Estado.com.br
Sábado, 25 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Corrida para repor as perdas do Plano Verão

Categoria: Assunto do dia

MARIANNA ARAGÃO – O ESTADO DE S. PAULO

Para pedir na Justiça a reposição das perdas com o Plano Verão, quem tinha dinheiro na caderneta poupança em janeiro de 1989, com o aniversário da conta entre os dias 1º e 15, deve entrar com ações contra os bancos até 31 de dezembro deste ano.

Milhões de poupadores deixaram de ganhar 20,36% dos depósitos em suas cadernetas, com a implantação do Plano Verão, em 1989. Em vez da correção de 42,72%, as contas foram remuneradas por 22,36% A Justiça reconhece o direito dos poupadores à devolução dos valores não creditados.

Segundo estimativa do Banco Central (BC), a alteração da forma de atualizar as poupanças, feita durante o plano, provocou perdas de quase R$ 44 bilhões a seus titulares. Em valores atualizados, o prejuízo chega a R$ 110 bilhões. “Se não for reivindicado, esse montante continuará nas mãos dos bancos”, diz a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais.

A diferença entre os índices de correção do Plano Verão é maior que a do Bresser – nesse plano, as contas foram atualizadas por 18,02% e o correto era 26,06%. “Por isso, os valores a serem ressarcidos também devem ser maiores”, afirma a advogada do Idec.

Apesar disso, após as longas filas formadas por investidores em maio de 2007, últimos dias do prazo do Plano Bresser, advogados e entidades de defesa de consumidor prevêem menos tumulto neste ano.

“O Plano Bresser acordou a população”, diz o advogado Alexandre Berthe, do escritório Berthe e Montemurro. O escritório, especializado em direito bancário e atuante em todo o Estado de São Paulo, tem atendido cerca de 150 casos de poupadores do Plano Verão por semana.

Os poupadores podem mover ações próprias (individuais), por meio de advogado particular ou dos Juizados Especiais (Federais, para contas da Caixa Econômica Federal, e Estaduais, para demais bancos), de forma gratuita.

Nos juizados, o valor reclamado não pode exceder 20 ou 60 salários mínimos (veja quadro). Há ainda a opção, para quem tinha conta em determinados bancos, de utilizar as sentenças que já foram dadas a ações civis públicas movidas pelo Idec em 1993.

No início de agosto, a Defensoria Pública de São Paulo entrou com uma ação civil pública contra oito bancos (Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Real, Nossa Caixa, Banco do Brasil e Unibanco).

Na medida, a Defensoria pede que as instituições paguem aos poupadores do Estado de São Paulo as diferenças de correção monetária de poupanças dos Planos Verão, Collor I e Collor II. Além disso, que os valores sejam acrescidos de juros contratuais, moratórios e correção monetária.

PLANO VERÃO: COMO OBTER SEUS DIREITOS

  • Quem pode pedir: Titulares de cadernetas de poupança (ou seus herdeiros) com aniversário na primeira quinzena de janeiro de 1989

  • >Prazo: Termina no dia 31 de dezembro. Recomenda-se que o poupador se antecipe ainda mais, já que o recesso forense – a partir de 20 de dezembro, em geral – pode reduzir o número de funcionários nos fóruns e juizados, atrasando o atendimento

  • Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e extratos da caderneta de poupança de janeiro e fevereiro de 1989

  • Extratos: Deve-se pedir ao banco. Caso a instituição tenha sido vendida, procure o novo controlador. O banco é obrigado a fornecer o extrato. Ao pedi-lo, exija um protocolo de solicitação. Se a entrega demorar, você pode fazer uma queixa no Banco Central ou entrar na Justiça

  • Onde entrar: Justiça Estadual (Banco do Brasil e outras instituições privadas) ou Justiça Federal (no caso da Caixa Econômica Federal)

  • Sem advogado: Quando o valor a receber for menor que 60 salários mínimos (se o banco for a Caixa) pode-se pedir a restituição diretamente no Juizado Especial Federal. Se o valor for de até 20 salários mínimos, nos outros bancos, deve-se procurar o Juizado Especial Civil. Nos demais casos, é preciso procurar um advogado

  • Defensoria: Outra alternativa é procurar a Defensoria Pública do Estado ou da União, que atende pessoas com poucos recursos financeiros, mediante análise da renda familiar

  • Posts Relacionados

    • No Related Post

    Tópicos Relacionados

    88 Comentários Comente também
    • 26/09/2008 - 16:35
      Enviado por: lauro filho

      Tira-me uma duvida: Fui na caixa pedir o extrato da minha poupança referente a essa data, e a atendente me falou que não tem como dar esse extrato, porque na época a CEF não era informatizada. Então teria que fazer uma declaração a punho com meus dados pessoais e numero da poupança, para que fosse enviado para banco central e so então teria esse extrato, para ter a certeza de ter direito a minha restituição.
      Procede essa informação ou tenho outra alternativa.
      Favor enviar a resposta para o meu e-mail
      laurofilho1@hotmail.com

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/09/2008 - 11:39
      Enviado por: raquel camara

      alem dos documentos, preciso levar ao juizado Especial algum formulário preenchido? em caso afirmativo onde conseguir este formulário?
      obrigada

      responder este comentário denunciar abuso

    • 30/09/2008 - 09:15
      Enviado por: ana regina dos anjos

      gostaria de saber se tenho direito a correção da caderneta de poupança da caixa economica federal, sendo que a mesma foi aberta em 12.01.89, no plano verão. outrossim quanto ao plano collor 1 e 2 tenho direito a alguma correção, sendo que mantive a conta neste período. agradeço sua atenção.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/10/2008 - 15:02
      Enviado por: Paulo Varjão

      Por favor, gostaria de saber se há algum tipo de correção a ser pleiteado na justiça sobre uma conta-poupança de 15.02.93.
      Obrigado.
      Paulo Varjão

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/11/2008 - 14:47
      Enviado por: Maria do Socorro Santos.

      Tenho uma caderneta de poupança desde 21/03/85, e continuo com ele até hoje.Tenho direito alguma correção,Plano Verão,Collo etc..obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/11/2008 - 20:47
      Enviado por: Dimas Predro Mariano

      gostaria de saber se tem direito dos 40 porçento sobre a perdas dos planos,agradeço a sua atenção obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/11/2008 - 13:38
      Enviado por: Solange

      Boa tarde ,

      Estive hoje dia 12 de novembro de 2008 na Agência da CEF , com carta(2 vias para protocolar) solicitando extratos de janeiro e fevereiro de 1989 no prazo no prazo de 10 dias .
      A funcionária da agência informou que vou ter que esparar entre 30 a 40 dias para receber os extratos.
      Mesmo assim ela carimbou a ofício , mas em outro documento ela rasurou o local onde tinha marcado prazo de 10 dias ela colocou 40 dias.
      Será que dará tempo para entrar com a ação para rever as perdas que tive no plano verão . Porque se esses extratos só chegarem após 40 dias vou perder o prazo .
      Grata

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/11/2008 - 18:06
      Enviado por: Carine

      Meu avô tinha cardeneta de poupança até 1989
      Tenho procuraçao pra cuidar de tudo que é financeiro.
      O banco era caixa economica até o ano do plano verão.
      Como faço pra me informar e resgatar o direito do meu avô?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/11/2008 - 20:00
      Enviado por: odenil nunes pinto de almeida

      fui solicitar meu extrato (bradesco), no sistema do banco consta minha conta em outra agen de outro estado. morro no rio de janeiro a conta esta em são paulo. nesse periodo não morava em são paulo. me diceram para ir na agen. sol. o extrato. eu pergundo tem como o banco central
      emitir esse extrato. agradeço pel sua atenção obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/11/2008 - 20:19
      Enviado por: nilza

      Ainda posso entrar com ação para expurgos do FGTS ? Mesmo com essa dúvida, hoje fui ao Banco Santander solicitar os extratos do FGTS de 89 a 90 . Recebi o protocolo do pedido, porém a data prevista para eu receber os extratos é 7/1/2009. O que devo fazer? Favor enviar resposta pelo meu email. Desde já agradeço a atenção.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/11/2008 - 22:47
      Enviado por: carlos henrique silveira

      Como faço para solicitar os extratos de duas contas poupança da CEF(locais diferentes), sendo que elas já foram fechadas e eu não tenho o n.º das contas? Dá para conseguir pelo CPF?
      atenciosamente, Obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2008 - 13:14
      Enviado por: jonatas

      boa tarde,

      caso meu extrato não chegue a tempo o que devo fazer tenho que da entrada na justiça sem ele por favor me ajude!!!!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2008 - 14:22
      Enviado por: Rosilene

      por favor, gostaria de saber se meu pai tem direito as correções dos planos economicos ele teve caderneta de poupança de 1989 à 1993?
      desde já agradeço

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/11/2008 - 21:42
      Enviado por: elisete

      Na época tinha uma conta na agência pessoa anta em fortaleza, mas não tenho o número da conta. O que fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2008 - 13:00
      Enviado por: roberto cunha lima maciel

      Como posso consultar se nesta epoca possuia conta de poupança junto a caixa. morava na epoca em porto alegre hoje moro em cuiaba-mt. agradeço desde já qualquer informaçao. obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2008 - 13:40
      Enviado por: veronica

      consultei o banco sobre o nº de uma poupança que minha teve em 89 plano verão e ele diz não ter registro desses dados o advogado que entrou em contato com minha mãe disse ter esses dados mas que só ele conseguiria com o banco através de seus contatos, disse até o valor da conta e o valor da restituição, o que fazer confiar no advogado ( ele até pediu uma procuração pra minha mãe) ou insistir pra saber o nº da conta ( minha mãe não lembra do nº) , o prazo vence em dezembro não é?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2008 - 17:39
      Enviado por: João Codeço

      Como faço para solicitar os extratos de duas contas poupança da CEF(locais diferentes), sendo que elas já foram fechadas e eu não tenho o n.º das contas? Dá para conseguir pelo CPF?
      atenciosamente, Obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2008 - 23:07
      Enviado por: karlos sancho

      Bem, meus dois irmão e eu (24 anos) tinhamos um conta poupança que era movimentada pela minha mãe. Ela não tem mais o número da conta, mas na conta tinha bastante dinheira tanto que compramos uma casa depois com esse dinheiro. como faço para conseguir o número da conta.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2008 - 23:09
      Enviado por: elisete

      Como faço para solicitar os extratos da conta poupança da CEF eu não tenho o n.º da conta? O gerente diz que não dá para descobrir, porque as mesmas foram armazenadas em micro filmagem. Como é que tem escritórios de advocacia que trata deste assunto, que tem a relação de pessoas que tem direito?
      atenciosamente, Obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/11/2008 - 18:19
      Enviado por: Arquimedes Goulart Neto

      gostaria de saber como, quando a cardenete foi aberta junto a agencia bancaria isso e possivel

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/11/2008 - 19:39
      Enviado por: Kelly Marques de Souza

      Olá!! Na época de janeiro e fevereiro de 1989 o meu fgts era recolhido junto ao Banco do Brasil – PASEP´. Vou entrar com a açao de cobrança de expurgos contra quem? Banco do Brasil ou CEF?
      Aguardo retorno.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/12/2008 - 20:15
      Enviado por: renato

      Boa tarde,

      Tinha uma caderneta de poupança, de 1983 a 2002, possuo a ficha de abertura e 3 extratos, sendo um de 1991, outro de 2002, provando a existencia da conta durante o periodo, sendo que no extrato de 91, o saldo era de “137.110,00″ moeda da época, acho que cruzados novos.

      Data-base dia 3

      Obs: Já encaminhei uma solicitação ao banco Bradesco para que me mande os extratos dos meses referidos no plano verão e collor 1, pediram para eu aguardar 10 dias.

      Gostaria de saber se vcs estão ajuizando alguma ação nesse sentido, quais as chances de vitoria, quanto me custará, pago quando receber? qual a porcentagem? Como é o pagamento ? e se indicam alguem

      Grato
      kikorcr@gmail.com

      responder este comentário denunciar abuso

    • 03/12/2008 - 13:40
      Enviado por: Valdecir Oliveira

      Pedi o extrado de minha poupança na Caixa Econômica Federal, ano 1988 e 1989. O funcionário respondeu que não tem os dados referente a esses anos e que a CEF estava dando esses extratos até setembro de 2008, mas a ordem agora é de só dar extrato para quem apresentar o número da caderneta ou um extrato da época, caso contrário nada feito, o que fazer agora?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/12/2008 - 21:12
      Enviado por: celso correa da silva

      preciso com urgencia dos extratos de 03 bancos (Caixa Economica, Banco Itaú e Bradesco) da agência de Niterói-RJ, POREM resido atualmente em Fortaleza-CE, como proceder? será que posso dar entrada nos bancos correspondentes nas Agências de Fortaleza?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/12/2008 - 13:28
      Enviado por: Andre Bagatoli

      Olá, tenho certeza que nesta data possuía conta poupança no Banco Bradesco, mas não tenho mais o número da conta nem a data correta, como faço pra conseguir saber se tenho direito aos valores corrigidos? Sou de Taió/SC.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 15/12/2008 - 10:27
      Enviado por: Maria de Fatima Menezes da Silva

      Bom dia, fui a Caixa Econômica Federal solicitar os estratos da poupança referente ao ano 1989, e justamente deste ano, não foi encontrado, mas eu tenho a caderneta e comprovante de deposito, o que devo fazer? Me retorne por favor.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 16/12/2008 - 21:28
      Enviado por: as.guerreira

      Ainda posso entrar com ação de expurgos FGTS?
      Contra quem eu entro? CEF ou o Banco particular que recebia o depósito? Em dezembro de 1990, o servidor público federal passou a ser regido pela lei 8112.
      Grata

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/12/2008 - 14:29
      Enviado por: Maria de Fatima Dias de Oliveira

      Tinha poupança desde muito tempo junto à Caixa Econômica Federal,inclusive FGTS na data dos planos Bresser e Collor. Posso ainda pleitear meus direitos?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/12/2008 - 14:33
      Enviado por: Ma. de Fatima

      Nas datas do Plano Bresse e Plano Collor Plano verão tinha caderneta de poupança na Caixa Ecinimica Federal. Ainda posso reclamar o ressarcimento? Agradeço.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/12/2008 - 17:57
      Enviado por: marcelomoreira

      Sou assinante da Vivo Zap a conexão de internet via serviços da
      > operadora Vivo e na quinta-feria dia 11/12/2008 minha internet caiu
      > logo em seguida entrei em contato com atendimento da Vivo Zap (*8486)
      > o atendente me infomou que a conexão caiu por causa de um problema de
      > dados na região e que naquele mesmo dia as 23:45 minutos a internet
      > estaria funcionando normalmente.
      > Tentei conectar por volta de meia noite e nada de acessar a internet
      > no dia seguinte a mesma coisa, liguei passei por mais um atendente
      > mais uma vez contei a mesma estoria e a resposta foi praticamente a
      > mesma do primeiro atendente para eu esperar até determinado horario
      > que o sistema voltaria a operar normalmente ok esperei mais uma vez e nada.
      > E todos os dias foram assim desde quinta-feira eu pacientemente esperava o
      > horario que o atendente afirmaria que voltaria na expectativa que
      > conseguiria
      > acessar minha internet e nada de sinal.
      > Ontem já bastante irritada fiz a ultima tentativa e liguei por volta
      > das 19 horas e o atendente mais uma vez me afirmou que a internet
      > voltaria ás 21:58.
      > Ok tentei e mais uma vez sem sucesso tornei a ligar no *8486 por
      > volta das 22:00 22:30 e detalhe esperei por 4 minutos o primeiro
      > atendimento e no meio da conversa com a primeira atendente a ligação
      > caiu, liguei mais uma vez uma segunda atendente por volta das 22:30
      > novamente caiu a ligação no meio da conversa e surpreendentemente no
      > terceira ligação por volta de 22:30 e 23:00
      > horas falei com um atendente de nome Alex e perguntei se tinha
      > algum problema
      > com o sistema de atendimento que por duas vezes caiu a ligação no
      > meio da conversa e que eu não aguentava mais passar por tantos
      > atendentes e contar a mesma estoria e nada de solução pois estava
      > desde quinta-feira esperando e mais uma vez o que aconteceu????? a ligação caiu no meio da conversa.
      > Tornei a ligar pq já tinha virado questão de honra e provavelmente o
      > atendimento viu que eu estava bastante irritada e assim que ligava no
      > *8486 ficava por volta de 18 minutos esperando para ser atendida e
      > depois de tanto insistir minha ligação caiu num outro setor fui
      > atendida pela Silvia do setor de pré-pago que foi até educada pois
      > viu que estava no auge da minha irritação por conta
      > desse péssimo atendimento e me deu toda razão embora disse que não
      > poderia resolver pq teria que voltar a ligação no atendimento e mais
      > uma vez esperei a transferência para o atendimento e assim que cai no
      > atendimento e expliquei por tantas vezes a trajetoria da minha
      > internet ele me transferiu para o setor de conectividade e por fim o
      > técnico não conseguiu detectar o problema por causa do sistema dele
      > que estava fora do ar e desligamos a ligação da seguinte forma.
      > A senhora volta a ligar amanhã para o atendimento porque não deu para
      > concluir a operação aqui no meu sistema (00:00).
      >
      > Gostaria de saber se a lei que criou regras para o atendimento de
      > call centers e apenas mais uma ilusão ???
      > Empresas como esse tipo de atendimento estão sendo punidas ????
      >
      > Acredite, tive de esperar 18 minutos para ouvir a voz de uma pessoa.
      > Eu não perderia todo esse tempo se não fosse algo importante
      >
      > O fato da ligação cair por 3 vezes no meio da conversa com o
      > atendente. Que falta de respeito e essa ? a que ponto um atendimento
      > permite esse tipo de atitude. Pelo que parece os atendentes são
      > treinados para irritar o cliente e vencer pelo cansaço e desistir de ligar.
      >
      > Que eu saiba a lei também dá o prazo de solução do problema e até
      > agora a empresa em questão não mostrou o minimo interesse em
      > solucionar nada e sim criar cada vez mais estresse aos brasileiros
      > que ligam para o call center.
      >
      > Caso sua ligação seja transferida para outro atendente, você não pode
      > ser obrigado a explicar seu problema novamente.
      >
      > Será que a Vivo acha que ficar das 22:00 horas até a 00:00 pendurada
      > me call center passando por varios atendentes e contando seu problema
      > repetidamente faz bem a saúde? Pq eu fui dormir sem solução ,
      > irritada e com dor de cabeça.
      >
      > Bom essas são algumas das novas regras de atendimendo a call center e
      > nenhuma delas foi respeitada NENHUMA.
      > O Brasil teve que criar leis para se ter um bom atendimento o que
      > deveria ser
      > uma obrigação de todas as empresas e comercio em geral e mesmo assim
      > empresas como a Vivo não respeita nada nem ninguém.
      >
      > Espero contar com a colaboração de todos como ato de repúdio a esse
      > tipo de atendimento nojento sem respeito prestado por empresas desse tipo.
      >
      > Obrigada
      >
      > Ercilia da Silva

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/12/2008 - 09:11
      Enviado por: Hildenio Baeta Guimarães

      Para quem tinha conta poupança na Caixa Econômica Federal, com direito a pleitear o ressarcimento, um conselho: sintam-se lesados.
      Como no meu caso, não tenho número de conta, minha agência foi encampada por uma outra agência da Caixa, que sua vez também já foi fechada e absorvida por uma atualmente aberta.
      A Caixa alega que não tem condições de fornecer os extratos requeridos, por problemas de sistema.
      1) Eles não tem o menor interesse em atender seus correntistas, haja vista o valor financeirio em jogo.
      2) Reclamar ao Banco Central, o desfecho é o mesmo, estou há quase 2 anos na espera e até agora nada, nem uma satisfação.
      Só posso deduzir que, fui lesado mais uma vez dentre tantas.
      Não vejo nenhum parlamentar abraçar essa causa um ou outro que comenta de passagem, o que muito provavelmente não traduz em voto.
      E ainda dizem que Alí Babá que era o bandido…

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/12/2008 - 18:30
      Enviado por: Alexandre Viana

      Meo Avô falecido em 1993 tinha poupança na CEF em janeiro de 1989. Não sei o numero da conta, posso solicitar o extrato de posse de algum documento? É possivel que os poupadores ainda possam entrar com o pedido de restituição até fevereiro de 2009 quando a data realmete prescreve?

      Obrigado!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/12/2008 - 20:44
      Enviado por: Doralice Rabêlo Costa

      Gostaria de saber se quem tinha Conta Azul Remunerada da Caixa Economica Federal em janeiro e fevereiro de 1989, tem direito aos expurgos dos planos Collor e Verão?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/01/2009 - 11:49
      Enviado por: Venina

      Gostaria de saber se as contas Azul Remunerada tem direito ao expurgo

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/01/2009 - 00:46
      Enviado por: luis

      boa noite! gostaria de saber se tenho direito a ser restituido pois tinha aberto poupança em 1993

      responder este comentário denunciar abuso

    • 20/01/2009 - 19:38
      Enviado por: Aline

      Ola, fui ate a caixa e eles se negaram a passar o numero a conta poupança, pois alegam que e conta muito antiga, por esse fato não conseguem retirar o extrato. Como faço para conseguir o numero da conta e o extrato????

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/01/2009 - 14:25
      Enviado por: SANDRA ELISA DA MAIA

      tenho uma poupança na caixa aberta em 04.07.1988, com R$7228,04 em 04.11.1998,nunca foi feito mais nenhum movimento nesta conta nem de saque nem de deposito, fui verificar no banco de falaram que a conta nao existe mais,gostaria de saber se isto é possivel e se tem alguma forma de requerer esta conta, e se compensa correr atraz?
      agradeço,desde ja a atençao.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/01/2009 - 16:38
      Enviado por: elaine

      gostaria de saber em minha cidade onde procurar moro em sao joao da boa vista interior de sao paulo e quem procurar e hoje e dia 28/01/09 ainda posso ir atras tenho direito ainda obrigado deste ja

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/04/2009 - 17:46
      Enviado por: Tatiana Caetano

      Olá. Recebi há dois dias uma notificação do TJMG de ação de dívida ativa de IPTU. Porém já paguei o valor cobrado há mais de 3 mêses. Tive que ir na Prefeitura porque na notifiação dizia que iam bloquear minha conta online. Ao chegar lá hoje, desesperada, descobriram que havia acontecido um equívoco e que a pessoa que “entrou na justiça” provavelmente não verificou novamente no sistema da prefeitura se a dívida havia sido paga. Como posso proceder? Sei que minha conta não será bloqueada mais, mas posso entrar com uma ação de danos morais ? Preciso de um advogado pra isso ? Grata !

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/04/2009 - 13:22
      Enviado por: CELOMAR ROSA DA SILVA

      QUERIA SABER COMO FAÇO PARA RECEBER O PLANO VERÃO COLLOR ,EM NOME DE SAMUEL GASPAR DE SOUZA .COMO QUE ANDA O PROCESSO?
      OBRIGADO

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/05/2009 - 09:34
      Enviado por: Jose Nunes de Castro Rebouças

      informação sobre plano verao e collor 1 e 2 de brasilia com processo na justiça se tem chance de serem julgados procedentes. Como falar sobre o meu processo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 10/05/2009 - 17:41
      Enviado por: Ana Célia

      Meu marido tinha conta no bradesco em janeiro de 1989… gostaria de saber se ele ainda pode entrar com a ação para reaver o dinheiro.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/05/2009 - 09:51
      Enviado por: Eduardo

      Senhores, queria saber se ainda no ano de 2009 eu posso dar entrada em uma ação para receber os expurgos dos 40% do FGTS, atenciosamente.

      Abraços

      responder este comentário denunciar abuso

    • 24/05/2009 - 14:03
      Enviado por: Nádia Maria Longuinho de Souza

      Eu tinha conta poupança em 87 e 89, mas não tenho o numero da conta, tenho como receber mesmo assim? E posso receber este ano (2009)?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/06/2009 - 02:40
      Enviado por: wagner carneiro

      Eu tinha conta poupança em 87 e 89, mas não tenho o numero da conta, tenho como receber mesmo assim? E posso receber este ano (2009)?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/06/2009 - 16:10
      Enviado por: Katia Fernandes

      Gostaria de saber se quem tinha Conta Azul Remunerada da Caixa Economica Federal em janeiro e fevereiro de 1989, tem direito aos expurgos dos planos Collor …

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/06/2009 - 10:28
      Enviado por: Francisco Anasildo Freire de Souza

      Conforme explicou o advogado de defesa, os expurgos inflacionários são devidos às Cadernetas de Poupança.
      No que se refere a Conta Azul Remunerada operação (643), trata-se de uma conta com rendimento diário e automática, à época, denominado “Seguro Inflação”, não se tratando de Caderneta de Poupança. Todavia, não tenho autoridade para afirmar se os titulares dessas contas têm ou não direito a alguma correção.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/08/2009 - 20:56
      Enviado por: jaimesson

      quero noticias atualizadas sobre plano bresse.Desde de ja agradeço..

      RESPOSTA DO BLOG: Procure em http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/09/2009 - 13:07
      Enviado por: idurene rosania da silva

      gotaria de saber se minha conta poupança na caixa economica federal e que recebia beneficios do inss poderia ter sido bloqueada? vão fazer 90 dias que foi bloqueada estou desesperada ja pois o dinheiro q havia la era p/ o sustento de uma neta de 10 anos q crio

      é posivel fazer e como para desbloquear des de ja meu muito obrigada

      RESPOSTA DO BLOG: Não entendemos nada em sua mensagem. VOcê primeiro precisa saber se a conta está mesmo bloqueada. Se estiver, precisa saber o motivo. Você receberá orientações para regularizar a questão. Se não concordar, faça uma reclamação no Procon.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 19/02/2011 - 17:59
        Enviado por: MARIANNA ARAGÃO

        Senhora Idurene a solução para o problema da senhora pode com a conta da caixa economica pode estar ligada a uma atualização cadastral que a caixa economica sempre faz e que talves pela falta dessa atualização ocorreu o bloqueio da mesma, então o que a senhora deve fazer pela internet mesmo é possivél fazer esta atualização informe aqui o nome mãe da senhora completo para que eu possa visualizar os dados cadastrais e deixar um link de encaminhamento para que a senhora sempre que a caixa fizer a atualização cadastral, sem sair de casa a senhora atualize seus dados, para isso necessitamos dos seguintes dados Nome da Titular completo que é o nome da senhora que já tem acima no recado e o nome da mãe da senhora do jeito que consta no seu RG (Registro Geral).

        responder este comentário denunciar abuso
    • 15/09/2009 - 13:24
      Enviado por: Helaine

      Helaine (Brasilia)- 14/09/2009
      Tenho conta poupança da Caixa Economica do ano 1988,Quero saber se ainda estou no prazo para resgata-la.Tenho o numero da conta e Agencia.Só que a agencia não existe. Onde posso pedir o extrato.Ainda tenho a Caderneta que na epoca era de papel.E um papel amarelo contendo
      a data,o horario e valor do deposito.
      Por favor me responda.

      RESPOSTA DO BLOG: Só a Caixa pode responder e localizar a conta. Vá pessoalmente a uma agência com o número da conta e solicite a localização. Provavelmente ela não existe mais ou nçao tem mais dinheiro por conta dos planos econômicos.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 03/10/2009 - 13:18
      Enviado por: LEONI

      bom dia ,Gostaria de saber quais meus direito.
      Eu tenho conta no HSBC ja faz quinze anos , mais agora estou com problemas com este banco ,meus pagamento foi depositado e eles bloquiaram , alegando q eu tinha q pagar o cartao de credito q ja tinha pago .
      agora estou sem dinheiro e estou passando nessesidades em casa .
      eu estou com vergonha até de minha esposa ,pois isso nunca me aconteceu comigo.por favor me ajude ! eles pode fazer isso ?

      RESPOSTA DO BLOG: Faltam informações sobre esse caso para saibamos o que está acontecendo. É claro que não podem simplesmente bloquear conta e retirar o dinheiro alegando dívida de cartão. Procure se informar melhor sobre o que está acontecendo e faça uma denúncia no Procon.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/10/2009 - 22:19
      Enviado por: carmem amarilha

      boa noite gostaria de saber se tenho direito de receber quais os meus direitos.tenho uma conta poupança de ano 85 e 86 gostaria de saber se tenho tempo de resgatalo obrigada!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/10/2009 - 22:48
      Enviado por: Tere

      solicito informação de como obter um extrato de uma poupança que fiz em Janeiro de 93, depositei um valor e fui embora para outro estado, agora necessito de uma posição referente a esta poupança para dar continuidade.
      atenciosamente.

      RESPOSTA DO BLOG: Procure o seu banco e faça o pedido.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 16/11/2009 - 22:29
      Enviado por: Patricia

      Gostaria que pudessem me ajudar, tenho um amigo que mora em São Paulo e que na época de todos esses planos o seu pai que hoje é falecido tinha várias contas e eu mesma vi os extratos eram contas com valores altissimos, mas esse meu amigo foi até ao banco e falaram que ele não tinha direito algum e ele desistiu. Como faço para ajudar esse meu amigo??

      RESPOSTA DO BLOG: Se a questão é recorrer das perdas dos planos econômicos, esqueça, om prazo expirou. Se quiser apenas identificar as contas, é necessário ter o número delas, senão fica impossível para os bancos fazerem o rastreamento.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/11/2009 - 20:22
      Enviado por: ana mara da silva alves

      meu avó falesceu a 15 anos e tinha dinheiro na poupança e queria saber se ele tem esse dinheiro na poupança.

      RESPOSTA DO BLOG: Já passou por sua cabeça ir ao banco onde ela tinha a conta e perguntar se há dinheiro na conta?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/11/2009 - 20:35
      Enviado por: maria aparecida silva alves

      meu avò morreu a 15 anos e na sua herença ele deixou uma contia muito alta para meu pai
      e meu pai so nao tirou porque nao tinha o cartao da poupança como fasso para saber se ele tem esse dinheiro na poupança ainda.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 20/11/2009 - 14:34
      Enviado por: Jocélia Notargiacomo

      Gostaria de saber se há possiblidade de ajuizar ação para reaver dinheiro referente ao plano verão, uma vez que há liminar em ação civil pública que interrompeu o prazo prescricional?? Se há esta possibilidade, como reaver dinheiro que estava na Caixa Economica Estadual???

      RESPOSTA DO BLOG: Esqueça. O prazo para recorrer já acabou.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2009 - 19:23
      Enviado por: mario sergio rabbione

      gostaria de saber se a conta azul remunerada da caixa econômica federal na época do plano collor,no ano de 1990 (março) teria os direitos da poupança na época?
      Se positivo teria algum ressarcimento hoje?

      RESPOSTA DO BLOG: Agora não faz diferença, os prazos para qualquer recurso já acabaram no começo do ano.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/12/2009 - 12:40
      Enviado por: Isamu

      Olá, gostaria de saber se poupança no período de 1993 a 1996 tem alguma correção como Collor, Brrsser ou verão.
      Cordialmente,

      RESPOSTA DO BLOG: Não tem.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/01/2010 - 22:33
      Enviado por: Mariete do Nascimento Assumpção

      Como proceder para pedir o extrato da minha conta poupança existente em março, abril e maio de 1990, na Caica Econômica Federal, sem possuir o número da caderneta de poupança da época? Obrigada

      RESPOSTA DO BLOG: Esqueça, é impossível sem esses dados.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 07/01/2010 - 19:33
      Enviado por: viviane lemes

      BOA NOITE, EU QUERIA SABER QUEM TINHA CONTA EM 85 SE TEM DIREITO A RECEBER ALGUM DINHEIRO,E QUAIS OS DOCUMENTOS QUE PRECISO.

      RESPOSTA DO BLOG: Não tem direito, como diz exatamente o texto onde você colocou a mensagem. O PLabo Verão é de 1989, e não de 1985. Além do mais, o prazo para recorrer acabou em janeiro de 2009.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/02/2010 - 12:33
      Enviado por: cristiane de paula

      gostaria de saber se quem abril caderneta de poupança,em 19/09/1988 tem direito a receber
      .

      RESPOSTA DO BLOG: Não.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/07/2010 - 10:45
      Enviado por: Eduardo Moreno

      Bom Dia,
      Acredito que estou extremamente atrsado no assunto, porém, gostaria de uma orientação jurídica para isso, em 01/08/1988 fiz duas super poupanças no Banco Itaú um no valor de
      Cz$ 6.000.000,00 e outr em 04/10/1988 de Cz3.000.000,00
      Pergunta: Ainda tenho direito a algum ressarcimento.
      Grato e Sds

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/10/2010 - 21:24
      Enviado por: MARIA ELISABETH

      meu pai faleceu e descobri que ele tem direito a restituição do dinheiro plano collor. o que presciso fazer para receber este dinheiro. atenciosamente . Elisabeth

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/10/2010 - 16:05
      Enviado por: Renato Barros

      Srs, não cheguei a assinar o acordo proposto pela Caixa Econômica Federal até 30/12/2003 para ressarcimento das perdas no FGTS referentes aos planos econômicos considerados e nunca entrei na justiça contra a Caixa. Gostaria de saber se atualmente é possível solicitar este ressarcimento (até mesmo aderir ao acordo), via juizado de pequenas causas, por exemplo, e como deveria proceder. Como prova da existência de saldo referente a este assunto, tenho as memórias de cálculos que me foram enviadas pela CEF naquela época. Saudações, Renato Barros

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/10/2010 - 18:59
      Enviado por: Estelita Ferreira Santana

      Gostaria de saber se quem tinha uma conta poupança azul da caixa econômica, ainda é válida nos dias de hoje, ou seja, eu tinha uma economina na caixa até o ano de 1993 e de lá pra cá não fui mais consultar. Por favor, tire minha dúvida. Desde já agradeço.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 15/12/2010 - 14:20
      Enviado por: marcio costa

      tenho uma poupanca do bradesco desde 1984 agora q meu tio faleceu q veio para minhas maos qeria saber ser tenho direito a algo ou ser ja era

      responder este comentário denunciar abuso

    • 03/01/2011 - 15:38
      Enviado por: Nelson Rodrigues Guerra

      Boa tarde, gostaria de ter o mail do banco central, para que
      eu possa fazer uma reclamação sobre mal atendimento de certo
      banco, pois até o momento nada foi resolvido

      responder este comentário denunciar abuso

    • 30/01/2011 - 14:42
      Enviado por: Vanessa de Oliveira

      meu avô morreu e tem uma conta aberta desde março de 1991
      só que já faleceu,como posso movimentar a conta dele,tem como?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 31/01/2011 - 08:56
      Enviado por: Lucinéia

      eu tenho uma caderneta de poupança no banco itau desde 1993,gostaria de saber,se tenho direito a correção dentro do plano collor verão.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/03/2011 - 23:17
      Enviado por: Debora

      Boa noite, o prazo para rever o reajuste da poupança do plano collor II encerra dia 31/3, de acordo com o TJPR. Consegui dar entrada em uma solicitação. No entanto, uma poupança do meu pai já falecido, ficou bloqueada e em seguida entrou em inventário. Certamente tinha valor na época. Solicitei os extratos na caixa, mas me informaram que para aquele tipo de conta, não era possível, nem o sistema estava permitindo, pois a justiça já tinha negado. Procurei informações sobre tipos de operação de poupança, mas não encontrei nada (operação 27 nesse caso). Para a conta de operação 13 eu consegui tudo certinho. Porque essa diferença, se as duas são contas poupança? Procede a negativa da Caixa em conseguir os extratos?
      Obrigada pela atenção.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/06/2011 - 20:15
      Enviado por: isaura a.da costa

      Eu estou com um proscesso
      a mais de cinco anos, e não obtenho respostas nenhuma.Até
      quando devo esperar?.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/08/2011 - 11:55
      Enviado por: Marisete

      Meu tio morreu faz uns 06 anos como minha tia pode retirar o dinheiro que esta depositado na Caixa Economica,eles são casados e tiveram 03 filhos só que atualmente só um é vivo,e é maior de idade.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/09/2011 - 12:59
      Enviado por: Francisco Benedito Santa Rosa

      dei entrada na documentação para o recebimento reajuste da poupança e gostaria de saber qual o site que utilizo para acompanhar o processo, pois o advogado que está com o processo é muito amoroso e não consegue dar informações que presiso.

      Obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/09/2011 - 13:16
      Enviado por: Francisco Benedito Santa Rosa

      desculpe-me, eu quero dizer moroso e não amoroso. Não existe amor neste processo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 29/10/2011 - 21:39
      Enviado por: Érika

      Tinha uma conta poupança no banco itau, em janeiro de 1989 e gostaria de saber se tenho direito a esse reajuste… obrigada aguardo instruções

      responder este comentário denunciar abuso

    Deixe um comentário: