PUBLICIDADE

Clientes evitam pagar pela internet

LIGIA TUON

Por Marcelo Moreira
Atualização:

O brasileiro ainda tem medo de pagar contas pela internet. Segundo o relatório de inclusão financeira do Banco Central (BC), das 8,4 milhões de operações bancárias feitas pela rede em 2010, apenas 1,4 milhão foram para pagar conta, tributos e transferência de crédito o que representa 17,5%.

PUBLICIDADE

A falta de cultura digital e a imaturidade tecnológica explicam porque muitos optam por não usar a web. "O brasileiro ainda não amadureceu a forma de usar meios eletrônicos para acessar dados bancários. Muitos não conhecem ferramentas de segurança ou não confiam no mecanismo oferecido", diz Meira Alves, professor de redes de computadores da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

"Se você não conhece e não domina algo, prefere não fazer. É a reação automática de muita gente", concorda o gerente de vendas para consumo da marca de anti- vírus Norton, Fabiano Tricarico.

O especialista em segurança online afirma ainda que o hábito do internauta brasileiro, muitas vezes, não é saudável. "A pessoa pensa que tendo em casa qualquer anti-vírus resolve todo tipo de risco, mas, atualmente, as ameaças não são mais simples", defende. "É importante ter no computador de casa um programa de proteção mais abrangente, que na maioria das vezes, é pago", diz Tricarico.

Apesar de os bancos investirem milhões na segurança de seus sites e sistemas, o problema normalmente se esconde no computador do usuário. "O risco maior está sempre no equipamento do usuário que não tem a proteção adequada. O perigo aumenta quando o internauta usa um computador que não é seu", explica Tricarico.

Publicidade

Essa é a precaução que a comissária de bordo Aline Souza, de 26 anos, procura tomar. "Por ter uma rotina corrida, tenho de pagar minhas contas pela internet. Fico receosa, por isso, uso sempre a minha máquina", conta.

Já o operador de máquinas, Mário Sérgio da Silva, 30 anos, é mais radical. "Não pago nada pela rede. Entro no site do banco para fazer consultas, mas prefiro enfrentar fila à correr riscos." O encanador Orlando de Oliveira, 58 anos, também pensa assim. "Não acho que a internet seja confiável."

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban), no entanto, aposta na segurança do mecanismo. "O sistema de internet dos bancos é altamente seguro e o risco é mínimo. É um canal que vem crescendo gradativamente", ressalta Walter Tadeu de Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban. "Há quantos anos a Receita Federal lançou a receita via internet? Só quando se tornou obrigatória é que a maioria das pessoas começou a usar. Vejo isso como uma questão cultural", acrescenta.

Nunca é demais lembrar que bancos não enviam e-mails, a não ser que o cliente tenha solicitado. Por isso, evite riscos na sua máquina e nunca abra um destes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.