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Um olhar brasileiro sobre os desafios de hoje no dia a dia Europa

Fechamento de lojas em série

Por karlamendes
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 Foto: Estadão
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Rebajas, rebajas, rebajas. Esta palavra, que significa liquidação em espanhol, é a que mais se vê nas vitrines do comércio de Madrid. Lojas de roupas, perfumes, móveis, lingerie. Não importa. O movimento de baixar preços para aumentar as vendas é geral. Fazer promoções para queimar estoques no fim das estações para levantar capital de giro e adquirir mercadorias da estação seguinte é uma das dinâmicas comerciais mais comuns entre os empresários. O curioso é que, nesses tempos de incerteza, as liquidações começaram em pleno auge do inverno. Aqui na Espanha, o "bota fora" das roupas de frio começaram uma semana depois do início da estação. Várias lojas destacam em suas vitrines os quase três meses de liquidação: 1o de janeiro a 31 de março, o que nunca havia ocorrido antes. E nem mesmo essa iniciativa está sendo suficiente para garantir a continuidade dos negócios para muitos empresários. Tanto que várias lojas não escondem que fecharão as portas depois que se esgotarem as mercadorias. Conversei com uma vendedora de uma das lojas de roupas que vai encerrar as atividades. Depois de cinco anos, os donos resolveram sair do mercado porque as vendas caíram a níveis insustentáveis devido `a crise e nem a antecipação das liquidações salvará o negócio. E o pior é que esse não é um caso isolado.

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