Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Messi não é Diego Costa

Edu: Então, agora, Madrid descobriu que Messi não é bom menino?

PUBLICIDADE

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Carles: Ele nunca foi santo, aliás, ninguém é, nesse meio. Mas é tudo uma questão de imagem e, nisso, a imprensa de Madrid é pródiga.

PUBLICIDADE

Edu: Cusparada em não se sabe quem, bate-boca no estacionamento com o iluminado Arbeloa, troca de elogios com o auxiliar do Mourinho...

Carles: Mou, Arbeloa, Karanka? Acho que até eu perderia as estribeiras com tais figuras... E nada está comprovado, por muito que o diário Marca se empenhe.

Edu: Arbeloa não dá... E chamar Karanka de 'marionete de Mourinho' não é nenhuma calúnia. E olha que vocês ainda definem o assistente como 'segundo treinador'.

Carles: Repassemos: cusparada no terreno de jogo, como todo mundo que joga futebol faz, Karanka marionete do Mou e Arbeloa 'vai jogar e cala a boca'. Digamos, é o que todos gostariam de dizer e não fizemos. E não é só o Marca, o jornal mais reacionário da face da terra, todos os meios madrilenos acabam perdendo a linha ideológica progressista na hora de atacar o Barça.

Publicidade

Edu: Numa semana em que denunciaram um mar de propinas no passado e no presente do governo espanhol e do partido governante (PP), o assunto Messi veio a calhar na imprensa que não estava querendo tocar muito no assunto.

Carles: Exato, enfim, estamos de acordo.

Edu: Só fico imaginando que Messi teremos por aqui com a camisa da Argentina: o da cusparada, arisco, ou o cara que decide tudo sem se importar com os outros...

Carles: Falando em arisco e cusparadas, vocês sabem por aí quem é o Diego Costa?

Edu: Ele cuspiu em alguém?

Publicidade

Carles: Pois é, o eventual substituto do colombiano Falcao no Atlético de Madrid, sem fama, nem glamour, frequentemente expulso de campo por indisciplina e pivô de uma série de lances escatológicos. Mas joga em Madrid.

PUBLICIDADE

Edu: Sabemos pouco... Sergipano, foi embora muito cedo e jogou em Portugal, no Braga e no Penafiel. Passou por alguns clubes daí também (Celta, Valladolid), antes do Atlético.

Carles: Rayo Vallecano, também jogou uma temporada no "Rayito".Pois, então, ele está conquistando um certo prestígio, pelos gols e assistências, algumas jogadas brilhantes, um cara raçudo, briguento, até. E você sabe bem como é isso por aqui, imperdoável, sobretudo se for estrangeiro. Só que joga em Madrid, não no querido Real, mas no Atlético. Mesmo sendo captado pelas câmeras em vários lances polêmicos, vem sendo poupado pela imprensa.

Edu: Simeone, argentino, técnico do Atlético que nunca foi um monge como jogador, gosta dele. Vai ver que é por isso.

Carles: Claro!! Ele defende muito o Costa nas entrevistas. E também é certo que ele tem justificado a confiança no campo. Mas esse tipo de consideração não é habitual, a não ser com os times da capital.

Publicidade

Edu: Entendo o que você quer dizer: a imprensa faz claramente suas escolhas, ao contrário do que se espera dela. Aliás, como a daqui, que é capaz de perdoar tudo de um craque querido pelo público faz, mas crucifica um zagueiro meia-boca porque fez uma falta comum... Ai dele se foi pra balada na noite anterior...

Carles: Só não sei como essas escolhas se fazem por aí, os critérios, se o cara agraciado é o que se dá bem com o jornalista, que não rejeita uma entrevista. A questão é que, por aqui, como se diz, "la cosa va por barrios" e a capital, que congrega os mais poderosos grupos de informação, leva vantagem. E olha que acho o Simeone genial. Provavelmente não iria jantar com ele em família, mas acho um treinador genial.

Edu: Com pequenas diferenças de abordagem, é tudo muito parecido, Carlão. Exceto pelo fato de que, aqui, posam muito mais de neutro. Mas vamos levando. Amanhã, quero falar um pouco com você sobre o Felipão, que vai fazer uma nova estreia nesta semana. Que medo!!! Vai pensando...