Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Começa a degola: com Neymar, sem Messi e Cristiano

Carles: Alguns dos grandes da Europa, como Manchester United, Real Madrid, Milan, Chelsea, Arsenal e Paris Saint-Germain buscam esta semana garantir a classificação para a fase de oitavas de final da Champions League. Com o atual campeão Bayern de Munique agora sob o comando de Pep Guardiola e já classificado junto com o seu ex, o Barcelona, além de Atlético de Madrid e Manchester City. A atenção fica centrada no resto de times grandes, principalmente no ajustado F, em que o Borussia Dortmund corre o risco de ser eliminado matematicamente já nesta rodada. Sem Messi nem Cristiano Ronaldo, começa hoje a penúltima rodada da fase de grupos da Champions. Hoje é a vez dos Grupos E, F, G e H.

PUBLICIDADE

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Edu: Bom, no Grupo E, a situação do Schalke parece mais sossegada, é o segundo colocado e visita o quase eliminado Steua de Bucareste, um rival que já derrotou comodamente na primeira partida. Só uma improvável vitória romena poderia reavivar as esperanças de classificação para a última rodada. O suíço Basel, um time bem ajeitadinho, só tem um ponto menos que os alemães e se conseguir um bom resultado em casa, diante do Chelsea, as decisões ficariam adiadas até a última rodada, em 11 de dezembro.

PUBLICIDADE

Carles: O Schalke vem de duas derrotas na Champions League, as duas por um contundente placar de 3 a 0 para o Chelsea. Na Bundesliga, recebeu 26 gols em apenas 13 rodadas, ou seja, sua defesa não é nada confiável. Quanto ao Chelsea, que espera recuperar a Fernando Torres, tentará a revanche contra o Basel - que surpreendeu o time de José Mourinho na primeira rodada - e garantir presença na próxima fase. O clube inglês, primeiro de seu grupo, tem nove pontos e garante a classificação matemática com um empate, enquanto o Schalke, segundo com seis pontos, precisa da vitória na casa do Steaua de Bucareste.

Edu: O problema maior está mesmo no chamado grupo da morte, o Grupo F, em que o Arsenal deve assegurar a vaga, recebendo o já eliminado Marselha, um fracasso absoluto, sem nenhum ponto conquistado. O time londrino ainda dependerá do último confronto para definir sua colocação, mas já estará virtualmente assegurado. O Borussia Dortmund, porém, vigente vice-campeão continental, recebe em seu pior momento do ano tecnicamente a visita do Napoli. Depois da sacudida que o time Jürgen Klopp levou no fim de semana na Bundesliga (0 a 3, em casa, contra o Bayern), corre sérios riscos de ver sua temporada europeia encerrada hoje. Ou seja, é um duelo de vida ou morte no BVB Stadium. Os alemães são os terceiros na classificação do grupo com seis pontos, três menos que os rivais italianos e que os ingleses do Arsenal.

Carles: Verdade, corre o risco de ficar inclusive, sem Europe League. "Prefiro não aumentar a pressão dizendo que toda a temporada depende desta partida" tentou amenizar o simpático Klopp. Dos últimos oito enfrentamentos com equipes italianas pela Champions, o Dortmund não ganhou nenhum, tendo sido derrotado no dois últimos que jogou como local contra times da Serie A. No caso de uma vitória do Dortmund, as duas vagas do grupo serão decididas na última rodada, já que nem uma vitória do Arsenal garante na aritmética de Arsene Wenger entre os 16 melhores. Se o Arsenal vencer, como é mais lógico, um empate ou uma derrota diante do Napoli poderia significar a maior crise da era Klopp em Dortmund.

Edu: Se pretende seguir adiante no Grupo G, o Zenit está condenado a conseguir os três pontos no seu estádio contra o já classificado Atlético de Madrid, que deve jogar sem muitos dos titulares, aos que o Cholo Simeone decidiu dar descanso. Nada mais natural para um time que passou tranquilamente pelos primeiros jogos e vai enfrentar um frio de rachar na Rússia.

Publicidade

Carles: Esse time russo, segundo colocado com cinco pontos, luta pela segunda vaga nas oitavas de final com o Porto, que recebe a barbada do grupo no Estádio das Antas, o Áustria Viena. Um pastelzinho de Santa Clara para os portugueses. Também enfrentará o frio, o Barcelona, que  visita o Ajax em Amsterdam, sem Lionel Messi, já classificado, mas com o primeira lugar do Grupo H ainda em jogo. Um empate serviria ao semifinalista de 2012 para avançar como cabeça de chave. O técnico blaugrana, Gerardo 'Tata' Martino, recupera para o jogo Xavi Hernández, mas seguirá sem poder contar com vários dos seus principais jogadores por lesão. Tata acena com um descanso até mesmo para Sérgio Busquets e deve dar nova chance a Alex Song. No outro jogo do grupo, o Milan joga sua cartada definitiva contra o Celtic de Glasgow.

Edu: Maus tempos estes para o Milan, que está longe de ser um time respeitado e está às voltas com a ira de sua própria torcida, por sua medíocre campanha na Série A. Uma pena para Kaká, que anda até fazendo bons jogos, mas chegou a seu melhor estado físico num péssimo momento do time. Temo que este jogo possa ser o último a Massimiliano Allegri no comando - há algum tempo a vampiresca diretoria milanesa está querendo beber o sangue do técnico, que já teve muitas e muitas oportunidades de fazer o futebol do time ressurgir. Se bem que ali a coisa está clara: o que falta mesmo é elenco. O elétrico Celtic Park pode ser o canto do cisne do treinador.

Carles: Se for assim e o Celtic despachar os italianos, a decisão do segundo colocado do grupo vai ficar para a visita dos escoceses ao Camp Nou, na última rodada, quando Neymar reencontrará o delicado Scott Brown, aquele que despejou uma pequena série de patadas no brasileiro, foi expulso e ainda reclamou de simulação.