Estado.com.br
Quarta-feira, 23 de Julho de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Câncer: direitos especiais aos pacientes

Categoria: Assunto do dia

SAULO LUZ – JORNAL DA TARDE

Pacientes de câncer, como consumidores, têm direitos específicos e benefícios garantidos por lei, mas poucas pessoas sabem disso. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), surgiram 466.730 novos casos de câncer no Brasil, em 2008.

“A pessoa que luta contra o câncer de mama, por exemplo, tem o direito à cirurgia de reconstrução mamária gratuita tanto pelo SUS quanto pelo convênio médico contratado”, explica a advogada e paciente de câncer de mama Antonieta Barbosa, que enfrentou delicadas situações na luta pelos seus direitos.

Ao pesquisar o assunto, ela conseguiu tantas informações que escreveu o livro “Câncer – Direito e Cidadania”, um guia com detalhes da legislação e jurisprudência do assunto.

Livro mostra, por exemplo, que o paciente com câncer que utiliza medicamentos de alto custo pode exigir a cobertura do preço destes remédios pelo plano de saúde. Direito exigido por Jussara Melo da Silva, de 48 anos, que mora em Recife (PE).

Em tratamento contra um câncer na mama direita, ela necessita de um medicamento preventivo chamado Heceptin. “Cada ampola custa em torno R$ 8 mil e eu preciso uma ampola a cada 20 dias”, conta ela, que procurou ajuda na experiência de Antonieta com o assunto.

“Entramos com um mandado de segurança para que o convênio nem mesmo atrasasse a entrega do remédio. A pessoa que não tem conhecimento destes direitos morre. Pois é tudo muito difícil de conseguir”, revela a advogada.

Outro benefício que se destaca é a isenção de uma série de impostos para a compra e financiamento de automóvel. “O consumidor com câncer tem isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA para automóvel com câmbio automático e direção hidráulica”, diz Antonieta.

Além disso, se o paciente com câncer que financiou um imóvel for aposentado (por invalidez ou morte), tem direito de ter a dívida considerada quitada.

“Isso é garantido por lei. Mas, para isso, o beneficiário (o aposentado ou dependente) tem que procurar o agente financeiro com os documentos necessários”, completa.

O livro revela até uma série de leis que variam de cidade para cidade. Em São Paulo, por exemplo, quem está em tratamento de câncer e ou de problemas renais crônicos (hemodiálise) está livre do rodízio municipal de veículos.

Além disso, tanto na capital paulista como no Rio de Janeiro, o paciente tem direito a passagem gratuita no transporte público.

Posts Relacionados

  • No Related Post

Tópicos Relacionados

168 Comentários Comente também
  • 14/08/2009 - 00:37
    Enviado por: patricia x; mello fraga

    Qual o direito de uma pessea com cancer de mama no seu emprego? alias sua estabilidade…
    obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2009 - 23:06
    Enviado por: Gleci Machado Brescianini

    Estou tratando de um cancer de OVÁRIO, a tres anos e meio. Meus recurços financeiros, se esgotaram. Tenho precatorios, para receber, do Governo do estado do Rio Grande do Sul. Gostaria de saber se tenho algum previlégio para antecipar o pagamento.
    Atenciosamente

    RESPOSTA DO BLOG: Infelizmente não encontramos nenhuma legislação específica no Rio Grande do Sul sobre o assunto. Em alguns Estados, como São Paulo, portadores de câncer e outras doenças consideradas mais graves têm o privilégio de ficar no topo da fila de precatórios para receber – o que, na maioria dos casos, não quer muita coisa, já que mesmo assim o Estado demora anos para pagar, quando paga (e quando não posterga para outro mandato). Uma sugestão seria consultar a OAB de Porto Alegre, que tem gente que dá assessoria gratuita em vários segmentos, ou então procurar algum deputado na Asembléia Legislativa. Algum assessor jurídico da Casa ou de algum deputado poderá lhe informar sobre isso.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/09/2009 - 22:12
    Enviado por: jeane luz

    sou portadora de cancer de mama direita e preciso tomar uma medicação chamada hecepti, que infelizmente não está disponivel em hospitais públicos. Que fazer para conseguir.
    Ajude-me

    RESPOSTA DO BLOG: Se você não tem convênio médico particular, o jeito é procurar ajuda de um advpgado e entrar com uma ação judicial contra o governo federal (SUS) e pedir que haja o fornecimento obrigatório do medicamento. Se você mora em São Paulo, tente uma opinião de alguma asistente social do hospital Pérola Byington, no centro da cidade.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/10/2010 - 11:31
      Enviado por: MARIA ELIETE DE SOUZA

      O Sirio Libene, Hospital beneficiencia Portuguesa tambem atende o SUS , eu fiz cirurgia no SIRIO atraves da UBS unidade basica de saúde da regiâo central sé SP e faço quimio no ICESP n AV DR ARNALDO, todos medicamentos recebo
      gratuitamente boa sorte,lute pelos seus direitos pelo menos na saúde

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/10/2010 - 11:36
      Enviado por: MARIA ELIETE DE SOUZA

      justificando o nome do hospital é SIRIO LIBANEZ EM SP capital atende pelo SUS pela filantropia, o mesmo que muitos poliricos sâo atendidos e recebemos o mesmo tratamento com humanizaçâo , e acolhimento sem discriminaÇaõ a mesma entrada e a mesma saída com estacionamento gratuitos

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/09/2009 - 11:00
    Enviado por: janaina Mariano Xavier

    Gostaria de solicitar a orientação de vcs, meu pai obtive um problema de saúde(cancer na laringe) e por esse motivo se encontra afastado do trabalho a pouco mas de 1 ano, o inss ja disse que ele pode voltar a trabalhar, mas não na função anterior pois trabalhava com produtosquimicos e devido ao cancer não pode mas, a empresa não arrumou nenhum locação para ele, não quer se aposentar pois devido a esse problema não pode ficar sem plano de saúde, e agora foi chamado a empresa para seri nformado que seu plano de saúde foi corta, ele ainda estar em fase de manuntenção do tratamento. Gostaria de saber se isso é correto, ele ja trabalha la a mas de 15anos, estou desesperada pois vejo as condições dele e sei que o corte do tratamento poderar custa a vida dele, o que tevo fazer.

    RESPOSTA DO BLOG: Só lendo o contrato do convênio para saber se é legal ou não o corte do plano. Em princípio, achamos que não, mas o melhor a fazer é procurar o sindicato da categoria profissional de seu pai e procurar ajuda no departamento jurídico.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2009 - 13:52
    Enviado por: Gislainny

    Boa tarde! Temos uma pergunta de uma internauta. Por gentileza, você pode nos auxiliar nesta questão? Obrigada.

    Olá. preciso urgentemente de ajuda ,minha casa era financiada pela CEF eu fiquei em atraso nos pagamento e ela foi a leilão sendo a mesma arematada por terceiros. O problema é que nos fundos da casa moram meus pais, meu pai tem 72 anos e minha mãe tem 68 anos, a pessoa que comprou a casa entrou na justiça para adquirir a posse da casa, gostaria de saber se tem algum direito que os defenda ,já que eu não trabalho pois tenho que cuidar deles e do meu marido que tem cancêr e tenho uma menina de 13 anos, vivemos com 3 salários minimos em 5 pessoas. Já procurei um advogado, mas ele não me deu muita esperança. Já tentei alugar outra casa mas nao concigo por não ter renda. E meu marido não pode por ter cancêr, tentei no nome de meus pais, a resposta da imobiliaria foi: que acima de 60 anos não podem mais responder pelos seus atos. Por favor se tiver uma lei que possa me defender no caso de um despejo me indiquem pois eu não sei o que fazer com duas pessoas de idade.

    RESPOSTA DO BLOG: Se o terreno dos fundos faz parte da casa original documentalmente, ou seja, está na escritura como sendo um imóvel só, não há o que fazer, seus pais terão de sair. Procure um advogado para negociar um prazo para a saída ou o pagamento de um aluguel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/10/2009 - 10:46
    Enviado por: Daniel Marçal

    Bom dia eu ja tive cancer quando eu tinha 10 anos agora eu tenho 27, eu não tenho o basso por causa do cancer e não posso pegar pesso sera que eu tenho direito a algo? eu ti ve cancer e spalhado pelo corpo inteiro tenho varias cirurgias.

    RESPOSTA DO BLOG: Leia atentamente o texto onde você colocou a mensagem. Algumas respostas estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/10/2009 - 23:22
    Enviado por: josé ferreira da cunha

    gostaria de saber, se é possivel se aposentar por invalidez por retirada de um rim esquerdo por motivo de cancer, caso tenho este direito informar os primeiros passos á seguir obrigado.

    RESPOSTA DO BLOG: Lamento, não temos essa informação. Procure um posto do INSS.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/07/2011 - 11:20
      Enviado por: Carlos Jose Musquim Cerqueira

      TAMBEM TIVE QUE RETIRAR O RIM ESQUERDO POR DE UM CANCER SERA QUE TENHO DIREITO A ME APOSENTAR SOU FUNCIONARIO PUBLICO ESTADUAL POR FAVOR SE SOUBER DE ALGUMA NOTICIA ME MANDE UM E-MAIL MUITO OBRIGADO

      responder este comentário denunciar abuso
    • 01/11/2011 - 19:30
      Enviado por: Disa

      Sr. José, caso o INSS não confira ao senhor a aposentadoria por invalidez (só dê auxílio-doença, renovando períodos sucessivamente), o sr. pode procurar a Defensoria Pública da União de seu Estado. Infelizmente, é muito comum os peritos do INSS não reconhecerem o direito dos segurados a aposentarem-se por invalidez, portanto, a alternativa é ajuizar ação pedindo a conversão do auxílio doença em aposentadoria por invalidez na Justiça Federal. Haverá uma perícia com um perito (teoricamente) imparcial, por ser nomeado pelo juiz (não tem vinculo com o INSS). Caso ele diga no seu laudo que o considera incapaz definitivamente para o trabalho (ou seja, não é possível ser reabilitado para sua função habitual ou para outra função), será concedida a aposentadoria por invalidez. Muito importante é demonstrar ao períto a dimensão real da sua incapacidade, levando laudos, exames etc. O que considero importante frisar é que o segurado do INSS não deve desistir de correr atrás de seus direitos e ter sempre a esperança do seu reconhecimento em âmbito judicial. Como disse, caso não possua recursos financeiros para contratar um advogado, procure a Defensoria Pública da União.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 16/11/2011 - 18:40
      Enviado por: jose ferreira da cunha

      entendi,outra pergunta:minha esposa tirou sua mama por causa de um cancer,ela já pagou 70% DA COMPRA DE UM VEICULO,gostaria de saber se o restante da divida será perduada pela financeira

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/11/2009 - 16:52
    Enviado por: Beatriz Melo

    Boa tarde, gostaria de uma informação, a minha mãe está com câncer na mama, ela mora no interior de sp em assis, estamos fazendo quimio em sp no ibcc, ela tem um financiamento na caixa economica de um imovel, existe algum direito com relação a quitação do imovel, ela já é aposentada, mas por conta do tratamento estamos gastando muito com transporte e medicação, com essas vindas e idas a sp.
    Se tivessemos esse direito na quitação do imóvel com certeza ajudaria muito o valor a ser pago nas despesas que estamos gastando com esse tratamento.
    grata, Betariz

    RESPOSTA DO BLOG: Só se o financiamennto tiver sido feito pela Caixa.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 06/08/2011 - 17:50
      Enviado por: DURVAL CREPALDI

      Cara Beatriz
      Ao que sei, as empresas de ônibus têm a obrigação de oferecer 2 passagem gratuíta para idosos, não sei a idade do paciente, mas acho que deve haver algum direito assegurado por Lei. Dificil é convencer a Andorianha a cumprir a Lei. Infelizmente Assis não tem mais trêm de passageiros. Espero sinceramente que vc consiga resolver esse problema que é de muitos brasileiros. Quem sabe ainda uma luz ilumine nossos políticos e a população seja melhr atendida
      Boa sorte

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/11/2009 - 22:54
    Enviado por: Maira

    Olá,

    Meu sogro descobriu hoje que está com câncer na próstata. Ele tem 69 anos e já está aposentado por invalidez a mais de 20 anos. Ele tem direito de receber um auxílio doença?

    RESPOSTA DO BLOG: Essa pergunta precisa ser feita em um posto INSS. Como aposentado, certamente ele terá restrtições.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/11/2009 - 00:14
    Enviado por: debora

    fui submetida a uma cirurgia onde a medica retirou os dois ovarios e as trompas sem a minha autorizacao e depois da cirurgia ela me disse voce ja tinha filhas entao eu fiz a laqueadura e depois eu pequei o laudo da cirurgia o meu ovario direito nao tinha nada e omeu ovario esquerdo apenas umcisto do lado de fora do ovario hoje omeu desejo ede fazer um transplante quero saber apossibilidade e qual eo meus direitos

    RESPOSTA DO BLOG: Contrate um advogado e processe a médica por procedimentos não autorizados. Peça indenização por danos morais.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2009 - 11:18
    Enviado por: IGOR MARTY

    Minha esposa esta com cancer de mama.
    gostaria de saber se ela tem alguma isençao na compra de carro

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o texto onde você colocou a mensagem. AS informações que você precisa estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 25/11/2009 - 07:38
    Enviado por: GLEIDISON FERREIRA DE OLIVEIRA

    QUERO PEDIR UMA INFORMAÇAO SOBRE A PESSOA COM CANCER QUE CONTRAI UM EMPRESTIMO EM BANCO ANTES DE SABER QUE ESTAVA COM A DOENÇA COMO TEM O SEGURO ELA TEM DIREITO A QUITAR A DIVIDA.
    QUAIS OS OUTROS DIREITOS DA PESSOA COM CANCER

    RESPOSTA DO BLOG: Leia o texto onde você colocou a mensagem. AS respostas estão lá.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 07/12/2009 - 16:05
    Enviado por: alceu magni

    fiz uma cirurgia de rim em 2006 no qual ficou constatado CÂNCER, até novembro de 2009 recebia meu beneficio agora foi cortada.Como trabalhava de tratorista agora não consigo mais por sentir muitas dores no local da cirurgia .Por que e quais meus direitos e que devo fazer, pois não consigo mais trabalhar de tratorista.

    RESPOSTA DO BLOG: Desculpe, não entendemos qual é a dúvida.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/12/2009 - 22:18
    Enviado por: Marcus

    Prezados, qual a lei em que se embasa o pedido de quitação de imóvel pela morte do cliente? Estou com um caso desses

    RESPOSTA DO BLOG: Tente verificar se o texto desta lei – Lei nº 8.004, de 24/3/1990 – pode ajudar. Leia também esse texto. – http://www.jurisway.org.br/v2/noticia.asp?idnoticia=6377.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/12/2009 - 23:18
    Enviado por: valquiria

    minha mae esta com cancer e queremos financiar nossa casa porque meu pai nos abandonou e o juiz decretou que seria 20 mil pra ela e 15 mil pra ele porque eles casaram em comunhao de bens queria saber se ela poderia fazer um financiamento da casa pela caixa economica federal

    RESPOSTA DO BLOG: Só indo na Caixa e perguntando para saber. Vai depender dos rendimentos e da capacidade de pagamento dela.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 21/01/2010 - 09:37
    Enviado por: Priscila Andrade Caetano

    Minha vizinha tinha cancer faleceu a poucos meses, e deixou uma divida no imposto de renda. Gostaria de saber se ela fica isenta dessa divida ou a familia terá que asumir a divida?
    Desde já agradeço.

    RESPOSTA DO BLOG: A dívida deixa de existir.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/02/2010 - 21:02
    Enviado por: zulinar Porto

    Minha prima fez uma cirurgia e extraiu as duas mamas e precisa de um remédio que se chama ANASTRAZOL, ela não está conseguindo o medicamento gratuito e está comprando com a ajuda de várias pessoas, gostaria de saber como ela poderá conseguir este medicamento gratuito e onde ela poderá estar recebendo, pois não tem condiçoes financeiras para poder compra-lo. Desde já agradeço a compreensão

    RESPOSTA DO BLOG: Ela precisa procurar um posto do INSS ou do Ministério da Saúde para se informar sobre o assunto e saber como proceder e se o governo federal tem como fornecer este medicamento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 03/03/2010 - 20:06
    Enviado por: Angela P de Moraes

    Estou afastada do serviço ja a 2 anos por motivo de cancer osseo onde apos a cirurgia fiquei com deficit permanente motor, gostaria de saber se a divida que contrai com o banco do brasil antes do diagnostico e perdoada por causa da doença?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/03/2010 - 02:37
    Enviado por: sandra leite

    Tenho uma ação judicial desde 2008. Ganhei e houve recurso em 2 Inst.,está parado a um ano. Em fevereiro ultimo, minha mãe apresentou um tumor cancerigeno no pancreas e seu fígado trombosado. Parte do valor a ser restituido na ação é dela, embora ela não conste como parte, o dinheiro era de herança.
    Gostaria de saber se posso pedir para antecipar a decisão em 2.Instancia devido a doença dela. Tambem porque despesas diversas estam surgindo, já precisou de medicina nuclear. Obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/03/2010 - 19:26
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pedir não é proibido, mas as chances de ter o pedido aceito são pequenas, já que o processo ainda não foi encerrado. Fale com o seu advogado.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 21/04/2010 - 11:56
      Enviado por: Marcos Alves

      Se vc possui uma ação como relatou, pressupõe-se que vc possua um advogado, é óbvio, assim, caberá a ele faer um pedido de antecipação dos efetos da tutela, pedido esse que poderá ser feito no início ou durante a marcha processual. Quanto a sua mãe, infelizmente ela não faz parte da demanda, assim, em um jargão jurídico, “o que não está nos autos, não está no mundo”, sua mãe não é parte nesse processo, ela poderia ter entrado como litis consórcio necessário, mas nessa fase processual creio que não seja mais possível… assim, o melhor seria procurar seu advogado e pedir a ele que entre com um pedido de liminar por fatos novos… creio que ele saberá bem como fazê-lo, Marcos Alves

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/07/2010 - 00:04
    Enviado por: Luciene

    Olá,
    Eu tenho 27 anos ea um ano e meio descobri que tenho um cancer de reto baixo teve que ser amputado e hoje sou ostomizada definitivamente. Gostaria de saber se tenho momo entra com uma ação para me aposentar?
    pesso porque ainda sinto dor no local onde foi removido e tenho muitas dificuldades para me locomover sem ter que usar um banheiro o tempo todo bem sãop varia as questeão.
    aguardo respostas

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/07/2010 - 23:23
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Em nosso entendimento sim. Procure um advogado especializado e veja qual é a melhor forma de requerer a aposentadoria.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 22/07/2010 - 10:38
    Enviado por: Geraldo

    Prezados, bom dia
    Gostaria de tirar algumas duvidas. Creio que tenha ocorrido má prestação de serviço por parte de um convenio!
    Minha mãe era contribuinte de um determinado convenio à mais de 20 anos, ela ficou doente, o medico estava investigando do que se tratava e solicitou uma biopsia, e seria necessário um aparelho para monitorar alguns nervos para que na hora da cirurgia eles não fossem prejudicados, esse pedido foi feito em Dezembro de 2008, ficamos aguardando a bendita autorização do aparelho pelo convenio, já no final de março de 2009 (mais de 03 meses) e ainda sem a autorização e sem nenhuma explicação formal por parte do convenio, minha mãe apresentou sinais de piora na saude, o medico teve que fazer a cirurgia as pressas, já que o aparelho ainda não tinha sido liberado, o medico fez a biopsia e nela, foi constatado que estaria com câncer, e infelizmente no inicio de maio 2009 ela veio a falecer…….os médicos falaram que o atraso foi prejudicial ao diagnostico dela e que essa situação poderia ser diferente se ocorrido na data em que os eles pediram o aparelho.
    Ao meu ponto de vista, ela foi prejudicada, pois esses quase 4 meses de atraso foram cruciais para a perca de sua saude e que poderiam ser 4 meses de tratamento e a historia poderia ser completamente diferente……..não sei se tenho direito a algo mas estou correndo atras de prontuarios, laudos medicos e exames para comprovar a negligencia deste convenio…….como foi dito ela era contribuite a mais de 20 anos e na hora em que precisou, eles viraram as costas desta maneira……..estou muito indignado com esse tipo de situação e não quero deixar pra lá, quero que eles sejam punidos e que isso não aconteça com outras pessoas.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 23/07/2010 - 00:21
      Enviado por: Marcelo Moreira

      É caso de processo contra o plano de saúde. Corra atrá dos depoimentos e delcarações do médicos e, por meio de advogado, processe o plano de saúde.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2010 - 18:38
    Enviado por: Lúcia

    Olá!
    Tive neoplasia de mama, mas sem esvaziamento de axilas. Gostaria de saber se tenho direito às isenções dos depósitos.
    Tenho financiamento do meu apartamento pela CEF, mas eu não trabalhava e a renda para eu pagar esse financiamento é da pensão que recebo de meu pai, eu teria direito a quitação? Entrei com o pedido na CEF, mas não obtive resposta ainda. A Funcionária me orientou a pedir ressarcimento do valor pago do seguro, por invalidez caso não consiga a quitação.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2010 - 18:41
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Em nossa opinião não, mas sugerimos que procure um advogado especializado, que talvez tenha outro entendimento.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2010 - 18:41
    Enviado por: Lúcia

    Quero retificar o comentário anterior, “direito a isenção dos impostos”.
    Desde de já obrigada.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 17/08/2010 - 20:45
    Enviado por: Raimunda

    Boa noite!
    Voce é estomizada tem direito a gratuidade nos transportes e ao beneficio seu Alceu procure a Defensoria Publica contrate um advogado conte sua historia,mas vá rapido a Lei precisa ser respeitada aja busque seus direitos boa sorte,Deus está no meio de nós.AMÉM?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2010 - 03:32
    Enviado por: SS

    eu tive cancer maligno de parotida aos 2 anos de idade, fiz tratamento com cirurgia, radio e quimioterapia e fui curada. atualmente tenho 32 anos e ainda a procura para reconstruçao facial. ja fiz varias cirurgias particulares sem sucesso. queria saber como faço pra ter ajuda financeira do governo e para encontrar um medico que entenda do meu caso, que possa me ajudar. obrigada a quem puder me responder.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 28/09/2010 - 23:29
    Enviado por: Naiza C. de Avila

    Sou professora do RS. Tenho cancer de mama. Meu médico me deu um atestado de 5 meses para fazer meu tratamento. O departamento de recursos humanos do Estado não concedeu a licença de 5 meses alegando que só poderao me dar 120 dias.Não fui avisada disso e também nunca solicitaram uma pericia médica. Isso está correto por lei?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 29/09/2010 - 00:54
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não. O atestado é suficiente para que seja aceito pelo Estado. Procure o sindicato de sua categoria no funcionalismo e ingresse com ação para garantir o cumprimento do atestado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/10/2010 - 08:03
    Enviado por: joao teixeira da silva

    aminha esposa tem cancer eu tava trabalhado fui madado do trabalho porque estava indo com ela no medico todas quata eu tem augudereito neto joao teixeira

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/10/2010 - 13:10
    Enviado por: Patricia Cuenca

    Olá…Tenho Cancer de mama
    Comprei um ap na planta e já paguei a entrada da construtora. Agora falta o financiamento com a caixa. Eles podem vetar esse fincanciamento por eu ter a doença? Caso isso ocorra a construtora diz que não pode devolver o valor de entrada. Se entrar na justiça recebe esse valor de volta??
    Me ajudem…

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/10/2010 - 19:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não existe essa possibilidade, até porque essa informação não é relevante para o banco. Doente ou não, isso não afeta o negócio – e, se você não contar, ninguém no banco ou na construtota precisa saber sobre a questão. O fato de estar doente não é – e nem pode ser – fator de exclusão de negócios.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 12/10/2010 - 10:18
    Enviado por: sandra

    sou ostomizada a 2 anos por causa de um cancer e e´definitivo tenho muito problemas para estar passando na catraca do onibus , gostaria de saber se tenho desconto na compra de carro. fiquei sabendo que pessoas que tiveram cancer tem alguns direitos .

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/10/2010 - 19:58
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Depende da situação e do tip de financiamento a ser obtido na Caixa ou no Banco do Brasil. Leia com atenção o texto onde você colocou a mensagem e depois faça uma consulta a um gerebte da Caixa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/10/2010 - 11:48
    Enviado por: sabrina

    Minha mae teve cancer de mama a 2 anos ela terminou radioterapia ano passado, ela ainda nao fez a reconstrucao da mama que foi mastectomia radical,ela é professora do estado do parana, tem o plano utilizados pelos funcionarios publicos que é o SAS, sera que ela consegue o direito de reconstituicao da mama pelo plano? ela tambem tem o braço esquerdo onde fez a cirurgia mto inchado, e ela esta tirando carteira de motorista, e quer comprar um carro porque ela trabalha mto longe de casa, sera que ela tem desconto na compra de um automovel novo? mto obrigado pela atencao, aguardo resposta.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 18/10/2010 - 16:30
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Leia o texto onde você colocou a mensagem e consulte tambpem o departamento jurídico do sindicato dos professores do estado, lá eles pdoerão explicar melhor essa questão.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 14/11/2010 - 01:10
    Enviado por: guiomar

    meu marido teve cancer renal e foi feito nefrectomia total e o oncologista disse que ele ja está curado mas tem que ficar em observaçao por 5 anos que é de praxe. Ele recebeu 1 ano de auxilio doença do inss. Voltou a trabalhar e há 1 mês depois de retornar trabalhar foi despedido. POR ELE ESTÁ EM OBSERVAÇAO POR ESSE PERIODO DE 5 ANOS ELE PODE SER MANDADO EMBORA, POIS JÁ TEM 5 ANOS EMPREGADO NESTA EMPRESA, RESPONDA-ME?^????

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/11/2010 - 18:18
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Lamento, não podemos responder, essa é uma questão trabalhista. Procure um advogado trabalhista ou o departamento jurídico do sindicado da categoria de seu marido.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/11/2010 - 08:41
    Enviado por: Francisco Lopes

    Bom dia,
    A Pergunta é a seguinte. Minha esposa esta fazendo tratamento de quimioterapia a cada vinte dias e antes disso ela faz exame de sangue e consultas e tb RX pois é um linfoma no mediastino o qual mede 18cm hoje ainda nao tenho informaçao que tamanho esta mas cremos que tenha diminuido…pois bem EU posso pedir licença no meu trabalho, pois tenho que acompanha la nas consultas e tratamento, temos dois filhos um de 12 anos e outro de 2 anos os quais precisam de responsaveis e ela apos a aplicaçao de quimio fica debilitada e mesmo assim esta muito abalada psicologiacamente…se posso como faço?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/11/2010 - 17:54
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Infelizmente essa é uma questão trabalhista, e não de direito do consumidor. Não podemos responder. Procure um advogado especializado ou o sindicato de sua categoria.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 05/01/2011 - 17:25
    Enviado por: janete alves da costa

    moro em brasilia e estou tratando de um cancer no colo do utero.como o estado em que moro nao me deu condiçoes em que eu pudessse fazer meu tratamento tive que ir pra outro estado no caso teresina-piaui la eu faço tudo em um hospital particular mais o sus paga tudo porque eu tive que comprovar que eu moro la.mais eu moro em brasilia de 3 em 3 meses tenho que fazer avaliaçao e tudo e por minha conta. gostaria de saber se eu posso entrar com um pedido de indenizaçao contra o gdf? porque o sus nao me pagaria tratamento fora domicilio o que faço?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/01/2011 - 19:17
    Enviado por: Tereza das G.L. Batista

    Em 2001 tive tumor maligno (cancer) na boca, fiz cirurgia e esvasiamento cervical. Fiz 40 sessoes de radio terapia e assim que terminei fui só recuperando. Um ano depois fiz uma retirada de um nodulo benigno poximo a tireoide. E tudo indo muito bem graças a Deus.Tive sempre carros usados e agora estou pretendendo um novo. Que direito tenho de isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA?
    Se tenho esse direito como proceder?
    Muito obrigada pela possivel ajuda.
    Deus lhe abençoe!.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 11/01/2011 - 17:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      ICMS e IPVA podem ter a solicitação feita diretamente à Secretaria da Fazenda do seu Estado. IOF e IPI é com a REceita Federal. O ideal e comparecer a algum posto dos dois órgãos e dar entrada pessoalmente no pedido.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 16/01/2011 - 22:11
    Enviado por: Rita

    Boa noite!
    Meu cunhado está com cancer na laringe, e vai começar o tratamento com quimio e radio. A sua esposa não trabalha,ele tem um carro fincanciado. Gostaria de saber se tem algum desconto nas prestãções do veiculo, já que o veiculo agora vai servir para locomover para fazer o tratamento.Aguardo resposta.

    obrigada,

    Rita

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/01/2011 - 17:25
    Enviado por: elizabeth

    Boa tarde, tenho uma prima que esta com cancer de mama, ela comecou o tratamento no hospital cardozo fontes(RJ)mas ela esta a meses esperando a autorizacao do sus para a radioterapia e a cirurgia, a cada dia ela esta pior em casa, estamos sofrendo muito , podemos entrar com uma acao pedindo autorizacao imediata? ja que ela esta muito mal, o seio ja esta necrozando, todo ferido, como devo proceder? obrigada e aguardo uma orientaçao

    responder este comentário denunciar abuso

    • 20/01/2011 - 18:15
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Procure o mais rápido possível um advogado e entre na Justiça com pedido de liminar para o tratamento imediato.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/01/2011 - 20:49
    Enviado por: sueli regina de santana

    boa noite .. por favor gostaria de saber qual os direitos que uma pessoa que ja fez todos os exames e foi constatado um cançer e ela tem um ecaminhamento mas nao serve pro ibcc por nao ser do sus e fica um empurra em purra pra trocar uma guia para ser atendido pelo sus como devo agir?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/04/2011 - 16:25
    Enviado por: Piero Osna

    Prezados

    Estou em uma situação um pouco delicada.
    Em agosto de 2010, em uma ação de despejo por falta de pagamento, embora não devesse nada, foi pedido pelo juiz uma audiência de conciliação.
    Na audiência, ficou acertado pagamento de aluguéis até a data da saida e, que eu deixaria o imóvel no dia 10/01/2011.
    Tenho um irmão que está ostomizado, pois, teve cancer e teve que retirar a bexiga e a próstata. Agora tem que passar por seções de radioterapia até dia 29/04/2011 no Instituto do Cancer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho.
    Como ele mora comigo, pois não tem condições financeiras para se manter sozinho, tentei argumentar com o proprietário minha estada até esta data, pois irei morar em Jundiai e meu irmão ira junto comigo.
    Já recebi a notificação para deixar o imóvel em 15 dias, mas não tem acordo com o proprietário.
    Pergunto:
    Posso pedir uma liminar para que fique até a data da última aplicação de radioterapia de meu irmão, até porque sou eu que o acompanho nesta seções.
    O Juiz pode conceder tal liminar devido a gravidade do fato?
    Tenho alguma chance de conseguir uma prorrogação do prazo?
    Nestes casos, é possivel alguma solução para não comprometer o tratamento, pois, se tiver que ir para Jundiai, meu irmão terá que ir comigo e, certamente, não poderei vir a São Paulo todo dia e voltar à cidade?
    Não tenho automóvel e dependeria de ônibus
    Por favor, estou desesperado com a situação.
    Poderia respondfer este email
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/04/2011 - 15:33
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pode-se pedir ou questionar qualquer coisa na Justiça, se vai conseguir ou não é outra coisa. Você precisa de um advogado ao menos para tentar um adiamento na Justiça e renegociar com o proprietário. Sobre chances de vitória? Impossível adivinhar. Procure ajuda no Procon ou mesmo no Idec, que contam com assessoria jurídica.

      responder este comentário denunciar abuso
    • 04/04/2011 - 15:53
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Complemento do consultor Josué Rios: ele deve ir correndo à Defensoria Pública (AV Liberdade 32) e pedir para falar com Defensor de Plantão, para tentar, sim, uma liminar de adiamento do despejo – ou pelo menos alguém (um defensor público, um advogado amigo) para pedir ao juiz ou a liminar ou o simples adiamento do despejo por algum tempo. Mas tb informo que, além do prazo referido, a execução da retirada dele do imóvel (mesmo após o prazo dado) não é rápida.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/04/2011 - 23:05
    Enviado por: Adelana

    Gostaria de saber o que devo fazer contra o meu plano de saude que sempre atrasou meus medicamentos,primeiro a quimioterapia e
    agora o herceptim.Sempre o intervalo chega a 30 ou mais dias.Como devo acionar a justiça? Tenho que ter um advogado?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/04/2011 - 19:20
    Enviado por: adenilza

    BEM GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DIREITOS DO MEUPAI POIS ELE ESTA COM CANCER DE PROSTATA E É MALIGNO.POIS ELE FINANCIOU UM CARRO COM PARCELAS DE 72 VEZES O QUE DEVO FAZER POIS JÁ PAGEI TRES ANOS E ESTAMOS MEIO APERTADOS FINANCEIRAMENTE.AGUARDO RESPOSTA

    responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2011 - 20:14
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Leia o texto onde colocou a mensagem e depois procure um advogado especializado na questão para ver se ainda é possível pleitear algum benefício.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 07/05/2011 - 10:05
    Enviado por: Dilma Souza

    meu esposo tem cancer linfático por esse motivo ficou sem trabalhar ele é taxista e com a renda é que se pagava as parcelas do carro que estão em areaso a seis meses,a financiadora está querendo o carro o que fazer diante dessa situação?pfv responda-me.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/05/2011 - 15:26
    Enviado por: Eliane

    Boa tarde!Tenho câncer de mama esquerda,fui mastectomizada com esvasiamento axilar,fiz quimioterapia e estou fazendo a rádio.Então dei entrada na receita federal e na receita do Distrito Federal para ter direito ao disconto de impostos,a Receita Federal me concedeu o desconto,mas a do DF não me concedeu alegando que só o laudo que tenho dos médicos que me operaram não são suficientes exigindo um laudo do Departamento de Trânsito,quando solicitei esse laudo ao Detran me foi negado.Posso entrar com uma ação para adquirir esse direito.Obrigado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/06/2011 - 16:00
    Enviado por: Patricia

    Se o paciente falesse de cancer e tem seu apartamento hipotecado junto a pessoa física, tem direito também a quitação dos valores de financiamento direto?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 10/06/2011 - 16:56
    Enviado por: Gil

    Boa tarde
    Meu marido descobriu há pouco tempo um cancer no rim esquerdo. Fez nefrectomia para a retirada parcial do rim. Segundo o médico está curado. Mas após sua recuperação, da cirurgia, tem que fazer exames para acompanhar. Então não é 100% certeza a cura.
    Gostaria de saber se podemos financiar um imóvel pelo Banco CEF ou Itau ? E se, no decorrer do financiamento acontecer algum imprevisto e não tivermos mais como pagar, como ficaria a dívida ? E se temos que informar a doença no ato da solicitação de financiamento ?

    aguardo retorno !!!

    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 10/06/2011 - 17:13
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você quer saber se ele terá benefícios especiais? É possível pleitear, ams a lei não é específica a tal ponto. A primeira coisa a fazer é se informar nos dois bancos quais são as condições que oferecem neste caso. Dependendo da ifnormação, é bom consultar o Procon para verificar se é possível ampliar ou exigir judicialmente tais benefícios.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/06/2011 - 15:31
    Enviado por: Rafaela

    Boa tarde!
    Gostaria da ajuda de vcs. Meu pai é aposentado na firma onde trabalhou por 25 anos, agora na semana anterior ele descobriu um tumor no instestino grosso, e teve que operar com urgencia. No começo do ano o meu pai fez uma divida comprando um carro em 60 parcelas. Ele não podera mais voltar ao serviço. Gostaria de saber quais os direitos que o meu pai tem, em relação a plano de saude que a empresa fornece, e outros direitos trabalistas.
    Obrigada!

    responder este comentário denunciar abuso

  • 22/06/2011 - 14:46
    Enviado por: Sandra Maria Silva Ungar

    Gostaria de saber se posso entrar com ação referente a um concurso que fiz na Universidade da Bahia, fui aprovada em 2º lugar e nomeada em 15 de março de 2011 só que ao ir a perícia médica a mesma me requisitou nas 3 vezes que comparecí com todos os exames solicitados devido a ter visto em uma mamogragfia uma pequena cirurgia de carcinoma in situ dctal mínima que nem quimioterapia fiz apenas radio e tenho relatórios de médicos de Salvador e de Brasilia inclusive com mamografia nova e ultra da mama todos com resultados perfeitamente normais. Trabalho atualmente com perfeita saúde física mas a médica Perita do Estado da Bahia Tereza Pacheco me considerou inapta temporária me impedindo da tomada de posse

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/06/2011 - 13:37
    Enviado por: Elisangela Sachi

    Meu pai tem 59 anos e está com câncer no fígado, ele é aposentado por tempo de serviço, gostaria de saber se ele tem direito de receber o benfcicio do auxilio doença mesmo ja sendo apaosentado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/07/2011 - 10:14
    Enviado por: Eduvaldo Nastri

    Sou Publicitario e hj estou em tratamento de cancêr na Bexiga e prostata , em decorrência de minha situação me encontro desempregado, coisa que ão entendo o pq disso pois eus conhecimentos profissionais e meu intelectu continuam bem . Atuei em varios veiculos de comunicação impresso e eletronico como Gerente Comercial. Agora dia 25 de julho terei uma audiência trabalhista em Savador e não tenho condições financeiras de estar la por este motivo poderei perder a ação que ganhei em todas as instancias . Não estou endo mais atenção de minha avogada em salvador para tal. Por favor me ajudem. Como faço para obter passagem gratuita de ida e volta para Salvador? Local para ficar la ja tenho e só a passagem que preciso . Mande resposta pelo meu email por favor qem puder me ajudar . Grato

    responder este comentário denunciar abuso

    • 04/07/2011 - 16:50
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Infelizmente não podemos ajudá-lo neste caso. Você precisa de advogado para fazer esse tipo de requisição. Procure ajuda na seção da OAB de sua cidade ou da cidade mais próxima. E não respondemos por e-mail.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 27/07/2011 - 15:52
    Enviado por: Roger Hiroshi

    Olá – minha mãe foi diagnosticada e tratada contra neoplasia maligna da mama do lado esquerdo há 8 anos. Desde então ela tem feito consultas regulares p/ acompanhamento, e somente neste mês foi diagnosticada a suspeita de outra neoplasia de mama, mas do lado direito, e c/ características e sintomas diferentes do caso há 8 anos atrás. O q ocorre é q há menos de 1 ano atrás ela trocou o plano de saúde, e no contrato c/ este novo plano foi inserida a cláusula referente ao CPT – cobertura parcial temporária p/ doenças declaradas, constando “Neoplasia Maligna da Mama”, CID 10 C50. Se for confirmada a neoplasia de mama mas do lado direito, estaria este caso limitado à cobertura sob CPT, ou seria considerado um novo caso de doença não-existente e portanto qualificado à cobertura integral conforme regras do plano?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 27/07/2011 - 17:48
    Enviado por: Cintia

    Olá!
    Minha mae tem câncer de mama eestá fazendo o tratamento,moramos de aluguel e temos um terreno no qual consta uma casa que preecisa de reformas como ela é viuva somente el seria responsaável por isso será que o banco fornece esse emprestimo nesse caso?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/07/2011 - 18:15
    Enviado por: Nara Mendes

    Boa tarde,
    Sou advogada e minha irmã está com câncer e precisa de um medicamento que custa R$ 10.000,00 cada dose, são 12 ao todo, só que ela não tem condições financeiras, como devo proceder para obter esse remédio, que tipo de ação e contra quem deve ser feito o pedido? Por favor me oriente, pois ela precisa com urgência.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 01/08/2011 - 19:06
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Entre com ação judicial contra o SUS e a União exigindo o fornecimento do medicamento por questão de extrema necessidade. O Procon e o Idec já patrocinaram ações semelhantes e ganharam, entre em contato com tais órgãos e conte com o paio deles para ajuizar a ação.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 02/08/2011 - 22:14
    Enviado por: Célia R.

    Ola
    Boa Moite

    Estou te escrevendo,porque estou em tratamento de cancer de mama há dois anos,Sou funcionaria pública porisso não tenho direito ao INSS,e por estar em tratamento meu salario,que uma boa parte é de gratificações diminuiu muito,porque as mesma estam sendo descontadas:Porem me disseram e já vi em algum site,que em caso de paciente com doença grave não ha descontos da gratificações entrei em contato com a chefia e me disseram para levar o artigo a respeito para que se possa fazer a correção,mas não estou conseguindo encontrar aonde vi isto
    Porisso estou escrevendo porque talvêz voces tenham algo a respeito e possam me ajudar

    Desde de já obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 02/08/2011 - 23:02
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não temos coo responder neste caso, pois trata-se de uma questão trabalhista, e ainda sob um regime especial. Não é uma questão de defesa do consumidor. Procure ajuda no sindicato de sua categoria.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 06/08/2011 - 15:12
    Enviado por: Nanda

    Olá, tenho uma prima que em 2007, foi diagnosticado que ela estava com câncer de ovário, após uma videolaparoscopia, se submeteu a mais outra cirurgia, para retirada do ovário esquerdo, após o término da cirurgia o médico identificou um fragmento no ovário direito, mais como não tinha permissão retirou o fragmento para biópsia e o mesmo deu também câncer, onde ela se submeteu a terceira cirurgia, fazendo a histerectomia total, onde foi retirado tudo, após 10 dias ela iniciou tratamento de quimioterapia, hoje ela está em manutenção a cada três meses, mais o que quero saber de fato é, que na época ela não contribuía com INSS, e desde uns três anos para cá ela vem pagando por que falaram que ela não tinha direito a nada, gostaria de saber quais direitos ela pode adquirir, a mesma sente dores abaixo da virilha, urina a toa, fica com dores após certos esforços, mesmo sabendo que não pode pegar peso, então quais as prioridades possíveis e impossíveis que ela pode ter, se é que ainda pode? E se tem direito a algo, o que seria de fato, pois a mesma trabalhava com a mãe e esta faleceu a três anos, a dificuldade é que ela tem um irmão cadeirante e o pai aposentado, e ela quer mudar algumas coisas para ter uma vida melhor entre ambos até mesmo quem sabe de adquirir um veículo se é que tem esta possibilidade. Desde já fico grata pela atenção e aguardo contato.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/08/2011 - 21:00
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Não podemos responder, não para entender o que você quer saber. As perguntas são muito vagas. Leia com atenção a reportagem.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 08/08/2011 - 22:43
    Enviado por: Jose Roberto Ruiz

    Ola sou portador de cancer de laringe me enquadro em algum tipo de isençao,fiz algumas busca mas somente encontrei cancer de mama com isençao de ipi ipva ,etc…podem me orientar a respeito desde ja agradeço vossa atençao obrigado Jose

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/08/2011 - 23:36
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Essa não é a nossa especialidade. O texto onde você colocou a mensagem informa em algumas circunstâncias onde é possível requerer benefícios. O Idec também ajuda portadores da doença na procura de benefícios. Tente um contato com o Idec.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 10/08/2011 - 18:31
    Enviado por: Lucia

    Tive concer na tireoide,tenho direito a descontos na compra de um carro novo?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/08/2011 - 08:31
    Enviado por: Sandro

    Meu sogro tem 59 anos e e aposentado , e foi diagnosticado o cancer de prostata, gostaria de saber que direito ele tem em questões de custos PARA O TRATAMENTO?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 12/08/2011 - 21:22
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Em relação ao tratamento não há nada específico. Se ele tiver plano de saúde os procedimentos e cirurgias terão de ser cobertos, mas é bom ler o contrato para evitar surpresas.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/08/2011 - 19:43
    Enviado por: MARIA ALICE PEREIRA DA SILVA

    Sou viuva a 4 anos,meu marido faleceu com cancer no pulmão e c/metastases,devido eu ter acompanhado ele no hospital sem poder ir para casa por ele desenvolveu um quadro fr depressão e alucinação,quando descobrimos o que ele tinha já era tarde demais,1 mês depois da descoberta ele faleceu,neste caso eu e meu filho que ainda é de menor temos direito a algum beneficio sem ser o da pensão?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/08/2011 - 10:08
    Enviado por: Geciara Golveia

    Gostaria de Saber se uma pessoa da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, portador de Câncer, pode ser isento do Imposto de renda, descontado mensalmente em seu contracheque.?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 15/08/2011 - 19:22
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Pelo que sabemos, não, mas é melhro procurar um advogado especializado para ter uma informação mais precisa.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 17/08/2011 - 10:17
    Enviado por: Eliane

    Por gentileza, gostaria de saber se minha mãe que tem câncer de fígado, (tá difícil) tem direito a isenção do IPVA e algum benefício quanto a prestação do carro, ela já pagou mais de 50% do financiamento.
    Obrigada

    responder este comentário denunciar abuso

    • 17/08/2011 - 17:01
      Enviado por: Marcelo Moreira

      As isenções e descontos que ela pode ter direito estão todos mencionados na reportagem. Se for uma coisa mais específica, então será necessário procurar um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 18/08/2011 - 20:10
    Enviado por: Nanda

    O que quero saber é que mesmo ela indo a cada trÊs para a manutenção se tem ou não direito de se aposentar, ou se tem algum beneficio para adquirir algum bem, tipo imovel ou compra de veiculo. se existe algum desconto o câncer dela é de ovário.apenas isto que quero saber.agradeço atenção.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/08/2011 - 14:57
    Enviado por: silvia juliana reppa leite de castilho

    Boa tarde…
    Gostaria de uma informação, fiz mastectomia radical apos cancer de mama, iquei afastada por 6 meses quando estava fazendo as quimios, retornei ao trabalho, mas apos 7 meses de retorno, comecei a setir fortes dores no braço, estou fazendo fisioterapia 3x por semana para amenizar as dores e o inchaço, so que o inss, nao quiz me dar afastamento,esntao gostaria de saber se tem como eu fazer uma carga horaria reduzida? Trabalhar meio Periodo? Se isto é conveniente e se tem algum direito ao retornar ao trabalho com estas limitações??
    Obg
    Silvia

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/08/2011 - 17:27
    Enviado por: Regiane Paula

    BOA TARDE, SOU PORTADORA DE NEOPLASIA MALIGNA DA MAMA DIREITA E AXILA, FIZ QUADRANTECTOMIA, E ESVAZIAMENTO DE AXILA, AGORA SINTO MUITAS DORES, NO BRAÇO, E NÃO POSSO FAZER NEHUM ESFORÇO QUE MEU BRAÇO INCHA, E AS DORES SÃO TÉRRIVEIS, NÃO CONSEGUI BENEFICIO´ DO GOVERNO, PO QUE NA ÉPOCA EU ERA CASADA, E MEU MARIDO GANHAVA RAZOAVELMENTE, AGORA ELE SE DIVORCIO DE MIM POR CAUSA DA DOENÇA, DIZENDO QUE NÃO ESTAVA PREPARADO, PARA ESSA SITUAÇÃO DEPOIS DE 18ANOS DE CASADOMAS BEM O QUE ,E DEIXA MAIS INTRIGADA É QUE NÃO CONSIGO TRABALHO, POR ALEGAÇÃO,EM ESTAR EM TRATAMENTO E POR TER ADQUIRIDO UMA DEFICIENCIA, NO BRAÇO DIREITO, MAS TAMBEÉM NÃO CONSIGO ME APOSENTAR, PELA DEFICIENCIA, COMO POSSO SOLUCIONAR ESSE PROBLEA, TENHO DIERITO OU NÃO AO BENEFICO DA APOSEMTARIA, POIS PRECISO SUSTENTAR 2 FILHOS E GANHO 356, REFERNTE AO VALOR DA PENSÃO DAS CRIANÇAS. POR FAVOR ME ORIETE.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 26/08/2011 - 17:57
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sobre aposentadoria não podemos ajudar, não é a especialiade deste site. Você teria de se informar com um advogado esepcializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 28/08/2011 - 21:46
    Enviado por: marcia tavares pereira

    minlha mae tem cancer de mama e meu pai tem parquison dpoc cronica problema serio de coraçao .parei de trabalhar para cuidae deles e com isso fiquei sem uma renda fixa para meus gastos pessoais foço bijuterias para custiar meus gastos pois o cancer da minha mae afetou as glandulas do braço e com isso dificultou muito os cuidados com o meu pai pois ela ficou muito depressiva . sera que tenlho direito de me aposentar para me didicar a eles mais tempo.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/08/2011 - 13:04
    Enviado por: Zenaide Ezequiel da silva

    Boa tarde, gostaria como vc posso resolver o problema da minha mãe , pois ela tem um problema sério de saúde, e precisa de um medicamento que custa R$12.000,00 e ñós não temos condições nenhuma de pagar esse medicamento. Gostaria de uma informação que devo procurar , pois é caso de urgencia , pois segundo o hospital está em falta esse medicamento. que seria esse hercptin, e o outro inibidor da aromatase(menopausada há 1 ano). Os médicos dizem que no caso dela é de urgência´. Por favor me ajude .

    muito obrigada!!Aguardo sua resposta

    responder este comentário denunciar abuso

  • 30/08/2011 - 13:10
    Enviado por: Zenaide Ezequiel da silva

    desculpe correção , é minha irmã suzana que tem câncer de mama e teve uma mama retirada. desculpe pelo erro de digitação. boa tarde!!

    obrigada

    zenaide

    responder este comentário denunciar abuso

  • 08/09/2011 - 15:35
    Enviado por: Fabiane

    MEU MARIDO DESCOBRIU QUE ESTAVA COM LINFOMA DE HODGKIN EM 2009 E TINHA RECENTEMENTE FINANCIADO UM CAMINHAO E AS PARCELAS ATRASAVAM E OS JUROS SEMPRE FORAM COBRADOS SEM PIEDADE IPVA TAMBÉM TUDO CONTINUOU DA MESMA MANEIRA, ELE TERIA QUE TER ALGUM DESCONTO POR ESSE MOTIVO? ESTAMOS INDIVIDADOS ATÉ HOJE POR ESSE MOTIVO POIS TEVE QUE SE AUSENTAR DO TRABALHO POIS É AUTONOMO E A SITUAÇÃO COMPLICOU, HOJE ESTAMOS COM O NOME SUJO E NÃO CONSIGUIMOS LIMPAR MESMO TRABALHANDO OS JUROS QUE ESTAMOS PAGANDO SAO MUITO ALTOS, NAO CONSEGUIMOS EMPRESTIMOS PARA QUITAR TUDO, GOSTARIAMOS DE SABER SE HA ALGUM ORGAO QUE POSSA NOS AJUDAR?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 08/09/2011 - 18:04
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Desconhecemos qualquer benefício citado por você, somente os que estão listados na reportagem. Procure mais informações no Procon.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 13/09/2011 - 11:27
    Enviado por: Gabriel de farias

    Gostaria de saber a informação a respeito de falecimento, quanto ao beneficio. Minha mãe faleceu e ela recebia auxilio doença no valor de 545,00 tenho uma irmã que é menor de idade ainda, gostaria de saber se no Paraná, exiate alguma lei que a proteja agora que nossa mãe n esta mais com nós. Se existir como devo proceder na questão juridica? Obrigado desde já.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/09/2011 - 20:27
    Enviado por: Dellanes

    Boa noite preciso de uma orientação urgente. Meu Noivo esta deveria iniciar o tratamento de radioterapia dia 12/09 mas não foi possivel pois a operadora do plano ainda não havia autorização, ele esta tratando em outro estado pois o tumor é raro,o plano é de cuiabá MT Tivemos a autorização hoje 14/09 depois de 14 dias do pedido mas a autorizada em RECIFE -PE não acatou a autorização pois alegou que o plano em cuiabá não enviou a planinha de custo de cada sessao de radio no entanto o plano em cuiaba alega que recife não solicitou e que eles deveriam solicitar assim que eles solicitarem ainda demora 48 horas acontece que o ciclo do tratamento deveria começar segunda e hoje ja é quarta ate pedir segunda feira ainda nao vai esta autorizado e perdemos mais uma semana para começar no tratamento. o que posso fazer pois essa briga ja dura 14 dias e o tumor é raro e precisa do tratamento.

    responder este comentário denunciar abuso

    • 14/09/2011 - 20:46
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Faça uma denúncia no Procon e na ANS e procure um advogado para ir à Justiça exigir o tratamento e a cobertura.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 23/09/2011 - 14:04
    Enviado por: luceni oliveira

    minha mãe é aposentada e recebe um beneficio por viuvez.bema ela tem um cancer no pancreas com metafases no figado ,ela tem direito a algum benefio?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 26/09/2011 - 09:29
    Enviado por: Paulo Cesar Bertollo

    Tive Retinoblastoma ,tumor no olho dirieto,quando criança, onde foi extraído o mesmo. Pelo fato de eu ter visão monocular e me curado de um tumor,
    gostaria de saber se tenho direito a isenção de IPI,ICMS e IPVA, na compro de automóvel fabricado no Brasil e quais outros direito que tenho???

    responder este comentário denunciar abuso

  • 29/09/2011 - 17:01
    Enviado por: Bárbara

    Olá.
    Minha avó foi diagnosticada recentemente com cancer de reto. Como não é uma parte do corpo reconstituível, será feita uma cirurgia de “amputação” e ela deverá usar uma bolsa de colostomia pelo resto da vida. Por enquanto, estamos fazendo tratamento de quimio e radioterapia. Essa amputação pode ser considerada um tipo de invalidez?
    Ela tem direito à isenção nos impostos na compra do carro, já que moramos muito distante do hospital?
    Ela também é proprietária de um apartamento financiado pela CDHU. Gostaria de saber se ela tem direito à quitação, mesmo sendo aposentada, porém portadora de cancer?
    Existe algum direito específico, já que além de portadora de cancer ela é idosa?
    Agradeço desde já as informações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 04/10/2011 - 12:37
    Enviado por: Cristiane

    gostaria de ajuda, minha mãe está internada cerca de 06 meses, com suspeita de cancer de pulmão com possivel mestastase ossea no quadril, seu estado de saúde é grave, os médicos me relatam que ela não pode fazer a biopsia pois clinicamente nõa é possivel coloca-lá em uma mesa de cirurgia, entao não é possivel que a oncologia a trate.
    Eu não tenho condições financeiras para comprar a medicação dela, ela é uma paciente que não anda mais, então precisa de cuidados e eu trabalho ganho salário mínimo…………, descobri em 01/06/2011, um cancer de reto em meu marido, estamos na luta contra esse mal,preciso de ajuda , caso alguém se interesse pelo meu caso , me ajude, não tenho recurso financeiro, o governo, não tem que me ajudar, algum advogado que ler ou pessoas que tenham algum conhecimneto me ajude.
    Cristiane.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 09/10/2011 - 10:51
    Enviado por: carolina

    Prezado DR. Marcelo, Minha mãe teve cancer de mama há mais de dez anos. Faz o acompanhamento medico a cada 6 meses, mas encontra-se com saúde. É aposentada (servidora publica) e gostaria de comprar um apartamento financiado pela CEF. Na simulação da renda está OK, a dúvida é: ela poderia ter o financiamento negado pela CEF, em função do fato de ter tido cancer e atualmente ainda receber isenção do IRPF? Muito obrigada. Carolina

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/10/2011 - 20:39
    Enviado por: vera sarmento

    meu marido amputou parte do pé em função de um sarcoma de partes moles (cancer), gostaria de saber se ele pode se apozentar , ele é motorista de taxi,e se com a adapitação de uma protese ele pode voltar a dirigir mesmo tando aposentado.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 12/10/2011 - 20:41
    Enviado por: vera sarmento

    qual meu direito em meu emprego para tomar conta de meu marido com cancer.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 18/10/2011 - 16:24
    Enviado por: silvano gonçalves

    minha mae tem cancer de mama.ela tem varios enpretimos eles podem ser quitados como ela pode fazer para isso acontecer com sao quitados.ela tem dirrei. tem lei para isso. por favor me responda rapido agora si posivel espero

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/10/2011 - 21:01
    Enviado por: Marcio

    Estou com câncer faz um e pago aluguel. Por estar doente, como posso fazer para me livrar de parte do pagamento do aluguel?
    Obrigado

    responder este comentário denunciar abuso

  • 02/11/2011 - 00:14
    Enviado por: Priscilla

    por gentileza, foi detectado cancer de tiroide na minha mãe em 2005, a qual ela teve que retirar a glandula, fazer iodoterapia e terá que fazer uso de medicação hormonal para o resto da vida… ela foi aposentada agora no estado por tempo de serviço e gostaria de saber se é possível solicitar a isenção do imposto de renda? Se sim, qual orgão devo procurar inicialmente?

    Muito Obrigada!
    Priscilla

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/11/2011 - 17:21
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Sua mãe precisa procurar a Receita Federal e lá procurar mais informações sobre se o tratamento dela dá direito a algum tipo de isenção ou desconto.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 03/11/2011 - 17:14
    Enviado por: Rosenes Luzia

    olá. Sou paciente do Hospital Amaral Carvalho (SUS), da cidade de Jaú. Em 2009 retirei a mama esquerda devido a um CA e ainda não fiz a cirurgia reparadora. Ocorreu que, de acordo com as informações inclusive publicadas nessa página (a respeito das leis sobre isenção de taxas, IPVA e desconto de IPI)tb tenho esses direitos. Sendo assim, solicitei em 28/01/2011 o laudo das sequelas do CA junto ao depto de atestados do hospital. Venho tentado sem sucesso consegui-lo, mas os funcionários alegam que os médicos estão se recusando a emitir qualquer laudo dessa espécie, pois estão com muito serviço. A quem recorrer? Posso conseguir o laudo com outro mastologista que não seja o meu?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 16/11/2011 - 17:43
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O ideal é que seja o seu médico qiue forneça tais laudos. Você pdoe fazer uma queixa no Procon e tentar por meio deste órgão que os documentosw sejam emitidos – ou procurar um advogdo e ir à Justiça.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 04/11/2011 - 10:36
    Enviado por: Ketyara

    Bom dia descobri que estou com câncer de mama no dia 13/10 quero saber se tenho algum direito sou dependente do meu marido ele tem seguro de vida da metlife tenho direito a receber por doênça?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 05/11/2011 - 19:30
    Enviado por: Cícero Castro

    Tenho um amigo com câncer, o mesmo é caminhoneiro e tem um caminhão financiado, gostaria de saber se após constatado a doença, fica isento de pagar as prestações.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 11/11/2011 - 10:11
    Enviado por: Rodrigo

    Olá! Minha mãe de 51 anos e mais 25 anos de contribuição previdenciaria teve carcinoma no pálato e está afastada pelo INSS à mais de 1 ano e meio. Ela teme ser mandada embora do serviço após o término do afastamento. Ela trabalha como vendedora em um shopping e após o tratamento (quimio e radioterapia) a sua glândula salivar ficou danificada (não contém saliva em sua boca) e com isso prejudicou a sua comunicação com os clientes (Deve a todo momento molhar a boca com água). Em virtude, será que ela tem estabilidade até a sua adaptação profissional ou até mesmo direito à aposentadoria?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 14/11/2011 - 20:52
    Enviado por: luciano

    Minha esposa tem cãncer de mama com metástase pulmonar e óssea. ela está aposentada pelo INSS desde 2009. Temos um apartamento financiado pela construtora em Brasília que está no meu nome (luciano). mensalmente pago um seguro. a pergunta é se tenho o direito de quitar o apartamento pelo fato de minha esposa tem essa m…. de doença
    Grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 15/11/2011 - 17:44
    Enviado por: osni zanoni

    tive cancer de intestino´em agosto de 2003,estou em observação até 2015,gostaria de saber se é possível financiar
    um automóvel com isenção de impostos.Hj sou registrado em carteira.
    grato

    responder este comentário denunciar abuso

  • 16/11/2011 - 16:44
    Enviado por: Maria Lucia Mendes Costa

    eu tive câncer, faz 4 anos, gostaria de seber quais são meus direitos como ñ pagar mais o IPTU e etc. Estou ainda em tratamento.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 19/11/2011 - 22:49
    Enviado por: Maria de Jesus

    Meu marido contraiu dividas bancarias com cartão de credito e emprestimos em 2008, ficou desempregado, portanto sem condições de pagar a divida, entrou com ação revisionaria, e o banco também entrou com ação de cobrança judicial, ele tem 62 anos não tem imovel nem carro. agora ele esta com cancer de pulmão nivel VI fazendo tratamento de quimioterapia. gostaria de saber se ele poderia ser beneficiado com o arquivamento do processo em virtude da doença. grata.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 20/11/2011 - 17:40
    Enviado por: Rosenes Luzia

    obrigada por responder. Outra dúvida: sou professora e tenho 45 anos. No caso de morte, minhas filhas terão direito a receber meu salário? O que posso fazer para garantir segurança para elas?

    responder este comentário denunciar abuso

  • 23/11/2011 - 17:26
    Enviado por: marcia ferreira de camargo

    minha mãe tem 66 anos e tem câncer de mama fomos dar entrada no papeis dela para ela ter o beneficio mas ele ñao quiserão porque ela tem 66 anos ,mas agora ele tão alegando que pela salario do meu pai ela ñ pode se ter o aparo o idosohei o que faço me rep se posivel.

    responder este comentário denunciar abuso

  • 24/11/2011 - 14:22
    Enviado por: Camila Cortez

    Boa tarde, minha sogra foi submetida a retirada de um tumor maligno no reto em 2008, fez quimio atraves de cateter e permanece com o mesmo, no final de 2010 o Inss cancelou seu beneficio alegando que a mesma está curada, entretanto em acompanhamento clinico, acontece que ela ajuizou ação no TJFRJ e agora apos a pericia o juiz entendeu que ela deve retornar ao trabalho que por si deu um documento dizendo que ela ainda nao está apta. O que deve ser feito? Tem uma segunda instancia para recurso? Ate porque ela trabalha em plantao de 12 em 12 horas em hospital. A mesma permanece sendo submetida quase que semanalmente a exames, inclusive tumografias, ressonancias e colonoscopia, como proceder nesse caso?

    responder este comentário denunciar abuso

    • 24/11/2011 - 19:49
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Nâo podemos ajudar, já existe sentença judicial no caso. Além do mais não é uma questão de defesa do conusmidor. Procure um advogado especializado.

      responder este comentário denunciar abuso
  • 26/11/2011 - 23:02
    Enviado por: Robson Alberto

    Minha sogra se aposentou em 1998 e continuou trabalhando até, dezembro de 2007, quando se afastou devido ao um câncer no pulmão esquerdo que comprimia o coração . Em maio desse ano ela veio a falecer os dependentes tem direito a indenização por tempo de trabalho ou por ela ser aposentada invalida esse tipo de indenização. Qual lei se enquadra nesse tipo de problema. Aguardo resposta

    responder este comentário denunciar abuso

Deixe um comentário: