banco que nunca tive conta e lá acusou restrição, e eles não dizem o motivo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2008 - 15:25
    Enviado por: Mônica

    Em janeiro/2007 recebi uma carta da prefeitura do RJ para financiamento de casa prórpia, com o prazo até 15/02/2008 para apresentar a documentação. Corri atrás e paguei minhas dívidas, porém, no dia 08/02/2008 negociei com a empresa responsável pela cobrança de cheques devolvidos da Casa e Vídeo, me deram o valor total dos quatros cheques, sendo um protestado e foi acrescido na dívida R$212,00 para custas de cartório. Passaram dez dias eu entrei em contato e disseram que dois cheques já estavam disponívies, estariam dando entrada no cheque protestado e um quarto cheque já pago, disseram que estaria, também protestado, mas a Casa e Video arcaria com as custas. Passaram quase um mês, no dia 13/03/2008 fui comunicada que o cheque protestado já estava disponivel, e o quarto cheque a Casa e Video perdeu. Me deram uma carta, o banco disse que preciso de um nada consta que custa R$33,00 e eu não tenho este dinheiro, posso pedir isenção, quanto ao financiamento que perdi o prazo o que fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/04/2008 - 15:26
    Enviado por: Mônica

    Em janeiro/2008 recebi uma carta da prefeitura do RJ para financiamento de casa prórpia, com o prazo até 15/02/2008 para apresentar a documentação. Corri atrás e paguei minhas dívidas, porém, no dia 08/02/2008 negociei com a empresa responsável pela cobrança de cheques devolvidos da Casa e Vídeo, me deram o valor total dos quatros cheques, sendo um protestado e foi acrescido na dívida R$212,00 para custas de cartório. Passaram dez dias eu entrei em contato e disseram que dois cheques já estavam disponívies, estariam dando entrada no cheque protestado e um quarto cheque já pago, disseram que estaria, também protestado, mas a Casa e Video arcaria com as custas. Passaram quase um mês, no dia 13/03/2008 fui comunicada que o cheque protestado já estava disponivel, e o quarto cheque a Casa e Video perdeu. Me deram uma carta, o banco disse que preciso de um nada consta que custa R$33,00 e eu não tenho este dinheiro, posso pedir isenção, quanto ao financiamento que perdi o prazo o que fazer?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/04/2008 - 04:39
    Enviado por: RENEE

    OLÁ,TENHO UMA DUVIDA POREM PESQUISANDO NA NET ACABEI CHEGANDO AQUI E ACHEI MUITO INTERESSANTE E INSTRUTIVO TB.TENHO MEU NOME PROTESTADO ACREDITO EU UNS 3 ANOS O QUE EU DEVO FAZER,ONDE IR,PARA QUE EU POSSA RESOLVER E TER MEU NOME LIMPO OUTRA VEZ.DESDE JA EU AGRADEÇO

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2008 - 01:01
    Enviado por: luciana

    meu esposo foi convocado para um processo de admissão em um concurso publico gostaria de saber se com restrição no nome ele consegue ser admitido obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2008 - 09:05
    Enviado por: Hemerson Rangel

    Olá, meu nome esta num catorio de protesto de dividas por falta de pagamento de um carro financiado, em 2006 devolvi o carro pra quitar a divida e limpar o meu nome, foi feito a negociacao com o bco credor e feita a devolucao do carro e hj em 2008 fui fazer um novo financiamento e o meu nome esta no cartorio com essa divida em aberto, estou apavorado pois naum tenho mais em maos os documentos que provam que eu fiz a devolucao do carro…o que eu faco?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2008 - 17:56
    Enviado por: catia aparecida ferreira gallimberti

    sr. advogado tenho 5 cheques sem fundo sendo que 3 deles ja recuperados mas 2 deles eu nao sei onde estao como isso ja faz um ano como proceder??
    se procurar o juizado vai resolver e vou ter que pagar esses cheques para o juizado???
    me responda por favor

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2008 - 21:57
    Enviado por: José queiroz

    Olá, minha mae teve um título protestado em cartório, pagou o título em atrazo fazem 7 dias e continua no serasa, segundo o cartório eles informam o serasa de 15 em 15 dias, mas nao posso esperar tanto tempo, tenho um financiamento que aguarda aprovacao. Como devo proceder, pois sei que depois de pago o tßitulo, tenho 5 dias para sair do serasa. Como devo proceder? Obrigodo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2008 - 22:59
    Enviado por: Evandro

    Tenho um divida alta com um banco já renegociei mais não consigo pagar, quais são as penas para esse tipo de causo alem do spc,serasa ou protesto?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/04/2008 - 23:02
    Enviado por: Evandro

    Estou com algumas prestações atrasadas da minha casa com a caixa, se não pagar em 20 dias ela pode pegar a casa de volta?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2008 - 12:23
    Enviado por: Newton Sussumu Yamamoto

    Estou com problemas no SERASA,SPC e Cartorio não tenho condições neste momento de regularizar minha situação com os devedores gostaria de saber se algum modo de eu regularizar está situação sem gastar muito. Sabendo que algumas credores me ligam direto para negociar comigo mas os valores que me passam são muito alto, como posso fazer para negociar em outro lugar para regularizar está situação.
    Porque no momento não tenho como fazer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/04/2008 - 20:15
    Enviado por: zuleica Moreira do Carmo Rodrigues

    Boa Noite meu nome é Zuleica trabalho numa empresa a qual tem de 6 em 6 meses ums autidoria nesta autidoria eles fazem consultas dos funcionarios se constam o nome no SPC tenho duvida a empresa pode o demitir o Funcionário?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2008 - 00:10
    Enviado por: Marcio

    Bom dia, Dr.

    Dr. gostaria de saber sobre aposentadoria,pois meu sogro se aposentou em 1984 com um salario de R$ 1.200,00 so que hoje ele recebe R$ 600,00
    gostaria de saber se devo pedir para o inss recalcular, não sei direito mais em 1994 saiu alguma lei ou algo parecido sobre acerto de defasagem salario do aposentado o algo parecido
    gostaria de sua opinião para eu poder ajuda-lo

    agradeço desde já

    fico no aguardo de uma resposta

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2008 - 15:04
    Enviado por: Edineia

    Boa tarde

    Sou logista e foram protestados algumas duplica. Recebi o protesto no mes de janeiro de 2008, gostaria de saber se eu for ao cartorio com este protesto consigo pagar ainda

    Obriga
    Edineia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2008 - 17:01
    Enviado por: renato

    Gostaria de receber de voçês um modelo de carta de anuencia. obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2008 - 17:04
    Enviado por: renata da silva nunes

    quero sair do spc com faço

    Advogado de Defesa:

    Pague suas dívidas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/04/2008 - 23:34
    Enviado por: Adriana

    DR.boa noite!
    sou Adriana, e gostaria que mescrarecesse o seguinte.Eu fui em uma advogada e perguntei o seguinte, quonto custa a sua consulta.E ela
    me- disse!-Nâo se preuculpe, depois conversamos
    sobre o valor.E nessa brincadeira ela correu
    para tentar me- ajudar mais nâo consiguiu.E agora
    ela simpresmente lansou o valor de receber
    e nem se-quer perguntou se terimos condisões
    de pagar avista.
    DR. o que quero saber se não pagar no dia que
    ela marcou se-iremos preso por essa qualsa.

    Advogado de Defesa:

    Você assinou algo dizendo que devia para ela? Se não, ela não tem como provar que você deve. Você não será presa não

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/04/2008 - 10:00
    Enviado por: Cristiane

    TENHO UM EMPRESTIMO NO FINASA E EM JANEIRO /08 FIZ O DEPOSITO PARA COBRIR O CHEQUE DA PARCELA DO MES CORRENTE. O BANCO DESCONTOU UMAS TAXAS E MEU CHEQUE DE 297,00 FOI DEVOLVIDO POR CAUSA DE 1,50 POR CONTA DAS TAXAS BANCARIAS. ENTREI EM CONTATO COM O FINASA E ME MANDARAM UM BOLETO BANCARIO COM QUASE 40,00 DE JUROS ! TUDO BEM PAGUEI O BOLETO E DISSERAM QUE MEU CHEQUE DEVOLVIDO CHEGARIA EM MINHA CASA EM 30 DIAS. MEU CHEQUE NÃO CHEGOU EM MINHA CASA . MEU NOME NÃO SAIU DO SPC. DEPOIS DE VARIAS RECLAMAÇOES QUE FIZ ELES NÃO SABEM ONDE ANDA MEU CHEQUE POIS EU PRECISAVA DO CHEQUE PARA DAR BAIXA NO BANCO ! AGORA DEPOIS DE 4 MESES QUE VENHO RECLAMANDO FOIQUE ME DERAM UMA CARTA DE ANUENCIA. JA LEVEI ESSA CARTA AO BANCO DO BRASIL JA TEM QUASE 15 DIAS E MEU NOME AINDA NÃO SAIU DO CCF. E NEM MEU CHEQUE FOI LOCALIZADO. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. TEM QUATRO MESES QUE NÃO TENHO CREEDITO NA PRAÇA DEPOIS DE UMA DIVIDA JA PAGA E POR FALTA DE COMPREENSÃO DO BANCO POID DEPOSITEI O DINHEIRO E O BANCO DEVOLVEU O MEU CHEQUE PQ ELES MESMOS COMERAM O DINHEIRO QUE DEPOSITO REGULARMENTE…
    ME ORIENTEM. FUI AO BANCO ONTEM RECLAMAR QUE TINHA ENTREGUE A CARTA DE ANUENCIA E A FUNCIONARIA DO BANCO DISSE QUE NÃO TEVE TEMPO DE DAR BAIXA POIS TAVA SOZINHA NO CAIXA.

    Advogado de Defesa:

    Envia sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/04/2008 - 10:26
    Enviado por: renata da silva nunes

    quero abrir uma conta no banco mas estou no spc o que faco

    Advogado de Defesa:

    O banco pode até aceitar a abertura da conta, mas não fornecerá cheque nem cartão

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/04/2008 - 09:34
    Enviado por: Ka

    Meu marido está com um protesto em um a cartorio já á 3 anos eu enteri em contato com a empresa e paguei a divida fzi um deposito a pessoa falou que me mandaria uma carta de anuencia isso já faz duas semanas e até agora esta a crta não chegou quando ligo lá o rapaz fala que já mandou e não pode mandar outra .
    Acho que a pessoa agiu de má fé.
    O que faço neste caso?

    Advogado de Defesa:

    Entre com uma reclamação no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/04/2008 - 14:31
    Enviado por: ISI

    DEPOIS DE qUITADO E ACERTADO NO BANCO QUANTO TEMPO DEMORA PARA SAIR O NOME DO BACEN?E LIBERAR MINHA CONTA?

    Advogado de Defesa:

    Deve ser feito em 5 dias úteis

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/04/2008 - 19:31
    Enviado por: Marcos

    qual a parte do código de defesa do consumidor ou civil diz que se eu já negociei a dívida, paguei a entrada normalmente e o restante seria para 30 e 60 dias, o fornecedor tem que retirar o meu nome do serasa imediatamente.

    Advogado de Defesa:

    É o Código de Defesa do Consumidor, artigo 43

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/04/2008 - 20:18
    Enviado por: janete

    recebi uma notificação do cartorio da minha cidade com um protesto em meu nome no valor de RS 13.000,00 referente a uma divida que tenho com um agiota, mas a nota promissoria que assinei era no valor de RS 3.000,00, como pode agora aparecer uma deste valor se eu não assinei? se eu não pagar o que pode acontecer?

    Advogado de Defesa:

    Se você assinou no valor de R$ 3 mil, precisa ver o que está ocorrendo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2008 - 15:43
    Enviado por: ROSA MARIA DOS SANTOS

    PRECISO DE UM MODELO DE CARTA PARA QUITAR UM CHEQUE QUE FOI DEVOLVIDO DUAS VEZES E FOI ESTAVIADO.

    Advogado de Defesa:

    Entre no site da Pro Teste  proteste.org.br) ou do Idec  idec.org.br) que você encontrará modelos de cartas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/04/2008 - 22:36
    Enviado por: Marcio

    Boa tarde

    Dr. gostaria de saber se eu sou obrigado a pagar no banco os cheques sem fundos que dei, pois os cheque que emiti ja foram pagos, e estão em meu poder. O banco quer comprar R$ 33,80 por cheque o que devo fazer, isso é normal ou posso discutir com o banco pois o funcionário disse que não tem jeito, só pagando.

    Advogado de Defesa:

    Essas taxas são regularizadas pelo Banco Central

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/04/2008 - 22:03
    Enviado por: romao nascimento

    estou pedindo 01 microfilme do banco bradesco des de dezembro de 2007 porem ate hoje 18 04 08 nao apareceu sendo que ao pedir a relacao de cheques devolvidos o numero do cheque aparece ja fiz o pedido 04 vezes e cada ves que vou buscar e a mesma historia que nao chegou e tem que ser feito um novo pedido por favor me oriente no que devo fazer

    Advogado de Defesa:

    Envia sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, com seus dados pessoais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/04/2008 - 15:22
    Enviado por: Camargo.

    A título de orientação a todos que necessitam desta informação. Gostaria de saber se 01 título qualquer, protestado a mais de 05(cinco) anos o mesmo sofrerá exclusão (cancelamento) automática do cartório de protestos, como acontece com o Serasa ou SPC.
    Abraços.
    21/04/08.

    Advogado de Defesa:

    Depois de 5 anos, ele não pode aparecer mais

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/04/2008 - 21:06
    Enviado por: joacir

    Fiz a entrega amigavel de um veiculo.Não deixando divida para mim.
    Minha duvida é o sequinte: eu posso fazer um financiamento de um outro veiculo com valor mas acessivel a meu salario?

    responda-me

    Advogado de Defesa:

    Voc~e deve consultar uma financeira para ver se não há problemas.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2008 - 11:55
    Enviado por: JAQUELINE

    TEM UMA DIVIDA EM UMA FINANCEIRA, QUE NAO ESTOU DEVENDO E MEU NOME CONSTA, ISSO IMPEDE QUE EU FAÇA CARTAO DE CREDITO E COMPRE NO COMERCIO DA MINHA CIDADE, POIS DAR RESTRIÇAO QUE DEVO. ESTOU COM OS COMPROVANTES EM MAOS, QUAL O MEUS DIREITOS
    COM ESSA SITUAÇÃO, ISSO JÁ FAZ 6 ANOS E ELES NUNCA RESOLVERAM

    Advogado de Defesa:

    Manda sua reclamação para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, e-mail advogado.jt@grupoestado.com.br, explicando os fatos, com seus dados pessoais e o da financeira

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2008 - 13:33
    Enviado por: Paulo

    I) seundo o codigo civil, com 5 anos o nome é limpo mas continuo devendo para a empresa. Se eu for comprar ou vender um imovel, esse “limpo” vale???

    II) tenho uma divida com um banco, ja tentei renegocia mas eles me colocam para falar com os escritorios de cobrança. Esses por sua vez me põem para falar com garotos que não sabem nem manusear uma HP. COmo faço para negociar diretamente com o juridico do banco? Procuro o procon ou um advogado?

    Advogado de Defesa:
    1) Sim, vale
    2) Procure o Procon

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/04/2008 - 21:51
    Enviado por: Tereza Cristina

    Boa Noite.

    Acabei de receber um boleto bancário de uma empresa chamada Atlantico Fundo de Investimento,que diz que comprou da telefonica uma divida no meu nome.Estou desesperada pois o valor é 1364,64 mas com desconto fica 955,25 até o dia 30/04/2008.
    Não sei o que fazer pois estou concorrendo a uma vaga de emprego e não posso ter restrição.
    Não tenho o dinheiro para pagar,não sei do que se trata, a empresa não parcela e a telefonica não me atende.
    Me ajude pelo amor de Deus!

    Advogado de Defesa:

    Você deve verificar se a dívida é sua mesmo. Fale com a empresa de cobrança e cheque se é sua a dívida. Caso seja, envie uma carta para a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde, advogad.jt@grupoestado.com.br, que falaremos com a Telefônica

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2008 - 18:42
    Enviado por: leandro

    oi, eu estava com o nome no spc paguei as dividas so q quando fui no banco solicitar um cartao d crdito o banco disse q estou no ccf e naopoderia nao no banco gostaria de saber se eu posso tirar cartao em outro lugar e outras coisas no meu nome? ou nao so se tira do ccf?

    Advogado de Defesa:

    Provavelmente, sua dívida era de cheque devolvido. Então, você deve solicitar também a retirada do CCF. Enquanto ele constar lá, financeiras e bancos vão te negar crédito

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2008 - 22:23
    Enviado por: tiago quaresma

    olá, a mais ou menos 1 ano fiz um trato com uma financiadora que devia duas parcelas de uma moto que comprei, eles enviaram um boleto com o valor das duas e os juros,uns R$ 530 mais ou menos, dai eu paguei mas quando fui ver meu nome ainda estava sujo, fui no carorio e disseram que eu teria que pegar uma carta de anuencia e pagar uma taxa de 672,54 no cartorio
    isso esta certo?nnao sao eles que tem que limpare o nome assim que eu pago? e e certa essa tarifa que o cartorio esta cobrando?
    muito obrigado

    Advogado de Defesa:

    Se seu nome chegou a ser protestado, terá de pagar a taxa do cartório

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/04/2008 - 22:45
    Enviado por: erika

    Oi,

    Gostaria de saber a melhor ação para o seguinte caso:
    “A” comprou um carro no valor de R$ 14.000,00, efetuou o pagamento de R$ 7.000,00 à vista e financiou o restante, ocorre que só pode efetuar o pagamento de uma parcela e perdeu o emprego, por isso optou por fazer a “entrega amigável do veículo”. 2 meses após se depara com a situação que seu nome esta no SERASA e que possui um débito no valor de R$ 12.000,00. Entro com uma declaratória de inexistência de débito c/c danos morais?
    Obrigada!

    Advogado de Defesa:

    Na entrega do carro, provavelmente este foi a leilão e não alcançou o valor da dívida, portanto,a diferença será cobrada do antigo dono.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2008 - 03:40
    Enviado por: Jack

    Boa noite. Pretendo comprar uma casa a vista e completar uma pequena parte do pagamento com recursos do meu FGTS. Só que possuo restrições no SPC e SERASA. Isso vai me impedir de sacar meu FGTS, já que o mesmo é um dinheiro meu por direito?
    Desde já agradeço .

    Advogado de Defesa:

    Você deve verificar isso com o banco que está intermediando a negociação.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2008 - 12:24
    Enviado por: Norma

    Tenho um divida com financeira desde 04/2006 já fiz um acordo de pagamento para 08 parcelas fixas. Segundo a financeira meu nome só será retirado do SPC e SERASA qdo pagar a ultima parcela. Isto estar correto?

    Advogado de Defesa:

    Não está correto. Seu nome deve sair imediatamente, porque a dívida foi renegociada e não está vencida. A antiga, “morreu”

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/04/2008 - 14:32
    Enviado por: paula fernanda franca

    fiquei desempregada e ai acumulou minhas dividas agora ja eatou comtrolada resolvi contratar uma empresa de reabilitacao de credito dis que meu nome sai do spc em 5 dias uteis ai pedois do nome sair do spc que eu começo a pagar minhas dividas isso È possivel ser verdade

    Advogado de Defesa:

    Seu nome só sai dos cadastros negativos se você pagar a dívida. Nunca antes de pagar as dívidas. Em vez de contratar um serviço, o dinheiro que você vai pagar para eles use para começar a pagar sua dívidas

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/04/2008 - 09:55
    Enviado por: Quezia Nascimento

    Fui sócia de uma empresa em 1988, depois que me separei do proprietário e assinei em 1989 a alteração contratual transferindo minha parte para a irmã do outro sócio, agora quase 20 anos apareceu um débito na Procuradoria Geral da FAzenda Nacional desta empresa de 1987 1988 e 1989. A empresa está inapta pelo que vi no site desde 1997, o que fazer? eu não tinha participação nas receitas da empresa somente era sócia hoje estou impedida de fazer financiamentos, como posso resolver?

    Advogado de Defesa:

    Você era sócia no período da dívida, portanto, responde por ela também

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/04/2008 - 21:48
    Enviado por: francisco auricelio batista de lima

    quero lipar meu nome como faço

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/04/2008 - 18:00
    Enviado por: fernando castro

    gostaria de saber se na entrega amigavel de um veiculo em leasing eu ainda ficaria com uma divida enquanto o carro nao for vendido! so depois disso eles me diriam o valor para ser pago! porem a advogada que me fez assinar os papeis tentou me traquilizar dizendo que por ser leasing nao ficaria nenhum saldo pq leasing e como se fosse uma locaçao diferente do cdc! se fosse cdc ai sim ficaria esse valor para ser pago!!!! ela disse tambem que isto consta no codigo de defesa do consumidor e pra eu ficar tranquilo! gostaria de saber se isso realmente e verdade? por favor me respondam

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/04/2008 - 22:54
    Enviado por: Gilson

    estava com ação judicial devido ter o carro roubado não efetuei o pagamento das parcelas, foi bloqueada minha conta corrente, fiz acordo com a financeira e quitei a divída já tem dois meses e continua bloqueado meu dinheiro e constatando meu nome no SPC, qd ligo para financeira falam que esta quitado o financiamento. gostaria de saber qual se está correto tal situação já que alegam que o juiz que da baixa no processo enquanto isso meu dinheiro está bloqueado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/04/2008 - 04:22
    Enviado por: Sérgio Assunção de Oliveira

    Quitei minhas dividas com a faculdade em outubro de 2007, porém a ir na Casas Bahia em 02/2008 constou meu nome no SPC pela própria faculdade e me negaram a compra de um guarda-roupa.
    Ja se passaram 2 meses e pretendo processar a faculdade, porém a Casas Bahia não quer me dar uma carta informando que me negaram ocrédito em 23/02 e o SPC informa que não concede pesquisas anteriores. Meu nome foi regularizado no SPC.
    Como conseguir tais doctos para dar entrada no processo?

    Advogado de Defesa:

    Se seu nome está no SPC, eles têm sim de dar documento comprovando isso. Como se passaram mais de 5 anos, ele não deveria mais constar. Procure o Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/05/2008 - 09:32
    Enviado por: leila gonçalves

    Bom dia,Eu tenho uma renda de 800 reais ao mês
    mas não trabalho de carteira assinada.
    estou precisando de um emprestimo de 2. mil reais
    meu nome tbm está sujo , e não sei o que fazer,
    gostaria de saber sua opinião,como faço p/ conseguir um enprestimo .desde já agradeço
    Leila..

    Advogado de Defesa:

    Se você não tem renda comprovada e o nome sujo, provavelmente naõ cosneguirá crédito nem empréstimo

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/05/2008 - 15:08
    Enviado por: Flavia Caetano

    Boa tarde,
    Me orientar por favor.
    Comprei alguns produtos para uma pessoa no meu nome, e a pessoa não pagou, isso faz 4 anos.

    Como faço para tranferir a divida uma vez que a pessoa assume que vai pagar porem não paga, e meu nome esta negativado.

    no aguardo
    grata

    Advogado de Defesa:

    Você não vai conseguir transferir a dívida. E ela é sua, pois está em seu nome

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/05/2008 - 15:39
    Enviado por: Rodrigo

    Por motivos financeiros deixei a faculdade em 2006 dois meses antes de terminar o semestre, não realizei o trancamento, simplismente deixei de ir, agora depois de dois anos recebi uma ligação de uma empresa de cobrança pedindo que eu quite este déito com juros, mais nunca havia recebido nenhum telefonema e nem carta de cobrança da instituição me informando dessa divida e nem orientação que a cobrança continuaria se não realizasse o trancamento, eu preciso pagar e se positivo podem me cobrar os juros e impor a forma de pagamento?

    Advogado de Defesa:

    Você não poderia simplesmente ter abandonado a faculdade e, sim, ter pedido o trabamento da matrícula para evitar cobranças futuras. Tente negociar os valores, ams você terá de pagar. Ou então, entre com processo no Juizado Especial Cível

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2008 - 00:01
    Enviado por: Alex

    Bem , estou com prestações em atraso do meu carro bati o carro e existe a possibilidade de o banco pedir busca e apreensão o que pode acontecer caso isso venha se concretizar?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2008 - 14:38
    Enviado por: Diego Rodrigues e silva

    Gostaria de uma Ajuda,

    A uns 3 anos atras emprestei dois cheques a um amigo e ele deu em uma revendedora com o valor total de 5.800 reais, depois de 2 semanas ele foi atropelado e ficou internado…então tentei dividir a divida so que o advogado alegou que seria nota promissoria…e mesmo assim ele não pode pagar porém esta tudo no meu nome…poderia transferir apenas para ele essa divida…

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2008 - 18:45
    Enviado por: marly

    Advogado de Defesa
    Eu gostaria de saber o seguinte em 2005, realizaei um emprestimo em uma determinada finceira, sendo que as parcelas seriam descontadas no Bradesco mais na primeira parcela houve um problema a empresa não tinha convenio com o banco citado, bem eu só sobe da recusa do banco porque me mandaram uma cartinha avisando sobre o titulo que não foi pago diante dessa situação eu fui na financeira e efetue o pagamento ainda de 2 parcelas na filial depois eu fui até o meu gerente do bradesco e pedi para que fosse descontado o restante das parcelas em conta corrente sendo assim eu me despreocupei so que a referida finceira colocou o meu nome no spc alegando que eu ainda devia duas prestações sem nunca ter me mandado nehuma correspondencia tendo o meu endereço e todos os meus dados na mesma eu so fiquei sabendo que o meu nome estava no spc porque precisei para fazer um emprestimo no banco o mesmo me informou que não poderia liberar o dinehri porque eu estava com restriçoes imediatamente eu fui no spc de minha cidade e tirei um comprovante peguei todos os meus documentos e dei entrada no juizado de pequenas causas mesmo indo a citalção para que fosse retirado o meu nome do spc hoje dia 5/05/08 continua eu gostaria de saber quais as consequencias que uma empresa dessa tem.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/05/2008 - 20:46
    Enviado por: Carlos

    Esta semana fui a caixa tentar financiar uma casa, quando tiraram as pendencias, verifiquei que havia um debito na Brasiltelecom, de 2003, no valor 2.750,00, este telefone era em meu nome na cidade de Rio Verde. MS, eu moro em goiania, e nao sabia deste debito, desde entao do dia 30/4/2008, tento sem sucesso uma negociação e Brasiltelecom se nega negociar, ou pago tudo, ou pago conta a conta eles so tiram meu nome SPC depois de todas contas quitadas, e ontem 04/05/2008, recebi um e-mail da Brasiltelecom avisando q esta numa empresa de fundos e investimentos, fiz varios contatos hoje no decorrer do dia, e uma divida que a brasiltelecom disse que era de 2.750, tres dias depois com a financeira pulou para 5.081, eles disseram que compraram a divida da brasiltelecom, eles nao tem negociação disponivel, so daqui a 10 dias, e o maximo q dao desconto é 30%, so que o meu cadastro e de minha esposa ja esta 100% aprovado para comprar a casa junto a Caixa, so que se eu nao apresentar em dois dias a baixa no spc eles nao vao liberar, o que fazer se a empresa se nega a aceitar uma negociação, hoje tenho 1.300 para quitar, um contrato ja esta suspenso, e estes valores que cobram é juro sobre juro. O que eu faço;

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/05/2008 - 14:07
    Enviado por: Obaldo R. Gonzaga

    Boa Tarde, eu estava comprando um carro e solicitei ao banco Unicred uma informação sobre a possivel substituição da garantia do meu contrato de financiamento no qual estava alienado o veiculo (a), para esse novo veículo (b), porem o negócio não se concretizou e eu acabei comprando o veiculo (c). O proprietário no veiculo (b) vendeu o mesmo e notou que tinha um gravame dele no meu nome, ou seja, a unicred alienou o veiculo e agora não consegue baixar o gravame. Preciso de uma carta de anuencia para que o detran possa baixar esse gravame. Você tem o modelo ou qual outra medida posso tomar para baixar esse veículo? Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 06/05/2008 - 20:23
    Enviado por: Karina P.

    Boa noite.
    Estou com uma grande dúvida. Hoje ocorreu um fato terrivel na empresa em que trabalho que está localizada no Amazonas. No dia 25 de abril recebi um faz de uma empresa chamada “Grupo Global”, de São Paulo, que se diz trabalhar com telelistas. Mandaram um fax e pediram para eu assinar e reenvia-lo. Eu o fiz. Hoje dia 06 de maio uma mulher com o nome de Lidia me ligou dizendo que tinha uma divida de R$200,00 e que eu assinei um contrato de 12x de 200,00. E que a primeira parcela venceria hoje. Eu disse que gostaria de cancelar o tal contrato. Ela me informou que seria inapropriado, por ter passado o periodo de 07 dias corridos para recorrer ao contrato eu seria obrigada a pagar uma multa de 40% do valor, o que daria por volta de uns R$900,00 que poderiam ser divididos em 2x no cheque em meu nome ou R$800,00 no deposito a vista. Apos essa conversa, disse que iria conversar com meu chefe e que ela poderia retornar a ligação mais tarde. Falei com meu chefe que me disse que se tratava de um golpe e que gando ela ligasse era para eu pegar um documento com ela para darmos a entrada num processo. Ao falar com ela novamente e dizer que gostaria que ela me mandasse o tal documento e que depois de avaliado talvez seria pago. Ela me informou que não mandaria e que entraria com um processo colocando o cnpj de nossa empresa no Serasa e que era para eu mandar nosso advogado para São Paulo para buscar os documentos. Gostaria de saber se realmente é possivel ela entrar com tal processo em São Paulo, sendo que nossa empresa é localizada no Amazonas? E quais seriam os próximos passos a seguir? Grata pela atenção e pela ajuda.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/05/2008 - 16:41
    Enviado por: Patricia

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se existe um prazo mínimo, ou seja, a partir de qtos dias em atraso uma empresa pode negativar o nome de pessoa física junto aos orgão de proteção ao crédito, tenho um financiamento de veículo o pagamento é feito através de débito em conta, fiquei 18 dias em atraso, além de negativar o meu nome, o banco transferiu a divida para um escritorio de cobrança sem me informar, eu depositei o dinheiro em conta e não foi debitado, continuei em dívida, depois de muito cobrar o banco consegui descobrir em qual empresa estava o meu contrato e fui obrigada a pagar via boleto sob pena da empresa encaminhar meu carro para busca e apreensão.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/05/2008 - 13:31
    Enviado por: Uilton Fateicha

    Desejo comprar um imóvel usando somente o meu FGTS, a caixa pode bloquear o saque em decorrência de existir restrições em meu nome?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/05/2008 - 16:07
    Enviado por: nereida

    gostaria de saber se uma empresa de telefonia móvel (CLARO) pode colocar um cliente no SERASA?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 13/05/2008 - 15:56
    Enviado por: Andre Morais

    Paguei uma divida do financiamento Fies na Caixa econômica no dia 07/05/08 e hoje dia 13/05 meu nome ainda continua com restrição, fui até agencia para saber o porque e eles informaram que houve um erro no contrato e que demoraria uns 15 dias para Liberar.
    O que posso fazer ?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2008 - 08:33
    Enviado por: Carla

    Olá…

    Tenho uma divida com a de R$ 3.480,00 com a Faculade, devido eu ter abandonado o curso e não ter trancado a matricula.
    Irei negociar essa divida, mas só poderei pagar R$ 100,00 no mês seria possivel? A faculdade deve aceitar? Se não aceitar como deverei proceder?
    Lembrando-que não estou negando a pagar, estou apenas fazendo um acordo do que posso pagar.

    No aguardo

    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/05/2008 - 08:37
    Enviado por: Carla

    Olá…

    Tenho uma divida com a Faculdade no qual abandonei o curso e não paguei, eles podem incluir meu nome no SPC?

    Grata

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/04/2010 - 18:45
      Enviado por: Bruno

      Oi Carla , meu nome é bruno , estou na mesma situação que vc, fiz somento um ano da faculdade e abandonei, também tinha essa dúvida do spc serasa, mas uma amiga minha falou que a faculdade não pode incluir o nome do aluno no spc, ela diz que por lei não pode, caso tenha alguma informação mais concreta manda um e-mail pra mim por gentileza, obrigado

      responder este comentário denunciar abuso
  • 15/05/2008 - 12:38
    Enviado por: miriam maria marangoni

    fiz uma consulta no spc e o meu nome consta pelo debito na telefonica desde 01/06/2003, a telefonica já passou por varias empresas de cobrança para me cobrar a divída.
    Minha duvída e, se mesmo passando por varias empresas de cobrança (que a telefonica contrata)o meu nome será limpo após cinco anos, o debito consta desde 01/06/2003. grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/05/2008 - 12:39
    Enviado por: miriam maria marangoni

    fiz uma consulta no spc e o meu nome consta pelo debito na telefonica desde 01/06/2003, a telefonica já passou por varias empresas de cobrança para me cobrar a divída.
    Minha duvída e, se mesmo passando por varias empresas de cobrança (que a telefonica contrata)o meu nome será limpo após cinco anos, o debito consta desde 01/06/2003. grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2008 - 10:52
    Enviado por: Gabriela Delanne

    Olá , preciso de ajuda ou de orientação!
    O fato aconteceu com minha tia que é aposentada do Governo do Estado de Pernambuco. Ela se deu conta no dia do seu pagamento que seu cartão tinha sumido da sua carteira , provavelmente , foi durante um saque no dia anterior que este cartão foi furtado e assim , ocorreram varios saques na sua conta que levaram todo seu salario do mes. Então no dia seguinte, ela foi ao banco e falou com sua gerente a respeito , ela pediu que minha tia voltasse na semana seguinte para comprovar se não foi ela mesma que não fez os saques. Então ontem ela foi e a imagem da fita mostraram claramente que não foi ela que fez o saque , e mesmo assim , o banco lhe informou que não ia restituir o valor , pois , era obrigação da minha tia controlar sua senha e cartão. E que podemos fazer , nesta situação?
    Ela esta sem dinheiro para o mês todo , ja é uma pessoa idosa e paga aluguel e demais contas .

    Espero uma ajuda , desde ja grata!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/05/2008 - 12:07
    Enviado por: alan

    eu fiz uma compra no valor de 302 reais
    mais so que eu so to com 150 em mão
    a loja hiper card poderia dividir esse valor para o mesmo pagar???