Após pequeno crescimento, inadimplência deve diminuir

Carolina Marcelino

PUBLICIDADE

Por Marcelo Moreira
Atualização:

De acordo com a Serasa Experian, a inadimplência do consumidor teve aumento de 8,2% em maio, comparado ao mês anterior. Pelo terceiro mês consecutivo, foi registrado aumento de um mês para o outro. Em março, o número subiu 3,55% e em abril, 1,5%.

PUBLICIDADE

Segundo o professor de economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), Ernesto Lozardo, o fácil acesso ao crédito no ano passado, não será repetido em 2011. "É por isso que as pessoas precisam ficar atentas."

A pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que o uso do cartão de crédito foi responsável por 73% dos casos de endividamento familiar. Em junho deste ano, a pesquisa registrou 16,6% de famílias endividadas, contra 12,9% em 2010.

Já nos primeiros cinco meses deste ano, o total de cheques devolvidos teve aumento. De janeiro a maio de 2011, de todos os cheques usados, 1,93% foram devolvidos. No mesmo período do ano passado, a porcentagem era de 1,90%, apontou o levantamento da Serasa Experian.

Especialistas acreditam que com a campanha do governo federal em reduzir o crédito, o número de pessoas atrás de empréstimos deve diminuir, já que com os juros altos, as pessoas devem pensar duas vezes antes de se endividarem.

Publicidade

Cadastro Positivo

Outra aposta dos economistas é o cadastro positivo, que cria uma lista de "bons pagadores". Na opinião dos especialistas consultados, isso deve diminuir a inadimplência no País, pois o cadastro vai permitir que as empresas consultem o histórico financeiro das pessoas, incentivando que o consumidor pague suas contas em dia.

Um dos objetivos do Cadastro Positivo, já sancionado pela presidente Dilma Rousseff, é oferecer boas condições de crédito aos consumidores na hora de conseguir um empréstimo ou financiamento. Ter o histórico financeiro disponível é opcional. O consumidor deve fazer um pedido formal para que seus dados fiquem disponíveis. Do contrário, ninguém terá acesso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.