Estado.com.br
Terça-feira, 21 de Outubro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Atraso na conta de luz leva à Serasa

Categoria: Assunto do dia

BRUNA RIBEIRO E ELENI TRINDADE – JORNAL DA TARDE

Não basta o corte de energia elétrica: o nome do devedor de conta de luz é enviado aos cadastros de restrição ao crédito – Serasa ou SPC. Essa é a atitude que a Eletropaulo vem adotando desde o mês de junho e que está sendo contestada pelo Procon-SP.

A entidade notificou a empresa para que explique por que insere os nomes de clientes inadimplentes na Serasa – a medida é considerada incompatível com a natureza do serviço essencial de fornecimento de energia elétrica.

Enquanto a Eletropaulo defende que a medida é prevista no artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon considera a decisão descabida. “A empresa fez uma leitura incorreta do CDC. Ainda que haja uma previsão de inserção em cadastros de inadimplentes, não é em qualquer serviço”, afirma Fátima Lemos, assistente de direção do Procon.

O órgão de defesa do consumidor informa que enviará ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nos próximos dias para verificar se a agência autorizou o procedimento. “O serviço de energia elétrica tem finalidade social e é prestado por uma única empresa. Não entendo o uso dessa medida, pois já existe o corte no fornecimento”, afirma Fátima.

Caio Ribeiro, de 39 anos, por exemplo, atrasou o pagamento de uma conta por 15 dias e quase teve o nome “negativado”. “Fiquei espantado porque mandaram meu nome à Serasa muito rápido”, diz ele, que já regularizou a situação.

Apesar de a Eletropaulo argumentar que a decisão também é baseada em uma resolução da Aneel, a agência informou que não regulamenta a inserção ou não do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito. A resolução 456/2000, que trata de inadimplência, nada diz sobre esse assunto.

Maíra Feltrin, advogada do Instituto Brasileiro do Consumidor (Idec), destaca que o consumidor tem de ser avisado com antecedência sobre a inclusão de seu nome em cadastros de inadimplentes. “A inscrição indevida ou feita sem aviso é ilegal. Logo que receber o aviso, o consumidor tem de verificar se a dívida procede e se o valor está correto. Se houver divergência, deve procurar a Serasa e a Eletropaulo para que corrijam as informações.”

A advogada alerta, ainda, que o documento de aviso de inclusão não pode servir como aviso implícito de corte de energia. “O Idec entende que o corte de energia é ilegal por ser tratar de serviço essencial, mas, caso a empresa decida interromper o fornecimento, tem de avisar o consumidor com antecedência e de forma clara.”

ENTENDA O CASO

  • Antes da inclusão do nome na Serasa, o cliente é comunicado por telefone sobre o débito.

  • Após 20 dias do vencimento, o consumidor recebe uma carta da Serasa, esclarecendo que o nome será ‘negativado’ caso o pagamento não seja efetuado em 10 dias

  • Com 30 dias de atraso, a Eletropaulo comunica na conta de energia elétrica sobre a possível suspensão do fornecimento

  • Após 45 dias do vencimento, o consumidor já está sujeito à interrupção no serviço de energia Mas nada está perdido: o consumidor pode negociar os débitos antes e depois da inclusão de seus dados na Serasa ou da suspensão no fornecimento de energia

  • Posts Relacionados

    • No Related Post

    Tópicos Relacionados

    117 Comentários Comente também
    • 26/11/2008 - 15:11
      Enviado por: maria julia torres

      Prezados Senhores, agradeço o espaço e peço orientação ao problema que se segue:
      Minha mãe alugou um espaço em sua casa para uma pessoa e ele fez uma ligação de luz irregular do poste ou do vizinho não sabemos o certo porque não entendemos disso.
      A eletropaulo cobrou 3.00,00 parcelado foi para 7.000,00 . O sujeito foi para outro estado e ficamos com a encrenca.Minha mãe tem 75 anos e a aposentadoria dela vai para sua saúdecom meu salário de professora cubro despesas da casa, poderia orientar-me ,

      atenciosamente

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/12/2008 - 20:14
      Enviado por: Pedro

      Agradeço o espaço e desejo orientação, pois não sei o que fazer?
      Foi constatado uma irregularidade no relógio em 2004, a companhia retitou o relogio, cortou a energia e quer nos cobrar uma dívida de 4000,00, só que não temos como pagar, eles desligaram a luz e colocaram um relógio novo, só que até hoje não foi ligado. O que devemos fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 25/10/2011 - 13:51
        Enviado por: caubi de Gusmão

        Pedro, a CPFL fez a mesma coisa na minha casa informando que o selo do relogio tinha sido quebrado e que estavamos pagando menos. Cortaram o fornecimento de ednergia também. Queriam que pagassemos 5.600 por conta de uma possível perda de receita. Trocaram o relógio, porém a conta continuou a mesma. Procuramos um advogado que entrou com uma ação de perdas e danos e ganhamos, porque a CPFL não conseguiu provar que o relógio tinha sido adulterado. Conseguimos não pagar e ainda conseguimos uma idenização, porém sempre que atrazamos a conta de luz por apenas 10 dias, eles mandam nosso nome para o Serasa. Isso é um serviço público que é patrocinado pelo nosso governo.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 16/03/2009 - 16:51
      Enviado por: reynaldo ferreira moraes

      BOA TARDE EU FUI INQUILINO DE UM IMOVEL ATÉ 2003 E A CONTA ESTAVA EM MEU NOME TUDO QUITADO , AGORA ME APARECERAM 11 CONTAS DESDE 2006 A 2008 CONTAS INTERCALADAS POIS ME DISSERAM QUE CORTARAM A LUZ E O INQUILINO RELIGAVA O QUE DEV O FAZER?????????MEU NOME FOI PRO SPC

      responder este comentário denunciar abuso

      • 22/09/2011 - 17:35
        Enviado por: Noemia Vieira Fonseca

        Estamos com o mesmo problema, depois de 16 anos que saí do imóvel, apareceram contas da Eletropaulo em aberto negativando meu nome.
        Estou ajuizando ação de danos contra o proprietário, inquilino e Eletropaulo.
        Na época o proprietário era um, e há pelo menos uns dez anos é outro, impossível que não tivesse verificado que o nome na conta de luz não era do inquilino que encontrou e pior, alugou para outra pessoa/empresa sem as cautelas devidas, mesmo constando no contrato o dever de fiscalizar o pgto das contas relativas ao imóvel. Cabe dano moral, mas paguei, a priori, as contas em aberto apra limpar meu nome, mas nem assim a Eletropaulo fez a exclusão, mais um motivo..

        responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2009 - 13:30
      Enviado por: alvaro pantaleão

      Parabéns pela matéria, é um absurdo que esta concessionária privatizada , que detém o monopólio de fornecimento de energia elétrica-servço essencial-adote medidas ilegais como esta.

      O incrível é que no bairro onde moro, JD. Vila Mariana, falta energia elétrica semanalmente,às vezes por um longo período.Posso mandá-los para o SERASA,uma vez que a ANEEL não funciona?

      Grato
      Álvaro Pantaleão

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/03/2009 - 19:12
      Enviado por: simone

      A três anos atraz ,tinha uma granja,depois essa granja fechou,ai eu liguei na cpfl,e cancelei o fornecimento de energia,mas tinha divida ainda,entao a cpfl,foi até a local e retirou o relogio,agora sem querer descobri que meu nome estava no spc,ai eu liguei para ouvidoria ,e disse a eles que nao tinha sido comunicada,uma vez que ja faz tempo que desativei a granja ,o atendente me disse ,que nao sabia o que me falar ,pois eu deveria ter sido avisada,agora não sei o que fazer ,por favor me oriente ,pois perdi uma oportunidade de emprego ,por estar com o nome sujo .

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/04/2009 - 13:25
      Enviado por: Maria

      Minha visinha no predio do singapura, tem ligação clandestina de luz famoso “GATO” mais ou menos uns 10 anos, O problema é que ela e os filhos nunca dormem, a noite é um verdadeiro barrulho(inferno) ja liguei varias vezes na Eletropaulo, até chorando e implorando uma providencia, nunca aconteceu nada,ela continua uzufruindo de LUZ Gratuita….QUEM PODE FAZER ALGUMA COISA?????????????Eletropaulo por favor faça algo….

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/04/2009 - 23:48
      Enviado por: GILBERTO

      FOI CONSTATATO UM GATO NO MEU RELOGIO, POIS NÃO SABIA, SEMPRE VI QUE NÃO POSSUIA LACRE MAS NÃO ENTENDO DE ELETRICA, COMO ESTOU CONSTRUINDO, A 8 MESES( REFORMANDO) PAGAVA EM MEDIA 240 KWTS E NESTE PERIODO POR CONSTRUÇÃO ABAIXOU RADICALMENTE PARA 30kWTS POIS , NÃO POSSUO NEHUM APARELHO NO LOCAL OS FUNCI. ELETROPAULO FORAM NO LOCAL E NOTARAM QUE O RELOGIO ESTAVA COM PRBLEMAS , TROCARAM O APARELHO EM ME NOTIFICARAM , DANDO UMA MULTA 1.144,00, FIZERAM UM CALCULO DOS MESES QUE ESTOU ARRUMANDO A MINHA CASA , A QUAL FOI DE 30KWTS MENSAIS , POIS TENHOS AS NOTAS DESSES MESES A QUAL ESTOU REFORMANDO COMO PROVA , QUE POOR ISTO E QUE VIERAM KWTS A MENOS , O GATO NÃO SABIA QUANDO COMPREI A CASA A QUASE 4 ANOS ATRAS A EX MORADORA PAGAVA SOMENTE TAXA , POIS TENHO TAMBEM A CONTA DELA, POIS A MINHA VIERAM SEMPRE MAIS KWTS, POR ISSO NÃO DESCONFIEI DE ALGUM PROBLEMA , O QUE DEVO FAZER

      responder este comentário denunciar abuso

    • 20/04/2009 - 20:54
      Enviado por: antonio

      FIQUEI DOENTE E DESEMPREGADO,NAO CONSEGUI PAGAR MINHAS CONTAS DA ELETROPAULO,ELES ENVIARAM MEU NOME PARA O CERASA,VOU PROCURAR MEUS DIREITOS,A 100 METROS DE MINHA CASA TODOS POSSUEM LIGAÇOES DIRETAS
      NAO POSSUEM RELOGIO ,ISTO E UMA VERGONHA
      ALGUNS PAGAM AS CONTAS E OS OUTROS NÁO,
      O QUE FAZER?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/05/2009 - 15:34
      Enviado por: Helio Nunes

      Boar tarde amigos do JT. Alguem poderia me dizer que o prazo maximo o consumidor pode ficar pára pagar a conta de luz ? Aqui no interior do Amazoans a Manaus energia com 1 mes de atraso esta literalmente ´´cortando´´ a energia de resiencias, Afinal sao 3 meses ou nao que o cliente tem direito que nao cortem sua luz ?
      Obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/05/2009 - 11:57
      Enviado por: Célia

      se a conta de luz foi posta em meu nome, sem minha autorização, pelo dono do imóvel locado, e tendo sido pago em dia. Após minha mudança, as contas vencidas posteriormente estão sendo cobradas de minha pessoa. Como posso sanar essa irregularidade, pois posso ter meu nome inscrito no Serasa pela indimplência.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/06/2009 - 15:38
      Enviado por: Viviane Aparecida do Nascimento

      Eu tenho um local comercial alugado, o qual eu instalei uma lan house, então gasta um valor consideravel de energia eletrica, por isso alguns meses com o movimento fraco acaba atrasando…
      Foi o que aconteceu comigo esta semana. E teve corte. Eu liguei lá, e me informei sobre o prazo de pagamento após o vencimento. Els disseram q o corte é contabilizado apartir da data de emissão da conta. Ou seja, recebi a conta no dia 8 apartir daí eu teria 15 dias para o pagamento ou seja vence no dia 20, e tenho até o dia 23 para pagar, para não haver cortes futuros. Gostaria de saber por lei se isso é correto. Levar ao Serasa nesse caso seria o de menos =/. Obrigada desde já!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/06/2009 - 15:24
      Enviado por: Juan

      onde estão as respostas?!? a minha dúvida é a mesma do Gilberto (GIBA).

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/06/2009 - 03:48
      Enviado por: marcos

      Entreguei uma sala comercial no final de 2008.
      Em abril e maio de 2009, o novo inquilino saiu da mesma sala e deixou duas contas em atrado no meu nome.
      Tenho que pagar estas contas???
      O locador ao fechar um novo contrato, nao deveria exigir do novo locatario a transf da conta??
      No caso o locador é quem repassa a conta (documento fisico) para o locatario, a cada mes.
      Caso meu nome va para oSerasa, posso pedir indenização por danos morais ao Locador???

      Desde ja agradeço.

      Marcos

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/06/2009 - 21:12
      Enviado por: paulo de assis

      minha conta de luz venceu dia 24/05/2009 eu paguei no dia 15/06/2009, e a CPFL mandou meu nome pro serasa sem nenhum aviso prévio estou me sentindo prejudicado pois não entendo porque em apenas 20 dias eles negativaram meu nome, sem antes me avisar e sem estabelecer um prazo para o pagamento, peço que voces me orientem o que devo fazer.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 20/08/2011 - 16:53
        Enviado por: Lya

        Boa tarde, Paulo
        Gostaria de saber se você tomou alguma providência ou se teve orientação profissional à respeito da atitude da CPFL ter incluído seu nome no SPC/SERASA.
        Acabo de receber a notificação também e sem, absolutamente nenhum, prévio aviso.
        Concordo que foi descuido meu, estava crente que a mesma se encontrava devidamente paga.
        O aviso de inclusão chegou juntamente com a conta seguinte.
        Estou indignada!

        Agradeço sua atenção

        Lya

        responder este comentário denunciar abuso
    • 06/07/2009 - 20:33
      Enviado por: waldeth

      como pode alem do corte ter o nome no seras, isto nao e uma dupla puniçao, nao tive nenhum tipo de cominicaçao do fato , observaçaonao tive a energia cortada, mpregunto se cortar , penso que nao deva sewr inclusso o nome no serasa,m quem ira defender o povo se para ter emprego tem quer ter nome limpo e conta de energia um bem essencial levando o povao ter nome sujo e sem emprego, vamos nos unir contra este tipo de arbitrariedae, o a constituiçao so vale para os forte, viva a liberdade e igualdade entre todos os brasileiros , espero que alguem de uma resposta, ppor favor.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/08/2009 - 16:26
      Enviado por: Dóris

      Eu e o meu marido vendemos um imóvel em 2006 e solicitamos o corte do fornecimento de energia por parte da Eletropaulo. Ao tentar fazer um empréstimo bancário, o meu marido foi informado da impossibilidade de empréstimo, em razão do nome dele constar no Serasa, em virtude de uma conta da Eletropaulo não paga, no valor de R$ 341,00, vencida em janeiro/09. O atual proprietário não transferiu para o nome dele a conta da Eletropaulo e o imóvel encontra-se vazio.
      O que fazer para entrar com uma ação de danos morais e uma cautelar para a retirada do nome dele do Serasa? É necessário comprovar que a conta de luz foi enviada ao endereço do antigo imóvel, bem como o aviso de inscrição do nome no Serasa, para entrar com ação de danos morais?

      RESPOSTA DO BLOG: Os processos são cabíveis sim. Procure um advogado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/08/2009 - 21:25
      Enviado por: sandro

      minha conta de luz vence todo dia 11 de cada mes a cpfl incluio meu nome no serasa dia 31/07/09 sendo que pague no dia 03/08/09 a conta vencida no dia 11/07/09 psso processar a cpfl por isso ou não?

      RESPOSTA DO BLOG: Não.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 20/08/2009 - 14:18
      Enviado por: EDINALDA DORIA PEREIRA

      Bom dia!gostaria que me ajudade num problema que não consingo que o serasa me entregue,um historico que solicitei de 2 anos atraz,a alrgação deles é que só pode me entregar este relatorio completo diante de uma autorização de um juiz,mandarão eu preenxer um formulario dizendo o prque eu queria este realtorio,preenchi o formulario,disenso a verdade,O meu ex marido entrou com uma petição de guarda da minha filha,sendo que ele me traiu e me deixou com minha filha com nove anos,trabalhei muito para não faltar nada para ela,graças a Deus consegui,ele nos deixou quando ela tinha nove ano, agora que ela está com 15 anos e trabalha como jovem aprendiz,ele alega que não tenho caácidade de ficar com a guarda,pois estou com depresão,isso não impede que minha filha fique comigo,sei que ela tem livre escolha nesta idade,mas presciso deste relatorio de 2 anos atraz completo para anexar junto com o advogado de defesa,neste relatorio contem dados sobre ele como varios cheques devolvido dele,o banco já me deu o extrato,mas presciso deste relatorio completo de 2 anos atraz pelo simples fato dele alegar que fiz mal uso da penção,sendo que ele me traiu quando ela tinha 9 anos,nunca a procurou,agora que ela está trabalhando como jovem aprendiz,eu fiquei sem nada,mas graças a Deus consegui construir minha casa no sem terra,para ela nunca faltou nada,pois sempre trabalhei,cheguei a virar 48 hs para terminar minha casa e dá tudo de bom para minha filha,que meu nome está sujo eu sei,vou limpa-lo se Deus quizer em breve,mas quero tambem provar que varios cheques dele voltarão,mas presciso deste relatorio completo,para anexar junto com meu advogado assim provarei que ele não foi um bom pai,sujou meu nome varias vezes e eu paguei,cheques devolvidos,me ajudem por favor já fui varia veses no serasa requerir este relatorio de 2 anos atraz e provar que ele está errado ai eu posso reverter o processo contra ele,por favor me ajudem a conseguir este relatorio de 2 anos atraz completo sei que eles quardam,mas é um direito meu de comsumidora que eles liberem este realtorio,pois é o meu nome,meu historico,não acho justo eles me negarem dizendo que não pode me dar? quando nosso nome vai parar no serasa,ele são pronto a nos cobrar,e quando prescisamos eles negam,e se verificarem no serasa para eles nos dá algum documento eles cobram,é um direito meu como cidadão e consumidor,eles não podem me negar,se coloquei que queria o relatorio de 2 anos atraz para me defender,eles me dariam já faz mais de 10 dia que solicitei outro historico de 2 anos atraz completo,tenho direito a este historico
      mas não nem resposta,por favor me ajudem presiso deste historico com urgencia
      Obrigado pela atenção e podem mandar via e-mail a resposta
      EDINALDA

      RESPOSTA DO BLOG: Essa infelizmente não é uma questão de direito do consumidor, é de direito de família. Você precisa de um advogado especializado nesta área para ter uma orientação mais segura. De qualquer forma, o relatório da Serasa só poderá ser obtido via judicial. O advogado que você contratar pode conseguir isso.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/08/2009 - 18:48
      Enviado por: sidney

      Fui efetuar uma compra e na hora do pagamento fui comunicado quemeu nome estava negativado, estranhei pois não havia idoa nada para protesto, e qunado pesquisei, vi que era uma atraso de pagamento da energia e por ter passado 15 dias do vencimento,mesmo com a energia sendo fornecida negativaram.pesquisei e vi que procon não aprova isso, mas meu nome fica assim mesmo.
      se isso é irregular poque me negativaram.passei uma tremenda vergonha pois só tive ciecia disso quando o gerente me avisou.
      qto tempo dura isso.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/09/2009 - 18:24
      Enviado por: mirian neves mosqueira

      minha irmã alugou uma casa sendo que o relogio estava em nome de outra inquilina ficou assim 1 mes mas todos os dias ela pedia ao inquilino novo os documento para fazer o contrato e passar a luz para o nome dele so que ele vem em rolando e agora juntou duas conta de luz ele não pagou e a empleza fornecedora cortou a luz e o nome da pessoa foi para o serasa. não do atyual inquilino e sim o da antiga como posso agi diante disso posso pedir a cassa ele se negue apagar as luzez

      RESPOSTA DO BLOG: Impossível entender essa mensagem. Seja mais claraq, por favor.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 31/01/2010 - 09:52
      Enviado por: regine

      Aluguei um imóvel e resido nele há uns 20 meses.
      Semprei paguei o aluguel e todos os encargos em dia.
      Há mais ou menos uns 15 dias cortaram a enegia elétrica.
      Conversei com a proprietária e a mesma disse que é uma dívida do antigo proprietário.
      A dívida está em quase R$ 3.000,00.
      Gostaria de saber o que devo fazer?
      Caso consiga quitar essa dívida, posso descontar dos alugueis a pagar?
      Pois não posso ficar mais tempo sem energia elétrica, passei esses 15 dias na casa de uma filha, perdi todos alimentos que estavam na geladeira.
      O que posso fazer para resolver essa situação?
      desde já agradeço

      RESPOSTA DO BLOG: O proprietário é reSPonsável pelas dívidas. Acione-o na Justiça ou peça isenção do pagamento de aluguel por conta da dívida.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/03/2010 - 22:39
      Enviado por: Cristina Maria dos Santos da Silva

      No site da eletropaulo Em minha conta consta os seguintes débitos.:

      28/03/2008 r$ 41,53 ref. março 2008 ( isso mesmo 2008 )( ?????? )
      28/01/2010 r$ 58,83 ref. dez/2009
      29/01/2010 r$ 55,07 ref. jan/2010 ( isso mesmo disse-me que pelo nº de meu malote enviaram a conta no mesmo mês ( ?????? )
      Fev/2010 nada enviado
      29/03/2010 ( recebi antes de 28/02/2010 ) ref. fev/2010 —— Eu saquei o quê ? Há erros internos e que jogam valores aos pacientes ( se forem destraídos e não prestarem a devida atenção ao venc. das contas, pagam 2, 3 vezes e como são ” espertinhos, jogam valores diferentes para não sacarmos !!!! “. Em mãos tenho apenas a venc. 28/01/2010 e a venc. 29/09/2010 nenhuma paguei ( para pagá-las preciso por gentileza de orientações ) Ajudem-me, por gentileza. Desde já, meus agradecimentos. Um Abraço

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/03/2010 - 22:59
      Enviado por: Cristina Maria dos Santos da Silva

      Ref. ao comentário anterior feito por mim preciso fazer uma correção e inserir alguns dados. No site da AES Eletropaulo em minha conta consta faturas em aberto. Sãos as citadas anteriormente.:
      28/03/2008 r$ 41,53 ref. março 2008 ( isso mesmo 2008 )( ?????? )
      28/01/2010 r$ 58,83 ref. dez/2009
      29/01/2010 r$ 55,07 ref. jan/2010 ( isso mesmo disse-me que pelo nº de meu malote enviaram a conta no mesmo mês ( ?????? )
      Fev/2010 nada enviado
      29/03/2010 ( recebi antes de 28/02/2010 ) ref. fev/2010 —— Eu saquei o quê ? Há erros internos e que jogam valores aos pacientes ( se forem destraídos e não prestarem a devida atenção ao venc. das contas, pagam 2, 3 vezes e como são ” espertinhos, jogam valores diferentes para não sacarmos !!!! “. Em mãos tenho apenas a venc. 28/01/2010 e a venc. 29/09/2010 nenhuma paguei ( para pagá-las preciso por gentileza de orientações ) Ajudem-me, por gentileza. Desde já, meus agradecimentos. Um Abraço. Ah! desculpem-me nunca recebi um telefone ou cortaram minha luz!!!!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/03/2010 - 23:04
      Enviado por: Cristina Maria dos Santos da Silva

      Ah! mais um comentário.: hoje recebi comunicado de aviso serasa dando um prazo 10 dias. A cobrança no papel apenas.: 55,07 29/01/2010 Contrato b-1001-006286072 e r$ 58,83 28/01/2010 contrato b-1001-000789478 /// Dei Print Screen na pég. do Site em minha conta onde consta as datas citadas em comentário anterior + estas em aberto. Muito obrigada e desculpem-me, mas estou nervosa com a situação.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/03/2010 - 22:38
      Enviado por: Nailton Souzados Santos

      Tenho varias contas de luz da eletropaulo no meu nome desde 2003 e ate a data de hoje pedir a eletropaulo pra cortar a energia que é usada por terceiros e aes eletropaulo nao cortou a luz e nem cancela o contrato eu moro na Bahia a mais seis anos e ate hoje eles nao cortaram a luz e colocaram meu nome no spc entrei em contato com a eletropaulo pra cancelar o contrato eles mim disseram que eu tenho que ir em uma agencia da aes pra resolver o problema entao tenho que sair da Bahia percorrer 4.200 km ida e volta pra cancelar um contrato da eletropaulo deve ter quase 100 contas sem pagar e eles nao cortam a luz e nem cancela o contrato

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/03/2010 - 19:33
      Enviado por: edgar

      meo nome e edgar .
      Eu nao pague uma conta de luz,com um valor de 30,00reales.porque confie que estava pago.nesse periodo que se passo fique fora de casa por um mês e meo nome foi pra o serasa.o que devo fazer e quanto sera que eles vão me cobrar de multa.
      agradeço sua ayuda

      responder este comentário denunciar abuso

      • 27/03/2010 - 22:09
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Procure a concessionária de energia elétrica e efetue o pagamento da conta atrasada, caso já não tenha feito. A energia precisa ser restabelecida em 24 horas.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 29/03/2010 - 20:40
      Enviado por: francieli daiane martins

      gostaria de saber o que fazer,pois estou morando na residencia a 8 meses e o antigo inquilino esta com o relogio de foça no nome dele e essa tarde retirou o meu relogio que esta no nome dele o que eu faço agora?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 30/03/2010 - 16:18
      Enviado por: HERBET CATAPANO

      Boa Tarde!
      Surpresa!!!!!!!!! o correio chegou com um aviso de que o nome de minha esposa estava indo para o SERASA, por atraso no pagamento de uma conta da Eletropaulo, cujo atraso realmente procede, embora já tenha sido pago a alguns dias atraz, gostaria de saber duas coisas, se algum cristão pudesse me informar: COMO PODEMOS NEGATIVAR O NOME DA ELETROPAULO PELOS VALORES QUE ABSURDAMENTE COBRARAM A MAIS NAS CONTAS DE ENERGIA, CONFORME TODOS SABEM, MAS NEGATIVAR MESMO PARA QUE NINGUÉM DE MAIS CREDITO A ESSES FILHOS DA MÃE DO DEMONIO, QUANDO VÃO NOS DEVOLVER ESSE DINHEIRO QUE FOI PAGO A MAIS. (POR ACASO NÃO TEMOS O DIREITO DE RESSARCIR O PAGAMENTO A MAIOR?).
      SEGUNDO: NÃO É ILEGAL ORGÃOS COMO A ELETROPAULO NEGATIVAR O NOME DO CONSUMIDOR NO SERASA?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 30/03/2010 - 22:16
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Não é ilegal, a Eletropaulo tem esse direito. Se houve cobrança indevida, procure o Procon e processe a empresa por danos morais.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 01/04/2010 - 11:51
      Enviado por: Daniela

      Olá, Me chamo Daniela e estou com um problema que nao sei como resolver.
      Meu pai alugou uma ressidencia e o inquilino fico la por quase 2 anos ( sem contrato de locação por se tratar de interior de São Paulo, e lá nao se mtu comum esse tipo de procedimento.); Esse conseguiu transferir o nome da conta de Agua e Luz para seu nome. ( Só Deus sabe como.)
      Nesse Periodo ele deixo atrasar algumas contas e fez o parcelaneto da divida. Pois bem ele saiu sem ao menos nos avisar, rescentemente fui verificar as contas de luz pois vou me casa e irei morar lá. e consta contas abertas desde Agosto de 2009 alem do parcelamento que foi pago apenas uma parcela. Como disse vou me casa e nao tenho como pagar todas essas contas atrasadas e nao sei como posso transferir isso para o nome dele, e ativar em meu nome uma outra conta (isso se for possivel.)
      Liguei na AES e a Callcenter me disse que a possibilidade de perdão de debitos na residencia só que ela disse que nao sabe como. Pois são trametis que não depende da empresa.
      Por Favor me ajudem. To vendo a hora de ter que adiar meu casamento por falta de luz!!! ( Não sei se ajuda mais tenho algumas contas do antigo inquilino endereçadas para ‘minha’ residencia de alguma forma prova que ele moro la)

      responder este comentário denunciar abuso

      • 01/04/2010 - 21:08
        Enviado por: Marcelo Moreira

        As dívidas terão de ser pagas para que o fornecimento seja normalizado. Procure um advogado para ajudar na localização do inquilino e cobre-o na Justiça.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 12/04/2010 - 20:38
      Enviado por: Marluce Paiva

      Gostaria de saber se conta de serviço de internet 3g ou conta de telefone fixo com pagamento em atraso, impedem o cancelamento do serviço?
      Aí tenho serviço cortado e as faturas continuam chegando…
      E aquele artigo da Constituição Federal que diz que ninguém pode ser obrigado a se filiar ou se manter filiado… . Cabe nesse caso?
      Obg.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2010 - 23:41
      Enviado por: ofélia

      aluguei a minha loja para o meu irmão que simplesmente não efetuou o pagamento das contas de luz,enfim a dívida é minha!porém estou tentando pagar a dois anos mas eles dizem que tenho que dá uma entrada de 1.000 reais pois o valor é de 2,600 da dívida.como não tenho este valor disponível continuo devendo e meu nome sujo!gostaria de saber se posso processar a (AMPLA) pois não está me dando meios em que eu possa pagar?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/06/2010 - 00:52
      Enviado por: adriana sousa

      boa noite
      no dia de hojepassei uma situação inusitada alugueium imovel
      em um condominio de alto padrão e acabamos descobrindo que este imovel esta em execução. O proprietario não pagava agua a mais de 6 meses cortaram a nossa água ,fomos na administração e regularizamos( a água é do proprio condominio).
      o sr proprietario ficou sabendo que já sabemos que ele não poderi ater alugado o imoveln, hoje chegandoem casa com as crianças descobrimos que o proprietario entrou no condominio retirou os fios do relogio da eletropaulo e não satisfeito o inquelino antigo havia deixando conta em atraso então ainda não conseguimos passar para nosso nome; o que o safado do proprietario fez ligou na eletropaulo se passou pelo usuario antigo e pedio que retirassem o relogio. minha pergunta : para alterar o nome da conta não pode ser por telefone agora para pedir que retire o relogio basta ligar e passar o numero do cpf eles que seja a pessoa logico que o dono do imovel tem os dados do antigo inquelino eu não consigo mudar o nome estou prestes a ficar sem luz isso esta correto o que esta fazendo é crime O QUE FAÇO??????SOCORRO ALGUEM PODE ME AJUDAR?

      TRANSURB RESERVA ECOLOGICA KM 36 DA RAPOSO ITAPEVI

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/09/2010 - 15:24
      Enviado por: Rangel

      tem 2 anos que morei em sp, tinha um comercio, alugado em uma imobiliaria, hj descobri que essa imobiliaria alugou o ponto para outras pessoas e ficou um debito no valor de 1.800,00 no meu cpf e a eletropaulo diz que sou responsavel pelo valor, sendo que a 2 anos nao moro mais la.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 01/09/2010 - 16:55
        Enviado por: Marcelo Moreira

        A quem pertence o imóvel? Está em nome de quem? Se está no seu nome, então a responsabilidade é sua. Primeiro resolva esse problema para depois tentar um acordo com a imobiliária, se for o caso.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 05/09/2010 - 17:04
      Enviado por: Mariza Tavares de Souza

      Boa Tarde
      meu esposo tinha um contrato de locação que terminou em 2007. Temos comprovação de entrega do imóvel, ligamos para a Eletropaulo para retirar o nome do meu esposo e eles informaram que tinha que apresentar o nome do locador com o seu consentimento, o locador garantiu que já estava tudo certo. Quando foi esta semana meu esposo foi surpreendido ao solicitar um cartão de crédito, que o seu nome consta no serasa e scpc, colocado pela eletropaulo, nos meses de fev e março/2009. Fui até a Eletropaulo com o contrato e o recibo de entrega do imóvel, mas eles não quiseram saber, disse que eles não são o responsável pelo cadastro e sim o cliente e o nome do meu esposo na época do débito que constava e disse para entrar na justiça. Eu pergunto, eu posso entrar com uma ação de indenização de danos morais contra a eletropaulo, contra o proprietário ou contra os dois na mesma ação? aguardo urgente a resposta, pois o nome do meu esposo não pode ficar negativado, pois ele corre o risco até de perder o emprego com o nome sujo

      responder este comentário denunciar abuso

    • 24/09/2010 - 18:32
      Enviado por: Claudia

      No Rio de Janeiro, a AMPLA, vem enviando o nome de seus consumidores, não para o SPC SERASA e sim para PROTESTO, tendo que o consumidor arcar com despesas de R$ 100,00 por portesto, isso é um absurdo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/10/2010 - 14:09
      Enviado por: Anderson Oliveira

      Meu sogro vendeu uma casa na zona rural da cidade de Patary-RJ, mas como não tem muita instrução, não solicitou a troca de usuário do serviços de energia elétrica. O novo dono, aproveitando-se do fato, não efetuou os pagamentos dos meses de jan/2010 até outubro/2010(este mês). A Ampla enviou o nome do meu sogro para a SERASA. Ocorre, que meu sogro tem mais 3 medidores em seu nome em Angra dos Reis(Cidade onde mora) e com todas as contas em dia. Será que a Ampla não foi omissa em não tentar o avisar desta discrepância, uma vez que as demais contas estão em dia, ou mesmo em comunicá-lo com antecedência sobre o fato antes de o jogar nas garras da SERASA? Cabe ação contra a AMPLA, ou ao novo dono?
      Hoje, meu sogro pagou as contas atrasadas – algo mais que R$ 600,00. Questionada sobre o fato de não ter interrompido o fornecimento, são 8 contas atrasadas, a AMPLA disse que não tinham resposta.
      Alguém pode me ajudar????

      responder este comentário denunciar abuso

      • 11/10/2010 - 18:54
        Enviado por: Marcelo Moreira

        O fato de não ter conrtado o fornecimento não altera o fato principal: existia um débito em nome do seu sogro. A cobrança é legítima e ele tem de cobrar ressarcimento do comprador da casa.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 13/10/2010 - 12:53
      Enviado por: Ivete de Lima

      Boa tarde! Lendo este casos acima eu também me enquadro num destes assuntos,porém queria que me esclarececem se isto é viável: minha conta de luz de maio de 2010 veio 154,85 reais onde paguei no caixa do banco tudo correto ai no mês de junho do mesmo ano veio o seguinte lembrete: que eu havia pago minha conta em duplicidade, não entendi nada, porque não pago minha conta em débito automático mais a fatura veio com o valor de 15,11 reais,onde paguei também fiquei sossegada julho,agosto sendo pagos normalmente, até chegar em setembro que veio uma carta do Serasa onde dizia que eu não havia pago aquele valor de 154,85 reais, então fui procurar o posto a AESeletropaulo que tirou xerox de tudo que eu tinha em mãos e pediu para eu aguarda 10 dias e esperei e fiquei observando no meu computador a movimentação da minha conta, muito bem! nada aconteceu ai entrei em contato com uma atendente da AES e fiquei duas horas com a moça no telefone que me endicou pra eu ir a agência da AES porque ela não estava achado um meio de me ajudar, fui então na agencia da Penha, onde me decepcionei a moça que me atendeu era muito rispida e finalizando ela disse que tenho que pagar o débito de 154,85 reais que já paguei. Uma observação pra mim isto é erro no fechamento das contas e agora estou neste impasse e estou com a conta em aberto. O que devo fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 14/10/2010 - 18:36
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Pegue todos os comprovantes de que a conta foi paga e vá ao Procon reclamar. Depois acione a empresa no Juizado Especial Cível.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 14/10/2010 - 15:38
      Enviado por: Denilson Gonçalves

      quando recebi o boleto da conta de energia do mês de junho de 2010 minha esposa quardou em uma gaveta eu paguei as outras contas do mês, no mês 07 eu não vi o aviso de conta atrasada, paguei as contas dos meses 07, 08, 09 e nos meses 08 e 09 de 2010 não recebi nenhum aviso de contas em atraso ou seja que o mês 06 estava em atraso e ontem 13/09/2010 eles vieram e cortou a energia, sem ao menos ter me informado que constava essa conta em atraso, eles pode fazer isto,se acontecer novamente o que devo fazer.
      obrigado DENILSON.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/10/2010 - 18:19
      Enviado por: adao

      como saber se a conta de luz esta em dia na casa que aluguei para temporada sendo que o imovel esta fechado a muitos anos.caso tenha debito como fazer para pagar e pedir a religação da energia do mesmo?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/10/2010 - 22:35
      Enviado por: evandro cesar

      Tenho um imóvel que passei a alugar. Antes disso, quando estava vazio, o débito da conta de luz (CPFL Piratininga) era automático. A partir do momento em que eu passei a alugá-lo, retirei esse débito automático e para minha surpresa restou uma conta no valor de R$ 10,84 (mês de abril 2010) que não foi debitada e nem recebi comunicado de sua pendência. Ao efetuar compra em um comércio fui informado que meu nome estava no Serasa devido a tal conta. É correto a empresa CPFL encaminhar meu nome ao Serasa sem ao menos eu ser notificado uma vez que eu não sabia da pendência no valor de R$ 10,84?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 27/10/2010 - 23:19
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Entre em contato com a empresa antes de mais nada para se certificar de que não mesmo notificado. Se a empresa provar que houve notificação, qualquer alegação sua será desqualificada. Se ficar comprovado de que o débito não avisado antes da negativação do nome, é possível processar a empresa.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 28/10/2010 - 20:04
      Enviado por: Alfonso

      Desocupei um imóvel em maio deste ano e até agora o novo morador não transferiu a conta de energia elétrica para o nome dele, estando ainda em meu nome e me sujeitando a cobranças indevidas e a inscrição no SPC/Serasa. A concessionária (Eletropaulo) não me dá opção para regularizar tal situação, pois ou é o morador atual tem que ir pessoalmente fazer a transferência de nome ou posso pedir o encerramento do serviço mas pra isso o morador atual tem que autorizar o desligamento da luz no imóvel (e é claro que ele não vai autorizar). É possível de alguma forma obrigar a empresa a tirar meu nome desta conta, sem precisar depender da boa vontade de terceiros? (Obs.: imóvel não está no nome de nenhum dos dois pois é CDHU e permaneceu no nome do primeiro dono, que morou lá antes de mim). Grato.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 28/10/2010 - 21:44
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Não vemos a possibilidade, os procedimentos da empresa não são ilegais. Procure a ajuda do Procon e ou de um advogado para ver se encontram alguma alternativa.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 16/11/2010 - 19:04
      Enviado por: sueli

      estou com uma divida com a eletropaulo no vaor de 2666.82 e eles que rem que eu pago em 15 x e não estou em condição de pagar esse valor,essa divida foi adquirida do antigo dono da propriedade, gostaria de saber o que devo fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/11/2010 - 15:09
      Enviado por: simone

      vendi uma casa a quase 5 anos em manaus,e agora moro no rio desde então..ano passado qdo estive em manaus descobri que a conta de luz e agua ainda continuam em meu nome,e por isso eles nao pagaram e ja estou com uma divida de quade 11,000 em meu nome por isso..fui conversar com os novos proprietarios e se recusaram em pagar a divida..o que posso fazer??

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/11/2010 - 18:34
      Enviado por: Cacio

      ola, moro de aluguel em uma casa e a conta de luz veio 1.000
      e descobri que a fiação da casa está antiga o que faço a responsabilidade é de quem? quem tenque pagar essa divida, eu ou o dona da casa;????

      responder este comentário denunciar abuso

      • 23/11/2010 - 22:48
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Fiação antiga não é motivo para náo pagar a conta ou responsabilizar alguém. Ou existe uma ligação clandestina ou qualquer outro tipo de fraude. Antes de fazer qualquer coisa procure detectar qual é o problema real.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 19/12/2010 - 00:34
      Enviado por: Ana Pereira

      Meu pai tem certeza do pagamento da fatura de julho/agosto/2008, devido sua forma de ser, ou seja, nunca, jamais, sequer atrasou o pagamento de qualquer fatura, muito menos deixou de efetuar o pagamento. Ocorre que ele recebeu um comunicado da Serasa, ontem, 18/12/2010, informando que as faturas de julho/agosto/2008 precisam ser regularizadas senão o nome dele (meu pai) será incluso no cadastro da Serasa. Mas, meu pai não está conseguindo encontrar o comprovante de pagamento, como proceder? E, por que na época, em 2008, a Eletropaulo não comunicou sobre o atraso e consequentemente sobre a possibilidade de corte de energia. Aliás, por que não procedeu o corte de energia na época? Decorreu mais de 2(dois) anos para cobrar, e através de comunicado da
      Serasa, o valor de R$ 11,66?!? Muito estranho, não é?!? E agora, como proceder para confirmar esse pagamento? O Banco onde meu pai efetuou o pagamento
      pode fazer um levantamento do extrato de julho/agosto de 2008? Se não conseguir comprovar é só efetuar o pagamento de R$ 11,66, ou irão querer cobrar juros desse período todo? Desde já agradeço!
      E.T. Essa casa está fechada desde 2006, ou seja, o valor da fatura é sempre o valor mínimo.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 20/12/2010 - 17:02
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Sem os comprovantes de pagamento fica difícil. Procure a ajuda de um advogado e faça a empresa provar na Justiça que houve inadimplência.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 08/01/2011 - 01:05
      Enviado por: gustavo

      ola gostaria de saber se tem como eu processar o vagabundo q fez gato no relogio da minha casa

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/02/2011 - 14:23
      Enviado por: SIMONE

      oi gente adorei a materia espero q ele de um jeito nessa situaçao .eu estou desempregada atrazei minha conta de luz estava com um papel e quando chegou o segundo eu paguei o primeiro e venho fazendo isso a uns 6 meses mas nao imaginava q eles colocavam o nome no spc sem se quer comunicar .resolvir fazer uma compra e descobrir q o meu nome esta no spc .queria saber se isso q eles fizeram esta correto.estou apenas com um papel q veceu no dia 29.02.2011.aguardo a resposta .obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/02/2011 - 12:22
      Enviado por: Jarbas

      Comprei uma casa, mas os antigos proprietários deixaram contas de água em atraso. Há algum risco de ter que pagar essas contas? Ainda não transferi a conta para para meu nome. o que é mais seguro: transfiro logo, ou não transfiro e pago normalmente as contas que vierem desde que me mudei?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/02/2011 - 11:21
      Enviado por: daiane

      ola tenho uma duvida que nao me deixa dormir fiz um acordo com a eletropaulo de uns debitos sendo que ficou 5 parcelas de 102,00 a primeira venceu dia 5 de fevereiro a conta do mes a do consumo venceu 15 tambem de fevereiro entao minha duvida é tenho 2 contas atrasadas mais do mesmo mes corro o risco de corte ou isso so aconteçe por tempo tipo 30 dias de atraso

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/03/2011 - 21:39
      Enviado por: lilian anacleto da costa

      oi boa noite, eu tenho uma pergunta para fazer , é que eu tenho uma enqiuliana , que não paga as contas delas a mais de 2 anos , veio um rapaz e fez o corte , e esse rapaz refez o religamento para ela , tanto é que quando chegou a conta dela vei cobrando o religamento, e ela aca bou não pagando tambem , agora eu te pergunto , eu quero pedir a casa e se ela saiir quem paga todas essas contas por que somando todas da mais de tres mil reais , o que eu tenho que fazer por favor me ajudem .

      responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2011 - 10:36
      Enviado por: priscila

      ola a aes eletropaulo cortou a nminha luz declarando q as contas nao estao pagas na verdade stao pagas o que devo fazer

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/03/2011 - 14:19
      Enviado por: ricardo

      ola tenho uma duvida quero tranferir conta de energia que esta no nome da minha empresa para meu nome, so que tem um porem tem 6 parcelas em aberto, tem como eu tranferir para meu nome e assumir essas parcelas, e se tiver como o nome da minha empresa do so serasa ? alguem poder responder obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 18/04/2011 - 23:07
      Enviado por: raquel

      urgente
      necessito de ajuda.

      minha conta vinha sempre baixa, houve mudança no sistema de leitura deixando de ser o relogio padráo para o relogio digital ou seja de ship enfim a minha conta pulou de 100 reais para 520, como pode isto? reclamei e me disseram que primeiro eu pago, para depois ver se houve erro e caso seja confirmado eles passam a descontar o valor pago nas proximas conta, eu não tenho este valor, e caso não faça de acordo como eles querem, eles simplismente cortam a minha luz.
      o que devo fazer? quais são os meus direitos? eles podem agir assim?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/05/2011 - 18:52
      Enviado por: JOSE APARECIDO

      Pegue todos os comprovantes de que a conta foi paga e vo ao Procon reclamar. Depois acione a empresa no Juizado Especial Cível.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/06/2011 - 12:27
      Enviado por: norberto

      Norberto
      Boa tarde, comprei um imovel em leilão de asta publica,(do ministério publico) ja estou com a escritura na mão, existe uma pessoa morando no imovel que nem conheço sem contrato,sem pagar nem aluguel nem condominio.
      Posso procurar um posto da eletropaulo passar a conta em meu nome e pedir o desligamento da luz por tempo indeterminado?
      Pois assim a pessoa que esta no imovel praticamente como invasor nao tera essa mordomia.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/06/2011 - 09:19
      Enviado por: daniela medeiros

      bom dia.
      tenho a seguinte duvida: moro em uma casa de aluguel com um relogio especifico. porem no mesmo terreno tem um comodo comercial com relogio especifico tambem. acontece que a pouco descobri que as luzer do letreiro do comercio estam ligadas à minha caixa de força e não na caixa de força comercial. descobri sem querer quando precisei desligar o relogio para fazer uma ligação no chuveiro. esse comercio ja funciona a mais de ano. e so agora descobri que estou pagando a conta – alta por sinal- . eu trabalho o dia todo, che go em casa so a noite. ligada a energia so a geladeira com consumo A, o purificador de agua, consumo A e o telefone sem fio. o meu consumo é o minmo possivel. o que eu faço? pode ser considerado como roubo o que o vizinho esta fazendo comigo? tenho o direito de ressarcimento dos valores pagos durante esse ano?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 23/06/2011 - 17:13
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Procure o proprietário e exija a regularização das ligações elétricas. Se isso não ocorrer, procure um advogado e processe o proprietário e o inquilino do comércio.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 28/06/2011 - 11:18
      Enviado por: Eduardo Felipo

      Bom dia. Preciso de ajuda. Vendi uma sala em um predio comercial no centro de Sorocaba, mas não mandei desligar a luz, assim a conta da cpfl ficou em meu nome. A pessoa que comprou permite que a filha que é advogada utilize a sala, mas a tal advogada não paga as contas em dia, meu cpf já foi bloqueado por isso, e as contas continuam a serem pagas com atraso, já paguei 3 contas da advogada para que meu cpf não tenha problemas. Requisitei que a cpfl desligasse definitivamente a luz, mas fui informado que se qualquer pessoa ( qualquer pessoa) que estiver no local no momento do serviço, a cpfl não pode desligar, assim EU NÃO TENHO COMO TIRAR DO MEU NOME UM SERVIÇO QUE EU COMPREI, e o atual proprietário não troca de nome, eu já falei inúmeras vezes com ele, mas de nada adiantou. Quero saber com que tipo de ação posso obrigá-los a tirar a conta de meu nome. Obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 28/06/2011 - 16:20
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Você precisa de um advogado para obrigar na Justila o proprietário a transferir o nome das contas. Depois processe-o e os inquilinos por danos morais.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 04/07/2011 - 12:52
      Enviado por: Andreia

      Prezados, bom dia!

      comprei uma casa há 7 meses, e pago corretamente as contas de luz.
      No mês de maio não recebi a conta, somente uma notificação da Eletropaulo, sobre a interrupção da conta em um determinado dia do mês. Meu marido ligou para lá, solicitando uma segunda via. Na conta de Julho, veio normal, sem nenhum aviso de atraso, enfim, achei que o valor de julho correspondesse ao do mês de maio tb. Pagamos certinho. Porém, na terça passada, cheguei em casa e vi que a energia havia sido cortada.
      Liguei na central, e me disseram que era por causa da conta do mês de maio.
      Minha dívida é: É correto eles fazerem o corte sem nos notificar? E é correto mesmo não tendo ninguém na casa?
      Obrigada

      responder este comentário denunciar abuso

      • 04/07/2011 - 16:45
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Houve uma notificação em maio, então vocês foram notificados. A questão não é essa, é se o corte é ou não devido. Se foi indevido, faça uma queixa na Aneel e no Procon, inclusive com pedido de indenização por danos morais.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 02/08/2011 - 10:32
      Enviado por: Liliane

      tenho um inquilino que se recusa a colocar a conta de luz em seu nome e ja possui 2 contas em atraso eu pedi para que saisse da casa ou regularizasse a situação do nome mas ja fazem 5 meses e nada e como forma de preciona-lo pensei em pedir o desligamento da energia até que ele tome uma iniciativa e resolva a situação e pare de me enrrolar. o desligamento feito a meu pedido é crime??? posso ser penalizada de alguma forma por isso???

      responder este comentário denunciar abuso

    • 11/08/2011 - 20:20
      Enviado por: Abilene

      Olá, precisei de um comprovante de residencia em meu nome , quando fui a cemig fazer o pedido de luz no meu nome, tinha um debito em meu nome de 500 reais sendo que nunca tinha feito pedido, fui verificar o endereço que a luz estava no meu nome nunca morei la.
      o que fazer??
      e a pessoa que colocou no meu nome ñao conheço

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/08/2011 - 11:27
      Enviado por: Tamires

      ME ajuda

      Ao passar para meu nome a conta de luz da casa alugada de onde moro, veio duas cobranças para o mês de agosto.

      Sendo uma referente a julho que vence em 23/08/2011 que eu ja havia pago com o cadastro no nome da dona da casa e outra com o vencimento em 31 de agosto de 2011 em meu nome.

      Ao ligar na eletropaulo fui informada que o procedimento está correto….devido a transferencia…esta certo?

      Eu não sei mais a quem procurar……ja liguei na ANAELL na ELETROPAULO e nada.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 12/09/2011 - 19:39
      Enviado por: Fernanda

      Boa Noite, vendi uma casa e nao consegui transferir a titularidade da conta de luz, alegaram que só a nova proprietaria poderia fazer e ela nao faz! resultado: meu nome no SPC e uma dívida enorme, nao cortaram a luz pq alegam que era local de risco…uma divida de quase 6 mil reais. Precisei pagar a divida pq precisava do meu nome limpo para fechar outro negocio, agora quero saber qual acao ajuizar em face da nova proprietaria, uma simples indenizatoria por danos materiais? e da empresa de energia, tem algo que possa fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 12/09/2011 - 19:41
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Faça uma reclamação formal no Procon contra a empresa de luz e procure um advogado para forçar a nova proprietária a realizar a transferência do nome e processá-la por danos morais.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 30/09/2011 - 16:34
      Enviado por: Jose Ricardo

      Boa tarde, gostaria de saber como proceder em tal situação, a uns dias atrás fui comprar um veiculo,dano uma entrada e parcelando o resto, na loja informaram que a financeira negou devido a restrições, quando eu fui verificar, lá estava 6 contas da eletropaulo em meu nome com as dividas.
      1- A Casa era alugada eu sai deixei tudo certo com o proprietario,depois disso acho que não pagaram e lá foi meu nome…
      2- Como devo proceder, pagar uma coisa que eu não usei, pq na segunda conta não foi cortada a luz, deixaram atrasar 6 para cortar?
      3- Depois disso passei uma vergonha danada na loja onde fui comprar, nunca devi nada e agora?
      4- Terei que gastar dinheiro com advogado ou só o Procon consegue resolver..

      Obrigado e no aguardo.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 30/09/2011 - 17:09
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Procure um advogado para questionar as cobranças na Justiça e depois processe o proprietário da casa por damos morais.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 01/10/2011 - 00:15
      Enviado por: wesley

      oi,alugo uma chacara e faz 3 meses que a cpfl não vem tirar a medição do relogio,agora eles mandorão a conta somando os 3 meses,falarão que é por ser rural,só que o total dos 3 meses deu (1682,7)eu não tenho como pagar tudo isso e eles querem parcelar,agora como posso aceitar isso se foi eles que não vierão tirar a mediçao e eu pago por isso
      isso pode?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/10/2011 - 20:34
      Enviado por: José Gomes sobrinho

      O meu nome foi parar no serasa, depois que paguei uma conta de Energia da (Elektro), numa loja que é prestadora de serviço da mesma e tem o nome de (Emplake Placas, Carimbos e Games), a loja que recebeu o pagamento da conta de energia não repassou o pagamento para Elektro que idevidamente pôs meu nome no Serasa. O que devo fazer ja que até hoje dia 25/10/11, mesmo depois que reclamei e a loja pagou novamente a conta o meu nome continua no serasa? Moro em Mongaguá-SP.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/10/2011 - 07:55
      Enviado por: Bruna Sales

      ola gostaria de informacao e asim nos sempre paganos a luz certinha mais agora estou sem trab. minha e teu 60anos tb nao tem trabalho mais vamos la estou sem sabe o que faz porque ele ja tinha cortado a luz e agora ele levara o medidor sem pelo fala antes foi uma situacao tao constrasida na rua nos ja estavanos juntado p/ paga
      os papel que en geral sao tres agora esta aqui um buraco emnomer na parede meu Deus mem tenho coragem de coloca a cabeca na rua gente se nos atrasou foi porque nos nao tinha como paga

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/10/2011 - 08:07
      Enviado por: Bruna Sales

      a Retirando do medidor foi na Rua DR. paulino em Sao jose de Mipibu RN e Lei agora sem fala nada antes com tres papeis deixa aqui uma buraco grande estou doente de tanta vegonha a rua so fala missi gostaria de sabe se pelo meno ele coloca outro medidor ou se eu tenho que conpra outro com e esse prosedimento muito obrigado a todo

      responder este comentário denunciar abuso

    • 31/10/2011 - 12:06
      Enviado por: Rosane Helena Santos dos Santos

      Olá, bem minha duvida é: Estou com minha luz junto com meu irmão, porem tinha uma conta altissima ou algumas sem pagamento, então fizeram o parcelamento em que eu assumisse a divida, e por isso me colocaram no SPC serasa, queria saber porque não colocaram as parcelas junto com a conta isso me prejudicou fiquei com ficha suja, pretendo colocar uma ligação em meu nome e não dá, por causa das parcelas a qual a instalação esta em nome de meu irmão, minha Mãe é idosa e tem mais uma pessoa com problemas mentais somos quatro que reside nesta casa, estou sem trabalho por ter que cuidar a Mã, mas quero fazer algumas coisas em casa e por esse motivo não da para saber meus gastos e de meu irmão.
      Bem agradeço a atenção meu fone é 51-30727922..

      responder este comentário denunciar abuso

    • 31/10/2011 - 12:19
      Enviado por: Rosane Helena Santos dos Santos

      Desculpe-me, tenho outro pedido de informação, quando foi aprovada esta lei de incluir o nome das pessos em que ano, responda-me por favor, obrigada.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 07/11/2011 - 12:49
      Enviado por: maria de fatima dos santos

      oi meu nome e fatima gostaria de saber se e posivel a aes eltropaulo nadar uma mensagem pa a minha irma comunicamdo a ela que iria cecelar seu cpf sendo que ela nao tem conta de luz em seu nome nem ultra conta quaquer gostaria de uma resposta sim grato

      responder este comentário denunciar abuso

    • 07/11/2011 - 16:33
      Enviado por: lucia

      preciso de ajuda fui fazer consulta no serasa por rotina e fiquei surpresa quando fiquei sabendo que havia dividas de luz em meu nome sendo que quando eu morava de aluguel no endereço da divida em 97 eu passeie a conta pro meu nome por motivo de comprovação de residencia so morei na casa um ano depois sai e agora apareceu dividas de mais de 1.000,00 no ano de 2009 sendo que morei la em 97 e quem morou não pagou e agora eu to com o nome sujo me ajudem o que devo fazer obrigada

      responder este comentário denunciar abuso

    • 10/11/2011 - 14:16
      Enviado por: Jeferson Julian

      Boa tarde!

      Preciso de uma ajuda.

      Sou inquilino de uma residencia desde maio deste ano e na semana passada a proprietaria ameaçou mandar a AES eletropaulo desligar a energia pois eu estava com uma conta em atraso, (a conta estava em nome dela) que faria um mês hoje, a qual eu paguei juntamente com a que iria vencer hoje 10/11/11. Bom, ela mandou cancelar a conta no nome dela e por conta disso vou ficar uns 3 dias sem energia, tudo que eu tinha na geladeira vai acabar estragando e outras coisas mais que não posso usar.

      Pergunto: ela pode fazer isso com pessoas morando mesmo tendo avisado e eu falei para a moça da imobiliaria que iria deixar em dia asim que possivel e passar para meu nome pois trabalho o dia todo.
      Essa atitude dela cabe algum tipo de processo, fui lesado por conta desse desligamento.

      aguardo retorno, obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/11/2011 - 17:01
      Enviado por: zoot

      Eu atrasei por 16 dias uma conta de luz da LIGHT e recebi uma carta da Serasa cheia de ameaças. Ora, se eu vou pagar a multa e os juros pelo atraso, meros 15 dias dá direito a um empresa fazer isso com o consumidor? No meu caso , sem histórico de atrasos! Ridículo. E pior , fazem isso na cara do governo inerte, bandido e corrupto que temos. Realmente o banditismo se institucionalizou nesse país. Porque a LIGHT não vai na FAVELA acabar com os gatos em barracos que tem até ar-condicionado? E quem paga o consumo dessa gente sou eu, pois a perda de energia é rateada entre os consumidores legais e que cumprem com sua obrigação. O Brasil está se tornando um país impraticável e cada vez mais injusto!

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/11/2011 - 17:13
      Enviado por: zoot

      Aviso: quando voces forem prejudicados de fato por uma empresa, não procurem o PROCON, porque não resolverão NADA. No máximo restituirão o que te tomaram indevidamente ou terão um pedido de desculpas. Procurem logo a justiça de pequenas causas e peçam além da restituição do que foi pago indevidamente, ou outra coisa qualquer, mais DANOS MORAIS. Quando todos buscarem seus direitos, repito, tendo razão em sua demanda, as empresas tomarão mais cuidado e respeitarão mais o consumidor. A rapinagem hoje no Brasil contra o consumidor é absurda e enorme, pois eles sabem que a maioria do povo é ignorante em relação aos seus direitos.

      responder este comentário denunciar abuso

    Deixe um comentário: