Consumo consciente é um ato de cidadania

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Por crespoangela
Atualização:

Texto de Eleni Trindade

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Ao escolher produtos e empresas socialmente responsáveis, o consumidor exerce um ato de cidadania e contribui para a sustentabilidade do Planeta. Esses foram alguns conceitos apresentados por Heloísa Mello, gerente de operações do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, primeira palestrante do seminário Compra Positiva, quinto da série Educação para o Consumo II, realizado dia 17 no auditório do Grupo Estado. O evento é uma iniciativa do JT, com patrocínio da Serasa e apoio do Instituto Akatu.

"É preciso fazer escolhas conscientes e escolha não é somente o ato de compra, mas o uso que a gente faz dos produtos e a forma como os descartamos."

Todo ato de consumo tem impactos. "É preciso pensar por que, como, o que, de quem está comprando e como descartar um produto. Essas ações têm impactos para o próprio indivíduo, para as suas relações sociais, para a natureza e para a economia", disse Heloísa. A consciência no consumo, explica, deve ser ampliada pelo protagonismo do consumidor. "O indivíduo percebe os impactos de suas atitudes e essa percepção muda seu comportamento."

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Heloísa conta que algumas pessoas perguntam se o Akatu prega o não consumo quando fala em consumo consciente. "O mundo capitalista precisa do consumo, pois ele traz emprego e movimenta a economia e seus impactos podem ser positivos ou negativos. O que vai determinar isso são nossas escolhas."

Essas escolhas podem levar a uma sustentabilidade dos indivíduos (quando se fala em dinheiro) e do Planeta (quando os recursos naturais se esgotam).

Atitudes do dia-a-dia beneficiam a todos

Decisões. Essas são as "ferramentas" do consumidor para mudar os impactos do consumo. "Por meio de nossas escolhas, podemos pressionar uma empresa a fazer um produto mais sustentável, podemos optar por um produto solidário e ajudar uma comunidade que produz a mercadoria e gera empregos", cita Heloísa Mello.

Essas decisões, segundo a gerente de Operações do Instituto Akatu, possibilitam o bem-estar das pessoas. "Isso acontece quando compramos produtos de comunidades de renda mais baixa, pois incluímos socialmente essas pessoas."

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Recente pesquisa do Akatu mostra que 28% da população tem comportamentos de compras sustentáveis. "Medimos isso de três formas: pessoas que compraram produtos orgânicos nos últimos seis meses, que compraram produtos feitos com materiais reciclados nos últimos seis anos e aquelas que buscam informações sobre empresas e produtos ao fazer compras. O resultado mostrou que os cidadãos estão preocupados com o consumo solidário. Outro dado positivo é que 37% dos brasileiros declaram estar dispostos a pagar mais por produtos com selo ambiental."

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