Convênios: associação tira dúvida de clientes

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Por Marcelo Moreira
Atualização:

José Gabriel Navarro

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Para estimular mais beneficiários de planos de saúde a se queixarem, após o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciarem ontem punições a 38 empresas, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) lançou, em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), o telefone 0800-200-4200.

O número recebe chamadas de todo o País desde o mês passado. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e tira dúvidas de clientes que se sintam prejudicado pelas operadoras.

As reclamações também são usadas pela organização para fazer reivindicações ao governo e ao mercado. O meio mais tradicional para se queixar do mal atendimento é a própria ANS, que pode ser contatada pelo telefone 0800-701-9656, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Também se pode registrar reclamação no site oficial do órgão, no endereço www.ans.gov.br, clicando em "Central de Atendimento ao Consumidor", e, em seguida, no campo "Formulário de atendimento", no lado direito superior da tela. Quem preferir fazer a queixa pessoalmente ou por carta, deve procurar um dos endereços das unidades da ANS, listados no site http://migre.me/aYh9K.

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"Antes de fazer a reclamação, a pessoa deve reclamar diretamente com a operadora de saúde para tentar resolver o problema, e exigir protocolo de atendimento. Isso vai comprovar a queixa e é exigido pela ANS", lembra a advogada Melissa Areal Pires.

Outra entidade que recebe as queixas e as encaminha a Brasília é o Procon-SP. O órgão de defesa do consumidor pode ser acionado pelo telefone 151 (ligação paga), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

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