Estado.com.br
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014
Advogado de defesa
Seções
Arquivos
Tamanho do Texto

Aposentado pode cancelar cartão mesmo com dívida

Categoria: Assunto do dia

CAROLINA DALL’OLIO – JORNAL DA TARDE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou ontem alterações nas regras do crédito consignado – aquele em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício de aposentados e pensionistas.

O limite da parcela mensal do financiamento continua sendo equivalente a 30% da renda do beneficiário, a ser usado pela modalidade de empréstimo pessoal (20%) ou cartão de crédito (10%).

Porém, agora, quem utiliza o cartão de crédito pode cancelá-lo a qualquer momento, mesmo que o pagamento das parcelas não tenha chegado ao fim.

O saldo residual pode ser quitado na hora ou pago a prazo, por meio de um empréstimo pessoal consignado. E o banco ou a financeira não pode se recusar a atender a essa solicitação do beneficiário – desde que o aposentado não tenha comprometido mais do que 30% de sua renda com o novo financiamento.

A vantagem da migração está nos juros. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), enquanto o cartão de crédito tem juros médios de 10,66% ao mês, no crédito consignado a taxa média atual é de 2,94% ao mês. Trocar a dívida no cartão pelo consignado, portanto, traria uma economia significativa ao consumidor.

Depois que o aposentado fizer o pedido de cancelamento do cartão, o banco ou a financeira tem até cinco dias úteis para liberar a “margem consignada” do beneficiário.

Isso significa que o porcentual da renda que estava comprometido com o pagamento automático das parcelas do cartão – que pode atingir, no máximo, 10% do valor total do benefício do aposentado – agora está livre e pode ser usado em outro empréstimo. Dessa forma, em vez de ficar com um limite de 20% da renda para usar com o crédito consignado, o teto passa a ser de 30%.

Antes da nova regra, o cancelamento do cartão de crédito só poderia ser feito mediante pagamento total do saldo devedor.

CRÉDITO CONSIGNADO

  • O aposentado pode usar 30% da sua renda em consignação na tomada de um crédito

  • Se ele optar por usar cartão de crédito (para as compras) e também um empréstimo pessoal, o limite de comprometimento de sua renda em cada modalidade será, respectivamente, de 10% e 20%

  • Mas se ele preferir só usar o empréstimo pessoal, aí o teto sobe para 30%

  • As parcelas – tanto do cartão como do empréstimo – são debitadas diretamente do benefício

  • Posts Relacionados

    • No Related Post

    Tópicos Relacionados

    99 Comentários Comente também
    • 30/06/2009 - 18:15
      Enviado por: Jorge de Campos Patricio

      Sou aposentado por invalidez e cotraí emprestimo usando todo meu limite consignável.
      Apos esse empréstimo, contraí um novo empréstimo junto ao Banco Nossa Caixa sendo que o Gerente do Banco me solicitou para que eu fizesse uma carta de próprio punho informando que haveria um empréstimo acima do limite e que durante 48 meses eu não poderia mudar meu endereço bancário para que eu pudesse receber meu beneficio do INSS.
      Acontece que o que recebo do INSS infelizmente é debitado quase tudo em minha conta corrente.
      Existe alguma forma de renegociar ou entrar com um advogado para abaixar esses valores que são descontados tanto direto do INSS quanto da conta corrente???
      Agradeço antecipadamente

      Jorge Patricio

      responder este comentário denunciar abuso

    • 07/07/2009 - 12:59
      Enviado por: aurora d ferraz

      sou pencionista há 9 meses quero canselar o cartão para que não desconta mas no meu beneficio oque eu faço me oriente porfavor muito obrigado espero resposta.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/07/2009 - 17:19
      Enviado por: jose azarias luiz filho

      quero que o meu cartao do bmg seja suspendido eu nao condiçoes de pagar espero resposta ok

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/07/2009 - 21:03
      Enviado por: ivan

      gostaria de saber onde devo procurar para fazer o cancelamento do meu cartão. ele é do banco cruzeiro do sul. e tb qero cancelá-lo..
      obrigado

      RESPOSTA DO BLOG: Já pensou na hipótese de procurar o próprio banco para cancelar o cartão?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/07/2009 - 21:06
      Enviado por: ivan

      gostaria de saber onde procuro para fazer o cancelamento do meu cartao msm com a divida… obrigado

      RESPOSTA DO BLOG: Para cancelar o cartão, só quitando as dívidas. E quem cancela é o banco emissor.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/08/2009 - 19:37
      Enviado por: Edson Alves

      Devido a problemas financeiros nao pagarei meu cartao de credito. Ja tomei todas providencias possiveis para quitar minhas dividas. Fiz cortes nas despesas, vendi automóveis, inclusive coloquei minha casa a venda, mas provavelmente nao sera vendida tao rapido quanto necessito. Sei que meu nome irá constar nos registros do SERASA e SPC, mas no momento nao tenho saida.
      Enfim, deixarei de pagar o cartao por alguns meses. Não consigo o cancelamento atraves de contato telefonico (ITAU). Qual o procedimento para cancelamento?

      RESPOSTA DO BLOG: Com dívidas, não é possível cancelar o cartão.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 15/04/2010 - 16:15
        Enviado por: Dolores

        Olha minha mãe, cancelou o dela sem problemas, tinha parcelamento de compras em aberto e até um certo limite do mês usado.Estamos esperando a conta que ainda não foi enviada.
        Ainda me disseram que como ela canelou o cartão, quebrou o contrato e com isso eles não poderiam cobrar os juros absurdos do contrato e sim juros de atrazo.
        Mas estamos esperando pra ver, esta semana vem a fatura que agora acho que seria carta de cobrança, algo assim.
        Qualquer novidade aviso.

        responder este comentário denunciar abuso
      • 23/08/2010 - 14:15
        Enviado por: AN DERSON

        Edson, ingresse com uma ação revisional de contrato ou então, se o caso for irremediave, com uma ação de insolvencia civil, é um tipo de pedido de falencia da pessoa fisica, voce ficará sem credito, porem conseguira salvar sua casa.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 19/08/2009 - 06:07
      Enviado por: utamar neves

      Sou aposentado pela Previdencia Social e possuo um cartão Card Melhor Idade, emitido pelo Banco Cruzeiro do Sul. Atualmente meu saldo devedor é de aproximadamente R$3.200,00. Sempre paguei, mensalmente, além do valor mínimo. Gostaria de encerrar definitivamente o cartão, por questões alheias à minha vontade, porém atualmente só tenho condições de quitar o valor mínimo por mês. Pergunto: o banco irá me onerar com juros sobre juros em relação ao saldo devedor? existe uma maneira de ser fixado um valor mensal para amortizaçao da dívida sem que haja acrescimos em relação ao meu débito.
      ´
      RESPOSTA DO BLOG: Você até pode renegociar a dívida, mas terá de ser nas condições que o banco impuser. E não é possível encerrar o cartão tendo dívidas.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 24/08/2009 - 11:17
      Enviado por: antonio carlos

      sou servidor estadual do estado do rio de janeiro, gostaria de saber se as regras para cancelar cartão de credito são as mesmas que as do INSS, possuo cartão do BMG.Liguei uma vez para o banco e eles me informaram que não podia utilizar a margem de desconto do mínimo do cartão para contrair um novo emprestimo para quitar o cartão. gostaria de uma orientação. obrigado

      RESPOSTA DO BLOG: A resposta do banco está correta a respeito do limite. O cartão só pode ser encerrado sem dívidas.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/08/2009 - 19:39
      Enviado por: Tânia da Matta

      Só se foram mudadas as regras pois a informação do Banco Central, do Procon e do INSS é o cartão pode e deve ser cancelado mesmo com dívida se for o interesse do consumidor, Cabe ao Banco emprestar ou não o valor do saldo devedor com os juros do empréstimo que é menor, e assim ficará quitada a dívida com o cartão, po favor procurem os Procons e os Juizados de pequenas causas para que os Bancos cumpram a Lei, obrigada.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/08/2009 - 23:39
      Enviado por: rosa

      Quero cancelar meu cartão bmg,meu saldo devedor no momento é e 2.200,00.ais ou menos…atualmente so estou em condiçoe de pagar o mínimo….posso cancelar parcelar a divida?
      Obrigada!

      RESPOSTA DO BLOG: A resposta está no texto onde você colocou a mensagem.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/09/2009 - 14:05
      Enviado por: silvia helena leonel miranda

      tenho um cartao cruzeiro do sul ja telefonei varias vezes para tentar fazer um acordo para parcelar a divida para cancelar o cartao o banco sempre nega parcelamento dizendo que e impossivel parcelar.E com isso fico inpossibilitada de acabar com essa divida pois nao tenho o montante para qitacao parcial .Por isso pesso orientaçao pois o banco rejeita qualquer acordo.Desde ja obrigado.

      RESPOSTA DO BLOG: O banco não tem obrigação de parcelar a dívida. Na verdade, o banco não tem obrigação de negociar. O máximo a fazer é tentar questionar na Justiça ou no Procon se houve cobrança abusiva. Se não houve, resta apenas pagar a dívida.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 26/10/2010 - 14:29
        Enviado por: Francisco

        Com a nova regra do inss pode ser sim cancelado o cartão de credito Rmc sem o pagamento da fatura, o Banco deverá liberar os 10% da margem consignavel em ate 5 dias úteis a partir do cancelamento do cartão, possibilitando o pagamento do cartão, caso o banco não libere a margem podera procurar O PROCON.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 23/09/2009 - 11:21
      Enviado por: Adriane Soares

      Tenho parcelamento automático de uma dívida no cartão, mas gostaria de saber se posso cancelar o cartão e pagar o que posso e não o que a empresa impõe. Há um jeito de requerer isso na justiça?
      Desde já, obrigada.

      RESPOSTA DO BLOG: Pode-se questionar qualquer coisa na Justiça, mas ganhar a causa é outra coisa. O cartãzo até pode ser cancelado, ma adpivida continua e tem de ser paga. E a empresa pode sim exigir o pagamento da forma que ela quiser, e não do jeito que o cliente quiser. Não é obrigada a aceitar os termos propostos pelo cliente; o cliente é que tem de se adequar às condições impostas pelo credor, desde que não fira a lei ou não sejam absurdas.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 23/09/2009 - 14:20
      Enviado por: luana

      por favor gostaria de saber se uma pessoa que é procuradora pode assina qualquer documento que diz respeito ao aposentado ,aos bancos empréstimos etc… meu pai nao pode sair de casa por motivos de doenças e me negaram receber um empréstimo onde na qual ele havia autorizado desde jámuito obrigado

      RESPOSTA DO BLOG: Qual o motivo da recusa em aceitar a procuração? O banco tem o direito de não conceder o empréstimo, caso o titular não esteja presente, mesmo tendo procurador. Uma vez concedido o empréstimo, não há porque recusar fazer o pagamento ao procurador.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/10/2009 - 15:24
      Enviado por: socorro aquino

      Quero que voces me digam o que fazer no seguinte caso:

      pedi o cancelamento do meu cartao de credito do banco cruzeiro do sul. ainda estou devendo o cartao, ja tentei cacelar o cartao, usar a margem para fazer um emprestimo consignado o mesmo banco aproveitando a margem do cartao, autorizando o debito em conta do referido emprestimo. nao tive nenhuma resposta, o que devo fazer? eles dizem desconhecer essa lei, me indique um advogado para resolver isso para mim.

      RESPOSTA DO BLOG: Não fazemos indicação de advogados. Também desconhecemos a solução que você está propondo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/10/2009 - 22:44
      Enviado por: Marlene de paula

      Boa noite, a minha mãe recebia um salário de auxílio doença, e o meu pai outro benefício por tempo de serviço, meu pai faleceu e minha m~e teve q optar pr apenas um benefício optou pelo do meu pai, mas o da minha mãe tinha empréstimo, e o benefício foi cancelado, o banco pode transferir essa dívida para o cartão que ela recebe atualmente, gostaria que ajudasse minha mãe me responda por favor, desde já agradeço a atenção…

      att. Marlene de Paula

      RESPOSTA DO BLOG: POde fazer a transferência sim.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/11/2009 - 14:14
      Enviado por: W B L

      POR FAVOR, PRECISO DE ORIENTAÇÃO!!!
      FUI APOSENTADA POR INVALIDEZ PERMANENTE COM BENEFÍCIOS PROPORCIONAIS, O QUE IMPLICOU NUMA REDUÇÃO SALARIAL DE 60%, JÁ HAVIA CONTRAÍDO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO EM FOLHA, SÓ QUE AGORA, O MEU PROVENTO SE TORNOU INSUFICIENTE PARA PAGAR AS PARCELAS, QUE CONTAM 56 PENDENTES. NÃO TENHO OUTRA RENDA, NÃO POSSO MORRER DE FOME, TENHO DUAS CRIANÇAS QUE SÓ TÊM A MIM PARA PROVER-LHES O SUSTENTO. O QUE FAZER? EXISTE ALGUMA LEI QUE POSSA ME GARANTIR ALGO NESSE SENTIDO?
      PRECISO DE UMA RESPOSTA FUNDAMENTADA PARA QUE EU POSSA ME ORIENTAR, ESTOU DESESPERADA, NÃO SEI O QUE FAZER, MEU NOME JÁ SE ENCONTRA NOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO,ENFIM, HÁ UMA SAÍDA LEGAL?

      RESPOSTA DO BLOG: Não há o que fazer, não existe lei que permita se livrar de empréstimos contraídos. Renegocie as dívidas, informando a sua nova situação financeira, se possível com a ajuda de um advogado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/11/2009 - 17:47
      Enviado por: wilson baptista da luz

      tenho o cartao do bmge nao entendo pago quase R$ 40,00 reais de emprestimo por mes e só é liberado R$12,00 reais ou menos nao consigo entender gostaria de cancelar. como faço? obrigado

      RESPOSTA DO BLOG: Só recorrendo à JUstiça. Mas antes leia com atenção o contrato de empréstimo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 27/11/2009 - 16:03
      Enviado por: eliane marili muniz

      OI MINHA MÃE TEM O CARTÃO MELHOR IDADE
      E FEZ ALGUMAS COMPRAS, E FALARÃO QUE IRIA
      DESCONTAR DO BENEFICIO DELA
      E AGORA NAO CONSIGO PAGAR E NEM CANSELAR ESTE CARTÃO POIS QUERO PAGAR E NÃO CONSIGO
      POIS O VALOR JA ESTA MUITO ALTO E DISERAM QUE NUNCA DESCONTARÃO DO BENEFICIO NAO CONSIGO LIGAR PARA NEM CONVERSSAR
      E DESCONTA TODO MES 60,00 DO BENEFICIO
      E DIZ QUE ISSO E SO JUROS
      ESTOU DESESPERADA AGRADEÇO SE PUDER ME ORIENTAR O QUE DEVO FAZER…..

      RESPOSTA DO BLOG: Não há nada de errado no procedimento da operadora do cartão. Peça a ajuda de um advogado para renegociar a dívida.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/01/2010 - 10:57
      Enviado por: Iza Calbo

      Bem, estes cartões consignados pareciam uma maravilha para por livrarmos dos altos juros dos cartões comuns. Acontece que o Card Melhor Idade desconta mensalmente o valor mínimo entre 212 e 220 reais no meu caso. No quinto mês, pedi para que me explicassem – quando o juro era de 3,5% – porque a dívida só fazia crescer. Disseram que era assim mesmo. Devo, atualmente, quase R$ 7 mil e, SIM, eles cancelaram o cartão mesmo com o débito após um post no site Reclame Aqui e disseram que esta era a solução por mim solicitada o que não corresponde à realidade. Pelo que li, só o Banco leva a melhor e o consumidor não pode ter o DIREITO de frear a bola de neve e negociar a dívida? Então, de que adianta ir ao PROCON? Como faço para impedir o desconto em folha? Só assim posso voltar a ter margem e me livrar disso.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/01/2010 - 11:16
      Enviado por: joel

      quero cancelar o meu cartão por que eu perdi o meu cartão

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/01/2010 - 16:24
      Enviado por: Marco Antonio

      Minha mae fez um emprestimo consignado, uma parte veio em dinheiro e outra veio em um cartão de credito que ela não pediu e não foi imformada mas mesmo assim foi enviado a ela. Ela como precisava teve que usar, ao que agora e cobrado o valor de desconto em folha de 41,50 e mais 32,00 de encargos rotativos e cada vez mais aumenta esse valor. O que ela tem que fazer pra cancelar esse cartão?

      RESPOSTA DO BLOG: Primeiro pagar a dívida e depois entrar em conntato com a administradora do cartão e cancelar.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/01/2010 - 13:37
      Enviado por: patricia

      paguei a faturo do meu cartao no dia 15 hoje e 21 e nada de liberar a margen , o q devo fazer pra eles liberarem o mais rapito possivel pois ja liguem varis vezes… espero resposta

      RESPOSTA DO BLOG: Desculpe, a mensagem está incompreensível.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/01/2010 - 15:46
      Enviado por: edson aparecido

      SOU APOSENTADO TENHO UM CARTÃO DO BANCO PANAMERICANO. CETELEM AURA.PRIMEIRO PEDI BOLETO PARA PAGAR O TOTAL O QUAL FOI PAGO.DEPOIS ME DERAM OUTRO TEL. PARA CANCELAR O CARTÃO EU O FIZ,PASSOU-SE UNS DIAS RESOVI LIGAR E FOI QUE FIQUEI SABENDO QUE TERIA QUE PEDIR A LIBERAÇÃO DA MARGEN ACHEI UM ABSURDO,PORQUE NÃO O FIZERAM QUANDO PEDI PARA CANCELAR PEGUEI TODOS OS NUMEROS DE PROTOCOLOGO ,QUERO SAber o prazo que tem por lei para a liberação da margem

      responder este comentário denunciar abuso

    • 26/01/2010 - 21:21
      Enviado por: Marcos

      Boa tarde, Pessoal!!!
      Estou com uma dúvida, tenho o cartão AMERICANEXPRESS, na fatura com vencimento em 02/01/2010 paguei antecipado em 10/12/2009 o valor integral, para minha surpresa, recebi a fatura para pagamento em 02/02/2010, onde não deveria constar despesa alguma, e acabei recebendo um valor de R$ 39,90, liguei para o 0800, que por sinal fui mau atendido, a BETÂNIA diz que este saldo é da fatura de Novembro 2009, caros não paguei nada em atraso. O que fazer? Como proceder?

      RESPOSTA DO BLOG: Se a cobrança é indevida, reclame no Procon.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 01/02/2010 - 18:49
      Enviado por: mariene alves de miranda

      SOU APOSENTADA POR IVALIDEZ AUDITIVA TENHO 60 ANOS O BMG TA ME DESRESPEITANDO BRINCANDO COMIGO QUERO O MEU SALDO DEVEDOR POSSO?
      URGENTE? PK FAVOR ME ORIENTE AGRADEÇO

      RESPOSTA DO BLOG: Impossível entender a mensagem, não sabemos o que aconteceu.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/02/2010 - 23:06
      Enviado por: dalma

      tenhu uma divida cujo valor esta em 7 mil reais, gostaria de um financiamento, pois o valor em jurus mensais esta em média mil e quinhentos reais, como fazer para obter o financiamento

      RESPOSTA DO BLOG: Já passou pela sua cabeça pedir um empréstimo em um banco ou em uma financeira?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/02/2010 - 23:29
      Enviado por: Fabio

      Desde novembro de 2009 estou entrando em contato com o banco Itaú, através do telefone (11)4004-4828 para tentar cancelar meu cartão Itaucard MasterCard.
      Já estou na sexta tentativa e até agora não foi cancelado!
      Toda vez eu ligo, informo que o cartão ainda não foi cancelado, ele diz que um superior aprovou o cancelamento e que o cancelamento será feito em 10-15 dias, porém, ao passar este período verifico que o cartão ainda não foi cancelado.
      Quando solicitei o cartão já havia terminado de pagar as anuidades, e agora, já estou recebendo as faturas com as parcelas da nova anuidade.
      Pra piorar a situação, estava cadastrado em um serviço anual pela Internet, este serviço terminou em Janeiro, porém, ele automaticamente se renovou por mais um ano debitando do meu cartão de crédito. Então, além das anuidades, agora, estou sendo cobrado por este serviço, o que não aconteceria se meu cartão tivesse sido cancelado no mês de novembro, dezembro ou até mesmo em Janeiro.
      Como proceder nesta situação?

      RESPOSTA DO BLOG: Denuncie ao Procon e processe o banco por danos morais no JUizado Especial Cível.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/02/2010 - 18:51
      Enviado por: maria das graças de freitas nascimento

      tenho cartao consignado feito pelo banco itau que esta com divida mas gostaria de cancela-lo isto e posssivel?

      RESPOSTA DO BLOG: Sim, mas a dívida continua.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 03/03/2010 - 14:40
      Enviado por: Diego Lima

      Olá não compreendi muito bem essa forma de legislação. Pois trabalho com consignados e compras de dívidas e não consigo cancelar reserva de margem a não ser que esteja quitado a dívida do cartão, assim a pagina diz que consegue cancelar fiquei sem saber o que realmente a legislação prevê. Me responda por favor e se houver algo me mande a lei que justifica a causa de o banco cancelar a reserva de margem para que o aposentado ou pensionista consiga fazer um nov emprestimo atingindo ate os 30% para que faça a quitação de sua antiga divida.
      Sem mais agradecido.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/03/2010 - 00:14
      Enviado por: Marcelo Moreira

      O cartão pode ser cancelçado, mas a dívida continua. E o banco pode sim cancelar a margem.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 10/03/2010 - 13:41
      Enviado por: Helena

      fiz um empréstimo por consignação em folha. Este Mês me aposentei por invalidez, devido a doença profissional. Este mês, recebi meus proventos na conta corrente, e ainda nem sabia qual seriam os descontos que eu receberia no salário, uma vez que seria meu primeiro mês como aposentada e pelo fato de meu contracheque chegar na instituição em que trabalho, e não tive como buscar, antes, devido minha impossibilidade de andar. baseado no meu salário da conta corrente, paguei minhas contas, dei cheques, etc. Quando fui ver, descontaram minha consignação na conta corrente. meus cheques voltaram e passei muito constrangimento. Tenho como recorrer?? pois empréstimo de consignação em folha, creio que não deve ser descontado em conta corrente! aguardo resposta e agradeço.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 11/03/2010 - 00:08
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Você precisa ler direito o contrato de empréstimo e ver qual é o procedimento em caso de aposentadoria. Ser ler o contrato não temos como responder. Em tese parece esquisito que eles tenham feito este desconto, mas só um advogado especializado poderá responder.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 12/03/2010 - 16:01
      Enviado por: APARECIDA RAMIRO

      Boa tarde, cheguei a solicitar por telefone um credito consignado em minha aposntadoria no BMG, mas consegui o montante e nao saquei o valor solicitado, mesmo assim o banco continua descontando desde o mes de outubro as parcelas que seriao 60, no valor de R$45,00, como devo proceder, o banco disse para que eu procurase um advogado, mas nao posso pagar um, dependo da aposentadoria e os R$45,00 me fazem muita falta, obrigada.

      responder este comentário denunciar abuso

      • 12/03/2010 - 18:13
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Se você não concelou o empréstimo, terá de pagá-lo. Se você não recebeu o dinheiro emprestado, mas ainda assim há cobrança, a única maneira de resolver é contratar um advogado e questionar o banco na Justiça.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 17/03/2010 - 18:42
      Enviado por: marcos

      gostaria se alguem poder me explicar ,paguei a minha divida do cartão e pedi para cancelarem o cartão e a margem junto ao inss,mais a empresa mantedora do cartão não faz e so fica empurrando as datas de cancelamento ,isso já se vão uns 30 dias e ninguem toma providencia ,gostaria de saber a quem recorre ja que o banco bmg resolve nada ,já que pela lei que saiu era pra ser liberado em 48 horas a margem ,mais infelizmente os bancos não respeitão nada

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/03/2010 - 23:33
      Enviado por: patricia medeiros

      Bem tenho o cartão de credito a mais de 10 anos sempre paguei corretamente, pois sempre empresto para pessoas que confio, mais acabei me dando mal fiz um credito pessoal para uma pessoa e ela não me paga a mais de 5 meses minha divida esta em torno de R$ 5.000,00 liguei para manter um acordo e me fizeram uma proposta absurda R$ 1700,00 a 1ª parcela e mais 24 parcelas de 682,00 pois não tenho como pagar as parcelas que são altissimas, gostaria de saber o que isso pode acarretar futuramente sei que meu nome ficara sujo, mais o juros do cartão e muito alto estou preocupada, pois uma amiga disse que com o tempo isso caduca ou eles farão uma proposta a qual posso pagar.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 21/03/2010 - 21:34
      Enviado por: jair mendonça

      entrei em contato c/uma financeira p/ela fazer a compra da divida do cartao obmg entrou em contato comigo p/confirmaçao do pedido antes de chegar ao inss eles recusa ja foi feito este procedimento por 2vezes eles desconta todo mes 98,00do meu beneficio por isso optei pela venda docartao que ainda eles me pagaria 2.700 reais e descontaria 95.00do beneficio gostaria de saber o porque que nao libera logo isto so falam para eu ir tentando passar o contrato que uma hora da certo se o banco liga p/mim fala sobre os valores eu confirmo o pedido e eles so enrrola.grato pela atençao 21/03/2010

      responder este comentário denunciar abuso

    • 25/03/2010 - 19:41
      Enviado por: denisemaria

      tem um banco gue guer compra aminha divida de 1.700 do cartão cruzeiro sul e me devolve 3.400 e parcela em 60x de134.00 eu aceito ou não me ajuda

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/04/2010 - 11:28
      Enviado por: yolanda

      minha sogra quitou a divida do cartão de credito bmg senior dia 3 de março pediu cancelamento e liberação da margem e até agora a margem nao foi liberada, ela ja ligou várias vezes e nada o que ela deve fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/04/2010 - 12:20
      Enviado por: Antonio Ferreira

      Estou tendo problemas com a chegada da fatura do cartão pois sempre chega dias atrasado e quando ligo para a central de atendimento eles falam que é responsabilidade dos correios… Não quero ficar pagando juros de atraso e demora sendo que não foi culpa minha. O que devo fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/04/2010 - 09:07
      Enviado por: renildes gonzaga

      bom dia ,gostaria de informaçao sobre uma divida que tenho no cartao bcsl,quero resolver a situaçao e nao consigo falar com ninguem no telefone so gravaçao e o que quero e me informar a respeito da margem que o cartao leva , e no entanto preciso de um emprestimo para quitar o proprio , e outras despesas como uma reforma ,gostaria de saber com a margem que tenho posso tomar no proprio banco . espero uma resposta ja que nao consigo por telefone por gentileza obrigado.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/04/2010 - 18:17
      Enviado por: Sonia Sparecida

      Há dias estou tentando cancelar o seguro do meu bmg card , pois nem usando o mesmo eu estou .>que devo fazer?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/04/2010 - 09:59
      Enviado por: CARLOS ALBERTO RIBEIRO

      alguem pode fazer emprestimo consignado com o numero do meu rg ,beneficio e cpf sem a minha autorização,só com a xarox deste documento.pois entreguei o papel contendo tudo a um sindicato e estou com medo que eles usem usem para outros fim…………aguardo respsota obrigado

      responder este comentário denunciar abuso

    • 17/04/2010 - 18:24
      Enviado por: Edite Bastos Costa

      Boa nouite: obrigada pelas informações, fiquei muito contete quando abrir essa pagina com estas infomações.Eu tenho um cartão do banco bmg, filismente foi feito um acordo, com o abanco para a minha divida passar para pagamento consignado. Gostaria de saber se com este acordo a magem do cartão´foi liberada para que eu faça um outro emprestimo concignado. Por favor me oriente. Desde já muito obrigada.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 19/04/2010 - 07:18
      Enviado por: Eraldo

      Qual meu direito.Vendi minha divida para um banco e quitei o outro no dia 23/10/09
      e o mesmo só liberou a margem dia 21/12/09.Depois ainda que coloquei eles no Procon,não ligou para dar uma satisfação e nada.Agora dia 12/01/10,foi minha audiencia e nada de consiliação,mentiran descaradamente na frente da conciliadora.Dizendo que vão liberar a margem em maio e o dinheiro já depositarm.Primeiro a margem como disse ja foi liberada,dia 21/12/09,segundo o dinheiro sem juro e correção foi depositado depois que sai do Procon.Estes Bancos acham que somos palhaços,e agora vou ingrssar nas pequenas causas.E desconto descaradamente dus prestação.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 28/06/2010 - 15:10
      Enviado por: vera lucia catalane benko

      Fiz emprestimo com uma financeira para pagar meu cartão de credito.Fiquei surpresa ao verificar no extrato de pagamanto do inss que estava sendo descontado o minimo do cartao…Com quem devo reclamar…

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2010 - 01:41
      Enviado por: rita

      gostaria de saber se possivel, minha mãe pegou um emprestimo no cartão bmg senior a 5 anos eles disseram que seria de 36 parcelas mas até agora nao acabaram disseram que faltam 22 parcelas ainda e estão mandando extratos como se ela tivesse feito saques coisa que não houve gostaria de saber qual a providencia a ser tomada obrigada
      rita

      responder este comentário denunciar abuso

    • 05/07/2010 - 16:17
      Enviado por: Maria da Penha Cavalcante

      Sou aposentada do INSS, possuo um cartão de crédito do BMG, há seis anos vem sendo descontado do meu pagamento o valor mínimo, pelo tempo já deveria ter encerrado minha dívida. Quero cancelar este cartão. O que fazer, onde devo reclamar? Minha margem está comprometida e não posso fazer nenhum empréstimo.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 04/08/2010 - 20:25
      Enviado por: willians lima

      olá tenho dividas em dois catões de credito está ficando impagavel posso pedir o cancelamento do mesmo para que a divida não aumente ainda mais

      responder este comentário denunciar abuso

    • 16/08/2010 - 19:09
      Enviado por: antonio da silva filho

      gostaria de saber se voces fazem desconto se quitar o valor do cartao.atensiosamente.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 16/08/2010 - 23:52
      Enviado por: sandra desiree

      Tenho um cartão BMG desde 2002. O limite era 2.400,usei todo o limite e não paguei nada além o desconto em folha que é de 120.00. Resumindo estou pagando 120.00 há 8 anos e a divida não acaba. Concluindo já paguei em desconto de 120,00 em 8 anos mais de 11.000,00. Isto é correto,não há nenhumma lei que que obrigue o banco a parar de descontar,já que paguei muito mais do que gastei?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 17/08/2010 - 00:56
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Só analisando o contrato de empréstimo para saber. Aparentemente parece um exagero os descontos, mas seria achismo qualquer repsosta de nossa parte.Procure um advogado especializado ou um contador.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 25/09/2010 - 09:05
      Enviado por: sandra regina rocha dos anjos

      gostaria de saber oque é que eu faço pro banco panamericano liberar minha margem já que eu não tenho mas nada que me prenda a esse banco at um emprestimo que eu fiz para 60 meses eu já quitei,não posso fazer emprestimo em outro banco por causa desse rmc que o inss me informou que eles botaram pra mim sem a minha permissão, tou desesperada por favor me ajude.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 07/10/2010 - 19:10
      Enviado por: Marcelo Moreira

      Você perguntou ao menos na agência o porquê da margem não ter sido liberada?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 07/10/2010 - 20:48
        Enviado por: sandra regina rocha dos anjos

        eles me disseram que é com 51 dias, só que o inss me falou que é com 5 dias uteis, e mandou que eu fosse no banco central do brasil, para eles mandarem uma notificação pro banco pedindo a liberação da minha margem, paguei este emprestimo desde o dia 29 de julho,o panamericano botou pra mim um cartão (RMC)RESERVA DE MARGEM CONSIGNAVEL, sem minha autorizaçao isso me impedi que eu faça emprestimo, porque tou com a margem presa nessa banco mesmo com meu emprestimo quitados, tenho como provar, tenho como entrar com um processo contra esse banco?muito obrigada.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 20/11/2010 - 17:53
      Enviado por: ROSE

      Fiz um cartão consignado em 2009 no banco Bomsuceesso. Eles me enviaram uma proposta pelo correio e pediram que eu procurasse um representante na minha cidade. Fui até o representante e ele me disse que a margem que eu tinha dava para ter um limite de 2300,00 reais, então fiz um acordo assinei o contrato sem ler e o representante me disse que em vinte dias no máximo chegaria o cartão.
      Ele me pediu um número de minha conte e disse que eu receberia um binus de 150 reis por ter feito o cartão e que depositaria em minha conte. Dei o número da minha conte e quando fui checar o boinus, percebi que tinha entrado valores acima do que eu esperava. Então voltei até o banco e pedi informações, ele me disse que era o limite do cartão que tinha entrado na minha conte e que depois meu cartão chegaria com mais limite.
      Quando o cartão chegou só tinha 80 reais de limie, liguei para o banco e eles me informaram que eu tinha excedido o limite do cartão e que eu já devia por isso 2600 reais, sendo que só entrou na minha cointa 1800, em valores diferentes. Atualmente já foi discontado do meu benefício 29 parcelas de 98 reais e a fatura continua chegando com os mesmo 2600 reais, varia entre (2600 a 2500) e alguma coisa.
      Voltei a ligar para o banco hoje e o telefonista me disse que só estou fazendo pagamento mínimo. Como isso pode acontecer? Então enquanto eu não pagar a fatura total eles podem descontar os 98 reais do meu benefício até o dia da minha morte?
      O que devo fazer.
      Eles compraram a minha dívida por 6000 reais, me deram um cartão de 80 reais de limite, cobram a fatura de 98 reais mais 196 do empréstimo consignado, ainda assim já paguei das mesmas 29 prestações e ainda vou ficar devendo o mesmo valor.
      O INSS aprova este tipo de contratação?

      responder este comentário denunciar abuso

      • 22/11/2010 - 18:24
        Enviado por: Marcelo Moreira

        Aprova, tanto é que te venderam e você, de forma pouco responsável, não leu o que assinou e contratou. A dívida pode crescer muito se você não cuidar iddo. Procure o Procon ou um advogado para tentar um acordo e refinanciar a dívida.

        responder este comentário denunciar abuso
    • 14/01/2011 - 11:34
      Enviado por: Iza calbo

      Recebi proposta do Banco Cruzeiro do Sul para quitar o débito, segundo eles de R$ 6 mil ou mais. Só que teria que pagar, além dos R$212, descontados todos os meses mais R$ 12 por fora, em boleto. Isso em 60 meses, o que dá mais de R$ 11 mil. Ora, e o que já foi descontado? Desde 2008 tento um acordo. Em novembro, recebi uma ligação com esta proposta, sendo que quando postei no Reclame Aqui (site) eles bloquearam o Card Melhor Idade e deram o assunto por resolvido. Creio que o aposentado ao pagar R$ 11 mil e não os R$ 6 mil, está sendo mais lesado do que favorecido. Se a cobrança fosse por boleto e não em folha, daria para pegar um empréstimo e pagar outras pendências além desta.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/03/2011 - 18:23
      Enviado por: fatima santos da silva

      tenho um cartao bmg mastercard,quero cancelar o mesmo so que o banco diz que nao e possivel.pois tenho uma pequena divida com o mesmo.sou pencionista do inss,tenho outros emprestimos cosignados com o mesmo banco,estou sem margem, nao tenho nem condiçoes de pagar o cartao.no testo se entendi bem eu posso cancelar o cartao ,posso,estou em parcelamento no cartao,enflui em alguma coisa.rio de janeiro,06/03/2011.muitissimo obrigada.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 13/06/2011 - 14:26
      Enviado por: FRANCISCO ELIOVALDO PEREIRA DA SILVA

      oi boa tarde , tenho um amigo que ten 65, de margen , mas ja passou varia verzes . e e negado mas nao costa no data previ .rmc. o que mas prende margen de um cliente ?fora ;rmc?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2011 - 09:58
      Enviado por: veronica rino

      gostaria de cancelar meu cartao do bcsul pois nao aguento mais todo mes chega a fatura sem que eu utilise o cartao ja tentei um acordo mas ta dificil me livrar.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 06/09/2011 - 10:06
      Enviado por: veronica rino

      QUERO CANCELAMENTO DO CARTAO JA

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/09/2011 - 23:38
      Enviado por: SIDNEI

      BOA NOITE!ME PAI FALECEU NO DIA 15/07/11.ELE ERA APOSENTADO,GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO QUE IR ATÉ O INSS PARA CANCELAR O BENEFICIO DELE OU SE É CANCELADO AUTOMATICAMENTE,ELE ERA VIUVO,ENTÃO NÃO TEM NINGUEM QUE RECEBA NO SEU LUGAR.POIS EU AINDA NÃO FUI AO O INSS PARA CANCELAR O MESMO.OBRIGADO

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/09/2011 - 17:56
      Enviado por: SIDNEI

      OLÁ,MAIS EU CONSTATEI QUE ESSE MES MEU PAI NÃO RECEBEU SEU BENEFICIO,SERÁ QUE FOI CONCELADO AUTOMATICAMENTE.POIS ELE FALECEU DIA 15/07/11.E EU NÃO CANCELEI O MESMO.OBRIGADO.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 14/09/2011 - 19:56
      Enviado por: SIDNEI

      OLÁ,MAIS EU CONSTATEI QUE ESSE MES MEU PAI NÃO RECEBEU SEU BENEFICIO,SERÁ QUE FOI CONCELADO AUTOMATICAMENTE.POIS ELE FALECEU DIA 15/07/11.E EU NÃO CANCELEI O MESMO.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 22/09/2011 - 10:53
      Enviado por: JEANE

      sou aposentada e faz uns 6 anos que fiz um cartão senior para beneficios do inss todo mes desconta na minha conta uma certa quantia só que quero quitar a divida mas os telefones que tem no cartão e na fatura ñ da em nada o que faço estou pensando em procurar o procon.

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 01:27
      Enviado por: marcio

      eu mandei bloqueia meu aposento por invalidez para emprestimo e agora resolvie fazer um tem como eu desbloquea para emprestimo de novo seir sair de casa. por de doença

      responder este comentário denunciar abuso

    • 02/11/2011 - 01:32
      Enviado por: marcio

      OUTRA MEU SOGRO FALECEU EU QUERIA SABER SI TEM COMO MINHA SOGRA RECEBER A PENSÃO JÁ QUE ELE ERA APONSENTADO POR IDADE E ELA É TAMBEM, MAS POREI NÃO SÃO CASADOS NO CIVIL E ELES TEM FILHOS MAS ESTÃO REGISTRADOS NO NOME DELE MAS CONVIRAM MAS DE 40 ANOS JUNTOS

      responder este comentário denunciar abuso

    • 08/11/2011 - 10:37
      Enviado por: flavia

      tenho um desconto no meu contracheque de 40 reais de margem que é do cartão do bmg mas não consigo pagar o que devo fazer para cancelar?

      responder este comentário denunciar abuso

    • 09/11/2011 - 18:34
      Enviado por: Andreza

      Olá, sou aposentada por invalidez e possuo empréstimo consignado em 60X. Porém é provável que volte ao mercado de trabalho. Neste caso como fica a minha dívida? Com quem posso negociar? E as condições, mantém-se as mesmas? Grata!

      responder este comentário denunciar abuso

    Deixe um comentário: